You are on page 1of 1

Fsica e Qumica A Ano 2 Curso Cientfico - Humanstico de Cincias e Tecnologias Movimentos na Terra e no Espao: Viagens com GPS ESCOLA

A SECUNDRIA DA QUINTA DAS FLORES Ficha de Trabalho n. 1 NOME: ___________________________________________________ 11. Ano Turma C N. ___ 1A. B. C. D. 2Das afirmaes que se seguem, indica as Verdadeiras e as Falsas. Os satlites do sistema GPS tm um perodo igual ao perodo de rotao da Terra em torno do seu eixo. Para determinar a localizao exata de um recetor superfcie da Terra so necessrios 4 satlites. O sistema GPS constitudo por uma rede de 24 satlites. Cada satlite do sistema GPS emite, a intervalos de tempo regulares, sinais dentro do domnio dos infravermelhos. As coordenadas dadas por um recetor GPS so: 18,35E, 36,45N. Seleciona a opo que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respetivamente. O lugar onde est colocado o recetor GPS situa-se no hemisfrio ______(a)______ e encontra-se a _____(b)________ do semimeridiano que passa por Greenwich. (A) sul ... ocidente (B) sul ... oriente (C) norte ... oriente (D) norte ... ocidente 34Um sinal proveniente de um satlite GPS demora 75,0ms a chegar ao recetor. Calcula a distncia do recetor ao satlite. Dois observadores A e B escolhem referenciais diferentes para estudar o movimento de um automvel num determinado intervalo de tempo.

4.1 4.2 4.3 5-

Quais as coordenadas de posio do centro de massa do carro no incio e no fim do intervalo de tempo considerado em cada um dos referenciais? Determina o valor algbrico do deslocamento em cada um dos referenciais. Determina o espao percorrido em cada um dos referenciais.

Uma partcula P1 descreve uma trajetria circular, de raio 2,0 m, partindo da posio A, no sentido indicado na figura 2A. Uma outra partcula, P2, que descreve uma trajetria retilnea coincidente com o eixo dos xx, parte da posio A, atinge B e, em seguida, desloca-se para a posio C (figura 2B).

5.1 5.2 5.3-

Representa nas figuras 2A e 2B o deslocamento de cada partcula, para o percurso de A at C. Considera a partcula P1. 5.2.1Determina para o percurso de A a B, o mdulo do deslocamento e a distncia percorrida. 5.2.2Para uma volta completa determina o mdulo do deslocamento e a distncia percorrida. Para o percurso total da partcula P2, determina o valor algbrico do deslocamento e a distncia percorrida.

BOM TRABALHO!
Ano Letivo 2012/2013 Catarina Santos

You might also like