You are on page 1of 57

Conexes Poticas

Douglas Terra Preta

Expediente
Galo da madrugada, soando intermitente Copo de caf, nada de aguardente O po com manteiga, potinho de alumnio A reserva de almoo j nas mos Mos que calejam, sob sol e chuva Atividade mental, labor de suplcio Denso, leve, dentro de projees Condies de contraprestao Quatrocentos e oitenta minutos, todo dia Ou vinte e oito mil e oitocentos segundos Tempos iguais a todos, em uns, alegria Em outros, pacincia disposta na porta dos fundos Mas, diga-se de passagem O nibus lotado: que viagem! Mas convenhamos a facilitao: Sexta-feira, nesta semana, tem feriado.

guas De Dunas
Fostes tu apenas uma iluso em minha vida? Acaso meu Ter feito promessas perdidas? Sers tu uma mulher de alma corrompida, Sem ter ao menos uma virtude garrida? So aps trs montanhas lenis maranhenses Onde areia e gua se misturam, Mil verbos aqui se conjugam, E minha solido a mrito de atrao circense? Maravilhosos lenis, mesclas de opostos Deserto e mar a se encontrar Insegurana e confiana a me atormentar Ser assim que me abordam teus belos olhos Somente belos, mas frios e engenhosos Que aos meus, como faris, fao apostos? - No seja assim, mente fraca, cruel e desalmada No torne para mim idias malvadas! ... Veja o quanto aquele par de olhos lhe fez bem Fez voc mudar, tornar-se algum Venha corao dominar a minha vida, Mesmo ela no sendo minha, seja sempre por mim querida E os lenis maranhenses, belezas com intuitos de aflio Sejam palco dum Amor cheio de disposio

A Alma No Tem Limites


Um dia a Alegria ir voltar em nossos coraes O vazio aos poucos veio a nos distrair No se aquiete, amor, no estamos a nos iludir: So mais do que palavras demonstrar nossas emoes Mostra-me amor o sentido da palavra Amor Que possamos entend-lo sem nenhum receio Pois que um milho maquinam sobre ns um freio Que viver nesta Verdade nos ser em terror Nem seis quilmetros podem pensar em nos separar Pois que distncias hemos de superar! O longe para ns sinnimo de perto E as palavras, se reprimirem; nossos olhos estaro abertos Voc para mim, parceira de minha Vontade Atravesso vales e em campos de conflito Com a impresso de que a mim ests a pensar E eu para ti, companheiro de tua Simplicidade Abres um discreto sorriso, mesmo de esprito aflito Sorriso este, chave para eu nunca desanimar No deixemos nunca nos atravessar a maldade Pois nossa Perseverana toma-se num corpo invicto Sustenta ela com vigor para juntos nos continuar...

Prolas De Esperana
Dizia eu a Vida no tinha sentido Escondido entre as sombras de horrendo terror Uma beleza que a altura dos olhos fica escondida Mas que em grande simpatia converte-se em Amor Pequena de tamanho, grande de corao Alegria como nunca se viu igual E um simples olhar de compreenso A tristeza, ao olhar para ti, no tem coragem de causar mal Pois seu Esprito de motivao E sua fora de Vida fenomenal Mesmo que a insatisfao me tome, devo continuar Pois que tenho Ele comigo Hoje o fao meu amigo E voc querida, nas asas da minha Vida, longe ir voar

Pginas de Esmeralda
Veja, entre os pncaros no gradiente anil-alvo a mensagem que sua Mensageira lhe diz: Uma face que no lapso da memria v entravo, face esbelta, Letras seu chamariz. - Eis o reconhecer, ddiva da existncia, movimenta-se sobre o mbito da providncia autnoma em culturalmente prosperar. - Presena upbeat, beleza reservada, eis que seu profissionalismo deixa pasmo: Minhas Letras j no so abismo, Prs dela, singela Poeta, ser valorizada. - E ao Carinho que por ela desenvolvo, um primeiro pedido, mas fao renovo: Corresponda esta resposta posso esperar.

Poesia Por Um Desapaixonado


Eis que fantasmas antigos ressurgem E neles uma simples convico: Que amores antigos declamam e aturdem Um clamor antigo sob frieza no corao. No h mais conversas ideais Nem rosas oferecidas sob as varandas de noite quente Nem cartas de aroma perfumado. O medo da Paixo efervescente Do sucesso inconveniente, da busca em estar frustrado Da tosca realidade, das cores alegres irreais Uma pergunta que uma Mensageira a mim emite Hiptese posta mesa, condio de interrogao: Sero as lindas Bolotas, a lascvia, chamando a mim, efusiva As Paixes de ontem prenunciando meu amanh? Eis que o momento presente, Evidencia, vido, um fato: No h canes romnticas vindas das entranhas Do recncavo da alma, supressa pelo maquinal Pergunto-me, convenientemente, a causa primeira, Descartes e os existencialistas que me ajudem: Ser a razo tomando posse deste frgil corpo? Corpo que no chora, mas devaneia A oportunidade de se largar no porto, Dos que se relacionam e se compreendem. Irm de Cupido, rebento de Afrodite, Eis que a questo, pergunto, insiste? Ser o passado uma marca permanente, O presente, um retorno s origens?

