You are on page 1of 20

Escultura do Renascimento

Piet, escultura renascentista de Michelangelo Buonarroti. A escultura renascentista distingue-se da gtica essencialmente por deixar de ter a funo de elemento ornamental, valendo por si mesma. Entende-se como um processo de recuperao da escultura da Antiguidade clssica. Os escultores encontraram nos vestgios artsticos e nas descobertas de stios dessa poca passada a inspirao perfeita para as suas obras. Voltou-se representao do nu, as esttuas equestres foram retomadas, sendo exemplo de realismo. Tambm se inspiraram na natureza. Neste contexto se tem de levar em conta a exceo dos artistas flamengos ao norte da Europa, os quais, para alm de superar o estilo figurativo do gtico, promoveram um Renascimento alheio ao italiano, sobretudo na pintura. O renascer antiguidade com o abandono do medieval, que para Giorgio Vasari "fora um mundo prprio de godos",e o reconhecimento dos clssicos com todas as suas variantes e matizes foi um fenmeno quase exclusivamente desenvolvido na Itlia. A arte do Renascimento conseguiu interpretar a natureza e traduzi-la com liberdade e com conhecimento em mltiplas obras mestras.

Caractersticas

Camafeu em gata branca, representando Carlos I da Espanha, obra italiana do sculo XVI.

Escultura equestre de Bartolomeo Colleoni realizada em bronze por Verrocchio. A escultura no Renascimento tomou como base e modelo as obras da antiguidade clssica e a sua mitologia, com uma nova viso do pensamento humanista e da funo da escultura na arte. Como na escultura grega, procurou-se a representao naturalista do corpo humano nu com uma tcnica aperfeioada, graas ao estudo meticuloso da anatomia humana. Na Itlia conviveram os temas profanos com os religiosos; no assim em outros pases como a Espanha e a Alemanha, nas quais prevaleceu o tema religioso. O corpo humano representou a beleza absoluta, cuja correspondncia matemtica entre as partes encontrava-se bem definida, e o contrapposto foi usado constantemente de Donatello a Michelangelo. Nesta poca quando se deu praticamente a libertao da escultura do quadro arquitetnico, os relevos foram realizados com as regras da perspectiva e as personagens mostravam-se com expresses de dramatismo que levavam a sensao de grande terribilit nos sentimentos expostos nas esculturas de Michelangelo, como no rosto do seu Davi. Um papel fundamental foi o mecenas, representado pela igreja e por personagens da nobreza que obtinham prestgio social e propaganda poltica com o seu mecenato. O mecenato abarcou todos os temas: religiosos, mitolgicos, de vida cotidiana, retratos de personagens, etc. Reapareceu com o Renascimento a glptica greco-romana, que se esquecera quase por completo durante a Idade Mdia na lavra de pedra fina (salvo algumas mostras de arte bizantina), e desde o sculo XVI lavraram-se preciosos camafeus de gosto clssico, to perfeitos que, s vezes, chegam a ser confundidos com os antigos. Porm, quase no alcanou a restabelecer-se o uso dos entalhes de pedra fina, to prediletos das civilizaes grega e romana. Estes pequenos relevos serviram como modelo, aps engrandecidos, para a decorao por parte de escultores em grandes medalhes para palcios da Itlia e da Frana.

Materiais
A escultura do Renascimento usou todo tipo de materiais, principalmente do mrmore, bronze e madeira . O bronze competiu com o mrmore, principalmente em monumentos funerrios, fontes e pequenas esculturas para decorao de interiores, assim como em esttuas equestres como a do condottiero Colleoni em Veneza. As reprodues de estatuetas em bronze tiveram grande difuso no Renascimento, devido ao grande nmero de colecionadores. Em Florena foram Antonio Pollaiuolo (Hrcules e Anteu) e Andrea del Verrocchio (Menino alado com peixe) os iniciadores por encomenda dos Medici. Da oficina de Leonardo da Vinci conservam-se pequenos bronzes com o cavalo encabritado de uma altura de 23 cm. O escultor de Mntua Pier Jacopo Alari Bonacolsi, chamado Antico, instalou-se em Roma para a execuo de redues em bronze de mrmores antigos. A madeira foi usada mormente em pases como a Alemanha e a Espanha, onde a grande riqueza florestal e o trabalho tradicional da madeira policromada estava muito arraigado, e empregue na execuo de imaginria religiosa, retbulos e altares. A terracota foi empregue como material mais pobre e, portanto, mais econmico; foi usada terracota em cor natural e policromada, como por Antonio Rossellino e o seu discpulo Matteo Civitali na Virgem da Anunciao na igreja dos Servos de Luca. O artista italiano Pietro Torrigiano realizou na Espanha vrias esculturas em barro policromado, algumas delas conservam-se no Museu de Belas Artes de Sevilha. A Luca della Robbia, que seguiu o estilo donatelliano, atribui-lhe a inveno do barro esmaltado que empregou no tabernculo de Santa Maria Novella de Florena em combinao com o mrmore para dar colorido obra, e depois em tondos e em Madonnas; a sua oficina, continuada pelo seu sobrinho Andrea della Robbia realizou grande quantidade de obras de terracota esmaltada que se difundiram por toda Europa.

