You are on page 1of 32

1222

Repblica de Angola Ministrio da educao Instituto Mdio Politcnico Manuel Quarta Punza

TEMA: Estudo de um transformador monofsico ensaio no vazio e em curtocircuito Generalidade Grupo n 02 Curso: Energia e Instalaes Elctricas Classe: 12

INTRODUO
Neste captulo vamos de uma forma prvia estudar os transformadores, na sua generalidade e construo funcionamento e emprego.

Os transformadores so mquinas elctricas estticas, que encontram larga aplicao nomeadamente, nos sistemas de distribuio de energia elctrica. O estudo que aqui se apresenta tem principal incidncia nos transformadores monofsicos. No entanto, os aspectos bsicos so gerais e no difcil ao leitor interessado, e ao tcnico electricista, encontrar diversas formalidades para a sua aplicao e manuteno. Vamos generalizar os diversos transformadores, para que se faa um estudo cada vez mais abrangente e equitativo do mesmo.

COSTITUIO DO TRANSFORMADOR
O transformador composto por dois enrolamentos electricamente independentes, colocado sobre um circuito magntico nico (ncleo), os enrolamentos so chamados de primrios e secundrios. O primrio esta ligado a fonte, enquanto o secundrio debita essa numa rede elctrica ou directamente nos receptores. Os enrolamentos esto passados a umas chapas finas de 0,3 0,5 mm de espessura, isoladas uns aos outros por verniz ou por uma oxidao superficial. O circuito magntico fechado entre ferro, ao mnimo por encabestramento de chapas. Possuem espiras, que so diferentes. O enrolamento que possui muitas espiras de enrolamento de alta tenso (AT) e o de menos espiras chamado de enrolamento de baixa tenso (BT).

IMPORTNCIA DOS ENROLAMENTOS


a) Um dos enrolamentos alimentado por uma fonte de tenso sinusoidal (rede elctrica ou alternador), e designado de enrolamento primrio e todas as grandezas so afeitadas de ndice um (I1). O primrio do transformador funciona como receptor. b) O secundrio no electricamente ligado na fonte designada de enrolamento secundrio e todas as suas grandezas so afeitados de ndice dois (I2). c) Se a tenso aplicado ao primrio muito elevada que aquela libertada ao secundrio, o transformador dito abaixador de tenso. No caso contrrio considerado de elevador. d) A condio de respeitar a tenso primria nominal, o transformador teoricamente reversvel: Se a sua tenso de 500v, ele pode ser diferente ao; Funcionar com abaixador de 500V 220V. Funcionar em elevador de 220V 500V. A queda de tenso desta mquina determinada pelo fabricante.

DISPOSIO DOS ENROLAMENTOS EM TORNO DOS NCLEOS


O enrolamento com maior nmero de espiras o de alta tenso (AT) enquanto o de menor nmero de espiras o de baixa tenso (BT). O enrolamento de alta tenso pode ser primrio ou secundrio consoante o transformador redutor ou elevador de tenso. As bobinas so dispostas, a volta do ncleo, de vrios modos conducentes a maior ou a menor disperso. Conforme a potncia do transformador os enrolamentos so formados por associao de bobinas concntricas, sendo a de alta tenso dividida em partes e rodeando a bobina de baixa tenso (B.T.).

BT AT

AT

BT

Figura 01-Disposio dos enrolamentos em torno do ncleo

Nos transformadores de colunas podem estar ambos as bobinas na mesma coluna, ou metade em cada coluna. Nos tranfo de ncleos couraados os dois enrolamentos esto sempre na coluna central condisposio concntrica ou alternada. Normalmente, na disposio concntrica, o enrolamento de B.T fica junto ao ncleo para se poupar isolamento. De facto basta isolar o enrolamento de A.T do de B.T, enquanto na situao inversa ter-se-la de isola-lo tambm no ncleo.

ENROLAMENTO DE BAIXA TENSO (BT)


Este enrolamento constitudo por um condutor de seo circular ou barra de cobre electrolitico ou alumnio. Devido a sua seo retngular a barra de um melhor aproveitamento do espao, pelo que utilizada nas transformador de elevada. O enrolamento de B.T, quase sempre, uma, uma nica de camadas sobrepostas convenientes isoladas entre si. Porem, quando as correntes so de elevadas intensidades e h necessidades de refrigerar o enrolamento, juntam-se vrias bobinas separadas para que pelos intervalos possa circular o leo isolador e refrigerante. Os enrolamentos de BT e AT, so isolados do ncleo e entre si com ebonite, (fibra de vidro), presspahn madeira altamente humidade. Para tenses inferiores a 750V, o enrolamento de BT, muitas vezes apenas uma folha (ou banda) de cobre ou alumnio. A altura da folha igual a altura do enrolamento e portanto cada espira tem a altura da perna do ncleo.

