You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE JOS DO ROSRIO VELANO CURSO DE PSICOLOGIA

ESTUDO DIRIGIDO Fenomenologia de Husserl


Disciplina: TTP I I: Infncia abordagem existencial humanista

Aluna: Sueli de Carvalho Vilela Professora: Ana Francisca de Oliveira

Alfenas Agosto 2012

UNIVERSIDADE JOS DO ROSRIO VELANO CURSO DE PSICOLOGIA

ESTUDO DIRIGIDO Fenomenologia de Husserl


Disciplina: TTP I I: Infncia abordagem existencial humanista

Aluna: Sueli de Carvalho Vilela Professora: Ana Francisca de Oliveira

Alfenas Agosto 2012

Psicologia fenomenolgica foi concebida por Edmund Husserl (1859-1938) como fundamento metodolgico sobre o qual se podia erguer uma psicologia cientificamente rigorosa, ou seja, o mtodo fenomenolgico. O proposito deste mtodo apreender o fenmeno, isto , a apario das coisas conscincia, de uma maneira rigorosa. Husserl elaborou tal mtodo dentro da fenomenologia filosfica, possibilitando, anos mais tarde, a formao de uma nova abordagem na cincia psicolgica: a abordagem fenomenolgica. Atualmente caracterizada como abordagem fenomenolgico-existencial e sofreu influncia de diversas filosofias fenomenolgicas dentre elas a fenomenologia de Heidegger, Lvinas, Schultz. Este estudo tem por objetivo identificar e descrever os conceitos bsicos da fenomenologia Husserl segundo dois textos indicados. 1. Fenomenologia: Etimologicamente significa Phainomai (fenmeno) que significa brilhar, aparecer e mostrar; Logos discurso, no sentido de descrio ou um dizer racional. Assim, designa uma descrio racional dos fenmenos ou uma descrio de tudo aquilo que surge ou aparece. Constitui-se como cincia daquilo que aparece em absoluto tal qual aparece na conscincia. Assim, se autodenomina enquanto cincia dos fenmenos.

2. Fenmeno: tudo aquilo que aparece no campo da conscincia como algo puro e absoluto, no existindo nenhuma mera aparncia nem sendo um aparecimento objetivo. Deve ser entendido como aquilo que existe; que se manifesta a si mesmo como o que ele , porque o fenmeno aparece como ele e ele como aparece. 3. Intencionalidade: Consiste na referncia a um contedo, definindo-se como trao constitutivo da conscincia; o ser da prpria conscincia. A intencionalidade husserliana projeta-se em dois polos o eu e o objeto. Caracteriza-se essencialmente a conscincia, uma vez que a conscincia intencional princpio: toda conscincia conscincia de alguma coisa. Assim, a palavra intencionalidade significa a caracterstica geral da conscincia de ser conscincia de alguma coisa.

4. Atitude natural a compreenso implcita do mundo, o qual essencialmente familiar ao homem uma vez que o homem v o mundo/objeto com naturalidade. Esta atitude uma espcie de tese geral; uma posio natural que ocupamos diariamente com nossas crenas e ideias a partir do hbito acrtico; com a qual ns nos relacionamos com as coisas do mundo.

5. Atitude fenomenolgica (transcendental) a atitude na qual nos tornamos observadores imparciais ou expectadores, de forma que possibilitanos chegar vida intencional subjetiva. H uma espcie de neutralizao das intencionalidades ou vivncias para chegar subjetividade transcendental. 6. Essncia (eidos) aquilo que faz com que a coisa seja tal qual e no outra coisa. tudo aquilo que est presente num fenmeno (o que comum, particular, universal); o que o constitui como ele . 7. Retorno as coisas mesmas Conduz a iniciativa de buscar os fundamentos primeiros, voltar s coisas mesmas no sentido de ver, por si mesmo, o que aparece na experincia. Como postulado por Husserl, um princpio que exige trabalhar na apario imediata das coisas que se do em sua autntica origem, sem recorrer a tericas cientficas ou filosficas estabelecidas sobre as coisas. 8. Reduo fenomenolgica o processo pelo qual o terapeuta/pesquisador coloca-se em suspenso quanto s suas atitudes, crenas, teorias, ao conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se na pessoa; exclusivamente na experincia em foco. O termo reduo, na fenomenologia, significa conduzir de volta, uma espcie de reconduo ao resduo fundante. Aproxima, mas no o conceito de epoch. A reduo fenomenolgica traz consigo ainda outras noes: o transcendente e o transcendental. O transcendente a percepo cotidiana e habitual que temos das coisas do mundo. Ex. esta cadeira, esta rvore, este livro, etc. O transcendental a percepo que a conscincia tem de si mesma. Assim, o transcendente o mundo exterior enquanto o transcendental o mundo interior da conscincia.

