You are on page 1of 3

2 SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO Um sistema que prega a acumulao privada de bens de produo, formando uma concepo de mundo e de poder

baseada no acumular sempre para consumir mais, onde quanto mais bens possuir, maior ser o poder que exercer sobre a sociedade, acaba por provocar diversos problemas para ao meio ambiente e consequentemente a populao, principalmente para as classes menos favorecidas, como: falta de qualidade na educao, ineficincia na sade, aumento da violncia, tornando os sistemas pblicos muitas vezes caticos e o recursos naturais mais escassos. Independentemente do discurso sobre a educao, ele sempre ter uma base numa determinada viso de homem, dentro e em funo de uma realidade histrica e social especfica. Acredita-se que a educao baseia-se em significaes polticas, de classe. Freitag (1980) ressalta a frequente aceitao por parte de muitos estudiosos de que toda doutrina pedaggica, de um modo ou de outro, sempre ter como base uma filosofia de vida, uma concepo de homem e, portanto, de sociedade. Ainda segundo Freitag (1980, p.17) a educao responsvel pela manuteno, integrao, preservao da ordem e do equilbrio, e conservao dos limites do sistema social. E refora "para que o sistema sobreviva, os novos indivduos que nele ingressam precisam assimilar e internalizar os valores e as normas que regem o seu funcionamento."
A educao em geral, designa-se com esse termo a transmisso e o aprendizado das tcnicas culturais, que so as tcnicas de uso, produo e comportamento, mediante as quais um grupo de homens capaz de satisfazer suas necessidades, proteger-se contra a hostilidade do ambiente fsico e biolgico e trabalhar em conjunto, de modo mais ou menos ordenado e pacfico. Como o conjunto dessas tcnicas se chama cultura, uma sociedade humana no pode sobreviver se sua cultura no transmitida de gerao para gerao; as modalidades ou formas de realizar ou garantir essa transmisso chama-se educao. (ABBAGNANO, 2000, p. 305-306)

Assim a educao no alienada deve ter como finalidade a formao do homem para que este possa realizar as transformaes sociais necessrias sua humanizao, buscando romper com o os sistemas que impedem seu livre desenvolvimento. A alienao toma as diretrizes do mundo do trabalho no seio da sociedade capitalista e no modo como esse modelo de produo nega o homem enquanto ser, pois a maioria das

pessoas vivem apenas para o trabalho alienado, no se completa enquanto ser, tem como objetivo atingir a classe mais alta da sociedade ou, ao menos, sair do estado de oprimido, de miservel. Parafraseando Abbagnano, perde-se em valores e valoraes, no consegue discernir situaes e atitudes, vive para o trabalho e trabalha para sobreviver. Sendo levado a esquecer de que um ser humano, um integrante do meio social em que vive, um cidado capaz de transformar a realidade em que vive. De acordo com Saviani (2000, p.36) "(...) existindo num meio que se define pelas coordenadas de espao e tempo. Este meio condiciona-o, determina-o em todas as suas manifestaes." Observa-se nisso a relao da escola na formao do homem e na forma como ela reproduz o sistema de classes. Tanto para Duarte (2003) assim como para Saviani (1997) o trabalho educativo produz nos indivduos a humanidade, alcanando sua finalidade quando os indivduos se apropriam dos elementos culturais necessrios a sua humanizao. O essencial do trabalho educativo garantir a possibilidade do homem tornar-se livre, consciente, responsvel a fim de concretizar sua humanizao. E para isso tanto a escola como as demais esferas sociais devem proporcionar a procura, a investigao, a reflexo, buscando razes para a explicao da realidade, uma vez que atravs da reflexo e do dilogo que surgem respostas aos problemas ambientais.

3 FUNO DA ESCOLA De acordo com Oliveira (2003) e urgente superar a educao tantas vezes deseducadora, abandonando posturas embutidas na ideologia do sistema e ultrapassar a viso distorcida da educao como mero instrumento de formao para o mercado de trabalho. Reformular o compromisso de educadores com a atividade pedaggica e renovar o comportamento frente sociedade.
Vale reafirmar que embora a escola esteja comprometida com os interesses econmicos, sociais e polticos dominantes, legitimando ou reproduzindo estas estruturas, ela tambm pode ser transformadora desde que os sujeitos que a integram tenham clareza, compreendam o movimento da realidade e construam uma prxis transformadora que vise a verdadeira socializao dos bens materiais e espirituais produzidos pela

humanidade. Alm do mais, a universidade e os cursos de formao de professores tem um papel relevante ao reagirem sobre as bases tericas, o currculo e as discusses que negligenciam a anlise crtica-radical da sociedade (OLIVEIRA, 2003).

A funo das escolas se ampliam a fim de converter-se em centro privilegiado de educao, cidadania e cultura. A escola, enquanto instituio tica e socializadora, consiste num dos principais meios para a formao crtica e cidad de um indivduo preocupado com as questes ambientais. E para o exerccio dessa incumbncia a escola precisa assegurar a realizao de atividades que possuem relao com todos os aspectos que envolvem a tarefa maior da escola, ou seja, a qualidade em educao e preocupao com a sustentabilidade ambiental. A educao, vista de um outro paradigma, enquanto mecanismo de socializao e de insero social aponta-se como o caminho para construo do conhecimento e da tica. No usando-a para cumprir funes ou realizar papis sociais, mas para difundir e exercitar a capacidade de reflexo, de critica e de trabalho consciente com o realidade.
(...) sem ingenuidade, cabe reconhecer os limites impostos pela explorao, pela excluso social e pela renovada fora da violncia, da competio e do individualismo. Assim, se a educao e a tica no so as nicas instncias fundamentais, inegvel reconhecer que, sem a palavra, a participao, a criatividade e apoltica, muito pouco, ou quase nada, podemos fazer para interferir nos contextos complexos do mundo contemporneo. Esse o desafio que diz respeito a todos ns. (RIBEIRO; MARQUES; RIBEIRO 2003, p.93)

You might also like