You are on page 1of 5

A Barraca

A barraca sua casa no acampamento


Existem atualmente vrios tipos de barraca, sendo sem dvida as melhores, as que possuem o assoalho impermevel, fixo as paredes. Isso assegura um perfeito isolamento da umidade do solo,e, quando a porta est fechada, impede a entrada de qualquer animal, at mesmo, insetos. A barraca, deve ser uma confortvel residncia durante o acampamento, deve ser colocada em lugar bem seco ou gramado, onde bata o sol da manh. Nunca a instale no capim alto, nem muito prximo a um rio, nem em lugar muito sombrio.

Dicas de como montar:

A montagem varia de acordo com o tipo de barraca. Os tipos mais comuns usados atualmente, podem ser montados pelo seguinte passos: 1. Desdobre a barraca, estendendo-a no cho. Verifique que suas portas estejam fechadas. 2. Crave os espeques que prendem o assoalho ao cho. 3. Monte a armao (varetas de vibra ou tubos) 4. Prenda a barraca nas varetas (normalmente umas tirinhas com ganchinhos) 5. Coloque o sobre-teto por cima da barraca, verifique o lado da porta, estique bem e coloque os espeques, sem bater muito. 6. Cave a valeta de drenagem, para o caso de chuvas fortes. 7. Fixe os espeques, firmemente no cho.

Barrac a tipo iglu

Barraca de alta montanh a

Barrac a suspen sa

Barraca canade nse

Algumas dicas

Os espeques devem sempre ser colocados a 45 de inclinao.

Na falta do espeque original de sua barraca voc pode improvisar, corte uma maderinha de + - 20cm afie a ponta e faa uma cava para o esticador

Cave a valeta de drenagem, para o caso de chuvas fortes. obs: A ponta do sopre-teto deve ficar em cima da vala, no esquea de fazer uma sada para a gua na direo do terreno mais baixo.

A Barraca para Alta Montanha Quando voc coloca sobre a mesa da sua casa uma garrafa recm tirada da geladeira, depois de alguns minutos ela comea a "suar", isto , o vapor d'gua presente no ar sua volta, por estar numa temperatura mais alta do que a da garrafa esfria-se ao entrar em contato com a sua superfcie externa e acaba se condensando. Quando voc coloca uma panela com tampa bem fechada, ainda morna, dentro da geladeira o metal da panela resfria-se rapidamente, todavia o ar dentro da panela esfria-se mais devagar. Enquanto houver essa diferena de temperatura entre o metal da panela e o ar que est dentro dela, o vapor d'gua presente no ar que est dentro da panela condensa-se e uma boa parte fica acumulada na superfcie interna da tampa. Agora imagine a seguinte situao anloga: Voc est acampado no alto de uma montanha, onde a noite costuma ser bem fria. Chega a hora de dormir, voc entra na barraca, fecha bem a porta para que no entre vento, entra no saco de dormir, apaga a lanterna e fecha os olhos. Depois de alguns minutos voc comea a perceber que est "chovendo" dentro da barraca e l fora o tempo est firme, com cu estrelado. "Chove"

tanto que molha o saco de dormir a ponto dele perder o seu papel de aqueclo, e voc acaba passando a noite acordado, com frio, "torcendo" para que o dia amanhea logo. Por que isso aconteceu? Porque voc estava dentro de uma barraca sem sobre-teto, ou seja s havia um nico pano de cobertura. O calor do seu corpo aqueceu o ar interno da barraca e como a superfcie interna do tecido da mesma estava a uma temperatura muito menor do que a do ar de dentro da barraca, houve ento a condensao do vapor d'gua na superfcie interna do tecido da barraca. Essa condensao grande porque o seu corpo permanece continuamente aquecendo o ar do interior da barraca. A partir de um certo tamanho, as gotas formadas desprendem-se da superfcie do tecido e caem formando a "chuva" interna. o mesmo processo que acontece quando se coloca uma panela quente com tampa dentro da geladeira. Como evitar essa "fria"? S v acampar numa montanha (ou em qualquer outro lugar que fique muito frio noite) se estiver com uma barraca com sobre-teto. O fenmeno fsico sempre vai ocorrer, todavia a condensao s acontece na superfcie do tecido mais externo. Observe a figura a seguir:

O ar aquecido pelo seu corpo passa pela tela do teto interno e entra em contato com a cobertura externa e acaba se condensando. Todavia quando as gotas caem elas entram em contato com a tela do teto interno (feita de malha bem fina) e escorrem pela parte externa da tela indo at o cho.

O volume de ar existente entre os dois tetos um isolante trmico; impede que a superfcie da tela se resfrie tanto quanto o tecido da cobertura externa, no havendo ento condensao nesta parte. O resultado do uso destes dois tetos que voc passa a noite seco, dorme bem e acorda tranqilo e bem disposto no dia seguinte.

You might also like