Pois que a razo, esta sbia Sofia Concorda contigo, razo subjetiva radiante: Como outro mensageiro andarilho, em profuso Diz dos opostos e dos dispostos tese conclusiva? Eis que h paixes que o passado jamais apagou: Os cabelos de Chanel que um fantasma tenebroso levou, Os olhos de Carvalho que um ato impensado afastou, E tantas mais desventuras incontveis, neste tempo que voou. Diz-me ento, Mensageira, que incitou esta questo: Ser um corao querendo sair desta geleira, A buscar para si uma companheira, A fim de to-somente dirimir a solido? Ou ser uma prfida mente, Colocando em papel para que impressione todo tipo de gente? Mensageira, Cupido, Afrodite, Sofia, O que digo agora, que antes diria? Eis que, por fim, nesta carta, Surgem detalhes que convm ao mundo contar, Pois que esta situao tem que findar, Em mais ou menos data: Um clamor antigo sob frieza no corao, Em amores antigos, que declamam e aturdem E neles, uma simples convico: Eis que um fantasma antigo ressurge.

O Adeus Mensageira
Eis que, por desatino situao, No encontro mais caseira recepo. A Mensageira que me dava suporte, Esvaiu-se, sem perguntar o quanto isso importe Prima, pela sua condicional conduta, Que compunha uma firme posio: Direcionava seus conselhos ajuda, Do crescimento pessoal da realizao. Conduzia breves atitudes louvveis, Reluzia luz da razo, Buscando, das coisas a significao, Em tons de conversa agradveis. Enfim, venho a me contentar Em postura resignativa, amiga Que encontrava, na Mensageira, a comentar, Do meu futuro, o qual sucesso abriga.

Sinais De Desalento
Descontente, inerente ao meu sinal vermelho, contenho, intil e vo esforo, comboro na conscincia inconsciente. Mal h nessa fora fugaz, assaz cruel, tensa, intensa, compensa em si teu sorriso, que viso, reviso e me diviso. Qual tormento faz-me assentir, em vir e encarar-te, Simpatia, faria em mim, confuso, difuso, danao, meu extinguir. Diz-me, suplico, Mensageira, primeira ou derradeira, que se sucede, concebe em mim esclarecimento, desalento que toma posse certeira.

10

Enigma Cristalino
Saudade sempre presente, que a Penlope de olhos cristais, na magnfica aurora condizente, surpreende sempre, mais e mais Onisciente nostalgia que uma Nova Mensageira testemunharia: contradiz, v, se aglutina? Dividido, na esquizofrenia sentimental dos momentos alegres e tensos, da presena essencial, ausncia ocasional, do consciente apreo e singelos consensos. Consciente tormento: que mal h de consentir neste intento, na Paixo? No Amor? Em que se atina?

11

Acrsticos de uma Sincera Amizade


(Em razo de uma amiga especial) Entre os diversos desvarios de viver lembro-me daquele ombro hospitaleiro este ombro, que no canta a mim hinos onde mais quero companheira derradeira Nunca pedi de ti, Simpatia, votos de honra, odes, paixo, suspiros, carcia, dever, ressoa de ti, num descompromisso derradeiro Amizade, irmandade, louvores a menos. Evoco, portanto, iluminada amiga: Leve estas palavras sem pretenso. Elas no so os desvarios tresloucados, opresso destruidora ou outro ardil. No se deixe persuadir de mim, como vil ocaso no faa de seu alegre vero, responder essa missiva, no ma diga: anonimato, vigia este cuidado. Combinados?

12

Para uma Amiga Candanga


Revejo-me, ante postura complacente Numa amiga benquista, alma condizente, Candanga morena, versos da modernidade, Que diz de seus intentos, poetisa da mocidade? Inerte, nesta selva de pedra, Aventura-se entre edifcios e relva, A existncia acadmica se prontifica. Que cobia, no entanto te aflige? Eu? Tambm cobio? Favor, me corrige Encontrai-me aquele que te considera, As afinidades, vicissitudes que almeja. Candanga morena, numa selva de pedra, Estandarte paulista, descanso se entrega, Olmpico em misso, oportuno glorifica.

13

Correspondncia
Pena eu ser um dileto notvago e te admirar feito a um voyeur desejo? Paixo? Amor? Sentimento ambguo a coragem no parece suplantar a dor. Por ti, seus cachos dourados refletem algo discreto, em si seu afago secreto, em mim haver em comum concretos contatos? Temo, portanto, esse desvanecimento: verdade: h a um rudo frentico, primitivo, ostentoso Pretendo, nesse efmero acontecimento nobre, suave, quase onrico compor meu desatino glorioso.

