You are on page 1of 3

Acredito que a principal caracterstica de um bom tcnico em Linux entender bem a estrutura de arquivos do sistema operacional.

. Por outro lado, muitas pessoas que migram de Windows para Linux tem muitos problemas em entender o que so todos esses diretrios. Atravs desse texto explico o funcionamento do sistema de arquivos do Linux. FHS sigla para Filesystem Hierarchy Standard (padro para sistema de arquivos hierrquico), e define os principais diretrios de um sistema Linux. At onde conheo est na verso 2.3, atualizada em 2004. O sistema FHS mantido pela Free Standard Groups, que contm engenheiros de empresas como Red Hat, IBM, Dell e HP. Hoje em dia, 99% dos sistemas Linux trabalham com o FHS (provavelmente todos Linux que voc conhece usam). Devo lembrar que todos diretrios, no importando se esto em parties separadas, esto abaixo do diretrio "/", e que o FHS no se refere exclusivamente a diretrios situados diretamente na "/". Descrevo a seguir os principais diretrios definidos pela ltima verso do FHS (se algum tiver alguma contestao ou algum diretrio que esqueci, sintam-se livres para comentar ou enviar por e-mail):

/etc - nesse diretrio e em seus subdiretrios se encontram basicamente todos arquivos de configurao do Linux. Ex.: /etc/resolv.conf, de configurao do DNS; o

/etc/samba/smb.conf, arquivos de configurao do samba, entre outros. (Obs.: nos exemplos estou usando alguns arquivos padro da distro Fedora, em outras distros poder ser um pouco diferente, mas sem romper com o padro FHS)

/etc/opt - Arquivos de configurao para a pasta /opt. /etc/skel - Arquivos gravados nas pastas dos novos usurios. /etc/X11 - Arquivos de configurao para o servidor X (modo grfico), verso 11. /opt - Arquivos opcionais, no padro da distribuio. Ex.: aplicaes como GoolgleEarth. /srv - Dados dos servios fornecidos pelo prprio sistema. /bin - Arquivos binrios com comandos essenciais para todos usurios. Ex.: cat, cp, rm. /sbin - Tambm arquivos binrios, s que com comandos essenciais para administrao de rede. Ex: ifconfig, modprobe, runlevel.

/lib - Bibliotecas necessrias para os binrios das pastas /bin e /sbin. Ex.: se for usado o comando ldd /bin/ls, mostrar as bibliotecas necessrias para esse comandos rodarem, como libc e linux-gate. Dica: se por acaso algum binrio no rodar, voc pode verificar com o comando ldd, ele vai mostrar se tem alguma biblioteca faltando. Voc pode fazer a verificao em outra mquina que tenha a mesma distro e o programa rodando e descobrir qual pacote necessrio baixar, por exemplo se for usado o rpm -qf /lib/libc.so.6, vai mostrar o pacote glibc, da s ir na maquina com problema e instalar atravs do comando yum install glibc, ou apt-get install glibc.

/usr - A que vem uma boa jogada na minha opinio. Uma hierarquia secundria para alguns arquivos, com permisses diferentes.

/usr/bin - Entra em jogo a hierarquia secundria. A pasta /usr/bin em teoria tem o mesmo funcionamento da /bin, porm usada para arquivos no necessrios para a comunicao usurio-mquina. Ex.: less, renice, yum.

/usr/sbin - Hierarquia secundria para /sbin, tambm com comandos no necessrios para uso. Ex.: logrotate, lsof, lpinfo.

/usr/lib - Bibliotecas necessrias para arquivos das pastas /usr/bin e /usr/sbin. /usr/local - Hierarquia terciria. Tambm contm as subpastas bin, lib e sbin, porm elas vm vazias por padro, sendo deixadas exclusivamente para programas criados pelo usurio.

/usr/src - Cdigo fonte do kernel. /boot - Arquivos estticos usados no Boot Loader, ou seja, na inicializao do sistema. /tmp - Pasta onde ficam arquivos temporrios. Ex.: quando voc baixa algum arquivo da internet e opta por executar ao invs de salvar, na prtica ele fica salvo na pasta /tmp e depois excludo(muitas vezes no prontamente aps o final da execuo, o que o permite executar novamente).

/dev - Pasta onde ficam os endereos lgicos dos devices conectados no computador. Ex.: a terceira partio de um HD conectado no primeiro canal IDE da mquina: /dev/hda3.

/mnt - Onde ficam montados os volumes temporrios. /media - Onde ficam montados devices como pendrive e CDs. /home - Diretrio home dos usurios. Ex.: a pasta do usurio papainoel normalmente vai ser /home/papainoel, e dentro ter pastas como Desktop e Documentos.

/root - Diretrio home do usurio root. Por padro vem com poucos arquivos, como o arquivos de instalao anaconda-ks.cfg.

/proc - Diretrio com informaes dinmicas sobre a mquina. Ex.: /proc/meminfo contm informaes sobre uso da memria naquele instante. Obs.: Os arquivos da /proc no tem permisso de alterao nem pra usurio root.

/var - Arquivos variveis, como logs e pginas web. /var/log - Onde so gerados os principais logs do sistema. /var/lock - Contm uma espcie de controle sobre alguns processos que esto em execuo.

/var/run - Contm o PID dos processos que esto rodando na mquina. /var/spool - Processos que esto em uma fila de execuo. Ex.: documento sendo enviado para uma fila de impresso.

/var/mail - Caixa de e-mail dos usurios. /var/cache - Arquivos de cache de diversos programas.

Alm desses diretrios, o FHS tambm recomenda diretrios a serem usados como parties e diretrios que so obrigatrios que estejam na raiz.

Diretrios que so obrigatrios estarem localizados na partio "/": /bin, /sbin, /lib, /etc, /dev e /proc. Pastas recomendadas como ponto de montagem (normalmente se recomenda os diretrios que normalmente crescem dinamicamente, para no lotar a partio "/"): /boot, /home, /var, /tmp e /usr/local.

You might also like