ENROLAMENTO DE ALTA TENSO (A.T)


Quanto ao material dos condutores e isolantes e a sua forma, ideal ao enrolamento de B.T. Sendo este enrolamento percorrido por correntes de intensidades a do enrolamento de BT, a seo inferior ao deste. Quando as tenses so elevadas (acima de 5KV) o enrolamento subdividido em varias bobinas ligadas em serie. Tal procedimento vem por fim evitar que entre as espiras sobrepostas aparea uma diferena de potencial (d.d.p.), muito elevadas para os isolamentos normais. Para tenses abaixo dos 5KV, o enrolamento constri-se estendendo primeiro uma camada de N espiras ao longo de todo o comprimento til da coluna. Segue-se-lhe uma segunda camada estendida em sentido inverso com o mesmo nmero de espiras. A primeira espira da primeira camada e ltima da segunda camada ficam sobrepostas entre elas a d.d.p. a que corresponde a 2N espiras o que obriga a forar o isolamento. Assim, limitado o nmero de espiras por camada, nas bobinas parcelares primeiro nmero de espiras.

CLASSIFICAO DOS TRANSFORMADORES SEGUNDO A SUA GENERALIDADE


Para adaptar a corrente elctrica a certos usos frequentemente necessrio transformar o nvel de tenso elctrica, (eleva-la ou abaixa-la), ou seja a sua forma (converter a corrente elctrica). Tambm, em alguns casos pode-se modificar a frequncia da corrente alternada ou at mesmo o nmero de fases de um sistema e tenses e correntes (trifsicas, bifsicas, monofsicas, hexafasica, etc.). As mquinas destinadas a transformar a tenso a uma forma, a frequncia da corrente ou o nmero de fases denomina-se Transformadores. Os transformadores podem ser agrupados em trs categorias seguintes: Transformador esttico Transformador rotativo ou conversores Transformadores retificadores e onduladores TRANSFORMADORES ESTTICOS: So aparelhos eletromagnticos, sem partes moveis, destinados a modificar a tenso ou o nmero de fases da corrente alternada. So utilizados e conhecidos vulgarmente apenas por transformadores.TRANSFORMADORES ROTATIVOS OU CONVERSORES: aparelhos electromagnticos destinados a transformar a tenso elctrica a forma ou a frequncia da corrente elctrica. TRANSFORMADORES RETIFICADORES E ONDULADORES: so mquinas destinadas a transformar, por meio de processos electronicos, a corrente alternada, em corrente retificadora ou corrente continua em corrente alternada respectivamente. Certamente neste estudo abordaremos apenas dos transformadores monofsicos, mais, antes, ainda vamos procurar estudar a generalidade dos demais. Fazendo juzo naquilo que se denomina sistemas de transformao onde a mquina em destaque o transformador, procuramos de certa forma evidenciar a necessidade

de analisar os sistemas de produo, transportes, e distribuio de energia elctrica.


Onde nos possvel classificar e dividirmos o estudo de cada mquina aqui referida:

Transformar monofsico Transformador trifsico Transformadores especiais

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO
Este princpio de funcionamento generaliza todos tipos de transformadores, de uma forma prvia vamos apenas nos referir a dois principais princpios: a) O enrolamento primrio submetido a uma tenso sinusoidal, ela atravessado por uma corrente sensivelmente sinusoidal. Em primeira aproximao, ns podemos dispersar as quedas das tenses e podemos admitir que o fluxo atravs do circuito magntico sinusoidal, enquadratura atrasada da tenso. Este fluxo cria em cada dois enrolamento uma fora electromotriz sinusoidal, essa fora no pode ser visualizado a olhos ns, mais a dois osciloscpios pode se medir os valores eficazes. Em termos construtivos o transformador tem um circuito magntico (ncleo) cria a funo confinar as linhas de fora da induo magntica e desta forma estabelece a ligao magntica entre os dois circuitos elctricos. b) A origem da fora electromotriz induzida ao secundrio devido a ligao magntica entra os dois pontos. uma fora electromotriz mtua induzida graas a presena do ferro, a ligao magntica excelente. O circuito magntico (ncleo), construdo usando uma substncia de elevada permeabilidade magntica. Atravs desse ncleo que se estabelece de uma maneira forte a ligao magntica entre os dois circuitos elctricos.

IMPORTNCIA DO TRANSFORMADOR
Para o transporte, distribuio e at mesmo na produo da energia elctrica necessrio um transformador, que possibilita a transformao da tenso da corrente elctrica. Por muitos casos, a tendendo as distancias que se encontram as centrais de produo e distribuio de energia elctrica, necessrio o uso do transformador para transporte da energia permitindo assim, a sua transformao em AT para BT ou em MT. O uso dos transformadores hoje em dia bastante importante em todos os domnios tcnicos e industrias. Os transformadores proporcionam uma facilidade de transporte e distribuio de energia elctrica, da centralidade de produo ao consumidor.

