You are on page 1of 34

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

MOLIC
(apndice)

Mara Greco de Paula Simone D.J. Barbosa

Rio de Janeiro, maio de 2003.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

APNDICE A ANLISE BASEADA EM CENRIOS


Obs.: nos Apndices A, B e C, so apresentados exemplos baseados no design de um sistema interativo de Quadro de Avisos mdulo do projeto OR [OR, 2003]. Em linhas gerais, o Quadro de Avisos permite que membros de uma organizao divulguem avisos sobre assuntos diversos. Os avisos so organizados em sees e podem ser divulgados para o pblico em geral ou somente para os membros da organizao, de acordo com as permisses de acesso a cada seo. Alm disto, no momento da insero do aviso, pode-se informar se o aviso deve ser includo em um quadro geral de avisos ou no. *** Cenrios so representados atravs de narrativas ricas em detalhe contextual, envolvendo usurios, processos e dados que podem ser reais ou potenciais (Figura 1). Apesar de contextualizados, os cenrios, quando usados na fase de anlise e especificao de requisitos, no devem conter detalhes da interface propriamente dita, como textos e rtulos, seleo de widgets, etc. Pretende-se com isto evitar um comprometimento precoce dos designers com uma soluo de interface a ser adotada, o que dificultaria a explorao de solues alternativas que emergissem da modelagem de tarefas e do projeto cuidadoso da interao.
Cenrio 3: Consulta ao Quadro de Avisos Ana Lcia colaboradora da Associao Sade-Criana Renascer h vrios anos. Quando tem um tempo livre maior, ajuda em atividades da Organizao, trabalhando em alguma oficina, ou fazendo recreao com as crianas. Como est em frias, Ana resolve usar parte de seu tempo para isto. Ela resolve consultar o Quadro de Avisos para ver se esto precisando de algo especfico, ou se ela tem alguma idia diferente. Ana est bastante acostumada com o uso do Quadro. Como seu contato direto pequeno, ela tem notcias do que est acontecendo a partir dos avisos na Internet...[2] 1 Semanalmente ela d uma olhadinha para ver o que tem de novo! [6] Mas agora Ana no quer s dar uma espiada. Ela quer saber de que eles podem estar precisando. Em vez de navegar pelas sees do Quadro [7,8], ela resolve buscar os avisos especficos sobre isto [7]. Assim, ela pode conseguir as informaes que deseja de forma mais gil. Ela informa que deseja buscar avisos sobre doao, e todos os avisos que contm esta palavra so mostrados [7]. Ela logo se interessa por um dos pedidos, relacionado a roupas de inverno (Posso usar meu tempo livre para ajudar minhas amigas a arrumarem seus armrios, na condio de doarem aquelas roupas que no estiverem mais usando, pensa ela).
Figura 1: Cenrio Consulta ao Quadro de Avisos.

Atravs dos cenrios, pode-se identificar os signos que faro parte da aplicao, desde os signos pertencentes ao domnio at os que surgiram porque as as tarefas do usurio esto sendo informatizadas. A seguir apresenta-se uma forma de se organizar os signos que vo sendo identificados durante o processo de design, proposta em [Paula, 2003].
Tabela de Signos

As tarefas descritas nos cenrios apresentam ou manipulam informaes. As informaes apresentadas ao usurio ou modificadas por ele so signos que aparecero na interface de
1

As referncias no decorrer do cenrio (nmeros entre colchetes) sero explicadas mais adiante.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

alguma forma. Pode-se classificar estes signos como signos de domnio, transformados ou de aplicao, de acordo com o grau de familiaridade que se espera que os usurios tenham com eles. Signos transportados diretamente do mundo do usurio para a aplicao so representadas por signos do domnio (por exemplo, nome e endereo). Signos originados no domnio mas que aparecem na interface atravs de alguma transformao, tal como analogias ou metforas, so representados como signos transformados (por exemplo, pastas na rea de trabalho do Windows). Por ltimo, signos que s fazem sentido dentro do sistema, e no tm prvio significado para os usurios, so chamados de signos da aplicao (por exemplo, login e senha). importante classificar os signos em tipos (domnio, transformado ou aplicao), pois tipos diferentes requerem diferentes tomadas de deciso por parte do designer. Em geral, signos transportados diretamente do mundo dos usurios (de domnio) devem apenas requer informaes se limitaes forem impostas pela aplicao. Por exemplo, o signo nome claro para os usurios, mas pode requerer a seguinte explicao Por favor, fornea seu nome completo. No permitido mais que 100 caracteres.. Signos que so transformaes de signos existentes no mundo dos usurios (transformados), requerem informaes sobre os limites da analogia ou metfora realizada para transport-los para a aplicao. Por exemplo, uma explicao sobre as pastas em um desktop seria Estas pastas funcionam como no mundo real, exceto que nunca ficam cheias. Isto , voc pode manter e colocar muitas coisas nelas. Na realidade, o disco do seu computador o real local onde as coisas esto sendo guardadas. Ento, ele que controla a quantidade de espao que pode ser ocupado. Finalmente, signos existentes apenas na aplicao, que podem ser totalmente desconhecidos pelos usurios, requerem uma explicao completa sobre o que significam e como so utilizados. Por exemplo, o signo zoom em uma aplicao grfica. Alguns signos podem gerar dvidas no momento de classificao em um dos tipos. Por exemplo, o signo senha pode ser classificado em aplicao, mas pode aparecer a seguinte dvida No se pode considerar o signo senha nesta aplicao como uma analogia assinatura, impresso digital ou algo que identifica uma nica pessoa? Se sim, ento tambm se pode classific-lo como signo transformado. Neste caso, fica a cargo do designer definir o tipo do signo, baseado nas caractersticas dos usurios e suas tarefas, e a quantidade de informao a ser fornecida. Em todo caso, a classificao auxilia o designer a refletir sobre a explicao a ser associada a cada signo. A Figura 2 apresenta o cenrio signos extrados deste cenrio.
Pedido de Inscrio no Quadro de Avisos,

dando destaque aos

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Cenrio 1: Pedido de Inscrio no Quadro de Avisos Rita acaba de ser contratada pelo Renascer como funcionria, para trabalhar no atendimento s famlias. Dentre as instrues necessrias para o seu trabalho, Rita avisada que h um Quadro de Avisos virtual que todos os membros da organizao esto comeando a utilizar [1]. uma tima referncia para saber o que est acontecendo, quais os prximos eventos, etc [2,3]. Rita explica que j conhece o Quadro, o qual havia acessado como visitante quando lhe ofereceram o emprego [1]. Ento lhe explicaram que, como visitante, ela s poderia acessar os avisos pblicos, e agora deveria se inscrever para ter acesso s sees destinadas aos funcionrios [5,9,10,11,12]. Rita entra no Quadro e, partindo das instrues que encontra na pgina, fornece os dados necessrios para o pedido de inscrio: seu nome completo, e-mail, e login e senha que deseja utilizar [15,16]. Aps finalizar o pedido, novas instrues so apresentadas a Rita, dizendo que agora ela precisa esperar que o responsvel pelo Quadro cheque seus dados e efetue sua inscrio [17,18]. Ela no entende direito como saber quando sua inscrio ser efetivada, e ao perguntar sobre isto ao coordenador da sua rea, ele lhe diz que ela receber uma mensagem atravs do email que forneceu [19].
Figura 2: Cenrio Pedido de Inscrio no Quadro de Avisos, com os signos em destaque.