Tcnicas

Rapto das Sabinas, do escultor da Flandres Giambologna, que mostra a composio em movimento espiral. A tcnica do talhado de mrmore foi recuperada poca do Renascimento com a perfeio que tivera durante o perodo clssico. A partir do Renascimento foi empregada a broca manual para eliminar a pedra at uma certa profundidade. Esta ferramenta usava-se tanto a escultura em talha direta, como s vezes tinha feito Michelangelo, quanto o passado de pontos de um modelo realizado em gesso, como normalmente faziam artistas como Giambologna, do qual se apreciam os pontos em muitas das suas esculturas. Donatello empregou o mtodo grego de trabalhar o bloco em redondo; porm, Michelangelo talhava-o desde um lado. Assim o descreveu Benvenuto Cellini: Para as obras em bronze precisava-se a realizao da obra previamente em argila ou em cera para o seu posterior fundio; depois cinzelava-se para suprimir os possveis defeitos da fundio, polia-se a superfcie com abrasivos e ao gosto do escultor acrescentam-se as ptinas. A talha em madeira, empregada sobretudo ao norte da Europa e na Espanha, podia-se realizar tambm em talha direta sobre o bloco de madeira com a execuo de um rascunho pequeno para o seu guia ou com o modelo prvio em gesso ou argila, bem como pass-lo por pontos como no mrmore.

Composio

Escultura de vulto O Renascimento adotou os elementos bsicos que descrevera Vitrvio, que sustinha: A composio da figura humana baseou-se na procura da perfeio na anatomia, sobre a qual muitos artistas desta poca adquiriram verdadeiros conhecimentos com a pratica de disseces para o seu estudo. A primeira escultura isenta renascentista que mostrou a harmonia do nu foi o Davi de Donatello durante o Quattrocento, na qual se apreciava a influncia do estilo de Praxteles com um leve contrapposto para conseguir o equilbrio na composio. Durante os seguintes anos os conhecimentos sobre a anatomia humana foram adquirindo uma grande perfeio, at chegar a um contrapposto pleno. As expresses dos rostos deixaram de ser hierticas e ausentes para mostrar sentimentos interiores; a chamada terribilit renascentista (Davi de Michelangelo, cerca de 1504). Nos grupos escultricos de carter religioso mostrava-se a combinao do naturalismo com uma intensa expressividade, a serenidade florentina desapareceu ante as paixes que mostravam as personagens com as suas caras deformadas pelos gestos de desespero e dor, visveis nos Enterros de Jesus Cristo de Guido Mazzoni e de Niccol dell'Arca. A escultura foi evoluindo na sua concepo e nas composies dos seus

grupos, at chegar serpentinata prpria do maneirismo, mostrado claramente em obras como a Piet de Florena (Michelangelo) ou o Rapto das sabinas (Giambologna).

Relevo

Relevo de "Ado e Eva" por Ghiberti. Busto-retrato de Giuliano de Medici por Verrocchio (1475-1478). No relevo foram empregues a arquitetura e as recm adquiridas leis da perspectiva para compor os fundos das representaes, como na clebre porta do Paraso de Ghiberti ou nos relevos com a tcnica de stiacciato para o altar de Santo Antnio em Pdua realizados por Donatello. Compunham-se estruturas arquitetnicas como pano de fundo, igual a Giotto nas suas pinturas protorrenascentistas. Algumas laudas de bronze italianas foram transportadas Espanha, como a que se encontra na catedral de Badajoz de Lorenzo Surez de Figueroa. A escultura flamenga e a de pases germnicos desenvolveu-se com um realismo que se apreciava em todos os pormenores ornamentais, nos quais o trabalho escultrico se apresentava quase como um trabalho de ourivesaria, aplicado nos grandes altares realizados em madeira. Tambm na Espanha, a influncia gticoflamenga, junto italiana, foi recolhida em relevos, como o de uma das portas da catedral de Barcelona realizada pelo escultor flamengo Michael Lochner e por Bartolom Ordez em estilo italiano no coro da mesma catedral. Os relevos ao redor dos sarcfagos costumavam representar cenas da vida dos defuntos: a sua vida, milagres e martrio se eram religiosos, ou a representao das batalhas e fatos militares se eram personagens da nobreza. Os monumentos funerrios foram desenvolvendo diferentes fases de composio, desde a estrutura tradicional da lousa funerria ou a esttua do jacente solitrio no seu sarcfago empregue na poca medieval, aos tmulos encostados enquadrados por elementos arquitetnicos maneira de arco de triunfo, e com um resultado parecido com um retbulo, no que, na rua central, se encontrava a urna normalmente com a figura do jacente sobre ela e figuras alegricas nas ruas laterais. Finalmente, realizavam-se com a representao dos defuntos em atitude orante prprios da Espanha e da Frana. Durante o Renascimento originou-se na Espanha o estilo plateresco, que representou a mudana das formas de decorao nos edifcios com elementos escultricos em estilo principalmente italiano, no somente se realizou na pedra das fachadas mas tambm em madeira e gesso nos interiores dos edifcios, a base de relevos historiados e adornos vegetais tpicos do primeiro Renascimento (chamados "in candeleri") com grandes escudos herldicos e putti no seu redor.

Busto Os retratos em forma de busto continuaram sendo usados no Quattrocento com a nova concepo humanstica, que impunha a representao com grande parecido fsico, mas tambm com a afirmao da personalidade do retratado. Segundo Alberti, o artista devia "caracterizar mas tambm estabelecer relaes harmoniosas". Realizaram-se em bronze, terracota policromada e mrmore (Donatello, Verrocchio, Francesco Laurana).

Esttua equestre A esttua equestre de tamanho natural em bronze j fora tratada pelos escultores romanos como na Esttua equestre de Marco Aurlio localizada ento na baslica de So Joo de Latro; tambm os cavalos de bronze de So Marco de Veneza serviram de modelo para o Renascimento italiano, e podem ser considerados inspiradores

do Gattamelata de Donatello e do Colleoni de Verrocchio. Os estudos de Leonardo da Vinci implicaram uma mudana na representao do cavalo, que foi colocado apoiado sobre as suas patas traseiras e em atitude de se abalanar sobre o inimigo. A ideia foi tomada provavelmente de relevos de sarcfagos antigos.

Escultura italiana
A historiografia divide este perodo entre os sculos XV e XVI, em duas etapas que tomam o nome de Quattrocento e Cinquecento.

