You are on page 1of 36

Histria do Brasil I. Rio de Janeiro: Fundao CECIERJ, 2011. v. 1.

Aula

3
Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica
Paulo Cavalcante

ISBN: 978-85-7648-700-5

Histria do Brasil I

Meta da aula
Apresentar as correlaes entre a concepo de sistema colonial e o seu papel na formao do capitalismo, assim como a polmica historiogrca delas derivadas.

Objetivos
Esperamos que, aps o estudo do contedo desta aula, voc seja capaz de: 1. estabelecer a correlao entre o nome Brasil e o sentido comercial da colonizao moderna; 2. reconhecer a polmica historiogrca sobre a relao entre sistema colonial e capitalismo.

42

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

INTRODUO
Brasil. Voc j se perguntou sobre o nome do nosso pas? Claro que sim. E sabe a resposta. Todos ns brasileiros sabemos que vem do nome de uma rvore: o pau-brasil. Bem que tentaram outros nomes Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz , que no vingaram. Voc notou que esses nomes fracassados tm cunho religioso? Pois , no vingaram. Algum poderia dizer: Ah, vingou o nome da rvore, de cunho ecolgico... Ser? Creio que no. No se trata do nome da rvore, trata-se do nome da mercadoria. A extrao e o comrcio do pau-brasil atenderam a um mercado que o desejava por suas propriedades corantes. Portanto, vingou o nome de cunho econmico sem o pau, sem a rvore, enm. E, naquela poca, chamava-se de brasileiro o comerciante do paubrasil. Quem ousaria imaginar que ns, os brasileiros, somos, na origem, os prprios comerciantes do Brasil... Interessante, no mesmo? Isso d o que pensar. Primeiro, vamos crtica. Essa frase instigante no deixa de conter um erro. Qual? Voc j sabe. No havia Brasil, isto , o Estado nacional brasileiro, o seu povo, o territrio etc. Por consequncia, as mesmas palavras se referem a contedos diferentes. No entanto, e em segundo lugar, esses nomes no vieram do nada, e o fato de terem surgido para denominar a mercadoria e o seu respectivo negociante deve nos servir para alguma reexo. Ora, se falamos em mercadoria e em negociante, de fato, falamos de uma atividade econmica: o comrcio. Por isso estudamos a expanso comercial europeia nos sculos XV e XVI. Essa expanso ultramarina, no h dvida, mas sobretudo comercial. Veja bem, a expanso no s comercial, mas o comrcio um dos seus motores e o seu principal nanciador. Como arma o notvel historiador portugus Vitorino Magalhes Godinho, criticando o tom simplista do nacionalismo e todo o orgulho etnocntrico de povo que leva pela primeira vez aos outros povos

43

Histria do Brasil I

a Civilizao, caractersticas muito comuns a certa historiograa portuguesa e europeia sobre a expanso ultramarina:
O grande papel da Expanso quatrocentista e quinhentista foi o de ter levado formao do capitalismo moderno de base mercantil e, portanto, na anlise dos aspectos econmicos dos Descobrimentos, Conquistas e Colonizao que vamos [os portugueses] encontrar as razes mais slidas de orgulho. Mas, independentemente de quaisquer preocupaes desta ordem, h que ter em conta que, de fato, a Expanso dever ser considerada como um processo global e no como narrativa de acontecimentos. Por conseguinte, trata-se de anlise dinmica de estruturas, quer no plano econmico quer no social ou ainda nas formas de sentir e de pensar e de toda a utensilagem mental (GODINHO, 1978, p. 175-178).

De fato, para alm de sublinhar as caractersticas econmicas, globais e estruturais da expanso ultramarina, Godinho a situa desempenhando um importante papel no processo de formao do capitalismo. E, aqui, encontramos o n grdio que tem desaado os historiadores no momento de caracterizar tanto a expanso como o processo de colonizao da poca moderna. Em poucas palavras: devese ou no interpretar essa poca (sculos XV a XVIII) luz dos processos que engendraram a Revoluo Industrial inglesa e o capitalismo? Os crticos de posies como a de Godinho, isto , que vinculam a interpretao da poca moderna formao do capitalismo, armam que, procedendo desse modo, o historiador incorre em teleologia. Segundo o Dicionrio Houaiss, teleologia (teleo vem do grego e quer dizer "m, termo, ltimo")
qualquer doutrina que identica a presena de metas, ns ou objetivos ltimos guiando a natureza e a humanidade, considerando a nalidade como o princpio explicativo fundamental na organizao e nas transformaes de todos os seres da realidade.

44

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

Portanto, o historiador estaria organizando os fatos do passado para interpret-los luz do capitalismo, este entendido enquanto o m (tlos), o ponto de chegada visvel da trajetria histrica do Ocidente. E, dizem os crticos, ao longo de tantos sculos muita coisa podia acontecer que no levasse necessariamente ao capitalismo. Por outro lado, os adeptos da posio expressada por Godinho e por ns tomada como exemplo geral julgam que o capitalismo histrico, isto , no s se formou ao longo do tempo como constituiu-se em sistema econmico diferenciado em relao a qualquer outra poca histrica. Dessa maneira, preciso compreender a sua formao e, assim o fazendo, de modo algum incorrem em teleologia, na medida em que toda questo posta por um historiador formulada em determinado tempo presente que a julga relevante. Alis, pode-se argumentar tambm: o que mudou no tempo presente que suscitou a mudana de ponto de vista e a interpretao do passado? Foi uma mudana derivada apenas do aperfeioamento cientco da histria ou h outros interesses trabalhando em seu interior? Questes em aberto, mas, justia seja feita, a tendncia historiogrca que relativiza ou mesmo exclui a indagao sobre a formao do capitalismo na expanso ultramarina e na colonizao da poca moderna vem crescendo entre ns. O Brasil e o brasileiro, a mercadoria e o seu comerciante, lembra-se? Pois bem, foi necessrio percorrer esse arco reexivo para contextualizar a provocao e demarcar os fundamentos que a sustentam. Do que falamos? Do fato de o Brasil ter se constitudo ao longo de um processo de colonizao cuja caracterstica principal foi a explorao de cunho econmico. O aspecto econmico do processo foi se adensando ao longo do tempo. Estava l no incio sim, dialogando com aquela sociedade tradicional vinda da Idade Mdia, rigidamente hierarquizada, dividida em trs ordens (oratores, bellatores e laboratores, ou seja, os que oram, os que lutam e os que trabalham) e de economia agrcola-pastoril. Estava no

45

Histria do Brasil I

incio e dava o tom da mudana, mudana atravs da qual a velha sociedade persiste e qual resiste, interferindo, matizando-se, transformando-se no m de contas. Jogo complexo, contraditrio, que nunca se encerra (GODINHO, 1991, p. 57-60). Bela representao desse jogo complexo e contraditrio a iluminura (ornato ou ilustrao de um texto) dessa pgina do Livro de Horas, dito de D. Manuel (de 1517 a cerca de 1530). Trata-se da Adorao dos Reis Magos. Imagem crist, no haveria de ser diferente. No entanto, note a moldura... Dinheiro! Muitas moedas da poca, de prata e de ouro, e pedras preciosas fazendo a guarda, enquadrando a cena religiosa. Tudo isso em um livro destinado a devotas leituras litrgicas em diferentes momentos (horas) do dia. O que elas fazem ali? Que sonhos mobilizam?