9. Noesi e Noema Noesi o ato de perceber; ato apreensivo intencional. o aspecto subjetivo da vivncia constitudo por todos os atos de compreenso que visam apreender um objeto, tais como perceber, lembrar, imaginar, etc. Noema o objeto da percepo; a coisa como fenmeno da conscincia, ou seja, a coisa em si mesma. um termo da conscincia intencional por ser independente e manifestar-se tal como em si e por si mesmo. o objeto. o aspecto objetivo da vivncia, do mundo transcendental. Ex. rvore verde, iluminada, no iluminada, percebida, lembrada, etc. 10. Epoch Significa projetar-se para trs para ver. uma atitude crtica de abster-se das coisas para ver livremente; consiste em pr "entre parnteses" o mundo (com toda a objetividade susceptvel de ser sujeito de juzo) quando da apreenso do fenmeno. Para alguns colocar em suspenso momentnea a nossa atitude natural (todos os preconceitos, teorias, definies, etc., que ns utilizamos para conferir sentido s coisas) para chegarmos atitude fenomenolgica transcendental. 11. Fenomenologia transcendental Caracterizada pela desconexo do eu emprico para o eu transcendental, ou seja, da conscincia psicolgica para conscincia transcendental. Isso significa compreender a prpria constituio da subjetividade enquanto tal, desconsiderando qualquer origem no exterior. Visa revelar rigorosamente o caminho que nos leva subjetividade transcendental. 12. Reduo eidtica a reduo que esclarece a capacitao das essncias dos fenmenos e a constituio dos sentidos do mundo (mundo fenomenolgico). a reduo s essncias. Para a realizao da fenomenologia eidtica fundamental que se estabelea a distino entre o fato e a essncia. Tem a inteno de chegar quilo que constituir o processo do conhecimento das coisas e de si, ou seja, de explicitar como a conscincia capta os fenmenos e como eles so constitudos para ns.

13. Reduo transcendental Visa radicalmente subjetividade transcendental, a experincia absoluta, o ego transcendental puro. Promove a passagem da atitude natural (o ego emprico) para a atitude fenomenolgica (ego transcendental). 14. Trs elementos constitutivos do mtodo fenomenolgico: Epoch; Reduo eidtica; Reduo fenomenolgica ou transcendental.

15. Trs nveis fenomenolgicos na investigao: Fenomenologia descritivo-esttica: visa descrever as estruturas essenciais das vivncias e as estruturas e possibilidades dos objetos que aparecem conscincia, caracterizando-se como uma investigao descritiva entre a conscincia constituinte e o objeto constitudo. Finalidade de atingir o carter eidtico, cuja tarefa elucidar, apreender, explicar e classificar os atos intencionais da conscincia. Fenomenologia gentica: busca analisar as condies concretas pelas quais o fenomenlogo poder elucidar cada campo especfico do sistema universal de constituio, sendo que esse ser desdobrado em teorias especficas. Investiga-se em trs dimenses: o eu-polo-idntico, eu-pessoa e o eu-mnada para chegar a subjetividade reduzida. Fenomenologia generativa: Investiga no s a constituio da conscincia e do objeto, mas tambm analisa como as estruturas histricas e interpessoais tornam-se cheias de sentido para toda humanidade. Orienta-se no passado, presente e futuro. Assim, alm de tematizar as questes fundantes do mundo-da-vida busca encontra-las nas camadas das geraes constitudas e sedimentadas no processo social-histrico. REFERENCIAS 1. COTO, T.A. Introduo psicologia fenomenolgica: a nova psicologia de Edmund Husserl. So Paulo: Paulus, 2008. p. 56-100 2. FORGHIERI, Y.C. A fenomenologia e suas relaes com a psicologia. (sem referencia no texto).

You might also like