NECESSIDADE DE TRANSFORMAO
Com o aumento dos consumos de energia nasceu a necessidade de fazer o transporte e distribuio de energia em diferentes sistemas, o qual se mostra bastante econmico. Para transformar as tenses, so aplicadas varias metodologias, para se chegar at ao produto final (cliente). As grandes centrais electricas encontraram-se afastadas dos locais de consumo, pelo que necessita fazer o transporte de energia produzida. O aumento da necessidade de transformao cada vez mais preocupante atendendo a evoluo do consumo. Uma das grandes razes para a transformao dar se consumidor uma baixa tenso, (medias t ou alta tenso para alguns casos) para o cumprimento das suas necessidades vitais. Para que as perdas das linhas sejam evitadas o transporte de energia deve-se passar em uma determinada transformao.

INTERESSES E BENEFICIOS
O transformador permite obter uma mudana com excelentes e rendimentos podemos por exemplo passar de 560V para 220V, ou vice-versa, com mais fracas perdas. Os grandes transformadores as perdas no chegam a 1%. Os benefcios que os transformadores trazem so intimamente importantes a diversos domnios industrias e ao consumidor normal. Sabe-se que a alta tenso mais perigosa necessita-se de uma isolao excepcional, tem sido fora de questo a alimentao de uma instalao domestica. Assim, surge a interesse de transformar ou reduzir a corrente at ao nvel do cliente. A Resposta em Frequncia de interesse de um determinado transformador de potncia ou reator derivao constitui uma caracterizao nica, no domnio da frequncia, do equipamento. De uma forma resumida a resposta em frequncia do equipamento pode ser sintetizada atravs de combinao especfica de parmetros eltricos do sistema linear representativo do equipamento de interesse (ncleo, enrolamentos e suas isolaes, conexes internas entre enrolamentos e terminais. Alguns tipos de defeitos causados por faltas ou ocorrncias de impactos mecnicos em transformadores de potncia no so detectveis atravs das tcnicas convencionais utilizadas para verificar possveis problemas nesses equipamentos. Por essa razo, o presente trabalho visa desenvolver um algoritmo de anlise e diagnstico de transformadores utilizando para isto a metodologia de Anlise de resposta em Frequncia de forma que esses defeitos ou falhas sejam detectados por esse mtodo. Uma vez detectado um problema, medidas preditivas podero ser tomadas para que esses problemas no se tornem falhas catastrficas, o que anteciparia o fim de vida do equipamento.

RELAO DE TRANSFORMAO
A relao de transformao (m), de um transformador igual ao quociente dos valores eficazes das tenses do primrio e do secundrio. V-se na relao que se segue em baixo:

m= , valores no vazio. Embora os valores no vazio so; U2=U2V, em que


; onde no vazio ser: mv =

Essa relao foi feita no vazio.

DETERMINAO DIRECTA DO RENDIMENTO


O rendimento pode ser determinado pela medida da potncia activa que fornecida, e pela potncia activa sada do transformador. Devido ao facto do rendimento ser muito elevado nos grandes transformadores, no existe diferena significativa entre a potncia activa aplicada ao transformador e a fornecida por este. Neste caso o mtodo directo no o mais eficiente e exacto (ver fig. 3). No caso seguinte, as perdas de energia no transformador so determinadas directamente. Tabela com os vrios rendimentos do transformador em plena carga Potncia Nominal 100 W 1 KW 10 KW 100 KW 1000 KW 1 MW 10000 KW 10MW Rendimento % 0,88 0,92 0,96 0,97 0,98 0,99

DETERMINAO DO RENDIMENTO ATRAVS DA MEDIDA DAS PERDAS DE ENERGIA


Quando o transformador est a funcionar em vazio, no existe corrente no secundrio e no h perdas no cobre deste enrolamento. A corrente em vazio no primrio muito reduzida o que leva a que as perdas no cobre possam ser desprezadas. Portanto, a potncia activa mensurvel em vazio representa a potncia dissipada no ncleo de ferro

FUNCIONAMENTO NO VAZIO
ESTUDO EXPERIMENTAL

Um transformador vazio quando o enrolamento secundrio no alimenta nenhuma carga. O secundrio um gerador de circuito aberto e a tenso no vazio (U2v), que vai ser medida ser igual a fora electromotriz (E2)

Figura 02-Transformador em vazio

Nesta hiptese, a corrente I2 nula e a impedncia vista pelo primrio tem um valor relactivamente elevado. Para se concluir este facto basta ter presente o circuito equivalente assim, como os valores tpicos dos seus parmetros. A relao entre as tenses primrias e secundrias (valores eficazes) r portanto, igual a relao entre os nmeros das espiras. Quando o transformador est a funcionar em vazio, no existe corrente no secundrio e no h perdas no cobre deste enrolamento. A corrente em vazio no primrio muito reduzida o que leva a que as perdas no cobre possam ser desprezadas. Portanto, a potncia activa mensurvel em vazio representa a potncia dissipada no ncleo de ferro

