You are on page 1of 15

FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS COMPETNCIAS PROFISSIONAIS ETAPAS 1, 2 & 3

ELIANE GOULART - RA 9213592080

RIO GRANDE,

2012.

ELIANE GOULART - RA 9213592080

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS COMPETNCIAS PROFISSIONAIS ETAPAS 1, 2 & 3

Trabalho

apresentado

disciplina da

de

Competncias

Profissionais

Faculdade

Anhanguera do Rio Grande. Sob Orientao do Professor Esp. Andr Touguinha Assumpo.

RIO GRANDE,
2

2012.
Introduo Esta breve pesquisa tem como propsito compreender o planejamento da ao empresarial como uma das principais funes do administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho da organizao. Tambm haver um confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, em relao ao contedo pesquisado no PLT sobre a importncia do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial. Ainda sero citados e explicados os trs tipos de planejamento que so: estratgico, ttico e operacional.

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS COMPETNCIAS PROFISSIONAIS ETAPA 1 Processo Administrativo: Planejamento da ao empresarial O planejamento a definio de um futuro desejado e de meios para alcan-lo, indispensvel em qualquer atividade e tem por objetivo minimizar a necessidade de revises durante sua execuo. o lado racional da ao. um processo contnuo e dinmico que consiste em aes intencionais e desejadas de um objetivo futuro. Um bom administrador deve sempre desenvolver planos de ao e criar condies para que as estratgias implantadas sejam alcanadas e tragam os resultados esperados para a organizao. A mensagem dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos sinnimo do contedo estudado no PLT de Gesto Estratgica de Costa 2010 e no PLT de Chiavenato 2007, onde mostra claramente que a funo do planejamento hoje em dia de suma importncia para o sucesso empresarial e, consequentemente, profissional. O profissional deve planejar e executar o presente sempre pensando no futuro. Se acomodar nas estratgias e no sucesso do presente correr o risco de ter que amargar fracassos e decepes no futuro. O sucesso do presente no pode levar ao descuido, a achar que as coisas vo continuar dando certo sempre. No se descuide com o sucesso no presente para garantir sempre o sucesso no futuro, este deve ser o pensamento do planejadoradministrador. Na prtica, podem-se distinguir trs tipos de planejamento: Planejamento estratgico: conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. realizado no nvel institucional da empresa. Relaciona-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e aes para alcan-los, que afetam a empresa como um todo.
4

Planejamento ttico: Relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e aes que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa. Tem como eixo central otimizar determinadas reas de resultados, e no a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposio dos objetivos e polticas estabelecidas no planejamento estratgico. Planejamento operacional: Pode ser considerado como a formalizao,

principalmente atravs de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantaes estabelecidas.

Concluso A partir da pesquisa realizada pode-se concluir que o planejamento da ao empresarial muito importante para que toda e qualquer organizao alcance seus objetivos futuros. Todo e qualquer administrador deve sempre planejar de maneira racional e objetiva as aes presentes com o foco em alcanar um objeto desejvel para a organizao no futuro.

Referncias Bibliogrficas

COSTA, Eliezer Arantes da. Gesto estratgica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010 (PLT). CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4 Ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2007 (PLT). SAMPAIO, Mrcio Eduardo Corra. O que Planejamento? Disponvel em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-planejamento/39381/ Data de acesso: 27 de maio de 2012.

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Disponvel em: https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer? a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00OD JlLTgyMTEtMzgxMWNjMjhiYzRk&hl=pt_BR. Data de acesso: 25 de maio de 2012.

SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Disponvel em: https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer? a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00Mz hkLThkNTItODJlODZjNzkyOWZj&hl=pt_BR. Data de Acesso: 25 de maio de 2012.

ETAPA 2
7

Processo Administrativo: Organizao da ao empresarial

Introduo A presente pesquisa tem a finalidade de descrever a finalidade da funo administrativa Organizao como funo do processo administrativo dentro de qualquer empresa. E por fim, sero detalhadas as decises iniciais de um plano estratgico para a realizao de um projeto de extenso universitria com a finalidade de atender alguma necessidade da comunidade Rio Grandina.