O Quattrocento. Escultores florentinos

Relevo sobre o Sacrifcio de Isaac, de Ghiberti. Enquanto no resto da Europa imperava ainda a arte gtica, na Itlia comea no sculo XV o Quattrocento. o momento em que triunfa o homem e a natureza. A escultura vai pela frente da arquitetura e da pintura, desenvolvendo-se vertiginosamente. Os seus antecedentes decorreram ao sul da Itlia, na corte de Frederico II, sob cuja proteo nasceu uma escola artstica que trazia luzes do que seria o Renascimento do sculo XV. Foi a regio da Toscana durante o anterior perodo trecentista que herdou esta nova maneira de fazer escultura na figura de Nicola Pisano, seguido pelo seu filho Giovanni Pisano, e depois Andrea Pisano (primeiras portas de bronze do Batistrio de Florena) e Nino Pisano.

Plpito do batistrio de Pisa, de Nicola Pisano, precursor do Renascimento na Itlia. Nicola Pisano (assinava as suas obras com este apelativo), cujo nome era Nicola de Puglia, chegou desta regio do sul da Itlia para estabelecer-se em Pisa (Toscana). Em Pisa (como na maioria das regies da Europa) mantinha-se ainda a arte romnica e o gtico comeava a empregar-se. Nicola Pisano recebeu o encomenda de lavrar o plpito do batistrio da catedral desta cidade. F-lo seguindo as novas correntes aprendidas na Aplia, sobretudo pondo em relevo a forma clssica do Hrcules nu. Esta obra, o plpito, considerada como precursora do Renascimento italiano. Aps destes antecedentes, ser a cidade de Florena - cidade prspera nestes momentos, com a poderosa famlia dos Medici, mecenas e promotores da arte-, que tome o protagonismo na figura do seu melhor representante:

Lorenzo Ghiberti. A partir deste momento j no se detectar nenhum indcio nem lastro medieval. A escultura florentina ser durante sculo e meio a dominadora do retrato de busto, do equestre, do relevo e do bulto redondo. O material empregue por excelncia neste perodo foi o mrmore, seguido do bronze. Ghiberti, Donatello e Jacopo della Quercia como os melhores, seguidos pelos de della Robbia, Verrocchio, Antonio Pollaiuolo e Agostino di Duccio, formaram o grupo de grandes escultores da escola florentina do Quattrocento.

O Davi de Donatello. Esta etapa do Quattrocento comeou com a obra escultrica dos relevos das portas do Batistrio de Florena realizados por Lorenzo Ghiberti, um escultor de vinte anos. O Batistrio j tinha duas portas lavradas por Andrea Pisano em 1330, e em 1401 foi convocado um concurso para as outras dois remanescentes. O concurso foi gado por Ghiberti (em competio com Brunelleschi), terminando a primeira das duas portas em 1424; o seu trabalho foi admirado, e a cidade encomendou-lhe a segunda porta. Investiu cerca de vinte anos em lavrar cada uma; foi praticamente a obra da sua vida. Esta segunda porta feita por Ghiberti e quarta do batistrio a conhecida como Porta do Paraso, batizada assim por Michelangelo e considerada um dos marcos do Quattrocento. O segundo grande escultor deste perodo foi Donatello, dez anos mais novo que Ghiberti. Foi muito mais multiface na sua obra, focando-se sobretudo na figura humana. Donatello tido na Histria da Arte como o precursor de Michelangelo e um artista independente, fogoso e realista. O seu maior interesse foi a figura humana nas diferentes idades, abrangendo todo tipo de tipos, gestos variados e expressando na sua obra os estados espirituais mais heterogneos. Por outro lado, Donatello considerado como um grande experto no tema infantil, sobretudo na expresso da alegria das crianas (tribunas das catedrais de Florena e Prato). Na escultura de bulto redondo, Donatello difundiu o retrato renascentista do busto cortado horizontalmente pelo peito e sem pedestal (como fora costume na escultura romana). Exemplos: Busto de Antnio de Narni que leva um grande camafeu no pescoo; busto em terracota de So Loureno, representado como um dicono, na Sacristia Velha de San Lorenzo em Florena. Esta maneira de apresentar os bustos-retrato foi adotada pelos escultores do Renascimento e chegou quase at poca barroca. No sculo XVI o busto foi-se alongando at ser cortado pela cintura. Tambm dentro da escultura de bulto redondo, Donatello foi o precursor da figura a cavalo (em bronze) em homenagem a um grande personagem e disposta no centro de uma praa pblica. A primeira esttua equestre de Donatello foi a conhecida como Gattamelata (condottiero Erasmo da Narni).

Fonte Gaia em Siena. Jacopo della Quercia (morto em 1438) o terceiro grande escultor desta escola florentina e o nico do grupo que no natural de Florena mas de Siena. Pertence gerao de Ghiberti. O seu estilo grandiloquente e

massivo, em contraste com o estilo detalhado de Ghiberti. A sua obra mestra foi a portada central de So Petrnio, em Bolonha, que comeou em 1425. Trata-se de uma srie de relevos representando a Gnesis e a infncia de Jesus, com bustos de profetas e com a imagem da Virgem de So Petrnio. Nos seus relevos domina a monumentalidade e o tratamento de hercleos nus, antecipando-se ao jeito de Michelangelo. Jacopo della Quercia o autor da Fonte Gaia de Siena, dos tmulos de Ilaria del Carretto em Luca e de Galeazzo Bentivoglio em Bolonha. O grupo da famlia da Robbia encabeado por Luca della Robbia (morto em 1482), que se dedicou ao tratamento da infncia e da juventude da figura feminina. Luca criou escola, na que introduziu a tcnica do barro vidriado, que foi aparecendo nos mais diversos temas, do pequeno relevo at o retbulo com copiosas figuras. Tambm trabalhou em mrmore e em bronze. Andrea della Robbia, sobrinho de Luca, foi o melhor dotado dos seus seguidores. o autor dos tondos (medalhes circulares) de crianas lavrados no Spedale degli Innocenti de Florena. O ltimo do grupo foi Giovanni della Robbia, que era escultor -mas tambm decorador e ocasionalmente oleiro.

