You are on page 1of 151

1 A humanidade vaga sem destino, Esgara a necessria liberdade. Insnia, tresloucado desatino, Espalha aos quatro ventos, falsidade.

O copo est vazio, pleno em mgoas, Nos olhos do futuro, a solido. Secando ao poluir sonhos e guas, As guias espalhando a negao. Nas mos de quem domina; a v cobia Estende a fome em vastas plantaes A lua se escondendo, to mortia, Encontra; nas manhs, negros senes. O amor to somente uma palavra, Uma aridez resume toda a lavra...

2 Uma aridez resume toda a lavra, O pastoreio feito em ambio. A mo que sempre nega a que mais lavra Matando uma esperana de perdo. A podre carne exposta numa esquina No vale com certeza algum vintm, No olhar quase pedinte da menina, Uma expresso vazia, agora tem. Escrnio se espalhando sobre a Terra, Farrapos pelas ruas vo pedindo, Olhar esperanoso; cego, cerra A vida qual fantoche, se esvaindo. Carpindo cada morte anunciada, No fio da navalha, fria espada. 3

No fio da navalha, fria espada, Encontra-se o fiel desta balana, A paz h tantos anos; derrotada Espera da amizade uma aliana. O olhar se transformando em cruel arma, Nos rastros da iluso, v meretriz. O ser humano cumpre o triste karma Lanhando em cada irmo, a cicatriz. Escrias nos Congressos, no poder, Os podres serviais, velha sarjeta, Ao gozo simplesmente do prazer Marcando em crua incria, uma tarjeta

Jogados nos tapetes da memria Os fardos to inglrios da vitria.

4 Os fardos to inglrios da vitria Estraalhando sempre os derrotados, A sorte se mostrando merencria Os dias do final, anunciados. Cadveres de sonhos pelas ruas, Argcia se mostrando assim venal, As faces da misria, agora nuas Numa expresso indigna e to boal. A cada amanhecer, novos canalhas, Esgoto que se mostra interminvel, Estrumes estampados nas batalhas, Alm do que j fora imaginvel. No af de ser feliz, j vale tudo, O sonho, morredouro, segue mudo.

5 O sonho morredouro segue mudo Estampa em ironia a sua face. Ferrugem vai tomando quase tudo A podrido final, seu desenlace. O quanto somos tolos, meu amigo, Expressa-se em terrveis sensaes. Condena-se ao mais negro desabrigo As esperanas morrem nos pores. Verdugos de ns mesmos, imbecis, Eternos vendilhes do mesmo templo, Cordeiros sob os lobos, velhos vis Apenas o vazio; inda contemplo. Na morte anunciada a cada dia, Meu verso se desfaz da poesia. 6 Meu verso se desfaz da poesia, Retrata to somente o que hoje vejo, Reinado em que se fez hipocrisia Ecoa em cada peito o vo desejo. Distante do que fora uma partilha, Algozes, os carrascos se aproximam, Dos ces que nos atacam em matilha Os vermes mais temveis se auto-afirmam. Parceiros desta estpida cantata, Escombros em total autofagia A mo que nos carinha, cedo mata,

Bebendo cada gota em fria orgia. O tempo incandescente trama traa Tranqilidade esvai-se na fumaa. 7 Tranqilidade esvai-se na fumaa Deixando uma tormenta como herana. A sordidez humana tudo embaa Apenas o vazio j se alcana. Farrapos que eu carrego dentro em mim, Espelham o que somos, na verdade, A seca toma conta do jardim, O que dizer da tal felicidade? Bebendo to somente deste fel, A trama prometendo em amargura Nas nuvens escondendo o claro cu, A vida prosseguindo, assim, escura. Nas trevas eu cultivo uma iluso, O sonho se demonstra sempre vo.

O sonho se demonstra sempre vo, Moldando o simples nada, duro inverno, Distante do calor de algum vero, Veremos ao final somente inferno. O tempo desfilando a fogo e ferro Exprime a mais temvel heresia, Os sonhos se perdendo em frio aterro, A mo volta, decerto, assim vazia. Do quanto se plantou, velho costume, Apenas incertezas por colheita, Frutificando a esmo, cevo estrume No esgoto sem final, j se deleita. Trespassa em vergalho uma alma aberta A sorte, sendo espria, nos deserta.

9 A sorte, sendo espria nos deserta Arcando com os preos a pagar, Manh to esperada no desperta Secando gota a gota, extenso mar. Nos olhos da esperana, uma cegueira Expressa o quanto somos idiotas Perfume nauseabundo que se cheira, Guardamos ignomnias em compotas.

A srdida presena desta raa Varrendo toda a Terra qual demente, De toda a criao, a mais vil traa Destri o que no cria num repente. Capachos de ns mesmos; quais cretinos, Tramamos solides, nossos destinos. 10

Tramamos solides, nossos destinos A cada novo dia um disparate, Insanos sentimentos, velhos hinos Fazendo do demnio, belo vate. A fome que se espalha em ledos ns, Expressa o que ns somos, cruel fera. Depois da humanidade, nada aps, Estraalhamos nossa primavera. Qual ave de rapina; destroamos As matas e as florestas, rios, mares. Os sonhos e esperanas ns podamos, Fazendo das mortalhas, os altares. O quanto nos foi dado por amor, Carcome-se com ar devorador. 11

Carcome-se com ar devorador At no sobrar nada, simplesmente. A criatura mata o criador, Poder que usufrura impunemente. A vtima promete em contradana Um contra-ataque firme e sem engodos. Cerzindo; a cada dia, uma vingana Mostrando o quanto amor bem de todos. A fera ir moldando novas garras Cobrindo toda a Terra em aridez, Rompendo, finalmente tais amarras, Criadas por cruel insensatez. Das sombras emergindo em convulso, O fogo da natura em exploso.

12 O fogo da Natura em exploso Rasgando a face inepta desta corja. O vento transformado em furaco, Que a mo da raa humana agora forja. Partcipes excntricos, escria, Atnita, esta espcie, m e algoz,

Promete noite longa e merencria, Deixando como herana o nada aps. Farrapos indigentes do que somos, Vagando por desertos sem osis, Escombros do que outrora, ainda fomos, A vida se perdendo sem ter bases No cu enegrecido do futuro, O dia amanhecendo sempre escuro...

13 O dia amanhecendo sempre escuro No deixa que se veja alguma luz. O solo carcomido, seco e duro, Apenas o vazio reproduz. A par deste fantasma que vir, O fim j se tornando imaginvel. Quem sabe uma esperana brotar Nas mos de um ser diverso e mais amvel. Um sonho que se faz a cada dia, Galgando a mais sublime realidade, Nas mos imaculadas da poesia O gozo mais sublime da amizade. No canto deste louco trovador, Uma iluso se faz em pleno amor.

14
Uma iluso se faz em pleno amor E deixa as suas marcas sobre ns. Espalha nos jardins, perene flor, Matando em seu perfume, o medo atroz. Ourives da esperana, um verso insano, Ao pressupor eterna fantasia, Do nada em que se molda o desengano, Um raro amanhecer, cedo anuncia. Fatdica mortalha que nos cobre, Nas ledas emoes, tanto soobram, Cortando o franco amor, deveras nobre, Temveis iluses so as que sobram. E o tempo em que se mostra iniqidade. Esgara a necessria liberdade.

15

Esgara a necessria liberdade, O fardo que eu carrego; vil cativo. Aqum do que se pinta em liberdade, Apenas, na verdade, sobrevivo. Ao homem se permite quase tudo, E nisso se percebe o quanto vago, A paz que na qual, ingrata, eu j me iludo, O medo de sonhar, agora eu trago. A par do que no sei, seguindo s, Do outrora sacro amor, nada mais resta, Tomado pelo extenso e triste p, Vazio dentro da alma, assim se empresta. Do amor que se mostrou pleno perdo, O pastoreio feito em ambio.

16

O pastoreio feito em ambio, Gerando apenas dio e solitude. O vento em que se fez a anunciao Mudando, de repente de atitude Esgara o que tramara simplesmente A mo que, abenoada, nos tocou. Agora, solitrio qual demente, Vagando eternidades, sei que vou. Do desamor insano, fazem hinos Vendendo tanto a cruz quanto as algemas. Entranham na pureza dos meninos, Cobias e mentiras, os seus lemas. No algoz que mata, aos poucos, a esperana, Encontra-se o fiel desta balana.

17

Encontra-se o fiel desta balana. Na podre e esfacelada luz inglria. A fora que em luxrias nos alcana, A lgubre iluso finge vanglria. Nos louros, nossos fardos esculpidos, Os cardos espalhando os seus espinhos Amores to diversos, corrompidos, Os cantos destruindo tantos ninhos. Quem sabe no final da amarga chuva

Vir em outra forma, mais gentil Que caiba aos sonhadores feito luva Deixando para trs amor servil. No quero mais ouvir antigos brados Estraalhando sempre os derrotados.

18
Estraalhando sempre os derrotados A fria desta fera ensandecida Esmaga os pobres seres destroados Na dura sensao de insana vida. O po to bolorento que se serve, Aos servos por pastores mais cruis, Fazendo com que o fogo se preserve Distante dos suaves, doces mis. Usando os mais terrveis instrumentos Entranham nos cordeiros, seus arpes. Ao cobrarem com gio estes proventos, Canalhas, usurrios, rufies. O sol que redentor assim se embace Estampa em ironia a sua face.

19
Estampa em ironia a sua face, A srdida vendeta que se faz, A morte da esperana o desenlace Desta profana, orgia, Satans. Vestindo palets, negras batinas, A carcomida estampa que se v Turvando as guas puras, cristalinas. Matando a fantasia que se cr. Capachos do dinheiro, seu profeta, A turba no se cansa mais da cruz, Comida em que esta fome se completa, Destri em pleno altar, pobre Jesus. A fonte inesgotvel do desejo, Retrata to somente o que hoje vejo. 20 Retrata to somente o que hoje vejo Um Deus to temerrio quanto atroz. A morte em vida, insana, sem ter pejo, Espalha entre os cordeiros o vil algoz.

A canalhice estampa tais mentiras Expostas nas igrejas, nos altares, Cortando uma esperana, agora em tiras, Secando em nascedouro meus pomares. O pobre de um cordeiro, to cordato, Por lobos, iludido, seu refm, Da doce placidez feita em regato Um turbilho insano sempre vem. Farrapos estendidos na lembrana, Deixando uma tormenta como herana.

21

Deixando uma tormenta como herana Subtrado desejo de igualdade, Espalham Deus objeto de vingana Forjado por demente falsidade. Aos olhos dos famintos, catedrais Espelham o poder da corja insana. Em lbricos prazeres, sensuais, A fora se mostrando soberana. De um den prometido, h tanto tempo, Vassalos de uma ttrica partilha Criando a cada passo um contratempo, Matando cada rs, cada novilha.

Do amor que se mostrara manso e terno,


Moldando o simples nada, duro inverno.

22

Moldando o simples nada, duro inverno Nas nvoas mais profundas de minha alma. Acendem as fogueiras deste inferno Aonde a solido jamais se acalma. Mergulho em cada verso; estou liberto, Trazendo a liberdade ao dia-a-dia. O que se fora, outrora to deserto Aguado pelo bom da fantasia Esconde-se nos olhos de quem ama, Mesmo que percebendo a negao O fogo do perdo a ns inflama Mostrando ao puro amor, cada estao.

A mo que vem a glria anunciar.


Arcando com os preos a pagar.

23

Arcando com os preos a pagar A Igreja coleciona seus fantasmas, Carrega em cada parte de um altar O gozo do suplicio dos miasmas. Em nome do Cordeiro, expe um Deus Canalha, vil e torpe, um assassino, Jogando sobre as costas dos hebreus A morte do cadver do menino. Arguta, tal raposa de batina Escarra sobre as chagas, nega a cruz. A fome de poder, logo domina, Escrnio que se mostra em podre pus. A luta pelo amor assim combate. A cada novo dia um disparate.

24

A cada novo dia um disparate Decora as procisses dos infelizes. Trazendo em romaria o que retrate As marcas das terrveis cicatrizes. Vendendo como vinho, este vinagre, Entranha na misria suas garras, O lucro que se aufere no milagre, Permite as mais loquazes, frias farras. Dourado se espalhando em catedrais, Forrada pelo sangue dos cordeiros, Orgia feita em trevas infernais, Em nome do divino carpinteiro. Goteja este hemorrgico demente At no sobrar nada, simplesmente.

25

At no sobrar nada, simplesmente Do quanto foste, Pai, ludibriado, Vendido a cada pobre penitente, Por este lobo em padre disfarado. Da salvao se faz a jogatina, Restando to somente a podrido, A glria feita em vida se extermina, Deixando uma esperana no poro. Quem dera se eu tivesse aqui a adaga Tramada na palavra com firmeza. Louvando a verdadeira e santa chaga,

Nadando contra a amarga correnteza. Meu canto que em amor, assim se forja. Rasgando a face inepta desta corja.

26 Rasgando a face inepta desta corja A verdade se estampando em placidez. A mo que se permite em mansa forja Ascende plenitude de uma vez. Coberto pelo manto da esperana, Meu canto no se mostra agora intil. A plena lucidez to calma e mansa, Calando o burburinho farto e ftil. Deparo-me com vasta escurido, Cobrindo com mortalhas, o meu cu. Um Deus que feito amor, paz e perdo, No pode ser vendido como fel. A treva que esta imagem reproduz No deixa que se veja alguma luz.

27

No deixa que se veja alguma luz A fonte dos prazeres desenhada Ao nada a vaga estrada nos conduz, Deixando uma verdade desdenhada. Lacaios do dinheiro e do poder, Emanam nos seus olhos, podrides. O lobo travestido nos faz crer No reino dos bandidos e ladres. A mo vai escondendo uma navalha, Debaixo de um sorriso de ironia, A morte em plenitude j se espalha, Carcaa carcomida em agonia. Aumentando, nos plpitos, a voz, E deixa as suas marcas sobre ns.

28

E deixa as suas marcas sobre ns As garras desta fera, solido. Rasgando da esperana; antigos ns, Espalha o vento esprio na amplido. Comportas; arrebenta, invade tudo. A lpide esculpida como altar.

Estampa o corao que se faz mudo, Tomando o corpo inteiro, devagar. Vergastas entranhando as minhas costas, Espalham pelos cantos todo o sangue. Minha alma se cortando em frias postas, Deixando uma esperana quase exangue. Ourives da iluso, cruel destino: Insnia, tresloucado desatino.

29 Insnia, tresloucado desatino Adentra o sentimento, leva ao fosso, O sol quando voraz, extenso, a pino, Causando sobre a Terra, um alvoroo. Destroos que pululam dentro em mim, Na visceral vontade em que se fez, O vrtice dos sonhos, nega assim, Ao fim de cada noite, a lucidez. O quanto cultivastes os meus sonhos, Depois no me entregaste quase nada. Os dias que se passam mais tristonhos Renegam, em suplcio, uma alvorada. Secando a fonte, mata a minha lavra, A mo que sempre nega a que mais lavra

30

A mo que sempre nega a que mais lavra Capaz de transformar, revoluo Na fora que se estampa na palavra, O medo se tornando um furaco. Sentido que se faz em tanta lbia Mudando com constncia cada tema; A fora feita ofdica eu sei, sbia, Legando panacia, a dor extrema. Telrica expresso sendo esquecida Expe a vida ao fado mais amargo. Negando ao labirinto uma sada sorte de viver j traz embargo. Sofrida fantasia ainda aguarda A paz h tantos anos; derrotada

31

A paz h tantos anos; derrotada

Expressa em cada rosto a cicatriz Do quanto sempre fora anunciada A sorte em que se tenta ser feliz. Ao se afastar assim do antigo rumo, Estrdulos se escutam pela noite. A glria se perdendo em ledo fumo, Entranha em cada pele, o duro aoite. Misturas que avinagram todo o vinho A cargo de um eterno pesadelo. No posso conceber que um ser sozinho, J sabe como amor pode ret-lo. Nas mos to fugidias sem vitria. A sorte se mostrando merencria

32 A sorte se mostrando merencria Transforma-se num fardo, de repente. Legado o que ns fomos memria, J torna a nossa vida inconseqente. A voz que em emoo cedo se embarga, Aguarda um riso franco da esperana. Tornando a fantasia mais amarga, Olvida uma promessa de mudana. margem dos meus passos, vou perdido. No tendo mais sequer um riso franco. Por dor e tanta angstia vou vencido. Corcel perde o galope e segue manco; Num toque lancinante e mais agudo Ferrugem vai tomando quase tudo. 33

Ferrugem vai tomando quase tudo Esgara uma iluso, redunda em nada. O passo num instante audaz eu mudo, Tentando vislumbrar uma alvorada. Titnica vontade j se cala, Esboo, num momento a reao. Quem fora comensal da mesma sala, Agora se escondendo no poro. Partcipe voraz deste festim, A fera se mostrando em frias garras, O vento derrubando tudo em mim, Rompendo da esperana, tais amarras. Nos ldicos castelos da alegria. Reinado em que se fez hipocrisia.

34

Reinado em que se fez hipocrisia Negando do amor, a majestade, Refns do sortilgio da agonia, Espelha-se em meus olhos, falsidade. As noites envolvidas em non Enganam os meus olhos sonhadores. Destoa o corao perdendo o tom, Aborta em meu jardim, antigas flores. No peito que se mostra em plenitude, A faca que se entranha no perdoa. Carrasco de uma falsa juventude Meu barco vai sem rumo, rompe a proa. Cortina em que se mostra vil fumaa, A sordidez humana tudo embaa.

35

A sordidez humana tudo embaa Exprime a solitria companhia Quem fora outrora fera se faz caa Nos olhos de quem trama a rebeldia. Aos borbotes as guas inundando, Tornando inadivel cada plano, Amor que se esvaiu, fugindo em bando Deixando em meu caminho, o desengano. Aporta-se em meu peito, inverno e neve, O quanto que j fiz e se perdeu, A mo que me fustiga, enfim se atreve Trazendo tal mortalha feita em breu, A glida expresso da solido Distante do calor de algum vero.

36 Distante do calor de algum vero Uma andorinha foge deste inverno, Riscando em bando faz arribao, Num mote que se mostra, assim, eterno. Do caos preconizado h tantos anos, Recebo a frigidez de tua ausncia. Os olhos que se buscam, soberanos, Esperam ter da glria, a convivncia. O sonho que esperana em si atrela, Esconde a realidade mais cruel, No cu de minha noite sem estrela,

A solido estende um negro vu. Depois da noite insana, v, deserta, Manh to esperada no desperta.

37 Manh to esperada no desperta Esfarrapado sonho que eu carrego, A dor que j me entranha logo alerta Fazendo do meu passo, frgil, cego. Estampa to somente a falsa pedra, Dourada sensao que me faz tolo, A fora da vingana, cedo medra, No deixa nem um riso por consolo. Olhando o tempo inteiro para alm, Vasculho cada ponto do infinito, A noite solitria quando vem Impede da esperana qualquer rito No verso que assim teo; desatinos, Insanos sentimentos, velhos hinos.

38

Insanos sentimentos, velhos hinos. Avassalando toda cercania, Nos dias esquecidos, os meninos Tramando o que esperana j dizia Alagam com as mgoas, cada rio, Arcando com os as dvidas humanas, O vento que se entranha, nega o estio, Matando as esperanas mais tempranas. Carcaas carcomidas pelo tempo, Vestido das estpidas mortalhas, A cada novo dia, um contratempo Forjado pelos cortes das navalhas. Numa expresso temvel de rancor A criatura mata o criador.

39 A criatura mata o criador Deixando este cadver insepulto, Raiando em tempestade o desamor, Na glria que se louva em cada culto. Pertuitos que se abriram nestas fontes Impedem que o regato assim prossiga, Enegrecendo os belos horizontes, A marca da pantera avilta a viga.

Nas vozes que se escutam, vagos sons, Repetem as antigas ladainhas, No cu que se amortalha, toscos tons Colheita que se faz em outras vinhas, Quando ao sabor cruel da solido, O vento transformado em furaco.

40

O vento transformado em furaco No deixa sobrar nada, esboa o fim. Sabendo desta sina de antemo, Cultivo uma esperana dentro em mim. Marasmos dominando toda a cena, Qual ostra; desta dor gero a nobreza. Buscando ao fim da vida, a sorte plena, Lutando contra a eterna correnteza. Um lavrador j sabe da colheita, Entregue s intempries, no mais teme. A dor que se entranhando vem e espreita, O barco da existncia quer um leme. Uma esperana lavra em cu escuro, O solo carcomido, seco e duro. 41

O solo carcomido, seco e duro Por mais que tenha afagos e carinhos, Estampa a solido em cada muro Fatal desesperana em desalinhos. Destroos que carrego dentro da alma, Espalho pelas ruas e caladas. Nem mesmo o paraso j me acalma, As horas prometendo derrocadas. Estrela que perdi j no me guia, Meu karma se mostrando mais voraz. Escravo da iluso, da fantasia, Distante de meus olhos vejo a paz. O vento da amizade, promissor, Espalha nos jardins, perene flor.

42

Espalha nos jardins, perene flor,

Perfume que inebria enquanto engana. Vergando quando ao vento em seu sabor, fora sem igual, pois sobre-humana. Em altas cordilheiras, cismo toa, Vagando qual cometa, perco o rumo. Um verso que minha alma, cedo entoa, Pressente a soluo na qual me aprumo. Ao ver descrito assim, o teu retrato, Encontro insensatez, mesmo tardia. O amor se verdadeiro bom de fato, Moldado em cada sonho com magia. Agora, quando expresso na inverdade Espalha aos quatro ventos, falsidade.

43

Espalha aos quatro ventos, falsidade A voz que insanamente nos comanda. O verbo traduzindo iniqidade, Disfara o puro enxofre com lavanda. O peito decorado por medalhas, Trazendo no seu bojo, assassinatos, Heri nas cruis guerras e batalhas, Nas mos ensangentadas, vos retratos. Ao espalhar impune tal terror, Nas fardas ideais mais mentirosos, Abutre travestido de condor, Da morte em profuso so orgulhosos. Trazendo sobre si, putrefao, Matando uma esperana de perdo.

44

Matando uma esperana de perdo, A turba numa herege insensatez, Fazendo da esperana, maldio Cordeiros; sacrifica em altivez. Poder que assim se encontra no dinheiro Transformando um amigo em um vassalo. Distante do que pensa um companheiro, Apenas um parceiro de regalo. A vida um simples jogo e nada mais, Derrotas e vitrias so contbeis. Aluga-se em momentos, qualquer cais, Heris so, na verdade aqueles hbeis.

Mas quem, sinceridade plena alcana, Espera da amizade uma aliana.

45
Espera da amizade uma aliana O corao de um pobre sonhador, Toando uma cantiga de esperana Espalha aos quatro ventos, pleno amor. Fazendo da alegria, eterno mote, Encontra por resposta, a liberdade. Que a fonte deste sonho no se esgote, Trazendo imensa paz, tranqilidade. Alando mais perfeita sensao Da glria feita em luz e calmaria. Nos braos de um amor, revoluo, Cobrindo toda a Terra em tal magia. Na paz dos coraes apaixonados Os dias do final, anunciados.

46

Os dias do final, anunciados Nas velhas e terrveis profecias. Riscando em fogo intenso; mansos prados, Negando alvorecer de novos dias. Desastres e tremores repetidos, O sangue que se espalha sobre ns. Castelos em mentiras construdos Mostrando um Deus carrasco, duro algoz. Ao homem que se mostra to submisso, A triste sensao da dor imensa. No restar sequer beleza e vio, A morte ser santa recompensa. Do todo construdo, o vago nasce A podrido final, seu desenlace.

47

A podrido final, seu desenlace Cadveres servindo de repasto A quem se fez um deus em vil disfarce Do qual, conscientemente eu j me afasto Buscando perceber o Deus amigo, Que traz em suas mos, todo o perdo.

Ao deus que vingativo eu no consigo Abrir completamente o corao. Que fosse sempre assim, e para todos. Um Pai que amasse tanto cada filho. Porm os vendilhes fazem dos lodos Da morte insana e inglria um rico trilho. Sabendo ser difcil o que eu almejo Ecoa em cada peito o vo desejo.

48

Ecoa em cada peito o vo desejo Que traga ao fim do dia, a bela lua Ouvido que recende a um realejo Ainda no passado continua. Estrelas em fantstica exploso Rolando pelos cus vo sem destino. A cada novo rito a negao Daquilo que ensinara o Deus menino. Ofertas enriquecem salafrrios, Pastor s quer da ovelha o vil metal. Cordeiros imbecis so voluntrios, Servindo de alimento ao bacanal. Depois de satisfeita a gorda pana, Apenas o vazio j se alcana.

49
Apenas o vazio j se alcana Na formidvel cena que se v A traa como enquanto faz a dana E vende o qu da graa em que no cr Trazendo em suas mos a falsa espada Matando o imaginrio Satans Jogando o seu cadver pela escada, Pergunta depois disso: Quanto ds? Um rufio em guizos vocifera Espanca qualquer vtima imbecil. Da ovelha que inda pensa cria a fera. Com olhos de ganncia, pobre e vil. Cuspindo neste Deus do amor eterno, Veremos ao final somente inferno.

50

Veremos ao final somente inferno Criado pela estpida mentira. De um pai to amoroso e sempre terno A lana que ao irmo, j se desfira. Na gula desta scia inesgotvel, No restar sequer um s centavo. Lutando contra um demo imaginvel Decerto o bom pastor fica mais bravo. Jogando assim por terra o que dizia O Rei que se fez pobre carpinteiro. A faca com que corta; amarga e fria sustentada apenas por dinheiro. Numa sede impossvel de aplacar Secando gota a gota, extenso mar.