46

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

Figura 3.1: A economia monetria. A Adorao dos Reis Magos. Livro de Horas, dito, de D. Manuel, f. 87v De 1517 a cerca de 1530 (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa). Na cercadura, a riqueza representada pela moeda e pelas pedras preciosas. Reconhecem-se: na coluna da esquerda, na primeira linha, o excelente de Granada (reverso); na segunda, o duplo excelente cunhado em Sevilha, moedas de ouro dos Reis Catlicos; na terceira, os meios-vintns de prata de D. Manuel; na quarta, o cruzado de ouro de D. Afonso V; na quinta, a moeda de prata o real de prata de D. Joo II ou D. Joo III, cunhado em Lisboa; no canto inferior esquerdo temos, em prata, o tosto de D. Manuel; a meio-rodap, portugueses de ouro de D. Joo III; no canto inferior da direita, primeiro, em prata, o meio-tosto de D. Manuel, e um pouco acima, em ouro, talvez o espadim de D. Afonso V; mais acima, meio tapado pelo quadro de fundo, de novo o vintm ou real de D. Joo II ou III; nesta mesma coluna da direita, na terceira linha a contar do topo, uma moeda de ouro de D. Fernando de Arago (posterior morte da rainha Isabel, a Catlica).
Fonte: Godinho (1991).

47

Histria do Brasil I

Brasil. Lembra-se de que os nomes de cunho religioso para as terras descobertas na Amrica do Sul no vingaram? Pois , no quadro da sociedade e podemos tomar a iluminura do Livro de Horas como referncia , o centro, ou mesmo o corao, religioso, mas nem por isso a moeda deixa de ser apresentada inteira, numerosa e, junto com as pedras preciosas, circundando quase tudo. Note que apenas o topo do arco do cu da iluminura no possui moedas. Quem sabe no se trata de uma sada espiritual para a materialidade econmica dessa moeda que circula e ativa as trocas mercantis, que tudo compra e todos querem entesourar? Brasil. Ao longo do processo de colonizao, o nome que prevaleceu foi o da mercadoria. O centro religioso da Vera Cruz e da Santa Cruz foi deslocado, e a mudana social e econmica deixou sua marca profana em nosso prprio nome.

Quer saber mais sobre isso? Leia O diabo e a Terra de Santa Cruz, de Laura de Mello e Souza (2009), e, da mesma autora, o texto "O nome do Brasil", disponvel em:

Fonte: http://www.fch.usp.br/dh/pos/hs/images/stories/docentes/LauraSouza/Nossahistdef.pdf

48

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

Atende ao Objetivo 1 1. Leia com ateno o segundo captulo do livro Histria do Brasil, do frei Vicente do Salvador. O autor nasceu na Bahia por volta de 1564 e foi batizado como Vicente Rodrigues Palha. Formou-se em Teologia e Cnones pela Universidade de Coimbra, retornando Amrica, ainda nos Quinhentos, em ns dos anos oitenta. Foi cnego, vigrio-geral e governador do bispado, mas s em 1597 vestiu o hbito de So Francisco. Sua Histria do Brasil, segundo o historiador Capistrano de Abreu, um dos maiores livros de nossa literatura colonial.
Captulo Segundo
Do nome do Brasil

O dia que o capito mor Pedro lvares Cabral levantou a Cruz, que no captulo atrs dissemos, era a trs de maio, quando se celebra a Inveno da Santa Cruz, em que cristo nosso Redentor morreu por ns, e por esta causa ps nome terra, que havia descoberta de santa Cruz e por este nome foi conhecida muitos anos. Porm, como o Demnio com o sinal da Cruz perdeu todo o Domnio que tinha sobre os homens, receando perder tambm o muito que tinha em os desta terra, trabalhou que se esquecesse o primeiro nome e lhe casse o de Brasil, por causa de um pau assim chamado, de cor abrasada e vermelha com que tingem panos, que o daquele divino pau, que deu tinta e virtude a todos os sacramentos da Igreja, e sobre que ela foi edicada, e cou to rme e bem fundada como sabemos. E por ventura por isto, ainda que ao nome de Brasil ajuntaram o de estado e lhe chamam estado do Brasil, cou ele to pouco estvel que, com no haver hoje cem anos, quando isto escrevo, que se comeou a povoar, j se ho despovoados alguns lugares e, sendo a terra to grande e frtil como ao diante veremos, nem por isso vai em aumento, antes em diminuio.

49

Histria do Brasil I

Disto do alguns a culpa aos Reis de Portugal, outros aos povoadores: aos Reis pelo pouco caso que ho feito deste to grande estado, que nem o ttulo quiseram dele, pois, intitulando-se senhores de Guin, por uma caravelinha que l vai e vem, como disse o Rei do Congo, do Brasil no se quiseram intitular; nem depois da morte dEl Rei d. Joo Terceiro, que o mandou povoar e soube estim-lo, houve outro que dele curasse, seno para colher suas rendas e direitos. E deste mesmo modo se ho os povoadores, os quais, por mais arraigados, que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal, e se as fazendas e bens que possuem souberam [soubessem] falar, tambm lhes houveram [haveriam] de ensinar a dizer como os papagaios, aos quais a primeira coisa que ensinam : papagaio real para Portugal, porque tudo querem para l. E isto no tem s os que de l vieram, mas ainda os que c nasceram, que uns e outros usam da terra, no como senhores, mas como usufruturios, s para a desfrutarem, e a deixarem destruda.

Donde nasce tambm que nenhum homem nesta terra repblico, nem zela ou trata do bem comum, seno cada um do bem particular. No notei eu isto tanto quanto o vi notar a um Bispo de Tucuman da Ordem de So Domingos, que por algumas destas terras passou para a corte. Era grande canonista, homem de bom entendimento e prudncia, e assim ia muito rico. Notava as cousas e via que mandava comprar um frango, quatro ovos ou um peixe para comer e nada lhe traziam, porque no se achava na praa nem no aougue e, se mandava pedir as ditas cousas e outras mais a casas particulares lhas mandavam. Ento disse o Bispo: verdadeiramente que nesta terra andam as cousas trocadas, porque toda ela no repblica, sendo-o cada casa.

E assim que, estando as casas dos ricos (ainda que seja custa alheia, pois muitos devem, quanto tem) providas de todo o necessrio, porque tem escravos, pescadores e caadores que lhes trazem a carne e o peixe, pipas de vinho e de azeite que compram por junto, nas vilas muitas vezes se no acha isto de [] venda. Pois o que fontes, pontes, caminhos e outras cousas pblicas uma piedade, porque, atendo-se uns aos outros nenhum as faz, ainda que bebam gua suja e se molhem ao passar dos rios ou se orvalhem pelos caminhos, e tudo isto vem de no tratarem do que h c de car, seno do que ho de levar para o Reino.