Examinando todos os signos extrados dos cenrios, pode-se perceber que alguns destes signos podem ser agrupados e relacionados a conceitos ou entidades do domnio e/ou da prpria aplicao. Estas entidades so representadas como signos compostos. Por exemplo, nome, e-mail, login e senha podem ser agrupados no signo composto usurio. Os signos podem ser representados em uma tabela contendo campos como nome do signo, descrio e tipo (composto, domnio, transformado ou aplicao), como pode ser visto na Tabela 1. Esta tabela de signos pode ser completada medida que a modelagem for sendo feita e novos signos forem surgindo.
Signo composto Nome do signo nome e-mail login senha Signo Composto Nome do signo ttulo autor data chamada texto quem_postou prazo quadro_geral ttulo do aviso autor do aviso data de postagem do aviso texto do aviso (resumido) detalhes do texto do aviso membro que postou o aviso prazo de validade da exposio do aviso indicao se o aviso deve ser apresentado no quadro geral de avisos Domnio Domnio Domnio Domnio Domnio Aplicao Domnio Domnio Usurio Descrio nome do usurio e-mail do usurio identificao do usurio senha para conferncia da identificao do usurio Aviso Definio Tipo Tipo Domnio Domnio Aplicao Aplicao

Tabela 1: Parte da tabela de signos do Quadro de Avisos.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Algumas crticas ao uso de cenrios se referem freqncia com que ficam incompletos ou ambguos. Para tentar solucionar estes problemas, [Paula, 2003] prope complementar os cenrios com perguntas que revelem os intuitos do designer ao elabor-los, isto , perguntas que identifiquem os pontos que o designer almeja descobrir, explorar e/ou ratificar junto aos usurios ao se construir o cenrio. Alm de apoiar a reflexo do designer, estas perguntas podem evitar que os cenrios fiquem incompletos ou ambguos, ou at mesmo revelar novos elementos nos cenrios. O designer pode gerar uma lista global de perguntas que seriam referenciadas nos cenrios gerados (Figura 3). A referncia pode ser feita incluindo-se o nmero da pergunta entre colchetes, no trecho do cenrio onde se descreve o aspecto que a pergunta pretende abordar (Figura 1 e Figura 2).
Algumas perguntas exploradas nos cenrios do Quadro de Aviso: 1. Dentro/Fora do Renascer, quem utiliza o QA? 2. Do ponto de vista de um funcionrio/voluntrio/colaborador/interessado do Renascer, para que serve o QA? 3. Que tipos de informao podem ser divulgados no QA? 4. Quem pode divulgar informaes no QA? 5. Quem pode consultar o QA? 6. De quanto em quanto tempo deve-se consultar o QA em busca de novidades? 7. Quais so as formas de encontrar um aviso no QA? 8. Como os avisos esto organizados no QA? 9. Quem pode se inscrever no QA? 10. Qual a vantagem de se inscrever no QA? 11. Existem avisos/sees privativos? 12. Quem pode acessar avisos/sees privativas? 13. Quem define quem pode acessar avisos/sees privativas? 14. Como saber se um aviso/seo privativo ou pblico? 15. Quem pode solicitar a inscrio de um novo membro no QA?
Figura 3: Parte das perguntas exploradas nos cenrios do Quadro de Aviso.

Cenrios construdos para o Quadro de Avisos:


Perguntas exploradas nos cenrios 1. Dentro/Fora do Renascer, quem utiliza o QA? 2. Do ponto de vista de um funcionrio/voluntrio/colaborador/interessado do Renascer, para que serve o QA? 3. Que tipos de informao podem ser divulgados no QA? 4. Quem pode divulgar informaes no QA? 5. Quem pode consultar o QA? 6. De quanto em quanto tempo deve-se consultar o QA em busca de novidades? 7. Quais so as formas de encontrar um aviso no QA?

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

8. Como os avisos esto organizados no QA? 9. Quem pode se inscrever no QA? 10. Qual a vantagem de se inscrever no QA? 11. Existem avisos/sees privativos? 12. Quem pode acessar avisos/sees privativas? 13. Quem define quem pode acessar avisos/sees privativas? 14. Como saber se um aviso/seo privativo ou pblico? 15. Quem pode solicitar a inscrio de um novo membro no QA? 16. Que informaes so necessrias para uma pessoa solicitar sua inscrio no QA? 17. Quando a inscrio de um novo membro no QA efetivada? 18. Quem efetiva a inscrio de um novo membro no QA? 19. Como a pessoa que solicitou uma inscrio saber que ela j foi efetuada? 20. possvel imprimir um aviso? 21. Existe um destaque para os avisos mais importantes? 22. Quais so os dados de um aviso? 23. Quem pode alterar um aviso? 24. Quais dados de um aviso podem ser alterados? 25. Quem pode remover um aviso? 26. Quais so os dados de uma seo? 27. Quem pode alterar uma seo? 28. Quais dados de uma seo podem ser alterados? 29. Quem pode remover uma seo? 30. Quem/Quando pode remover um membro do QA? Cenrio 1 Pedido de Inscrio no Quadro de Avisos

Rita acaba de ser contratada pelo Renascer como funcionria, para trabalhar no atendimento s famlias. Dentre as instrues necessrias para o seu trabalho, Rita avisada que h um Quadro de Avisos virtual que todos os membros da organizao esto comeando a utilizar [1]. uma tima referncia para saber o que est acontecendo, quais os prximos eventos, etc [2,3]. Rita explica que j conhece o Quadro, o qual havia acessado como visitante quando lhe ofereceram o emprego [1]. Ento lhe explicaram que, como visitante, ela s poderia acessar os avisos pblicos, e agora deveria se inscrever para ter acesso s sees destinadas aos funcionrios [5,9,10,11,12]. Rita entra no Quadro e, partindo das instrues que encontra na pgina, fornece os dados necessrios para o pedido de inscrio: seu nome completo, e-mail, e login e senha que deseja utilizar [15,16]. Aps finalizar o pedido, novas instrues so apresentadas a Rita, dizendo que agora ela precisa esperar que o responsvel pelo Quadro cheque seus dados e efetue sua inscrio [17,18]. Ela no entende direito como saber quando sua inscrio ser efetivada , e ao perguntar sobre isto ao coordenador da sua rea, ele lhe diz que ela receber uma mensagem atravs do email que forneceu [19].

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Cenrio 2 Visita a uma seo especfica

A famlia de Andr, que esteve internado no Hospital da Lagoa, est sendo atendida pelo Renascer. Sua me, Brbara, se inscreveu para participar de uma das oficinas da organizao, mas no sabe muito bem onde deve ir para assistir ao curso escolhido. Ao encontrar-se no centro da cidade com uma das voluntrias que conheceu no hospital, soube que poderia conseguir estas informaes pela Internet. Brbara no tem a mnima idia de como fazer isso, mas sabe que no colgio de seus filhos tem esta tal de Internet. Ela pede voluntria que anote num papel tudo que ela precisa para poder chegar a estes dados, para poder pedir ajuda para a professora de seus filhos. Ao falar com a professora que cuida do computador, no colgio das crianas, Brbara disse o que queria: Olha s, a senhora procure para mim, por favor, neste lugar (mostrando o papelzinho), que dia e onde que vai ser o curso de costura. A professora informa o endereo do Quadro de Avisos. Vai direto seo Oficinas [8] e ordena os avisos por data para ficar mais fcil de encontrar o ltimo aviso sobre os cursos de corte e costura [7]. Ela encontra o aviso e l as primeiras informaes que aparecem: a data de incio e o local da Oficina, mas percebe que h mais detalhes sobre este aviso [3,22]. Ele pede para ver estes detalhes, e o Quadro apresenta um mapinha indicando como chegar at o local e fotos do material que os alunos aprendem a fazer. A professora, ento, se oferece para imprimir os detalhes do aviso e o mapa, para que Brbara consiga chegar direitinho no local [20].
Cenrio 3 Consultas ao quadro de avisos