Lorenzo de Medici, por Verrocchio. Andrea del Verrocchio (1435-1488) esteve muito influenciado pelas obras de Donatello at o ponto de repetir algum dos seus temas, como o Davi em Florena ou a esttua equestre do condottiero Colleone em Veneza (ambas de bronze). Verrocchio caracteriza-se pelo seu profundo estudo anatmico. Antonio Pollaiuolo foi tambm um bonrepresentante florentino da interpretao da energia corprea e do movimento violento. A sua obra mestra neste estilo Hrcules e Anteio, guardada no Museu de Bargello. Agostino di Duccio (1418-1481) foi tambm um seguidor de Donatello, imitando o seu famoso schiacciato,sobretudo na decorao da fachada do oratrio de So Bernardino em Perugia e no templo Malatestiano de Rimini. Outro grande escultor que trabalhou em Mdena foi Guido Mazzoni (morto em 1518), cuja obra na sua maioria foi feita em barro cozido pintado, tcnica que estava nestes momentos em grande auge. Uma das suas composies mais famosas foi o Pranto sobre Cristo morto para a igreja de So Joo de Mdena, que pela sua vez deveu influir na obra do mesmo ttulo elaborada por Juan de Juni em 1463, por causa de uma viagem s cidades de Bolonha, Mdena e Florena.

Pranto sobre Cristo morto de Mazzoni.

Relevos de Agostino di Duccio no oratrio de So Bernardino (Pergia).

Cinquecento
O Cinquecento ou pleno Renascimento desenvolveu-se ao longo do sculo XVI com caractersticas diferenciadas em cada uma das duas metades do sculo, dominando o classicismo na primeira e o maneirismo na segunda. Implicou o triunfo das experincias do Quattrocento. Uma das suas caractersticas principais o gosto pela grandiosidade monumental, levando sempre presente o achado do Laocoonte e seus filhos clssico, descoberto em 1506. Enquanto os artistas do Quattrocento criaram escola em Florena, os artistas do Cinquecento criaram as suas obras e desenvolveram a sua arte principalmente na cidade de Roma, que passou a ser o centro artstico do novo sculo. Florena ficou como cidade renascentista importante, e seguiram-se fazendo obras mestras de arte na capital toscana durante este perodo, como o Davi, os sepulcros das Capelas dos Medici, o Perseu de Cellini, etc. O artista representativo deste perodo Michelangelo, personagem de grande fora e personalidade.

O Davi de Michelangelo. Michelangelo Buonarroti, discpulo tambm da escola florentina, resume na sua pessoa quase toda a arte escultrica da sua poca na Itlia (anos 1475-1564). Nos primeiros trinta anos da sua vida conservou a sua puno algumas tradies do sculo XV, produzindo obras moderadas e belas embora vigorosas. A esta primeira poca so devidas as suas ponderadas esculturas da Madonna de Bruges e Piet com alguns Bacos e Cupidos e o Davi de Florena. Desde o ano em que os papas comearam a encarregar-lhe a construo de grandiosos monumentos, criou um estilo gigantesco, vigorosssimo, cheio de paixo, independente e chamado de terribilit excepcionalmente seu. Deste gnero so as esculturas dos sepulcros dos Medici na capela destes em Florena (de Julio e o seu irmo Lorenzo, cuja esttua sedente conhecida com o nome de Il Pensieroso pela sua atitude pensativa) e as esttuas que preparava o artista para o sepulcro do Papa Jlio II sobretudo o famoso Moiss que acha na baslica de So Pietro in Vincoli. Sansovino (o seu nome prprio Andrea Contucci) foi um artista educado entre os artistas florentinos, o qual se manifesta nas suas esculturas que gostan da forma exterior, da anatomia e do classicismo, sobretudo nas esttuas que decoram os mausolus do cardeal Ascanio Sforza e do bispo Basso Rovere na igreja de Santa Maria del Popolo, alm de outras em Florena e Veneza. O seu discpulo Jacopo Sansovino trabalhou principalmente em Veneza, sendo o grande difusor da obra de Michelangelo. Uma das suas melhores obras escultricas o Baco.

Perseu de Cellini. Benvenuto Cellini foi, alm de escultor, um grande ourives. A sua obra monumental em bronze de Perseu com a cabea de Medusa foi um smbolo do triunfo da famlia Medici sobre a Repblica florentina. o autor do Cristo de mrmore do mosteiro de El Escorial. Bandinelli e Ammanati foram dois escultores contemporneos de Cellini que esculpiram para a Praa da Senhoria de Florena as monumentais esttuas de Hrcules e Caco e Neptuno. Os dois Leoni, Leone e Pompeu (pai e filho) foram grandes fundidores em bronze e trabalharam principalmente na Espanha, durante o reinado de Filipe II. Maneirismo O termo maneirismo refere um estilo de caractersticas prprias dentro do Renascimento. Deu-se ao longo de sculo XVI, especialmente a partir de 1520. A caracterstica que melhor o define a constante procura do no convencional com a destruio de um equilbrio lgico, aplicando linhas ou posturas deformantes, algo que primeira vista pode ser desconcertante para o espectador. a recusa do equilbrio adotando posturas foradas.

Piet florentina de Michelangelo.