50

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

Estas so as razes porque alguns como muitos dizem que no permanece o Brasil nem vai em crescimento; e a estas se pode ajuntar a que atrs tocamos de lhe haverem chamado Estado do Brasil, tirando-lhe o de santa Cruz, com que pudera ser Estado e ter Estabilidade e rmeza.
(Transcrio feita a partir das edies de Capistrano de Abreu (1918, p. 15-17) e de Maria Leda Oliveira (2008, f. 4, v.5)).

Figura 3.2: O Paraso, de Jan Brueghel, o Jovem, c. 1650. A abundncia e variedade da vegetao e dos animais contribuiu para que se associasse a Amrica ao Paraso Terrestre. O papagaio foi especialmente identicado com o Brasil, que chegou a ser denominado "Terra dos Papagaios".
Fonte: http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/b/bruegel/jan_e/1/earthly.html

51

Histria do Brasil I

Com base no texto, responda: a. Para o autor, quem foi o responsvel pela mudana de nome da terra descoberta pelos portugueses? b. Voc notou que frei Vicente arma que, apesar de se ter adicionado a palavra Estado ao Brasil, cando "Estado do Brasil", de fato a terra no era estvel. Note que aqui h um jogo que foi retomado no nal do texto: o Estado no era estvel. E mais, apesar de grande e frtil, no crescia; pelo contrrio, diminua. Para usar a palavra do autor de cunho religioso , de quem a culpa? c. Qual o trao comum de responsabilidade entre reis e povoadores na diminuio da terra?

d. De que natureza esse trao, religiosa ou econmica? Justique.

e. Retire do texto a passagem em que frei Vicente expe com toda clareza a explorao da terra.

52

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

f. Explique o signicado da seguinte passagem: verdadeiramente que nesta terra andam as cousas trocadas, porque toda ela no repblica, sendo-o cada casa.

g. Qual a ltima razo arrolada pelo autor para o fato de o Brasil no crescer?

Respostas Comentadas
a. O demnio. b. A culpa dos reis de Portugal e dos povoadores. c. Os reis portugueses e os povoadores querem levar tudo para Portugal. Os reis, as rendas e direitos cobrados (colhidos); os povoadores, seus recursos (fazendas) e bens. E tanto assim que, se todos esses recursos e bens pudessem falar, reis e povoadores lhes ensinariam do mesmo modo que aos papagaios: papagaio real para Portugal. d. A natureza desse trao comum econmica. Trata-se de tudo aquilo que foi extrado da terra ou nela produzido para ser remetido a Portugal como mercadoria que d lucro, alm, claro, dos impostos, taxas, direitos etc. cobrados por fora do costume e da lei. e. A passagem : E isto no tem s os que de l vieram, mas ainda os que c nasceram, que uns e outros usam da terra, no como senhores, mas como usufruturios, s para a desfrutarem, e a deixarem destruda." f. O autor deixa claro que, no universo colonial, os nveis (esferas) do pblico (repblica) e do privado (casa), para alm de estarem irremediavelmente ligados, de fato apresentam-se invertidos (as cousas trocadas). Enquanto, de um lado, a ligao inextricvel entre o pblico e o privado uma caracterstica marcante da poca Moderna, de outro, a inverso, isto , o fato de a terra no ser repblica em sua totalidade, mas sim cada casa isoladamente,

53

Histria do Brasil I

a maneira peculiar de integrao nos quadros da civilizao ocidental. Como arma o historiador Fernando Novais,
no primeiro aspecto (isto , a imbricao das esferas), revela-se o que a Colnia tinha de comum com o mundo metropolitano; no segundo (isto , sua inverso), talvez resida a sua peculiaridade, pois o referencial de nosso frade, que provocava sua estranheza, era, naturalmente, o mundo europeu (NOVAIS, 1997, p. 14-15).

g. Deve-se mudana de nome para Estado do Brasil, porque se tivesse prevalecido o de Santa Cruz, a terra teria se tornado realmente um Estado estvel e slido.

Sistema colonial e formao do capitalismo


A reexo sobre o nome Brasil expressa a tentativa de pensarmos a nossa histria como um todo e de buscar os seus sentidos. Pens-la como uma totalidade exige pelo menos duas coisas. A primeira denir o ponto de chegada, isto , existe uma coisa que se chama Brasil. A segunda discernir a trajetria que conduziu coisa existente. Note bem que essa conduo um processo, um movimento de fazer-desfazer-refazer. Se estivermos de acordo com o fato de o Brasil existir, como creio que estamos, resta-nos identicar um momento para o incio dessa trajetria, ou melhor, desse conjunto de processos articulados, e um momento para o m. Bem, o descobrimento de 1500 se d no bojo da expanso comercial e martima dos sculos XV e XVI, e a independncia de 1822, como desdobramento da crise do Antigo Regime (Revoluo Industrial e Revoluo Francesa) e da crise do sistema colonial do Antigo Regime (independncia das 13 colnias inglesas e independncia das colnias ibricas). Ao lanarmos esse olhar de grande curso, de imediato identicamos a totalidade maior, a saber, o sistema econmico-social que prevalece nas relaes de dependncia e subordinao entre

54

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

as naes hegemnicas europeias entre si e as suas colnias no Oriente, ilhas, frica e Amricas , bem como das colnias entre si... (LAPA, 1991, p. 5). Essa maneira de ver a trajetria dos trs primeiros sculos da histria do Brasil envolve dois autores fundamentais: Caio Prado Jnior (1942) e Fernando Antonio Novais (1983). Envolve tambm os seus crticos, representados nesta aula por Joo Fragoso (1998). As ideias dos formuladores e do crtico sero aqui apresentadas por excertos de seus prprios textos.
A tese clssica
Primeiro autor: Caio Prado Jnior

Todo povo tem na sua evoluo, vista a distncia, um certo sentido. Este se percebe no nos pormenores de sua histria, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais que a constituem num largo perodo de tempo. Quem observa aquele conjunto, desbastando-o do cipoal de incidentes secundrios que o acompanham sempre e o fazem muitas vezes confuso e incompreensvel, no deixar de perceber que ele se forma de uma linha mestre e ininterrupta de acontecimentos que se sucedem em ordem rigorosa, e dirigida sempre numa determinada orientao. isto que se deve, antes de mais nada, procurar quando se aborda a anlise da histria de um povo; seja alis qual for o momento ou o aspecto dela que interessa, porque todos os momentos e aspectos no so seno partes, por si s incompletas, de um todo que deve ser sempre o objetivo ltimo do historiador, por mais particularista que seja. Tal indagao tanto mais importante e essencial que por ela que se dene, tanto no tempo como no espao, a individualidade da parcela de humanidade que interessa ao pesquisador: povo, pas, nao, sociedade, seja l qual for a designao apropriada no caso. somente a que ele encontrar aquela unidade que lhe permite destacar uma tal parcela humana para estud-la parte. (...)