14

Urbanoide
Gotas de chuva caem sobre o poente entre rostos distintos, enlevados confusos mpetos, gotas de terra quente, h um frescor de gratos condados Respira, produtivo revigorar vivaz no antro do silncio absorto onde a confuso entre si fugaz rechaa o conforto, proposto conforto Vivo e incrvel! Harmonia dinmica quadros vivos, distantes dos sbrios rostos invictos nos seus terrenos intentos, mecnica insossa e fosca, no vislumbram bons gostos... E a anmica disposio, consumida em seu contento, identifica-se no esperanoso provimento; mas, num dado momento, em imensa saudade volve-se cidade, numa esttica neutralidade.

15

Daqueles mais simples (I) ou- Para Algum


Pedao de cu: no quero v-lo disfarado por um vu. Pano de jeans: na minha sarja no te quero cosido em diversos cetins. Mas diz a mim, profundo mar, quando suas sereias, ao fundo me desejam levar. Canta, gralha do sul, este som dos anjos e querubins imersos neste mundo azul...

16

Daqueles mais simples (IV) ou- Determinado Lugar


Buclico local, provinciana terra: dela o que me espera? Lugar igual a este causa-me tdio pavor, desnimo, chatice. Quem me diz que primor de centro urbano, suntuoso, catico e majestoso revela magia: algum me disse! No um lugar de vazio intento: suas ruas, postes em direes distintas, fluindo intrincadas os roncos de motores e passeatas. Tudo pronto, tudo perto outro lugar no considero muita gente encontro num s retoque bares, restaurantes,lojas, butiques. Tudo isso, ainda me sinto incompleto, que que mais espero? A distncia, que me ps a deriva dificulta participar da urbana catica vida.

17

Helenicidades
Desconstrua em seu seio, memria inadvertida em anseio, desejosa em erneo furor Clitemnestro suicdio moral tribuna imposta, gutural exposta em mpeto pavor Contende-se em seu amplo signo melodia, som-sinfonia, cano-desgnio tribunal de homens se compor Vai-se desconfigurando no parvo pausar, silncio-mono, suspenso-salvo empate jurdico em empate dispor Quem falas? Qual Palas designa voto de Minerva? Diz-se dos tempos em que deuses e homens partilhavam das reses comuns na mesma composio Respeito mtuo,a eles e a uns desde as ltimas ceias aos desjejuns no se guerreava em alimentao As melodias, quem dava, a lira o som o coro, deuses a sinfonia, desgnios assentidos na cano Pausas nos jogos, mono sentimento suspensas as contendas, contentamento aos heris salvas de palmas e libao Qual Minerva? De Palas designa voto quem falas?

18

Tabuleiro
Expresso, contido, totalmente posto em deriva razo Resvala inclume perda em seu amor, consciente. Quo variante opinio fazer, de emendar? Se incorporam, Culpada nunca ser, seus hbitos prprios, se entende. Enquadro, absurdo, brevidade temporal, momento xadrez Contrasta em vrtice, queda dum anjo, em mulher Desatino imposto, que fosse descer, sublime, em aridez Pao que passo? Voltar, agora escolher Despeo, contrito, dispo de velha maneira, beira Costuma sobremaneira inteira do cu Luz primeira, iluminada; igual derradeira Aurora celeste, investe dplice vu. Desfao, em obtuso temor, torpor, excesso atroz: Resuma o segredo perspicaz que em ti congrega Suas asas, ntimo sorrir, que mal segrega? Diga mais, inteno do hoje, ontem e aps! Termino, retendo em mim que quero! Vale ceder? Rainha-princesa, que nobres prope ao lu?

19

Espao
Oi [ para este espao que diz: Passa o tempo ] para um espao que Silncio ] () No se culpe ] Veja o positivo ] no espao que espao que [ desculpa. [ no vejo to fcil assim. Tempo passa ] e o espao que [ pretende esperar. num espao que [ ecoa o silncio. [ tambm acho. ] Ol!

Seja feliz ] Amigos? [

pelo espao onde [ vou tentar. o espao indica que ] assim ser.

At logo [

espao que um dia quer cessar.

20

Reflexes
Vital Tudo o que se mantm inerte espere! A minha mo, favor, no aperte No entenda o que passo encalo! Refao com muito gosto com apreo, sem muito gozo o que apresentvel em um momento irrefutvel Deslizo No maior papo conciso indeciso Nesta vida me afirmo Como caminho a me corrigir Senso de segurana No me faa ter esperana de criana Em um segundo eu confirmo Vital nada daquilo do que reprimir

21

Experincias
Nascer de um novo dia indisposto O cu azul-rubro se demostra aposto Temendo os espritos noturnos Ouo as vozes das alimrias diurnas So os malandros sagazes e gatunos Roedores procura de alimentao: verduras Cu azul-rubro de um novo dia indisposto Se demonstra um nascer aposto O sol que a colorir o espao Fere minha vista, viro-me e afasto Mancha as ruas com sua vastido Esparsa cores: ciano, amarelo, vermelhido Azul-rubro se demonstra um dia aposto O cu nascer de um novo indisposto O bpede, supremo de si mesmo Julga-se ser terreno Liga chaves, acende luzes, aperta o boto Um novo dia na indstria: a produo, a poluio Se demonstra um novo indisposto O dia nascer de um cu azul-rubro aposto O tempo, absoluto por iminncia Mostra sua competncia Traz vapor dgua condensado Chuva, tromba dgua: tempo ameaado Agora, demonstra o nascer aposto e disposto O dia, o azul-rubro, o cu: exposto.

