You are on page 1of 14

Sumrio

Introduo..........................................................................................................02 Procedimentos...................................................................................................04 2.1. Prtica: Preparao de solues cida e alcalina................................04 2.1.2. Experimento: Preparao de cido clordrico (HCl)......................04 2.1.1. Experimento: Preparao de Hidrxido de sdio (NaOH)............04 2.2. Prtica: Padronizao de soluo cida e alcalina..............................05 2.2.1. Experimento: Padronizao de soluo de cido clordrico(HCl).....................................................................05 2.2.2. Experimento: Padronizao de soluo de Hidrxido de sdio (NaOH)..........................................................05 Resultados.........................................................................................................06 3.1.1. Experimento: Preparao de Hidrxido de sdio (NaOH).................06 3.1.2. Experimento: Preparao de cido clordrico (HCl)..........................07 3.2.1. Experimento: Padronizao de soluo de cido clordrico (HCl)....................................................................... 3.2.2.1. Experimento: Padronizao de soluo de Hidrxido de sdio (NaOH).....................................................09 3.2.2.2. Experimento: Padronizao de soluo de Hidrxido de sdio (NaOH)...........................................................10 Discusso..........................................................................................................12 Concluso..........................................................................................................13 Referncias Bibliogrficas.................................................................................14

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 1

1. Introduo Uma soluo a mistura homognea de duas ou mais solues, onde as partculas de cada espcie apresentam tamanhos moleculares inferiores a 50. J a concentrao de uma soluo a relao entre soluto e o solvente, e pode ser expressa de diversas formas: - Relao massa do soluto/volume de soluo em porcentagem m/v (unidade,%); C(%) = m(soluto)/V(soluo) x 100 Relao volume/volume em porcentagem v/v, entre dois lquidos.

(unidade,%); C(%) = V(liq1)/V(liq2) x 100 - Relao quantidade de matria (mol)/volume de soluo: Relao muito usada pelos qumicos, chamada de Concentrao em quantidade de matria ou simplesmente Concentrao (unidade, mol/L) C(mol/L) = n(soluto) / V(soluo)(Litros) - Relao quantidade de matria (mol)/massa do solvente. Relao denominada Molaridade. (No depende da temperatura pelo fato de no aparecer o termo de volume). M = n(soluto) / m(solvente) (kilos)

Assim, sero preparadas solues cidas (utilizando HCl) e bsicas (NaOH), cada qual com uma concentrao aproximada de 0,10 mol/L. J na padronizao, determinada a concentrao exata de uma soluo, atravs da reao desta com outra substncia em soluo, chamada soluo padro, que tem sua concentrao pr-definida. Ao saber a quantidade necessria de soluo padro para que haja reao com a soluo desejada, possvel calcular a concentrao desta ltima. Nesta reao, os seguintes pontos devem ser satisfeitos:
Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica Pgina 2

Ser extremamente rpida; Ser completa no ponto de equivalncia qumico; Possuir equao qumica bem definida, descrevendo bem o ocorrido, sem reaes paralelas; Permitir o uso de identificadores para verificar o fim do processo (como por exemplo, fenolftalena) sem que haja mudana na reao.

A soluo padro citada acima, deve atender aos requisitos: Ser de fcil obteno; Estvel em relao ao ar; Possuir grande massa molar.

As solues padres (padres primrios) mais utilizadas alcalinos so: carbonato de sdio (Na2CO3) e o tetraborato de sdio decahidratado (brax). J os padres primrios cidos mais comuns so o cido oxlico dihidratado (H2C2O4 2H2O) e o ftalato cido de potssio (KHC8H4O4). Porm, muitas vezes, deve-se preparar uma soluo da substncia desejada com uma concentrao prxima da desejada e, em seguida, padroniza-la contra um padro. H duas maneiras para este processo: Titulao de certo peso de padro primrio adequado com a soluo preparada (como realizado no caso do cido clordrico (HCl)); Titulao de certo volume de uma soluo de um padro secundrio de concentrao conhecida (como na titulao do HCl com o NaOH padronizado (padronizao secundria)). Indicadores coloridos, que mudam de cor conforme o pH, so muito utilizados nestes processos, para melhor identificao. Com estes procedimentos, ser determinada a concentrao real das solues de cido clordrico (HCl) e hidrxido de sdio (NaOH) sintetizadas.

