You are on page 1of 11

ANLISE ESPAO TEMPORAL DA BACIA DO RIO DO JATOB EM BURITIZEIRO/MG UTILIZANDO CLASSIFICAO DE IMAGENS LANDSAT1

Samuel Ferreira da Fonseca Cursando Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES samuelsig@ymail.com Danniella Carvalho dos Santos Cursando Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES Bolsista da CPRM Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais danniellacarvalhos@gmail.om

RESUMO O Norte de Minas Gerais foi marcado pelos avanos da fronteira agrcola na ocupao do Cerrado, reduzindo bruscamente as reas de mata nativa. Evento que ocorreu na dcada de 1970, marcando srias mudanas para a regio. Nesse sentido o presente trabalho apresenta a aplicabilidade de tcnicas de Sensoriamento Remoto para estudo espao-temporal da bacia do Rio do Jatob. A bacia est inteiramente inserida no municpio de Buritizeiro e possui aproximadamente 44 km de extenso e padro de drenagem retangular pouco meandrante ocupando uma rea de 337 Km2. Faz parte da Bacia hidrogrfica do rio So Francisco estando posicionado em sua margem esquerda. A direo principal da bacia est na posio NE/SW. A mesma apresenta controle estrutural, principalmente na poro central onde corta rochas da formao Trs Marias (Neoproterozico 650 Ma). Posto que a poro mais elevada est inserida nos domnios dos arenitos cretcicos dos Grupos Areado e Mata da Corda (Cretceo inferior e superior, respectivamente) em sua foz permeia uma pequena faixa de litotipos do subgrupo Paraopeba (Neoproterozico 750 Ma). A metodologia utilizada partiu da reviso bibliogrfica e documental, aquisio e classificao de Imagens da Srie Landsat 1 de 1975 (14/06) e Landsat 5 das seguintes datas)50/42( ,4991 ;)60/31( ,4891 e 2004 (01/04). De modo que as datas afins apresentam possveis condies climticas semelhantes, assegurando melhores resultados. Realizou se a classificao das imagens mencionadas utilizando o mtodo da Mxima verossimilhana, (tambm conhecido como Maxver ou Maximum Likelihood), de forma no supervisionada. Posto que o classificador escolhido tradicionalmente o mais utilizado e tem oferecido boa preciso em seus resultados. O trabalho mostra o aumento gradativo de reas com solo exposto sobretudo na cabeceira da drenagem principal do Rio do Jatob. Fator condicionado pelas empresas que implantaram os plantios homogeneizados de eucaliptos na regio e posteriormente deixaram a mesma. Palavras chave Mxima verossimilhana, classificao de imagens, Buritizeiro/MG
1

Relatrio de pesquisa

INTRODUO O avano de plantios homogneos de eucaliptos nas cabeceiras de drenagens tem proporcionado srios problemas ao ambiente natural. De modo que tem comprometido o comportamento dos recursos hdricos locais. Assim sendo, os estudos espao temporais realizados por meio das tcnicas de Sensoriamento Remoto so ferramentas que permitem identificar os fenmenos espaciais no decorrer dos anos. Desse modo, Sensoriamento Remoto entendido como: Tecnologia que permite obter imagens, (e outros tipos de dados) da superfcie terrestre, por meio da captao e registro da energia refletida ou emitida pela superfcie (FLORENZANO, 2011, p. 9). Para a autora, os avanos nessa rea se devem, sobretudo, aos esforos na rea das Cincias da Terra, Computao, Biologia, Qumica, Fsica e da Matemtica. Garca et al, (2012) afirmam que a observao sistemtica do planeta iniciou se na dcada de 1960 com o lanamento do Satlite TIROS I, (Television Infrared Observation Satellite-I), o qual possua suporte para realizar levantamento de dados meteorolgicos da Terra. Conforme esses autores os satlites da srie TIROS, tornaram se conhecidos com NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), desde a dcada de 1970 e, at os dias atuais continua em vigncia, vez que o ltimo da srie colocado em rbita denomina se NOAA 19. Meneses, (2012) destaca o lanamento em 1972, pelos Estados Unidos, do satlite ERTS 1, posteriormente renomeado para Landsat 1, como um marco para o Sensoriamento Remoto. Sendo este momento um fruto dos avanos nas tecnologias dos satlites artificiais e dos sensores imageadores simultaneamente. No Brasil, o Sensoriamento Remoto impulsionou se mediante o Projeto RADAMBRASIL na dcada de 1960, quando pretendia realizar um levantamento integrado de vrios recursos naturais do pas, (ROSA, 2009). De modo que o projeto possibilitou a capacitao e especializao de vrios tcnicos no assunto.

