You are on page 1of 4

Treinamento de Trabalhadores Tema relevante.

(A importncia do Tcnico em Segurana do Trabalho)

Treinar: Tornar apto, destro, capaz, para determinada tarefa, ou atividade, habilitar. Treinamento: ato ou efeito de treinar.

A NR 18 determina em seu item 18.28 os treinamentos que os trabalhadores da indstria da construo devem receber e que so: - treinamento admissional com carga horria de seis horas e ministrado antes do trabalhador iniciar suas atividades em estabelecimentos da empresa. - treinamento peridico deve ser ministrado sempre que se tornar necessrio e ao incio de cada fase da obra. Cabe perguntar ao leitor: quantas empresas que atuam no segmento da construo civil ministram o treinamento admissional a todos seus empregados nos moldes preconizados pela NR 18? Creio que a resposta ser poucas, muito poucas, no universo de empresas existentes. Outro ponto a abordar o que trata de trabalhador qualificado, citado trinta e quatro vezes na NR 18, denominao que indica o trabalhador que comprove sua capacitao mediante treinamento na empresa ou curso ministrado por instituies privadas ou pblicas, desde que conduzido por profissional habilitado (item 18.37.5 da NR 18). No treinamento admissional a NR 18 determina a carga horria e os temas a serem ali abordados. J no treinamento para qualificar o trabalhador estes dois itens no so definidos, criando uma lacuna que pode ser preenchida com os comentrios a seguir. Em primeiro lugar, de forma simples e expedita, os trabalhadores que devem ser qualificados so os citados na NR 18, mas que podemos resumir sem citar todos, os que trabalham com equipamentos pesados (ex: guincho) e leves (ex: furadeira), em altura, em escavaes, com produtos qumicos agressivos, etc. No treinamento devemos diferenciar o que trata da operao, ou seja, dos conhecimentos para operar um equipamento ou para tecnicamente desenvolver uma atividade profissional e o que trata das condies de segurana e sade no trabalho. Vamos nos ater no segundo, considerando que o trabalhador est apto para desenvolver tecnicamente os trabalhos a realizar, ministrando a ele os ensinamentos que busquem condies ideais de segurana e sade no trabalho. Surge ento a dvida sobre qual a carga horria que deve ser considerada em cada treinamento. Esta uma situao que dever ser considerada caso a caso, mas podemos prever, inicialmente, uma carga horria que variar de duas a quatro horas, lembrando que o trabalhador deve possuir o treinamento admissional j citado acima. Por que at quatro horas? usado apenas um turno, no havendo interrupo para o almoo e evitando o cansao natural em cargas horrias elevadas.

No treinamento para qualificao dever haver parte terica, em sala de aula, e prtica, no canteiro de obra. Os temas tericos devem ser especficos para as tarefas que o trabalhador ir executar. A parte prtica constar do desenvolvimento da atividade junto com o profissional que ministra o curso com a aplicao dos ensinamentos tericos. Ao final apresentado, como sugesto, elenco de temas a abordar nos cursos de qualificao. Neste ponto podemos abordar o subttulo deste artigo, ou seja, qual a importncia do Tcnico em Segurana do Trabalho e, tambm, do Engenheiro de Segurana do Trabalho A estes profissionais, com nfase para o primeiro, cabe a tarefa e responsabilidade de ministrar o treinamento, o que obriga os mesmos a possurem conhecimentos tericos e prticos dos temas a abordar, aliado capacidade didtica de repassar de forma clara os mesmos. Estaro os Tcnicos preparados para desempenhar a contendo estas atividades? A resposta fica por conta do leitor. Fato importante para o sucesso do treinamento o Tcnico que o ministra saber que os alunos devem: entender que um treinamento, entender o treinamento e querer cumprir o aprendido no treinamento. Se uma destas condies no for atendida o treinamento ser incuo. Neste momento que fica ressaltada a importncia do Tcnico de Segurana do Trabalho e seus conhecimento quanto ao ato de treinar. A pergunta que ainda permanece: quais os temas abordar nos treinamentos de qualificao? A ttulo de sugesto e incio de discusso apresento a seguir ttulos de temas a abordar:

Temas genricos a todos os cursos: - Comentrios sobre NR 18 - Organizao de reas de trabalho - Perigo do uso de adereos - Riscos inerentes funo - Equipamentos de Proteo Individual - Equipamentos de Proteo Coletiva - Protees especiais: mos, ps e cabea - Proteo contra quedas: objeto/pessoa e pessoa/objeto - Cuidados com eletricidade - Noes bsicas de procedimentos de emergncia - Prticas seguras de trabalho

Temas para trabalho em altura: - Cuidados com redes eltricas - Isolamento do local de trabalho - Requisitos para montagem, desmontagem e uso de andaimes - Tipos e uso de escadas portteis - EPIs

Temas para operador de serra circular: - Isolamento do local de trabalho - Instalao eltrica - Partes mveis do equipamento - Dispositivos de Segurana - Proteo contra incndio -EPIs Em determinadas situaes podem ser includos o perigo de fumar durante o trabalho, o uso de drogas, o cansao fsico e mental, etc. Outros itens da qualificao podero ter por base os itens acima. Note-se que so sugestes, apenas sugestes, de temas, podendo os mesmos ser ampliados e/ou complementados a critrio de especificidades prprias do momento, do local, da empresa, dos equipamentos e locais de trabalho e do mtodo de ensino usado pelo profissional que ministrar o curso. Aos descrentes quanto necessidade dos treinamentos cabe lembrar ser de responsabilidade do empregador o treinamento, bem como, entre outros preceitos legais, os seguintes: - dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular Lei 8.213/91. - crime expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto ou iminente Art. 132 do Cdigo Penal. Para concluir este artigo conclamo a todos os Engenheiros e Tcnicos em Segurana do Trabalho que desenvolvam programas de treinamento em suas empresas para no s atender a legislao vigente como realmente serem prevencionistas na proteo do trabalhador e garantidores de que a empresa preserva a vida e a sade de seus trabalhadores no podendo ser chamada de negligente quanto relao empregador/empregado. Como sempre o aqui apresentado est sujeito a crticas e sugestes e o contraditrio ser bem recebido.

Revista CIPA - Edio 381

You might also like