55

Histria do Brasil I

Isto nos leva, infelizmente, para um passado relativamente longnquo e que no interessa diretamente ao nosso assunto. No podemos contudo dispens-lo, e precisamos reconstituir o conjunto da nossa formao colocando-a no amplo quadro, com seus antecedentes, destes trs sculos de atividade colonizadora que caracterizam a histria dos pases europeus a partir do sculo XV; atividade que integrou um novo continente na sua rbita; paralelamente alis ao que se realizava, embora em moldes diversos, em outros continentes: a frica e a sia. Processo que acabaria por integrar o Universo todo em uma nova ordem, que a do mundo moderno, em que a Europa, ou antes, a sua civilizao, se estenderia dominadora por toda parte. Todos estes acontecimentos so correlatos, e a ocupao e povoamento do territrio que constituiria o Brasil no seno um episdio, um pequeno detalhe daquele quadro. (...) A idia de povoar no ocorre a nenhum [povo da Europa]. o comrcio que os interessa, e da o relativo desprezo por este territrio primitivo e vazio que a Amrica; e inversamente, o prestgio do Oriente, onde no faltava objeto para atividades mercantis. A idia de ocupar, no como se zera at ento em terras estranhas, apenas com agentes comerciais, funcionrios e militares para a defesa, organizados em simples feitorias destinadas a mercadejar com os nativos e servir de articulao entre as rotas martimas e os territrios ocupados; mas ocupar com povoamento efetivo, isto s surgiu como contingncia, necessidade imposta por circunstncias novas e imprevistas. Alis, nenhum povo da Europa estava em condies naquele momento de suportar sangrias na sua populao, que no sculo XVI ainda no se rezera de todo das tremendas devastaes da peste que assolaram o continente nos dois sculos precedentes.

56

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

(...) No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo carter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. este o verdadeiro sentido da colonizao tropical, de que o Brasil uma das resultantes, e ele explicar os elementos fundamentais, tanto no econmico como no social, da formao e evoluo histricas dos trpicos americanos. certo que a colonizao da maior parte, pelo menos, destes territrios tropicais, inclusive o Brasil, lanada e prosseguida em tal base, acabou realizando alguma coisa mais que um simples contato fortuito dos europeus com o meio, na feliz expresso de Gilberto Freyre, a que a destinava o objetivo inicial dela; e que em outros lugares semelhantes a colonizao europia no conseguiu ultrapassar: assim na generalidade das colnias tropicais da frica, da sia e da Oceania; nas Guianas e algumas Antilhas, aqui na Amrica. Entre ns foise alm no sentido de construir nos trpicos uma sociedade com caractersticos nacionais e qualidades de permanncia (FREYRE, 1933, p. 16), e no se cou apenas nesta simples empresa de colonos brancos distantes e sobranceiros. Mas um tal carter mais estvel, permanente, orgnico, de uma sociedade prpria e denida, s se revelar aos poucos, dominado e abafado que pelo que o precede, e que continuar mantendo a primazia e ditando os traos essenciais da nossa evoluo colonial. Se vamos essncia da nossa formao, veremos que na realidade nos constitumos para fornecer acar, tabaco, alguns outros gneros; mais tarde ouro e diamantes; depois algodo, e em seguida caf, para o comrcio europeu. Nada mais que isto. com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do pas e sem ateno a

57

Histria do Brasil I

consideraes que no fossem o interesse daquele comrcio, que se organizaro a sociedade e a economia brasileiras. Tudo se dispor naquele sentido: a estrutura bem como as atividades do pas. Vir o branco europeu para especular, realizar um negcio; inverter seus cabedais e recrutar a mo-de-obra que precisa: indgenas ou negros importados. Com tais elementos, articulados numa organizao puramente produtora, industrial, se constituir a colnia brasileira. Este incio, cujo carter se manter dominante atravs dos trs sculos que vo at o momento em que ora abordamos a histria brasileira, se gravar profunda e totalmente nas feies e na vida do pas. Haver resultantes secundrias que tendem para algo de mais elevado; mas elas ainda mal se fazem notar. O sentido da evoluo brasileira, que o que estamos aqui indagando, ainda se arma por aquele carter inicial da colonizao. T-lo em vista, compreender o essencial deste quadro que se apresenta em princpios do sculo passado, e que passo agora a analisar (PRADO JUNIOR, 1942, passim).
Segundo autor: Fernando Novais

Absolutismo, sociedade estamental, capitalismo comercial, poltica mercantilista, expanso ultramarina e colonial so, portanto, parte de um todo, interagem reversivamente neste complexo a que se poderia chamar, mantendo um termo da tradio, Antigo Regime. So no conjunto processos correlatos e interdependentes, produtos todos das tenses sociais geradas na desintegrao do feudalismo em curso, para a constituio do modo de produo capitalista. Nesta fase intermediria, em que a expanso das relaes mercantis promovia a superao da economia dominial e a transio do regime servil para o assalariado, o capital comercial comandou as transformaes econmicas mas a burguesia mercantil encontrava obstculos de toda ordem para manter o ritmo de expanso das atividades e a ascenso social; da, no plano

58

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

econmico, a necessidade de apoios externos as economias coloniais para fomentar a acumulao, e no nvel poltico a centralizao do poder para unicar o mercado nacional e mobilizar recursos para o desenvolvimento. Neste sentido, o Antigo Regime Poltico essa estranha e aparente projeo do poder para fora da sociedade representou a frmula de a burguesia mercantil assegurar-se das condies para garantir sua prpria ascenso e criar o quadro institucional do desenvolvimento do capitalismo comercial. Tratava-se, em ltima instncia, de subordinar todos ao rei, e orientar a poltica da realeza no sentido do progresso burgus, at que, a partir da Revoluo Francesa e pelo sculo XIX afora, a burguesia pudesse tornar-se, como diria Charles Moraz, conquistadora, e modelar a sociedade sua imagem, de acordo com os seus interesses e segundo os seus valores. (...) Em meio s contradies em que se desenvolve a expanso capitalista e ascenso burguesa, perpassa aquele mecanismo de fundo, subjacente a todo processo.

(...)
Fixemos, portanto o mais nitidamente possvel, o mecanismo bsico do regime comercial, eixo do sistema da colonizao da poca mercantilista. O exclusivo metropolitano do comrcio colonial consiste em suma na reserva do mercado das colnias para a metrpole. Este o mecanismo fundamental, gerador de lucros excedentes, lucros coloniais; atravs dele, a economia central metropolitana incorporava o sobreproduto das economias coloniais, ancilares. Efetivamente, detendo a exclusividade da compra dos produtos coloniais, os mercadores da me-ptria podiam deprimir na colnia seus preos at ao nvel abaixo do qual seria impossvel a continuao do processo produtivo, isto , tendencialmente ao nvel dos custos da produo; a revenda na metrpole, onde dispunham da exclusividade da oferta, garantialhes sobrelucros por dois lados na compra e na venda.