51
Secando gota a gota, extenso mar Do sangue de uma ovelha j se farta, Aos berros, no se cansa de gritar, A paz celestial, logo descarta Melhor uma batalha a cada dia. Vendendo este armamento numa igreja, Criando a mais temvel fantasia, Riqueza pelos cantos j poreja. Os pobres cordeirinhos no percebem Que o rumo em que se busca a claridade, No o que os pastores preconcebem Fantstica guerrilha-falsidade. Cansei-me enfim de ouvir tal disparate, Fazendo do demnio, belo vate.

52
Fazendo do demnio, belo vate Levando assim pro abismo cada ovelha, Qual fosse, de um leilo, vil arremate, No deixam sobrevir qualquer centelha. Em todos os canais, rdios, esto Comprando alm de horrios, conscincias. Ao ver a tal infausta procisso Legando aos mais humildes; penitncias Eu sonho com a volta de Jesus, Que o joio seja agora dizimado.

No basta o seu martrio, dura cruz Agora patrimnio do prelado.

Tomando da canalha inconseqente


Poder que usufrura impunemente.

53
Poder que usufrura impunemente Os vermes disfarados de pastores, Exercito criado, de dementes, Espalham pela Terra dissabores. Gargalham-se depois desta colheita Que feita na voraz e m rapina. Em Lcifer a corja se deleita Enquanto a v ovelha se alucina. Na fonte inesgotvel e teatral, Demnios sustentando os vis instintos Deixando para traz paz divinal, Amores e amizades vo extintos. Um novo deus nascido em plena corja Que a mo da raa humana agora forja.

54

Que a mo da raa humana agora forja Um pai desnaturado e sem amor. Vendido nos balces por suja corja Que espalha sobre tantos, o terror. Riquezas prometidas, salvaes. No cabem mais palavras pra dizer, Paguemos em suaves prestaes A eternidade em glria e bel prazer. Nos ofertrios, mesmo sacrifcio, Misrias so furtadas, dia-a-dia. Os mestres deste nobre e caro ofcio, Refazem num altar, nigromancia Quem rouba, da verdade, a plena luz
Apenas o vazio reproduz.

55

Apenas o vazio reproduz O olhar de quem se faz o supra-sumo. Das chagas do Senhor jorrando pus, Ao ver os filhos todos sem ter rumo Um dia, enfim cansado disso tudo, Vir com fogo e ferro, uma mensagem. Deixando este universo quieto e mudo, Trazendo uma verdade sem miragem. Assim ao se mostrar um Deus amigo, Que busca nos doentes seu rebanho, Aos pobres infelizes, bom abrigo, No amor que sem igual, vivo e tamanho. Tocando suas mos por sobre ns, Matando em seu perfume, o medo atroz.

56 Matando em seu perfume, o medo atroz Floradas de esperana em primavera, No aroma que se espalha espanta o algoz E mostra ser possvel a nova era Aonde uma amizade seja santa, E o amor, marca sublime de um Deus bom. Na fora e na beleza em que se planta, A natureza traz o sacro dom Que um dia glorifique toda a Terra, Marcando cada face com sorrisos, Negando qualquer luta e qualquer guerra, No alvorecer dos sonhos, parasos. Porm secando a fonte perco as guas. O copo est vazio, pleno em mgoas.

57

O copo est vazio, pleno em mgoas Abrindo das saudades, as comportas Inunda o corao em negras guas Ao fechar, atroz, antigas portas. No rosto adolescente que lagrima, As marcas da vendeta pelas ruas. S tendo algum trocado que redima, As moas vagam cegas, seminuas. As pagas por servios mal prestados, Resumem a loucura em que chegamos, Depois de tantos sculos passados, Cativas prostitutas com vis amos

Infncia que to cedo determina A podre carne exposta numa esquina.

58 A podre carne exposta numa esquina como um bofeto dado em MEU PAI, O bem de uma esperana assim se mina, E a mscara canalha, agora cai. Cruel insensatez que nos carcome, Mostrando uma heresia sem igual, Quem planta em covardia a dura fome, Recolhe esta verdade bestial. Poder que feito assim, em grana e sexo, Extrema a nossa luta, num momento. Humanidade segue sem ter nexo Espalha sobre tantos tal tormento. Sob os olhos satnicos, tal karma, O olhar se transformando em cruel arma.

59

O olhar se transformando em cruel arma Nos morros e barracos da cidade, Nem mesmo a fantasia j desarma A vtima cruel da iniqidade. Na cocana, trficos, maconha, Nos trfegos, os carros virulentos, Espalham depressa tal peonha Amor segue sem rumo, perde os ventos. Na capa das revistas, nos jornais, Notcias to diversas nos do conta Do mundo em que o domnio dos boais A liberdade segue cega e tonta. Na explorao das carnes quase nuas Cadveres de sonhos pelas ruas.

60

Cadveres de sonhos pelas ruas Demonstram demos vivos e canalhas, Banquete que se faz das carnes cruas Esconde; em seus talheres, vis navalhas. Ao ver no olhar faminto da criana As mos endereadas ao bom Pai, A sede de justia j se alcana

O msculo com ira se contrai. A porta da esperana est fechada, Nem mesmo nas igrejas vejo amparo. A vida se perdendo, derrotada, Amor puro se torna um bem mais caro

Na porta que se fecha; eu j te digo


O quanto somos tolos, meu amigo.

61

O quanto somos tolos, meu amigo; Expressa-se em verdades absolutas. Do quanto eu nada sei, agora eu digo, Nestas metamorfoses, nossas lutas. Conhecimento mostra este paiol Na explosiva e mimtica mistura, Da luz que nos domina, um girassol Saber em plenitude j procura. Aos poucos nos perdemos; insensatos, Olhando para o sol, seguimos cegos. A fonte no prossegue nos regato, O mar traz dura seca em vagos egos. Assim matamos logo a cara trilha, Distante do que fora uma partilha.

62

Distantes do que fora uma partilha Perdidos, prosseguimos pela vida. A solido nas curvas j nos pilha Ao encontrar minha alma distrada. Esgara com vigor uma esperana Fazendo deste encanto, sordidez. Olhar que ao simples nada, a sorte lana, Destri toda a verdade de uma vez. Das ldicas estncias infantis, Esquecidas h tempos pelos cantos, A projeo de um dia em cores gris, Distribuindo farta, os desencantos Seguindo para o abismo at o fim, Farrapos que eu carrego dentro em mim.

63 Farrapos que eu carrego dentro em mim Mortalhas espalhadas pelo vento,

Secando sem dar trguas, o jardim, Esterco com a dor e o sofrimento. Partcipe da orgia, duro infausto, Esqueo os meus sorrisos, ganho a dor. Encarcerando a vida em frio claustro, Na pliade de sonhos, o estupor. As lavas fumegantes que hoje piso, Permitem que se espalhe a negao, Do quanto deseja um paraso, Encontro a fora vria de um vulco. Da negra solido, nada descerro, O tempo desfilando a fogo e ferro.

64

O tempo desfilando a fogo e ferro No traz sequer um brilho esperanoso, No frio que se espalha, tambm me aferro Moldando amanhecer tempestuoso. Carcaa do que fora, outrora, luz, O fogaru atinge todo o campo. Olhar que tal cegueira reproduz No deixa sobrevir nem pirilampo. A vida vai passando, simplesmente, Os rastros se perdendo no vazio. O canto que tentara, vai demente, Do passo inebriado, nada crio. Trazendo a solido, cruel bandeira, Nos olhos da esperana, uma cegueira.

65

Nos olhos da esperana, uma cegueira No deixa que se veja o cais distante. No tendo mais na vida, quem me queira, O rio se perdendo da vazante. Mortias, frgeis luzes no me guiam, Estrelas adormecem dentro em mim. As foras do vazio j se aliam Secando qualquer forma de jardim. Das correntes, rupturas insensatas, Nos pulsos vo atadas as algemas Olhares sem ter brilho, tu retratas, O nada passa a ser os nossos lemas, Reflete to somente agora, aps, A fome que se espalha em ledos ns

66 A fome que se espalha em ledos ns Tornando esta corrente insuportvel. Nas mos, cruel verdugo, fogo atroz, Deixando uma esperana inalcanvel. O quanto que perdi e no sabia, O verso que se fez to merencrio. Da carne quase nua que vendia, As marcas do canalha e vil emprio. Chagsica lio que nos foi dada, H tempos esquecida ainda ecoa. Na marca da pantera tatuada, O brilho da alegria assim se escoa. Um amanh que o sol em fogo alcana A vtima promete em contradana

67

A vtima promete em contradana, Nas lutas quilombolas, capoeiras, Depois da tempestade sem bonana O sol arrebatando estas viseiras Queimando sem ter d qualquer retina, Ao carcomer os restos desta fera. Nas mos ensangentadas da menina, Eu vejo renascer a primavera. Nos tiros espalhados nas favelas, Nos olhos do menino que trafica, Riscando o negro cu, claras estrelas, Futuro sanguinrio se edifica. Deixando um novo rastro em nossa histria Partcipes excntricos, escria.

68

Partcipes excntricos, escria Tomando j de assalto a burguesia, Matando este drago, mudando a histria Promessa benfazeja de outro dia. Fuzis ao tocaiarem numa esquina Mostrando a nova senda, frgil, vria. A podrido se entorna e assim domina, Reinado da vingana traz rei pria.

Na fome cocainmana dos nobres, Repasto para a nova ordem plebia Nos risos desdentados e sem cobres, Rosnando sobre os mortos, a alcatia. O futuro em loucuras nascer A par deste fantasma que vir.

69 A par deste fantasma que vir Arrebentando todas as correntes, Eu sinto o vento forte desde j No canto tresloucado dos dementes. Arpoando caminhos desvairados, As marcas das gals inda resistem, Os olhos muitas vezes embaados, Tocando os que verdades sempre omitem Farrapos estendidos nos varais, Numa esponjosa carne lancetada. As vozes entoando madrigais, Prometem lacerar cada alvorada. Erguido dum escombro desumano, Ourives da esperana, um verso insano.

70

Ourives da esperana, um verso insano Espalha pelas ruas da cidade Um cheiro nauseabundo e soberano, Causando a mais cruel tranqilidade. Macabras gargalhadas so ouvidas Nos bares e botecos, nos puteiros. As hordas de molambos, decididas Invadem os quartis, mil companheiros. Famlicas mortalhas esgaradas, Olhando para trs, por sobre os ombros, Na pele, cicatrizes tatuadas Nascidas e criadas dos escombros. Tal fnix se refaz da podrido, Nos olhos do futuro, a solido. 71

Nos olhos do futuro, a solido Espelha o que se fez h tanto tempo. A morte por total inanio,

Aos olhos do poder, um passatempo. Na orgstica luxria do Congresso, Vendetas sorrateiras; to abjetas. E do povo esfaimado, o sol egressa Abrindo pelos chos, fartas valetas. Valetes e janotas, carne farta, As damas procurando vagabundos, Sorriso de ironia no descarta O gozo que ter nos novos mundos. A vida que a verdade no contm, No vale com certeza algum vintm.

72
No vale com certeza algum vintm A vida feita em podre serventia, O tempo amargo nega o que mais tem, Nefasta claridade cega o dia. O vaso que se quebra em mil pedaos, Trazendo o corte insano aos frios ps. A boca vomitando os estilhaos Estronda com mais fora e de vis. Abutres lacerando a carne frgil, Na ptrida rotina, a vida segue, Cobrando a cada sonho sem desgio Deixando uma esperana quase entregue. Vivendo to somente por um triz, Nos rastros da iluso, v meretriz.

73
Nos rastros da iluso, v meretriz No vejo nem sinais do que sonhei. A mo que esconde a cena, cega atriz, Fazendo desta esbrnia, a nova lei. Amor que serpenteia mudo e falso, Empurra o meu futuro ao calabouo, Ao ver j retratado o cadafalso, No vejo, no percebo e no mais ouo. Calado; eu vou seguindo na calada, E tento ltimo grito, desespero. A vida que se fez teleguiada Encontra na amargura, o seu tempero. A fera que se entranha em nossos prados, Estraalhando sempre os derrotados.

74 Estraalhando sempre os derrotados A garra da pantera inatingvel. Os ps dos andarilhos vo atados, O sonho se demonstra perecvel. Carrasco que se esconde em carapua, Portando nos sorrisos, ironia, A sede de vingana j se agua E a gula se transforma: autofagia. Na fome insacivel, canibais, cntaros, as lgrimas escorrem, Nas danas insensatas, sensuais, As vboras burguesas, enfim morrem, O cheiro das temveis podrides, Expressa-se em terrveis sensaes.

75

Expressa-se em terrveis sensaes O verso que sem d, convulsiona, Jorrando a fantasia aos borbotes, A sorte a cada dia questiona, Poluem os meus sonhos, pesadelos, E neles velhos elos reunidos. Na paz que tanto penso convert-los Os medos tomam todos os sentidos. O quanto que pretendo e nada fao Trazendo a voz contida, rasga o peito. Ao penetrar profunda, a faca e o ao Desviam meu destino de seu leito. Ao largo do que os sonhos subestimam, Algozes, os carrascos se aproximam.

76

Algozes, os carrascos se aproximam Mostrando com sarcasmo, suas garras, Os lbios traioeiros que me mimam, Adentram horizonte em negras barras. Um viperino beijo, agora sela Esta amizade feita em falso cho. A fora deste encanto, mesmo bela, Prope o fim de tudo, negao. Os ces que ladram ss na noite em treva,

As presas espreitando de tocaia, O frio de minha alma quando neva, As mltiplas passadas da lacraia Os ptridos vernizes, lbia e grade, Espelham o que somos, na verdade.

77 Espelham o que somos, na verdade Os restos que deixamos no caminho. Depois do sortilgio, em falsidade, Fingimos adorar o nosso ninho. Nos cantos de agonia do planeta, Os versos vo perdidos, sem sentido. A cada nova insnia que cometa, O tempo transcorrendo, assim, perdido. Matando, pouco a pouco, a natureza, Deitamos sobre ns mesma mortalha, A vida quando em morte traz a presa Despreza qualquer luz, nos estraalha. Bacante tempestade em leda orgia, Exprime a mais temvel heresia.

78

Exprime a mais temvel heresia O acre gosto mordaz deste sorriso. Fantasmas que esta audcia cedo cria, Vestindo contumaz o paraso, Argcia que se mostra nesta espreita, Estraalhando o tempo de sonhar. Cobrindo com urtigas mal se deita Nega qualquer viso, cega o luar. O fardo carregado no se esgota, E o destemor estorva um dbil ser. O que era alegoria segue rota, Esboa com sarcasmo algum prazer. Esta iluso roubada dos janotas Expressa o quanto somos idiotas, 79 Expressa o quanto somos idiotas O verso em desespero, proferido. Expressa a mais vazia das comportas, O dia que morreu j sem sentido. Expressa a luz insana que nos guia,

O rumo que nos mira de soslaio. Expressa o corao sem alegria, De toda insensatez, pobre lacaio. Expressa a tempestade que no cessa, O vento da promessa no cumprida, Expressa um caminhar louco que apressa Deixando para trs a prpria vida. Por fim, o assassinar da primavera, Expressa o que ns somos, cruel fera. 80

Expressa o que ns somos, cruel fera, Destruidores loucos, sem juzo. A flor que nascer jamais espera O corte sem limites, impreciso. A poda da esperana pela Terra, Secando nossos rios e iluses. O fim que no represa, sempre encerra Trazendo ao manso solo, convulses. Extingue toda forma de viver, Grileiros do planeta, sanguessugas, Estraalhando tudo ao bel prazer, Envelhecendo o mundo, frias rugas. Da terra que ser, enfim, de todos, Um contra-ataque firme e sem engodos.

81

Um contra-ataque firme e sem engodos Trar ao fim dos tempos, a vingana Nascendo dos resduos e dos lodos, Na forma de um inseto, uma esperana. Cadver putrefato, a raa humana, Exposta em esqueletos, fssil face, Outrora to audaz e soberana, No tendo nem noo do desenlace Servindo de repasto para os vermes, Apenas um escombro do que fora, Da fora sanguinria do deus Hermes Vazio sobre o cho, o nada aflora. Sem rumo, sem destino, sempre atroz Atnita, esta espcie, m e algoz.

82

Atnita, esta espcie, m e algoz Ao destruir o prato em que comia, Secando todo rio, encontra a foz Da civilizao que aqui cerzia. Pisando sobre a Terra esfacelada, Jazendo pelos cantos, cria ermidas. No tumular caminho, negra estrada, Total carnificina, podres vidas. Acura, depois disso, um vo lampejo, Tenta sobreviver no caos imenso. Assim, futuro inglrio, eu j prevejo Erguendo em cada verso, um branco leno.

Do rei que se pensou quase intocvel,


O fim j se tornando imaginvel.

83
O fim j se tornando imaginvel Deixando simples cacos no caminho, Destino se tornando insupervel, O ser humano mata o prprio ninho. Poder, dinheiro, glrias e riquezas, Motivos para o nobre suicdio. No tendo mais sequer as sobremesas, Antropomorfo deus se mostra ofdio. Estpido, pensaras ser o rei Tudo sendo criado s pra ti. Da tua mo espria fez-se a lei, Matando e destroando l e aqui. Boalidade imensa te vestia, Ao pressupor eterna fantasia.

84

Ao pressupor eterna fantasia Fazendo desta vida um carnaval, Uma iluso deveras sombria, Tramando quase sempre um vo final. Inteligncia parte, pobre raa, Esquece de aprender o necessrio. Nas matas e florestas, a fumaa Transborda em desencanto temerrio. Fazendo da injustia o seu regalo, Expondo as cicatrizes mais profundas, De uma agonia imensa doce embalo, As mos so sanguinrias, vis, imundas.

Do inferno vai tocando suas frguas, Secando ao poluir sonhos e guas.

85
Secando ao poluir sonhos e guas Trazendo ao universo esta aridez. Deitando sobre todos; velhas mgoas, Do nada que foi feito, o nada fez. Purpreo entardecer em cu vazio, Tempestas e nevascas se espalhando. O quanto se mostrou intenso e frio O sonho em pesadelo, transmudando. Aos poucos se esfacela o seu disfarce, Mostrando a garatuja feita rei, A cada amanhecer, um novo esgarce At no sobrar nada, disso eu sei, Tramando em sordidez, faz a rapina No olhar quase pedinte da menina. 86

No olhar quase pedinte da menina Esboo de esperana; sobrevm Do quanto se tentou e no termina, A vida sem surpresas, no vai bem. Ladrilhas nos caminhos diamantes, Ladrando, a caravana, logo passa. Mudando este cenrio por instantes, O caador se faz, insana caa. Parceiros deste sonho em derrocada, As vis caricaturas nos espelham. A morte numa esquina vislumbrada, Os olhos quase cegos se avermelham. Fazendo da injustia a cruel arma, O ser humano cumpre o triste karma

87
O ser humano cumpre o triste karma: Do apogeu do universo volta ao nada, Faz da voracidade a pior arma Deixando a terra inteira esfacelada. No rastro demarcado pela incria, No deixa sobrar pedra sobre pedra, A mo destruidora em plena fria Nem mesmo em frente fome, ela se medra. Ao ver na seca eterna esta runa,

O passageiro acaba com a nave, Fera to cruel no se domina, A liberdade morre em tal entrave. Nos corpos espalhados pelas ruas As faces da misria, agora nuas.

88

As faces da misria, agora nuas, Expressam toda a dor da humanidade. Matando simplesmente, continuas, Negando a quem vier; a claridade. A terra escalpelada, sem as matas, Os rios vo secando, assoreados. Heris e semi-deuses, frias latas, Os dias com certeza, destroados. Quem teve em suas mos tanta riqueza, No sabe construir, tudo destri, O templo feito em bela natureza, O rato incoerente sempre ri. Pois quem faz do poder seu grande amigo Condena-se ao mais negro desabrigo.

89

Condena-se ao mais negro desabrigo, Aquele que corri seu prprio lar. O homem que se faz do homem inimigo V toda esta estrutura desabar. Na frgil criatura sem defesas, Encontra sua vtima fatal, Expondo as carnes frescas sobre a mesa, Enchendo de iluses o seu bornal Eu vejo retratada a dura cena, Da caa que se torna caador, O nada traz nas mos e sem ter pena, Espalha o seu olhar destruidor. Encontrando em ns mesmos, rastro e trilha Dos ces que nos atacam em matilha.

90

Dos ces que nos atacam em matilha As presas vo expostas, ironia. Destroos da iluso, frgil novilha Morrendo pouco a pouco de agonia.

O ser humano aps a derrocada, Procurando pelo den, nada v. Esperana qual tola, destroada Nem mesmo no futuro ainda cr Atravessando o eterno e vil deserto, A flacidez de uma alma, no resiste. Do nada que se fez; no campo aberto, Felicidade vira um simples chiste. Nas mos deste farsante querubim, A seca toma conta do jardim.

91

A seca toma conta do jardim Nas rosas de Hiroshima, num Iraque, Eu vejo que chegando ao triste fim, Os reis eram falsrios, s de araque. No baque que se estronda ilimitado, O medo dos pequenos traz o alarde, Nas trevas que tomaram nosso Fado, Venceu a scia amarga e mais covarde. Nas mos, o maquinrio que desanda E forja mil exrcitos inglrios. Nas marchas marciais da antiga banda, Os fnebres acordes nos velrios. Nos negros horizontes sobre o cerro, Os sonhos se perdendo em frio aterro.

92

Os sonhos se perdendo em frio aterro, Os corpos insepultos no reclamam, Nos olhos dos insanos, ao e ferro, Farrapos pelos guetos esparramam. A morte sendo a ltima quimera, Telrico imbecil morreu h tempos. Jamais encontrar na primavera A fora pra vencer os contratempos. No esgoto que se aflora nas caladas, Abutres devorando a vil carnia Das lminas que foram esperadas, Carnvoros, os olhos da cobia. Da amarga podrido, sutil parceira, Perfume nauseabundo que se cheira.

93
Perfume nauseabundo que se cheira Das chamins, dos rios poludos, O canto de uma indstria carpideira Ferindo assim j todos os sentidos. Das urzes que se espalham no caminho, Ericas, mil abrolhos, joio e lama, Perambulando em vo, sigo sozinho, Apenas o vazio inda me chama. Proliferando a dor, invs de risos, As lceras e chagas; funda escara, Os passos sem destinos, imprecisos, A luz j se tornou espessa e rara. Da civilizao, calada a voz, Depois da humanidade, nada aps.

94

Depois da humanidade, nada aps, Somente a mesma ermida do passado. O vento que de calmo fez-se atroz Incendiando o mundo congelado. Um lerdo moribundo inda caminha Passeia pelo esgoto a cu aberto. Apenas o vazio ali se alinha, O rumo que buscara mais incerto. A natureza-me to maltratada, Matando quem a fere impunemente Embora tantas vezes enlutada, Percebe o caminhar do penitente. A mo que acarinhara no descansa, Cerzindo; a cada dia, uma vingana.

95

Cerzindo; a cada dia, uma vingana, Teares da natura do as dicas, No corte to sutil de uma esperana Brotando nos jardins, trevas e ericas. Dos ricos palacetes o cenrio Expondo as mais terrveis injustias, No canto solitrio de um canrio, Os ltimos trinados das cobias. Na pele que se esgara em agonia, As pstulas explodem, tomam tudo.

A sorte eternamente v e fria O peito que sonhara segue mudo. O vago que se espalha em nossa histria Promete noite longa e merencria.

96

Promete noite longa e merencria O tempo da colheita em mau cultivo, A cada novo sonho de vitria Sorrisos de um insano ser altivo. Ouvindo o canto triste do urutau, Em meio s cinzas torpes que esfumaam Cenrio to dantesco e at normal, Enquanto estes cortejos ali passam, Ainda posso crer em algo novo, Que venha desfazer a profecia. Surgindo pelas mos simples do povo A luz que nos trar bendito dia. Do canto que se escuta aqui ou l, Quem sabe uma esperana brotar?

97 Quem sabe uma esperana brotar Nos olhos da criana ou do faminto. Estrela de iluso rebrilhar Neste cenrio tolo que hoje eu pinto. To frgil quanto a vida, sinto a brisa, Macia que nos toca mansamente. Ao mesmo tempo acalma enquanto avisa Que o dia nascer tranquilamente, Depende to somente destes sinos, Que possam acordar a fera insana, Ao ver a placidez destes meninos, Talvez possa luzir bem mais humana, Renasa um sentimento soberano, Do nada em que se molda o desengano.

98 Do nada em que se molda o desengano Os potes da esperana esto vazios. O vento que viera mais temprano Em plena iniqidade, nega estios. Carpetes de cadveres j podres

Enquanto os poderosos se embebedam Do sangue que acumulam nos seus odres E todas as verdades emparedam. Riscando do planeta, lentamente, Qualquer forma de vida; seguem rindo. Sarcstico sorriso de um demente Que assim, prossegue impune, destruindo. Estraalhando enfim, a redeno, As guias espalhando a negao. 99 As guias espalhando a negao Vem do hemisfrio Norte a voz insana, No bico da canalha, explorao, Ao mesmo tempo inflama enquanto engana. Quem pensa ser de Deus a santa espada Em nome da justia em larga escala, Matando com sua alma j lavada Humanidade inteira assim empala. Da covardia faz seu herosmo, Na burra idolatria, estupidez, O velho que sorri com tal cinismo Semeia entre os boais, insensatez Olhar que ao destruir j nos quer bem, Uma expresso vazia, agora tem.

100

Uma expresso vazia, agora tem A palavra de um santo de pau oco, Mudana desta histria nas mos tem, Salvando a terra inteira do sufoco. Porm guia soberba no percebe O quanto necessrio um novo rumo, Da fruta ensangentada que recebe No deixa sobrar nada, seca o sumo. O povo redentor da humanidade, Roubando dela mesma, uma esperana, Aos poucos, em total insanidade, A morte como lema, vai e lana. Matando cruelmente pede bis, Lanhando em cada irmo, a cicatriz.