Ana Lcia colaboradora da Associao Sade-Criana Renascer h vrios anos. Quando tem um tempo livre maior, ajuda em atividades da Organizao, trabalhando em alguma oficina, ou fazendo recreao com as crianas. Como est em frias, Ana resolve usar parte de seu tempo para isto. Ela resolve consultar o Quadro de Avisos para ver se esto precisando de algo especfico, ou se ela tem alguma idia diferente. Ana est bastante acostumada com o uso do Quadro. Como seu contato direto pequeno, ela tem notcias do que est acontecendo a partir dos avisos na Internet...[2] Semanalmente ela d uma olhadinha para ver o que tem de novo! [6] Mas agora Ana no quer s dar uma espiada. Ela quer saber de que eles podem estar precisando. Em vez de navegar pelas sees do Quadro [7,8], ela resolve buscar os avisos especficos sobre isto [7]. Assim, ela pode conseguir as informaes que deseja de forma mais gil. Ela informa que deseja buscar avisos sobre doao, e todos os avisos que contm esta palavra so mostrados [7]. Ela logo se interessa por um dos pedidos, relacionado a roupas de inverno (Posso usar meu tempo livre para ajudar minhas amigas a arrumarem seus armrios, na condio de doarem aquelas roupas que no estiverem mais usando, pensa ela).
Cenrio 4 Passeio de um usurio cadastrado para olhar vitrine

Joana, voluntria do Renascer, chega em casa do servio e vai dar uma verificada rpida nas ltimas notcias desta ONG, atravs de seu Quadro de Avisos virtual. O trabalho de voluntria de Joana na sede do Renascer, e ela tem acesso s sees referentes a Administrao, Atendimento, Oficina, Sede, Eventos e Cursos Profissionalizantes [11]. Os avisos mais importantes, relacionados a estas sees, j aparecem no quadro geral, logo que ela acessa o Quadro [21]. Com isso, Joana descobre que tem reunio no dia seguinte, sobre assuntos administrativos. Que bom que este aviso est bem destacado... Com a pressa que estou talvez nem chegasse a v-lo, pensa ela. Joana aproveita e

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

verifica o texto completo do aviso, obtendo a pauta da reunio, para, desta forma, melhor se preparar para ela [22].
Cenrio 5 Publicao de um aviso

Ana, que tinha resolvido arrumar os armrios das amigas para poder arrecadar mais roupas, descobre que muitas delas at j teriam doado antes, mas tinham dificuldade de levar as roupas at a Sede e acabavam doando para algum conhecido. Ana tem uma idia para poder ajudar mais um pouquinho. Ela resolve colocar um aviso no Quadro, informando que estar recolhendo roupas de inverno e que pode passar na casa das pessoas que no tm como levar at a Sede, para busc-las. Aps efetuar login do Quadro, ela verifica que pode criar novos avisos [4]. Que bom que posso colocar este aviso direto, sem maiores burocracias, diz ela a uma amiga que ia ajud-la na busca das roupas. Ela escolhe a seo de Doaes para colocar seu aviso [22]. Ela coloca um ttulo e uma chamada legal, assim as pessoas no pensaro duas vezes antes de abri-lo [22]. Como a autora ela mesma, ela no precisa informar este dado (Oba, menos trabalho!) [22]. No texto do aviso ela informa o que pretende fazer, seu telefone e os horrios nos quais est disponvel. Alm disso, ela coloca um prazo mximo para que o aviso fique disponvel para as pessoas lerem...[22] No adianta ter o aviso depois que ela voltar das frias, pois ela no poder buscar mais as roupas. Ento ela pede que o aviso seja mostrado s at o final do ms. Ana sai da Internet e vai ao cinema com suas amigas. Ela volta empolgadssima do cinema, pois mais uma amiga se animou a ajud-las. Ela corre para o computador para alterar seu aviso, colocando os dias e horrios que sua amiga Jlia tambm pode [24]. Ela nunca alterou um aviso, mas sempre percebeu que na chamada dos seus prprios avisos havia uma indicao da possibilidade de alter-lo [23]. Ela coloca os dados novos e manda postar novamente. Ana pensa bem e acha que ainda pode melhorar o aviso. Como pouco o tempo que ela tem disponvel at que suas frias terminem, ela volta a edio do aviso e indica que deseja que o mesmo seja mostrado logo na primeira pgina do Quadro [21,24].
Cenrio 6 Remoo de um aviso

Rita est nos seus primeiros dias de trabalho no Renascer. Dois membros diferentes da organizao pediram que ela inserisse avisos sobre uma reunio que ocorreria na semana seguinte. Aps inserir os dois avisos, cada um com um autor diferente [4], Rita se d conta que ambos tratavam da mesma reunio. Ela corre para apagar um deles. Como foi ela que inseriu os avisos, ela tem permisso para mexer neles [23,25]. Ufa, pensa Rita, ainda bem que me dei conta bem rpido... ia pegar muito mal!. Alguns dias depois, quando um colega pede para ela alterar um aviso dele, ela lhe informa que no pode, pois ela leu no sistema de ajuda do Quadro que s quem o autor ou quem inseriu que tem permisso para fazer isto [23].
Cenrio 7 Manuteno do quadro de avisos

Renato um dos administradores do Quadro de Avisos. Dentre as tarefas que eles executam, est a checagem dos dados das pessoas que querem se tornar membros do Quadro [18]. Eles precisam verificar se os dados destas pessoas esto corretos e quais sees estas podem visualizar [13]. Alm disso, quando a administrao resolve inserir uma seo nova ou alterar o nome, o responsvel ou quem tem acesso s sees existentes

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

no Quadro, so eles tambm que realizam estas atividades [26,27,28]. Carolina est checando suas tarefas de administradora do Quadro de Avisos e v no seu e-mail trs pendncias. Ela precisa remover um membro do Quadro, pois a pessoa se desligou do Renascer [30], alterar o responsvel de uma seo [27,28] e, tambm, remover uma seo [29]. Eu sabia que no podia ser tudo fcil., pensa ela, Remover uma seo sempre mais chatinho, pois tenho que remanejar os avisos que no podem ser removidos juntamente com a seo, para outras sees [23,24]. Ento Carolina altera a seo dos avisos e remove a seo. Depois disto, ela procura o membro a ser removido, confere os dados para ver se ele mesmo e o remove do Quadro. Ela pensa Ento este membro no era autor de avisos postados no quadro, pois se ele fosse, eu no teria conseguido removlo [30]. Carolina altera o responsvel de uma seo e pensa At que foi fcil.
Tabela de signos do Quadro de Avisos

Signo Composto: Usurio Signo nome email login senha Signo Composto: Aviso Signo ttulo autor data chamada texto quem_postou quadro_geral prazo Signo Composto: Seo Signo nome responsvel pblica Signo Composto: Pedido Signo texto Signo busca_personalizada opo_ordenao critrio Definio texto do pedido de reviso de dados Definio opes com as formas de busca personalizada opes com as formas de ordenao possveis critrio de busca Tipo aplicao Tipo aplicao aplicao aplicao Definio nome da seo responsvel pela seo indicao se a seo deve ser pblica Tipo domnio domnio domnio Definio ttulo do aviso autor do aviso data de postagem do aviso texto do aviso (resumido) detalhes do texto do aviso membro que postou o aviso indicao se o aviso deve ser postado no quadro geral prazo de validade da exposio do aviso Tipo domnio domnio domnio domnio domnio aplicao domnio domnio Definio nome do usurio email do usurio login do usurio no sistema senha do usurio no sistema Tipo domnio domnio aplicao aplicao

