You are on page 1of 4

Pgina 1 de 4

ORIENTAES PARA ELABORAO DA ATIVIDADE VIRTUAL 01


DISCIPLINA DO EIXO HUMANSTICO ISCIPLINA
Prazo final para Postagem pelo(a) ALUNO(A) Prazo final para Feedback e Lanamento de Notas pelo(a) TUTOR(A)

CONJUNTURA ECONMICA
1 verso: At 07 de setembro/12 (s 23:55) Verso Final: At 17 de setembro/12 (s 23:55) 1 verso: Feedback at 07 dias aps o PRAZO FINAL, ou seja, como o prazo final 07 de setembro/12, o tutor dever corrigir e dar o feedback at 14 de setembro/12. Verso Final: Feedback e Lanamento de Notas at 10 de outubro/12.

1) O trabalho dever ser feito em grupos de, no mximo, trs componentes. 2) 3)


INSTRUES DO(A) PROFESSOR(A) Portanto, possvel tambm realiz-lo individualmente ou em duplas, caso haja dificuldade em formar o grupo. Os nomes dos alunos do trio/dupla/individual devem constar no arquivo, sob pena de algum aluno ficar sem nota, entretanto apenas um aluno deve postar a atividade do grupo. O arquivo deve ser postado no formato WORD. No sero aceitos outros formatos. O envio dos trabalhos deve ser feito sempre pelo AVA. No ser aceito o envio de trabalhos por e-mail nem dos tutores e muito menos do professor. Leia as aulas disponveis em seu mdulo e faa consultas nas referncias indicadas no plano de ensino. Somente com o mdulo voc no vai conseguir responder plenamente a esse exerccio. Para embasar suas respostas, utilize as aulas 01, 02, e 03, alm de outras fontes. Utilize a ABNT (Valor 1,0). Faa uso dos seguintes elementos: Pr-textuais: CAPA (nome da Instituio, curso de formao, nome do aluno, local e data). Textuais: para a fundamentao terica, caso utilize CITAES. Ps-textuais: liste as referncias utilizadas, seguindo as normas da ABNT.

4) 5) 6)

FRUM PONTUADO COMPLEMENTAR

No haver Frum Avaliativo Pontuado.

a) A postagem da Atividade Virtual de inteira responsabilidade do


aluno/dupla/trio/equipe e necessita ser realizada dentro do prazo estabelecido, no AVA da disciplina correspondente, no link destinado a cada Atividade Virtual e no formato (Word, PDF, Power Point etc) solicitado pelo Professor. b) Quando a Atividade Virtual no for individual, apenas 01 aluno deve post-la no AVA, mas os demais alunos devem acompanhar todo o processo, pois so coresponsveis por todos os itens descritos no item acima. c) O nome de todos os integrantes deve constar no arquivo, sob pena de algum aluno ficar sem nota. Em nenhuma hiptese ser permitido incluir outro nome aps a postagem da Atividade Virtual no AVA. d) Configurao de plgio (cpia sem referenciar autor e obra, de acordo com a ABNT) levar o aluno a ter sua atividade zerada. Utilizar o "Manual de Normalizao para Trabalhos Acadmicos", que est disponvel no site da Unifacs: http://www.unifacs.br/main/biblioteca/biblioteca.aspx? s=SONLINE&p=SONLINE e) Mesmo que estudem juntos, a atividade de um aluno/dupla/trio/equipe NO poder ser igual de outra. No esqueam que seu tutor virtual estar sempre disponvel para elucidar suas dvidas de forma mais direta. Liguem para 3535-3135 (plo Camaari) ou 0800-2840212 (outros polos) e peam para transferir para o ramal dela. Verifiquem o dia do planto do(a) tutor(a).

ORIENTAES DA COORDENAO DE CURSO

PLANTO DO(A) TUTOR(A) WEB

Pgina 2 de 4

Pgina 3 de 4

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAO

GEMILTON DOMINGOS DE ASSIS LUCILENE PITANGA SOARES RODRIGO CERQUEIRA REIS

SALVADOR 07 DE SETEMBRO DE 2012

Pgina 4 de 4

QUESTES DA ATIVIDADE VIRTUAL (Reserve um mximo de 8 linhas para cada resposta)

1) De acordo com a Aula 1 do mdulo, o consumidor tende a maximizar sua satisfao no processo de demanda e oferta de bens. Explique seu entendimento sobre essa afirmao. (Valor: 3,0) O objetivo do consumidor maximizar o seu nvel de satisfao na realizao da aquisio dos bens e servios almejados. Estabelecendo um teto mximo para os preos que podem arcar pelos bens e servios no mercado. Assim h uma delimitao dos preos mximos que sero praticados, sendo regulado pela lei da oferta e a lei da demanda. O consumidor tem o livre arbtrio da escolha, que se limita ao seu poder de compra. 2) Ainda de acordo com a Aula 1 do mdulo, o produtor tende a maximizar seu lucro. Explique seu entendimento sobre essa afirmao (Valor: 3,0) O objetivo do produtor maximizar os lucros dos bens e servios ofertados ao consumidor. Os lucros so resultantes da diferena entre a receita total e os custos totais (Lucro = receita total custo total). Os produtores determinam um preo mnimo dos bens e servios ofertados de acordo com os seus custos. Os lucros obtidos podero sofrer variaes em funo da lei da oferta e a lei da demanda que regular o mercado.

3) A Aula 2 do mdulo discorre sobre oferta, demanda e estruturas de mercado. Na aula 3 j temos a oportunidade de estudar sobre um importante tema macroeconmico Inflao. Existe alguma ligao entre as estruturas de mercado e alguma causa de inflao? Comente sua resposta. (Valor: 3,0) As estruturas de mercado tm um papel preponderante para o equilbrio do mercado entre a demanda e oferta de bens e servios. Quanto mais competitivas so as estruturas de mercado (Concorrncia perfeita) haver um maior poder de demanda do consumidor. Por outro lado, quanto menos competitivo (Oligoplios e monoplios) haver maior poder dos produtores. O desequilbrio nas foras de mercado entre demanda e oferta ter como causa aumento de preos, ocasionando a inflao, que pode ser caracterizada pela inflao de demanda (Excesso de demanda) e a inflao de lucros (Oligoplios e monoplios).

ATENO: Ser pontuada a utilizao adequada das Normas ABNT (Valor: 1,0).

You might also like