No maneirismo a escultura recusou o classicismo buscando formas curvilneas e dinmicas, a chamada serpentinata ou composio de curva e contra curva em que os corpos giravam em si mesmos, em espaos estreitos e s vezes com escoros muito pronunciados. Na Itlia, a escultura maneirista representada por Giambologna, Benvenuto Cellini e Michelangelo, um de cujos melhores exemplos a Piet florentina, na qual o Jesus Cristo mostra-se com postura serpentinata. Difundiu-se este estilo pela Europa graas extensa coleo de gravuras, e sobretudo no terreno escultrico na profuso de pequenos bronzes vindos da Itlia. Assim se desenvolveu nas cortes europeias de Francisco I em Fontainebleau com Francesco Primaticcio, que foi encarregue de trazer cpias de antiguidades de Roma. Tambm se desenvolveu na corte de Rodolfo II em Praga, e de Filipe II em El Escorial, onde a correio acadmica caracterizou o estilo do maneirismo empregue pelos Leoni. Influenciado por Michelangelo, Gaspar Becerra imps o seu estilo maneirista no retbulo da catedral de Astorga, e foi em Valladolid, na que se tambm morava Juan de Juni, onde se realizou mais escultura deste tipo clssico-heroico.

Escultura francesa

Memorial de Ren de Chalom em Bar-le-Duc obra de Ligier Richier. O interesse poltico dos reis da Frana por assentar os seus domnios em terras italianas teve consequncias culturais, e foram vrios os artistas italianos que a partir da segunda metade do sculo XV se estabeleceram na corte francesa, sendo Francisco I o principal mecenas destes artistas, entre os que se encontrava Leonardo da Vinci. Por volta de 1460 estabeleceu-se na Provena o escultor Francesco Laurana, o qual considerado o introdutor do Renascimento na Frana, que trabalhou sobretudo na parte sul do pas. Uma das suas esculturas mais conhecidas o sepulcro de Carlos IV de Anjou na catedral de le Mans. Um dos temas mais tratados na escultura francesa desta poca o do Santo Enterro e os monumentos sepulcrais, nos quais a figura do jacente tratada com grande realismo. Representa-se o defunto como cadver ou at mesmo em esqueleto; no momento da transio, como o caso do de Joana de Bourbon no Louvre. Deste tipo so duas obras realizadas por Ligier Richier com policromia em branco, preto e cinzento: o Memorial de Ren de Chalon em Bar-le-Duc no que o esqueleto parcialmente descarnado tende um corao para o cu; e o demacrado corpo jacente de Felipa de Geldres na Igreja des Cordeliers de Nancy. Esta alegoria da ressurreio dos mortos chega mediante o caminho da "terribilit" italiana e do desvelamento do interior do corpo, embora no presente uma anatomia perfeita aos olhos da cincia. Com a influncia italiana destaca-se Michel Colombe, escultor da rainha Ana da Bretanha em princpios do sculo XVI, que realizou por encomenda sua o sepulcro dos seus pais, o duque Francisco II e Margarida de

Foix na catedral de Nantes. Nas figuras jacentes do sepulcro ainda se apreciam traos gticos, no assim nos elementos decorativos e em quatro figuras das Virtudes de tamanho natural colocadas nos cantos do monumento funerrio.

As Quatro Estaes de Jean Goujon, (c.1547) (Muse Carnavalet, Paris). O seu sobrinho Guillaume Regnault, tambm escultor, sucedeu-o no cargo como escultor da rainha. A sua obra mestra so as esttuas jacentes do conselheiro real Louis Porcher e a sua esposa, atualmente no Museu do Louvre. Tambm em princpios do sculo XVI, Jean Goujon (chamado o Fdias francs) iniciou os seus trabalhos em Ruo, e em 1544 acudiu a Paris para ser nomeado escultor real em 1547, onde realizou numerosos encarregos, como as alegorias de As Quatro Estaes, as Ninfas, umas caritides para a tribuna dos Msicos e realizou os sinais do Zodaco para o antigo municpio de Paris. Germain Pilon realizou numerosos monumentos funerrios com grande influncia de Michelangelo, entre os que se destaca o Jesus Cristo Resucitado com figuras dos guardas, um grupo para a capela de Henrique II conservado no Museu do Louvre, cujas figuras esto inspiradas em composies pictricas como o Jos de Arimateia de Rosso Fiorentino. O Jesus Cristo morto assemelha-se s gravuras de Parmigianino, pois as figuras procuram as diagonais e os escoros so espetaculosos, com as pregas dos vestidos apertados e muito delgados, recordando os relevos da antiguidade clssica. Fiel seguidor foi o seu discpulo Bartomeu Prieur, que trabalhou ao servio de Henrique IV da Frana. Pierre Puget, chamado o "Bernini francs", foi j um escultor tardio do Renascimento; sobressaiu a sua obra Milo de Crotona.

Escultura espanhola
As ideias e formas escultricas do Renascimento italiano penetraram na Espanha com os artistas florentinos que foram a trabalhar corte espanhola durante o sculo XV, e continuaram estendendo-se com a obra de artistas de vrias nacionalidades e de alguns espanhis que aprenderam na Itlia desde os ltimos anos de aquel sculo. Contudo, o novo estilo no conseguiu implantar-se com firmeza at o advento do rei Carlos I da Espanha ao trono, em princpios do sculo XVI. Em 1339 chegou Catalunha a arte dos pisanos com o sepulcro de Santa Eullia na catedral de Barcelona, lavrado por Lupo di Francesco, alm de outras influncias acima descritas. Quase um sculo depois lavraram-se no coro da catedral de Valncia alguns relevos pelo florentino Giuliano, discpulo de Ghiberti, com outros de mo espanhola. No entanto, estas tentativas ficaram isoladas at a chegada de outros mestres da escola florentina no final do sculo XV e princpios do seguinte.