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

APNDICE B CONSTRUO DOS MODELOS DE TAREFAS


A partir dos cenrios construdos pelos projetistas e ratificados pelos clientes e usurios (como foi visto no Apndice A), a prxima etapa no projeto de IHC a modelagem de tarefas. Neste Apndice ser descrita a modelagem de tarefas proposta em [Paula, 2003], que fundamentada na teoria da Engenharia Semitica. O primeiro passo da modelagem de tarefas consiste em extrair dos cenrios as metas ou objetivos que os usurios tero ao utilizar o sistema. Cada cenrio pode descrever mais de uma meta, e uma meta pode ser descrita em mais de um cenrio. Sendo assim, deve-se ler todos os cenrios para identificar e organizar as metas neles descritas. Para cada meta deve-se identificar os cenrios que lhe deram origem, pois esta identificao facilita a rastreabilidade entre as diferentes representaes utilizadas ao longo do projeto. O conjunto de metas encontradas no cenrio deve ser organizado em um ou mais diagramas hierrquicos de metas Este diagrama prov uma viso macro das metas que cada classe de usurios pode realizar, organizadas de acordo com algum critrio que o projetista ache relevante. Uma meta representada por um retngulo com bordas arredondadas contendo o nome da meta, expresso do ponto de vista do usurio. Para isto, pode-se considerar como expresso da meta a lacuna indicada em uma fala do usurio tal como Eu quero utilizar o sistema para <meta>. Cada meta identificada por uma letra, e sua representao inclui tambm o(s) papel(papis) de usurios que poder atingi-la atravs do sistema. No diagrama do sistema de Quadro de Avisos da Figura 4, as metas foram agrupadas e identificou-se quatro tipos de situao de uso importantes: a solicitao de inscrio no quadro por visitantes (representada pela meta Solicitar inscrio), a consulta de avisos por visitantes ou membros (representada pela meta Consultar os avisos), a manipulao de avisos por membros (representada pela rvore Manipular avisos) e a administrao do quadro de avisos pelos administradores do Quadro (representada pela rvore Administrar o quadro). Esta ltima situao no faz parte da atividade-fim do Quadro, mas compreende metas necessrias para o suporte da aplicao. Atividade-fim e suporte da aplicao foram os critrios de classificao das metas adotados pelo projetista do Quadro de Avisos. Para cada aplicao, as metas podem ser classificadas e organizadas de forma diferente, de acordo com critrios adotados pelo projetista do sistema. Critrios como, por exemplo, quais so as metas a serem priorizadas no projeto da aplicao, quais metas gastam mais tempo para serem modeladas, a freqncia na qual se espera que cada meta seja atingida, quais se relacionam fortemente e precisam ficar conectadas no modelo de interao, ou at mesmo quais metas podem ser atingidas por determinadas classes de usurios. Os papis de uma meta (as classes de usurios que podero realizar a meta) em um nvel hierarquicamente superior no diagrama de metas so propagados para os nveis inferiores. Por exemplo, o papel Adm representado na meta Administrar o quadro ser tambm um dos papis de todas as metas desta sub-rvore. Caso haja papis adicionais para uma determinada meta, estes devem ser representados na prpria representao da meta, como

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

em Alterar uma seo, cujas tarefas podem ser realizadas tanto por administradores, Adm, quanto por responsveis pela seo, RS.
T1

Entrarno quadro

Quadro de avisos

Solicitar inscrio
V

Usaro quadro

T2

Administraro quadro Efetuar login Adm

T2

Consultaros avisos Efetuar login


C

Manipular avisos

Administrar sees

Administrar usurios

V, M
I D E J K

Inserir usurio Remover um aviso

Alterardados de usurio

Remover usurio

Postaraviso M

Alterarum aviso Aut, RS, Adm

Aut, RS, Adm


F G H

Atividade -fim da aplicao


PAPIS: V = visitante(usurioannimo ) M = membro(usurioidentificadoatravsde login) Aut = autordo aviso ( membro ou seja, pode fazertudo o , que um membropode fazer) RS = responsvelpela seo( membro ) Adm = administrador( membro )

Incluiruma seo

Alteraruma seo RS

Remover uma seo

Metas de suporte para a aplicao

Figura 4: Diagrama hierrquico de metas.

Aps a criao do diagrama, para cada meta identificada (metas no ltimo nvel - folhas do diagrama de metas) ser associado um modelo de tarefas que consiste em uma decomposio hierrquica dos passos necessrios para se atingir a meta correspondente, do ponto de vista do usurio que visa atingi-la. Em outras palavras, cada tarefa pode ser decomposta em subtarefas, e cada subtarefa pode ser novamente decomposta em novas subtarefas, e assim sucessivamente. Ao representar cada meta, deve-se indicar os cenrios que a descrevem (mesmo que parcialmente)(Figura 5).

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta B: Consultar avisos


Cenrios Associados: 2, 3, 4 e 5
B

Consultar avisos Abandonar consulta


1 2

Localizar aviso

*
C 1 2

Examinar aviso

Ordenar avisos

Mudar de seo

Buscar avisos

Selecionar aviso

Ler detalhes do aviso

Imprimir aviso

Definir Busca

Examinar resultado

Fornecer critrio

Selecionar busca personalizada

Figura 5: Modelo de Tarefas para a meta Consultar avisos.

As tarefas so representadas por retngulos (por exemplo, Ler detalhes do aviso), com marcaes especiais para indicar a que tipo de estrutura esto associadas, como ser visto adiante. Deve-se ressaltar que o modelo de tarefas deve refletir como o usurio trabalha, evitando-se focar em um ambiente ou plataforma tecnolgica especfica. Esta considerao no apenas facilita o re-uso de modelos de tarefas, como tambm evita que decises sobre a soluo de interao ou de interface sejam tomadas prematuramente, dificultando a explorao de solues alternativas por parte dos projetistas. Deve-se observar que as tarefas que o usurio vai realizar de fato so as que esto representadas nas folhas (ltimo nvel) da estrutura hierrquica. A decomposio das tarefas em subtarefas deve parar antes que o modelo inclua detalhes operacionais de interface, tais como digitar X, pressionar boto Y, etc. Dependendo do ponto em que se pra a decomposio das tarefas, existem tarefas to simples que podero em fases posteriores no processo de design ser mapeadas diretamente em um elemento de interface ou de interao. Estas tarefas so representadas no modelo como operadores, os quais so representados por uma linha abaixo do retngulo. Como pode-se verificar na Figura 5, o projetista optou por modelar a tarefa Imprimir aviso como um operador. Ento, na modelagem da interao, o projetista deve, provavelmente, estabelecer valores default para os signos envolvidos nesta tarefa e o usurio, ao executar esta tarefa, no precisar configurar parmetros de impresso. Isto torna a soluo mais simples e rpida para os usurios, porm menos flexvel.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Estruturas de Tarefas

As tarefas podem ser organizadas nos seguintes tipos de estruturas: seqenciais, independentes de ordem, alternativas e iterativas. Em uma estrutura seqencial, existe uma ordem em que as tarefas devem necessariamente ser efetuadas pelo usurio. As tarefas, nesta estrutura, so representadas por retngulos contendo o nome da tarefa, expresso do ponto de vista do usurio, e um nmero indicando sua posio na seqncia (Figura 6).

Selecionar aviso

Ler detalhes do aviso

Figura 6: Estrutura seqencial.

Algumas tarefas podem ser realizadas em qualquer ordem. Uma estrutura de tarefas independente de ordem representa um conjunto (e no uma seqncia) de tarefas a serem efetuadas pelo usurio. Tipicamente, o projetista sugere uma ordem de execuo, mas o usurio quem determina, de fato, em que ordem as tarefas sero efetuadas. Neste tipo de estrutura, as tarefas so representadas como as tarefas seqenciais mas, como a ordem apenas sugerida, inclumos um ponto de interrogao aps o nmero que indica a posio relativa da tarefa na estrutura. No exemplo, identificamos algumas tarefas independentes de ordem (Figura 7).

1?

2?

Informar login

Informar senha

Figura 7: Estrutura independente de ordem.

Para o atingimento de uma meta, h momentos em que diversos cursos de ao so possveis. Tais cursos de ao so representados por uma estrutura alternativa, onde o usurio dever selecionar qual das tarefas da estrutura ser efetuada. Nesta estrutura, utilizam-se pequenos crculos no canto superior direito do retngulo de cada tarefa alternativa, e letras como identificadores em vez de nmeros (Figura 8).
C

Ordenar avisos

Mudar de seo

Buscar avisos

Figura 8: Estrutura alternativa.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Quando uma tarefa pode ser realizada diversas vezes, utiliza-se uma estrutura iterativa. Um asterisco (*) no canto superior direito do retngulo utilizado para indicar a iterao (Figura 9). Geralmente, uma tarefa iterativa representa tarefas que podem ser efetuadas zero ou mais vezes. Caso seja necessrio definir um nmero mnimo ou mximo de repeties, pode-se incluir, acima do retngulo e alinhada direita, uma expresso que indica a cardinalidade da iterao. A expresso [n+] indica que a tarefa deve ser realizada pelo menos n vezes; [m..n] indica que a tarefa deve ser realizada no mnimo m e no mximo n vezes.
Localizar aviso

Figura 9: Estrutura iterativa.