59

Histria do Brasil I

Promovia-se, assim, de um lado, uma transferncia de renda real da colnia para a metrpole, bem como a concentrao desses capitais na camada empresria ligada ao comrcio ultramarino. Reversivamente, detentores da exclusividade da oferta dos produtos europeus nos mercados coloniais, os mercadores metropolitanos, adquirindo-os a preo de mercado na Europa, podiam revend-los nas colnias no mais alto preo acima do qual o consumo se tornaria impraticvel; repetia-se pois aqui o mesmo mecanismo de incentivo da acumulao primitiva de capital pelos empresrios da meptria. Para compreendermos em todas as suas dimenses esse processo de acumulao originria, precisamos ainda de elementos que sero analisados adiante, no seu devido lugar; adiantamos porm, desde j, que a estrutura socioeconmica que se organiza nas colnias, a produo escravista e a decorrente concentrao da renda nas camadas dominantes, que possibilitam o funcionamento do sistema. Particularizemos ainda o mecanismo cuja essncia denimos acima. O exclusivo metropolitano, bem como a subordinao da colnia, pode ter vrias gradaes, complicando-se o esquema de diversas maneiras. De fato, o exclusivo da transao ultramarina, no seu limite, pode pertencer a um empresrio nico; o caso, por exemplo, dos monoplios rgios, os estancos, ou a situao da coroa portuguesa na primeira fase do comrcio oriental. Neste caso, o empresrio nico detm a exclusividade da compra dos produtos externos, isto , da procura desses produtos no mercado externo (tratase a, em termos tcnicos, de um monopsnio); detm, tambm, naturalmente, a exclusividade da oferta dos produtos no mercado da economia central (monoplio, tecnicamente falando). O mais comum a exclusividade do comrcio colonial pertencer classe empresria mercantil da metrpole. Neste caso, trata-se do privilgio de um grupo de empresrios, os mercadores da metrpole. Na colnia, esse grupo detm

60

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

ento a exclusividade da compra dos produtos coloniais (isto , oligopsnio), bem como da venda dos produtos europeus no mercado colonial (quer dizer, oligoplio): a situao tpica do sistema colonial, se quisssemos classic-la tecnicamente, seria pois a do oligopsnio-oligoplio ou oligoplio bilateral. Intermediariamente, entre o agente nico e o exclusivo simples, isto , de toda a classe dos mercadores metropolitanos, pode a exclusividade car restrita a um determinado grupo de empresrios metropolitanos, como no caso do sistema espanhol de porto nico, que privilegiava os mercadores ligados ao comrcio sevilhano. As companhias de comrcio colonial situam-se tambm nesta posio intermediria: na realidade, privilegiavam uma frao dos mercadores metropolitanos. Nos mercados metropolitanos, por sua vez, a situao podia variar: se o grupo ligado ao comrcio ultramarino vendia os produtos coloniais em condies de monoplio ou oligoplio, a preos naturalmente altos, promovia-se uma transferncia de renda da populao global da me-ptria para os empresrios ligados ao comrcio colonial; se revendiam os produtos noutra nao nas mesmas condies, a transferncia se fazia de fora das fronteiras nacionais para dentro, concentrando-se sempre na mesma camada empresria privilegiada; se, porm, tm de faz-lo em condies de concorrncia com outras naes, esse canal de acumulao declina ou pode transferir-se para outras naes. Igualmente, a compra dos produtos europeus para aprovisionamento da colnia se podia fazer em condies mais ou menos favorveis; para notar-se, porm, que se os produtos de abastecimento da colnia eram adquiridos fora da metrpole, ou em outros termos, quando a metrpole no produz o abastecimento das colnias, este canal de acumulao naturalmente tende a se bloquear. Algumas objees, entretanto, se podem fazer a esta linha de interpretao. Elas se ligam a mecanismos operantes ao

61

Histria do Brasil I

longo de toda a poca Moderna, e que, segundo alguns autores, contrariariam o funcionamento do sistema: tratados concedendo vantagens comerciais no Ultramar a outras potncias, licenas a mercadores estrangeiros e, enm, o contrabando. A nosso ver, contudo, tais ocorrncias no desmentem, antes conrmam, nossa anlise. (...) Em suma, concesses, contrabando, parecem-nos fenmenos que se situam mais na rea da disputa entre as vrias metrpoles europias para se apropriarem das vantagens da explorao colonial que funciona no conjunto do sistema, isto , nas relaes da economia central europia com as economias coloniais perifricas. No atingem, portanto, a essncia do sistema de explorao colonial. So variaes em torno do elemento fundamental do sistema: em ltima instncia, o regime do comrcio colonial isto , o exclusivo metropolitano do comrcio colonial constituiuse, ao longo dos sculos XVI, XVII e XVIII, no mecanismo atravs do qual se processava a apropriao por parte dos mercadores das metrpoles dos lucros excedentes gerados nas economias coloniais; assim, pois, o sistema colonial em funcionamento, congurava uma pea da acumulao primitiva de capitais nos quadros de desenvolvimento do capitalismo mercantil europeu. Com tal mecanismo, o sistema colonial ajustava, pois a colonizao ao seu sentido na histria da economia e da sociedade modernas (NOVAIS, 1986, passim).

A crtica
Joo Lus Fragoso

Boa parte da polmica que acabamos de descrever ressentiase, quando de seu surgimento nos anos 70, de pesquisas de base. De qualquer modo, mesmo que a explicao clssica de Caio Prado Jnior e seus seguidores estivesse sob

62

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

questionamento, o fato colonial e seu peso na conformao da histria econmica brasileira so inquestionveis. Em outras palavras, indiscutvel que a histria colonial se insere no quadro mais amplo das transformaes por que passava o Velho Mundo durante a poca Moderna. Noes como transio do feudalismo ao capitalismo, acumulao primitiva de capital, mercantilismo etc. so, portanto, indispensveis ao entendimento do mundo colonial e, mais que isso, apreenso de suas relaes com a metrpole. Contudo, a nfase nesse quadro macroeconmico pode obliterar a compreenso de elementos mais especcos mas nem por isso menos importantes. Na verdade, tal nfase pode levar considerao, teleolgica em si mesma, de que o capitalismo, enquanto modo de produo, seria o destino manifesto dos protagonistas da experincia colonial moderna. o caso de algumas interpretaes acerca das relaes entre a economia colonial brasileira e a metrpole portuguesa. Para comear, seriam necessrios alguns reparos de tipo terico a noes que, como vimos, so amplamente utilizadas na historiograa colonial, tais como capitalismo comercial e o papel da empresa colonial para a acumulao prvia. O debate por ns rastreado, em sua nfase essencialmente terico, por falta de pesquisas de base, j esclareceu muitos destes pontos, mostrando, por exemplo, a impropriedade da utilizao de conceitos como o de capitalismo comercial curiosa redundncia, visto ser o capitalismo, por denio, um sistema mercantil. O mesmo pode ser dito acerca da incongruncia de se considerar capitalista a Europa da transio, alm da excessiva nfase da colonizao enquanto mecanismo da acumulao. Retenhamos, porm, a posio da metrpole lusitana nos movimentos mais amplos da transio capitalista e da colonizao. Vemos que se a economia tinha por objetivo propiciar a acumulao prvia na metrpole, no foi esse o seu papel