Sarcfago do prncipe Juan do escultor Domenico Fancelli. A escultura renascentista tornou-se presente atravs de trs vias diferentes: escultores italianos trazidos pelos mecenas e que realizaram as suas obras na Espanha; obras importadas, procedentes dos oficinas italianos;

primeira gerao de artistas espanhis. No primeiro grupo encontram-se os escultores Domenico Fancelli, Pietro Torrigiano e Jacopo Florentino, tambm chamado o Indaco.

Domenico Fancelli lavrou o sepulcro do infante D. Juan (filho dos Reis Catlicos, morto em 1497) na igreja do mosteiro de So Tom de vila, o dos Reis Catlicos em Granada e o mausolu mural de Diego Hurtado de Mendoza na catedral de Sevilha (ano 1509)

So Jernimo (Pietro Torrigiano).

Pietro Torrigiano foi um grande escultor do barro cozido, ao qual se adjudicam um So Jernimo e uma esttua da Virgem Maria que atualmente se encontram no Museu de Sevilha. Entre as obras encarregadas a Itlia servem de exemplo o So Joo da oficina de Michelangelo para a cidade de beda e alguns relevos da oficina da famlia Della Robbia. Quanto aos artistas escultores espanhis, a primeira gerao esteve composta por Vasco da Zara (coro da catedral de vila), Felipe Vigarny (retbulo maior da catedral de Toledo), Bartolom Ordez (cadeiral da catedral de Barcelona) e Diego de Silo (sepulcro de D. Alonso Fonseca em Santa rsula de Salamanca).[40] Entrado j o segundo tero do sculo XVI e seguindo at 1577, sobressaram Alonso Berruguete e Juan de Juni; este ltimo de origem francesa e com oficina em Valladolid, autor dos retbulos maiores nas igrejas de Santiago e da Antiga, bem como de muitas outras obras que se encontram em Segvia, Cidade Rodrigo e outras povoaes de Castela. Surgiram tambm outros grandes mestres do Renascimento espanhol que, seguindo as normas italianas, souberam dar s suas obras um carter espanhol, criando escola nas diferentes regies. O tero final chegou com o gosto classicista. Trabalharam na corte do imperador Carlos os dois escultores italianos Leoni (Leone e Pompeu, pai e filho) com a fundio em bronze das esttuas de Carlos I, de Filipe II e de outras pessoas da Famlia Real.

Sacrifcio de Isaac de Alonso Berruguete.

Santo Antnio de Lisboa, de Juan de Juni.

Filipe II por Pompeu e Leo Leoni.

Plateresco

Palcio dos duques de Medinaceli em Cogolludo (Guadalajara). Dentro do Renascimento uma variedade puramente espanhola, que se corresponde com o estilo manuelino portugus. Chama-se tambm Gtico isabelino ou estilo Reis Catlicos, por comear com o reinado destes monarcas, embora se estenda at os tempos de Filipe II. Ainda que o termo plateresco costume ser empregue para a arquitetura, ao ser uma arte puramente decorativa e de ornamentao escultrica, pode ter cabimento aqui neste pequeno apartado.

Fachada lateral plateresca do Municpio de Sevilha.

Caracteriza-se por manter certos componentes gticos e mudjares dentro do fazer renascentista. As fachadas esculpem-se como se fossem retbulos, e junto ao almofadado tpico do Renascimento mostram-se as colunas abalaustradas com grutescos e cheias de decorao e de janelas de tradio goticista. Proliferam os tondos ou medalhes e os escudos colocados nos zimbrios das abbadas e nos arcos. Trata-se de um gnero muito decorativo. Alcanou a sua maior exuberncia na Andaluzia. Um bom exemplo pode ser a fachada do Municpio de Sevilha por Diego de Riao.

Escultura alem

Pormenor de So Sebastio, escultura em madeira policromada de Riemenschneider. A prosperidade das cidades germnicas afianou-se com o alargamento da poca gtica, ocorrendo nos primeiros decnios do sculo XVI a introduo da escultura renascentista com a influncia da escola florentina italiana. A maior parte desta escultura foi realizada em madeira, pela grande riqueza florestal das suas regies e com uma magnfica policromia e dourado. Aos escultores alemes custou-lhes abandonar as roupagens gticas e que as suas personagens adquirissem o esprito clssico, assim pode apreciar-se nas obras de Veit Stoss, no retbulo da Virgem em Santa Maria de Cracvia, nos relevos da catedral de Bamberg ou na Anunciao do Rosrio na igreja de So Loureno de Nuremberga. Tambm no mesmo estilo encontram-se as esculturas de Tilman Riemenschneider, obras extraordinrias como o Altar da Anunciao da igreja de Creglingen. Como "mundo esculpido" conhecido o carter que adotou a escultura nos pases germnicos durante a segunda metade do sculo XV, que pode ser visto nos grandes polpticos de altar de algumas igrejas e catedrais alems. Trata-se frequentemente de altares de duas e at quatro folhas totalmente esculpidas, com agulhas e altos pinculos que abrigam, na sua parte central, a "caixa", com uma cena religiosa. Vasari, conhecedor do estilo alemo, dizia sobre ele: (...) pacincia e sutileza grandssima... os escultores operam continuamente de forma que reduzem as coisas a tanta sutileza que deixam pasmado ao mundo.

Caixa central do altar de Blaubeurer obra de Michel Erhart.

Michel Erhart de Ulm conseguiu um grande controle estilstico. A sua obra mais ponteira o altar do mosteiro beneditino de Blaubeurer (Baden-Wurtemberg) no que se podem apreciar na caixa cinco grandes esculturas policromadas. Ao sul do Tirol trabalhou o escultor Michael Pacher; entre as suas obras destaca-se o altar-mor de So Wolfgang, de onze metros de altura e no que se combina a pintura com a escultura. A escultura alem teve curta vida poca do Renascimento. Destacou-se como escultor Peter Vischer com outros membros da sua famlia inspirados mais diretamente no Quattrocento italiano, como se v no sepulcro de So Sebaldo (1507-1519) em Nuremberga, assim como a sua participao no mausolu do imperador Magiliano em Innsbruck, que devia agrupar quarenta esttuas de tamanho maior do natural e cem estatuetas menores com quarenta bustos de imperadores. Deste trabalho apenas alcanou a realizar uma terceira parte, e as esculturas realizadas foram fundidas em bronze. Tambm interveio nesta obra Durer, para a que concebiu a Cabea do Rei Artur e realizou a escultura de corpo completo Vischer, com a decorao e a armadura em estilo medieval, mas com o contrapposto de um heri da Antiguidade.