A Figura 10 apresenta uma tarefa iterativa com suas sub-tarefas alternativas. Esta estrutura projetada pelo projetista indica que o usurio poder realizar a tarefa Localizar aviso n vezes consecutivas. Em cada vez que ele realizar esta tarefa, ele ter que optar por uma forma de localizao, ou seja, atravs da ordenao dos avisos, da mudana da seo ou da busca por avisos.
1

Localizar avisos

*
C

Ordenar avisos

Mudar de seo

Buscar avisos

Figura 10: Tarefa Localizar avisos e suas sub-tarefas.

Tarefas Opcionais

Quando o usurio pode optar por realizar ou no uma tarefa, ela dita opcional, e representada com uma borda tracejada (Figura 11).
Imprimir aviso

Figura 11: Tarefa opcional.

Tarefas Ubquas

Algumas tarefas podem ser feitas em qualquer ponto da realizao da meta. Estas tarefas so denominadas ubquas, e so representadas por um crculo preenchido no canto superior direito do retngulo (Figura 12). Nesta figura, pode-se verificar que o projetista modelou como tarefa ubqua a tarefa Abandonar consulta. Isto significa que o projetista deve prover explicitamente meios para o usurio realizar esta tarefa dentro do sistema, de forma independente do ambiente em que o sistema executar (sem contar, por exemplo, com o boto fechar janela no Windows ou voltar num navegador web).

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Consultar avisos Abandonar consulta

Figura 12: Tarefa ubqua.

Pr-condies

comum existirem tarefas que so pr-condies para a realizao de uma determinada meta ou tarefa. Estas pr-condies podem ser representadas atravs de um callout ligado a uma meta ou tarefa (Figura 13). No diagrama de metas da Figura 4, pode-se verificar que a tarefa Efetuar login pr-condio para a realizao de determinadas metas, como por exemplo a Postar aviso.
Efetuar login

Figura 13: Representao de pr-condio para a realizao de uma tarefa ou meta.

Re-uso de Tarefas e Metas

H tarefas que fazem parte da estrutura de diversas metas. Neste caso, para facilitar a representao e manuteno do modelo, estas tarefas so definidas como esteretipos. Um esteretipo de tarefa pode ou no receber parmetros. Graficamente, representado por um retngulo com borda dupla, contendo uma expresso da forma <<nome_do_estereotipo(parmetro1, parmetro2, ...)>> ou simplesmente <<nome_do_esteretipo>> (no caso de no haver parmetros). Como pode-se verificar no diagrama hierrquico de metas da Figura 4, este esteretipo foi utilizado como pr-condio para a execuo de algumas metas.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

<<Efetuar login>>

Fornecer dados

Trocar senha

1?

2?

Informar login

Informar senha

Figura 14: Definio do esteretipo <<Efetuar login>>.

Alm do esteretipo, outra forma de re-uso fazer referncia direta a metas ou tarefas j utilizadas em outras partes de uma mesma modelagem, mas que no so genricas o suficiente para se tornarem esteretipos. No caso de referncia a uma meta isto feito incluindo-se a expresso Nome da Tarefa = META X (onde X indica a meta em questo). No caso de referncia a tarefas, utilizada a expresso Nome da Tarefa = X.Y (onde X representa a meta e Y a tarefa em questo). E, no caso de referncia a subtarefas, Nome da Tarefa = X.Y.Z (onde X representa a meta, Y a tarefa e Z a subtarefa) e assim sucessivamente, dependendo do nvel onde encontra-se a subtarefa. Na Figura 15 v-se um exemplo de reaproveitamento v-se um exemplo de reaproveitamento da tarefa Localizar avisos que foi especificada na meta Consultar avisos (Figura 5).
D

Alterar um aviso Abandonar alterao

Localizar aviso = B.1

Fornecer novos dados

Alterar

Figura 15: Reaproveitamento direto de tarefas.

A Engenharia Semitica ressalta a importncia de se representar os signos e as rupturas na conversa preposto do designer-usurio que possam ocorrer durante uma interao. Sendo assim, a representao diagramtica, que tem como objetivo dar uma viso geral das metas e da hierarquia de tarefas, complementada com uma especificao textual, que inclui, para cada tarefa, os signos a ela associados e as decises do projetista sobre preveno e tratamento de erros a ela vinculados.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Signos Os cenrios, alm de auxiliarem na construo da tabela de signos, tambm fornecem informaes sobre quando, como e onde os signos so utilizados. Atravs da anlise dos cenrios, pode-se detectar alguns signos apresentados ou manipulados em cada tarefa (como foi visto no Apndice A). Sendo assim, aps a modelagem diagramtica das tarefas, associa-se s tarefas os signos correspondentes. Deve-se representar textualmente a identificao da tarefa, a palavra-chave SIGNOS, e incluir os signos correspondentes. Para se fazer referncia a um dos signos que compem um signo composto, deve-se utilizar o formato nome_signo_composto.nome_signo. Se, por outro lado, for necessrio fazer referncia a todos os signos de uma determinada composio, pode-se utilizar o formato nome_signo_composto.*. Por exemplo, o signo correspondente ao login do usurio pode ser expresso como usurio.login, enquanto em uma situao em que so apresentados e/ou manipulados todos os dados de um usurio, o conjunto destes signos pode ser representado por usurio.*. Caso os signos no possam ser definidos nesta fase de modelagem, ou dependam da configurao do sistema em tempo de execuo, pode-se utilizar a notao nome_signo_composto.X. Cada signo que for utilizado em apresentao (dado de output) representado por seu nome seguido de ponto de exclamao (signo1!). J um signo correspondente a um dado que ser fornecido ou manipulado pelo usurio (dado de input) representado por seu nome seguido de ponto de interrogao (signo2?). Caso haja diversas instncias de um mesmo tipo, pode-se utilizar o construto conjunto(nome_do_signo,cardinalidade) para represent-las (Figura 16).
input
C.1 Fornecer dados do aviso SIGNOS: aviso.ttulo?, aviso.autor?, aviso.chamada?, aviso.texto?, aviso.quadro_geral?, aviso.prazo?, seo.nome?, aviso.data!, aviso.quem_postou!

output

output, mltiplas instncias


B.1.A Ordenar avisos SIGNOS: conjunto(aviso.chamada, 1..n)!, opo_ordenao?

input

Figura 16: Identificao dos signos no modelo de tarefas.

Preveno e Tratamento de Erro

Como dito anteriormente, a Engenharia Semitica ressalta a importncia de se representar os signos e rupturas que possam ocorrer durante uma interao. Por isto, alm da especificao dos signos relacionados a cada tarefa, deve-se identificar as possveis rupturas na comunicao preposto do designer-usurio que podem ocorrer durante uma

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

interao, e que j podem ser previstas e registradas no modelo de tarefas. Sendo assim, para cada tarefa, deve-se especificar os tipos de apoio a preveno e tratamento de erro que o designer pretende prover, classificando-os em uma das seguintes categorias: preveno passiva: Erros que devem ser prevenidos por documentao ou instrues online (por exemplo, O usurio no possui acesso ao sistema). preveno ativa: Erros que devem ser prevenidos ativamente pelo sistema (por exemplo, tarefas que devem ou no devem estar disponveis em certas situaes. No modelo de interface, isto poder ser mapeado em, por exemplo, habilitar ou desabilitar botes de acordo com o status atual da aplicao; impedir que o usurio digite letras ou smbolos em campos numricos; e assim por diante). preveno apoiada: Situaes que o sistema consegue detectar como sendo erros em potencial, mas cuja deciso recai sobre o usurio. Geralmente so realizados na interface por mensagens de confirmao (por exemplo, Arquivo j existe, deseja sobrescrever?). tratamento apoiado: Erros que devem ser tratados pelo usurio com apoio do preposto do designer (por exemplo, apresentar uma mensagem de erro e uma oportunidade para o usurio corrigi-lo). captura de erro: Erros que so identificados pelo sistema e devem ser notificados ao usurio, sem que haja qualquer passo corretivo possvel dentro do sistema (por exemplo, O arquivo est corrompido. ou Espao em disco insuficiente.).