101 Lanhando em cada irmo, a cicatriz Exposta num sorriso de sarcasmo, Negando a sorte, vbora aprendiz

No genocdio expressa o seu orgasmo. Olhares idiotas, reis supremos, Enfileirando os pobres infelizes, Mal disfarados, velhos, podres demos, Enegrecendo o cu, plmbeos matizes. No inverno que vir, depois de tudo, A fome se espalhando sobre ns, Paciente terminal, eu no me iludo, Aos cuidados do verme mais atroz. Fazendo da injustia um ritual, Numa expresso indigna e to boal.

102

Numa expresso indigna e to boal Aps a negra noite anunciada, O verso recomea sempre igual, Trazendo para a vida uma emboscada. Na busca pelo dia que no veio, Estrelas derramando suas luzes, No po embolorado, vil centeio, Apenas os resduos feitos cruzes. Nas mos que outrora tinham os tacapes Agora em exploses venais, atmicas, Sem ter sequer caminho ou mesmo escapes A podrido se mostra em ledas vmicas. Hemoptise de uma alma aos borbotes, As esperanas morrem nos pores.

103

As esperanas morrem nos pores Dos navios negreiros atuais, Os corpos, aos milhares, aos milhes Refns dos carniceiros infernais. Ao ter deste cadver, podrido, A decomposio aguarda a fera, No rito da esperana amargo e vo, A morte da possvel primavera. Alimrias eternas, esfaimadas, Caminham pela terra sem destino, Nas plantaes inteis, derrocadas, Aos poucos fantasias; extermino. Nos olhos que os vazios reafirmam Os vermes mais temveis se auto-afirmam.

104

Os vermes mais temveis se auto-afirmam E fazendo dos mansos seus refns, A dura profecia; j confirmam Riscando cruelmente os ledos bens. Ao opacificar a luz divina, A lua se perdendo, sem sentido. O vento que nos toca e nos domina, Jamais pelos vorazes ouvido. Cardumes de tenazes gafanhotos, Devoram toda a nossa plantao, Os dentes afiados dos escrotos Trazendo to somente a negao. Secando toda a fonte da verdade, O que dizer da tal felicidade?

105

O que dizer da tal felicidade, Se eternas tempestades formidveis, Invadem todo o cu da humanidade, Trazendo sentimentos descartveis. Navalha que penetra em nosso cerne, Arranca o que nos resta, corao. Presume que esta fera no hiberne Secando qualquer forma de vero. Agricultor que tem boa semente, Em solos infecundos, no progride, Aguado pelos olhos de um demente, Que pobre natureza sempre agride Numa semeadura da utopia, A mo volta, decerto, assim vazia.

106

A mo volta, decerto, assim vazia. Depois desta colheita quase intil, Numa alma sem aprumo em que cerzia Um vago cu insano e mesmo ftil. Participes do estpido jogral, Herdeiros das comarcas dos horrores, Sorrisos de ironia de um boal Escondem derradeiros refletores. Vencidos pela farsa desumana, Guerreiros em cruzadas ps modernas,

A boca sensual, venal sacana, Arranca da esperana, as suas pernas. Tomados pelos gozos idiotas, Guardamos ignomnias em compotas.

107 Guardamos ignomnias em compotas Em meio procisso de amargos crios, As esperanas restam mais remotas, Substitudas pelos vos martrios A porta que se fecha e no mais se abra No deixa que alegria entre na casa. A boca que gargalha, assim, macabra, Espalha nos caminhos lava e brasa. Os olhos indigentes de um pedinte, Jogado pelas ruas, vil mendigo. Para os burgueses soam como acinte, A fome que se estampa um perigo. De assassinos impvidos, qual fera, Estraalhamos nossa primavera. 108

Estraalhamos nossa primavera Ao vermos nestes vermes palets, De quem a soluo tanto se espera Vem a resposta crua e mais atroz. As rapineiras aves do Congresso Fazendo da fortuna uma partilha, Sorriso desta hipcrita, confesso, No passa na verdade de armadilha. Talvez nas mos de um novo redentor, Que venha transformar toda heresia, Num outro amanhecer encantador, Proteja o renascer de um belo dia. Surgindo das entranhas dos vis lodos, Mostrando o quanto amor bem de todos.

109

Mostrando o quanto amor bem de todos Meninos vo cantando livremente, No sabem dos adultos, seus engodos, E pensam noutro mundo que os contente. Depois de certo tempo, fera ou caa, A vida preparando um carniceiro,

Descortinando a nuvem de fumaa Morticnio se torna corriqueiro. O tempo que assim mostra a cada lia, As diferenas tolas, e abismais, O pobre j servindo de carnia Aos ricos, vagabundos e boais. Cortando os velhos sonhos, frgeis ns, Deixando como herana o nada aps.

110

Deixando como herana o nada aps Esprios imbecis fazem a festa, Calando da verdade a dura voz, Depois da tempestade, nada resta. Mas vejo no horizonte alguma chance De um novo alvorecer em raro brilho. Se o canto j trouxer maior alcance Amor pode ser mais que um estribilho. Assim, dos olhos meigos de um infante, Uma abolicionista fantasia Que crie na magia de um instante O bem que nos aquea em noite fria. Um sonho feito em luz, descortinvel, Nas mos de um ser diverso e mais amvel.

111 Nas mos de um ser diverso e mais amvel Deixando para trs suas amarras, No beijo carinhoso, um riso afvel, Calando da pantera frias garras. Quem sabe poderemos vislumbrar A outrora mansido que se perdeu. Tocado pelos raios do luar, Ouvindo o que dizia o Rei hebreu. Da hednica luxria nem sinais, O riso se faz franco, esperanoso, Estrelas so guardadas nos bornais, Semeiam fartos brilhos, raro gozo. Palavra que apascenta e mostra o dia, Um raro amanhecer, cedo anuncia.

112

Um raro amanhecer, cedo anuncia

Os olhos de quem sabe ser feliz, Trazendo em suas mos a fantasia, Moldura a sua vida em bom verniz. Estende o seu amor ao infinito E sabe consagrar santa emoo, Do riso que se mostra mais bonito, Prepara a farta e doce inundao. Aduba em alegrias seu canteiro Colhendo depois disso, flores raras, Sabendo ser possvel, jardineiro Matar em nascedouro urzes amaras. Porm a vida segue mais mortia Nas mos de quem domina a v cobia.

113

Nas mos de quem domina a v cobia, Decerto mil espinhos entranhados, Jardim de uma esperana j no via Apenas os abrolhos so gerados. Fartura to somente das daninhas Ervas que se fazem mais presentes. Voando para longe as andorinhas, Levando para outrem boas sementes. Negando um cais, explode o ancoradouro O barco se perdendo num naufrgio, Inverno se tornando duradouro, Deixando o sol to tmido e mais frgil. Ao nublar o horizonte, cega a serra, Escrnio se espalhando sobre a Terra.

114

Escrnio se espalhando sobre a Terra Proliferando mgoa, insanidades, O ciclo de esperana j se encerra, No deixa mais restar nem amizades. A vida parecendo um duro fardo, Pesando em nossas costas, nos lanhando. Na estrada to somente brota o cardo, O dia pouco a pouco, se nublando. Distantes, os temveis urubus, Aguardam pelos restos em carnias, Vestindo palets no andam nus, Olhares expressando vis cobias. Ao longe, em tal cenrio eu posso ver Escrias nos Congressos, no poder.

115

Escrias nos Congressos, no poder Vorazes caricatos da esperana, Nos jogos desta turba eu posso ver, Da corja quando em bando, uma aliana. A temperana fica para trs Propagam turvas guas, mais salobras, Nem mesmo algum banquete satisfaz, Desejam devorar at as sobras. Quem sabe do plantio, o quanto duro, Ao ver tais rapineiros, perde o rumo. Abortam, sem remorsos, o futuro. Negando ao passarinho, asa e aprumo. Crocitam enquanto geram, podres gralhas, A cada amanhecer, novos canalhas.

116

A cada amanhecer, novos canalhas Em novos redentores disfarados, Escondem sob as roupas as navalhas, Hipocrisia reina em seus prelados. A pobre multido segue faminta, Atrs de uma promessa em romaria, No sangue que se mostra em pouca tinta, Os sanguessugas fazem uma orgia. Vendido como santo milagreiro, O Pai que foi deveras maltratado, De novo a cada dia, num puteiro, O cadver em dor, crucificado, Por sermos coniventes, somos vis, Verdugos de ns mesmos, imbecis.

117

Verdugos de ns mesmos, imbecis, Quem cala muitas vezes no diz nada, Assim o sangue escorre em chafariz, Os pombos vo fugindo em revoada. A paz que procurvamos, fenece, Na dura solido vejo o cordeiro, Pedidos idiotas; ouve em prece, Falando de poder e de dinheiro.

Enquanto a romaria no se estanca, O velho em misrias j se empapa, Montando a pobre santa, qual potranca, Riquezas subtradas; nada escapa. Ns somos, ao negarmos a mamata, Parceiros desta estpida cantata.

118

Parceiros desta estpida cantata Que risca os negros cus deste universo, Fazendo do sermo pura bravata, Sentido da amizade vai disperso. Nas guas deste rio caudaloso, Milhes de seres vagam, sem destino. Profeta apocalptico viscoso, Cobrando pelo amor, gio divino. Da graa recebida, faz fortuna, E forma legies em servido. No tendo mais quem cale e sequer puna Viceja a canalhice, em plantao. E a pobre multido que espera o mel, Bebendo to somente deste fel.

119

Bebendo to somente deste fel Meu verso pessimista, disso eu sei, Enquanto nos cobrir escuro vu E a cretinice for do amor a lei Eu sempre irei berrando sem descanso, Ovelha desviada e com orgulho. No posso me calar nem ficar manso, Repasto que se faz em pedregulho. No vejo mais o brilho que esperava Durante a minha infncia e juventude. Forjaram da palavra, dura lava Que mata impunemente e seca o aude. Ceifeiro to velhaco rouba o perfume Do quanto se plantou, velho costume.

120

Do quanto se plantou, velho costume H tempos esquecido por pastores, Que sabem desfrutar de cada lume, Fazendo-se de todos, redentores. Mentiras espalhadas pelo cho, Aguando a mais cruel e vil semente, Exalam desde sempre a podrido, Rastejam com pudores de serpente. Vendilhes do templo, contumazes, No deixam sobrar nada da verdade, Palavras viperinas e tenazes Escondem a divina claridade Condena o bom cordeiro, esconde a graa, A srdida presena desta raa.

121

A srdida presena desta raa Devora as iluses dos pobrezinhos, A sorte de viver j se esfumaa Deixando to vazios os seus ninhos. Aqui eu reconheo os meus pecados, Burgus que entre burgueses se criou. Meus ps que agora esto j bem cansados, Tampouco uma esperana partilhou. Omisso, tantas vezes nada falo, Olhando pra mim mesmo, isto me basta, Percorro minha senda e sigo o embalo, Criando enquanto mudo; nova casta Quebrando do arvoredo, flores, ramos, Qual ave de rapina; destroamos.

122

Qual ave de rapina; destroamos Os sonhos das crianas inocentes, Enquanto algum futuro devoramos, Mostramos os sorrisos entre-dentes. Carcaas espalhadas pela casa, Jogadas nas sarjetas da esperana. O fogo nos consome em lenta brasa E a chama morre aos poucos, sem fiana. Enquanto a vida mostra em descaminhos Os rumos preferidos pelas gralhas, Deixamos os infantes ss nos ninhos Expostos ao vigor destas navalhas.

Liberta, sem algemas ou amarras. A fera ir moldando novas garras

123

A fera ir moldando novas garras Afiam cada dente em nossos ossos, Nos olhos do futuro fazem farras, No deixam mais sobrar sequer destroos. Noctmbula, voraz, se refestela Nas carnes mais macias das crianas, A cada nova orgia em esparrela, Recebem dos ingnuos as fianas. Estrume que se mostra em profuso, Proliferando a cada anoitecer, Negando a mais sublime redeno, Deixando a carne assim, apodrecer. Cortando uma esperana em finos gomos, Farrapos indigentes do que somos.

124

Farrapos indigentes do que somos Espalham-se nos bares e nas ruas, Refletem na verdade o que ns fomos As faces que se mostram, seguem nuas. A carapaa quebra-se de fato Deixando-se antever o que vir. Nos lagos ao olharmos tal retrato, Sabemos necessrio desde j Uma mudana audaz e radical, Que possa permitir a plena paz Do quanto ns herdamos vendaval, Assim ser meu canto mais capaz. Felicidade, mesmo em utopia, Um sonho que se faz a cada dia.

125

Um sonho que se faz a cada dia Renova o corao de um homem velho. Tocado pelo sonho, em fantasia, A vida nos trar santo conselho. Marcando em alegria a nova aurora

Que um dia possa ser de todo mundo. O fogo da esperana revigora E toma toda a Terra em um segundo. Quem sabe, assim, podemos perceber O quanto a vida bela e necessria. Podendo desfrutar deste prazer A noite no ser mais temerria. Que a luz da claridade enfim soobre Fatdica mortalha que nos cobre.

126 Fatdica mortalha que nos cobre Impede que uma luz se descortine. Do todo no percebo que inda sobre Um sonho benfazejo que alucine. Resolues; aguardo no meu canto E delas penso crer numa sada Que possa sonegar o desencanto, Trazendo um novo rumo nossa vida. Porm ao ver que nada, sempre vem, Eu risco uma esperana dos meus dias. O medo que se estende mata o bem, Trazendo ao fim das tardes, agonias. A tempestade vindo aos borbotes, Estende a fome em vastas plantaes. 127

Estende a fome em vastas plantaes Negando a sobrevida a quem precisa. Fechando da esperana, os seus portes, E quando d seu bote no avisa. No beijo viperino da trara, Inoculas venenos, ser infame, O p que num instante distrara, Tropea e encontra as farpas deste arame. Arranca os olhos puros da iluso, Infiltras sobre ns tuas ventosas, De insanos preconizas procisso Espinhos descartando as belas rosas. Enquanto o teu castelo vai surgindo, Farrapos pelas ruas vo pedindo.

128

Farrapos pelas ruas vo pedindo Fazendo dos escombros os seus lares,

Pastores que no plpito mentindo Espalham tais mentiras aos milhares. Na explorao indigna do trabalho, A mo deste carrasco no perdoa, Jogando pra debaixo do assoalho O que restou de pau desta canoa. Polticos, pastores, frias feras, Ladres das esperanas, seres vis. Ao tornar quase impossveis primaveras Destroem com esgares mais sutis. Milagres j permitem que arremeta, Os podres serviais, velha sarjeta, 129

Os podres serviais, velha sarjeta, Os jogos do demnio no se esgotam, As lavas invadindo cada greta, As cores da esperana se desbotam. Mergulhos em temveis abissais, Resqucios de virtude vo sumindo, Em meio a tais profanos vendavais, O cho desesperante vai se abrindo. Fazendo os seus licores das sangrias, Da pele que se esvai, surgem escamas, Esdrxulo diabo em agonias Prepara dia-a-dia nossas camas. Nos rastros deste ser insuportvel, Esgoto que se mostra interminvel.

130

Esgoto que se mostra interminvel Recende to terrvel fedentina, O lobo tantas vezes afvel, Devora depois disso a luz divina. Vomitando improprios e mentiras, Vendendo este cadver numa cruz, Recortam o seu corpo em finas tiras Expondo em cada esquina o Bom Jesus. Farsantes com voz mansa e to macia, Sugando o que puderem pela frente Do sangue derramado, a mesma orgia, Tornando cada ovelha um indigente. Daqui, estupefato, inda contemplo Eternos vendilhes do mesmo templo.

131

Eternos vendilhes do mesmo templo Traindo o Pai amado e to querido, Do amor e do perdo maior exemplo, Agora segue em vo, prostitudo. So tantas as Igrejas que traficam As chagas deste pobre carpinteiro, Da venda de esperanas edificam Imprios saturnais em cada outeiro. Moribundos famintos seguem loucos, Os ritos enigmticos, profanos. Em gritos de histeria, quase roucos, Abarcam tais poderes sobre-humanos Do nada que, decerto assim se cria, Escombros em total autofagia.

132 Escombros em total autofagia Expressam o vazio que vir, O tempo de viver no bastaria H quem deseja tanto o que no h. Incuos os tentculos estticos, Estampa esta verdade mais cruel, Olhares mais dispersos de fanticos, Procuram desvendar o claro cu. Desesperana toma cada passo, Escreve em desafino tal cano, O quanto nada sei impede o trao E a vida se repete sempre em no. Deixando para trs a fonte pura, A trama prometendo em amargura

133

A trama prometendo em amargura Anncios em revistas e tevs, Vendendo especialistas em tortura Sem bases, sem verdades, sem porqus Um padre com sorrisos emblemticos Satnico promete o que no sabe, Pastores com seus ritos enigmticos Permite que se salve antes que acabe

Compare qual a farsa que melhor, Aquela que deveras te cai bem. O templo que mais belo, o que maior, Frutificando a f, dinheiro vem. Enquanto ao lavrador basta e se aceita, Apenas incertezas por colheita.

134 Apenas incertezas por colheita Assim o jardineiro passa a vida. Pensando no futuro mal se deita Na prece que se pede, recebida. Enquanto em romarias, eu garanto, Produtos da misria recolhidos, Vivendo da pobreza e do seu pranto, Dinheiros dos devotos recebidos. Assim caminha a pobre humanidade, Espertos e canalhas pela fresta Roubando o que vier de claridade, Promovem bestial e insana festa E o povo, eterna ovelha penitente Varrendo toda a Terra qual demente.

135

Varrendo toda a Terra qual demente A multido no v a clara luz, Do Pai que veio a ns exposto em gente E ensina que o amor basta e conduz. Na mstica mudana deste rumo, Poderes bem mais podres ressurgiram No me calo, conformo ou me acostumo Ao ver h quanto tempo nos mentiram. Criando um deus voraz e tenebroso, Deixando para trs o sacrifcio, Do vingativo ser to belicoso Fizeram sua glria e seu ofcio. J basta! Reconheo como altares As matas e as florestas, rios, mares.

136

As matas e as florestas, rios, mares Extensa e to divina catedral, As frutas invadindo os meus pomares, A sorte repartida por igual.

As mos que pacificam; olhos mansos, Palavra de carinho e de conforto. Assim eu j vislumbro os Teus remansos E encontro em Teu amor, um claro porto. A Cesar o que de Cesar, Tu dizias, Porm unida ao Csar de planto, Igreja se embrenhando em tais orgias, Recria a cada dia um vendilho. Da chama da esperana se desfez, Cobrindo toda a Terra em aridez.

137

Cobrindo toda a Terra em aridez. O vento da esperana segue morto, De toda uma alegria que se fez, No resta mais sequer algum aborto. Os dias vo seguindo sem notcias, Aonde se escondeu felicidade? A morte se fez logo nas primcias Negando ao ser humano a liberdade. Nem mesmo o sonho vo inda disfara O tempo vai ingrato e determina, Que a vida a cada dia assim se esgara Secando da iluso a fonte e a mina. Qual lua que transmuda em vrias fases, Vagando por desertos sem osis.

138

Vagando por desertos sem osis. Um velho beduno perde o rumo, O solo vai abrindo e j sem bases No tem mais esperanas como prumo. A morte se aproxima e sem miragem Que possa dar alento, assim se esvai, Ao terminar intil e m viagem A mscara da vida cedo cai. Num ltimo suspiro preconiza Um mundo onde pudesse ser feliz, O vento das mudanas logo avisa, Ters em outro mundo o que bem quis. Descobre no final, a liberdade, Galgando a mais sublime realidade.

139

Galgando a mais sublime realidade Meu barco vai singrando ao infinito, Falena a quem encanta a claridade Fazendo da esperana um sonho, um rito. Escuto o burburinho do riacho Descendo sobre as pedras e cascalhos, Seguindo da iluso a fonte e o facho, Deixando para trs meus atos falhos. Saveiro que procura pelo cais, Fugindo do naufrgio inevitvel, Em luzes formidveis, magistrais Permite um novo dia mais amvel. As dores que vivi, agora cobram, Nas ledas emoes, tanto soobram. 140

Nas ledas emoes, tanto soobram As vagas iluses; morrem na praia, De todos os carinhos poucos sobram E o sol de uma esperana j desmaia. Sobrando no horizonte a nuvem negra, O tempo vai passando sem descanso, Quem dera se alegria fosse regra O dia voltaria e bem mais manso. Na tela que se pinta em tal cenrio, As cores vo perdendo seus matizes, Metamorfoseado, o sonho vrio Deixando em todos ns, as cicatrizes. Ao ver esta epidmica cobia A lua se escondendo, to mortia.

141

A lua se escondendo, to mortia Detrs desta montanha feita em fel, A voz que agora eu trago mais submissa Expressa a negritude deste cu. Aos poucos me tomando a caquexia Macerando os meus sonhos, os destroa Deixando como herana a noite fria, Nem mesmo uma iluso ainda roa. Palhoas e palhaos revividos, Maracutaias; vejo nos plenrios Os dias vo secando distrados, E tornam-se vorazes temerrios,

Distante do que vejo hoje na Terra, Olhar esperanoso; cego, cerra. 142 Olhar esperanoso; cego, cerra E pensa no que foi e no voltou, Por mais que v tristeza j descerra O tempo da colheita enfim chegou. Dos joios espalhados nos trigais, Adubos no se mostram seletivos, Preparam os ditames infernais Olhares se mostrando mais altivos. Na insnia que domina e me enlanguesce O tempo se mostrando inda nublado, Hednica emoo que em luzes cresce, Esconde os maremotos do passado, Porm no possvel mais viver, Ao gozo simplesmente do prazer.

143

Ao gozo simplesmente do prazer Minha alma se perdendo deste foco, Quem pensa num sublime alvorecer Precisa ter mais forte este reboco. Por vezes tal mentira satisfaz, Mas vejo teus reflexos enganosos, Negando a calmaria, a santa paz, Explode na verdade em falsos gozos. Qual fora uma cortina de fumaa, Que impede que se veja o claro dia, O tempo inconseqente trama a traa, Devora o sentimento em fantasia, Das mos desprotegidas, torpes falhas, Estrumes estampados nas batalhas.

144

Estrumes estampados nas batalhas Jamais adubariam esperana, No passam de imbecis e vagas tralhas, Com eles farta espera nunca avana. Formando ao fim do dia tais jograis, Soobram nas primeiras ventanias,

Naufragam aos mais fracos temporais, Pois falsas suas bases de alegrias. No deixam que se mostre a liberdade, Mosaicos inebriam e torturam, Ao ver assim distante a claridade, Sentidos meus olhares j procuram. Enganoso tormento em pilotis Cordeiros sob os lobos, velhos vis.

145

Cordeiros sob os lobos, velhos vis Preparam emboscadas toda noite. O quanto se imagina ser feliz, quanto lanha as costas tal aoite. No sexo que se compra em cada esquina, Nos jogos de poder e seduo, Amor mal percebendo se extermina S deixa no lugar, a negao. Em meio a cocanas, lcool, risos, Estranhas gargalhadas da ironia, Palhaos pelas ruas com seus guizos Encontram farta venda da alegria. Do lao que depressa j desata, A mo que nos carinha, cedo mata.

146 A mo que nos carinha, cedo mata E faz do nosso corpo seu altar, Pisoteando ateia fogo mata Esconde nas neblinas o luar. Jocosa procisso de meretrizes Seguidas pelos donos do poder, Na cama verdadeiras ms atrizes Na jogatina eterna do prazer. Permitem que se compre vista, prazo, Fazendo uma total liquidao Depois, negcio feito, vem descaso O resto no merece nem tosto. Refletem este imenso e negro vu, Nas nuvens escondendo o claro cu.

147

Nas nuvens escondendo o claro cu. A chuva que vir ser de lama, Uma alma se perdendo segue ao lu, E mata em vento frio qualquer chama. Encapuzados sonhos mal disfaram O quanto se faz luz ou pesadelo. Os dias penitentes j se esgaram, Rompendo qualquer fio do novelo. Carpindo sobre os restos da esperana Os vermes que perfazem tal banquete, Na lgrima rolada, a morte avana Fazendo do viver simples joguete Sabendo quanto intil tal perfume, Frutificando a esmo, cevo estrume.

148

Frutificando a esmo, cevo estrume E colho to somente a podrido Alm do velho sonho de costume, No vejo restar nada na amplido. Caminha a humanidade inebriada Servindo de repasto para as gralhas, A cada novo passo, a derrocada Demonstra quo inteis tais batalhas. Negando qualquer voz que assim discorde, Expressa a verdadeira garatuja Destoa da esperana em cada acorde Uma alma sem porvir, imunda e suja; Matando o que o Bom Pai j deu de graa, De toda a criao, a mais vil traa.

149

De toda a criao, a mais vil traa Talvez seja em verdade bem mais til, Destino que em vazio j se traa Mostrando a raa humana, sempre ftil. Partcipes orgsticos, satnicos, Do fausto fazem glria e qualidade. Os ps acorrentados criam pnicos E fogem mais crua realidade. Na regra universal da mais valia, O quanto que ns temos; o que somos, Poder gerando assim falsa alegria, Macabros carnavais destes reis Momos,

Entregues aos esprios, ledos amos, Os sonhos e esperanas ns podamos.

150

Os sonhos e esperanas ns podamos Negamos semente a brotao. Sem nexo e sem destino j vagamos Chegando finalmente ao mesmo no. Quem sabe no final do insano ciclo, Talvez haja um resqucio de esperana; Aos poucos, fatalmente eu me reciclo E tento em nova aurora, a nova dana. Cansado da volpia destas feras, Meu corpo lacerado se acostuma, Ouvindo bem distantes primaveras, A dor, aos poucos foge, enfim se esfuma. Sabendo deste abutre e suas garras, Rompendo, finalmente tais amarras.