22

Dissidncias
Arredio, avanando Sigo prosseguindo Recuando de meus medos Medos vem me reprimindo Sbrio, frgido Comporto-me cnico Sabendo que meu futuro Vvido, frgil, imaturo Dedico-me em vo Em uma idealizada cano Entorno uma garrafa de vinho tinto Ao meu intestino distinto Fao meu dever Como boa pessoa Sou agraciado, sinto-me reprimido Ingrato, meu corao ressoa Torno-me sujeito em cadncia Junto palavras, sem maledicncia Num ato emotivo, o conflito Num gesto egosta, que me visita Hilrio, em seqncia Junto emoes em dissidncia Opostos a dois, vejo depois Que nada disse, quanto antes visse Desde ento, em verdade Nada disso foi realidade A represso, falsa emoo Depois se tornou em gratido

23

A cano surgiu, o vinho entornou Logo tenho sentido Que meu frgil intestino Da refeio os nutrientes aproveitou Bbado, encorajado Vi com cautela alarmante Que o futuro, enquadrado Era algo palpvel, visvel, porm distante Fim das contas, verdadeiramente Encorajado, recuando E tudo que pensava antes ter feito Ainda nem estava comeando Torno-me sujeito em cadncia Junto emoes em dissidncia Num ato emotivo, o conflito Ser que realmente existo?

24

Entrelinhas
Faa-se presente o ausente considera-se a minoria distante, quem diria! No sorriso uma cano que canta vivaz Esguia, na ateno Vvida, fugaz Reza lenda, dita rima Fazem poemas sobre coisinhas Passa faca, usa lima Caando-se entrelinhas Gente de boa procedncia Gerencia casa, comrcio, granja Atividade, com conscincia Casa arroz tropeiro, feijo e canja Realejo, joelho, tempor Arroxei-o, ajusteiro, amanh E a cano que andei no esmerilho J deixei no desfazejo Tornou-se ento ausentes os presentes desprezou-se a maioria to prxima, ningum diria?

25

Alvas, ureas Belezas ou- Poemas de um Tempo de Ikebana no. 1


gua do mar, flores em Terra Conheci-as sem me expressar Helen Sully, Len, Tyna e Maryeva Luzes de Sol, em claro de luar O que se v no se conta: Avana, segue, recua e desconta Perfazem rara beleza Apresentam-se noutro lugar Concedem vivncia, considerar Sendo especiais, nenhuma frieza Segue a cena, fecha cortina, Marca, vira, atua e combina Trazem em si aroma indecifrvel Inigualvel, mostra-se distinto Pareo como num animal, o instinto Reparo nelas um igual toque divino Idias a mil, paranias concebidas Gostos, preferncias, jantares e bebidas Sempre presentes, irreverentes Confinadas sob prpria vontade Beldades em Terra, presentes Beleza e doura, revelam verdade Ganha-se o dia, compensa a noite, Avalia, acena, aceita: conte! Helen Sully, de encargos em demasia, Alva, demonstra profunda meno: Olhar lascivo, aflita em seu corao, Meticulosamente, infringe em lnguida alegria

26

Faa-se presente aquele que represente, Sem artimanhas, mostre o que sente Len! Quase que te esqueci! Da sua doura alva, Que por nenhuma outra vi, Em corpo, sangue, esprito e alma Idos e vindos, descrevem caminhos, Rotas, retornos, alambiques de vinhos De urea coroada, lembra-me Tyna Presena focada, discretude sutil, Comportamento refinado, responsabilidade feita senil Em corpo jovem, olhar azul-piscina Entrpido, esguio, fao entendido O que antes no presenciava, agora havia visto E, tambm, no deixemos de lado a beleza singela, Da divertida e estonteante Maryeva, Que, no obstante, sendo a mais novata, Faz sua presena, assombra, devassa! Seis, sete, dez horas, um dia passado, Descanso ao Sol, numa rede de tranado So as quatro, estonteantes e belas, Refazem-se ao vento, desinibidas, Com seu carto de visitas, brancas e amarelas, Define-se a beleza, dela faz-se entendida Controla-se o vento, balbucia o mar, Aonde quer que se v, ir sempre encontrar Entretanto, se exposta, presena latente, Perto de um jardim, frente dum arbusto,

27

Nota-se o tempo, valor absoluto, Suas vidas curtas minguam, no so para sempre Reverencia, se adora, instiga, se duvida, A ausncia que se demora, intriga que se justifica Helen Sully e Len, em amplitude, No obstante, contudo, entretanto, Fervorosamente vem sua finitude, Iminente Mas Quando? Em desuso, obstinado, persistente, Obtuso, prevaricado, aquilo que se consente Questionado, demoro-me a notar Que Tyna e Maryeva, dispostas a acompanhar, Todas as quatro, combalidas em unio, Exauridas despencam, num olhar constante ao cho dio, amor, cime ou compreenso: Coisas distintas, presentes no mesmo corao Enfim, sagaz, foram quatro belezas, Beldades na Terra; no Mar, s profundezas, Maryeva, Tyna, Len e Helen Sully, Onde quisera encontrar, mesmo que as procure. Retrocede, paralisa, adentra e contabiliza: O que se pe no ouvido, despercebe a vista!