TRANSFORMADOR MONOFSICO
Neste segundo captulo do nosso trabalho vamos de uma maneira mais clara procurar demostrar algumas experiencias e desenvolver o estudo do transformador monofsico. Definio: transformador monofsico constitudo por um circuito magntico (ncleo) e por dois enrolamentos condutores denominados de primrio e secundrio. O primrio est ligado fonte de energia elctrica (alternador ou rede elctrica), enquanto o secundrio debita esta numa rede elctrica ou directamente no receptor. Com esta mquina podemos elevar ou abaixar a tenso elctrica consoante a relao entre o nmero de espiras dos dois enrolamentos.

SIMBOLOGIA
220V 15KV A B 25KV 50HZ 2U 1U 1V 60VA 50HZ 2V 8V

250V

Figura 03- simbologia do transformador monofsico.

As vrias grandezas (intensidade da corrente elctrica, tenses, potencias, factores de potencias, impedncias e nmeros de espiras) sero consideradas em vrias situaes podendo referirem-se ao primrio e ao secundrio. Para fazer uma distino utilizaremos as seguintes convenes: ndice 1 para as grandezas do primrio ndice 2 para as grandezas do secundrio ndice 0 para grandezas do primrio ou do secundrio quando o transformador esta em vazio ndice n para as grandezas do primrio e do secundrio em condies nominais.

NCLEO
O ncleo tem como funo de conduzir as linhas de induo magntica ou do campo magntico criado pelas correntes nos dois enrolamentos. Pretende assim, criar-se uma boa ligao magntica entre os enrolamentos. Como o ncleo vai ser atravessado por um fluxo alternado, vai ser sede de fenmeno de histerese e de corrente de Foucault. A fim de reduzir as correntes de Foucault, o ncleo formado pelo empilhamento de chapas magnticas de 0,3 0,5 mm de espessura isolados umas das outras. Como isolantes elctricos usa-se um verniz (silicato de sdio) ou submetem-se as chapas a um tratamento termoqumico (oxidao) que proporciona o necessrio isolamento de um ou dois lados da chapa.

FACTOR DE APROVEITAMENTO OU DE EMPACOTAMENTO


Chama-se factor de aproveitamento ou de empacotamento, ao quociente entre a seo do ferro do ncleo pu reao til e a seo total (ferro mais isolamento). Para as chapas envernizadas de um dos lados deste factor igual a 0,9 enquanto para as chapas sujeitas a tratamento termoqumico vai de 0,95 0,97. As chapas magnticas so ligas de ao, fundido com silcio laminado aquente (3 5% de silcio), ou seja, ao silicioso. A juno de silcio ao ao tem duas vantagens: Aumenta a resistividade do ao pelo que reduz as correntes de Foucault. Diminui a rea do ciclo de histerese do ao pelo que as perdas inertes se reduzem. No podem utilizar-se percentagens mais elevadas de silcio dado que o ao se tornaria quebradio. Moderadamente usam-se chapas magnticas de cristais orientados, obtidos por laminagem a frio seguido de um tratamento trmico de elevada preciso. Estas chapas conciliam uma elevada permeabilidade com perdas reduzidas. As perdas de ferro, com estas chapas so menores que 0,5W/Kg, para Bm=1T, enquanto nas chapas, so ordinrias so vulgares valores entre 0,9 e 1,6W/Kg, nas mesmas condies.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO.
Para compreender o funcionamento do transformador comeamos primeiramente com experincias simples seguindo-se-lhe a interpretao dos fenmenos fsicos em jogo.

TRANSFORMADOR EM VAZIO 1 EXPERINCIA Considere-se a montagem esquematizada a baixo, em que o secundrio do transformador est em vazio, isto no debita corrente designamos por I1. Onde I1, a corrente primaria em vazio.

I1

110V

Figura: 04 transformador em vazio (1 experiencia)

Dentro desta experiencia vamos procurar fazer dois ensaios, seguintes: a) Coloquemos com o primrio de uma bobina de 500 aspiras e como o secundrio uma bobina de 1000 e de 250 espiras. De seguida liga-se o primrio rede de 220 e de 110V. As leituras do os seguintes valores indicados no quadro que se segue. b) Reconhecemos a experiencia colocado no secundrio uma bobina se apresentam no quadro.