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 3

2. Procedimentos 2.1. Prtica: Preparao de solues cida e alcalina 2.1.1. Experimento: Preparao de Hidrxido de sdio (NaOH) Primeiro foi calculado a massa de reagente necessria para preparar a reao, conforme do rtulo do frasco de NaOH. Ento, foi pesada a quantidade necessria de reagente em um bquer de 100ml. Neste mesmo bquer foi adicionado cerca de 50ml de gua destilada e, com o auxilio de um basto de vidro, o soluto foi solubilizado. A soluo resultante foi transferida para um balo volumtrico de 250ml, com a ajuda de um funil e um basto de vidro. Na lavagem de bquer, funil e basto de vidro, a gua resultante foi transferira para o balo volumtrico e o mesmo foi completado at que o menisco inferior do lquido chegue marca de aferio do balo. Tampado e invertido o mesmo, a soluo foi homogeneizada e ento transferida para um frasco estoque de polietileno, limpo e seco, rotulando o frasco.

2.1.2. Experimento: Preparao de cido clordrico (HCl) Foi calculado o volume de uma soluo de HCl concentrado necessrio para o preparo da soluo a partir das informaes disponveis no rtulo do cido concentrado. Ento, em um bquer de 100ml, foi adicionado cerca de 50ml de gua destilada. Com o auxilio de uma pipeta graduada de 5,00ml e um pipetador, mediu-se o volume necessrio do acido concentrado, na capela. Transferiu-se o cido lentamente para o bquer, agitando a soluo com o auxilio de um basto de vidro, e esperou-se o estabelecimento o equilbrio trmico da soluo com o ambiente. Porem, essa transferncia deve ser feita sempre do acido sobre a gua, pois o contrario pode acarretar em problemas. A soluo foi transferida com o auxilio de um funil e um bastao de vidro para um balo volumtrico de 250ml. Assim, foram lavadas repetidas vezes, com gua destilada, o bquer, o funil e o basto de vidro, vertendo as guas da lavagem para o balo, e completado, at a marca de aferio, com gua destilada. Aps tampar e inverter a soluo para homogeneizar a mesma, transferiu-se a soluo do balo para um frasco estoque de vidro limpo e seco, rotulando o mesmo.

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 4

2.2. Prtica: Padronizao de soluo cida e alcalina 2.2.1. Experimento: Padronizao de soluo de cido clordrico (HCl) Pegou-se uma bureta de 25mL e lavou-a duas vezes com pequenas quantidades de HCl, escoando todo o lquido antes da adio de novo volume. Em seguida, a bureta foi fixada a um suporte universal com o auxlio de uma garra metlica e ento a mesma foi preenchida com a soluo titulante at pouco acima do Zero da escala. Ento, a torneira foi aberta de modo que a soluo atingisse a marca zero da escala, no podendo haver formao de bolhas abaixo da torneira. Em seguida, uma massa de carbonato de sdio (Na2CO3) (padro primrio) previamente pesada pelo tcnico do laboratrio, que estava contida em um envelope de papel alumnio, foi transferida para um Erlenmeyer de 250mL, e esta massa foi anotada para clculos posteriores. Logo aps, foi acrescentado ao Erlenmeyer cerca de 50mL de gua destilada e duas gotas de indicador alaranjado de metila, homogeneizando esta soluo. Feito isso, o Erlenmeyer foi colocado sob a bureta e a soluo titulante foi escoada, gota a gota, at a mudana de colorao, agitando continuamente o erlenmeyer. Aps a mudana de colorao, foi lido com exatido o volume titulante gasto na neutralizao. Todo este processo foi repetido duas vezes, de modo a obter o volume mdio gasto na neutralizao. A partir deste experimento, foi calculada a concentrao real de cido clordrico (HCl).

2.2.2. Experimento: Padronizao de soluo de Hidrxido de sdio (NaOH) Pegou-se uma bureta de 25mL e lavou-a duas vezes com pequenas quantidades de HCl, escoando todo o lquido antes da adio de novo volume. Em seguida, a bureta foi fixada a um suporte universal com o auxlio de uma garra metlica e ento a mesma foi preenchida com a soluo titulante at pouco acima do Zero da escala. Ento, a torneira foi aberta de modo que a soluo atingisse a marca zero da escala, no podendo haver formao de bolhas abaixo da mesma. Em seguida, adicionou-se com uma pipeta de 10,0 mL a soluo hidrxido de sdio (NaOH) 0,10 mol/L, em um Erlenmeyer de 250mL. Logo aps, foi acrescentado ao Erlenmeyer cerca de 50mL de gua destilada e trs gotas de indicador fenolftalena, homogeneizando esta soluo. Feito isso, o Erlenmeyer foi colocado sob a bureta e a soluo titulante foi escoada, gota a gota, at a mudana de colorao, agitando continuamente o Erlenmeyer. Aps a mudana de colorao, foi lido com exatido o volume titulante gasto na neutralizao. Todo este processo foi repetido duas vezes, de modo a obter o volume mdio gasto na neutralizao. A partir deste experimento, foi calculada a concentrao real de hidrxido de sdio (NaOH).
Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica Pgina 5