Escultura nos Pases Baixos

Pormenor do tmulo de Margarida de ustria em Bourg-en-Bresse, realizado por Conrad Meit. Nos Pases Baixos desenvolveram-se e consolidado completamente as atividades artsticas durante o perodo gtico a nveis muito altos, o que faz compreensvel que fossem resistentes a admitir outros critrios. Assim pois, foi tardia a aceitao do novo estilo que vinha da Itlia e as decoraes gticas mantiveram-se ainda durante longo tempo. Na realizao de retbulos, cadeirais de coro e mobilirio religioso com escultura includa, foi empregue a talha em madeira, nos quais se elaboraram os elementos renascentistas ao jeito dos realizados na Lombardia.

Obra de Jacques du Broeuq. Em 1507 Margarida de ustria nomeada governadora dos Pases Baixos pelo seu sobrinho Carlos I da Espanha, criando uma corte humanista em Malinas. Margarida era uma grande colecionador de arte e tomou ao seu servio todo tipo de artistas, entre eles o escultor Conrad Meit, nascido em Worms, o qual trabalha na arte

do retrato e de pequenas estatuetas de madeira de buxo ou bronze. A ele encarregou Margarida a realizao das figuras "ao vivo e em trnsito" do seu marido Felisberto II de Saboia, o da sua me Maria de Borgonha, e o seu prprio para a igreja de Brou de Bourg-en-Bresse.

O belga Herman Glosencamps construiu as esculturas decorativas da chamin dos conselhos de cidade de Bruges. Em Utrecht encontram-se vrias esttuas devidas ao escopro de Uries e Kyser, nas quais o naturalismo renascentista aprecivel nos pormenores anatmicos e nas pregas das vestiduras, admitindo-se plenamente o novo estilo na segunda metade do sculo XVI. Jacques du Broeuq, mestre de Giambologna, foi designado arquiteto e escultor da corte por Maria de ustria, filha de Carlos I da Espanha, para a que realizou numerosas obras; entre elas ressalta um conjunto de esculturas em alabastro para o coro de Sainte-Waudru de Mons. Os seus relevos acercam-se aos escultores italianos contemporneos, e apreciam-se traos classicistas nas pregas das suas roupas, ao jeito da estaturia antiga. Nos relevos de maior tamanho como o da Ressurreio mostram-se os personagens com umas silhuetas alongadas e quase de vulto redondo muito marcado. A obra do escultor e arquiteto Cornelis Floris de Vriendt manifestou-se com semelhana ao italiano na fachada do municpio de Anturpia, nos sepulcros dos reis da Dinamarca e os duques da Prssia em Knigsberg, e na decorao do coro da catedral de Nossa Senhora Tournai, realizado com uma grande semelhana ao jeito de Andrea Sansovino.

Escultura inglesa

Monumento funerrio de Shakespeare em Holy Trinity Church, de Stratford, por Gerard Johnson. A escultura inglesa do sculo XVI deriva da italiana, sendo deste ltimo pas os mais notveis artistas que trabalharam na Inglaterra. Os monarcas, para animar a vida artstica, exerceram uma funo muito importante hora de desenvolver este movimento artstico. Entre os primeiros e principais escultores italianos figurou Pietro Torrigiano, ao que se deve o sepulcro de Henrique VII e Isabel de York. Est realizado em mrmore e bronze dourado, com as figuras jacentes dos monarcas e em cada canto do sepulcro uns anjos que sustm os escudos de armas; encontra-se numa capela da abadia de Westminster em Londres. Em 1511 esculpiu o sepulcro de Margarida Beaufort, me de Henrique VII. De 1516 data o sepulcro do arquivistareal, John Young, que tambm representou num busto conservado na National Portrait Gallery de Londres. Tambm lhe foi encomendada por Henrique VIII a sua prpria sepultura e a da sua esposa Catarina de Arago em 1518. Apesar da viagem do escultor Itlia para contratar ajudantes, desconhecem-se os motivos pelos quais no chegou a realizar a obra e abandonou a corte inglesa para se instalar na Espanha em 1525. Este sepulcro foi realizado finalmente entre 1524 e 1528 pelo escultor italiano Benedetto da Rovezzano. Com a implantao da reforma protestante suprimiu-se na Inglaterra a escultura religiosa, bem como o contato com todo o que pudesse vir da Itlia, ao ser identificado como uma via de influncia papal. Apenas nos soberbos pantees e em esttuas comemorativas de personagens teve desde ento alguma vida a arte plstica, como o realizado pelo ingls Richard Parker para o tmulo do conde de Rutland (1543) em Bottesford.

A influncia italiana foi substituda pela francesa e pela vida de artistas flamengos, entre eles Gerard Johnson (chamado tambm Garret Jansen), que realizou o sepulcro do conde de Southampton em Titchfield e o monumento funerrio em honra de William Shakespeare em Stratford.