N1 1 Ensaio 2 Ensaio 500 500

N2 250 1000

I1 2 0,5

I2 0 0

U1 220 110

U2 110 220

Para cada fase da experiencia comparemos a relao espiras do primrio e do secundrio com a relao e secundrio. Primeiro ensaio:

, Entre os nmeros de , Entre as tenses primrias

2 2
Segundo ensaio:

0,5 0,5
Em ambos os casos as relaes tem quase os mesmos valores, isto , a relao do numero de espiras dos dois enrolamentos aproximadamente igual a relao das tenses aos terminas destes. No primrio caso o transformador funcionou como elevador d tenso enquanto no segundo foi abaixador (redutor de tenso). O quociente entre a tenso mais elevada e a menor a razo ou a relao de transformao (m) do transformador, pelo que m, sempre superior a um (1). U2; tenso secundrio em vazio. Se o transformador redutor ou abaixador ser:

m=

, Em elevador teremos: m =

FRMULA DE BOUCHEROT
a) Deduo: sendo a corrente sinusoidal tambm o fluxo sinusoidal.

Figura: 05 grfico de Boucherot

Atendendo a figura durante meio perodo (

) O fluxo passa de um valor mximo

, para um valor mnimo . A fora electromotriz media induzida em cada espira, neste meio perodo dada por:

Emed =

Em que
Emed= 4f

. Como: T=
=

e Emed=

, vem por substituio ter:


= . Fazendo
e

pelo que Emed= 2 f

Para um enrolamento com N espiras temos: Em=N passado para valores eficazes vem:

E=

e como

Obtm-se E=4,44BmNfS.

Ento no primrio e secundrio de um transformador as foras electromotriz so dadas pela frmula Boucherot (Paul Boucherot- electronico francs 1869-1943).

No primeiro caso ser: E=4,44BmN1fS, e no segundo tero: E=4,44BmN2fS. Dividindo as duas equaes em ambos os membros conclui-se que; a relao entre os valores eficazes das foras electromotriz dos enrolamentos igual a relao dos nmeros de espiras.

E1 e E2: a fora electromotriz dos dois enrolamentos, exprime-se em volt. Bm (T); a densidade do campo magntico, medida em tesla.

F; a frequncia da corrente, exprime-se em HZ S: seo dos condutores, em mm2


B) APLICAO
a partir desta frmula que se comea o dimensionamento (projecto) de um transformador. Sendo impostas a tenso U1 e a frequncia f tambm a fora electromotriz E1 pois U1=E1. Na formula de Boucherot ficamos com trs incgnitas Bm N e S.U1=E1=4,44BmN1Fs, tem-se BmN1S =
I

O valor mximo da induo seleccionado tendo em conta que: Quanto mais elevado for Bm mais elevadas so as perdas por histerese e corrente de Foucault. Quanto mais baixo for Bm mais elevado tem de ser o produto N1, isto , a seo do ncleo e o numero das espiras do enrolamento sero tais que o transformador ficar com dimenses exageradas e portanto excessivamente caro e eventualmente com mais perdas (no ncleo e nos enrolamentos). Na saturao, um elevado valor de BM exigiria uma corrente magnetizante I1 de intensidade elevada. Como ponto de equilbrio aceitvel escolhe-se normalmente, na curva de magnetizao do material do ncleo. O valor mais elevado de Bm antes de entrar na zona de saturao (joelho da curva)

TRANSFORMADOR IDEAL EM VAZIO


Para simplicidade do estudo inicial consideremos que nos transformadores existe: A resistncia nos enrolamentos nula No h perdas por histerese No h perdas por corrente de Foucault A disperso nula

Dado o elevado n (rendimento) destas mquinas supomos assim que so transformadores ideais ou perfeitos.

RELAO DE TRANSFORMAO
Observamos o seguinte esquema de um transformador ideal e aplique-se a lei das malhas ao circuito primrio (resistncias nula).

I2=0

Figura: 06- relao de transformao

eg +e1=0 onde, eg = - e1, mais como U1 = eg teremos U1= - e1 e U1 = E1


Como era de esperar, dado que s a fora electromotriz e1, se ope a tenso U1 aplicada de modo a limitar a corrente (e1, tem a fora electromotriz pois em cada instante est em oposio tenso aplicada). U2 = e2 e U2 = E2 sendo que; Obtm-se:

ESTUDO DO TRANSFORMADOR EM CARGA


Um transformador est em vazio quando o secundrio no debita corrente. Sabese que um transformador est em carga quando o secundrio debita corrente sobre uma impedncia Zc (carga). ESTUDO EXPERIMENTAL Considere-se o mesmo transformador utilizado anteriormente (pagina 13), com N1=500 espiras e N2= 250 1000 espiras. Aos terminais do secundrio vamos ligar um restato (carga) que pode suportar correntes at 15.