Atualmente o pas recebe imagens de vrios satlites, entre eles, CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite, Satlite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres), e Landsat. De modo que, possvel adquirir imagens gratuitamente no site do INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Dessa forma, tais tcnicas se tornaram ferramentas acuradas na gesto territorial. Posto que permitem estudos consistentes da superfcie terrestre, entre os quais destacam se as anlises espao temporais. Permitindo estudar a dinmica da Terra com preciso compreendendo as suas transformaes ao longo dos anos. Isso devido a resoluo temporal, a qual entendida como a frequncia de imageamento sobre uma mesma rea, (FLORENZANO, 2011, p. 18). Desse modo, destacam se estudos cada vez mais avanados mediante o progresso no uso dessas tcnicas. Vez que a otimizao das tcnicas de imageamento, permite a gerao de imagens com resolues, tanto espectrais quanto espaciais, que representam alto potencial na interpretao da paisagem, (MENESES, 2012). Nesse sentido, esse trabalho apresenta o uso das tcnicas de Sensoriamento Remoto para estudo da bacia do Rio do Jatob. O qual est localizado no municipio de Buritizeiro/MG. De modo que a bacia est inserida na grande bacia hidrogrfica do So Francisco, precisamente na margem esquerda do rio homnimo.

MATERIAIS E MTODOS A metodologia utilizada no presente trabalho dividiu se em dois momentos descritos a seguir. No primeiro realizou se reviso bibliogrfica, documental e aquisio de Imagens da Srie Landsat 1 datada de 1975 (14/06) e Landsat 5 das seguintes datas )50/42( 4991 ,)60/31( 4891 e, 2004 (01/04), junto ao site do INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No segundo momento realizou se a classificao das imagens mencionadas utilizando o mtodo da Mxima verossimilhana, (Maxver Maximum Likelihood), de forma no supervisionada com uso do software ArcGIS 9.3.

De maneira que apropriou se das chaves de interpretao de imagens expostas em Florenzano, (2011) e Rosa, (2009), as quais so tonalidade/cor, textura, forma, tamanho, sombra e padro. Permitindo melhor desempenho na fotointerpretao que se desenvolveu para classificar quelas.

LOCALIZAO E CARACTERIZAO DA REA DE ESTUDO

O municipio de Buritizeiro-MG, est inserido na microrregio de Pirapora, ocupa o compartimento geomorfolgico denominado Depresso Sanfranciscana. A sua rea urbanizada est na folha: SE-23-X-C-I, (Folha Pirapora) e a poro central e SW da bacia do Rio do Jatob encontram se na folha SE-23-V-D-III, (ambas em escala 1/100.000), editadas pelo Servio Geogrfico do Exrcito SGE, (FONSECA, 2012). Enquanto 5 maior em territrio do estado, esse tem sua vegetao caracterstica do Bioma Cerrado e suas vrias fitofisionomias dentre as quais destacamos: o subsistema Vereda; Mata Ciliar; Mata Seca e o Cerrado. A rea territorial abrange 7.236 Km, e est a 364 km de distncia de Belo Horizonte (VIANA, 2006). De modo que na figura abaixo notamos a localizao do municipio em Minas Gerais e na mesorregio Norte do Estado.

Figura 01: Localizao de Buritizeiro em Minas Gerais e na regio Norte Fonte: Geominas, 1996 ORG: FONSECA, S. F. 2012 A populao atual corresponde a 26.296 habitantes que se encontram majoritariamente concentrados na rea urbana, mesmo o municpio possuindo uma extenso rural significativa (FONSECA, 2012). Entretanto, as atividades comerciais do municpio so voltadas para a agricultura, se destacando o carvoejamento, suinocultura, pecuria e plantios de subsistncia, inclusive na rea de estudo. Brito, (2009) afirma que no municpio mencionado, o clima que predomina o tropical seco-subumido mantendo se amplamente caracterstico, permitindo a ocorrncia de duas estaes distintas, uma seca e outra chuvosa. Conforme esse autor o ndice pluviomtrico deste municpio, oscila entre 900 e 1.200 mm/ano, enquanto a temperatura abrange 22c e 24c no perodo mais quente e 18c e 19c nos meses mais frios. Ressaltando que as chuvas geralmente no so regulares, fator que ocasiona determinadas consequncias ao meio natural. RESULTADOS E DISCUSSES A bacia do Rio do Jatob est inteiramente inserida no municpio de Buritizeiro e possui aproximadamente 44 km de extenso e padro de drenagem retangular pouco meandrante ocupando uma rea de 337 Km2.