151

Rompendo, finalmente tais amarras Eu pressuponho um canto mais gentil, Que espalhe sobre a Terra em mil fanfarras O amor que h tantos anos se previu. Num gesto humanitrio que se espalhe E crie uma esperana universal. Livrando todo barco de um encalhe, Mostrando a paz possvel, magistral. Os fardos bem pesados do passado Atados sobre ns, dura gal, Ainda que no mesmo e triste Fado, Permite um auto feito em plena f. Maculam a pureza destes pomos, Escombros do que outrora, ainda fomos.

152

Escombros do que outrora, ainda fomos Persistem como enormes pesadelos, Guardados na lembrana, velhos tomos, Difcil, na verdade no mais v-los Porm ao criar asas, eu percebo

Que resta ainda um brilho de esperana No vento que mais calmo ora recebo Futuro benfazejo j me alcana Quem sabe poderei cantar contente, Aguando com sorrisos meu jardim, E o mundo transformado de repente Mudando cada espinho dentro em mim. Pressinto o alvorecer de um belo dia, Nas mos imaculadas da poesia.

153

Nas mos imaculadas da poesia Eu sinto a mansido que procurara, O pensamento sorte j se alia, Mostrando em meu destino, glria rara. Esboos dos meus sonhos recriando Atravessando as noites invernais, O mundo mais tranqilo; vou moldando Fazendo da alegria porto e cais. Navego em oceanos mais tranqilos E sinto a maresia me tocando, Nos sonhos em bonana encontro asilos E a vida em calmaria vai passando. Na dor que fatalmente nos recobre, Cortando o franco amor, deveras nobre

154

Cortando o franco amor, deveras nobre

Desiluso se mostra claramente, No solo em que plantamos, seco e pobre, No brotar sequer uma semente.
A noite que se fez tempestuosa, Por vezes no permite o alvorecer, Enquanto a vida segue caprichosa, Matando qualquer forma de prazer Eu tento recobrar os meus caminhos, E vejo a sorte ingrata abandonar Negando a liberdade aos passarinhos, Cegando a fora plena do luar. Assim, quem se entregou aos furaces, Encontra; nas manhs, negros senes.

155

Encontra; nas manhs, negros senes Quem teve insensatez como desdita. No tendo no horizonte mais veres No pode descobrir ouro em pepita. Da luz diamantina e gloriosa, No sabe discernir sequer o brilho, A luz to merencria e caprichosa Prefere percorrer um novo trilho. Assim neste negrume interminvel, Eu sigo meu caminho passo a passo, Olhando para o vu indecifrvel Eu perco lentamente o meu espao Num dia prometido, outrora lindo, A vida qual fantoche, se esvaindo.

156

A vida qual fantoche, se esvaindo No deixa sobre o solo nem sinais, A lua com certeza no mais vindo, Esquece os raios claros, sensuais Temvel criatura nos domina, A farpa que se entranha em nossa pele, Estrela que se perde e se alucina, A sorte de um desejo j repele. O riso fora farto, agora frgil; O paraso est sempre distante, No quero mais pagar qualquer pedgio Apenas um prazer calmo e constante, Porm somente encontro a v sarjeta, Marcando em crua incria, uma tarjeta. 157

Marcando em crua incria, uma tarjeta Selando em nossa pele, tatuagem, A vida que se mostra to abjeta Trazendo a v tristeza na bagagem Expressa o que pressinto em noite tensa, Deixando para trs qualquer caminho. Felicidade chega a ser ofensa, Na outrora flrea senda, resta espinho. As cinzas dentro da alma proliferam E criam gestaes proibitivas As dores incontidas vociferam Matando as mais sensveis sempre-vivas.

O espao de viver, intransitvel, Alm do que j fora imaginvel.

158 Alm do que j fora imaginvel Nos tempos de neblina e de rancor, O sonho se mostrando inalcanvel, No deixa nem sequer nascer o amor. Estridulosa noite em vagas ondas, O mar no se repete, disso eu sei. As luas que perdi, plenas, redondas, Durante a vida insana, o nada achei. Fomenta-se a temvel despedida, Forrando o cho em flores maltrapilhas, O quanto que tentei herdar da vida Esvai-se nas estrelas andarilhas. Do corpo que se fez altar e templo, Apenas o vazio; inda contemplo.

159 Apenas o vazio; inda contemplo E nada restar em pouco tempo. Seguindo na verdade o mau exemplo, Perdido no primeiro contratempo. Carcaas espalhadas no canteiro, Permitem-me dizer do quanto trago, Resduo se tornando corriqueiro, O p que me machuca nega afago. Nos bares, as mais puras aguardentes, Rolando um carrossel dentro de mim, Os lbios se procuram quais dementes, Encontram to somente o mesmo gim. Fingindo ter comigo uma alegria, Bebendo cada gota em fria orgia.

160

Bebendo cada gota em fria orgia, Inebriado e tolo, canto os versos, Instantes de loucura e de magia, Amores, sentimentos to dispersos. Rascunhos de esperana, caricatos Extremam os velozes andamentos, Em novos, repetidos, loucas atos, Os disparates ganham pensamentos.

A ptrida farsante ganha espao, Senzalas que carrego no meu peito, O quanto nada tive agora eu trao Aoda-me o vazio de meu leito Cansado desta insone e v procura, A vida prosseguindo, assim, escura.

161

A vida prosseguindo, assim, escura. Estende em meus caminhos o tapete Que ao mesmo tempo trama em amargura Enquanto esta ironia se repete. Cigarros que esparramo pelas ruas, Preparam o meu ltimo delito, Nos arcos dos meus sonhos tu flutuas E mostras a dureza de um granito. Assim, perambulando em noite insone, Escrevo o meu destino a ferro e fogo, Adentro neste eterno e vrio cone, Perdido ao adentrar o sujo jogo. Enquanto a dor intensa em fria espreita No esgoto sem final, j se deleita.

162

No esgoto sem final, j se deleita Bordando em plmbeos tons, o desespero Dejeto se acumula enquanto deita, Escalpelando a sorte, em gesto fero, A mordaa j cabe e tem guarida Nos stios inseridos no contexto, Fugazes iluses negando a vida, Mudando no final o antigo texto. Dos seixos que se espalham na cascata As guas vo rolando, corredeiras, No fogo que consome toda a mata Acinzentando o verde das bandeiras O ser humano, vil fera demente Destri o que no cria num repente.

163

Destri o que no cria num repente Esgoto a cu aberto poluindo,

Sentido de partilha segue ausente, O tempo sem limites se esvaindo. Tomados por cruel melancolia, Esboos do que fomos; marionetes Carregam aos jograis sua agonia No olhar estupefato que arremetes. Descemos para o nunca, nem talvez, Argindo nosso tempo de viver Sabemos da cruel estupidez Que doura nossa pele em vo prazer Ao largo da esperana, meus olhares, Fazendo das mortalhas, os altares.

164

Fazendo das mortalhas, os altares. Dos cataclismos fao a minha cama, Na ftida iluso, planto os pomares Arcanas sensaes moldando a trama. Abarco em meus olhares, catedrais, E vejo em cada abbada estas marcas, Da dor que ao se sentir deixa os sinais, Da solido que invade velhas barcas. Minhas retinas seguem to cansadas, Presbope esperana j se esvai Afnica lembrana destas fadas Aos poucos me tomando, sempre trai. Tatuam cicatrizes, podre tez, Criadas por cruel insensatez.

165

Criadas por cruel insensatez As lpidas saudades se esvoaam, Do mesmo material em que se fez Sentidos que tocados, nada traam. Ourives da esperana morre mngua, Por milhas, tantas lguas deriva, O gosto da amargura em minha lngua Fazendo da alegria, dura estiva. Esfacelado sonho, um eremita, Esconde-se em vital desesperana O sangue em minhas veias no palpita Deixando sempre ausente esta aliana Nas mudanas diuturnas, noutras fases, A vida se perdendo sem ter bases.

166

A vida se perdendo sem ter bases No deixa sequer marca ou cicatriz, Tocada pelas frias dos antrazes A sorte perecendo, meretriz. No corpo delicado da iluso, Menina que se vende sem juzo, Apenas me restou a podrido, E irnico sarcasmo de um sorriso. O quase se tornando repetido, O nunca me parece mais real, O mundo que eu queria repartido Agora se esvaindo, vo; boal. Deixando para trs sem liberdade, O gozo mais sublime da amizade.

167 O gozo mais sublime da amizade Esfacelado agora pela dor, Fazendo do meu canto, insanidade, Do nada em que surgiu, nada a compor. Ao decompor das almas pressuponho O fim de nossa etapa pela Terra, Deixando sucumbir o raro sonho, Apenas a tristeza aqui se encerra. Transborda este riacho, vira mar, Inunda com mil ratos cada sala, Olhando para o espao a divagar, Quem ama, na verdade nada fala, Nas dvidas perenes que se cobram, Temveis iluses so as que sobram.

168 Temveis iluses so as que sobram Depois de termos tantas decepes As parcas alegrias j nos cobram, Mas deixam como herana evolues. Os olhos no futuro, os ps cansados, Os dias que viro sero de luta, Os cortes, com certeza, aprofundados, A voz amargurada inda se escuta. Na sede de viver e ser feliz, Espinhos maltratando os nossos ps,

Do quanto que no tive e o que mais quis Pesando em minha vida, vs gals. Pra quem a seca mata cada lavra, O amor to somente uma palavra.

169

O amor to somente uma palavra Aos olhos solitrios de quem anda, Distante do que fora outrora a lavra, Colheita sem cuidados j desanda. Servindo como escrnio, tolamente, Persegue o que no sabe e nem conhece, A solido invade, e na torrente, O dia mal surgindo se escurece. Aos poucos vai perdendo as esperanas, Vencido pelo medo de sonhar, Sorrisos mal guardados nas lembranas, A vida se transforma devagar Na dor amanhecida e eternizada, Carpindo cada morte anunciada.

170

Carpindo cada morte anunciada O dia-a-dia traz escurido, A mo que o apoiara vai cansada, O desamparo encarna a solido. Vontade de morrer, se libertar, O quanto foi difcil cada passo, Distante desta praia, o ledo mar, O vazio ocupando todo espao. Nem mais o lacrimejo, a dor mitiga, O tempo vai girando em carrossel, Rodando enquanto, rude, desabriga, Cinzento e to pesado, o amargo cu. Sabores agridoces da vitria, Jogados nos tapetes da memria.

171

Jogados nos tapetes da memria Momentos de provvel iluso, O quanto se pensou fosse vitria Termina nas inglrias do seno.

Ascende dos cigarros espirais, Imagens refletindo sentimentos, Felicidade vai pra nunca mais, Alegrias so raros, bons momentos. A boca que beijara, no queria, O corpo que tocara em noite imensa, Ao menos, num segundo, prometia O gozo alentador por recompensa, Um resto de esperana ao peito mudo, No af de ser feliz, j vale tudo.

172

No af de ser feliz, j vale tudo, Olhando para estrelas vejo o sol, Sorrisos e palavras, eu me iludo E sigo a vida feito um girassol, Buscando em cada rstia a luz intensa Bebendo da iluso a me fartar. Bastando qualquer coisa que convena Mergulho; destemido, adentro o mar. Fugindo de mim mesmo, meus reflexos No espelho desta vida, distorcidos. Tocando corpos nus, perdendo os nexos, Hertico viver, loucos sentidos, Numa v iluso, falsa alegria, Na morte anunciada a cada dia.

173

Na morte anunciada a cada dia Personagens inglrios desta trama, Nos guizos to ingratos da alegria, Tristeza tocaiada logo chama Tramando tal tormenta em noite clara, Os raios vo tomando este cenrio. O vento desabriga e desampara, Espetculo audaz e temerrio. Num ato mais insano, um vo mergulho, Bebendo da aridez feita miragem, Distante desta praia ouo o marulho Convite ao maremoto, v viagem. Do quanto que pensara ter em graa, O tempo incandescente trama traa.

174

O tempo incandescente trama traa E tudo desabando, eu vejo agora. Olhar inebriado j se embaa O cinza deste cu, tudo decora. Numa clera intil me perdi, Errante caminheiro pela vida. O quanto procurara, e nada aqui Somente a sensao da despedida. O verso emudecido segue toa, Meus dias foram mudos, cegos, tolos; A chuva em tempestade no foi boa, Abrindo vrias fendas nestes solos. Herdando to somente a escurido, Nas trevas eu cultivo uma iluso.

175

Nas trevas eu cultivo uma iluso De um dia que vir, mas nunca veio. O mar que prometeu arribao Na volta trouxe apenas o receio. Ourives do vazio; nada fiz, As marcas do passado, tatuadas, Na pele a mais profana cicatriz, Funreas cores, cruzes demarcadas. A vida algumas vezes generosa, Deixou; em meu canteiro estas sementes, Pensara na colheita, lrio e rosa, Espinhos proliferam em torrentes. Entregue to somente luz incerta, Trespassa em vergalho uma alma aberta. 176

Trespassa em vergalho uma alma aberta As falsas esperanas de melhora, A vida prosseguindo, v, deserta, O tempo de viver j se demora. O quase se tornando uma rotina, Os medos vo tomando o dia-a-dia. Apenas o vazio descortina Aborta a mais ingnua fantasia. O corte se aprofunda lentamente, Deixando em carne viva esta iluso, O fogo que nos toca, incandescente

Esgota toda a fora, joga ao cho. Cometendo as insnias, desatinos, Capachos de ns mesmos; quais cretinos.

177

Capachos de ns mesmos; quais cretinos Algozes da esperana, simples tolos. Detentos da agonia, peregrinos Que encontram ao fim de tudo, desconsolos. No tendo os argumentos necessrios Qual haste que se verga a qualquer vento, Mudando to somente de cenrios, Iguais em solido e sofrimento. Nas noites embaladas por mil drogas, Doutores, prostitutas e mendigos, Mistura que se faz; farrapos, togas, Caminham para os mesmos desabrigos. Destroem sem perdo e sem pudor, O quanto nos foi dado por amor.

178

O quanto nos foi dado por amor Jogado pelas ruas, qual dejeto, Estampa o mais estpido rancor Mostrando o nosso rumo predileto Vadio corao vai giramundo, Rodopiando insano, no descansa, O tempo se esvaindo num segundo A noite no vir; decerto, mansa Intensa madrugada prometida, Olhares vo mirando o mesmo nada. Num labirinto, longe da sada, Rolando o sentimento pela escada; No centro disto tudo, um furaco, Das sombras emergindo em convulso.

179

Das sombras emergindo em convulso Dantesca tempestade, fogaru, Alando num momento esta amplido Impede que se veja, enfim, o cu.

Exploses astronmicas, fantsticas, A cada novo dia, dissabores, As horas mais confusas e bombsticas Mistura de loucuras e terrores. E nesse apocalipse prometido, O quanto no tivemos contado, O mundo em desvario travestido, Negando qualquer sombra do passado, Longnquo, bem distante, um claro muro, No cu enegrecido do futuro.

180 No cu enegrecido do futuro, Ineptas armadilhas da esperana, O cho vai se tornando seco e duro, Alegria, remota e m lembrana. Redomas erigidas no protegem, O vendaval no pra, vem mais forte, As foras da natura agora regem, Mostrando a negra face, vida e morte. Rugindo em tempestades desabridas, Condenam toda Terra ao desabrigo, Epidemias secam tantas vidas, Vinganas do universo, sonho antigo. Restando qualquer forma de calor, No canto deste louco trovador.

181

No canto deste louco trovador Um ltimo suspiro da esperana, Quem traz o peito aberto, sonhador, s vezes outro encanto sabe e alcana. Riscando em claro giz o negro cu, Espera alguma forma redentora, Que traga num momento o seu corcel No sonho que do nada sempre aflora. Criando a fantasia necessria Que possa permitir algum remendo, Aos poucos, da outrora temerria Luz, em negra noite renascendo. Enfrenta em destemor, a tempestade, E o tempo em que se mostra iniqidade.

182

E o tempo em que se mostra iniqidade Permite o mau cultivo, gora a planta, O que granara outrora em liberdade Em plena seca agora desencanta. Os versos se perdendo sem um eco, O medo se espalhando sobre todos, Caminho sem sada, escuro beco, Tramando em festival, erros, engodos. Mortalha nos servindo de lenol, A noite interminvel se aproxima; Jamais renascer, enfim o sol, O pessimismo entorna e j domina; Nem mesmo restar qualquer palavra, Uma aridez resume toda a lavra...

183

Uma aridez resume toda a lavra Que um dia se mostrara redentora, Usada como adaga, a m palavra Insana e tresloucada; j vigora. Criando multides teleguiadas Por mos que preconizam a aridez. Espinhos espalhados nas estradas, O mundo se perdendo, no tem vez. Pastores vo matando estes cordeiros, Num sacrifcio tolo e ritual, Jogados dos cruis desfiladeiros, Na busca pela paz celestial. Esperana se encontra derrotada No fio da navalha, fria espada.

184 No fio da navalha, fria espada O corte mais profundo se anuncia, Nos trajes da manh to esperada Ultrajes renovados, dia-a-dia. Arrastam-se correntes pelas ruas, Olhares dos pedintes penitentes, Nas romarias, almas semi-nuas Mordendo uma esperana sem ter dentes. O quase se tornou lugar-comum, O risco de viver se agigantando. De todos os meus sonhos, restou um, A paz que espero um dia ver voltando

Trazendo em cor suave, em nova histria, Os fardos to inglrios da vitria.

185

Os fardos to inglrios da vitria Pesando como cruz em minhas costas, A luta to cruel e merencria Cortando qualquer carne em finas postas. Estrela derradeira que desmaia Deitada no horizonte enegrecido, Morrendo bem distante desta praia, J deixa o jogo amargo decidido. Perfumes que se exalam deste esgoto Que agora enfim domina toda a cena, O peito lacerado, semi-roto A vida sutilmente nos apena Da fora em que me perco e j me iludo O sonho, morredouro, segue mudo.

186

O sonho, morredouro, segue mudo E mata quem se atreve a desdizer Lutando a luta inglria, vou com tudo, No resta no horizonte algum prazer. Verdugos espalhados pelos cantos, A morte se tornou a redeno, Dos hinos que escutara, desencantos, Serpentes vindo em minha direo. As urzes dominando o meu canteiro, A terra vai se abrindo sob os ps, Adocicada morte exala o cheiro Meu barco num naufrgio, sem convs. O tempo de sonhar vira agonia, Meu verso se desfaz da poesia.

187

Meu verso se desfaz da poesia Ao ter a sensao que iminente Da morte que se aproxima dia-a-dia Nos guizos desta irnica serpente. Humanidade cava a sepultura Com olhos de imbecil transformao

Aquele que se diz caminho e cura, Deturpa e nega assim, a redeno. Do Pai que se fez homem por amor, Sofreu e mesmo em dor se fez amigo Nas mos de um idiota vingador Deixando to somente o desabrigo. Vociferando impune, a sorte esgara, Tranqilidade esvai-se na fumaa.

188

Tranqilidade esvai-se na fumaa. E o dia que vir ser vazio, A noite desabando sobre a praa, Do nada que se fez secou-se o rio. O peito sonhador perde o sentido, E vaga neste imenso lusco-fusco, O corao se mostra empedernido, Deixando bem distante amor que busco. Sangrando pelos poros, esperana, No tendo mais um cais, segue em naufrgio, Na fora da natura, a dor avana O ser humano enfim, se encontra frgil. Depois desta total destruio, O sonho se demonstra sempre vo.

189 O sonho se demonstra sempre vo E faz s renascer do todo, o nada. O rio se perdeu de direo A vida no ter mais alvorada. O riso em agonia se espalhando, Granizos e vulces, tempo confuso, O fim aos poucos vai se anunciando, A Terra j sem rota, perde o fuso. O quanto que no fomos, cobra o preo, A morte faz colheita inesgotvel, Sorriso, um estpido adereo, O desespero alm do imaginvel, Cratera gigantesca, boca aberta, A sorte, sendo espria, nos deserta.

190

A sorte, sendo espria, nos deserta E deixa uma agonia como herana,

A vida aos poucos, cega, j deserta No resta nem resqucios da esperana. O mar em lava adentra cada casa, Cidades engolidas pelo fogo, Nem mesmo uma iluso agora apraza, Perdemos, na verdade, o rumo e o jogo. Cadveres se espalham nas caladas, Num ptrido perfume nos domina, As casamatas seguem inundadas, Apenas desvario agora mina, E filhos, pais e mes dos desatinos, Tramamos solides, nossos destinos.

191

Tramamos solides, nossos destinos Esprias criaturas malfazejas. Dos olhos mais suaves dos meninos As feras se tornando mais sobejas. Repasto para abrutres, urubus, Os vermes se deleitam no banquete, Os corpos destroados, todos nus Memria se perdendo sem disquete. A gula que gerou tal tempestade, Da fome inesgotvel de poder, Mostrando a face negra, crueldade, Na estpida ganncia de prazer. O ser humano, fera em estupor, Carcome-se com ar devorador.

192

Carcome-se com ar devorador No deixa restar pedra sobre pedra, O vento que se faz destruidor At um ser insano j se medra. Dos cus os gigantescos meteoros Explodem sobre ns, incandescentes, O sangue se esvaindo pelos poros, Os olhos em cegueira vo descrentes. Abertas as crateras se aprofundam, E tudo se transforma num segundo. Dos sonhos, pesadelos se oriundam, E sinto que se acaba, enfim, o mundo Das mos de quem sofrera tanto em vo, O fogo da natura em exploso.

193 O fogo da natura em exploso No deixa mais resqucios ou pegadas, Daqueles que em total revoluo Deixaram esperanas destroadas. Apenas sobrevivem os insetos Que agora reinaro eternamente, Por sobre estes cadveres, dejetos, A vida vai brotando novamente. Aquele que pensara ser o rei, Debaixo dos escombros, nada vale. Destruio e morte, a sua lei, eternidade impede que se escale. Apenas no final, temvel, duro, O dia amanhecendo sempre escuro... 194

O dia amanhecendo sempre escuro Demonstra o quanto vo foi nossa vinda, Olhar sempre vazio vou; procuro No vejo soluo; tempo se finda. Ao ver a ingenuidade da criana Eu tenho, pelo menos um afago Da mo que se demonstra em esperana E bebe da alegria um farto trago. Quem sabe... Pode ser, mas eu no creio. O mundo talvez tenha uma sada, Mudando de repente antigo veio, Respire algum resqucio feito em vida. No peito deste estpido cantor, Uma iluso se faz em pleno amor.

195

Uma iluso se faz em pleno amor, Porm to somente uma iluso, A vida neste eterno decompor No deixa se pensar em redeno. O fogo que no cessa j nos toma, A morte se espalhando em cada esquina. A fera insacivel no se doma, E mata enquanto; vbora, alucina. Na sede de poder e de dinheiro, Numa injustia, feita em desvario,

Tomando epidemia o mundo inteiro. Apenas legar este vazio. A fome e o desamor, iniqidade, Esgara a necessria liberdade.

Uma aridez resume toda a lavra De quem se fez distante de um amor, Quem sabe e reconhece tal palavra Permite um novo dia sem rancor, O lavrador que em festa, a terra lavra Recolhe com certeza, fruto e flor. O bem que nos permite eternidade Adoa nossa boca em raro mel Vivendo em plena paz, tranqilidade, Encontro o meu caminho para o cu Sabendo vislumbrar felicidade, Liberto, galopando este corcel.

Porm a quem se esquece da alegria, Apenas solido, serve de guia...

No fio da navalha, fria espada A vida no permite uma esperana, A terra tantas vezes maltratada, Aguarda to somente esta aliana Que possa enfim conter a derrocada, Enquanto a luz divina nos alcana. Assim, no bem do amor e da amizade, Eu creio ser possvel caminhar, Sabendo desfrutar a liberdade Alando num momento este luar Que traz a todos ns, a claridade, E mostra como bom poder amar.

Sem ele com a amargura me tomando, Aos poucos, meu castelo desabando...

Os fardos to inglrios da vitria De quem venceu o amor o desprezando. No posso mais falar de tal vanglria Que a fonte da esperana vai secando. A lua sem amor merencria, O dia pouco a pouco se nublando. Porm se pelo amor sou derrotado E sinto que me invade a brisa mansa, Sabendo da existncia deste prado, Olhar enamorado no se cansa, E sente o vento calmo e delicado, Trazendo para a vida uma esperana. Qual nufrago que em sonho bom desmaia, Sobrevivendo ao ver enfim, a praia.

O sonho, morredouro, segue mudo. Se no ouvir a voz dos sentimentos, Por vezes, na verdade at me iludo, Mas no deixo de ter os pensamentos Que mudem, calmamente quase tudo E tragam calmaria pros meus ventos. A mo que tanto apia em fora intensa, A mesma que me tira do naufrgio. A lua de quem ama, surge imensa, Tornando o corao firme e mais frgil. Do amor que tanto quero; a recompensa, feita com certeza em gigante gio. Quem vive em solido sofre; contudo, Deixando o corao to frio e mudo.

Meu verso se desfaz da poesia Deixando para trs o que sonhara, Matando em voz cruel o novo dia, Fragilizado assim, desesperara. A vida tolamente prometia A noite solitria, fria, amara. Na lua que se fez mais clara e forte,

O dia prometendo um novo brilho

Mudando todo o rumo desta sorte, Trazendo uma esperana como trilho. No temo mais sequer a fria morte, Seguindo sem temer um empecilho, Imagem que eu tivera agora rara:
Somente a noite fria inda me ampara.

Tranqilidade esvai-se na fumaa. Enquanto no houver uma esperana, Um gesto de carinho invade a praa, Promete uma manh tranqila e mansa. Caminho benfazejo j se traa Trazendo com mais fora, a confiana; Se a vida no tivesse a fortaleza Do amor que ao se espalhar forja o sorriso, Seguindo contra a forte correnteza, Distante no se v o paraso. A solido, parceira da tristeza, Impede um passo firme e mais preciso. Se o amor, j descuidado, tu no cevas, Estrelas fugidias, vo em levas...