28

Sob Observaes
Sempre que se faa presena da dvida, a ausncia da fixao se extingue, sendo que quando o Sol raia, a Lua mngue, a pele se arrepia, frgida. Riscando o cu a todo vento, a confiana que ganha terreno, traz a chuva, depois o tormento, da exposio da traio e do veneno. Conduz Deduz ao momento em que me expus, a fixao que sempre aumenta, dvida que sempre alenta. A um passo se reduz ao que a poetisa dos ventos diz: "Silncio", ao p de giz, silcio ou selnio, da Me Gaia ao qual voltar propus.

29

As Faces de Um Rio
Mares em que so desaguados, Interiores em que so desviados, Seguindo o curso da gravidade. As pedras que nele desbarrancam, Fagulhas que delas reclamam, Constante e plena atividade. Animais que dele fazem ambiente, Plantas, algas, de funes conscientes, Energia em fluxo de condutividade. Tapajs, Mississipi, Rio Negro, Amazonas, Nilo, Solimes, Tiet em desespero, Perfil dos rios daqui e de toda nacionalidade.

30

Tu, Ite!
Mensagens curtas, Ao toque das missivas, Uma centena, quatro dezenas, Mas sempre bem esclarecidas. Dirijo-me querida te, Tu, pessoa da mais querida estirpe, Conclamando seus pensamentos, Na cadncia frentica do digital movimento. A quem me dirijo? A um, dez? No. A mais de duas mil e quinhentas tes. Que presenciam os dizeres, que juntos, conduzistes, Ao reivindicar suas proposies a protestos. A ti, te, dirijo um belo Tu, a ns. te, tu que aqui me conduziste, No amplo conceito do que eu visse, Ao soar dos mandarins e rouxinis.

31

Fogo Ftuo
Ardncia: Clemente quanto sua condio, Presena intensa do seu conflito, Atenta tanto ao seu desejar. Que fogo ardente, invisvel, Que em seu vizualizar incuo, passvel, No fato do que eu indico? Revolve, s sendas, Condiz com o entrave em lendas, O que o passo diz em descaso, Fogo do expirar, ocasio do ocaso? Aos lbios da jaspe perdida, Indico uma pista, sujeita a ser seguida: este o fogo ftuo que culmina em paixo?

32

Inteno Mascarada
Qu isso, corao enfurecido, Seu carinho despercebido, A ocasio feita pela falta, Voz de fria contralta? Perdida a confiana Por um ato impensado, Fiz de ti minha confessa Bragana, A decepo como modo consumado. Quero saber de ti, safira compulsiva, Diga o que voc quer de mim: Roubar minhas alegrias, Meu campo de Jasmim? Diga, menina madura, vvida, O que planejas a meu conceito: Fazer de mim seu amigo, Ou um servo a seu contento?

33

Atado
Sinto e ressinto, o recinto vazio, ressentimento insensvel Consinto no sim, o fluir de jasmim sem fim enfim Recinto em carmim, folias e festins que dizes de mim, distado, distinto escarpim? Irreversvel compndio em cetim, que flui assim, assim at o fim

34

Atos de Viver
Formatar um texto evitar um incesto consertar o disco rgido plula pro dia frgido O policial entrou na favela engenheiro troca a manivela o carro bateu no guard-rail cancelei o envio do meu e-mail Joaquim perdeu sua senha Clara Helosa deixou de sanha ele foi pro banco reclamar o prejuzo ela foi na Augusta perder o juzo Nove meses e um aborto, depois do coma, o retorno. A vida, um eterno refazer e desfazer F4 e Control Z.

35

A diviso catica dentro de mim


No adianta: o fantasma de tempos vindouros est sempre presente, um prfido sintagma de sentimentos calouros, nunca ausente, e sempre que em mim aloja, cafajeste sentimento difuso, dvidas aloca em mente, agreste provimento confuso. Entrega-me, Mensageira! Que saudades de minhas ureas premissas de notvago e bomio, do valor das coisas simples, confessas, no seu esprito de pioneira. Vontades do elencado murmrio divino de Eros, promio estril, do calor disseminado e contnuo. Mas que sentimento ignbil se configura? No se aproprie, sequer se faa um indivduo outra composio, outra figura, em outro momento, prprio, no desanime: uma decepo da no-realizao, contguo em seu provir, em hora presente ou futura. horrvel qual imagem se motiva neste parco momento, tartreo, catico, etreo, indigno. Montagem perecvel dum fractal potico, meldico, eterno, vvido comprimento, profunda distribuio espacial, especial, marco inaudvel. No haver fim? Por mim, tal injria seria abreviada, pela Cronida foice, mas no mbito do ter que se permeia Que graa, porm e enfim, penria igual seria sanada? Investida igual seria idiotice, mpeto assim no semeia Que h, ento, em toda essa cadeia sem fim, alegre festim, que em tempos futuros reverber, entregue ao prprio confim, s Musas: que no me permitam os fatos relembrar! Quero apenas os odores amorosos de jasmim, as madeixas douradas no vestido prpura deslocar, e a coragem em mim, de estertores imbudo para poder isto declamar.

