You are on page 1of 11

Humaniversidade Holstica

PRTICA DE DO-IN

Alameda dos Guaramomis, 1055 - Moema So Paulo SP - Cep: 04076-012 Tel: 5055-0880 Fone/Fax: 5055-2800 Site: www.humaniversidade.com.br E-Mail: humaniversidade@uol.com.br
Humaniversidade formando voc um dos melhores terapeutas do planeta!

Sumrio
Matria: Pgina:
02 03 05 06 07 07 08 09 09

Prtica de auto massagem_________________________________ Sugestes para uma prtica completa________________________ Rosto ________________________________________________ Cabea_______________________________________________ Nuca e ombros, costa e coluna_____________________________ Cccix e sacro________________________________________ Lombar, torcica, cervical, abdome________________________ Trax ________________________________________________ Braos, mos, plvis, coxas, pernas e ps ____________________

Escola de Iluminao e de pessoas que fazem algo ao prximo.

Humaniversidade Holstica

DO-IN Prtica de Auto Massagem


Lugar De preferncia, realize sua prtica sempre no mesmo lugar. Escolha o lugar mais tranqilo e ventilado de sua casa. Se quiser, acenda um incenso. Horrio aconselhvel praticar Do-In de manh em jejum. O corpo ser completamente despertado e a sonolncia, que por vezes se prolonga o dia inteiro, ser eliminada. Se voc dispe de pouco tempo, acorde 1 hora mais cedo, pois a prtica do Do-In substitui com vantagem 1 hora de sono. A srie poder ser repetida tardinha, para eliminar as tenses do dia. O importante fazer sempre. Cuide de voc, no adie. Posio De preferncia sente-se na posio seisa, formando uma cadeira com seus ps. Esta posio estimula os meridianos e os pontos situados nas pernas. Se voc no conseguir mant-la, sinal de que tem muita gua nas pernas, ou seus rgos esto dilatados. Outras posies alternativas: meio ltus, de p, sentado, ou mesmo deitado, para pessoas doentes. No comeo, a prtica pode parecer um pouco confusa, mas depois, voc vai se acostumando. Intensidade Se voc est cansado, faa um Do-In leve, com manipulaes, presses e palmadas superficiais (tonificao). Se voc est com energia em excesso, devido a excesso de alimentao e uma vida sedentria, faa um Do-In profundo (sedao). Essa prtica de Do-In preventiva nvel de sade e tem tantos benefcios, que seria impossvel enumer-los. Faa e comprove!

Tcnicas de Manipulao
As manipulaes utilizadas no Do-In so constitudas de sete manobras bsicas: 1. Frico 2. Presso - Presso contnua ou repetida com as unhas, ou pontas dos dedos, precisamente nos pontos de energia. 3. Percusso - Com as pontas ou ndulos dos dedos ou mos espalmadas. 4. Toro e amassamento. 5. Beliscamento beliscar e sacudir a pele em certas reas especficas, ou seguindo o meridiano no sentido do fluxo da energia. 6. Massagem Linear - com a ponta dos dedos unidos, percorrendo o meridiano no sentido do fluxo da energia.

7. Agitao sacudir mos, braos, pernas, ps, cabea ou corpo inteiro, para eliminao.

Humaniversidade Holstica

Sugestes para um prtica completa de Do-In (assuma a responsabilidade por seu corpo)
Prtica 1
1. Esfregar as mos e os pulsos (mos acima dos olhos). 2. Com a mo fechada, golpear a face interna dos braos, do ombro at a mo. 3. Massagear toda a extenso do antebrao interno do cotovelo ao pulso. 4. Massagear as mos e os dedos (amassar, puxar, estalar). 5. Massagear o dorso da mo com a ponta dos dedos, no sentido do brao. 6. Massagear a face externa do antebrao, do pulso ao cotovelo. 7. Com a mo em concha, envolver e amassar a face externa do brao, do cotovelo ao ombro. 8. Apertar e amassar repetidamente a rea dos ombros. 9. Encolher fortemente os ombros e solt-los, relaxando-os. 10. Mos em concha superpostas, envolver e amassar a nuca. 11. Com os polegares massagear forte e repetidamente a base do crnio, das orelhas ao centro da nuca (os dedos apoiam no alto da cabea), dem em torno das orelhas. 12. Golpear a cabea com a ponta dos dedos. 13. Com a ponta dos dedos em rotaes, massagear a cabea do centro para os lados 14. Puxar repetidamente os cabelos. 15. Girar a cabea para os lados, para trs e para frente. 16. Com as pontas dos dedos, massagear a testa, do centro at as tmporas. 17. Com as pontas dos dedos, bater levemente na testa, do centro at as tmporas. 18. Beliscar as sobrancelhas do centro para fora. 19. Com o polegar e o indicador, pressionar o centro interno dos olhos, manter a presso por 10 seg., depois puxar a mo aberta para a frente do rosto. 20. Com os polegares pressionar as tmporas, massagear em torno dos olhos, de dentro para fora, com o lado interno da 2 falange do indicador. 21. Mover os olhos para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, gir-los no sentido horrio e anti-horrio. 22. Pressionar fortemente a base das mos sobre as plpebras cerradas, enquanto se projeta os olhos para fora. 23. Beliscar repetidamente as plpebras superiores. 24. Esfregar as mas do rosto para cima e para baixo. 25. Apertar, esfregar e massagear o nariz da base at a ponta.
Humaniversidade Holstica