Figura: 06- Transformador em carga (estudo experimental)

Observa-se que o equilbrio atinge-se quando E1 toma ater igual valor a U1, o que pode acontecer quando o fluxo no ncleo volta ater o mesmo valor com o secundrio em vazio (I2=0). A corrente I2, vai sobrepor-se uma corrente suplementar I2 cujo fluxo contraria o fluxo criado por I2 o que se verifica N1i1= N2i2. Sendo i1 = i10+i2 e como i10=0 vem; i1 = i2 pelo que N1i1= N2i2. A partir desta analise, compreendermos, agira, o motivo por que N1i1 ligeiramente superior a N2i2 na experiencia descrita. De facto i1, inclui tambm a corrente em vazio i10 . Conclumos que a amplitude mxima do fluxo de carga. no ncleo no varia com acorrente

POTNCIA NOMINAL
Tal como em todos os aparelhos elctricos o aquecimento mximo admissvel que vai limitar a potncia dos transformadores. O aquecimento varia com as perdas de cobre (diz-se que as perdas de ferro so fixas), pelo que a intensidade da corrente I2 (e portanto I1) no pode ultrapassar um certo limite. Para um dado nvel de tenso U2 e uma dada intensidade I2 potencia que a mquina fornece depende do factor de potncia cosf2 da carga.

Assim um transformador designado pela potncia mxima possvel com cosf2 =1, ou seja, pela sua Pn. Exprime-se por uma potencia aparente Sn, indicada na chapa de caractersticas da maquina e dada por: Sn = U1I1= U20I20

BREVE ESTUDO DOS TRANSFORMADOR REAL


O funcionamento dos transformador, tal como so na realidade, afetado por diversos fenmenos (como j foi observado anteriormente) inertes a resistncias dos enrolamentos, perdas no ferro e disperso magnticas os quais desprezamos no transformador ideal.

TRANSFORMADOR REAL EM VAZIO


O essencial do funcionamento de um transformador real em vazio no difere de uma bobina com ncleo de ferro.

PERDAS NO FERRO
As perdas no ferro so as devidas histerese e as correntes de Foucault. As perdas no ferro ocorrem devido as histerese magntica e correntes parasitas [Foucault], no ferro. Para atenuar o efeito das correntes parasitas os ncleos dos transformadores, so formados por lminas de ferro. As lminas interrompem as correntes parasitas, pois so isolados entre si.

HISTERESE MAGNTICAS
um fenmeno tpico das matrias ferromagnticas e significa ou retardo. Esse fenmeno ocorre porque materiais ferromagnticos se magnetizam rapidamente quando sofrem influncias do campo magntico.

ENSAIO DO TRANSFORMADOR EM VAZIO


Neste ensaio aplica-se ao primrio a tenso nominal (indicada na chapa de caractersticas) estando o secundrio em vazio. O wattmetro dever ser adequado a medies em circuitos com baixo cosf.

Figura: 07Ensaio em vazio

Este ensaio importante dado que nos proporciona os seguintes resultados:

r1=

RELAO DE TRANSFORMADOR A tenso U1n, no primrio praticamente igual a fora electromotriz enquanto U20=E2 devido ausncia da corrente, isto , o transformador real em vazio comporta-se, quando as tenses, como um transformador ideal ou perfeito. Nos transformadores para media e elevada tenso (M.T e A.T) aplica-se, neste ensaio tenso no enrolamento de BT quer este seja o primrio ou secundrio obtendo-se o mesmo valor para as perdas no ferro. INTENSIDADE DA CORRENTE EM VAZIO I10 Aqui requer por mais ateno e uma profunda analise para se determinar qual a intensidade da corrente em vazio. PERDAS NO FERRO E FACTORES DE POTNCIAS EM VAZIO Sendo a resistncia R1 reduzida, as perdas R1 perdas no ferro (inferior a 1% destas)
10 so desprezveis em relao as

Assim, com o wattmetro medimos as perdas no ferro. Pferro =U1OI1O Cosfo

Sabe-se que: U10I10 Cosfo = Pferro, assim implica dizer que:

Cosfo =

TRANSFORMADOR EM CARGA
1 Equao do transformador Nos transformadores reais as resistncias e a disperso no secundrio tm a sua influncia originando quedas de tenso e perdas. Alem disso a queda de tenso ra, resistncias e a disperso no primrio deixam se ser desprezveis dado que passa a ter valores superiores.Observamos a figura:

Figura: 08-transformador em carga (esquema equivalente, simplificado)

A corrente i2 contribui para o fluxo comum e alem disso cria um fluxo de fugas que no atravessa o primrio ao que se fez para o primrio considera-se outra bobina, parte, responsvel por . Assim seguem as equaes do transformador: a) Corrente:

I1 = i10+i2;
I1 = -

, Como, I2

I2, vem

b) Foras magnetomotrizes

N1i1 + N2i2 = N1i10;

c) Tenses no primrio

u1=- e1+r1i1+Ld1*
d) Tenses secundrias

U1= -E1+R1I1+Xd1I1O

U2=- e2+r2i2-Ld2*
U2=e2-r2i2+ld2* U2 = ZcI2;

; ;

= =

ENSAIO DO TRANSFORMADOR EM CURTO- CIRCUITO.


