You are on page 1of 7

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes

20012/2013

Anlise de um artefacto arqueolgico Placa Mudjar

Daniel Cardeira

1.Introduo

1.1.

O artefacto analisado uma placa cermica vidrada com decorao policromada

acentuadamente mudjar (Ilustrao 1)1. A tcnica usada a corda seca numa fase j tardia. Foi produzido em Sevilha. Contudo a sua provenincia desconhecida2.

2.Desenvolvimento
2.1.
A placa de revestimento quadrada (20x20), as dimenses e espessura so

superiores s dos azulejos comuns sevilhanos. A decorao, de esquema unitrio, acentuadamente mudjar. Detecta-se pelas irregularidades do desenho que a sua execuo inteiramente manual. Possui uma estrela central de doze pontas irregulares definida por laarias quebradas. As ranhuras, abertas a estilete no barro fresco, so destinadas a receber o magans misturado com gordura para formar a corda seca. A pea contornada por um invulgar remate branco, no qual as laarias se diluem, o remate branco surge em raros exemplares, onde, aparece s nos lados que servem de remate a revestimentos. Neste caso talvez os restantes lados se destinam-se a ser cortados para formar arestas mais perfeitas3. A corda seca, que deriva do verde de magans, nasce por volta do sculo XI, denota uma mudana de gosto e de poder aquisitivo4. caracterstico da corda seca as cores no se misturarem, estando separadas por um contorno negro de tom metlico (quando o contorno conserva a cor do barro designa-se de corda seca parcial). Com esta tcnica as cores eram aplicadas directamente sobre a superfcie do barro cozido separadas por uma mistura de xido de magans e gordura, aplicada a pincel, que aps a

Jos Meco, Construindo a Memria As Coleces do Mueseu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pg. 502 2 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pgs.502 e 503 3 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pgs.502 e 503 4 Ndia Torres, O Desenho na cermica islmica de Mrtola, Mrtola: Campo Arqueolgico, DL, 2011, pgs.102 e 103

cozedura formava a chamada corda seca5. A corda seca comeou a ser substituda pela tcnica da aresta, pela simplificao da tcnica e da mo-de-obra, pois esta era aplicada atravs de moldes reentrncias, que deixavam sobre a superfcie das placas de barro cru finas salincias, as arestas, por vezes, estas, constituam um elemento expressivo. As duas tcnicas coexistiram. Existem azulejos de transio em que usam tcnica mista, com o trao negro de magans aplicado sobre as arestas6.

Ilustrao 1 - Placa Mudjar, N.Inv. Az. 118

2.2.

Sevilha e Toledo so os grandes centros de produo de azulejaria hispano-

mourisca at meados do sculo XVI. A pea produzida em Sevilha (o centro com uma produo mais vasta e diversificada) enquadra-se numa das duas tcnicas decorativas usadas na azulejaria mudjar peninsular, a corda seca, empregada at cerca de 1500, aps esta data usa-se a tcnica de aresta que impede a mistura dos vidrados. Sevilha e Toledo so os grandes centros de produo de azulejaria hispano-mourisca at meados do sculo XVI7. Durante a primeira metade do sculo XVI a maior parte dos azulejos eram importados de Sevilha8. O local de produo deste azulejo foi certamente uma das melhores oficinas sevilhanas de Triana, provavelmente a de Fernan Martinez Guijarro, a mais destacada de Sevilha. Em Portugal a produo sevilhana foi largamente exportada para territrio portugus continental e Ilhas Atlnticas9. Destinado ao revestimento e decorao10 teve uma utilizao marcante na arquitectura da poca11.

5 6

Jos Meco, O Azulejo em Portugal, Lisboa: Publicaes Alfa, 1989, pg.35 Jos Meco, O Azulejo em Portugal, Lisboa: Publicaes Alfa, 1989, pgs.38 e 39 7 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pgs.502 e 503 8 Hans Van Lemmen, Azulejos na Arquitectura, Lisboa: Editorial Caminho, 1994, pg.74 9 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pgs.502 e 503 10 Jos Meco, O Azulejo em Portugal, Lisboa: Publicaes Alfa, 1989, pgs.30 11 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pg.497

Placas idnticas, mais regulares mas com o mesmo remate branco do presente exemplar, preenchem parte do silhar do claustrim da Cartuja de las Cuevas, em Sevilha, associados a outros azulejos deste perodo de transio, nomeadamente placas com ramagens de brocado, de tcnica mista, e padres j de aresta12.

2.3.