A Organizao serve para estruturar as pessoas e recursos de maneira a se trabalhar de forma organizada e racional. A direo quem mostra os rumos e dinamiza as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneira possvel a fim de que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. O planejamento a definio de um futuro desejado e de meios para alcan-lo, indispensvel em qualquer atividade e tem por objetivo minimizar a necessidade de revises durante sua execuo. o lado racional da ao. um processo contnuo e dinmico que consiste em aes intencionais e desejadas de um objetivo futuro. Um bom administrador deve sempre desenvolver planos de ao e criar condies para que as estratgias implantadas sejam alcanadas e tragam os resultados esperados para a organizao. Ficou decidido que o projeto de extenso universitria ser social, onde qualquer estudante dos cursos de graduao da Faculdade Anhanguera do Rio Grande pode ser um voluntrio e doar sangue para o Hemocentro do Hospital Universitrio da cidade do Rio Grande. Ao aluno doador ser contabilizado 15hs de Atividades Complementares (AC). Objetivo: conscientizar as pessoas, principalmente ao pblico jovem sobre a importncia de doar sangue, com a finalidade de ajudar pacientes que necessitam do mesmo e contribuindo com o aluno com 15hs de atividades complementares. Projeto Social: Coleta de sangue para o Hemocentro do Hospital Universitrio da Cidade do Rio Grande. Pblico-alvo: Estudantes de todos os cursos de graduao da Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Divulgao da Campanha: de 04 a 08 de junho de 2012. Dias da Doao: de 11 a 15 de junho de 2012. Horrio: 8h s 19hs Local: Hemocentro do Hospital Universitrio do Rio Grande.

Concluso Aps um rpido estudo sobre a Organizao da ao empresarial, podemos concluir que de suma importncia que toda e qualquer organizao tenha bem definido o cargo e a funo de cada colaborador, para que o planejamento definido pela mesma, alcance o resultado esperado e satisfatrio.

10

Referncias Bibliogrficas

COSTA, Eliezer Arantes da. Gesto estratgica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010 (PLT). CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. _____Funes Administrativas: Planejamento, Organizao, Direo, Coordenao e Controle. 2012. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/34939272/Funcoes-administrativasPlanejamento-Organizacao-Direcao-Coordenacao-e-Controle. Data de Acesso: 28 de maio de

11

ETAPA 3

Processo Administrativo: Direo da ao empresarial

Introduo O presente trabalho tem a finalidade de conceituar sobre o significado de Direo como funo do administrador e sua importncia para as demais funes do processo administrativo, tambm ser conceituado sobre as Teorias X e Y, que dizem como cada uma influncia na direo de cada organizao.

12

A direo constitui uma das mais complexas funes administrativas e tem a funo de dirigir esforos visando um propsito comum, liderar, comunicar, gerir conflitos, motivar e incentivar. o nvel estratgico da organizao. Chiavenato (2007) distingue duas concepes opostas de estilos de direo: a Teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y (ou moderna). A Teoria X representa o estilo de direo, definido pela Administrao Cientfica de Taylor, pela Teoria Clssica de Fayol e a Teoria da Burocracia de Weber e significa o bitolamento da iniciativa individual, o aprisionamento da criatividade do indivduo e o estreitamento da rotina profissional. Este estilo de direo leva os colaboradores a fazerem exatamente o que a organizao deseja, independentemente da opinio ou objetivo pessoal de cada um. A Teoria Y representa o modelo moderno de estilo de direo, prope um estilo participativo e democrtico, com base nos valores humanos e sociais, alm de incentivar a iniciativa individual de cada colaborador. Tem como caracterstica, a motivao, o potencial de desenvolvimento a responsabilidade e o comportamento orientado para os objetivos da empresa, no so fatores criados pela organizao nas pessoas. Este estilo de direo tem como sua tarefa essencial criar condies para que as pessoas atinjam seus objetivos, enquanto guiam seus esforos na direo dos objetivos da empresa.

Concluso
13

Aps um breve estudo sobre a funo direo da ao empresarial pode-se compreender as diferenas entre as Teorias X e Y e como cada uma trata e estimula cada um dos colaboradores de uma organizao. A deciso sobre a escolha do projeto social foi planejada e organizada com a inteno de que o mesmo alcance o objetivo esperado. muito importante ter cuidado e ateno em todas as etapas do projeto, para que no ocorram falhas principalmente na divulgao do mesmo, onde deve-se ficar bem claro ao pblico-alvo as intenes e a finalidade do projeto.

Referncias Bibliogrficas
14

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. ______http://pt.scribd.com/doc/36875844/10-Direcao-da-Acao-Empresarial-Direcao. Data de acesso: 28 de maio de 2012.

TITTANEGRO. Srgio. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar. Disponvel em:https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer? a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGYzRlM2E2Y2ItMjEwYS00YjY3 LWE3MzQtNWM5OGI2Zjg2MjE1&hl=pt_BR. Data de acesso: 29 de maio de 2012.

15

You might also like