63

Histria do Brasil I

em Portugal. Se tomamos o sculo XVIII, veremos uma Inglaterra em take-off [isto , decolagem] contraposta a uma economia portuguesa que, apesar do polmico projeto pombalino, parece caminhar em direo oposta, ou seja, ao no-capitalismo. Nesse sculo, encontramos em Portugal, o predomnio de um mundo agrrio, em princpio tpico do Antigo Regime, onde a aristocracia detm metade das terras, e seus pares eclesisticos outro tero. A cidade, por seu turno, no se desenvolve mantendo suas funes eminentemente mercantis e administrativas. Ali, a indstria ainda sinnimo de produo artesanal, assentada em pequenas e mdias ocinas, sendo a manufatura mais complexa uma exceo. Singular situao, tratando-se do primeiro Estado nacional europeu, da economia pioneira na expanso martima do sculo XV, que, por conseguinte, conheceu muito precocemente o desenvolvimento do capital mercantil. Mero atraso ou resultado lgico de um projeto de reiterao de determinado tipo de estrutura arcaica? Tal indagao adquire um sentido ainda maior quando pensamos que o arcasmo dessa estrutura chega a ponto de diferir at dos padres clssicos que marcam as sociedades do Antigo Regime, e isto mesmo em pleno sculo XVI. Nessa poca, o panorama agrcola de atroa tecnolgica e demogrca, estimando-se que o campesinato conforme apenas um tero da populao, dado estranho s economias de tipo antigo. Em contrapartida, os segmentos formados pelo clero, dalgos e mercadores abarcam outro tero, cabendo a parcela restante a artces, trabalhadores manuais, marinheiros, pescadores, servidores e ociosos. Em sntese, este panorama nos demonstra estarmos frente a uma agricultura incapaz de prover os recursos necessrios manuteno da sociedade. Ademais, um tero da populao encontra-se afastado do processo produtivo. Cabe, agora,

64

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

perguntar: o que tornava possvel a permanncia deste tipo de estrutura? Com esta pergunta, retornamos expanso martima e posterior colonizao brasileira. A expanso martima iniciada no sculo XV e a ulterior colonizao ultramarina transformaram-se em condies de possibilidade para a existncia desse tipo de estrutura. Elas modicaram a antiga sociedade portuguesa, para preserv-la no tempo. Eis aqui o papel da transferncia da renda colonial para a Metrpole: o surgimento e a manuteno de uma estrutura parasitria, consubstanciada em elementos como a hipertroa do Estado e a hegemonia do dalgo-mercador e de sua contrapartida, o mercador-dalgo. O Estado portugus surge como um elemento central para a reiterao desse panorama parasitrio. De incio, ele ocupa um espao privilegiado na atividade comercial, como armador, mercador, explorando monoplios etc. J desde o sculo XVI, cerca de 65% da renda estatal provinham do trco martimo, perl que permanecia durante a segunda metade do sculo XVIII. Este dado denota que o Estado no se nutria da renda fundiria, que, consequentemente, passava s mos da aristocracia e do clero, reforando a prpria estrutura agrria tradicional. Alm disso, a forte presena estatal na atividade econmica ensejava a emergncia de uma contradio: por depender do imposto sobre as atividades econmicas, sua prosperidade se assentava no crescimento destas. Ao atuar como empresrio, o Estado restringia a sua prpria capacidade de captao de impostos, isto sem contar a decorrente inibio de uma acumulao mercantil privada. Por ltimo, o destino dado pelo Estado s rendas provenientes do trco martimo pode ser ilustrado pelas despesas extraordinrias realizadas pelas nanas pblicas entre 1522 e 1543. Nada menos do que 42% destas se destinavam ao custeio de cerimnias

65

Histria do Brasil I

matrimoniais da famlia real e a presentes principescos, percentagem maior do que a investida na proteo militar das colnias. Em resumo, ao reforar a estrutura agrria tradicional, ao atuar como empresrio e inibir a atividade privada, e no realizando investimentos produtivos pelo contrrio, incentivando o crescimento da burocracia e do consumo conspcuo , o Estado surge como varivel fundamental para a prpria reproduo da sociedade pr-capitalista. Na verdade, tudo isso lhe possvel no tanto por contar com recursos internos economia portuguesa, mas sim, e principalmente, a partir de alianas especcas com as fraes dominantes agrrias e com os comerciantes, por surgir como o grande administrador da explorao colonial. Claro est que na base deste Estado encontramos uma categoria peculiar Pennsula Ibrica, qual seja, a gura do dalgo-mercador. Sua origem remonta Expanso Martima do sculo XV, que, do ponto de vista da aristocracia fundiria em crise, servia para contrabalanar a queda das rendas agrcolas em funo da depresso agrria. Ao passar para o sculo XVIII, vemos a sedimentao dessa categoria do dalgo-mercador. J ento a atividade agrria era, por si s, incapaz de manter a aristocracia enquanto grupo dominante, pelo que a participao desse grupo (direta ou indiretamente) na explorao do comrcio ultramarino deixar de ser eventual para se transformar em condio sine qua non para sua sobrevivncia. Ao lado dessa tendncia em redenir a acumulao mercantil como elemento de sustentao da posio aristocrtica, vemos a tendncia dos meios mercantis aristocratizao. Assim, vericase que mercadores e negociantes enriquecidos com o comrcio internacional buscam integrar-se ordem nobilirquica:

66

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

A realidade o mercador-cavaleiro e o cavaleiro-mercador, o dalgo-negociante e o negociante enobrecido, no sendo por isso fcil a existncia de uma burguesia autnoma, com seus valores prprios (GODINHO, 1980, p. 103).

Estaramos, portanto, diante de uma realidade onde prevalecem os valores de uma mentalidade pr-capitalista, para a qual ascender na hierarquia social implica necessariamente tornarse membro da aristocracia. Por este mecanismo, canalizam-se pesados recursos adquiridos na esfera mercantil para atividade de cunho senhorial, que muitas vezes se esterilizam. A partir desse quadro geral, torna-se claro o contorno que, do ponto de vista das elites portuguesas, deveria ser assumido pela colnia brasileira. Se temos em conta que tal tipo de sociedade comea a se denir em Portugal na virada do sculo XV para o seguinte, tanto a hegemonia lusa sobre o comrcio com o Oriente quanto, logo depois, a prpria colonizao brasileira passaram a ter um novo signicado. Estes so fenmenos que, antes de mais nada, devem prover a economia e a sociedade portuguesas daqueles recursos capazes de sedimentar tal estrutura parasitria, vista agora no mais como anacronismo, mas sim como projeto social. A partir desses novos parmetros, algumas categorias normalmente utilizadas para apreender as relaes entre metrpoles e colnias devem ser redenidas para o caso lusitano. Aqui, a acumulao mercantil enquanto mecanismo de transferncia de sobretrabalho colonial para a Metrpole no atua como elemento implementador de acumulao prvia do capital e, portanto, do capitalismo. Pelo contrrio, segue como a principal varivel para a cristalizao de estruturas no-capitalistas.

67

Histria do Brasil I

certo que a partir da segunda metade do sculo XVII o imprio portugus comea a recuar, perdendo posies para os pases do Norte, estes, sim, em franco avano rumo ao capitalismo. Na centria seguinte, Portugal aparecer subordinado sobretudo Inglaterra, j nos primrdios da Revoluo Industrial. A colnia brasileira surgir, ento, j denitivamente inserida em tal processo. Isto correto. Devemos, entretanto, deixar claro pelo menos um aspecto: a economia colonial brasileira foi montada no sculo XVI tendo em vista no aquilo que viria a ocorrer fora de Portugal dois sculos depois, mas sim a dinmica interna e parasitria de uma metrpole que em nada se assemelhava a um pas em processo de acumulao de capital (FRAGOSO, 1998, p. 79-83).