Tenso em curto circuito Neste ensaio o transformador debita, em curto-circuito, sobre um condutor curto de elevada seo ou cobre um ampermetro (com a R=0, ou resistncia nula). Aplica-se ao primrio uma tenso U1cc, suficiente para o secundrio seja pela corrente nominal.

Os terminais do secundrio so curto-circuitados, e no primrio aplicado uma tenso alternada, de modo que a corrente no ultrapasse seu valor nominal (dado de placa). Como a impedncia de magnetizao possui um valor muito superior aos valores das duas impedncias em srie, a corrente de excitao muito pequena, podendo ser desprezada. Esta considerao implica no mesmo que utilizar uma simplificao do modelo T, o modelo L (tambm conhecido como Cantilever, em ingls), mostrado na figura (a), que desloca o ramo de magnetizao para a direita ou esquerda, permitindo somar as reatncias do primrio e do secundrio. Como o ramo de magnetizao na figura 2b est em paralelo com um curto, a corrente que passa por ele nula. Utilizar o lado de alta tenso como primrio implica em medidas mais confiveis, pois um pequeno valor de tenso aplicado ao primrio o suficiente para que a corrente atinja valor nominal. Normalmente a tenso U1cc varia entre 3 e 10% da tenso nominal. Se utilizssemos neste ensaio a tenso nominal aplicada ao primrio, os enrolamentos secundrios e primrios seriam percorridos por correntes elevadssimas intensidade para as quais este no est previsto. A tenso primria aplicada a um transformador com o secundrio em curtocircuito faz passar neste a tenso nominal designado por tenso de curto-circuito ou U1cc. Muitas vezes est tenso dada em percentagem da tenso nominal e vem na chapa sinaltica do transformador. Tenso de curto-circuito em percentagem. U1cc =
cc n

Para conduzir o ensaio aumenta-se, por meio de um autransformador, a tenso primria desde zero (0), at que a intensidade da corrente do secundrio seja igual a I1n.

Esse ensaio permite determinar as seguintes grandezas: PERDAS NOCOBRE O fluxo no ncleo do transformador proporcional a tenso aplicada no primrio como este ensaio se aplica a tenso de curto-circuito, por exemplo da ordem de 5% de U1n, o fluxo e a induo mxima Bm reduzem-se a 5% dos valores normais de funcionamento (U1= U1n). As perdas no ferro so proporcionais ao quadrado de Bm e portanto da ordem de =0,0025 =0,25%, ou seja

perdas em

servio normal pelo que so desprezveis em face das perdas de cobre.

P1cc = Pcobre sendo Pcobre = R1I1n+R2I2n


Pois as perdas no ferro so desprezveis e o consumo na carga nula R =0 Sendo o ensaio efetuado com as correntes nominais obtm-se o valor das perdas no cobre para a carga nominal.

RELAO DE TRANSFORMAO
Sendo o fluxo bastante reduzido, o mesmo acontece corrente em vazio, pelo que se consideram praticamente nulas. Aplicando a lei de HOPKINSON :

N1i1 + N2i2 = N1i10 = Rm

N1i1 + N2i2 = 0 pelo que se obtm,

A partir das intensidades medidas neste ensaio, I1c e I1cc (praticamente iguais a corrente In), podem determinar-se relao de transformao. o O transformador real em curto-circuito comporta-se quanto as correntes como um transformador ideal ou perfeito.

RESISTENCIA EQUIVALENTE Rs obtm-se a partir das perdas no cobre.

P1cc = Pcobre = R1 1n+ R2

2n = Rs

2n

Rs =

Por outro lado tambm se pode escrever de seguinte maneira; P1cc = Pcobre = Rp 1n Rp

Rp_ tambm pode se calcular a partir de Rs, como j se viu anteriormente, assim, teremos: Rp=Rs t. IMPEDNCIA EQUIVALENTE Considera-se a equao:

=
valor de

rt

, Neste ensaio em curto-circuito U =0 e U


2

20 toma o

=U2cc (tenso induzida no secundrio quando se aplica U1cc ao

primrio. Assim tem-se:

U2cc

OBJECTIVOS GERAIS.
Conhecer o mtodo mais utilizado para obter os parmetros de um transformador de tenso a partir de ensaios. Desenvolver o estudo equitativo dos diferentes transformadores Fazer nascer o interesse ao leitor e ao tcnico de energia sobre as aplicaes.