Faz parte da Bacia hidrogrfica do rio So Francisco estando posicionado em sua margem esquerda. A direo principal da bacia est na posio NE/SW. De maneira que a foz apresenta cotas altimtricas em torno de 490 e as nascentes em volta de 870 m, formando um perfil topogrfico com pouco mais de 390m de diferena. A mesma apresenta controle estrutural, principalmente na poro central onde corta rochas da formao Trs Marias (Neoproterozico 650 Ma). Posto que a poro mais elevada est inserida nos domnios dos arenitos cretcicos dos Grupos Areado e Mata da Corda (Cretceo inferior e superior, respectivamente) e, em sua foz permeia uma pequena faixa de litotipos do subgrupo Paraopeba (Neoproterozico 750 Ma). A rea foi de propriedade da Empresa Lana Assessoria, Planejamento e Administrao, fixada na regio por intermdio dos incentivos fiscais implantados na dcada de 1970 no Norte de Minas (FERREIRA NETO et all, 2010), e na mesma ocorreu a substituio da vegetao nativa implantando as florestas homogneas. Como as grandes empresas no consideraram as nascentes e as reas de APP reas de Preservao Permanentes ocorreu supresso da vegetao nativa ocasionando grandes prejuzos ambientais. Desse modo, a ocupao da rea estudada sofre mudanas significativas, sobretudo, aps a criao dos assentamentos rurais na dcada posterior. Destacando entre outros, o P. A. CEPAV (assentamento Jatob), inserido inteiramente na bacia homnima (FEREIRA NETO et all, 2010). A seguir apresentamos o resultado da classificao por Marxver, de uma imagem da srie Landsat I, da dcada de 1970. Utilizando as bandas 4, 5 e 6, cujas faixas espectrais encontram se respectivamente entre (0,5 0,6); (0,6 0,7) e (0,7 0,8), micrometros (m), (ROSA, 2009, p. 98).

Figura 02 Classificao de imagem Landsat I, sensor MSS de 1975 Fonte INPE, 2011. Org FONSECA, S. F. 2012

No perodo da dcada de 1960/70 ocorreu a implantao dos projetos de cultivo das culturas homogneas apoiadas na gide da fronteira agrcola, no municipio, (BAGGIO e HORN, 2008). No entanto, percebemos a ausncia de plantios homogneos (Pinus e eucaliptos), na maior parte da bacia, aparecendo pequenas reas na poro SW. A seguir, apresenta se a mesma rea em 13 de Junho de 1984, notadamente ocorre o aumento dos plantios homogneos.

Figura 03 Classificao de imagem Landsat V, sensor TM de 1984 Fonte INPE, 2011. Org FONSECA, S. F. 2012

Acima nota se o avano dos plantios de monoculturas, na poro SW da bacia estudada.. A seguir a classificao da mesma rea em 1994, (em 24/05).

Figura 04 Classificao de imagem Landsat V, sensor TM de 1994 Fonte INPE, 2011. Org FONSECA, S. F. 2012

Percebe se na figura supracitada o aumento das pores de solo exposto, sobretudo, nas reas de nascente. Processo que gerou automaticamente aumento de arenizao na bacia. Na imagem classificada abaixo, percebe se que ocorreu, mais uma vez, aumento significativo nas parcelas de solo exposto na bacia em estudo. Posto que nessa poca j iniciava a reapropriao da rea em estudo por pequenos agricultores, que antes trabalhavam para os grandes empreendedores locais, sobretudo para a empresa Lana como mencionamos anteriormente (CUNHA, 2011).