Escultura portuguesa

Prtico do Mosteiro dos Jernimos realizado por Nicolau de Chanterene. Nas postrimeiras do sculo XV, Andrea Sansovino foi trabalhar para o rei Joo II de Portugal; parece que se tinha a sensao de que os italianos, com o seu monoplio quase exclusivo da arte antiga, possuam tambm o dom do qual era correto dentro da arte. Em torno da corte de Joo III criou-se um foco de humanismo segundo o modelo das cortes italianas. O Renascimento imps-se nas cidades de Coimbra, Tomar e vora com tanta fora que nesta regio do Alentejo custou a posterior implantao do Barroco. A escultura portuguesa manifestou-se assim mesmo italianista no seu primeiro Renascimento, sendo as suas principais obras trs formosos relevos no claustro da igreja de Santa Cruz em Coimbra, lavrados por artistas portugueses:

Jesus Cristo diante Pilatos Passagem da cruz nas costas Missa de So Gregrio Procedente da Frana, o artista Nicolau de Chanterene realizou em 1515 os sepulcros reais para esta igreja de Coimbra. Em 1517 encarregou-lhe o prtico central do Mosteiro dos Jernimos e as figuras orantes do rei Manuel e a rainha Maria; entre as muitas obras deste escultor encontra-se o retbulo em alabastro do Palcio Nacional da Pena para a cidade de Sintra. Chanterene praticou tambm a arte do retrato com bustos de grande realismo. Em Coimbra encontravam-se outros dois escultores tambm franceses: Joo de Ruo e Filipe Duarte ou Orarte, vindo este ltimo de Toledo e que foi contratado para realizar o grupo de A Cena, que foi concludo em 1534 com um realismo extraordinrio em atitudes agitadas e impetuosas. O grupo conserva-se atualmente no Museu da cidade de Coimbra. Ruo trabalhou num retbulo da capela do Sacramento da catedral desta cidade; tambm destaca o plpito que fez para o mosteiro de Santa Cruz. Este artista chegou a montar uma oficina importante, na qual esculpiam um grande nmero de obras. Em meados deste sculo pde se apreciada a influncia espanhola em diversas obras do mosteiro de Belm, como num Crucificado de madeira cujo estilo similar ao do crculo de Diego de Silo.

Escultura hispano-americana

No geral, a escultura hispano-americana renascentista foi iniciada pelas ordens religiosas e pelo seu trabalho de ensinamento com a disponibilidade de modelos de obras trazidas da Espanha, das quais em muitas ocasies se copiava, sobretudo a iconografia das imagens. No Equador foram os missionrios de origem flamenga Pedro Gosseal e Jodoco Rique os que fundaram a primeira escola no convento de So Francisco de Quito, ensinando conhecimentos na arte da arquitetura e da talha, tanto em pedra como em madeira, alm da religio e das letras. Os artistas locais conseguiram umas boas interpretaes misturadas com motivos da sua tradio com a ingenuidade dos rostos das imagens, bem como da policromia com cores mais primrias e muito mais chamativas, que se pode apreciar nos retbulos que se construram durante o quinhentos no Mxico, assim como na decorao das pias batismais e nas cruzes dos ptios conventuais. Um escultor relevante o guatemalteco Quirio Catao, que foi autor, entre outras imagens, do Cristo Negro de Esquipulas de 1594.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_do_Renascimento

A arquitetura renascentista representou, depois da modalidade romnica, um momento de rompimento na histria da arte arquitetnica, nos seus mais diversos aspectos, ou seja, nos recursos utilizados por esta esfera no mbito da criao; nos seus meios de expresso e no seu corpo terico.

Palcio de Frederiksborg, Dinamarca. Este estilo predominou no continente europeu ao longo dos sculos XIV, XV e XVI, no contexto caracterizado pelo movimento conhecido como Renascimento, que inovou especialmente nos campos cultural e cientfico. No toa que uma das principais marcas desta arquitetura seja uma distribuio espacial matemtica das edificaes. Elas so dispostas de modo que as pessoas entendam a lei que as regem e estruturam, seja de onde for que as vejam. Os arquitetos, neste perodo, investem-se de uma autonomia cada vez maior, adotando um estilo individual. Eles so fortemente influenciados pelo Classicismo, particularmente pela criao arquitetnica desta poca, respeitada como o padro mais primoroso de todas as produes artsticas e at mesmo da existncia humana. Esta arquitetura primou especialmente pelo resgate da Antiguidade Clssica. Ela procurava aliar a viso de mundo crist com este universo considerado pago pela Igreja. Era fundamental que esta opo artstica procurasse agradar esta instituio, pois o Renascimento destacava-se especialmente na Itlia, marcada claramente pela presena do Vaticano. Assim, tudo que pertencia ao mundo antigos dos gregos e romanos era aproveitado na concepo arquitetnica renascentista a busca da Beleza mais perfeita, a disposio ordenada dos elementos de um prdio, a traduo da esfera das idias nas linhas dos edifcios, os arcos de volta-perfeita, a influncia da composio formal da Natureza, vista como modelo de perfeio, a singeleza das obras, a forte presena dos aspectos humanistas, a utilizao sistemtica da perspectiva, entre outros elementos.

Scuola Grande di San Marco, Veneza. Neste momento artstico as Artes se revelam esferas livres, agindo por conta prpria; assim, a escultura e a pintura atuam independentemente da arquitetura. Basicamente ela se enraza em dois alicerces importantes o Classicismo e o Humanismo. Embora este estilo no tenha se libertado completamente das concepes e costumes da Era Medieval, ele busca incessantemente o desligamento da arte medieval. As principais edificaes deste perodo so igrejas, residncias construdas no permetro externo da cidade, fortalezas que assumiam um papel blico, entre outras. O arquiteto mais conhecido desta poca Brunelleschi, que ao mesmo tempo atuava nos campos da pintura, da escultura e da arquitetura. Alm disso, tambm conhecia bem a Matemtica e a Geometria, e era um especialista na compreenso da produo potica de Dante Alighieri. Entre suas obras principais esto a cpula da Catedral de Florena e a Capela Pazzi. Fonte: http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html

You might also like