36

15 e 48 ao sul, 47 e 51 a oeste
A minha desventura, bela gravura na parede. Recordar em mim, seu abrao em ningum nenhum amigo confidente escrevente, orador, discente. A minha gravura, bela desventura na parede. Lembro-me dela, jovem do Planalto, semblante, to bela voz de contralto. A minha parede, bela gravura na desventura. Que abraos! Que beijos! Amo ver todo o seu molejo, bno dos cus, impvidos arranha-cus exibem braos. s minha bela: a gravura da parede desventurosa.

37

Olhares
Eu vejo neste mpeto relampejo suas carnes a olho nu. Eu ouo a voz do seu comboro cantando voz, grande xabu. Eu falo exigente ao orgulho malo seu exibir de nuances venreas. Eu quero vinte mil destes espectadores ver espero melhores vozes de louvores. Eu sou o novo onisciente; acabou seu sono a vigiar agora estou.

38

Daquelas mais simples (II) ou- Referncia


Disposto no meu nimo, cantinho preferido, espero encontrar o meu sentido. Vou para a direita, esquerda, acima, abaixo, cambalhota, pirueta perteno, no-perteno, contenho, estou contido existe E quem te disse, que teu umbigo orbita o universo em volta dele? Isso nada convm, em nada me interessa, quero sua simplicidade sincera. Ah que riso mais cmico, Destino cumprido, o momento se passa como um foguete Por isso dou valor a quem detm sinceridade.

39

Triunvirato csmico
Jovem de voz cristal que me refiro, qual antro de virtude olhos anseia, verdes salinos referem comigo, se mostram dignos poesia e meia encontrem nos meus de virtude amigo, selvagem antro, imagem que permeia linguagem no h que despea contente meu enfado semblante igual suma gente. Que sua imagem, juro, pretenso querer eu a possuir? s impossvel neste intento prosseguir, h funo melhor propor assim to quanto crvel quanto incrvel obter-te concesso do seu olhar bem e falar mais plausvel signos irresolvidos em momento que, aflito, proponho antes teu contento. Canto-te, a extremos passos belos simples com posse de Luso Aedo este canto trilogia divinal, odes vintes e transcendente csmico; entretanto as amarras qui dispostas, requintes pedem que te diga prosaico encanto: Citereia, Musa-Altiva raiz desa do Olimpo e faa-me Feliz!

40

Phoenix
Quem pensou, caro vigilante Aedo de suas circunstncias do dcimo aps dois milnios do Verbo-Deus presena em constncia, seu calejar de trabalho constante para compor sua rotina em convnios? Ave das cinzas, relutou incessante conquista aps conquista consagrada colheu seus frutos, no mais grandiosos agora aos cus novamente flutuante consagra as origens em polvorosa, revista o sacro esprito congraada. Fogo Etreo do labor virtuoso, combina bem com seu semblante faz o momento de prospeco: no mais hajam vcios desejosos e queira este fulgor em constrio no mais expandir, desajustante. Por fim, aqueles que vislumbram tal imagem sigam sem pesar estes caminhos de coragem.

41

Para quem no conheci


Espero todo santo dia alvoroo de alforria. Espero lanar-se sorte, este contundente convite morte. Aguardo e indevido eu me abstenho da briga que eu me contenho. Aguardo resvalo deriva sem sequer pagar minha santa dvida. Espero e aguardo sua desconhecida presena aguardo e espero

42

AUTOColossal combusto, inimaginvel a matria em nfima posio sobrepujou a anti-matria. Inflao, imensurvel corpos ardentes e as vrias mscaras se formando. Solidificao, inefvel, h muito cho pra se pisar, mas quase nenhum agradvel. Eis, ali, um ponto! coisa estranha: um no-cido, no-base e ali surge uma anomalia mutante matria que tem nimo inconstante. Cresceu! Venceu! At assustou, mas com o tempo, o sangue e o fogo quase sumiu, mas recomeou. Tudo de novo! agora com mais calma, mais cores, mais maciez, mais instrumental e mais inteligente Inteligente? A matria viu a si prpria, e no sabe o que h na sua frente Mas ainda alguma matria, enfim seguir em frente, at o fim.