07

O sonho se demonstra sempre vo A quem no reconhece o amanhecer Deixando se levar pelo tufo Caminha pela vida sem prazer, A rosa que se faz raro boto Permite que a beleza eu possa ver. Assim, continuando o dia-a-dia Tocado pelos ventos da bonana O mar vai sossegado em calmaria, Entregue ao bem supremo: uma esperana, Vibrando no meu peito esta alegria Convida para a festa, bela dana. Porm quem j sucumbe aos vendavais, Jogado pela vida sem um cais...

08

A sorte, sendo espria, nos deserta,

E impede que se encontre, enfim, a glria, Porta que permanece sempre aberta, Garante ao fim de tudo uma vitria. O corao amante j desperta O tempo de viver mudando a histria. Bebendo com fartura amor e paz, No temo mais as pedras do caminho. A noite benfazeja assim me traz A mansido perene de meu ninho. Amor quando demais s satisfaz No deixa que eu prossiga mais sozinho.

A placidez suave de um regato,


Trazendo uma emoo que aquea o prato.

09

Tramamos solides, nossos destinos Se no trouxermos paz nossas vidas, Tocados por insnias, desatinos, Decerto no veremos as sadas. Mantendo o corao qual de meninos As horas sero calmas e queridas. No deixe que este sonho bom se acabe, Permita que alegria seja plena, Castelo de emoes nunca desabe, A vida assim prossiga mais serena. Amor nunca demais e sempre cabe Tornando nossa histria bem amena. Na noite que se vai sem este brilho, A farsa que se fez, mudando o trilho.

10

Carcome-se com ar devorador A fera que no v mais resistncia, No mundo que se faz em desamor, A vida se transforma em penitncia, Nos olhos semeando tal pavor, No traz sequer um laivo de clemncia. Mas tendo o canto livre e alvissareiro, A mo se fortalece por encanto, Depois de mergulhar o tempo inteiro, Escuto da alegria este acalanto, A mo de um grande amigo e companheiro, Protege contra o frio, sacro manto. Sabendo deste bem grave a jogada: O jogo sempre foi carta marcada.

11

O fogo da natura em exploso Aguarda pelo vento da esperana Que traga ao mais ingnuo corao A fora que se faz em confiana. Do quanto a vida foi em negao, Um novo alvorecer, amor alcana. A dor que se esfumaa pouco a pouco, No deixa mais resqucios sobre ns Distante de um amor, ficando louco, No vejo mais futuro, nada aps, Se necessrio eu grito at que, rouco No tenha mais sequer alguma voz. Sem lua minha noite no tem haste, O sonho se perdeu neste contraste.

12

O dia amanhecendo sempre escuro No peito de quem nunca soube amar, O cho nega o cultivo e segue duro, No posso neste solo cultivar. O fruto da alegria est maduro, hora de colher e festejar. No peito de quem ama, um sonhador, O dia se promete libertrio, Um canto que anuncia o pleno amor, No deixa um corao mais solitrio. Vivendo esta esperana vou propor Horizonte mais belo e solidrio.

Bonana nos carinhos de outro algum, Depois da tempestade quero e vem.

13

Uma iluso se faz em pleno amor Deixando um novo dia amanhecer, Eu tenho tanta vida a te propor, Um mundo feito em luz, vital prazer, Vivendo simplesmente, sem rancor, Consigo o que mais quero e posso ter. O beijo da mulher enamorada, O riso da criana pela sala, A noite sempre bela, enluarada, O vento que nos toca enquanto embala,

Estrelas se espalhando pela estrada, A dor em noite imensa j se cala, Porm se vou distante da esperana Alegria se omite e no se alcana.

14

Esgara a necessria liberdade O tempo que vivemos to sozinhos, Distante do poder de uma amizade, Uma ave no conhece mais seus ninhos. Procuro pelo amor, felicidade Que encontro to somente em teus carinhos. Amar alm de tudo, simplesmente, Amar sem ter cobranas ou mentiras, Amar e ter na vida finalmente O amor que no se esgara em tantas tiras. Porm e num momento, de repente, O no do desamor em mim atiras, O peito sonhador fica calado, Seguindo maltrapilho e maltratado.

001 Capacho dos teus sonhos, velho esgoto, Seguindo maltrapilho e maltratado, O corao exposto, amargo e roto, Retrata o que vivemos no passado. De todos os meus dias, terremoto Demonstra o vento s vezes disfarado. O pesadelo outrora to remoto, Agora vem comigo lado a lado. Macabras sensaes se repetindo, Acordo e nada vejo, sigo s, Voltando novamente ao velho p O mundo desabando, vou sentindo. Na caa que se faz a cada dia, Apenas solido, serve de guia... 002

Apenas solido serve de guia A quem por tantas vezes quis liberto Tocado pela doce fantasia,

O peito escancarado segue aberto. O passo que se mostra a cada dia, Seguindo em rumo insano este deserto, Jogado sempre s traas, ventania Levando por caminho mais incerto. Caando o que no tive, vou sozinho Fazendo da amargura o doce vinho, Farsantes sensaes vo adentrando Perfao este infinito em um momento, Marcado pela cruz, o sentimento Aos poucos, meu castelo desabando... 003

Aos poucos, meu castelo desabando No deixa nem escombros pelo cho, Fazendo do vazio o meu colcho O nada, meu olhar vai vasculhando. No quero e nem me importa desde quando, Apenas encontrei a decepo, O quanto que eu amei, foi tudo em vo, Na seca tantas vezes semeando. Aguardo que inda tenha uma guinada, Mudando de caminho e de calada Ao ver a fantasia em minissaia. Quem sabe noutra vida, se vier, Eu tenha esta alegria que se quer, Sobrevivendo ao ver enfim, a praia.

004

Sobrevivendo ao ver, enfim a praia, Depois de ter nadado at cansar, Seguindo cada raio do luar, Que a sorte transparente no me traia. Que a vida se mostrando no mais caia, Promessas que cansei j de escutar, Rolando a noite inteira bar em bar, Atrs desta morena e sua saia. Fumando meu cigarro, na fumaa O tempo que se quis, agora passa Formata a solido depois de tudo. Quem teve uma certeza to ingrata, Descendo o rio encontra uma cascata Deixando o corao to frio e mudo.

005 Deixando o corao to frio e mudo, Encontro a tempestade dia-a-dia, Estrela que se perde j no guia, Prossigo esta viagem, vou com tudo. Nos olhos de quem quero eu no me iludo Jamais permitirei tal heresia, Sonhando com quem nunca me queria O rumo desta vida; jamais mudo. Recebo o gosto amargo deste fel, Disfarce que se esconde sob o mel Da boca que beijei em noite clara. Mentira vai cumprindo o seu papel, Sozinho; eu me perdi do meu corcel, Somente a noite fria inda me ampara.

006

Somente a noite fria inda me ampara Fazendo do meu peito um turbilho, Vencido por to dura sensao Distante desta boca que eu beijara. Felicidade jia sempre rara, Difcil descobrir a direo Tomada pelo vago corao A vida se tornando ento amara. Pedaos do que fui vo pelas ruas, Jogados nas sarjetas, nas caladas, As manhs que viro; abandonadas Cobrindo em duro p todas as luas Na madrugada feita em frias trevas, Estrelas fugidias, vo em levas... 007

Estrelas fugidias, vo em levas, Levadas pela dor seguem sem rumo, No tendo perspectivas de um aprumo Tristezas dos meus olhos fazem cevas. Do nada que trouxeste; tudo levas, Roubando gota a gota todo o sumo, Os erros que cometo, sempre assumo, Ficando como brinde s as trevas; O peito amarrotado pelos cantos, No ouo nem sequer antigos cantos, Apenas sou um resto e nada mais,

O barco que me trouxe naufragado, Mostrando o quanto intil meu passado, Jogado pela vida sem um cais...

008

Jogado pela vida sem um cais, Sequer ancoradouros encontrei, O quanto que no trago e cultivei Permite j saber que di demais O fato de ter sempre este jamais, Fazendo do vazio, a sorte e lei, Distante de teus braos, naveguei At s encontrar o nunca mais. O corao pedinte segue vago, Buscando uma alegria, bebe um trago No tendo por resposta um s retrato, Quem sabe, no futuro um riso aberto Modificando enfim, o que era incerto Trazendo uma emoo que aquea o prato.

009

Trazendo uma emoo que aquea o prato, O gosto da saudade vai distante, Mostrando um novo encanto num instante Amor ir selando o seu contrato. Um riso que se encontre em desacato, Sarcstico o meu verso mais constante, No quero mais nem mesmo este rompante Dizendo do que tive, neste trato. Mascaro com mil guizos, fantasia, Forrando a minha noite em ironia, Recebo deste sol um frgil brilho. Tentando ser feliz eu me perdi, Olhando para o cu que vejo em ti. A farsa que se fez, mudando o trilho.

010

A farsa que se fez mudando o trilho

Desaba desta enorme ribanceira, Quem ama, na verdade traz bandeira Diversa deste peito, um andarilho. A vida vai puxando o seu gatilho, Deixando para trs a sorte inteira, Quem sabe alguma luz inda me queira, Legando ao meu passando este empecilho. Correndo sempre atrs de uma iluso, Vencido pela fora do tufo, Meus trunfos eu perdi no sobrou nada. Lanados pelas mos, os frios dados, Desejos em pecados incrustados, O jogo sempre foi carta marcada.

011

O jogo sempre foi carta marcada, Perdendo no comeo, vou embora, O tempo de viver j no demora Mostrando a mais temvel derrocada, A morte se fazendo anunciada, Olhar fixo e distante se decora Apenas solido vem e deplora Rompendo em negras nuvens a alvorada. Parceiros que se foram no caminho, Prossigo, de teimoso, e vou sozinho, Farsantes os sorrisos que legaste. Depois de ter somente solido, Sementes arrancadas deste cho, O sonho se perdeu neste contraste.

012

O sonho se perdeu neste contraste Mudando todo o rumo de uma vida, Encontro to somente a despedida Deixada nos caminhos que trilhaste. s vezes eu me sinto feito um traste, Parido em uma noite distrada, Conversa sempre assim mal resolvida Condena a nossa vida a tal desgaste. Perdi, sem proteo, rosa dos ventos, No vejo soluo nem sentimentos,

Apenas a mortalha me cai bem. O fardo que carrego tanto pesa, A morte consagrando sem surpresa Depois da tempestade quero e vem.

013 Depois da tempestade quero e vem Alagao no peito de quem ama, Dilvios apagando qualquer chama, No levo com certeza mais ningum. Notcias to diversas do meu bem, Mentiras espalhadas nesta trama, Deitando a solido em minha cama, Vazio to somente o que se tem. No quarto nem sequer um burburinho, Ausncia de calor e de carinho, Destoa com um resto de esperana. O medo se espalhando, nega a sorte, E a vida sente inveja de uma morte Alegria se omite e no se alcana.

014
Alegria se omite e no se alcana Depois de tanto tempo sem ningum, Buscando to somente por algum Sabendo quem espera j se cansa. Ferrenhas iluses, dura lembrana, Perdi faz tanto tempo, antigo trem, Agora to vazia a noite vem, Mexendo com meus sonhos de criana... Tartamudo, prossigo at que chegue Um barco que outro mar inda navegue E mude, num momento, o velho Fado. No enfado de buscar e nada ter, Olhando para espelho sem prazer, Seguindo maltrapilho e maltratado.

015 Seguindo maltrapilho e maltratado Escondo-me debaixo desta mesa, Solido desconhece uma defesa E chega bem mais forte, aqui do lado. De tanto que lutei, estou cansado Nadando contra a dura correnteza, Da fera disfarada sou a presa, O sonho j faz tempo, abandonado.

O peito escancarado, vai mais fundo, Do quanto que j tive e num segundo O mundo se levou por rumo incerto. Meu passo no permite outro caminho, O dia-a-dia; amargo, nega o ninho A quem por tantas vezes quis liberto

016
A quem por tantas vezes quis liberto E vejo rastejando pela casa, A vida no vazio no se embasa, Distante muitas vezes incerto Se nada vejo enfim quando eu desperto, A chama se perdeu e apaga a brasa, Sozinho, nem a glria mais me apraza, De trevas eu prossigo recoberto. Carcaa carcomida pelo tempo, Vencido por terrvel contratempo, Encontro no final alagao. A noite que se fez deveras fria

No terremoto mata a poesia,


No deixa nem escombros pelo cho.

017

No deixa nem escombros pelo cho O vendaval terrvel da saudade. Matando com firmeza a liberdade, No deixa se esboar nem reao. Meu dia se perdendo num seno, Fazendo do viver a falsidade, Falindo qualquer forma de amizade, Encontra o mais temvel furaco E o barco naufragando. Um morto-vivo, Que outrora se mostrara to altivo, Perdido sem destino em alto mar, Enfrenta a tempestade, mas desmaia E morre mal encontra areia e praia Depois de ter nadado at cansar.

018

Depois de ter nadado at cansar Esbarro neste cais e j me afundo. Perdido sem saber do amor profundo Vencido encontro a morte no teu mar. No tendo nem mais onde te buscar Eu vago pela casa num segundo, O corao se veste vagabundo Torrencial a chuva a me molhar. Recolho os meus escombros me formato, Porm sem ter sequer algum retrato, Eu mato o bem que outrora j queria. Fazendo deste amor o meu saveiro, Plantando em solo frio e sem canteiro Encontro a tempestade dia-a-dia.

019

Encontro a tempestade dia-a-dia E bebo com vontade cada gota, Minha alma prosseguindo boquirrota Roubando do meu verso a fantasia. Encontro to somente a caquexia Aonde o bem querer agora esgota, Uma iluso guardada na compota Expe o quanto sinto e o que eu queria Um co ladrando lua suas dores, Horrveis os jardins que no tem flores, A boca no encontra dentio. O verso que te fiz, morreu sozinho, Quem dera se eu tivesse o teu carinho Fazendo do meu peito um turbilho.

020 Fazendo do meu peito um turbilho Antigas mariposas vo libertas, As horas e a paragens so incertas, A luz vai demonstrando a direo. Fartura que se foi traz negao, Janelas com certeza esto abertas, Porm quando do sonho tu desertas Impedem realmente a soluo. Falenas nesta noite em luz to vria A cada nova senda temerria Na sede que se faz sem gua ou sumo, Perdidas totalmente em vaga-lumes, Nas tantas sensaes, vrios perfumes, Levadas pela dor seguem sem rumo.

021 Levadas pela dor seguem sem rumo, As horas que passei sem ter ningum, O vento alucinado nega quem Um dia poderia dar aprumo Ao barco que se fez em desaprumo Levado pelos lemes de outro algum, O tempo que se vai, mas nunca vem Esquece o que j fui. Eu me acostumo. Retendo apenas lgrimas, percebo O quanto que te quis e nunca bebo Nem mesmo o teu gotejo, disso eu sei. Vagando no oceano da existncia, Sem ter algum farol, mesmo clemncia, Sequer ancoradouros; encontrei.

022

Sequer ancoradouros; encontrei, Depois de tantos mares enfrentados, s vezes passageiros nauseados Escondem o que tanto procurei. O riso que jamais eu poderei Trazer dos meus resqucios j passados. Os dias prosseguindo vos, calados, Apenas o vazio foi a lei. No tendo nem um gesto a relembrar, Apago o que se fez sem paladar, Vagando por teu mar to inconstante. Jogando uma esperana ali no cho, No tendo mais sequer consternao, O gosto da saudade vai distante.

023

O gosto da saudade vai distante; Mas deixa no meu peito cicatrizes, As alegrias foram quais atrizes Trocando os personagens num instante. O dia que se fez assim marcante, Tomado to somente por deslizes,

Querendo em aquarela que matizes Fazendo o dia ser mais deslumbrante, Porm uma esperana vai-se embora E deixa este vazio desde agora, Tomando a minha vida por inteira. Na chuva em que se deu alagao A sorte procurada vai ao cho, Desaba desta enorme ribanceira.

024

Desaba desta enorme ribanceira O sonho de um mineiro em descaminho, Vivendo a vida inteira sem carinho, Procuro no final algum que queira Fazer do amor perfeito uma bandeira, E nessas esperanas eu me aninho, Sentindo aproximar devagarinho A dama que talvez fosse a primeira. Mas logo percebi no belo rosto, A marca mais cruel deste desgosto Que vem e que destri sem ter nem hora. Prevendo uma derrota depois disso Quem teve em pensamento um compromisso, Perdendo no comeo, vou embora.

025

Perdendo no comeo, vou embora. E deixo para trs somente adeus, Os sonhos desde agora no so meus, A sorte j se vai e no demora. Apenas solido inda decora Trazendo com mais fora trevas, breus, Os olhos vo perdidos, so ateus E nada do que eu quis j se assenhora Dos dias em pedaos destrudos, Os medos, com certeza, decididos Travando o que pensara ser sada. A negao constante e repetida, Depois dos sonhos todos, esquecidos, Mudando todo o rumo de uma vida.

026

Mudando todo o rumo de uma vida As tramas desdenhosas da esperana. J sei que quem espera nunca alcana E a sorte h tempos fora decidida. A sina deve ser sempre cumprida E nela no encontro uma aliana, Morrendo mesmo assim, quero a pujana Deixando para trs a alma perdida. A chuva vem caindo no telhado, Trazendo em cada gota o meu passado, Mostrando quanto dura a velha trama. Aos poucos vem chegando aos borbotes A tempestade faz em furaces Alagao no peito de quem ama.

027

Alagao no peito de quem ama No deixam quase nada no caminho, Dilvio vem tomando o velho ninho E molha com meu sangue, o cho e a cama. Marcando o meu destino, sinto o drama Deixando em mais completo desalinho A vida de quem quis acesa a chama E morre quase louco assim sozinho. O quanto quis da vida e nada tive, Lugares onde nunca mais estive, Demonstram que o vazio sempre vem. Causando no meu peito calafrios, Meus olhos vo decerto assim vazios, Depois de tanto tempo sem ningum.

028 Depois de tanto tempo sem ningum No tenho mais do amor, sequer o faro, O tempo se tornando to amaro, Negando uma esperana que no vem. Carrego no meu peito este desdm E disso fao o sonho em desamparo, Amor vai se tornando bem mais raro E apenas o vazio me contm. Nos rios quase secos da esperana, Apenas um sorriso na lembrana Da perna caminheira, resta o coto. E disso fao um trao e j desvio Mostrando em duro inverno, sem estio O corao exposto, amargo e roto.

029

O corao exposto, amargo e roto Um fardo maltrapilho que eu carrego, Seguindo estas pegadas como cego, No vejo desta planta nem o broto. O mundo prosseguindo e eu boquirroto No tenho mais sequer vida apego, Carona no cometa ainda pego Encontro no infinito o mesmo esgoto. Apenas nos meus sonhos, um alento, Sentido como forte e louco vento Que traz durante a noite esta magia, Qual Midas, cada sonho traz tesouro, Transforma qualquer nada no puro ouro Tocado pela doce fantasia.

030

Tocado pela doce fantasia Eu tive alguma chance de sonhar, Porm ao perceber torpe luar O mundo desabou, matando o dia. Quem dera inda tivesse uma alforria Capaz de todo sonho libertar, Chegasse a um bom destino devagar, Forrando nos meus ps vasta alegria. Mas nada do que eu quero consegui, Vagando sem ter rumo chego aqui Trazendo to somente o mesmo no. A vida decepando algum lirismo E passo o tempo inteiro em pessimismo, Fazendo do vazio o meu colcho.

031

Fazendo do vazio o meu colcho Eu deito uma esperana que no veio, Espalho em meus caminhos tal receio No vejo mais sequer a virao. O canto se esqueceu l no poro Do barco que se fez em puro anseio. O fogo da paixo; jamais ateio Vivendo sem sequer ter subveno.

noite muitas vezes me demoro, Olhando para o cu ao qual imploro Apenas um caminho a se mostrar. Porm o pensamento se desvia E passa a noite inteira em fantasia, Seguindo cada raio do luar.

032

Seguindo cada raio do luar Eu busco por mim mesmo, e nada achando O tempo na verdade vai voando E a noite se perdendo no vagar Da estrela pela noite a navegar Aos poucos nova senda vai trilhando No deixa mais talvez saber nem quando Nem mesmo aonde possa se aportar. Ao ver este belo astro sem um rumo, Destino que se foi jamais assumo E morro sem ter luz ou fantasia, Uma esperana aborta-se depressa E a voz do corao logo confessa: Estrela que se perde j no guia.

033

Estrela que se perde j no guia E deixa minha estrada em puro espinho, Na curva mais fechada do caminho, A vida se perdendo to vazia. Nos rastros do cometa eu percebia O quanto delicado no ter ninho, Da dor que sempre chega eu me avizinho E fao dela o mote e a poesia. Toando no meu peito uma guitarra Cortando a minha carne, a cimitarra Penetra bem mais fundo amor em vo. Cansado da batalha prometida, Eu sigo o que restou de minha vida Vencido por to dura sensao.

034

Vencido por to dura sensao Do quase que j tive e se perdeu,

O mundo que encontre jamais foi meu, Agora s me resta a negao. Os passos que eu tentei foram em vo, O dia em sol jamais amanheceu A morte vem trazendo em himeneu Aquilo que seria compaixo. Parturientes sonhos; abortados, Meus ps esto deveras, to cansados No sabem discernir no triste rumo Alguma claridade, mesmo fosca, Na dor que a solido cedo me embosca, No tendo perspectivas de um aprumo.

035

No tendo perspectivas de um aprumo Eu tento pelo menos disfarar, Caminho tantas vezes devagar E mesmo assim me perco deste rumo. solido eu sei no me acostumo E tento muitas vezes me livrar, Porm nada encontrando, vou buscar Da vida qualquer gota. Seco sumo... s vezes me pergunto sem respostas, Carrego a fria cruz em minhas costas, Das hortas semeadas nada sei. Apenas quero crer e no consigo, Na seca que carrego aqui comigo, O quanto que no trago e cultivei.

036 O quanto que no trago e cultivei Expressa a mais cruel, pura verdade, Perdendo o que restou, tranqilidade, A cada novo sonho naufraguei. Partindo do que busco e no achei, A vida s me trouxe esta saudade Que agora reproduz a falsidade, Dizendo que da vida nada sei. Quem dera se forjasse a primavera Das garras mais audazes de uma fera Um dia mais perfeito e deslumbrante; Na luz do imaginrio sol imenso Um belo amanhecer do amor intenso Mostrando um novo encanto num instante.

037

Mostrando um novo encanto num instante Uma iluso se faz sublime e forte, Cicatriza a ferida e cura o corte E traz altivo porte, triunfante. Com passos bem mais firmes, elegante A vida mudaria toda a sorte, Porm sem ter um cais aonde aporte O barco vai sem rumo em mar distante. No quero mais mentiras e nem sonhos, Meus ritos so doridos e tristonhos, No tendo a mo amiga e verdadeira. Futuro desde agora decidido, No quero andar sozinho ou iludido, Quem ama, na verdade traz bandeira.

038 Quem ama, na verdade traz bandeira E esquece a falsa pedra diamantina, Apenas a verdade me alucina, O resto luz opaca, feiticeira. Deitando uma esperana nesta esteira Aguardo algum sorriso da menina, Nas guas da lagoa cristalina Reflexos deste amor que um dia queira Vestir a minha pele em sua tez, Trazendo vida alguma maciez, Jogando este vazio para fora. Quem sabe poderei dizer um dia, A frase que o destino mudaria: O tempo de viver j no demora!

039

O tempo de viver j no demora, Ouvi esta mentira alguma vez, Nos olhos de quem quis; tanta altivez Matando uma esperana desde agora. O quanto que j fiz e foi embora Aos poucos vou perdendo a lucidez A vida em agonia muda a tez E toda esta amargura se deplora.

Farsantes iluses foram meus guias, Estrelas que trouxeram sempre frias, A mo que encaminhara vai perdida, Vasculho cada ponto deste cho, Da casa, sala, quarto, e no poro Encontro to somente a despedida.

040

Encontro to somente a despedida Aonde cultivara uma esperana, O tempo preparando uma vingana Aborta qualquer sonho em minha vida. A sorte h tantos anos sei perdida, Apenas solido inda me alcana, Saudade cultivada na lembrana s vezes mitigando, distrada... O que fora fogueira j no h A trama do viver me mostrar O fim de quem sozinho inda reclama Trazendo ao fim da tarde, o temporal, A chuva em tempestade sem igual, Dilvios apagando qualquer chama.

041

Dilvios apagando qualquer chama No deixam mais o fogo me queimar, Paixo morrendo aos poucos, devagar, Apenas solido, agora chama. Torpeza faz das lgrimas a lama Aonde sigo o duro caminhar, Mudando as pedras todas de lugar, No tenho mais nem limo, sequer grama. E a queda que se faz em eroso, Exprime a fora intil da iluso, Que toda noite chega, e nunca vem... Vagando pelas sendas, vou sozinho, No tendo mais ningum vasculho o ninho, Buscando to somente por algum.

042

Buscando to somente por algum, Mineiro corao faz a colheita A claridade em sonhos sendo feita Esconde a tempestade que inda vem. Atrs daquele monte a negra nuvem Enquanto o sol ainda no se deita Parece que em tocaia, numa espreita O dom de destruir, percebo, tem. Na falsa calmaria desta tarde O gozo da iluso que eu sei inda arde Depois de certo tempo em alto brado Trar a tempestade mais cruel, Porm a sensao de um calmo cu Retrata o que vivemos no passado.

043

Retrata o que vivemos no passado, O brilho de um olhar que tanto quis, Pensando muitas vezes ser feliz Num sonho, mesmo breve, abenoado. O medo na amargura retratado Deixando a vida inteira por um triz, Esperana, uma velha meretriz, O corte sempre assim, aprofundado Saudade me marcou qual tatuagem, Procuro e nada encontro; uma miragem Do osis salvador, pleno deserto. Teimando, eu no me canso de sonhar, Mostrando que apesar de inda sangrar O peito escancarado segue aberto.

