You are on page 1of 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA

DO

P AR.

Glossrio:

Escola Brasileira e os negros para Silva e Silva:


Recorrendo a histria da educao escolar brasileira, possvel afirmar que, desde os tempos coloniais, instituiu-se um projeto de educao voltado para atender aos interesses da elite que deveria comandar este pas, negando, por outro lado, o acesso educao escolar populao no branca, especialmente ao negro e seus descendentes.

Herana cultural africana e o povo brasileiro para FREYRE:


A nossa herana cultural africana visvel no jeito de andar e no falar do brasileiro. Na ternura, na mmica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na msica, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que expresso sincera de vida, traz quase toda a marca da influncia negra. Da escrava ou sinhama que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela prpria amolegando na mo o bolo de comida. Da negra velha que nos contou as primeiras histrias de bicho e de mal-assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho- de- p de uma coceira to boa. De que nos iniciou no amor fsico e nos transmitiu, ao ranger da cama- de- vento, a primeira sensao completa de homem. Do muleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo.

As trocas culturais e os contatos entre povos de origem muito diversa para PAIVA: algo que, ento, fazia parte do dia - a
dia colonial, desde a chegada dos portugueses.Isto, porque, era ampla a vivncia cultural da populao negra no Brasil colonial, refletindo

amplamente na sociedade do perodo.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA

DO

P AR.

TNICORRACIAIS
A histria e a cultura tnico-racial e sua importncia para o currculo

Alunas: Leonilda Paula Gonalves

Muan, 01/09/11

TEMA: A HISTRIA E CULTURA TNICORRACIAL E SUA


IMPORTNCIA PARA O CURRCULO

Resumo:
A histria e a cultura dos negros foram durante muito tempo excludo e desvalorizada pelo povo brasileiro, que pouco sabia sobre a grande riqueza de conhecimentos que fazem parte desse contexto histrico dos afrodescendentes. Durante dcadas o povo negro lutou por um lugar digno em uma sociedade que at em to pregava uma viso preconceituosa e racista e por intermdio dessa luta constante os mesmos conquistaram uma posio mais respeitosa, porm evidente que atualmente, mesmo com lei estando a favor da democracia e igualdade de direitos a todos os povos e etnias, ainda h pessoas que preservam o pensamento eurocntrico e discriminatrio. Por tanto ainda h muito a fazer para a construo de um Brasil antirracista, onde a pluralidade e a democracia racial sejam respeitadas por todos e em todos os aspectos.

Palavras chave: Educao, pluralidade, democracia racial, antirracismo.


No Brasil, ser negro tornar-se negro. O conhecimento dessas questes pode nos ajudar a superar o medo e/ou desprezo das diferenas raciais ainda presente na escola e na sociedade.

Entender essa complexidade uma tarefa dos/as profissionais da educao. tarefa de uma escola que se quer cidad e, por isso mesmo, no pode deixar de incluir a questo racial no seu currculo e na sua prtica (Gomes, 2001:89).

Durante muitos anos a valorizao de um currculo eurocntrico dos educadores, que privilegiou a cultura branca, masculina e crist menosprezou as demais culturas dentro de sua composio do currculo e das atividades do cotidiano escolar. As culturas no brancas foram relegadas a uma inferioridade imposta no interior da escola, concomitantemente, a esses povos foram determinados a classes sociais inferiores da sociedade. A formao docente atualmente prioritria para a mudana deste contexto principalmente a parti da implantao da lei 10.639/2003. Porm fato que grande parte dos educadores ainda no reconhece a diversidade e a diferena, por conseguinte no possuem a capacidade de anlise para transformar a sua prtica a fim de superar a cegueira multicultural e racial que tem predominado em nossos currculos. No h com negar que a descriminao e o preconceito racial constituem um problema de grande repercusso para a criana negra, visto que essa sofre direta e cotidianamente maus tratos, agresses e injustias, os quais afetam a sua infncia e comprometem todo o seu desenvolvimento intelectual. A escola e seus agentes, os profissionais da educao em geral, tm demonstrado omisso quanto ao dever de respeitar a diversidade racial e reconhecer com dignidade as crianas e a juventude negra. O racismo e seus derivados no cotidiano e nos sistemas de ensino no podem ser subavaliados ou silenciados pelos quadros de professores. imprescindvel identific-los e combat-los. Assim como pungente que todos os educadores digam no ao racismo e juntos promovam o respeito mtuo e a possibilidade de se falar sobre as diferenas humanas sem medo, sem receio, sem preconceito e, acima de tudo, sem discriminao. No cotidiano escolar, considervel parcela de profissionais da educao diz no perceber os conflitos e as discriminaes raciais entre os prprios alunos e entre professores e alunos. Por esse mesmo caminho, muitos tambm no compreendem em quais momentos ocorrem atitudes e prticas discriminatrias e preconceituosas que impedem a realizao de uma educao anti-discriminatria.

Porm, um olhar um pouco mais atento e preocupado com as relaes estabelecidas na escola flagra situaes que constatam a existncia de um tratamento diferenciado que hierarquiza o pertencimento racial dos alunos. Essa diferenciao de tratamento, uma atitude anti-educativa, concorre para a difuso, a reproduo e a permanncia do racismo no interior das escolas e na nossa sociedade como um todo. Nessa perspectiva vale ressaltar que a educao um instrumento privilegiado para formar cidados capazes de conhecer compreender, para saber discernir e, se necessrio, mudar a sociedade em que vivem. Por tanto indispensvel que o educador seja capacitado para disseminar a composio multicultural do povo brasileiro condio essencial quando se tem por objetivo formar alunos e professores para o exerccio da cidadania.

You might also like