26. Inspirar, cerrar e apertar os lbios fortemente, abrir amplamente a boca e expirar. 27. Massagear fortemente a raiz dos dentes com as pontas dos dedos. 28. Rodar e friccionar a lngua na parte externa das gengivas e no cu da boca. 29. Puxar o lbio superior para os lados e sacudi-lo. 30. Pressionar fortemente em baixo do queixo com os polegares. 31. Massagear profusamente as orelhas. 32. Bater nas orelhas para frente, dobrando-as contra o rosto. 33. Deslizar suavemente os dedos nos lados da cartida, de cima para baixo. 34. Massagear toda a extenso do osso externo. 35. Com as pontas dos dedos, massagear em torno dos seios. 36. Com as mos em garra envolver e girar os seios para fora. 37. Esfregar as mos nos lados do trax. 38. Uma mo acima e outra abaixo do umbigo, mov-las uma contra a outra, movendo a pele para os lados. 39. Mos superpostas sobre o umbigo, gir-las no sentido horrio, expirando pela boca. 40. Pressionar e massagear toda a extenso do osso pbico. 41. Pressionar e massagear em torno dos genitais e do nus. 42. Com as mos fechadas, bater nas costas de cima para baixo. 43. De joelhos, bater nas ndegas com as mos fechadas. 44. Esfregar fortemente a rea renal. 45. Bater nas coxas com as mos fechadas de cima para baixo na face externa e de baixo para cima na face interna. 46. Envolver o joelho com as mos e, com a ponta dos dedos pressionar repetidamente em torno da rtula. 47. Com a palma das mos, apertar repetidamente os lados da batata da perna. 48. Com a palma da mo esfregar a face externa da perna, do joelho ao tornozelo. 49. Com as pontas dos dedos massagear a face externa da perna, do joelho ao tornozelo. 50. Com os polegares massagear a face interna da perna, atrs da tbia, do tornozelo ao joelho. 51. Envolver o tendo de Aquiles com o polegar e os 4 dedos; beliscar e massagear a rea. 52. Bater com os calcanhares no cho. 53. Massagear o topo dos ps no sentido dos dedos.
Humaniversidade Holstica

54. Esfregar o topo, os lados e a planta dos ps. 55. Massagear, detalhadamente, as reas de reflexo na planta dos ps. 56. Amassar, puxar e estalar cada dedo do p. 57. Dar pequenos tapas nas plantas dos ps. 58. Viva um dia absolutamente saudvel e cheio de energia. No tenha preguia. Cuide de sua sade. (Essa prtica foi retirada do Curso de Do-In de Juracy C. Canado, um timo profissional que ministra, com certeza, um dos melhores cursos de Do-In do planeta).

Prtica de Auto Massagem


Um presente prtico da Humaniversidade Holstica para voc, nosso aluno.

Preparativos
Iniciar sentado, costas eretas, posio cmoda.

Concentrao com os olhos fechados, respirao calma. Afastar pensamentos e voltar a ateno para si mesmo. Atritar as mos e voltar a ateno para elas (mos).

Rosto
Frico linear ou circular na mandbula, gengiva e glndulas salivares.

Seguir o desenho interno das orelhas, com as pontas dos indicadores.

Tampando os ouvidos por 10 segundos (presso sobre o trago). Deslizar os oitodedos pela testa, quatro para cada lado; friccionar as tmporas com movimentos circulares.

Humaniversidade Holstica

Presso sobre os pontos: canto interno da rbita ocular (B1), canto externo da rbita ocular (VB1), encontro das sobrancelhas (ponto extra), final das sobrancelhas (TA23).

Massageando com cuidado os globos oculares, com presso suave sobre as plpebras.

Deslizando pelas vertentes do nariz e saindo lateralmente sobre o zigomtico.