Os tipos de preveno e tratamento so apresentados, no modelo de tarefas, de forma textual, logo aps a indicao dos signos (por exemplo, TRATAMENTO APOIADO, na Figura 17).
Meta A: Solicitar inscrio
Cenrios relacionados: 1
A

Solicitar inscrio Abandonar solicitao


1 2

Informar dados solicitados

Enviar pedido

A.1 Informar dados solicitados SIGNOS: usurio.nome?, usurio.email?, usurio.login?, usurio.senha? TRATAMENTO APOIADO: falta de informaes obrigatrias TRATAMENTO APOIADO: login existente TRATAMENTO APOIADO: e-mail invlido

Figura 17: Modelo de tarefas completo da meta Solicitar inscrio.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Modelos de Tarefas do Quadro de Avisos Diagrama de Metas


T1

Entrar no quadro

Quadro de avisos

Solicitar inscrio
V

Usar o quadro

T2

Administrar o quadro Efetuar login Adm

Consultar os avisos
T2

Manipular avisos

Administrar sees

Administrar usurios

Efetuar login
C

V, M
I D E J K

Inserir usurio Remover um aviso

Alterar dados de usurio

Remover usurio

Postar aviso

Alterar um aviso Aut, RS, Adm

Aut, RS, Adm


F G H

Atividade-fim da aplicao
PAPIS: V = visitante (usurio annimo) M = membro (usurio identificado atravs de login) Aut = autor do aviso ( membro, ou seja, pode fazer tudo o que um membro pode fazer) RS = responsvel pela seo ( membro) Adm = administrador ( membro)

Incluir uma seo

Alterar uma seo RS

Remover uma seo

Tarefas de suporte para a aplicao

Meta A: Solicitar inscrio


Cenrios relacionados: 1 Papis: visitante
A

Solicitar inscrio Abandonar solicitao


1 2

Informar dados solicitados

Enviar pedido

A.1 Informar dados solicitados SIGNOS: usurio.nome?, usurio.email?, usurio.login?, usurio.senha? TRATAMENTO APOIADO: falta de informaes obrigatrias TRATAMENTO APOIADO: login existente TRATAMENTO APOIADO: e-mail invlido

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta B: Consultar avisos


Cenrios Associados: 2, 3 e 4 Papis: visitante, membro
B

Consultar avisos Abandonar consulta


1 2

Localizar aviso

*
C 1 2

Examinar aviso

Ordenar avisos

Mudar de seo

Buscar avisos

Selecionar aviso

Ler detalhes do aviso

Imprimir aviso

Definir Busca

Examinar resultado

Fornecer critrio

Selecionar busca personalizada

B.1.A Ordenar avisos SIGNOS: conjunto(aviso.chamada, 1..n)!, opo_ordenao? B.1.B Mudar de seo SIGNOS: conjunto(aviso.chamada, 1..n)!, seo.nome? B.1.C.1.A Fornecer critrio SIGNOS: critrio? B.1.C.1.B Selecionar busca personalizada SIGNOS: busca_personalizada? B.1.C.2 Examinar resultado SIGNOS: conjunto(aviso.*, 0..n)! B.2.1 Selecionar aviso SIGNOS: conjunto(aviso.*, 1..n)!, aviso.*? B.2.2 Ler detalhes do aviso SIGNOS: aviso.*!

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta C: Postar aviso


Cenrios Associados: 5,6 Papis: membro
C

Postar aviso

Abandonar incluso
1 2

Fornecer dados do aviso

Inserir

C.1 Fornecer dados do aviso SIGNOS: aviso.ttulo?, aviso.data!, aviso.autor?, aviso.chamada?, aviso.texto?, aviso.quem_postou!, aviso.quadro_geral?, aviso.prazo?, seo.nome? TRATAMENTO APOIADO: falta de informaes obrigatrias PREVENO ATIVA: somente membro pode postar aviso PREVENO ATIVA: membro s pode postar aviso em sees a que tenha permisso

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta D: Alterar um aviso


Cenrios Associados: 5 Papis: membro
D

Alterar um aviso Abandonar alterao

Localizar aviso = B.1

Fornecer novos dados

Alterar

D.2 Fornecer novos dados SIGNOS: aviso.ttulo?, aviso.data!, aviso.autor?, aviso.chamada?, aviso.texto?, aviso.quem_postou!, aviso.quadro_geral?, aviso.prazo?, seo.nome? TRATAMENTO APOIADO: falta de informaes obrigatrias PREVENO ATIVA: somente o autor, quem inseriu o aviso ou o responsvel pela seo podem alterar o aviso

Meta E: Remover um aviso


Cenrios Associados: 6 Papis: membro
E

Remover um aviso Abandonar remoo


1 2

Localizar aviso = B.1

Remover aviso

E.2 Remover aviso SIGNOS: aviso.*! PREVENO ATIVA: somente o autor, quem inseriu o aviso ou o responsvel pela seo podem remover o aviso PREVENO APOIADA: o aviso ser permanentemente removido do Quadro de Avisos

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta F: Incluir uma seo


Cenrios Associados: 7 Papis: administrador
F

Incluir uma seo Abandonar incluso


1 2

Informar dados da seo

Inserir

F.1 Informar dados da seo SIGNOS: seo.nome?, seo.responsvel?, seo.pblica?, conjunto(usurio.nome, 1..n)? TRATAMENTO APOIADO: falta de informaes obrigatrias TRATAMENTO APOIADO: nome de seo j existe

Meta G: Alterar uma seo


Cenrios Associados: 7 Papis: administrador, responsvel pela seo
G

Alterar uma seo Abandonar alterao


1 2 3 4

Visualizar sees

Escolher seo

Informar dados da seo

Alterar

G.1 Visualizar sees SIGNOS: conjunto(seo.*, 1..n)! PREVENO ATIVA: somente administradores ou responsveis por seo podem manipular sees G.2 Escolher seo SIGNOS: seo.*? G.3 Informar dados da seo SIGNOS: seo.nome?, seo.responsvel?, conjunto(usurio.nome, 1..n)?, seo.pblica? TRATAMENTO APOIADO: falta de informaes obrigatrias TRATAMENTO APOIADO: nome de seo j existe

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta H: Remover uma seo


Cenrios Associados: 7 Papis: administrador, responsvel pela seo
H

Remover uma seo Abandonar remoo


1 2 3 4

Visualizar sees

Escolher seo

Remanejar avisos

Remover seo

Examinar avisos da seo

Alterar um aviso = META D

Obs.: atravs desta meta possvel alterar a seo do aviso, impedindo que ele seja removido junto com a seo.

