You are on page 1of 11

3/4

APOSTILA
Normas de Segurana na Operao de Empilhadeiras

Prezados Colaboradores
O tema abordado nesta edio sobre empilhadeiras. Aps analisar os relatrios dos acidentes, as informaes dos trabalhadores, observ-los nas suas atividades e revisar normas e procedimentos, identificamos que as empilhadeiras estavam direta ou indiretamente envolvidas na maioria dos acidentes pessoais e materiais da BSM. Por esse motivo, decidimos que esta apostila teria um nico tema: EMPILHADEIRAS. Estamos apresentando tambm uma nova ferramenta que ir permitir que o comportamento seguro nas operaes com empilhadeiras seja quantificado. Podemos portanto acompanhar nosso progresso com relao ao exerccio das prticas seguras na movimentao de cargas. Nesta edio das Olimpadas, todos os empilhadeiristas estaro participando. Afinal, eles sero os principais beneficiados nesta primeira apresentao do Inventrio Comportamental. A partir desta edio, a apostila passa a ser bimestral. Isso significa que a premiao ser em duplicidade, ou seja, o grupo vencedor ganhar 2 televisores. Desejamos tambm um Feliz Natal e 2006 motivos para comemorar a chegada do Ano Novo!!!

1. Local do acidente
LOCAL: Retroporto Contratada

2. Descrio do acidente
Durante movimentao na rea do Retroporto Contratada, o funcionrio foi atingido por uma caixa metlica quando fazia a conferncia de cargas na rea. O mesmo estava posicionado na frente da caixa metlica, quando uma cesta que estava sendo transportada por uma empilhadeira esbarrou no olhal da caixa, fazendo com que a caixa se deslocasse atingindo seu p esquerdo.
OLIMPADAS DA SEGURANA

3. Anlise

4. Medidas de controle

5. Situao atual

OLIMPADAS DA SEGURANA

Normas de Segurana na Operao de Empilhadeiras

Somente o pessoal qualificado e treinado deve ser autorizado a operar as empilhadeiras.

importante o uso do EPI e roupas adequadas.

Faa uma inspeo antes de operar qualquer empilhadeira.

Inspecione sempre toda a rea ao redor da empilhadeira antes de moviment-la e lembre-se de que as partidas e paradas devem ser feitas de forma vagarosa e suave.

Trabalhe com as empilhadeiras somente nas reas de circulao para tal fim, conservando-as desobstrudas. Obedea a todas as placas de sinalizao de trfego ou avisos de precauo.

OLIMPADAS DA SEGURANA

No deixe ferramentas ou outros equipamentos sobre as empilhadeiras. Mantenha desobstrudo o acesso para os pedais e, para maior segurana, nunca a opere com os ps e mos molhados ou sujos de leo ou graxa.

Mantenha os garfos a cerca de 20cm do solo e a torre inclinada para trs, quando a empilhadeira estiver em movimento. Nunca levante ou abaixe a carga enquanto a empilhadeira estiver em movimento. 20 cm

Nunca faa acrobacias, corridas ou brincadeiras enquanto estiver operando as empilhadeiras.

No transporte pessoal sobre a carga ou a empilhadeira.

Nunca exceda os limites de peso especificados na placa de identificao da empilhadeira.

OLIMPADAS DA SEGURANA

Para manter o equilbrio, a carga deve estar centralizada no pallet, e os garfos, junto s extremidades laterais do mesmo.

No ultrapasse a capacidade de carga da empilhadeira.

Cuidado ao elevar ou manobrar cargas de grande largura.

No permita a permanncia ou passagem de pessoas sob ou sobre os garfos ou qualquer outro acessrio instalado na torre de elevao da empilhadeira.

OLIMPADAS DA SEGURANA

No eleve pessoas. Em caso de necessidade, use uma plataforma adequada, segura e presa firmemente aos garfos.

Esteja sempre certo de que a carga est bem empilhada e balanceada entre os dois garfos. Nunca tente levantar cargas com apenas um dos garfos.

Diminua a velocidade nas curvas, nas rampas, nos cruzamentos, nas superfcies molhadas ou escorregadias. No tente fazer curvas nas rampas ou terrenos inclinados.

Conserve a cabea, os braos, as mos, as pernas e os ps dentro dos limites do compartimento do operador. Olhe sempre para o lugar para onde a empilhadeira se desloca, evite distraes.

OLIMPADAS DA SEGURANA

Observe sempre os limites de carga do piso onde a mquina est trabalhando.

No fume, no acenda fsforos e desligue o motor quando abastecer ou carregar a bateria. Limpe o excesso de combustvel antes de ligar novamente o motor.

Tenha bastante cuidado quando empilhar materiais ou passar prximo ou sob canos dgua, sprinklers, fiaes eltricas, encanamentos de vapor e outros.

Ao estacionar, em rea apropriada, incline a torre de elevao para frente; abaixe os garfos at o solo; aplique o freio de estacionamento; retire a chave do contato e calce as rodas quando em declives.

Transite de marcha r quando transportar cargas volumosas que lhe obstruam a viso ou para descer rampas.

OLIMPADAS DA SEGURANA

No transporte cargas sobrepostas. Elas se tornam instveis e difceis de controlar.

No ultrapasse outros veculos quando em cruzamento, em locais que ofeream perigo, ou se estiver com a viso obstruda. Pare e buzine em todas as esquinas, entradas, sadas ou diante da aproximao de pedestres.

Mantenha uma distncia razovel do veculo a sua frente (mais ou menos trs comprimentos da empilhadeira) de modo a frear com segurana, caso haja necessidade.

No use os garfos para empurrar. Empurrar cargas com a empilhadeira pode danificar a carga ou a mquina.

Cuidado ao abaixar os garfos. Pode haver algo embaixo.

OLIMPADAS DA SEGURANA

Freie devagar e com cuidado. Frear bruscamente pode despejar a carga e tombar a mquina.

Quando deixar a empilhadeira, desligue o motor, engate uma marcha, abaixe completamente os garfos e puxe o freio de mo. Calce as rodas quando estacionar numa rampa e sempre que estiver fazendo reparo na empilhadeira.

Ateno para a altura das portas, e de instalaes suspensas.

Nunca use sua empilhadeira para empurrar ou rebocar outra. No permita tambm que ela seja empurrada ou rebocada por qualquer outra. Se a mquina, por qualquer razo, parar de funcionar repentinamente e precisar ser deslocada, avise imediatamente a pessoa encarregada pela sua manuteno.

Calce seguramente o veculo que estiver sendo carregado ou descarregado.

OLIMPADAS DA SEGURANA

10

OLIMPADAS DA SEGURANA

11

You might also like