You are on page 1of 4

Projeto Jogos e Leitura

Academicas: Eglem de Oliveira Passone, Glauce H. Rose Adriana Coordenadora: prof. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda Apoio: Dilma

Introduo:
Durante o processo de alfabetizao, os jogos so agentes fundamentais, onde por intermdio do ldico desperta no discente saberes a cerca da lgica do funcionamento da escrita, intercalando aprendizagens j realizadas com novos conhecimentos. No entanto necessrio a mediao do docente, criando situaes nas quais os discentes possam sistematizar aprendizagens. Nesse sentido afirma Kishimoto (2003, pp 37/38): A utilizao do jogo potencializa a explorao e construo do conhecimento, por contar com a motivao interna, tpica do ldico, mas o trabalho pedaggico requer a oferta de estmulos externos e a influncia de parceiros bem como a sistematizao de conceitos em outras situaes que no jogos. Dessa forma cabe ao docente mediar e selecionar recursos didticos em detrimento dos seus objetivos, avaliando se tais recursos est de fato contribuindo para o aprendizado do discente.

Objetivo Geral:

Adquirir domnio da base alfabtica, atravs do trabalho ldico despertando o prazer pela leitura.

Objetivo Especfico:
Trabalhar com jogos , motivando o potencial individual do discente para

aprendizagem da lngua, assim como, pela sua dimenso ldica, possibilitando o desenvolvimento humano.

Metodologia:
Analisar o nvel de conhecimento dos discentes. Seleo dos jogos que sero utilizados e trabalhados. Formao de grupos para esclarecimento das regras e objetivos dos jogos. Execuo dos jogos selecionados. Observao e registro dos avanos e dvidas dos discentes durante o desenvolvimento do jogo, para possveis replanejamentos. Leitura de livros . Atividades complementares, visando o raciocnio.

Coletnea dos Jogos:

Batalha de Palavras: Reconhecimento e identificao de slabas. Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, sobretudo os que precisam perceber que a palavra constituda desenvolvendo a conscincia fonolgica. de significado e sequncia sonora,

Trinca Mgica: Compreender que as palavras so compostas por unidades sonoras. Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, sobretudo os que precisam perceber que a palavra constituda de significado e sequncia sonora, desenvolvendo a conscincia fonolgica.

Bingo da Letra Inicial: Compreender que as palavras so compostas por unidades sonoras. Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, que ainda no compreendam todos os princpios do sistema alfabtico de escrita.

Palavras dentro de Palavras: Compreender que as palavras so compostas por unidades sonoras menores. Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, que ainda no compreendam todos os princpios do sistema alfabtico de escrita.

Bingo dos Sons Iniciais: Compreender que as palavras so compostas por unidades sonoras que podemos pronunciar separadamente.

Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, sobretudo os que precisam perceber que a palavra constituda de significado e sequncia sonora.

Caa-rimas:

Comparar

palavras

quanto

semelhanas

sonoras

Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, sobretudo os que precisam perceber que a palavra constituda desenvolvendo a conscincia fonolgica. de significado e sequncia sonora,

Dado Sonoro: Identificar a slaba como palavras orais. Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, sobretudo os que precisam perceber que a palavra constituda de significado e sequncia sonora, desenvolvendo a conscincia fonolgica.

Mais Uma: Compreender que as slabas variam quanto ao nmero de letras. Pblico-Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, mas no compreendam ainda alguns dos princpios do sistema.

Troca Letras: Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes.

Pblico-Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, mas no compreendam ainda alguns dos princpios do sistema.

Bingo

Letra

Inicial:

Conhecer

nome

das

letras

do

alfabeto.

Pblico Alvo: Alunos em processo de alfabetizao, que ainda no compreendam alguns princpios do sistema alfabtico de escrita.

Quem Escreveu Sou Eu: Consolidar as correspondncias grafofnicas, conhecendo as letras e suas correspondncias sonoras. Pblico Alvo: Alunos que estejam em processo de alfabetizao, que j tenham consolidado algumas correspondncias grafofnicas.

Justificativa:
Tendo em vista a alfabetizao, os jogos alfabetizadores atuam como poderosos aliados durante o processo de reflexo a cerca do funcionamento do sistema

alfabtico. O uso dos jogos de alfabetizao apresentados visa, portanto, gerar oportunidade para que os discentes atuem como sujeitos da linguagem, dentro de um contexto reflexivo, atravs da explorao da leitura, sendo mediado pelo docente, onde o mesmo proporciona intencionalmente, oportunidades para que o discente aprenda de fato sanando todas as dvidas surgidas.

You might also like