Em Portugal h vrios exemplos do uso de azulejaria hispano-mourisca, pois at

incios do sculo XVI a grande maioria dos azulejos eram importados de Espanha, como por exemplo a S Velha de Coimbra ou a do antigo Pao Real de Sintra, ncleos de acentuada complexidade e excepcional importncia 13 . A capela-mor da Igreja de santa Maria do Castelo, em Abrantes e o Pavimento do quarto de Afonso VI no Palcio Nacional de Sintra so modelos no que diz respeito ao uso da corda seca em Portugal14. So encomendados por classes com alto poder aquisitivo, como a clerezia, a aristocracia e a realeza, para serem empregues e templos e em edifcios ilustres. No se conhece exemplares aplicados em Portugal com as caractersticas desta placa. Este tipo de dimenso e de realizao manual so caractersticos de algumas peas especiais feitas por encomenda. Neste caso recorreu-se a corda seca numa fase em que j se comea a experimentar o uso da aresta em Sevilha15.

3.Concluso
3.1.
Esta placa cermica mudjar alm da sua raridade possui caractersticas muito

peculiares como as dimenses e espessura, superiores s dos azulejos comuns sevilhanos, a tcnica, em que a corda seca empregue em simultneo com ranhuras abertas no barro fresco, e sobretudo a sua realizao que inteiramente manual. Estas especificidades so caractersticas de algumas peas especiais, feitas por encomenda16.

12

Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pg.503 13 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pg.497 14 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pg.497 15 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pgs.502 e 503 16 Jos Meco, Construindo a Memria As Colecces do Museu Arqueolgico do Carmo, Azulejaria, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses, 2005, pgs.502 e 503

decorada por uma tcnica muito caracterstica, a corda seca, que veio ultrapassar a dificuldade de separar as cores na pintura cermica mas que rapidamente veio a ser suplantada pela tcnica da aresta, mais pragmtica e eficaz. Este objecto em concreto possui na sua decorao no s a tcnica da corda seca como tambm aberturas ranhuras no barro fresco o que leva a pensar que produto de uma fase decadente desta tcnica. A origem da pea certamente Sevilha, um dos principais centros produtores da poca. Tambm em Sevilha se podem encontrar paralelos a este azulejo to peculiar. Mesmo no se conhecendo exemplares aplicados deste azulejo em Portugal a azulejaria hispano-mourisca est bem representada em todo o territrio.

3.2.

As invases islmicas deixaram uma grande marca na cultura da Pennsula

Ibrica. Herdamos hbitos, artesanato, utenslios, palavras entre outros aspectos que actualmente nos passam desapercebidos. Talvez um dos maiores legados seja o gosto pela azulejaria que contaminou toda a europa. A decorao com azulejos um trao da arquitectura Hispano-mourisca que a cultura portuguesa introduziu no seu vocabulrio decorativo e prtico. Este azulejo em questo ser um objecto de ostentao uma vez que foi encomendado a uma das melhores fbricas sevilhanas da poca. S as classes mais abastadas poderiam encomendar este produto de luxo, como indulgencia, para adornar as suas estncias ou simplesmente ostentar a sua riqueza. A corda seca, uma tcnica que serve uma camada social mais elevada, acabou por ser colapsada pela tcnica de arestas, contudo, dado o espao de tempo limitado em que subsistiu, d-nos em arqueologia um mtodo de datao: datao relativa. Pode-se concluir, por conseguinte, e mesmo se registos de provenincia, que este artefacto foi encomendado por algum ou algum grupo com posses para ornar uma residncia nobre ou real ou, fazendo paralelismo com as placas idnticas do Mosteiro da Cartuja de las Cuevas, um edifcio eclesistico. Isto num perodo em que o gosto e as tcnicas da poca comeavam a mudar na azulejaria.

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes

20012/2013

Anlise de um artefacto arqueolgico Placa Mudjar

Arqueologia e Patrimnio

Daniel Cardeira n. 6546 Pintura

6.Bibliografia
ARNAUD, Jos Morais; FERNANDES, Carla Varela (2005), Construindo a Memria As Coleces do Museu Arqueolgico do Carmo, Lisboa: associao dos Arquelogos Portugueses LEMMEN, Hans Van (1994), Azulejos na Arquitectura, Lisboa: Editorial Caminho MECO, Jos (1989), O Azulejo em Portugal, Lisboa: Publicaes Alfa TORRES, Ndia Ferreira (2011), O desenho na cermica islmica de Mrtola, Mrtola: Campo Arqueolgico, D.L.

You might also like