A ttulo de rplica
Fernando Novais

Este no , obviamente, o locus apropriado para polemizar com os crticos deste esquema interpretativo. Mas, como estou reiterando-o no texto (alis, estas reexes mostram, quanto a mim, a fecundidade do esquema), no posso furtar-me a algumas observaes muito sucintas a respeito das crticas. Quando falamos da explorao, estamos deslindando mecanismos de conjunto do sistema colonial, isto , das relaes entre o conjunto do mundo colonial e o mundo metropolitano em seu conjunto; o fato de que uma determinada metrpole no tenha assimilado as vantagens da explorao colonial em seu desenvolvimento no prova a inexistncia dessa explorao, quer dizer apenas que perdeu a competio intermetropolitana. Acumulao para fora, externa, refere-se tendncia dominante do processo de acumulao, no evidentemente sua exclusividade; claro que alguma poro do excedente devia permanecer (capital residente) na Colnia, do contrrio no haveria reproduo do sistema. No se trata, desde logo, de uma formao

68

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

social capitalista que se elabora sem acumulao originria; mas com um nvel baixo dessa acumulao. Externalidade de acumulao originria de capital comercial autnomo refere-se rea de produo (as colnias) em direo s metrpoles; nada tem que ver com um processo externo ao sistema, que envolve por denio metrpoles e colnias. No cabe, portanto, a increpao de obsesso com as relaes externas (porque no estamos falando de nada externo ao sistema), nem de desprezo pelas articulaes internas, pois estas no so incompatveis com aquelas; trata-se, simplesmente, de enfatizar um ou outro lado, de acordo com os objetivos da anlise. Nesta mesma linha, os trabalhos recentes e de grande mrito sobre o mercado interno no m do perodo colonial no refutam (como seus autores se inclinam a acreditar) de maneira nenhuma aquele esquema que gostam de apodar de tradicional; o crescimento do mercado interno , pelo contrrio, uma decorrncia do funcionamento do sistema, ou, se quiserem, a sua dialtica negadora estrutural. Uma questo que sempre me ocorre diante desses argumentos esta: se no so essas as caractersticas (extroverso, externalidade da acumulao etc.) fundamentais e denidoras de uma economia colonial, o que, ento as dene? Ou ser que se no denem? Ser que nada de essencial as distingue das demais formaes econmicas? No creio que seja esse o objetivo dos revisionistas (NOVAIS, 1997, p. 448).

Que textos longos e densos, no mesmo? Mas no se impressione demais, assim mesmo. Precisamos de tempo para process-los em nosso pensamento. Tome a Atividade 2 como uma espcie de roteiro para a interpretao e compreenso dos principais argumentos. Esse o primeiro passo.

69

Histria do Brasil I

Atende ao Objetivo 2 2. Aps a leitura atenta desses excertos, responda s seguintes questes: a. Para Caio Prado Jnior, qual o verdadeiro sentido da colonizao tropical"?

b. Ainda para Caio Prado Jnior, a colonizao realizou alguma coisa a mais sem, no entanto, fugir do objetivo exterior. Que objetivo era esse e qual foi o seu papel em nossa histria?

c. Segundo Fernando Novais, explique o funcionamento geral do exclusivo metropolitano do comrcio colonial.

70

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

d. Ainda segundo Fernando Novais, relacione sistema colonial e capitalismo.

e. Para Joo Fragoso, a nfase no quadro macroeconmico, isto , nas estruturas socioeconmicas da poca Moderna, pode obliterar (destruir, suprimir) a compreenso de elementos mais especcos e produzir a considerao teleolgica de que o capitalismo seria o ponto de chegada da experincia colonial moderna. Para embasar essa crtica, Fragoso aborda o caso de Portugal. Explique-o.

f. No antepenltimo pargrafo do texto de Joo Fragoso, o autor arma que a estrutura parasitria em que estava mergulhada a sociedade portuguesa podia ser vista agora no mais como anacronismo, mas sim como projeto social. Por qu?

g. Que concluso voc tira da relao entre as consideraes de Joo Fragoso sobre Portugal na poca Moderna e a seguinte passagem da rplica de Fernando Novais: o fato de que uma determinada metrpole no tenha assimilado as vantagens da explorao colonial em seu desenvolvimento no prova a inexistncia dessa explorao, quer dizer apenas que perdeu a competio intermetropolitana?

71

Histria do Brasil I

Respostas Comentadas
a. o fato de a colonizao tomar o aspecto de uma vasta empresa comercial destinada a explorar os recursos de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. b. Um objetivo exterior, isto , na Amrica foi montada uma estrutura para fornecer inicialmente acar, tabaco e alguns outros gneros; mais tarde, ouro e diamantes; depois, algodo; e, em seguida, caf para o comrcio europeu. O resultado que o processo no se limitou a isso. Aos poucos foi-se produzindo um carter mais estvel, permanente e orgnico de uma sociedade prpria e denida. c. O exclusivo metropolitano o mecanismo bsico do regime comercial e o eixo da colonizao da poca Moderna. Consiste na reserva de mercado das colnias para a metrpole. Esse mecanismo gera lucros excedentes, isto , lucros coloniais, e por seu intermdio a economia central metropolitana incorporava o sobreproduto das economias coloniais, suplementares. Como detinham a exclusividade da compra dos produtos coloniais, os mercadores metropolitanos deprimiam na colnia seus preos at ao nvel abaixo do qual seria impossvel a continuao do processo produtivo. Por sua vez, a revenda, na metrpole, onde dispunham da exclusividade da oferta, garantia-lhes sobrelucros por dois lados, isto , na compra e na venda. Promovia-se, assim, de um lado, uma transferncia de renda real da colnia para a metrpole, bem como a concentrao desses capitais na camada empresria ligada ao comrcio ultramarino. Reversivamente, detentores da exclusividade da oferta dos produtos europeus nos mercados coloniais, os mercadores metropolitanos, adquirindo-os a preo de mercado na Europa, podiam revend-los nas colnias no mais alto preo acima do qual o consumo se tornaria impraticvel; repetia-se pois aqui o mesmo mecanismo de incentivo da acumulao primitiva de capital pelos empresrios da me-ptria. d. Foi por intermdio do elemento principal do sistema colonial, isto , do exclusivo metropolitano do comrcio colonial, que se processou a apropriao por parte dos mercadores das metrpoles dos lucros gerados nas economias coloniais. Desse modo, o sistema colonial em funcionamento se tornou uma pea da acumulao primitiva de capitais nos quadros do desenvolvimento do capitalismo mercantil europeu. e. Portugal um exemplo de como a economia colonial no propiciou a acumulao prvia na metrpole. A expanso martima do sculo XV e a colonizao ultramarina modicaram a antiga sociedade portuguesa apenas para preserv-la no tempo. O papel da transferncia

72

Aula 3 Sistema colonial e formao do capitalismo: uma polmica

da renda colonial foi diferente do da Inglaterra, que realizou sua decolagem, isto , a Revoluo Industrial. Em Portugal, a transferncia da renda colonial fez surgir e manteve uma estrutura parasitria, arcaica. f. Porque se costuma cobrar de Portugal o fato de o pas no ter realizado sua Revoluo Industrial. De fato, segundo Joo Fragoso, isso no fez parte do projeto social do pas. Tudo se passa como se Portugal tivesse feito sua expanso comercial para poder sustentar a sociedade de tipo antigo (ou arcaico) a chamada sociedade de Antigo Regime exatamente porque no podia sustent-la com a renda da terra de seu pas. Portanto, no havia nada de anacrnico no fato de Portugal no ter decolado simplesmente porque esse no era o projeto de sua sociedade. g. Para Fernando Novais, o fato de Portugal no ter assimilado as vantagens da explorao colonial em seu desenvolvimento no decorre sobretudo de um projeto social diferente, mas especialmente do fato de ter perdido a competio entre as metrpoles.