044

O peito escancarado segue aberto E trama um novo encanto, uma iluso, Que traga ao meu caminho, a redeno Que o faa navegar, solto e liberto. Sentindo esta presena aqui por perto Percebo em vento manso, a seduo. Porm ao acordar, o mesmo no Traduz o que eu carrego, um vo deserto. Procuro pelos sons que recebera Nos cantos mais diversos, primavera. Os pssaros se foram, revoando...

A seca se espalhando em meu inverno, Interminvel, duro, frio, eterno... O nada, meu olhar vai vasculhando.

045

O nada, meu olhar vai vasculhando Em plena imensido, sigo vazio. O vento da iluso, num arrepio Aos poucos toda a cena vem tomando. Olhar to carinhoso imaginando, Um novo amanhecer; persigo e crio, Que possa refazer antigo estio No peito que se fez frio, nevando. Ao ver uma presena delicada, A moa transfigura-se na fada Que em maga luz, a dor extraia E faa novamente rebrotar, S peo e no me canso de implorar Que a sorte transparente no me traia.

046 Que a sorte transparente no me traia E traga finalmente um grande amor. Trazendo a mais perfeita e rara flor No sonho que em belezas j se espraia. Depois de navegar, chegando praia Um mundo radioso a se compor, Farturas de emoes a te propor Enquanto a solido, vaga, desmaia. Sentindo este bafejo da esperana A lua volta a ser como criana, O medo adormecido resta mudo E o tempo passa a ser meu aliado, Bebendo da alegria em manso prado Prossigo esta viagem, vou com tudo.

047

Prossigo esta viagem, vou com tudo Em cada novo passo, um riso franco, O dia amanhecendo claro e branco, Felicidade plena, eu j me iludo Deixando para trs porm, contudo Corcel j no galopa mais to manco,

Sangria desatada; agora estanco E a doce fantasia, amando, ajudo. Mal chega a noite e a solido renasce, A dor vem se mostrando em nova face Cruel, com ironia, fria, amara. Unindo suas foras com saudade, Trazendo sem limites, crueldade, Distante desta boca que eu beijara.

048

Distante desta boca que eu beijara Uma amargura toma toda a cena, At uma esperana me envenena A luz se torna frgil, mesmo rara. A queda se promete e desampara Saudade se tornando forte e plena, Corri o que plantara a paz amena. Matando o que to pouco inda restara. Os dias se tornando pesadelos, As dores se entranhando, vis novelos E toda uma existncia morre em trevas. Sem lume, sem faris, eu sigo cego Trado pelo barco que navego Tristezas dos meus olhos fazem cevas.

049 Tristezas dos meus olhos fazem cevas Criando dissabores mais cruis, As dores espalhando amaros fis, As agonias chegam, vm em levas. Os sonhos que em sarcasmo tu me levas Roubando da iluso os seus corcis, Olhando para a sorte de veis, Apenas encontrando tantas trevas. O corte aprofundado no meu peito, O mundo que eu queria j desfeito Os lbios que eu beijara, canibais. As nsias dominando este cenrio O rio que se perde em esturio Permite j saber que di demais.

050 Permite j saber que di demais A angstia de viver em solido,

Roubando de meus ps apoio e cho, Deixando mais distante qualquer cais. As horas que passei so infernais A vida prosseguindo quase em vo. Porm no amor senti transformao E os dias podero ser magistrais. Revigorado sonho que traduz O brilho solitrio desta luz, Tornando bem mais claro o novo fato Que faz do amanhecer, um ato nobre E a cada forte sol que nos recobre Amor ir selando o seu contrato.

051

Amor ir selando o seu contrato E a vida poder ter liberdade, Quem sabe inda terei felicidade, Meu verso em esperana voando alto... A paz revigorando-se neste ato Permite at sonhar tranqilidade. Deixando em solido cruel saudade A fonte revigora este regato. Cometa que passeia pelos cus, Decora-se em diversos, claros vus E segue sem destino, rumo ou trilho. Amor trazendo um cais, ancoradouro, Detendo uma alegria em nascedouro, Diversa deste peito, um andarilho.

052

Diversa deste peito, um andarilho, A vida necessita de um suporte, Trazendo no seu bojo todo o norte, No amor que se faz sempre um estribilho. Distante do caminho que ora trilho Mudando toda vez que sente o corte Profundo, latejante em que se aporte O medo de sofrer. Deste empecilho O muro intransponvel pressentido. O sonho a cada noite destrudo No deixa depois disso, quase nada. Seguindo este caminho to confuso A terra vai girando em vrio fuso Mostrando a mais temvel derrocada.

053 Mostrando a mais temvel derrocada O vento da iluso j me deixou, O tempo ao mesmo instante revoltou A vida se tornando ento, nublada. Mudando a direo, noutra calada Passo titubeante demonstrou Que nada do que fora ainda sou, Resumo minha vida em quase nada... Apenas vou seguindo cada rastro Legado pelo amor, temvel astro Que trama com sarcasmo tal desgaste. Encontro nestas sendas, simples marca, Pegada que esperana ainda abarca Deixada nos caminhos que trilhaste.

054

Deixada nos caminhos que trilhaste Uma alegria finge e mal disfara. Cansado de viver terrvel farsa Encontro a minha paz neste contraste. Catando as estrelas que espalhaste, A fantasia segue tensa, esparsa, Quem dera da iluso eu ser comparsa, A vida poderia ter outra haste. No vazio que encontro, a liberdade, Mostrando toda a paz, tranqilidade Ao saber que na noite o nada vem. Voando mais liberto, aberto o peito, Seguindo cada passo deste jeito, No levo com certeza mais ningum.

055

No levo com certeza mais ningum Assim o meu caminho, eu sigo leve, O tempo de viver mesmo que breve, Magias na verdade sempre tem. Olhando para frente, vou alm, E tendo uma certeza que me enleve O vento calmamente venha e leve Meu barco para os braos de meu bem. Porm se no vier, estou tranqilo, Um riso mais sincero; inda destilo,

E fao deste nada uma esperana. De ter amanhecida a sorte imensa, Viver j decerto, recompensa, Sabendo: quem espera j se cansa.

056

Sabendo: quem espera j se cansa Eu fao do meu verso uma astronave Vencendo com ternura, vou suave E chego calmamente esperana. Passada prosseguindo bem mais mansa, Pois tenho da alegria, agora a chave, No temo mais qualquer perigo, entrave Quem sabe caminhar, decerto alcana... Outrora em desalinho, insensatez, Perdendo cedo o prumo, sem ter vez Contnua solido, perptuo moto, Fazendo uma arruaa no meu peito, Tropeando, forjava desse jeito, De todos os meus dias, terremoto.

057

De todos os meus dias, terremoto Mudando vez em quando o velho rumo. Pecado cometido; logo assumo E de iluses, o peito agora eu loto. O sonho se mostrara ento, remoto, Negando da alegria o santo sumo, Nas mos amareladas pelo fumo O medo deste amor, decerto esgoto. E fao do meu verso, uma arma a mais Querendo bem aqui os magistrais Delrios deste amor que eu bem queria. Do quanto que no tive e o que passei No muito da esperana eu decorei O passo que se mostra a cada dia.

058

O passo que se mostra a cada dia Depois de certo tempo faz liberto O peito que tivera por deserto Refro to repetido em mo vazia.

Inverno de repente j se estia O quanto que carrego, sem aperto, Distante se tornando bem mais perto, Vigora agora a lei feita alegria. No quero reviver a dura seca, Tambm no necessito de ama-seca Eu quero simplesmente estar amando. Se o tempo traz verdade e mata a crena Comeo e recomeo, recompensa, No quero e nem me importa desde quando.

059

No quero e nem me importa desde quando Apenas quero estar junto contigo. Se chove ou se faz sol, eu j nem ligo, O dia em calmaria eu vou passando. Depois que vi o sonho desabando Percebo claramente que o perigo J mostra o quanto duro o desabrigo De quem persegue o sonho, mas negando. Espero to somente que esta glria Criada pelos ventos da vitria Jamais ao fim de tudo, inda me traia. Eu peo numa prece, e peo tanto Temendo o mais terrvel desencanto, Que a vida se mostrando no mais caia.

060

Que a vida se mostrando no mais caia Na fcil tentao de ser levada Por terra nunca dantes explorada Que ao final de tudo venha e traia. O barco quando chega mansa praia Esquece simplesmente da jornada, Perdida numa insone madrugada. Que a sorte conseguida, nunca saia Deixando a tempestade como herana, Prefiro prosseguir nesta bonana, Vivendo simplesmente, tenho tudo Daquilo que julgara harmonioso. Porm inda prossigo temeroso: Nos olhos de quem quero eu no me iludo.

061 Nos olhos de quem quero eu no me iludo, Pois sei que a vida traz tanta surpresa, s vezes enganosa correnteza Naufraga uma esperana. Mas, contudo Ainda que persista quase mudo Percebo esta gentil delicadeza Daquela que se fez vital beleza, No bem de minha vida, quase tudo. Tentando preservar este cristal, A redeno se mostra magistral, E a sorte transformada, agora ampara. Tesouro que encontrei em rica mina, Sabendo mesmo frgil j domina: Felicidade jia sempre rara.

062

Felicidade jia sempre rara; Disso eu sabia h tempos; eu garanto. Converto uma tristeza em puro encanto, A vida passa a ser to bela e cara. O corao teimoso inda dispara Ao ver tua presena em cada canto Da casa que distante, imaginara Um templo ao temvel desencanto. Um dia, amanhecendo em negras nuvens, Percebo olhar tristonho que tu tens Moldando em negao doridas trevas. E sinto quanto a vida mais cruel, Ao desabar em chuva, perco o cu, Do nada que trouxeste; tudo levas.

063

Do nada que trouxeste; tudo levas; Deixando para trs o que plantamos, Distante da emoo que desfrutamos, Apenas as tristezas sei que cevas. Por mais que tantas vezes sei que nevas Quebrando do arvoredo tantos ramos, Eu sei que na verdade j tentamos Fugir das solides, amargas cevas.

A culpa, na verdade est comigo, Um velho condenado ao desabrigo No tem como saber de um manso cais. A sina deste insano sonhador, A cada novo dia vem compor O fato de ter sempre este jamais.

064 O fato de ter sempre este jamais Esconde uma ironia do passado, Talvez eu no tivesse imaginado A falta que me faz seguro cais. Eu te asseguro e falo sempre mais Do amor que muitas vezes renegado Precisa ser deveras cultivado Com mos mais delicadas, pontuais. s vezes num descuido ns no vemos Que o barco necessita de seus remos, Seno capotar mesmo em regato. Palavras malfazejas que maltratam, Olhares cabisbaixos j retratam Um riso que se encontre em desacato.

065

Um riso que se encontre em desacato s vezes capaz de destruir Mudando toda regra do contrato, Felicidade eu sei, vai impedir. S sei que na verdade cada fato Ajuda sempre o mesmo nada vir Transfigurando sempre o meu retrato, Jogado em algum canto a refletir O vago que criei como esperana, Negando em nascedouro uma festana, Barreira que impediu seguir meu trilho. Barcaa da iluso j me mostrou Que sempre no caminho aonde vou A vida vai puxando o seu gatilho.

066 A vida vai puxando o seu gatilho E faz tremer as bases de quem ama,

Recebo ainda o fogo desta chama, Tentando destruir este empecilho. Amor qual cometa, um andarilho E vaga toda noite em minha cama, Aos poucos, na verdade j difama Enquanto no se inflama e muda o trilho. Percebo em teus retratos na parede, Que ainda tenho sonho, e tenho sede Embora no final no reste nada. A cada novo dia mais vazio, Usando a tempestade como fio A morte se fazendo anunciada.

067 A morte se fazendo anunciada Espreita de tocaia e d seu bote, Cansado de beber do mesmo pote No vejo no final, sobrar mais nada. Um vago que caminha em fria estrada, Repito e no me canso o duro mote, Espero uma alegria por rebote, Porm a sorte segue enviesada. Nas folhas todas brancas do passado, O vento quando vem mais gelado Herana que ao final tu me legaste. Sem ter sequer um resto de iluso, Partindo to somente deste no; s vezes eu me sinto feito um traste.

068 s vezes eu me sinto feito um traste, Em outras revigoro o pensamento, Jogado em algum canto num momento, Perversas sensaes tu me locaste. De ti, eu sinto, queres que me afaste Fingindo transtornada, mas agento Toda a profuso do imenso vento Que neste copo dgua provocaste. Farsante e muitas vezes caprichosa Espinho disfarado em mansa rosa, Com tantas ironias, mostra e tem Guardadas; num recanto, as novidades Trazendo com terrveis crueldades Notcias to diversas do meu bem.

069 Notcias to diversas do meu bem Trazidas pelo vento da saudade, Fazendo no meu peito a claridade Que toda noite chega, e mansa vem. Queria na verdade ter algum Que um dia demonstrasse a liberdade Encontrando afinal, felicidade, Mas perco na estao o velho trem. Vages que imaginara da alegria No fundo sem calor e sem magia Negaram qualquer forma de esperana. Restando este caminho contrafeito Trazendo toda noite, quando deito, Ferrenhas iluses, dura lembrana.

070

Ferrenhas iluses, dura lembrana; Invadem os meus dias sem descanso. O sonho vai distante, no alcano E espero to somente uma mudana Que faa do amor em contradana Apenas um regato bem mais manso. Aos braos da iluso, quando me lano Espreito na verdade uma esperana. As nuvens que prometem furaco, Enegrecendo assim todo o meu cu, No fundo s riscaram a amplido Do turbilho gigante, nada sobra, O barco em calmaria se soobra Demonstra o vento s vezes disfarado.

071

Demonstra o vento s vezes disfarado O leve balanar de cada folha, Quem dera se eu tivesse alguma escolha Eu ficaria aqui, sempre ao teu lado. O dia transcorrendo mais gelado, Rompendo da emoo a simples bolha A lgrima que o olhar, s vezes molha Demonstra entardecer anunciado.

Vazio sem ter sombras de um algum Que possa mitigar meu sofrimento, A noite em mos vazias logo vem Tornando o meu caminho mais incerto, Que fao se prossigo contra o vento, Seguindo em rumo insano este deserto.

072

Seguindo em rumo insano este deserto No tendo mais osis pela frente Eu sigo pela vida to somente, E aos poucos esperanas, j deserto. O rosto exposto ao vento, descoberto, Permite que se veja claramente A dor que em tanta angstia se pressente E contra este vazio, grito e alerto. Mas nada do que tive revigora, Vontade to somente de ir embora, Carregando no peito a negao. Vencido pelas pedras do caminho, De tudo plantei, colhendo espinho, Apenas encontrei a decepo...

073

Apenas encontrei a decepo Aonde imaginara ver o brilho De um novo amanhecer, novo estribilho Mudando a velha e ttrica cano. Mascando esta terrvel sensao Do tempo se perdendo eu j me pilho Sonhando com amor sem empecilho. Acordo e vejo sempre o mesmo no. O tempo foi em vo, disso eu bem sei, Estrelas e cometas naveguei At ver o meu sonho naufragar. Mentiras que criei, tais fantasias, Nos encantos frugais que me trazias Promessas que cansei j de escutar.

074 Promessas que cansei j de escutar Repetem as mentiras ilusrias, De todas emoes, restaram escrias, Eu no conhecerei a praia ou mar.

No pacto que fizemos, vim buscar, Revigorando em vo velhas memrias. So falsas tuas jias, e as vitrias Nas Trias vi meu mundo desabar. Um anjo dos safados me mostrou, Que nada, sempre o nada, me restou, Fazendo deste canto, voz vazia. Porm eu no preciso mais de pena, Por mais que seja triste e dura a cena Jamais permitirei tal heresia.

075

Jamais permitirei tal heresia De ter um vo sorriso, um beijo falso, No quero mergulhar no cadafalso Que a noite nos teus braos prometia. Viver to somente em fantasia? Um futuro mais digno; eu quero e alo Vencendo qualquer forma de percalo No trago mais descalo um velho sonho. O canto em harmonia que componho Talvez inda me trague a redeno. Mas vejo que, perdido o sentimento, Eu desconheo a fora deste vento: Difcil descobrir a direo.

076 Difcil descobrir a direo Se o timoneiro est daqui ausente. Nem mesmo este passado mais recente Descreve com vigor a soluo. Negando a todo instante paz e cho , O medo de viver j se pressente E trama com saudade novamente O verso que se fez ingratido. Martrios e desejos incontidos, Contratos muitas vezes descumpridos, No fundo qualquer erro eu sempre assumo. Mas vejo minha fora se esvaindo Enquanto a noite fria vem caindo Roubando gota a gota todo o sumo.

077 Roubando gota a gota todo o sumo Do resto da esperana que inda trago, Vivendo sem sequer ter um afago, Aos poucos no vazio eu me consumo. A vida se esvaindo em frgil fumo, Da sorte desejava cada bago, Agora o restou denota o estrago Negando no final caminho e prumo. Vencido totalmente sigo s, Estrada se tornando areia e p, S me resta um consolo: muito lutei. Inverno eternamente cai em mim. No tendo mais escolha, sigo assim Fazendo do vazio, a sorte e lei.

078

Fazendo do vazio, a sorte e lei, No tenho mais motivos pra sonhar, O tempo em que distante mergulhei Secou completamente todo o mar. Por mais que tantas vezes naveguei, No fundo nada tenho pra contar, Apenas esquecido, naufraguei, No tenho mais sequer onde buscar Um ltimo desejo, um dia manso. Olhar para o passado, quando lano Demonstra este vazio extenuante. Fazendo da ironia a minha lana, Sem ter o que sonhar, sem ter lembrana, Sarcstico o meu verso mais constante.

079 Sarcstico o meu verso mais constante E faz o dia-a-dia suportvel, A sede necessita gua potvel A dor a se espalhar, contagiante. No tendo mais aonde nem diante Eu tento ser ao menos mais amvel. Embora o mar no seja navegvel Meu barco vai tentando, num rompante. A triste solido j me assoalha Trazendo como brinde uma mortalha, E toda esta ironia por bandeira.

Fazer o qu? Seguindo a minha sina Ao nada meu caminho se destina Deixando para trs a sorte inteira.

080

Deixando para trs a sorte inteira Bisonhas gargalhadas eu espalho, Sorriso passa a ser penduricalho Quebrando o que me resta da viseira. A mo da solido bem ligeira Trazendo uma iluso em ato falho, Andando sem destino eu me atrapalho E colho to somente bandalheira. Nas nuvens to medonhas, sinto a chuva Caindo dentro da alma como luva, Matando o que restou de mim agora. Sem ter nenhum farol a me guiar, Perdido bem distante do luar, Olhar fixo e distante se decora.

081 Olhar fixo e distante se decora Nas trevas do vazio que me deste. Amor no pode ser to cafajeste, Preciso renascer ou ir embora. Quem sabe, est chegando enfim esta hora, Colhendo to somente a fria peste Que segue cada passo e me reveste Do medo sem limites vida afora. Um velho caminheiro busca o porto Sonhando soluo quisera aborto Matando em nascedouro a triste vida. O cais que necessito, eu no alcano Um verme sobrevive, sem descanso Parido em uma noite distrada.

082

Parido em uma noite distrada Segui a minha sina, tal e qual Amor que perdeu no vendaval Deixou j maltrapilha a minha vida. Etapa que tentei e vi vencida Jogada pelos cantos, sem bornal.

O dia se fartando traz, boal, A noite sempre feita em despedida. Resduos que carrego dentro em mim, Escombro, finalmente eu chego ao fim Talvez por um momento entenda a chama Que um dia prometeu um fogaru. Recolho caminhando sempre ao lu, Mentiras espalhadas nesta trama.

083

Mentiras espalhadas nesta trama Encontram o vazio por resposta, A mesa quase sempre nunca posta No pode e nem convida, nunca chama. A pele em agonia j descama E mostra o corte fundo feito em posta No tendo mais prazer, perdi a aposta Quem sonha assim demais encontra a lama. Nos horizontes nada de montanhas, No sei e no terei malcia e manhas. Apenas solido o que convm Ao velho passageiro em descaminho, Viajo pelo tempo e vou sozinho Perdi faz tanto tempo, antigo trem.

084

Perdi faz tanto tempo, antigo trem Na curva mais fechada do caminho, A noite vem chegando de mansinho Mostrando que esperana ainda tem; Cansado de sonhar, prossigo sem Certeza que me trague algum carinho. No tendo mais o gosto de teu vinho, Relembro a noite imensa do meu bem... Pensara ser possvel ter algum Mesmo que pequenino, usando o zoom O amor pode ser claro. Nele eu boto O que restou do sonho. O peito segue aberto, Mas vejo: se aproxima e est bem perto O pesadelo outrora to remoto.

085

O pesadelo outrora to remoto Chegando to feroz sem poesia Transtorna totalmente cada dia, Do nada que j tive; o vago broto. O mundo se repete, e neste moto A gente vai matando a fantasia. No tendo mais sorriso que eu queria Os olhos no vazio, agora eu boto. Na dura caminhada pela vida, Estrela que guiara est perdida, No vejo nem mais sombra da alegria. Sombria, cada noite se perdeu E quem sonhou demais sem himeneu, Jogado sempre s traas, ventania.

086

Jogado sempre s traas, ventania, O barco se esqueceu que tinha um leme, A terra sem um porto sempre treme E muda a direo que bendizia. A madrugada segue dura e fria O peito solitrio tudo teme, O vento em assobio vem e geme Tornando mais macabra e mais sombria A noite que se fez sem dar alento. Distante, bem distante o pensamento Procura dispersar o furaco. Minha alma num momento, decomposta Ouvindo deste amor, cruel resposta: O quanto que eu amei, foi tudo em vo.

087

O quanto que eu amei, foi tudo em vo, Farrapos estendidos na janela. Destino no vazio, a vida sela E leva o barco em nova direo. De tudo que se fez recordao, Eu lembro-me do sonho que revela Estrela to fantstica e mais bela, Brilhando bem mais forte na amplido. Depois de ter perdido assim seus rastros, Vagando sem destino pelos astros

Meus olhos simplesmente iro buscar A paz que se fez trgica e distante, Das dores eu me sinto um navegante Rolando a noite inteira bar em bar.

088 Rolando a noite inteira bar em bar Entregue mais completa fantasia, Enquanto este aguardente me inebria Comeo sem limites a lembrar O quanto fui feliz, outrora, um dia Bebendo em iluso imenso mar, Trazendo para a cama este luar, Regando minha vida com magia... Depois de certo tempo, estou sozinho, Apenas como amigo, amargo vinho, Promessa de uma noite mais sombria... Assim vou repetindo esta rotina, Que a cada anoitecer j me domina: Sonhando com quem nunca me queria.

089 Sonhando com quem nunca me queria Vestido de iluso, verde eu desboto, O tempo vai mostrando eterno moto Girando em carrossel, negando o dia. Herana deste amor: farta agonia. Felicidade, apenas vaga foto Guardada em algum lbum mais remoto. Espreito numa esquina, uma alegria No encontrado nada, volto a casa. Lareira da esperana j sem brasa No traz para este frio, a soluo. Jogando minhas roupas pela cama, Ao brilho do luar, penso na chama Tomada pelo vago corao.

090

Tomada pelo vago corao, Um velho timoneiro sem juzo, O barco se perdeu, rumo impreciso O meu porto seguiu arribao. Quem dera se tivesse a redeno,

Ao menos encontrasse algum sorriso, Da sorte procurada algum aviso Que fosse bem distante deste no. Partilhas j negadas pela sorte Derrubam minha bssola e sem norte O barco se agoniza e vai sem rumo. Minha rosa dos ventos vira espinho Restando de consolo, aqui sozinho, Os erros que cometo, sempre assumo.

091

Os erros que cometo, sempre assumo E sei o quanto cedo pra partir, Mas tendo que sozinho prosseguir O peito solitrio logo aprumo. Nas brumas da manh, temvel fumo, O barco ir seguindo a descobrir As ilhas onde eu possa conseguir De toda a minha vida, qualquer sumo. O cais que me prometes no me basta, Minha alma vai cansada, fria e gasta Num precipcio imenso eu mergulhei Jogado neste mar, busco e cad? Procuro em outro amor saber por que Distante de teus braos, naveguei.

092 Distante de teus braos, naveguei Por mares to diversos do que eu quis. Teimoso, o corao de um aprendiz Esconde tudo aquilo que busquei. Reinados dos meus sonhos vo sem rei De tudo o que eu queria, ser feliz, A sorte se mostrando meretriz Expe em calafrio o que passei. A vida sempre cobra de quem traz Intempestivo brao e vai audaz Tornando o passo frgil e inconstante. Depois de ter sentido medo e frio, Perdendo o meu caminho em desafio, No quero mais nem mesmo este rompante.

093

No quero mais nem mesmo este rompante

Que faa desabar inteiro o prdio A vida vai passando sem remdio A dor j se tornando mais constante. Olhar que um dia fora triunfante, Agora se perdendo em pleno tdio. A morte vem mostrando num assdio A soluo terrvel, mas constante. Vivendo o tempo inteiro neste escuro, Pretendo num amor saltar o muro, Sentindo a claridade verdadeira. Embora to somente pirilampo Abrindo o corao, imenso campo, Quem sabe alguma luz inda me queira. 094

Quem sabe alguma luz inda me queira E venha organizar a minha vida. Por vezes minha mo vai distrada E quebra esta promessa derradeira. Do quanto que perdi, fao a bandeira Capaz de se mostrar mais decidida A sina dever ser sempre cumprida, Mas quero outra sada, lisonjeira. A vida vai seguindo o seu caminho, Prossigo sempre em paz, mesmo sozinho No tendo outro destino, mundo afora Embora cabisbaixo, sem porm Comigo, com certeza, tudo bem. Apenas solido vem e deplora

095

Apenas solido vem e deplora O quanto me perdi do antigo bando, A vida num momento desabando Quem sabe da verdade se assenhora. Vagando simplesmente mundo afora, Contra esta correnteza vou remando No sei e nem pergunto desde quando A dor promete cura e revigora. Tocado pelo bom desta aguardente s vezes eu me sinto inconseqente, Mas guardo uma esperana em minha vida, De um dia poder ter tudo o que quero, A bem de uma verdade enfim tempero Conversa sempre assim mal resolvida.