Figura 05 Classificao de imagem Landsat V, sensor TM de 2004 Fonte INPE, 2011. Org FONSECA, S. F. 2012

Posto que esta rea foi deixada pela empresa denominada Lana, se tornando propriedade de pequenos agricultores, que, atualmente se organizaram em forma de Assentamento de Reforma Agrria. Mediante as classificaes nota se que nos ltimos trinta anos a bacia estudada vem sendo alvo de impactos ambientais negativos. Dos quais destacamos a implantao das monoculturas de eucaliptos, que posteriormente foram abandonadas.

De modo que, nessa rea, atualmente se enfrentam srios problemas relacionados aos processos erosivos avanados.

CONSIDERAES FINAIS Mediante o exposto, nota - se que a dinmica espao-temporal da bacia do rio Jatob tem relao direta com o aumento significativo das parcelas de solo exposto naquela. Posto que os plantios homogneos de eucaliptos ocorreram sobretudo, na cabeceira das drenagens, causando, a acelerao dos efeitos negativos da interveno antrpica sobre o meio natural. Condicionando, de certa forma, o aumento das feies erosivas e ocasionando entupimento dos canais das drenagens por meio do sedimento depositado via escoamento superficial. Atualmente, com a estagnao das monoculturas e a ocupao por meio de assentamentos rurais na bacia algumas aes vem sendo desenvolvidas para recuperao e preservao das reas de veredas. Destacando o projeto de construo de barraginhas de conteno no assentamento CEPAV que possui apoio do Comit de Bacias hidrogrficas do Jequita, Pacu e trecho do So Francisco CBH-Jequita/Pacu. Sugere se, portanto: estudos sistemticos utilizando outros mtodos de classificao; uso de imagens com resoluo espacial mais precisa, como, por exemplo, (CBERS, IKONOS ou QUIK BIRD); averiguao em campo das classes mencionadas no trabalho e comparao entre os resultados da classificao com registros de campo. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS BAGGIO, H. F. e HORN, H. A. Contribuies naturais e antropognicas para a concentrao e distribuio de metais pesados em sedimento de corrente na bacia do Rio do Formoso, municpio de Buritizeiro MG. 2008, p.91-98. Instituto de Geocincias - Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Belo Horizonte. BRITO, T. H. S. 2009. Correlao dos Aspectos Geolgicos Com a Fitofisionomia da Mata Seca Nos Municpios de Buritizeiro, Uba e Jaiba-MG. (Monografia) Departamento de Geografia. Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. M. G. 67p.

CUNHA, B. G. 2011. Agricultores, Ambientes e usos no Projeto de Assentamento So Francisco, Buritizeiro, Minas Gerais. (Dissertao) Mestrado em Agronomia Programa de Ps Graduao em Nutrio de Plantas. Universidade Federal de Viosa - UFV. 102p. FERREIRA NETO, J. A. et all. 2010. Diagnstico Socioeconmico e Ambiental e do Projeto Final de Assentamento do P. A. So Francisco. INCRA Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria. Relatrios Tcnicos. FLORENZANO, T. G. Iniciao em Sensoriamento Remoto. 3 ed. Ampliada e atualizada. So Paulo. Oficina de Textos, 2011. FONSECA, S. F. 2012. Geoprocessamento como ferramenta de anlise da apropriao do espao na poro sudeste: a rea urbana de Buritizeiro/MG.__IN IV Encontro de Cincias Sociais do Norte de Minas. UNIMONTES Universidade Estadual de Montes Claros/MG. 08 a 11 de agosto. Montes Claros/MG. Anais... GARCA, M. L.; BRONDO, J. A. E.; PREZ, M. A. .2102 Satlites de Teledeteccin para l Gestin del Territorio. Proyecto SATELMAC, Programa de Cooperacin Transnacional Madeira Azores - Canarias -2007-2013 (PCT-MAC). Universidad de La Laguna IROA, S.A. MENESES, P. R. Princpios de Sensoriamento Remoto. IN_MENESES, P. R. & ALMEIDA. T. (Org). Introduo ao Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto. 2012. UNB Universidade de Braslia. p. 01 33. ROSA, R. Introduo ao Sensoriamento Remoto. 7 ed. Uberlndia: EDUFU, 2009. VIANA, V. M. F. C. 2006. Estudo Geolgico Ambiental das Veredas do Rio Formoso no Municpio de Buritizeiro, Minas Gerais. Dissertao (Mestrado em Geologia) - Instituto de Geocincias Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Belo Horizonte. 71p.

You might also like