3. Resultados 3.1.1. Experimento: Preparao de Hidrxido de sdio (NaOH) Para realizao do experimento, foi calculado a massa de NaOH presente em 0,10 mol, obtendo o seguinte resultado: 1 mol de NaOH - 40g de NaOH (massa molar) 0,1 mol - X

X = 4,0g de NaOH

Ento, foi calculada a quantidade de NaOH presente em 250mL da soluo 4,0g de NaOH - 1000mL Yg 250mL

Y = 4,0g de NaOH No entanto, no possvel obter 100% de pureza no experimento, pois podem ocorrer divergncias em medidas devido a erros humanos ou mesmo de preciso da vidraria, ento foi calculada a massa pura de NaOH obtida no experimento, sabendo a quantidade de massa pura que existe em 100g dessa base. 100g de soluo (Frasco) - 99g de NaOH puro Z 1g

Z = 1,01g de NaOH do frasco 3.1.2. Experimento: Preparao de cido clordrico (HCl) Como os procedimentos do experimento 1.1 e 1.2 so idnticos, abaixo esto os clculos referentes ao HCl (cido clordrico). Determinao da massa de HCl em 0,1 mol: 1 mol de HCl - 36,5g de HCl (massa molar) 0,1 mol - X

X = 3,65g de HCl

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 6

Quantidade de HCl presente em 250mL da soluo: 3,65g de HCl - 1000mL Yg 250mL

Y = 0,91g de HCl

No entanto, no possvel obter 100% de pureza no experimento, pois podem ocorrer divergncias em medidas devido a erros humanos ou mesmo de preciso da vidraria, ento foi calculada a massa pura de HCl obtida no experimento, sabendo a quantidade de massa pura que existe em 100g dessa base: 100g de soluo (Frasco) 37g de HCl puro Z 0,91g

Z = 2,46g de HCl do frasco

3.2.1. Experimento: Padronizao de soluo de cido clordrico (HCl) Para padronizar a soluo de cido clordrico (HCl), foi realizada a seguinte reao: Na2CO3 + 2HCl 2NaCl + H2CO3

A partir desta reao, foi determinada a quantidade de mols presente na massa de Na2CO3 que estava contida no envelope de papel alumnio, previamente pesado, a partir de sua massa molar. 1 mol de Na2CO3 X 106,05g 0,056g

X = 5,28x10-4 mols de Na2CO3

Foi observada a proporo estequiomtrica e, a partir da quantidade de mols de Na2CO3 obtida no clculo anterior, foi determinada a quantidade de mols de HCl: 1 mol de Na2CO3 5,28x10-4 mols de Na2CO3 Y = 10,56x10-4 mols de HCl
Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica Pgina 7

2 mols de HCl Y

Por fim, para calcular a concentrao real de HCl, foi utilizado o volume escoado e a quantidade de mols de HCl determinadas no clculo anterior. 10,56x10-4 mols de HCl Z1 Z1 = 0,088 mol/L de HCl No segundo teste, obtemos os seguintes valores: Na2CO3 + 2HCl 2NaCl + H2CO3 12mL 1000mL

A partir desta reao, foi determinada a quantidade de mols presente na massa de Na2CO3 que estava contida no envelope de papel alumnio, previamente pesado, a partir de sua massa molar. 1 mol de Na2CO3 X 106,05g 0,053g

X = 4,99x10-4 mols de Na2CO3 Foi observada a proporo estequiomtrica e, a partir da quantidade de mols de Na2CO3 obtida no clculo anterior, foi determinada a quantidade de mols de HCl: 1 mol de Na2CO3 4,99x10-4 mols de Na2CO3 Y = 9,99x10-4 mols de HCl Por fim, para calcular a concentrao real de HCl, foi utilizado o volume escoado e a quantidade de mols de HCl determinadas no clculo anterior. 9,99x10-4 mols de HCl Z2 Z2 = 0,085 mol/L de HCl Foi ento estabelecido uma mdia entre essas concentraes: [HCl]mdia =( z1+z2)/2 [HCl]mdia = (0,088+0,085)/2 [HCl]mdia =0,086 mol/L 11,7mL 1000mL 2 mols de HCl Y

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 8

A partir dessa mdia, foi calculado o erro percentual obtido nos experimentos, de acordo com o valor pedido no experimento. %Erro = (valor terico - valor experimental mdio)/valor terico %Erro = ((0,1 0,086)/0,1)*100 %Erro = 14%