096

Conversa sempre assim mal resolvida Depois de tanto tempo gera o nada. A noite vai passando e na calada Escuto esta mentira repetida. A farsa se entranhando em nossa vida, Derruba com certeza alguma escada, Jogando o sentimento na calada Encontra a velha paz to distrada. Amor necessitando de um apronto Esclarecendo tudo ponto a ponto, Seno sinto apagar-se a velha chama No amor que j se fez mal entendido O dia com certeza mais comprido, Deitando a solido em minha cama.

097 Deitando a solido em minha cama Esconde logo a lua que inda teima, Do amor que fora um dia guloseima Vivendo em descaminho, perco a trama. Apenas a saudade vem e chama Tristeza no meu peito sempre queima Trazendo para o olhar a velha teima, Que cisma em maltratar enquanto inflama. De todos os duendes, gnomos, fadas Que um dia povoaram os meus sonhos, O vento traz em outras baforadas O rosto to somente de ningum; Em meio a versos tristes e medonhos, Agora to vazia a noite vem.

098 Agora to vazia a noite vem Sem hora pra chegar quer ir embora Embora tantas vezes sem ningum Agora a solido cruel decora. Senhora de meus dias, nada tem, Aflora a sensao por mundo afora, Sem hora pra cumprir eu perco o trem. Ancora meu destino e se assenhora. Revigora meu mundo um canto leve, Escora cada passo que eu quiser,

La fora a solido se mostra breve Vigora a lei que traz extasiado A ncora nos carinhos da mulher Agora vem comigo lado a lado.

099 Agora vem comigo lado a lado Num gesto em que demonstra simpatia, Trazendo simplesmente uma alegria Deixando esta tristeza no passado. O dia nascer iluminado Ensolarando toda cercania Alm do que imagino e mais queria O tempo de sonhar; sinto, chegado. Andara qual noctmbulo, bem sei Distante do que outrora imaginei, Aguando uma esperana no deserto. Tua presena amiga j negou A dor que tantas vezes se mostrou Levando por caminho mais incerto.

100

Levando por caminho mais incerto Meu barco tantas vezes se perdeu, Amor que quando em sorte me escolheu Mostrou um novo rumo, enfim aberto. Dos erros cometidos eu me alerto E vejo ser possvel um sonho meu, Trazendo a claridade para o breu Servindo ao corao em tempo certo. Outrora a minha vida foi sem nexo, Amor sempre um tema to complexo, Por isso e s por isso fui tentando At que se esgotassem minhas chances, A vida sempre traz estes nuances: Na seca tantas vezes semeando.

101 Na seca tantas vezes semeando Fiz minhas as palavras de quem amo, Por vezes a saudade estende um ramo E os olhos nos teus vou bordando. Amor no necessita e no quer amo, Assim novo caminho se mostrando

A quem tem alegrias j em bando. No novo amanhecer que agora tramo. Eu vi o meu passado num repente, Marcado pela dor que a gente sente E antes que a solido de novo traia, Ao gosto do prazer, eu quero e avano; Prossigo a tarde inteira sem descanso Atrs desta morena e sua saia.

102

Atrs desta morena e sua saia Prossigo sem pensar no que passei, Agora que o caminho eu encontrei, J posso vislumbrar divina praia. Que a sorte benfazeja nunca traia Mudando novamente o que tracei, No quero ser vassalo nem ser rei Apenas que a saudade se distraia E volte pra bem longe e nunca mais Refaa dos meus braos o seu cais, Deixando o corao assim mido. Sabendo que meu norte tem teu nome, Com todo este prazer matando a fome O rumo desta vida; jamais mudo.

103

O rumo desta vida; jamais mudo Eu tenho bem aqui esta certeza Do jeito que enfrentei a correnteza, Com coisas to banais eu no me iludo. Amor vai me servido j de escudo E nele encontro a paz e tal leveza Que possa permitir total beleza, Que com carinho imenso sempre ajudo. No quero repetir os mesmos erros, Erguendo o meu olhar, alando os cerros Percebo toda sorte que buscara, Por isso, tenho a fora de saber Que margem da alegria e do prazer A vida se tornando ento amara.

104

A vida se tornando ento amara Pra quem no descobriu o seu caminho, Seguindo pela estrada colhe espinho E torna a rosa assim sempre mais rara. Sem ter um bem que cedo ampara, Um pssaro distante do seu ninho, Sofrendo ao procurar seguir sozinho Estrada que alegria iluminara. Deixando o sofrimento tomar conta, A vida em emboscada cedo apronta Trazendo velhas dores, tantas levas. Quem faz de uma iluso a sua escora, Ao ver-se solitrio j deplora Ficando como brinde s as trevas.

105 Ficando como brinde s as trevas Depois da tempestade, sem bonana A vida preparando uma vingana Do jeito que tu sonhas logo nevas. No quero nem dizer que ainda devas Beber alguma gota de esperana, Mas volte num momento a ser criana Quem sabe da alegria faas cevas? No quero me perder de quem achou O mapa em que o tesouro se mostrou, Em luzes mais divinas, magistrais. De tanto que procura, mas no v, Perdendo o que encontrou vai sem por que At s encontrar o nunca mais.

106

At s encontrar o nunca mais Extremas sensaes j se mostraram. Diversas emoes se desfilaram Fazendo o corao como seus cais. s vezes por querer at demais Tabus e preconceitos derrubaram As mos que num momento bem araram, Em fontes e carinhos magistrais. O pouco que vivi trago em memria Em luta to difcil, merencria Derrota se servindo no meu prato. Nos versos que hoje em dia vo comigo Confesso o quanto quis, e aqui prossigo.

Dizendo do que tive, neste trato.

107

Dizendo do que tive, neste trato Esboo tantas vezes reaes Por vezes calmarias e exploses Realo em meu caminho intil fato. Olhando o que se fez fiel retrato As guas vo caindo aos borbotes, As lgrimas expressam os perdes, Na quebra to comum de algum contrato. Riscando de uma agenda tantos nomes, No escuro do caminho logo somes E escondes o que fora outrora trilho. O tempo me ensinando a caminhar, Permite que uma estrada eu possa achar, Legando ao meu passando este empecilho.

108

Legando ao meu passando este empecilho Eu tramo com mais fora cada passo, Vencendo cada luta, entranho o espao. Liberto, o corao segue andarilho. A vida disparando o seu gatilho, No peito de quem sonha encrava este ao, No verso que em delrios hoje fao Permito-me falar de cada filho. Espalho meus gametas, reproduzo O verbo que se fez, mesmo confuso, Tem na palavra certa e bem usada A chama em que se inflama a minha vida, Nem tanto benfazeja. Decidida Rompendo em negras nuvens a alvorada.

109

Rompendo em negras nuvens a alvorada Promete tanta luta neste dia, Alm do que o profeta predizia A fora da batalha trama a espada. Quem quer uma esperana enluarada, Faz do sonho alm da fantasia Motivos para a glria em alegria, E vence, com vigor, a dura estrada.

Porm, a luta insana e sem motivos, Trazendo estes olhares mais altivos, Derruba num momento qualquer haste. Entregue ventania, uma ferrugem Criada pelas trevas que assim rugem, Condena a nossa vida a tal desgaste.

110

Condena a nossa vida a tal desgaste O tempo quando intil e mal cumprido, Olhar que mostrar mais decidido Encontra o que decerto tu legaste. A dor em alegrias traz contraste, E invade mais cruel qualquer sentido. O passo que se mostra decidido Percebe esta beleza que criaste. Mas que em sentimentos to diversos, Invade destruindo os universos Na busca sempre insana por um bem, Descobre num segundo esta verdade Distante do poder de uma amizade Vazio to somente o que se tem.

111

Vazio to somente o que se tem Nas mos de quem se faz duro e cruel, Ao largo da emoo de ver o cu, No sente mais o brilho de outro algum. A solido temvel, agora vem E gira qual intil carrossel, Entrega to somente amargo fel Transforma todo amor em seu refm. Olhar embevecido de que ama, Ao ver j ser possvel bela trama, Aquece-se depressa em esperana. A sorte que se mostra num sorriso, Percebe em cada ser um paraso, Mexendo com meus sonhos de criana...

112

Mexendo com meus sonhos de criana Eu tenho a sensao de liberdade, Um vento to suave j me invade E a vida se percebe assim, mais mansa. Olhar que numa infncia se descansa Decerto buscar na mocidade O sentimento pleno da amizade Que forte e em placidez, a paz alcana. Sortidas emoes no peito adulto, Aonde uma tristeza tem seu culto Matando o que seria bem mais lindo Se a gente no tivesse se esquecido Do riso da criana e permitido Macabras sensaes se repetindo.

113

Macabras sensaes se repetindo Tomando toda noite em pesadelo, Trazendo uma agonia que em novelo Aos poucos, os meus sonhos, destruindo. O cho sob os meus ps j vai se abrindo, Embalde, tento insano revert-lo, A pele est marcada pelo selo Do sofrimento intil me invadindo. Assim caminha a louca humanidade Na busca pela doce liberdade, Encontra to somente o descaminho. Olhando o meu passado passo a crer To ftil o que trouxera algum prazer, Caando o que no tive, vou sozinho

114

Caando o que no tive, vou sozinho Na inglria caminhada pela vida, s vezes percebendo uma sada, Engano, ento retorno ao velho ninho. O peito aberto imita um passarinho Que voa em liberdade, construda A cada amanhecer e concebida Ao perceber aberto o seu caminho. Porm na flor da minha mocidade, Imerso na total iniqidade No tive, na verdade, quase nada.

Agora que o outono rouba a cena E a vida cruelmente j me apena, Aguardo que inda tenha uma guinada,

115 Aguardo que inda tenha uma guinada, Que possa me fazer bem mais feliz. O tempo vai passando, isso me diz Que curta, porm firme minha estrada. A lua sobre os montes debruada Clareia este tapete onde eu me fiz Eterno sonhador, um aprendiz Da vida que em momentos foi sonhada. Minha alma se espelhando no cenrio Invade num extremo temerrio E a liberdade utpica se alcana. Aos poucos um retrato puro e lindo Permite que eu prossiga me esvaindo; Fumando meu cigarro, na fumaa.

116

Fumando meu cigarro, na fumaa Espalho o que melhor eu sei de mim, O tempo vai passando e sempre assim A fome de viver no se rechaa. Enquanto o vendaval vem e no passa Expresso em cada flor de meu jardim O aroma que encontrei na paz, enfim, Num gesto mais amigo, amor me laa. Quem dera se tivssemos pelo ar Caminhos estercados pra plantar Trazendo bem mais puro o nosso cu. Porm ao ver a fome se espalhando, Os homens outros homens explorando, Recebo o gosto amargo deste fel.

117

Recebo o gosto amargo deste fel Que emana a mais terrvel criatura Na fonte que se mostra to impura, Difcil conceber suave mel. Se cada ser cumprisse o seu papel

A terra no seria assim to dura, A vida no seria to escura Abrindo, com certeza um claro cu. Fantoches de minha alma que rastejam Impedem que meus olhos inda vejam Estrelas da esperana, belas, nuas. Cortado pelo mal de ser um homem Os horizontes belos; sinto- somem Pedaos do que fui vo pelas ruas.

118

Pedaos do que fui vo pelas ruas Em meio a restos, traas e baratas Queimando o que restou das tantas matas Deixando as terras frias, magras, nuas. No passo em que tu vais e continuas Nos leiles, esperanas arrematas E a toda natureza assim maltratas Pensando permissvel que destruas O canto de agonia ecoar, Aqui, nos arrebis ou acol No grito desperado, quase em prantos Eu vejo retratada em forma insana Deixando como herana raa humana O peito amarrotado pelos cantos.

119

O peito amarrotado pelos cantos Jorrando o podre sangue da esperana, Aonde o meu olhar no mais alcana Ainda resta um trao feito encantos. A mo abenoada com seus mantos Tentara dar a ns sua fiana, Matando a cada dia uma criana Depois no reclamemos dos espantos. Os olhos de um menino maltrapilho, Permitem vislumbrar o melhor trilho, Porm na negao que agora trago Um cmplice canalha; reconheo, Condenado ao eterno e vil tropeo, O corao pedinte segue vago.

120

O corao pedinte segue vago Intil perceber sua agonia? O tempo de viver j se esvazia E a vida no permite mais afago. Na placidez suave quero um lago, Que possa me dourar com alegria, Mas vendo a terra insana e to sombria Ao corao no fao nem afago. Nos tragos de aguardentes, no cigarro, Na ftil iluso de cada carro, Escarro sobre a sorte a cada dia. E fao desta dor crua e boal Enredo para cada carnaval; Mascaro com mil guizos, fantasia.

121 Mascaro com mil guizos, fantasia Escondo-me nas capas da mentira Olhar no firmamento sempre atira Fuzis, metralhadoras, mo sombria. No sonho to intil que se cria; Do corao se expondo cada tira O mundo futilmente vai e gira Fazendo bem mais falsa, uma alegria. Assim como os irmos, todos burgueses, Na mesma procisso, ns somos reses Tomadas pela ttrica ambio. Vagando pelas noites, bar em bar, Pensamento to somente em desfrutar, Correndo sempre atrs de uma iluso.

122

Correndo sempre atrs de uma iluso Espelho a natureza desumana, No falso amor que sempre nos engana A dor retornar em profuso. Distante da amizade e do perdo O peito que em riquezas j se ufana Encontra glria intil soberana, Comendo a podre carne de um irmo. Amigos, na verdade so comparsas, Desfrutam das iguais e cruas farsas. Melhor caminhar sempre sozinho!

Estpido capacho da esperana Espalho nas caladas da lembrana Parceiros que se foram no caminho.

123

Parceiros que se foram no caminho Deixando como herana a solido, Vagando pela vida, em negao Expresso alguma forma de carinho. O vento que invadira o velho ninho, Promete em tempestade a virao. Abrindo num momento todo o cho, Agora em pleno inverno estou sozinho. Meu barco se perdendo sem um cais, Prosseguindo ao sabor dos vendavais Promete ao fim da vida, sofrimentos. Que fao? Sem sequer um companheiro, Estpido, imbecil, mau timoneiro, Perdi, sem proteo, rosa dos ventos.

124

Perdi, sem proteo, rosa dos ventos E vejo que no tenho ancoradouro O sol vai penetrando no meu couro, Rasgando em mais temveis sofrimentos. Os dias se esvaindo, frios, lentos, Esqueo o que pensara ser tesouro, No fogo da esperana no me douro. Felicidade feita por momentos. Na solitria ermida que escolhi, No ouo quase nada, e sinto aqui Neste silncio atroz em que me aninho Apenas um distante e vil lamento, Sentido pelas lentes em que aumento. No quarto nem sequer um burburinho.

125

No quarto nem sequer um burburinho E a vida se faz vida de som.

Pintando o que me resta em mesmo tom, Espero no morrer assim, sozinho. A cada tentativa em que me alinho Percebo-me distante deste dom, Deitando a solido neste edredom Espreito, de tocaia, algum caminho. A noite prometida na iluso Trar, por um momento confuso, Na luz de to intensa que me cegue. Os passos que pressinto nesta estrada De uma lua vindoura, imaculada, Tartamudo, prossigo at que chegue.

126 Tartamudo, prossigo at que chegue Final da caminhada to inglria. Quem sonha com laurel de uma vitria E tem uma esperana que persegue Por mais que estranhos mares j navegue Espera ter ao fim qualquer vanglria. Porm ao perceber na sua histria Apenas solido, sente-se entregue. Eu tantas vezes tive em minhas mos Ocasies de ver quantos irmos A vida me emprestou. Voltar ao p Depois de ter perdido o meu caminho, Avinagra, decerto qualquer vinho, Acordo e nada vejo, sigo s.

127

Acordo e nada vejo, sigo s. Vencido pelas duras ventanias, Roubando toda a luz dos novos dias, Estrada me legando apenas p. Minha alma num moinho encontra a m, Rompendo-se ao final destas orgias, Nas lgubres promessas, fantasias, Estilhaos espalho; fujo d. No quero mais sarcsticos sorrisos, A vida se passou sem dar avisos, Invade a correnteza, velho ninho. Minha carcaa exposta em cada rua, E o vento sem limites, continua Fazendo da amargura o doce vinho.

128

Fazendo da amargura o doce vinho Estendo pelas ruas, meus resqucios Jogado nas janelas, precipcios, Esmago, virulento qualquer ninho. Matando o libertrio passarinho Em meio profuso de gozos, vcios Amores que criei; os mais fictcios Negaram o verdadeiro e bom carinho. Os muros da esperana eu destru, O tempo de viver; cedo perdi Felicidade nunca foi alada Apenas alcanada a solido Reajo quando tenho uma iluso, Mudando de caminho e de calada.

129 Mudando de caminho e de calada Ao ter a sensao de uma mudana, O velho assassinando esta criana Devora o seu cadver, resta o nada. A boca que se mostra escancarada Impede o revoar de uma esperana. Pensando: quem espera sempre alcana Mal v que quem se cansa j se enfada. O dia no retorna, com certeza, E a vida se esvaindo em correnteza No deixa nem resduos e se embaa Ao esperar que volte a primavera No v que uma alma s, se degenera. O tempo que se quis, agora passa.

130

O tempo que se quis, agora passa E no deixa sequer suas pegadas, Nas noites tantas vezes transtornadas, s vezes caador, em muitas caa. Do p que fomos feitos, crua massa, As marcas das mentiras entranhadas, Eternas procisses vo decoradas No sangue e podrido que nos enlaa. A faca que se esconde num sorriso,

Expulsa qualquer ser do paraso Jogado nas esquinas, nega o Cu. Na mo que nos ampara; nossa queda, Da pobre carne eu vejo a pura seda, Disfarce que se esconde sob o mel.

131

Disfarce que se esconde sob o mel No deixa ver sequer a podre entranha, A dor que se promete ser tamanha, Impede, com cegueira ver o cu. O vento que me assola, o mais cruel, J sabe e concatena o quanto ganha, Na senda de minha alma, to estranha, O verbo vem cumprindo o seu papel. Mas tendo o meu cadver insepulto, De toda esta verdade sigo inculto, Recebo tais mentiras em golfadas. Olhando para frente escondo os ombros, Nego-me a ver assim, os meus escombros Jogados nas sarjetas, nas caladas.

132

Jogados nas sarjetas, nas caladas Na visceral vontade que me nos toma, O nada que se mostra em cada soma, Expressa-se nas duras caminhadas, Nas cimbras de minha alma qual um coma As farpas penetrantes, entranhadas, Os olhos vo buscando os mesmos nadas, Insana dor de tudo j se assoma. Redomas de iluses no mais resistem Embora as cicatrizes que persistem Demonstrem colees de desencantos Eu tento ensimesmado resistir, Porm com solido a me impedir No ouo nem sequer antigos cantos.

133 No ouo nem sequer antigos cantos Perdidos pela vida em emboscada, Coleto os meus resduos pelos cantos; Percebo no sobrou quase mais nada.

Enfrento algumas vezes meus espantos E ganho como prmio a mo atada. No fio to cortante de uma espada Preparo em sortilgio, pobres mantos. Qual fora um peregrino, vago toa, O verso proferido j destoa E nega, sem perdo qualquer afago. Um andarilho insano, em iluso, Da srdida aguardente, num balco, Buscando uma alegria, bebe um trago.

134 Buscando uma alegria, bebe um trago Do fel que recebera como herana. Numa macabra insana e louca dana, Procura em desconsolo algum afago. O sonho muitas vezes qual um mago Engana e at promete uma esperana. Farrapos do que fora uma criana Jogados das janelas neste lago Que em tez to poluda no disfara. Repete a to useira e antiga farsa Criada em noite insone e mais sombria. Gargalho sobre os restos que carrego, Fingindo ser estpido, vou cego Forrando a minha noite em ironia.

135

Forrando a minha noite em ironia Estendo pelas ruas qual mendigo Em splica imbecil, cao um amigo Que possa amenizar a to sombria Caminhada que fao em noite fria Na busca quase intil por abrigo. Se eu tento e na verdade, eu no consigo, Entendo o que iluso j me dizia. No clice partida dos meus sonhos, Os lquidos amargos e bisonhos Perfazem com total satisfao Retrato de quem segue insanamente Vagante vagabundo, vil demente Vencido pela fora do tufo.

136

Vencido pela fora do tufo Catando meus pedaos bar em bar, Talvez imaginando transformar Em algo produtivo o que foi vo. Embolora decerto, o que era po Carcomida alegria, num vagar Expressa o que inda pude coletar Da vasta e mais completa negao. Esgaro-me nos versos que hoje fao, De mim no sobrar sequer um trao Aos poucos, sutilmente eu me definho. Na minha carapaa decomposta Com toda a minha entranha aqui exposta Prossigo, de teimoso, e vou sozinho.

137

Prossigo, de teimoso, e vou sozinho Encontro afrodisacos na dor, Partilhas do que outrora quis propor Espalham-se nas margens do caminho. Nas vestes que me deste, puro espinho, O medo faz o passo encantador. Quisera conceber algum amor Que fosse a redeno. Em desalinho Persisto na caada to inglria Legando ao corao somente escria. Os olhos com certeza, desatentos, Almejo simplesmente aterrissar, Porm ao perceber deserto e mar No vejo soluo nem sentimentos.

138

No vejo soluo nem sentimentos, Mas busco algum recanto bem mais manso, O nada tantas vezes eu alcano E bebo a tempestade e os vis tormentos. Apenas solido traz os proventos No tendo nem sequer algum descanso. Aos meandros do amor, quando eu me lano, Estendo os braos, tolo, aos sofrimentos.

Arrasto tais correntes pelo quarto, Na ausncia de prazer, louco me farto Do inebriante sonho feito em vinho. Herana que eu recebo? Apenas isso, Morrendo sem vigor na flor sem vio, Ausncia de calor e de carinho.

139 Ausncia de calor e de carinho, Somando nossos nadas, no d nada, Serpenteando a dor em cada estrada Aguardo o que talvez entranhe o ninho. A noite se esvaindo de mansinho, Esgota logo cedo uma alvorada, Na fora do chicote vai lanhada A pele de quem vive to sozinho. A cada nova farpa deste arame, Eu sinto a minha vida vesga, infame. Estrbico desejo em que se apegue O sonho de um estpido animal De ter, em comunho fenomenal, Um barco que outro mar inda navegue.

140

Um barco que outro mar inda navegue Expressa o meu desejo mais sublime, Expondo o corao a qualquer crime, Permite-se que em becos se trafegue. No tendo mais audcia que me entregue Aquilo que pensara, e tanto estime Um verme caminhando vai entregue, No tendo mais um sonho que suprime. Sementes esquecidas jamais brotam, Farrapos estendidos nos quintais, Quarando uma esperana nos varais As fontes pouco a pouco j se esgotam. Estpido andarilho, eu sigo s Voltando novamente ao velho p

141

Voltando novamente ao velho p Esgaro cada face da esperana, O medo se assomando por vingana

Pressente o quo amargo viver s. Quisera na tristeza dar um n, Porm dura verdade no me amansa, Meu passo neste abismo, logo trana Atado pela dor, firme cip Verdugo de mim mesmo; nada crio, Os ventos espalharam meu estio, O solo movedio desabando. Na porta que esqueci pra sempre aberta, Enquanto uma iluso no me desperta, Farsantes sensaes vo adentrando. 142 Farsantes sensaes vo adentrando Permitem se antever o que vir, Da sorte maltratada nascer O dia que queria se espalhando. Imensa catedral que vez em quando Encontro tanto aqui quanto acol, Resume o quanto o sol no brilhar, Enquanto o cu de uma alma est nublando. Os cacos; realinho em falsa espera, Falcias iludindo a primavera, Expressam seus sorrisos na tocaia. A presa, sem noo da fria fera Do nada, uma iluso agora gera Ao ver a fantasia em minissaia.

143

Ao ver a fantasia em minissaia Estpidos ignaros sonham alto, No frio do granito e do basalto Espera a quente areia de uma praia. Torpe iluso, aos poucos j desmaia Enquanto uma tristeza vem de assalto, Rasgando o vil tapete feito asfalto A dor vem se enfurnando, amor que saia. Os dedos profanados em temores, Demonstram sempre em forma de tremores, A vida que se fez sem contedo. Nas vsceras expostas pelas ruas, A fome malfazeja em carnes nuas Formata a solido depois de tudo.

144

Formata a solido depois de tudo Uma alma que se fez melancolia, O peito que se hiberna e nunca estia Rasgando este cetim, nega o veludo. O grito lancinante e mais agudo Percorre a madrugada, ausente e fria. Uma iluso ao sonho j se alia Resulta no amanh, vazio e mudo. Assim tal qual a noite em pesadelo, Embrenho o sentimento num novelo Criado pela luz que desampara. Expresso com vigor em cada verso O gosto to sutil, mesmo disperso, Da boca que beijei em noite clara.

145 Da boca que beijei em noite clara Sequer sobraram sombras ou resqucios Quem sabe sejam ldicos, fictcios Momentos em que a vida me enganara. Distante deste rio, esqueo a vara E volto aos meus antigos precipcios Dos sofrimentos gozo os seus ofcios E galgo o mesmo nada que encontrara. Esboo, agora insone, a reao, Na mtica e complexa seduo Das cordas em bemis desafinadas. Esgueiro pelas ruas, seus esgotos, E em meio vagos sonhos, quase rotos, As manhs que viro; abandonadas.