H.1 Visualizar sees SIGNOS: conjunto(seo.*, 1..n)! PREVENO ATIVA: somente administradores ou responsveis por seo podem manipular sees H.2 Escolher seo SIGNOS: seo.*? H.3.1 Examinar avisos da seo SIGNOS: conjunto(aviso.*, 1..n)! H.4 Remover seo ALERTA: a seo e seus avisos sero permanentemente removidos do Quadro de Avisos

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta I: Inserir usurio


Cenrios Associados: 7 Papis: administrador
I

Inserir usurio Abandonar incluso

Escolher forma de insero

Inserir

Inserir diretamente

Inserir atravs de solicitao

Inserir

Enviar solicitao de reviso dos dados ao usurio

Fornecer dados do usurio

Escolher pedido

Verificar dados do usurio

I.1.A.1 Fornecer dados do usurio SIGNOS: usurio.nome?, usurio.email?, usurio.login?, usurio.senha? I.1.B.1 Escolher pedido SIGNOS: usurio.nome? I.1.B.2 Verificar dados do usurio SIGNOS: usurio.nome!, usurio.email!, usurio.login! I.2.B Enviar solicitao de reviso dos dados ao usurio SIGNOS: usurio.*!, pedido.texto?

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Meta J: Alterar dados de usurio


Cenrios Associados: 7 Papis: administrador
J

Alterar dados de usurio Abandonar alterao


1 2 3 4

Visualizar usurios

Escolher usurio

Alterar dados do usurio

Alterar

J.1 Visualizar usurios SIGNOS: conjunto((usurio.nome, usurio.login), 1..n)! PREVENO ATIVA: somente administradores podem alterar os dados de um usurio J.2 Escolher usurio SIGNOS: conjunto((usurio.nome, usurio.login), 1..n)? J.3 Alterar dados do usurio SIGNOS: usurio.nome?, usurio.email?, usurio.login?, usurio.senha?

Meta K: Remover usurio


Cenrios Associados: 7 Papis: administrador
K

Remover usurio Abandonar remoo


1 2 3

Visualizar usurios

Escolher usurio

Remover usurio

K.1 Visualizar usurios SIGNOS: conjunto ((usurio.nome, usurio.login), 1..n)! PREVENO ATIVA: somente administradores podem remover um usurio K.2 Escolher usurio SIGNOS: conjunto ((usurio.nome, usurio.login), 1..n)? K.3 Remover usurio PREVENO APOIADA: o usurio ser permanentemente removido do Quadro de Avisos TRATAMENTO APOIADO: no possvel remover usurios que sejam autores de avisos

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Tarefa T2: Efetuar login


Cenrios associados: 5
T2

Efetuar login

Fornecer dados

Trocar senha

1?

2?

Informar login

Informar senha

T2.A.1 Informar login SIGNOS: usurio.login? TRATAMENTO APOIADO: login incorreto T2.A.2 Informar senha SIGNOS: usurio.senha? TRATAMENTO APOIADO: senha invlida T2.B.1 Trocar senha SIGNOS: usurio.senha? TRATAMENTO APOIADO: senha no confere

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

APNDICE C CONSTRUO DO MODELO DE INTERAO


O modelo de tarefas descreve a estrutura das tarefas que sero apoiadas pelo sistema. No entanto, insuficiente para dar forma soluo computacional tal como esta ser percebida pelo usurio. Para isto, a partir do modelo de tarefas, deve-se projetar a interao. Na modelagem das tarefas, cada meta e suas tarefas so modeladas separadamente, no incluindo a relao entre as metas. Por exemplo, na modelagem de tarefas do sistema de Quadro de Avisos, existem as metas Consultar avisos e Remover avisos. Como foi visto no Apndice B, a modelagem destas metas e suas tarefas feita separadamente, ou seja, em diagramas distintos. Mas importante, em algum momento do processo de design, identificar a necessidade destas metas estarem disponveis em um mesmo momento de interao. A proximidade entre estas metas facilita o uso do sistema, pois para um usurio que estiver buscando um aviso para ser removido, mais prtico que ele possa remover o aviso procurado assim que ele seja encontrado. Isto evita de ele ter que sair da busca e ir em outro local na interface, para remover o mesmo aviso encontrado. Portanto, antes de se especificar a interface propriamente dita, a partir do modelo de tarefas deve-se projetar a interao de forma cuidadosa. O modelo de interao que ser apresentado neste Apndice fundamentado na teoria da Engenharia Semitica [Paula, 2003]. Esta teoria v a interao como uma conversa entre o usurio e um representante do designer que est cristalizado na interface (preposto do designer). Como a interao vista como uma conversa, as ferramentas de design de IHC devem apoiar o designer no projeto de todas as conversas que podem acontecer quando o usurio utiliza a aplicao. Para modelar estas conversas, [Paula, 2003] prope um modelo diagramtico de interao, complementado por especificaes textuais. O objetivo do modelo diagramtico de interao dar uma viso global aos designers do discurso interativo como um todo. Os elementos bsicos do diagrama de interao so cenas, processos do sistema e transies. Uma cena representa uma conversa sobre um determinado assunto, ou tpico. Esta conversa composta de um ou mais dilogos, que por sua vez so compostos de falas do usurio e do preposto, organizadas como pares conversacionais. A grosso modo, pode ser vista como o palco onde a conversa usuriopreposto ocorre. Uma cena poder ser mapeada, no modelo de interface, por exemplo, em um componente estruturado tal como uma tela, janela ou pgina. Uma cena representada por um retngulo com bordas arredondadas e uma identificao do seu tpico, expresso preferencialmente por um verbo no modo infinitivo e do ponto de vista do usurio. O(s) dilogo(s) que a compe(m) podem ser identificados na parte inferior da cena, entre colchetes, e separados do nome da cena por uma linha horizontal (Figura 18). Os dilogos indicam o que o usurio e o preposto podem dizer sobre o tpico da conversa.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

tpico da conversa dilogo


Solicitar inscrio

[fornecer dados]

Figura 18: Cena Solicitar inscrio.

Uma cena especial a que contm apenas uma fala do preposto. Isto , uma fala resultante de um processamento, que foi emitida em uma cena em resposta a uma fala do usurio (que causou o processamento). Por exemplo, a cena que contm somente a seguinte fala do preposto: Aguarde email do administrador., em resposta a um pedido de inscrio do usurio (Figura 19). Os processos do sistema emitem as falas do preposto do designer que afetam o rumo que a conversa pode tomar, como resposta a uma ou mais falas do usurio. Em outras palavras, representa-se um processo quando houver mais de um caminho de interao possvel a partir de uma cena, e a deciso sobre que caminho tomar depende de um processamento interno do sistema, revelado apenas pela fala do preposto do designer que dele resulta. Portanto, os processos s precisam ser representados quando seu resultado precisa ser comunicado ao usurio. Na prtica, isto ocorre sempre que h mais de uma transio possvel entre a cena corrente e a(s) prxima(s), e a escolha dentre estas transies depende de um processamento, e no da deciso direta do usurio. Um processo representado por uma caixa preta (Figura 19). Usou-se a noo de caixa preta pois o usurio no percebe diretamente o que est ocorrendo em um processamento do sistema, s percebe atravs de falas do preposto. Esta representao visa motivar o designer a projetar cuidadosamente as falas do preposto a serem emitidas aps cada processamento, como nica forma de comunicar ao usurio o que/como ocorreu, e explicar por qu.

Solicitar inscrio

[fornecer dados] p: erro informaes invlidos ou falta de informaes obrigatrias

u: [confirmar]

processo que gera falas do preposto que mudam o rumo da conversa

p: sucesso

Aguardar e-mail do Administrador

Figura 19: Cenas, processo do sistema e transies.