3.2.2.1. Experimento: Padronizao de soluo de Hidrxido de sdio (NaOH) Para padronizar a soluo de hidrxido de sdio (NaOH), foi realizada a seguinte reao: HCl + NaOH 2NaCl + H2O

A partir desta reao, foi determinada a quantidade de mols presente na soluo de HCl necessria para neutralizar a base (NaOH) a partir da quantidade de mols que estavam presentes em 1L de soluo. 0,086 mols de HCL X 1000ml 10,95ml

X =9,47x10-4 mols de HCl Foi observada a proporo estequiomtrica e, a partir da quantidade de mols de HCl obtida no clculo anterior, foi determinada a quantidade de mols de NaOH: 1 mol de HCl 9,47x10-4 mols de HCl Y = 9,47x10-4 mols de NaOH Por fim, para calcular a concentrao real de NaOH, foi utilizado um volume escolhido da base para ser inserido no erlenmeyer e ser neutralizado pelo acido, e ento realizou o seguinte clculo: 9,47x10-4 mols de NaOH Z1 Z1 = 0,094 mol/L de NaOH 10mL 1000mL 1 mols de NaOH Y

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 9

3.2.2.2. Experimento: Padronizao de soluo de Hidrxido de sdio (NaOH) No segundo teste, obtemos os seguintes valores: HCl + NaOH 2NaCl + H2O

A partir desta reao, foi determinada a quantidade de mols presente na soluo de HCl necessria para neutralizar a base (NaOH) a partir da quantidade de mols que estavam presentes em 1L de soluo. 0,086 mols de HCL X 1000ml 10,65ml

X =9,16x10-4 mols de HCl Foi observada a proporo estequiomtrica e, a partir da quantidade de mols de HCl obtida no clculo anterior, foi determinada a quantidade de mols de NaOH 1 mol de HCl 9,16x10-4 mols de HCl Y = 9,16x10-4 mols de NaOH Por fim, para calcular a concentrao real de NaOH, foi utilizado um volume escolhido da base para ser inserido no erlenmeyer e ser neutralizado pelo acido, e ento realizou o seguinte clculo: 9,16x10-4 mols de NaOH Z2 Z2 = 0,091 mol/L de NaOH Foi ento estabelecida uma mdia entre essas concentraes: [NaOH]mdia =( z1+z2)/2 [NaOH]mdia = (0,094+0,091)/2 [NaOH]mdia =0,092 mol/L 10mL 1000mL 1 mols de NaOH Y

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 10

A partir dessa mdia, foi calculado o erro percentual obtido nos experimentos, de acordo com o valor pedido no experimento. %Erro = (valor terico - valor experimental mdio)/valor terico %Erro = ((0,1 0,092)/0,1)*100 %Erro = 8%

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 11

4. Discusso Pode ser percebido que houve, em ambos os casos, HCl e NaOH, um erro percentual em relao a concentrao obtida e a concentrao que pretendia-se obter com os experimentos. Muitos destes erros podem ser classificados como sistemticos, ou os chamados erros de flutuao. Alguns erros que podem ter ocorrido foram de pesagem, leitura um pouco incorreta de algum volume, a quantidade de Na2CO3 que estava contida no papel alumnio pode no ter sida totalmente colocada no erlenmeyer, ficando algumas quantidades retidas neste papel. Porm, alguns erros podem ter sido aqueles que sempre alteram em um experimento e no podem ser controlados, como partculas presentes no ar que entram em contato com as substancias em experimento, temperatura diferente da ideal para o experimento no dia em este que foi realizado, a presso que exercida diferente da presso em nvel do mar, entre outros fatores que sempre esto presentes.

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 12

5. Concluso Fora concludo que preparar uma soluo com determinada concentrao requer muito cuidado no procedimento, devendo-se verificar constantemente o ambiente/ferramentas de trabalho, j que quaisquer divergncias no

procedimento acarretam em uma concentrao real (corrigida) diferente da idealizada. alm de que uma soluo est estritamente relacionada s condies de ser homognea. J a padronizao um processo de extrema utilidade e funcionalidade, que garante os valores corretos de concentrao de uma soluo, para correta aplicao da substncia em processos industriais e no dia-a-dia, evitando divergncias significativas.

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 13

6. Referncias Bibliogrficas LENZI, E; FAVERO, L.O.B.; TANAKA, A.S; VIANA FILHO, E. A.; SILVA, M. B. Qumica Geral Experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2004. 390 p.

Laboratrio de Qumica Geral e Inorgnica

Pgina 14

You might also like