146

As manhs que viro; abandonadas, Estrias que minha alma j fomenta, Meu verso em pura insnia violenta Espalha meus pedaos nas caladas. Expresso com palavras demarcadas O quanto necessito e nada venta, Toando em meus ouvidos tal tormenta Adentra pelas portas destroadas. Um mar que cultivei no pensamento

Distante se calando j sem vento, Buscando uma alegria em vendavais. Do quanto que pensara no comeo, Aps o meu caminho vir do avesso, Apenas sou um resto e nada mais.

147

Apenas sou um resto e nada mais, Rastejo e serpenteio os meus sentidos, Carpindo os meus desejos esquecidos, Morrendo sem saber sequer do cais. Profanas, as vontades mais carnais Na pele, os meus terrores to curtidos Prenunciando o fim, gozos sortidos Enfurnam-se nas noites abissais. Extraio de meus olhos, suas cores, Apreendo to somente os vir rancores, A solido resulta-se do extrato. Procuro minha face em cada espelho, Encontrando o perfil, amargo e velho, No tendo por resposta um s retrato.

148

No tendo por resposta um s retrato Esboo em garatuja o meu sorriso, Caricatura em toque to preciso Expressa o que em verdade, sou de fato. Outrora procurara num regato, A mansido exata que eu preciso, Mas vindo o turbilho cruel, conciso, Em ondas, persevero e me desato. Ao vasculhar meus restos pelo cho, No tive nem sequer a percepo De ter amanhecido cada trilho. Ao p que me resumo, retornando, Enquanto o dia frio vai raiando, Recebo deste sol um frgil brilho.

149

Recebo deste sol um frgil brilho

E finjo me aquecer, pura ironia. Numa partenognese sombria Esboo em solido, amargo filho. Procuro algum recanto e sem exlio, Exponho minha face a tal sangria. As mgoas se misturam numa orgia, Meus cacos no amanh, cedo eu empilho. Em tal fermentao gero o vazio, tudo que de resto ainda crio Depois da to espria e m jornada. Um jogador que lana mo dos dados, Traiu os seus parceiros, derrotados; Meus trunfos eu perdi no sobrou nada.

150

Meus trunfos eu perdi no sobrou nada Apenas um esboo nas senzalas Que exponho nas diversas ante-salas De uma alma que se mostra abandonada. Ao ver cada palavra decifrada Enquanto com argcia tu me falas Das incrias cruis com quem empalas A vida fortemente destroada. Vieste em tumular revoluo, Nefasta; te fingias Nefertite Perjuras em calnia sem limite Tantas vezes vendendo a iluso Sarcasmos esboados num contraste, Farsantes os sorrisos que legaste.

151

Farsantes os sorrisos que legaste A quem se fez por vezes idiota, O sol que em minha pele se desbota Recebe do luar frio contraste. O quanto to distante navegaste Estronda com vigor qualquer compota. Perdendo esta noo esqueo a rota, Exposto eroso, vital desgaste. De todos os resduos que coleto, Pereo sem saber sequer do afeto Que possa receber assim, de algum.

Usando o mais surrado palet, A quem se acostou a viver s, Apenas a mortalha me cai bem.

152

Apenas a mortalha me cai bem E dela fao a veste preferida, Quem ama com tristezas sempre lida, No vago que o amor em si j tem. Olhando tantas vezes para alm, Abandonei o bom que traz a vida, Por vezes minha mo mais distrada, Perdeu o seu caminho e segue sem. A dor j me invadindo por costume, Tramando no meu cu, vasto negrume Tiara constelar, o sonho alcana. Porm este vazio em que me afundo, Matando um sentimento mais profundo, Destoa com um resto de esperana.

153 Destoa com um resto de esperana A foto em alegria sobre a mesa, O quanto desta vida que se preza presa do que trago na lembrana; Quem tem uma iluso como fiana, No sabe usufruir da sobremesa, Por mais que se imagine em rua mansa, Aoda com mais fora a correnteza. Ao menos, j desfruto do pomar Aonde tantas vezes quis arar Deixando este abandono no passado. Quem sabe se colhesse um belo fruto, O dia no se mostre assim to bruto, E mude, num momento, o velho Fado.

154

E mude, num momento, o velho Fado tudo o que desejo de um amor. Do peito to inglrio e sonhador O sonho possa ser abenoado. Quebra-cabeas; monto do passado E sinto que possvel recompor,

Se no houvesse nada a contrapor O dia nasceria ensolarado. O peito que se ilude assim se estronda Porm ao perceber reveses da onda Na areia, em plena praia se esvaindo. Encontra o mesmo no, como a resposta Com alma solitria e fria exposta, O mundo desabando, vou sentindo.

155

O mundo desabando, vou sentindo, E busco nos escombros os meus restos, Os podres de minha alma vo infestos E em conta-gotas vo j se esvaindo. O quanto imaginei de um dia lindo, Trazendo intempestivos duros gestos, Encharco a minha alma nos asbestos Que aos poucos, me inundando e me ferindo. Aufiro as nauseabundas iluses, Que formam sempre falsas solues E vejo o que buscara e no mais tento. Olhando para os astros, a esperana Espalha-se nos vos de uma lembrana. Perfao este infinito em um momento.

156

Perfao este infinito em um momento Do antigo riso agora moldo o pranto, Deixando-me levar por desencanto, Eu bebo a cada curva um vil tormento. Nos piercings, de minha alma, o sofrimento Invade e no respeita qualquer canto. Do pouco que inda tinha, leva o tanto Que sobra e no demonstra o sentimento. Salpico minhas lgrimas no solo, Talvez inda me reste algum consolo Nos braos de uma estrela, ou da mulher A ninfa prometida e que se esvai, Aos poucos meu castelo rui e cai Quem sabe noutra vida, se vier.

157

Quem sabe noutra vida, se vier, Ainda reste um riso disfarado, Amor que tantas vezes traz enfado, Jogado pelos cantos, um qualquer Ao ter o privilgio que quiser Talvez resolva estar bem ao meu lado. Por mais que tenha o senso preservado, Distante de conter o que puder Estendendo minha alma na janela O quanto que no tenho mais se atrela E aos poucos calmamente, sangra e mata. Que se pode fazer se a noite vem? Maltrapilha, deixando sem ningum Quem teve uma certeza to ingrata.

158 Quem teve uma certeza to ingrata E resistiu a tudo bravamente, J sabe e muitas vezes at sente Sabor que a vida trama e que desata Os ns emoldurando toda a prata Que a lua j derrama, de repente. Percebe e reconhece plenamente A vida borbulhando qual cascata. Ao perceber a curva, abrindo o peito, Do amor que inda sonhava faz seu preito, E vaga em liberdade pelo cu. Ao acordar do sonho que percebe, O frio que em verdade encharca a sebe. Mentira vai cumprindo o seu papel. 159

Mentira vai cumprindo o seu papel, Nem tudo o que reluz ouro puro, O porto que encontrei, no seguro, No poro de minha alma escondo o cu. Girando; o tempo cega o carrossel, O dia amanhecendo sempre escuro, A vida se passando em tanto apuro, O medo transformou o mel em fel. Cavalo dos meus sonhos galopando, Formando uma cortina de fumaa, Enquanto em nuvens negras tu flutuas.

O solo desde ento vem desabando, Atrs eu posso ver minha carcaa Cobrindo em duro p todas as luas. 160

Cobrindo em duro p todas as luas Deixando para trs uma esperana. O ser humano em glria sempre alcana Os corpos esquecidos, carnes nuas. O sortilgio faz sempre das suas, E mata a ingenuidade da criana. Sabendo desta espera, alma se cansa E mesmo que amputado, continuas. Esboa a reao, mas obedeces, Apenas executas tuas preces E deixa uma esperana no passado. Contigo, vou seguindo, e a vida flui, Em outro ancoradouro; se conclui, O barco que me trouxe; naufragado...

161

O barco que me trouxe; naufragado Durante a tempestade que diuturna Minha alma nos cadveres se enfurna E traz o seu bornal muito pesado. Carrega todo o peso do passado, A conscincia humana to soturna, Na caa, a fera esgueira-se e noturna Esconde o seu fastio bem ao lado. Mantendo o seu pecado original, Orgstico planeta pelo astral Girando e cultivando um vo deserto, Assim ns percorremos o universo, Uma esperana aporta no meu verso, Quem sabe, no futuro um riso aberto.

162

Quem sabe, no futuro um riso aberto Estampe cada rosto francamente, Vagando pela vida qual demente, Eu semeei tempestades no deserto. Unidos, mesma voz, igual concerto,

O passo quando dado conseqente, Respeito ao que um irmo, deveras sente, Trazendo um lenitivo sempre perto. Porm, quando eu revejo a minha vida, Percebo que no vi sequer sada, Espero que este sonho chegue a ti. Por ter j ter meu tempo se esgotando, Esboo de uma vida se mostrando: Tentando ser feliz eu me perdi.

163

Tentando ser feliz eu me perdi E agora preconizo o meu final, Jogado em precipcio sem igual, Estendo os meus escombros por a. Quasares to distantes descobri, Ao ver o quanto invlido e boal Uma semeadura feita em sal, Reflexos do que vejo em mim e em ti. A raa humana mostra-se longeva E espalha, neste tempo espessa treva Deixando os sonhos todos decepados. Fomenta a guerra estpida e cruel, Ao afrontar assim o Santo Cu, Lanados pelas mos, os frios dados.

164

Lanados pelas mos, os frios dados Demonstram nossa sorte malfadada, A vida que se ufana em derrocada Esquece que seus dias sto contados. Rugindo pela noite em altos brados Um co prepara em riso uma dentada, Ao ver a carne enfim dilacerada Encharca com meu sangue os mansos prados. Do pouco que me resta no detenho Sequer uma impresso de onde venho Mordido pela fera da iluso. E finjo acreditar na liberdade, Esboo at talvez, felicidade Depois de ter somente solido.

165

Depois de ter somente solido Colecionando espinhos no caminho, Vagando pela vida; to sozinho, Debruo o meu olhar nesta amplido. E vejo o que sonhara em soluo Trazida pelas mos feitas carinho, Da sorte de viver eu me avizinho, Vencido vou, talvez, pela iluso. nesta conjuntura que eu me perco, O corpo servir de algum esterco, Porm uma alma tola se despreza. Ao ver-me verme s e sem destino, Com toda realidade eu j me afino: O fardo que carrego tanto pesa.

166

O fardo que carrego tanto pesa Que impede a caminhada vida afora, O vento que em momentos sempre aflora Ao mesmo tempo nega e pe a mesa. Meu riso quando usado por defesa Denota que entendi, pois desde agora, O mar que me inundou j foi embora Tocado pelos ventos da surpresa. Verdades conhecidas nesta andana Marcando a ferro e fogo uma esperana Aprofundando a chaga, aumenta o corte. Sabendo desde sempre deste fato, Na correta assertiva eu me retrato: O medo se espalhando, nega a sorte,

167

O medo se espalhando, nega a sorte Omite a redeno que se procura. Fomenta uma expresso feita amargura Arranca dos meus ps qualquer suporte. A dor que se agiganta, aumenta o porte E aporta bem distante uma ternura. No pote que negou uma gua pura A cada novo sonho, outro recorte. Assdios da iluso so desastrosos, Perfazem de per si os caprichosos Caminhos enganosos do prazer.

Esprias fantasias so vendidas Resultam em discrdias pressentidas No enfado de buscar e nada ter.

168

No enfado de buscar e nada ter. Esparramo meus olhos pelas ruas E vejo estas verdades duras, cruas, Do tempo que perdi por s querer As rotas mendicantes do prazer Tocado pelas peles loucas, nuas, Riscando do meu cu as veras luas, Estive tantas vezes sem saber Em vastas amplides do imenso nada, Fazendo da iluso uma escalada Na busca to inglria em fantasia; Eu me esqueci das minhas primaveras Jogando o corao s frias feras, Na caa que se faz a cada dia.

169

Na caa que se faz a cada dia A presa no esboa reao, Enganos que se extremam, iluso Transforma a realidade em fantasia. A mo que assim tortura, audaz e fria Ancora em cada peito a negao. O tempo que passamos foi em vo A vida na verdade mais sombria. Sem jeito de encarar a correnteza, Vencido pela dor de uma incerteza Humanidade corre contra o vento Caminho sempre o mesmo, se perdeu, Deixando para trs o que aprendeu Marcado pela cruz, o sentimento.

170

Marcado pela cruz, o sentimento Deixado no passado e por sinal Vendido num infame vendaval Est decerto em nosso pensamento.

Perdo que se tornou um claro alento Jogado nos escombros do bornal. Estornos vo moldando um ritual, Expondo em coao, meu sofrimento. Talvez se desnudar-me dos desejos, Vontades sem limites tragam pejos, E o novo amanhecer, quando vier Trar j no seu bojo um raro brilho, Quem sabe se seguindo o manso trilho Eu tenha esta alegria que se quer.

171

Eu tenho esta alegria que se quer E faz da vida ser bem mais suave, Porm a solido que duro entrave, Impede todo sonho que vier. Nos braos carinhos da mulher, Uma iluso do olhar que em medos lave. O pensamento alado feito uma ave Aguarda pelo bem, mesmo qualquer. Quem dera se pudesse; uma esperana, Que alcance ao fim do dia, tal fiana. A vida no seria to ingrata. Meu barco que queria placidez, Neste mundo ilusrio em que se fez, Descendo o rio encontra uma cascata.

172

Descendo o rio encontra uma cascata Em meio a tempestade mais feroz, Calado o pensamento, eu perco a voz E a dor de uma saudade me maltrata. A lua desnudada em rara prata, Permite uma emoo sacra e atroz, Atando enquanto corta nossos ns Mistrios desta vida, desbarata. Pois quando em sentimento, a unio Gerando do vazio, uma amplido Permite que se alcance, assim, o cu. Mas quando vou vagando em ledo espao, Sem ter afeto, ou mesmo um manso abrao Sozinho; eu me perdi do meu corcel.

173

Sozinho; eu me perdi do meu corcel E vago sem destino cais ou rumo, A vida se esvaindo em triste fumo, O tempo de viver to cruel. Na noite, a escurido estende o vu E mesmo, no vazio eu me acostumo Tentando conceber algum aprumo, Espalho sentimentos, vou ao lu. Enquanto a vida passa, tais tormentas, Em meio a convulses to violentas, Nas glebas da iluso, inteis cevas. O pantanoso rio de minha alma Em paradoxo, fere enquanto acalma. Na madrugada feita em frias trevas.

174

Na madrugada feita em frias trevas Fomentos da iluso abrem crateras, Entregue dura fria destas feras, A solido cultiva amargas cevas. Tristezas vo chegando, duras levas Negando ao sonhador, as primaveras. Morrendo, desde quando em priscas eras, Um resto de esperana, ao largo, levas. Quem fora companheira e j se nega Permite numa senda arguta e cega O dia renascendo, vo, nublado. Expressas num sorriso de ironia A marca em que sangraste vil, sombria, Mostrando o quanto intil meu passado.

175 Mostrando o quanto intil meu passado Eu sigo pela vida, simplesmente, Se tudo se transforma, de repente, Meu sonho no ser mais alcanado. Vivendo o que pensara demarcado H tempos, eu me perco tolamente, O quanto que se quer e o que se sente, Navega o tempo inteiro do meu lado. Um dia, caminhando ao deus-dar, Estrela que busquei, rebrilhar, Trazendo um lenitivo a tal deserto.

Uma esperana feita em iluso Causando a mais sutil transformao, Modificando enfim, o que era incerto. 176

Modificando enfim, o que era incerto, Talvez eu tenha um resto de esperana, A sorte que se mostra em aliana Trar um calmo osis ao deserto. Na foz de um sentimento, j me alerto E fao do carinho, a contradana; No peito to ingnuo da criana Eternamente nobre enquanto aberto Os rastros de uma estrela sem ter par, Mostrando intensa luz, irei buscar, Depois de toda a sorte que esqueci. Quem sabe no final da amarga histria, Terei esta suprema e rara glria, Olhando para o cu que vejo em ti.

177

Olhando para o cu que vejo em ti Eu vejo que se espelha uma ventura, A luz que em farto brilho se depura, Estende os seus luzeiros, chega aqui. Das fartas iluses, eu me embebi, E o quanto pude ter, paz e ternura, Secando a fonte inglria da amargura, Explana todo o bem que recebi. Fazendo de teu corpo a catedral Do amor que segue insano e sensual Destinos paralelos encontrados. Derramas fartas luzes sobre mim, E adentro finalmente, sem ter fim, Desejos em pecados incrustados.

178 Desejos em pecados incrustados Estendem-se nas noites que vagamos, Cativas emoes em peitos amos, Refns de belas sendas, ricos prados. Os olhos tantas vezes singram Fados Diversos das belezas que sonhamos, Porm quando precoces novos ramos,

Estendem maravilhas, fortes brados. De toda esta colheita prometida, Satisfao perene em nossa vida, Matando com firmeza a solido. A vida transcorrendo em manso abrigo, Discirno entre mil joios, sacro trigo, Sementes arrancadas deste cho.

179

Sementes arrancadas deste cho Exprimem os meus ltimos desejos, Cumprindo os mais fatdicos ensejos, Encontro, ao fim de tudo, a redeno. A vida numa eterna evoluo Permite que se mostre, sem ter pejos, Ao emitir em glria seus solfejos Perfaz rara e sublime, tal cano. Depois de ter sentido a tempestade, Bebido desta vida, com vontade, Do amor e desamor, ser simples presa. Sabendo deste eterno ritual, Eu sinto agora perto do final, A morte consagrando sem surpresa.

180

A morte consagrando sem surpresa Estende seu tapete merencrio. O mundo se mostrando mais inglrio Enquanto nos maltrata, firme, tesa. Adaga que ferindo quem despreza A fora deste mar to peremptrio Deixando simplesmente num velrio Herana que se quer e mesmo preza. Depois de ser da sorte, assim banido, Vagando pela vida qual bandido, Nas scias da tristeza teve o norte. Olhar sem expresso vai se perdendo, As trevas dentro da alma percorrendo E a vida sente inveja de uma morte.

181 E a vida sente inveja de uma morte No peito de quem sofre eternamente, A vida se esvaindo na torrente Que trama, num segundo, o firme corte. O rio que se seca sem o aporte Das guas desta fonte enlanguescente Sem ter algum osis que se sente Aguarda insanamente a sua sorte. Nos pncaros da dor, na cordilheira Do nada desfrutado j se esgueira E tenta inutilmente perceber Alguma redeno na cruz das almas, Cerrado o seu destino em suas palmas, Olhando para espelho sem prazer.

182

Olhando para espelho sem prazer Eu vejo retratada a mera ausncia, Da sorte sem saber de uma anuncia Seguindo o tempo inteiro a me perder. O parto renegado j faz crer Que a vida foi somente penitncia, Cerzido pelas mos desta inclemncia A srdida iluso a recolher. Espria sensao de eternidade, Escria do que fora liberdade, A farsa j termina; atroz, vazia. Na escurido da noite em que me embrenho, Em meio negritude de onde eu venho. Apenas solido, serve de guia...

183

Apenas solido, serve de guia A quem se fez eterno sonhador, Quarando o sentimento feito em dor, Explode no meu peito, a fantasia. Ao mar que me entreguei, quanto eu queria Saber de cada porto a meu dispor. Nas dspares vontades, o rancor Sarcasmos, amarguras e ironia. Nas lamas movedias, erigido, Sem nexo, vagamundo, sem sentido,

Nas tramas do vazio, se entranhando, Ao enfrentar tormentas incessantes, Tocado pelas frias mais constantes, Aos poucos, meu castelo desabando...

184

Aos poucos, meu castelo desabando, Incrias que carrego, aqui comigo, Condeno meu destino ao desabrigo, Perversas emoes; vou desfrutando. Calvrios inclementes j tomando O sonho que, em delrios eu persigo, A cada amanhecer; cego, eu prossigo Na espera de encontrar um fogo brando Que possa me aquecer ao fim da tarde, Tocada pelas chamas, minha alma arde E v a soluo, tenta em tocaia Num ltimo momento, em noite bela, Vencer a fria intensa da procela, Sobrevivendo ao ver enfim, a praia.

185

Sobrevivendo ao ver enfim, a praia, Um velho navegante inda resiste, O tempo de sonhar se mostra triste Porm a fantasia tudo espraia. Corcel que se entranhou em fria baia, Teimoso j se sela e ainda insiste Sabendo que esperana, enfim existe, Aguarda o plenilnio que desmaia Ao largo, no horizonte passa a crer, No novo e radiante amanhecer. Assim como o corcel tambm me iludo, Porm tendo o vazio por herana, O tempo de sonhar j no se alcana Deixando o corao to frio e mudo.

186

Deixando o corao to frio e mudo Estendo minhas mos em reza e prece, O amor que se permite e se oferece,

Promete ao fim da vida quase tudo. Destino, se possvel, inda mudo E um novo alvorecer, o peito tece, Que bom se uma alegria ainda tivesse, E o gozo da iluso, tenaz, estudo. Nas farpas espalhadas no caminho, Nas urzes coletadas, vil espinho, A farsa se tornando bem mais cara. Ao ver o meu retrato na gaveta, Matando esta esperana, vo cometa, Somente a noite fria inda me ampara.

187

Somente a noite fria inda me ampara Trazendo um lenitivo para mim, Expondo num momento cada escara, Aguarda o reflorir de meu jardim. Na noite imorredoura, a fonte amara; Demnio disfarado em querubim, Matando a mansa fonte, chega ao fim, A cruz que se abortou longe da vara. Reflito num instante e nada vejo, Capacho do querer e do desejo, Aguardo no final, somente as trevas. No cu que um dia fora mais brilhante, Espetculo frio e fascinante: Estrelas fugidias, vo em levas...

188

Estrelas fugidias, vo em levas Deixando escurido pelo caminho, O quanto necessrio andar sozinho Fazendo da iluso as suas cevas, As dores so cruis e to longevas, E nelas, sem defesas, me definho, Nos prticos dos sonhos, sem carinho Apenas iluses nas quais atrevas A dar um ultimato esperana Destroando, impassvel tal criana Nas trevas insensatas e boais. Assim, perambulando o tempo inteiro, Da negritude da alma, fao o tinteiro,

Jogado pela vida sem um cais...

189 Jogado pela vida sem um cais Vagando pelos mares da iluso, O quanto que mais quis, foi negao Martrios em terrveis rituais. No quis nem perceber este jamais, As alegrias em plena arribao, Verdugos encontrei em profuso, Amores se afastaram; abismais. Quem dera se eu tivesse num momento, mesa como forma de provento Um dia mais feliz; manso regato, Talvez inda tivesse algum sorriso, Num verso to sublime e mais conciso, Trazendo uma emoo que aquea o prato.

190

Trazendo uma emoo que aquea o prato Farturas sobre a mesa, desfrutando, No doce do acalanto me fartando Fazendo com a sorte um bom contrato. No gozo da esperana, enfim eu me ato Meandros desta estrada decorando Com flreas emoes j vislumbrando Um mundo mais sublime em que eu retrato O passo que em fantstica iluso Permita se pensar em redeno, Trazendo, finalmente, um farto brilho. Acordo e ao nada ver, sinto a revolta De ter usado, insano, como escolta, A farsa que se fez, mudando o trilho.

191

A farsa que se fez, mudando o trilho Expressa o que melhor carrego em mim, Lutando o tempo todo, at o fim, O corao algoz, fero andarilho. Fazendo da iluso rude empecilho, Estende os seus tapetes no jardim Fatdica tormenta em noite clean, Naufraga, rompe assim, meu tombadilho.

Nos estribilhos, ouo o mesmo no, Fazendo do vazio o meu refro No tenho, no final da vida nada. Alquota de sorte, eu sei, vazia, H tempos, solitrio, eu j sabia: O jogo sempre foi carta marcada.

192

O jogo sempre foi carta marcada, A sorte se esvaindo em ledos dados, Semeio to somente os meus enfados E colho em fria e negra madrugada Colecionando quede e derrocada Esboo em ironia, novos Fados, Os versos tantas vezes, destroados Prevendo, no final de tudo, o nada. Nas luzes e nas trevas, mil matizes, Ao ver em descaminhos, meus deslizes, Condeno a minha vida a tal desgaste. No lusco-fusco eterno, apago a chama, Fogaru traz neve que me inflama, O sonho se perdeu neste contraste.

193

O sonho se perdeu neste contraste E fez da escurido seu estandarte, A vida se passando traz parte O riso que em mentiras transformaste. As farsas que em meus dias entornaste Tramando em cada sonho, um vo descarte Eu quis e me perdi, porm destarte Meu barco; em ironias, naufragaste. Olhando firmemente pro horizonte, No tendo quase nada que me aponte O rumo em que se encontra um manso bem, Restando to somente uma esperana Que feita em orgstica bonana Depois da tempestade quero e vem.

194

Depois da tempestade quero e vem O manso amanhecer to esperado, Um dia to sublime e delicado Suprindo com delcias, farto bem. Agora prenuncio a voz de algum Que mate os velhos trapos do passado, O sonho que se entranha emoldurado Nos cus que eternidade sempre tem. Capacho que se torna assim liberto, O vento da esperana aqui por perto, Permite que se fale em contradana. Porm ao ver surgir o amanhecer, Inepto, sem resqucios de um prazer Alegria se omite e no se alcana.

195

Alegria se omite e no se alcana Arcano sentimento que em esboo Emerge tantas vezes deste fosso Criado nas entranhas da esperana. Tentando j prever qualquer mudana, Alm do que eu desejo e sei que posso, Nas fontes da iluso, eu me remoo Porm a ventania no descansa E faz da solido seu estribilho Montona cano em frio exlio, Norteia cada herana do passado. E assim, numa espiral interminvel, Encontro algoz amor, impenetrvel, Seguindo maltrapilho e maltratado.

You might also like