43

Over-loading ou Poesia de Pseudo-descompromisso implcito


Comea Meu desabafo tremendo sobre um momento escuso, difuso ao tempo espao obtuso e recluso no recndito, o peito amaina mas o crebro no deixa confuso, e desvanece numa cano ausente de temperamento. Tudo em descarga emocional, frentica, convergente, provocando uma melancolia displicente, nessa sobrecarga de sentimentos que se detm afora, mundo abaixo, sem imagens e teres disfuncionais que implicam nesta razo diversa. O overloading overloaded! Nem todo processador do mundo, capaz de conhecer esta disfuno social. Descalculada, os arreios j se perderam: no h mais formas prendendo este gs do riso, que desvanece no ar. Poesia a se descompassar, extinguir, comprimir na sua finitude sua veracidade absoluta Fajuta! Fui o Homero de meus tempos, menosprezado pelo imediatismo permanente, animal, difuso. Confuso? Confusa? (Sim, voc que encontraria belas palavras, minha cara amiga) difcil conhecer o que h nesse ba de carga, em sobrecarga-sobrecarga. o overloading, to over-load. Mal sabe no que isto resulta: peas soltas dos ltimos tempos, desvendando na funo primordial absurda que se espera da existncia. 44

There are many overloads fill up the free space. Please take care and reboot your system! fcil falar, quero ver se fazer. no h como desaparecer com isso debaixo dos panos. Critical memory! Close all opened applications! Quem me reprime, diga, vamos!!! We report a bug! Well be trying to fix it in a few minutes Tente Pode tentar, pois esse over-loading nunca ir acabar

45

Tipicamente Paulistano
Desatino, Destino Butant As portas se abriram Tempo de entrar. Soa o sinal, e o minhocou subterrneo, trafega em vais e voltas, at a Paulicia desvairada. Sada: Consolao. A vida comea, vida cultural, no pufe de uma grande livraria. O sanduche de trocentas combinaes, a loja com iPad, a igreja para os fervorosos de f Casa das Rosas! Eu nunca fui a ti. Vo livre, rua intensa, artista de rua, helicptero com artista, antenas a esmo, nibus, carros, nibus, carros o metr da moa de voz sedutora (srio Eu casava com algum de voz assim) L no fim, a Vergueiro, Centro Cultural, Brigadeiro, Parque Trianon Mas tudo isso, sem algum amigo, um tempo que se esvai, e o aventureiro urbanoide, tem de voltar Butant no minhocou Voltar para seu matagal. - Quero meu assento de concreto!

46

Tipicamente Paulista
Fumaa, concreto, vapores ftidos: Vou me ao campo! Deixo os arranha-cus do imediatismo e projeto meu ser a si prprio, nesta terapia do silncio pastoril da charrete na principal via. Ah! A rvore de juazeiro, arbusto de madressilva, os ps de amoras que ns e macaquinhos subimos para catar os seus frutinhos arroxeados E, durante a tarde, um copo de leite sado direto do bere de vaca. Poesia buclica, que nesse mundo da Natureza, acha seus mais expoentes figures nas imagens mais simples. Na cadncia da valsa, no vejo o tempo passar Meio dia, um dia, dois E para o concreto, uma hora vamos retornar. - Est frio. Quero ficar perto do meu fogo de lenha.

47

Intitulvel por sua causa...


Olhares transpassados sempre em vista que desvanecem ao passar do tempo: como podem intuir razo quista debaixo de inglorioso lamento? Vislumbres divinos, gide feita rosceas plumas conferem ardor desta queixa insolvel imperfeita desata num n noturno calor. Concede teu afeto to glorioso, a este galante to mal resolvido que te quer por singelo desvario? - No! Muito antes quero-te to prestoso: cante em mim teu verso amado e querido ora aceito, mas depois contrario

48

Carta de uma mal-amada


Eu penso, que voc poderia erigir este tmulo para mim Coloque isso no meu testamento. Eu penso, que voc poderia fazer louvores minha pessoa Coloque isso no meu testamento. Eu penso, que voc poderia pensar mais carinhosamente em mim Coloque isso no meu testamento. Eu penso, que raiva! Que merda!!! Voc no olha pra minha imagem No ponha isto no meu testamento. Eu penso, penso, e de tanto pensar, imagino voc em meu espelho Escrevendo o meu testamento.

49

Oceanphoenix
Refaz, na tua ausncia permanente, a presena-deusa em ti congressa, queira, possessa a tua espada lancinante versa e anversa na alma impressa, produz em mim calor gritante nesta tua producente arma sincera. Oceano de mares doces, Ares de jasmim frutfera em cores, peo humildemente, presente vida fazem de mim aedo desta existncia devida. Apresenta-se a vivida desditosa e prfida conduta, no mais labuta seu desarranjo matinal, pssaro de fogo, devaneio em mente, prope intente conflagra vrtice mal, diz de sua prudente faanha, barganha, montanha, manifesto de Hefesto, de presente forja em punhal No se lana mais neste conflame harpejo, conduta labuta enxuta jogada ao extremo, proporciona em si a desditosa sina que maquina, inerte imberbe e possessa, ai de mim, outrora oimoi, aedo em funesta perdio? Conduz seu valor na benquista vanglria a inglria profuso de sentimentos, qual intento se fez em parte deste protesto, contesto, insisto, refao, posso, congrao e choro pranto pranteio, prontido, recomeo minha jornada com um clice de vinho roxo na mo