CONCLUSO
Bem, chegado o m desta aula. E a concluso? O leitor haver de concordar comigo que no cabe a mim autor desta aula resolver uma polmica historiogrca to viva. Introduzi a questo e levei voc a percorrer com seus olhos e entendimento os argumentos dos autores selecionados. De fato, h muitos outros envolvidos, mas impossvel incluir todos no espao que temos. No caria bem, alm de ser obrigado a sucumbir a uma lista supercial. No o meu estilo. De todo modo, creio que convm uma tomada de posio. Acho que voc percebeu, mas, se no o percebeu, digo a voc que tenho um entendimento prprio sobre a polmica. Continuo acreditando na fecundidade das anlises que compreendem a colonizao da poca Moderna no bojo do processo de formao do capitalismo e que atribuem a esta papel relevante. Penso assim desde a minha graduao, embora creia

73

Histria do Brasil I

rmemente que os estudos dos historiadores que lhe fazem a crtica so importantssimos e contriburam sobremaneira para o avano e a sosticao do conhecimento histrico sobre a colonizao moderna. Achei por bem deixar clara minha posio historiogrca. Penso que a melhor maneira de contribuir para que voc tome a sua prpria posio, quando chegar o momento, claro.

RESUMO
O Brasil se constituiu ao longo de um processo de colonizao cuja caracterstica principal foi a explorao de cunho econmico. Esse modo de ver a histria do Brasil colonial tem sido objeto de vigorosa polmica historiogrca com razes no nal da dcada de 1970.

Informao sobre a prxima aula


Na prxima aula, sero estudadas as caractersticas da sociedade escravista colonial.

74

BIBLIOGRAFIA

JOHNSON, H. B.A colonizao portuguesa no Brasil, 1500-1580.ln: BETHELL, Leslie.Histria da Amrica Latina. So Paulo: Edusp; Braslia: Fundao Alexandre de Gusmo, 2004. MAURO, Frdric. Expanso europia (1600-1870). So Paulo: Edusp: Pioneira, 1980. SALGADO, Graa (Org.). Fiscais e meirinhos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Arquivo Nacional, 1990, p. 46. SOUZA, Laura de Mello. O sol e a sombra: poltica e administrao na Amrica portuguesa do sculo XVIII. So Paulo: Cia. das Letras, 2006. TAPAJS, Vicente. Histria administrativa do Brasil. Rio de Janeiro: DASP, 1956, Vol
11.

VAINFAS, Ronaldo. Dicionrio do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. VARNHAGEM, Francisco Adolfo de. Histria Geral do Brasil. So Paulo: Melhoramentos, 1956. WALLERSTEIN,Immanuel. O sistema mundial moderno. Porto: Afrontamento, 1994. WEHLlNG, Arno; WEHLlNG, Maria Jos. Formao do Brasil Nova Fronteira, 1994.
coionio],

Rio de Janeiro:

Aula 3
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. A economia poltica dos descobrimentos. In: NOVAES, Adauto (Org.). A descoberta do homem e do mundo. So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

FRAGOSO, Joo Lus Fragoso. Homens de grossa aventura: acumulao e hierarquia na praa mercantil do Rio de Janeiro, 1790-1830. Brasileira, 1998. FREYRE,Gilberto. Casa-grande & senzala: formao da famlia brasileira sob o regime 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Civilizao

da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Maia & Schmidt, 1933. GODINHO, Vitorino Magalhes. Ensaios 1/:sobre histria de Portugal. 2. ed. Lisboa: S da Costa, 1978.
___ o

Estrutura da antiga sociedade Os descobrimentos

portuguesa.

4. ed. Lisboa: Arcdia, 1980.


V.

___

e a economia mundial. Lisboa: Presena, 1991.4.

HOUAISS, A; VILLAR,M. de S. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Objetiva, 2001 .

Rio de Janeiro:

LAPA,Jos Roberto do Amaral. O sistema colonial. So Paulo: tica, 1991. NOVAIS, Fernando A Estrutura e dinmica do antigo sistema colonial (sculos XVI-XVI/I). So Paulo: Brasiliense, 1986.

250

___

Condies da privacidade na colnia. In: SOUZA, Loura de Mello (Org.). Histria

da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na Amrica portuguesa. So Paulo:


Companhia das Letras, 1997.
V.

1. p. 13-39.

PRADO JNIOR, Caio. Formao do Brasil contemporneo: 1942. p. 13-26. SALVADOR, Vicente do. Histria do Brasil, 1500-1627.
___ o

colnia. So Paulo: Martins,

Belo Horizonte: Edusp, 1982. 1889. Disponvel em:

Histria do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional,


/P1.html>. Acesso em: 13 maio 2010.

<http://purl.pt/154/1
___ o

Histria do Brasil. So Paulo: Weiszflog Irmos, 191 8. Historia do Brasil. Rio de Janeiro: Versal; So Paulo: Odebrecht, 2008.

___

SOUZA, Loura de Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiaria e religiosidade popular no Brasil colonial. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras" 2009.
__ o

O nome do Brasil: Vera Cruz, terra dos papagaios, Santa Cruz ... a indefinio em

nomear as terras descobertas por Cabral revela a disputa entre humanistas e comerciantes em pleno expansionismo portugus do sculo XVI. Disponvel em: <http://www.fflch.usp. br/ dh/ pos/hs/i mages/ stories/ docentes/Loura Souza/Nossa histdef. pdb-. Acesso em: 13 maio 2010. VAINFAS, Ronaldo. Trpico dos pecados: de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. moral, sexualidade e Inquisio no Brasil. Rio

Aula 4
ABREU,J. Capistrano. Captulos de Histria colonial. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formao do Brasil no Atlntico Sul. So Paulo: Companhia das Letras,2000. ANTONIL, Andr Joo. Cultura e opulncia no Brasil por suas drogas e minas. So Paulo: Melhoramentos; Braslia: INL, 1976. ASSIS,Machado. lai Garcia. So Paulo: Crculo do Livro, 1995. FERLlNI, era LciaAmaral. Terra,trabalho e poder. o mundo dos engenhos no Nordeste colonial. V So Paulo: Brasiliense, 1988. FERNANDES, Florestan. Circuito fechado. So Paulo: Hucitec, 1977.

251

You might also like