OBJETIVOS ESPECFICOS:
Realizar o ensaio de curto-circuito com as medies da corrente, tenso e potncia; Realizar o ensaio a vazio com as medies da corrente, tenso e potncia; Utilizar o circuito equivalente do transformador para obteno dos parmetros do transformador. Analisar o rendimento dos transformadores por cada ensaio.

RESUMO TORICO
O transformador possui um papel muito importante em sistemas de potncia em corrente alternada. Ele possibilita que a energia gerada e a transmisso desta energia sejam realizadas em tenses mais adequadas, permitindo grande economia no sistema, alm de permitir que dispositivos sejam atendidos individualmente nas tenses corretas. Tambm largamente utilizado em circuitos de baixa potncia, em circuitos eletrnicos de baixas correntes e nos de controlo. Executam funes como: casamento de impedncias entre fonte e carga, maximizao da transferncia de potncia, isolao de dois circuitos, ou ainda isolar apenas a corrente CC, mantendo a continuidade da CA entre dois circuitos. O circuito T, largamente utilizado e representa bem o comportamento do transformador na maioria das aplicaes. R1 e Xl1 so a resistncia e a reatncia de disperso do enrolamento primrio.

INFORMAO GERAL
Informamos que a potncia indicada na placa de caractersticas do transformador a mxima potncia que pode ser fornecida pelo lado de sada do transformador. Porque o tipo de carga pode variar, esta normalmente indicada em potncia aparente, (em VA). De acordo com as normas DIN, a potncia aparente e a potncia reactiva podem tambm ser indicadas em Watt.) Como em todos os casos de converso de energia, tambm ocorrem perdas nos transformadores. O rendimento definido como sendo uma relao entre duas potncias activas. Nos transformadores, as perdas de energia a considerar, ocorrem nos enrolamentos perdas no cobre e no ncleo de ferro perdas no ferro por histerese e por correntes de Foucault. Est nota informativa, surge numa prespectiva de poder dar um novo resumo naquilo que nos consideramos de apontamentos prvios.

CONCLUSO
Depois de se ter generalizado o transformador, em todos seus aspectos, principais e bsicos. Procuramos concluir os aspectos mais notveis de seguinte maneira: O transformador composto por dois enrolamentos electricamente independentes, colocado sobre um circuito magntico nico (ncleo), os enrolamentos so chamados de primrios e secundrios. O transformador possui um papel muito importante em sistemas de potncia em corrente alternada. Ele possibilita que a energia gerada e a transmisso desta energia sejam realizadas em tenses mais adequadas, permitindo grande economia no sistema, alm de permitir que dispositivos sejam atendidos individualmente nas tenses corretas. Nos transformadores, as perdas de energia a considerar, ocorrem nos enrolamentos perdas no cobre e no ncleo de ferro perdas no ferro por histerese e por correntes de Foucault. As potncias indicadas nas placas de caractersticas do transformador (placas sinaltica) a mxima potncia que pode ser fornecida pelo lado de sada do transformador. Porque o tipo de carga pode variar, esta normalmente indicada em potncia aparente, (em VA). No ensaio em vazio, aplica-se ao primrio a tenso nominal (indicada na chapa de caractersticas) estando o secundrio em vazio. O wattmetro dever ser adequado a medies em circuitos com baixo cosf. Para conduzir o ensaio em curto-circuito aumenta-se, por meio de um autransformador, a tenso primria desde zero (0), at que a intensidade da corrente do secundrio seja igual a I1n.

APRESENTAO DO TRABALHO.
O trabalho aqui explcito ou elaborado tem como o principal tema; estudo do transformador monofsico no ensaio em vazio e em curto-circuito. Esta segunda etapa, surge em base da procura de contedos para construir o projecto em grupo do final do curso, mdio de tcnico de energia e instalaes electricas. No instituto mdio politcnico Manuel Quarta Punza- Uge. A principal necessidade deste trabalho generalizar o tema em cima j referido.

NDECE
CAPITULO 1 1. Apresentao da 2 etapa do trabalho 1.1- Objectivo geral e objectivo especfico 1.2- Resumo terico e informao geral. 1.3- Introduo geral do trabalho. CAPITULO 2 1. Generalidade (Constituio do transformador) 1.1- Importncia dos enrolamentos 1.2- Disposio dos enrolamentos em torno do ncleo 1.3- Enrolamentos de B.T e A.T 1.4- Classificao do transformador, segundo a sua generalidade 1.5- Princpio de funcionamento CAPITULO 3 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Transformador em vazio (1 experiencia) Frmula de Boucherot Transformador ideal em vazio. Estudo do transformador em carga Transformador real em vazio Ensaio do transformador em vazio Ensaio do transformador em curto-circuito Concluso Relao nominal do grupo.

RELAO NOMINAL DO GRUPO

N 1 2 3 4

Nomes completos Amndio Alcides Abreu Neves Eliseu Moyo Kiabua Nguindo

Participao P P P P

You might also like