Uma transio representa uma mudana de rumo na conversa, seja causada por uma fala do usurio (a partir de uma cena), ou por uma fala do preposto (a partir de um processamento). Uma transio expressa por uma seta preta indicando a direo da

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

transio e um rtulo. Opcionalmente, quando h a possibilidade de se voltar cena de origem, a transio pode ter uma seta branca indicando esta possibilidade. Isto , a transio ter em uma extremidade a seta preta indicando a direo da transio e na outra, a seta branca, indicando a possibilidade de se voltar cena de origem. O rtulo de uma transio composto de at trs partes (Figura 20): 1. pr-condies: condies que devem ser satisfeitas para que o usurio ou preposto possa enunciar a fala correspondente. So precedidas pela expresso pr:. Podem ser expressas em linguagem natural, atravs de expresses lgicas ou alguma outra notao de preferncia do designer. Por exemplo, pr: o usurio deve ter permisso para alterar o aviso. 2. uma ou mais falas do usurio ou do preposto do designer. No caso do usurio, trata-se do(s) enunciado(s) do usurio que causa(m) a transio. As falas do usurio so expressas no formato u:[fala do usurio]. Por exemplo, u:[confirmar alterao]. No caso do preposto, trata-se da(s) fala(s) que revela(m) o(s) resultado(s) de algum processamento do sistema que causa(m) a transio. As falas do preposto so expressas no formato p:fala do preposto. Por exemplo, p: erro - login inexistente. 3. ps-condies: condies que passam a ser verdadeiras durante a transio. So precedidas pela expresso ps:. Por exemplo, ps: login efetuado.
cena
Pr: pr-condio u: [fala do usurio] Ps: ps-condio

processo

Pr: pr-condio p: fala do preposto Ps: ps-condio

Figura 20: Representao de uma transio.

Algumas cenas podem ser acessadas (a conversa descrita na cena poder ocorrer) em qualquer ponto da aplicao, ou seja, a partir de qualquer outra cena. O acesso a estas cenas, chamado ubquo, marcado por uma transio que sai de uma cena preenchida pela cor cinza (por exemplo, o acesso a cena Efetuar login, na Figura 21). Se houver prcondies para se acessar a cena, deve-se indic-las na transio que d acesso cena (por exemplo, a pr:_login=F na transio que da acesso cena Efetuar login). Com freqncia, as possibilidades de interao, bem como o comportamento de cada cena, variam conforme o estado atual da aplicao. Quando isto ocorre, podemos definir signos de controle da interao cujos valores compem este estado. No exemplo da Figura 21, para poder acessar a cena Efetuar login, o usurio no pode estar logado no sistema (_login=F). Ao efetuar o login com sucesso, este signo de controle recebe o valor true (_login T), indicando que houve uma mudana de estado da aplicao. Estes signos de controle podem ser acrescentados tabela de signos descrita no Apndice A, com o tipo controle. Os signos de controle no necessariamente aparecero na interface, mas so necessrios para o entendimento e tomada de deciso da equipe de design

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

pr: _login=F u: [efetuar login]

u: [cancelar login]

Efetuar login p: sucesso ps: _login<-T

[fornecer dados de login]

u: [confirmar]

p: erro - login inexistente ou senha invlida ps: _login<-F

Figura 21: Parte do diagrama de interao referente tarefa Efetuar login.

A correspondncia entre cenas do modelo de interao e tarefas e metas do modelo de tarefas pode ser feita utilizando-se um retngulo de cor cinza representando a(s) tarefa(s) ou meta(s) que engloba(m) a(s) cena(s). A identificao desta(s) tarefa(s) ou meta(s) pode ser expressa no canto inferior esquerdo do retngulo (Figura 22). Este elemento utilizado para aumentar a rastreabilidade entre os modelos, facilitando a avaliao do impacto de mudanas corretivas ou evolutivas que possam ocorrer, bem como a manuteno da consistncia entre modelos, a cada nova verso.
Lerchamadasdos avisos [ordenaravisos] [mudardeseo]

B.1.AeB.1.B

Figura 22: Correspondncia entre tarefas/metas e cenas.

As possveis rupturas na comunicao usurio-preposto do designer detectadas na modelagem de tarefas (Apndice B) devem aparecer nas conversas projetadas pelo designer no modelo de interao. Por exemplo, o TRATAMENTO APOIADO: o critrio deve ser informado detectado na especificao textual da tarefa Fornecer critrio para uma busca, deve ser previsto em algum dilogo, como fala do preposto. Esta fala deve ser seguida por uma fala do usurio, que poder remediar o seu erro, informando um critrio. Novas rupturas na comunicao podem ser detectadas na modelagem da interao. As decises de design que so tomadas durante a construo do modelo de interao precisam, com freqncia, ser apresentadas aos usurios para sua apreciao. Para isto, pode ser necessrio gerar cenrios que reflitam as alternativas de soluo propostas, para facilitar a discusso com os usurios. Como complementao do diagrama de interao, necessrio definir em detalhes cada dilogo, incluindo os signos envolvidos, os tipos de elementos de interface

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

correspondentes (texto livre, escolha simples, escolha mltipla, rtulo, etc.) e informaes adicionais como obrigatoriedade de signos e presena de valores default. A partir deste detalhamento, torna-se mais direta a construo dos storyboards correspondentes a cada cena. Sendo assim, o diagrama de interao complementado com uma especificao textual. Os signos que aparecem na especificao textual do modelo de interao so os mesmos que esto representados no modelo de tarefas. Enquanto no modelo de tarefas eles aparecem ligados a uma tarefa, no modelo de interao eles aparecem como falas de usurio ou preposto, contextualizadas pelos dilogos e cenas que compem. A Figura 24 apresenta a especificao textual da cena Buscar Avisos (Figura 23). No dilogo [fornecer critrio], o signo envolvido critrio. Como este critrio ser fornecido pelo usurio, seu tipo definido como <texto livre>. Alm disto, obrigatria a informao deste signo pelo usurio. Na especificao textual isto representado da seguinte forma: <texto livre: obrigatrio>.

Buscar documentos avisos [informar critrios] [fornecer critrio] [escolher forma de [indicar busca apresentao] personalizada] [confirmar] U: [confirmar] Busca documentos

p:[nenhum aviso encontrado] Ps: _busca F

A.2 B.1.C

Figura 23: Soluo de interao para indicar resultado negativo de busca (nenhum aviso encontrado).
Cena: Buscar Avisos A [fornecer critrio] critrio? <texto livre: obrigatrio> B [indicar busca personalizada] busca_personalizada? <escolha simples: obrigatrio>

Figura 24: Especificao textual da cena Buscar Avisos.

O objetivo do modelo diagramtico de interao dar uma viso global aos designers do discurso interativo como um todo. A especificao textual fornece os detalhes de cada conversa. O modelo de interao facilita a reflexo do designer sobre suas tomadas de deciso, pois ele consegue se imaginar tanto no papel do usurio quanto no do seu preposto, ao projetar ou verificar as falas de cada um, nos atos comunicativos.

MOLIC

de Paula e Barbosa

maio, 2003

Parte do Modelo de Interao do Quadro de Avisos

Browser

u:[cancelarpostagem] pr:_login=T u:[postaraviso] u:[forneceURLda1apgina] ps:_busca<-F, _login <- F T.1 u:[indicarseo] Lerchamadasdos avisos [ordenaravisos] [mudardeseo] u:[confirmar] p:sucesso B.1.AeB.I.B u:[ler chamadas] Lertextodoaviso p: erro p: erro -tipo de critrio p:nenhum busca deve aviso deveser serinformado informado encontrado u:[indicaravisopara ps:_busca<-F ps:_busca<-F _busca<-F ps: lertexto(leiamais)]

u:[buscaravisos]

Buscaravisos [fornecercritrios] [indicarbusca personalizada]

Postaraviso

[fornecerdadosdo aviso] p: erro- faltade informaes obrigatrias

u:[confirmar] Buscaavisos

pr:_busca=T u:[resultados dabusca]

META C

pr:_login=T, _permisso=T u:[indicaraviso aalterar]

p:aviso(s) encontrado(s) ps:_busca<-T

pr:_login=T, _permisso=T u:[alteraraviso]

pr:_login=T, _permisso=T u:[indicaraviso B.2.2 aremover] pr:_login=T, _permisso=T u:[removeraviso] p:sucesso

Examinaravisos encontrados u:[lerdetalhes doaviso] B.1C

META B
Alteraraviso [fornecernovos dados] p:erro:faltade informaes obrigatrias

u:[confirmar]

p:sucesso Removeraviso

META D

u:[confirmar]

META E

You might also like