50

J no h mais de mim ali, ali-mente em discreto refgio, o peixe ocenico, dono do subterfgio, qual remoinho se proclama ausente, presente, contente, descrente tente! Provenha de ti o teu destino precrio, neofilosofobia, e apague esse recado! Um dois trs quatro, o tempo agora de encargo, dois mil denrios, este teu rendimento, provimento, sofrimento, intento, contento, rompimento, quantos entos vou ter que suportar? Valha-me o meu carto de crdito e o dbito automtico, esttico, fantstico, ingrato, sujeitoso, fantico e majestoso, Posto em desgosto, ponho a ti a sua conta Desponta no horizonte o grande olho de Hrus, orando por voc, vigiando sua honra; despede-se o livre cidado, na mortalha do viaduto, sobre imersa ateno, a tutela estatal, de bastio em mos, promove o homem-lixo-humano, um ano, dois meses e dez dias, berreiros nas vias, bicho-homem em profuso nos celeiros industriais, consumido pelos fogos ftuos primordiais Agora s o silncio diz, teclas e cliques diante de teu nariz, fazem voc retornar uterina condio-matriz

51

Produto humano de sua criao, o homem se escraviza temendo sua libertao. A libertao real, no a forjada, de escorraar a merda da cadeira, e meter ps e mos na leva da estrada, em busca dos originais equilbrios naturais, do pssaro-fogo ressurgido das cinzas, e do peixe perene ocenico que em conduo vagais.

52

Profuso
Quem disse que o poeta morreu? Chega das pretensas revoltas mundanas... abaixo s hiprboles mal-acostumeiras, cessam as hercleas cifrneas, para substituir escatologias derradeiras. Limpeza de face metafsica tsica, no mais surpreende que pelo veraneio l fora que se intente faz errneo o vrtice inverno na beleza Agora, o poderio se desvaneceu... Migalhou-se em discreta profuso gnea, nivelata nos seus desgnios da face-em-um perfdia poesia, Erato que se muniu de rum. Pefaz inclume a face nvea velocitria, burocrtica e aturdida multifacetada, lquida, dispersa em ostento metida a enfazejo idiossincrtico: perdida. Entre os tmulos desta nova gerao, nascem deusas imortais, aqui todas em profuso.

53

Iluso
J no mais eu: quem dera! Aqui nada mais que se espera, caligrafia embustida, palavras intimistas... Tudo que a veio antes nada mais , do que um fingimento, histria de Barnab que acredita isso estar realidade Sim, estar, pois o ser sumiu: foi abafado em vrtice de Abril, e agora bate em retirada, na clausura Candura? Nada mais que uma sinestesia, feita a alforria da carncia em profilaxia, os germens romnticos foram desinfetados. Sobrou um rgo que bombeia lquido vital, ferroso, industrial e venenoso.

54

Humaneco
(Para todos os homo sapiens (?) que forem convenientes a isso) O humaneco era apenas um animal que gritava, berrava e esbofeteava para intimidar seu semelhante, e descobriu o fogo O humaneco com o fogo, descobriu que podia aquecer a gua que toma e destruir a casa de seu semelhante, e descobriu a forja de lanas O humaneco com a forja de lanas, descobriu que podia caar o seu alimento e podia ferir o corao do seu semelhante, mas podia ser ferido de volta ainda, e descobriu a flecha O humaneco com a confeco de flechas, descobriu que podia abater uma fera e com uma larga distncia encravar uma no crnio de seu semelhante, mas no titubear de retesar o arco descobriu a besta O humaneco com o fabricar da besta, descobriu que bastava um pequeno toque para derrubar seu oponente, mas vido em ver seu servio ser efetivo contra seu semelhante,

55

para que o servio seja rpido e direto, descobriu a arma de fogo O humaneco com o poder da arma de fogo derrubou civilizaes inteiras, mas querendo julgar-se racional e enobrecer sua existncia perante seu semelhante, (re)descobriu o poder das leis O humaneco com as leis, construiu um simulacro sadio, da sociedade que queria, com quem queria, e ao semelhante que no queria descobriu o poder do decreto de guerra O humaneco com o decreto de guerra imps ideais e expandiu seu territrio em terras nunca imaginadas, mas no lhe bastou ver seu semelhante morto Tinha que v-lo sofrer amargamente e descobriu os mtodos de tortura O humaneco com a tortura sentiu-se deus e deliciou-se com as lgrimas do seu semelhante, mas vindo novamente a lei e dizendo que aquilo era feio, o humaneco no se contentou e descobriu o veto livre expresso

56

O humaneco com o veto livre expresso criou o alheamento da opinio formada do seu semelhante que sofreu calado, com medo de tudo o que o humaneco descobriu e ento se achou em direito de revidar E ento o semelhante, que tambm nada mais era que um humaneco descobriu algo muito inovador, mas, sobretudo, primitivo: descobriu o grito, o berro e a bofetada.

57

You might also like