A Cabea
Friccionar com a polpa dos dez dedos o couro cabeludo.

Tamborilar o couro cabeludo com os ns dos dedos.

Pressionar abaixo da caixa craniana, acima dos msculos que ladeiam a coluna cervical, no Ponto (VB20).

Humaniversidade Holstica

Nuca e ombros
Pinando os msculos da nuca, da cabea para baixo (repetindo); Pinando os ombros do centro para as laterais;

Pinar com uma das mos o ombro oposto, enquanto giramos o ombro, 360 - repetir do outro lado da mesma forma.

Costas e coluna
Elevar os braos e dobrar para trs, caminhando com as mos para baixo (partindo dos ombros em direo cintura);

Unir as mos s costas, uma por baixo e outra por cima, e flexionar o tronco para frente expirando. Repetir trocando os braos.

Cccix e Sacro
Com as pernas dobradas girar a base da coluna (como mata-borro), para cima e para baixo, e lateralmente, deitando as pernas at tocar com os joelhos no cho.

Humaniversidade Holstica

Lombar
Segurar os joelhos com as mos e aproximar os mesmos do tronco, soltando o ar, enquanto a coluna lombar, o toque de cada vrtebra no cho.

Torcica
Ps no cho, pernas flexionadas, elevar o quadril e abaix-lo lentamente, soltando o ar enquanto solta o quadril, sentindo o contato do cho.

Cervical
Para esta parte da coluna h duas opes, dependendo das condies da pessoa: 1 opo: apenas elevar a cabea do cho, girando lentamente, soltando o ar e baix-la tambm lentamente (tocando com os dedos nas vrtebras cervicais).

2 opo: (apenas para os mais flexveis) elevar as pernas e o quadril do solo, apoiando com as mos no quadril, e os cotovelos no cho, movimentar lentamente as pernas aumentando e diminuindo a curvatura cervical.

Abdome
Iniciar em decbito dorsal, com as pernas flexionadas e os ps no cho. Com a ponta dos dedos massagear o intestino grosso, subindo pela direita, seguindo o clon ascendente, atravessar para a esquerda, seguindo o clon transverso e descer pelo clon descendente. Repetir 3 vezes esta seqncia lentamente e com a musculatura abdominal solta.

Escolher 8 pontos volta do umbigo, (traando duas cruzes) e pression-los com o polegar, no sentido horrio para os intestinos normais ou presos, e no sentido anti-horrio para os intestinos soltos.

Humaniversidade Holstica

Trax
Massagear com a ponta dos dedos os espaos intercostais, do centro do peito (timo) para as laterais, sentindo todas as costelas.

Braos
Iniciar com percusso de mo fechada na parte interna do brao, desde o ombro at a mo, com a palma da mo do brao massageado, para cima;

Voltar percutindo na face externa do brao at o ombro (repetir 3x). Tocar com ateno as articulaes: ombro, cotovelo, pulso. Terminar deslizando e friccionando rapidamente o brao e antebrao (seguindo a corrente de energia conforme descrio acima).

Mos
Iniciar atritando bem as palmas e dorso das mos, massagear os dedos prestando ateno nas articulaes de cada falange, carpo e metacarpo.

Plvis, coxas e pernas


Deitado em decbito dorsal, unir os ps pelas solas e afastar os joelhos, levantando-as at a plvis, massagear com ateno toda musculatura, ossos e tendes, observando dores e desconfortos.

Humaniversidade Holstica

Sentar com os ps unidos e joelhos afastados, massageando a curvatura dos ps.

Depois percutir desde o calcneo at o alto das coxas, com as mos fechadas e movimento ritmado; sempre dos ps para o quadril, pela parte interna da perna e da coxa. Repetidamente. Ainda sentado unir os joelhos, com os ps no cho, percutir pelo lado externo da coxa e perna; sempre do quadril para o p. Repetidamente. Dar ateno aos joelhos e tornozelos, tocando atentamente estas articulaes.

Ps
Massageie bem a sola e superfcie dos ps com os polegares, pressionando cada ponto. Percutir com a mo fechada sobre o calcneo, depois com a mo aberta toda a sola do p.

Trabalhar os artelhos com o mesmo cuidado que os dedos da mo e de forma semelhante.

O dorso do p trabalhado seguindo os espaos entre os metatarsianos.

Extrado do livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregsilo Presidente da A.M.OR. Professor Armando um dos mestres de massagem de Otvio Leal e Diana Prem Zeenat. algum que fez e faz para as terapias orientais.

Humaniversidade Holstica

10

You might also like