You are on page 1of 2

Introduo ao clculo ssmico de edifcios de beto armado de acordo com o Eurocdigo 8

Enquadramento
O Eurocdigo 8 uma nova norma de dimensionamento ssmico, que fornece um completo e atualizado conjunto de regras de projeto e ser uma norma de dimensionamento ssmico comum na Europa. Representar assim um passo significativo na harmonizao da anlise e dimensionamento de estruturas face ao ssmica na Europa, facilitando o desenvolvimento de projetos de estruturas noutros pases. Com este curso pretende-se orientar os formandos para a filosofia de aplicao do Eurocdigo 8. Ser feita uma introduo ao comportamento de edifcios face ao dos sismos. Ser vistas as formas de definio da ao ssmica, e realizada uma comparao com o RSA. Sero apresentadas as estratgias de anlise ssmica de edifcios, e ser revistas as regras especficas para edifcios de beto armado.

Programa
1. Causas frequentes de danos e colapsos face a ao ssmica 1.1. Comportamento das estruturas face ao ssmica 1.2. Causas frequentes de danos e colapsos em edifcios 1.3. Lies de sismos recentes 2. Introduo ao Eurocdigo 8 2.1. Aspetos gerais 2.2. Definio da ao ssmica 2.3. Zonamento ssmico 2.4. Configurao dos espectros de resposta e efeitos do solo 2.5.Representaes alternativas da ao ssmica 3. Comparao do Eurocdigo 8 (EN1998-1) com o RSA 4. Anlise ssmica 4.1. Caractersticas dos edifcios resistentes aos sismos 4.2. Critrios de regularidade estrutural 4.3. Mtodos para a anlise estrutural 4.4. Elementos no estruturais 4.5. Verificao da segurana (E.L. ltimos e E.L. de Limitao de danos) 5. Regras especficas para edifcios de beto armado

Aveiro, 26 de Janeiro de 2013


Organizao

Departamento de Engenharia Civil Universidade de Aveiro Portugal Ordem dos Engenheiros Delegao Distrital de Aveiro
Apoios

O curso ser ministrado numa perspetiva prtica, de modo a facilitar a aprendizagem e permitir que participantes com diferentes nveis de experincia nestas matrias possam facilmente compreender as novidades introduzidas no dimensionamento ssmico de edifcios segundo o Eurocdigo 8.

Objetivos
Adquirir conhecimento sobre os principais problemas associados ao comportamento dos edifcios face ao ssmica. Conhecer as diferenas entre as formas de definir a ao ssmica na regulamentao nacional (RSA) e o Eurocdigo 8. Conhecer as prescries regulamentares com vista ao dimensionamento de edifcios de beto armado resistentes aos sismos, no mbito da filosofia do Eurocdigo 8.

Destinatrios
O Curso destina-se a engenheiros civis, particularmente aos interessados no projeto de estruturas, que pretendam adquirir ou atualizar os seus conhecimentos tendo em conta as novidades introduo na nova norma europeia, o Eurocdigo 8. Este curso poder interessar tambm a estudantes de Engenharia Civil que pretendam ganhar conhecimento sobre o Eurocdigo 8 e a sua aplicao.

Formadores
Anbal Costa Professor Catedrtico no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. A sua experincia combina ensaios em estruturas e modelao numrica, com particular ateno para a reabilitao ssmica de edifcios existentes. Participou em inmeros projetos de estruturas, nas diferentes reas. vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Ssmica. Humberto Varum Professor Associado com Agregao no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Foi Perito Nacional Destacado no JRC, no perodo de Julho de 2009 a Agosto de 2010. A sua experincia combina ensaios em estruturas e modelao numrica do comportamento de estruturas. Hugo Rodrigues Professor Auxiliar da Universidade Lusfona do Porto e Investigador de Ps-Doutoramento no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. A sua experincia centra-se na anlise do comportamento ssmico de estruturas de edifcios de beto armado. Os formadores tm participado em vrias misses de reconhecimento ps-sismo, destacando-se os recentes sismos de LAquila (Itlia, 2009), Lorca (Espanha, 2011) e Emlia-Romanha (Itlia, 2012).

Secretariado e Informaes
Para obteno de informaes complementares e para envio de correspondncia dever dirigir-se a: Humberto Varum Departamento de Engenharia Civil Universidade de Aveiro Campus Universitrio de Santiago 3810-193 Aveiro Telefones: 234-370938 ou 234-370049 Fax: 234-370094 E-mail: sec@civil.ua.pt

Inscrio
Custo de inscrio: Membros da OE, Estudantes Outros 120 150

A inscrio no curso s considerada vlida aps o respetivo pagamento. Recomenda-se a inscrio e pagamento at 21 de Janeiro de 2013. O pagamento da inscrio pode ser efetuado: - por cheque dirigido Universidade de Aveiro; ou, - por transferncia bancria: Beneficirio: Universidade de Aveiro DECIVIL NIB: 0035.0836.00001734830.47 Descrio: Inscrio de "Nome" no Curso EC8 A ficha de inscrio preenchida, acompanhada do cheque ou do comprovativo de transferncia bancria, tm de ser enviados para: Curso Introduo ao clculo ssmico - Eurocdigo 8 Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Aveiro Campus Universitrio de Santiago 3810-193 Aveiro Fax: 234 370094 E-mail: sec@civil.ua.pt FICHA DE INSCRIO: Nome: Telefone/Telemvel: Email: Dados para emisso do recibo: Entidade: Morada: Cdigo Postal: Localidade: NIF/NIPC:

Documentao
Sero fornecidas cpias dos elementos de suporte formao, nomeadamente as apresentaes, e o Eurocdigo 8 - Parte 1. garantida a entrega no prprio dia do curso de um exemplar do Eurocdigo 8-Parte 1 aos participantes inscritos at ao dia 15 de Janeiro.

Local
O curso ir decorrer na Delegao Distrital da Ordem dos Engenheiros de Aveiro, no dia 26 de Janeiro de 2013, no horrio 9:30-12:30 e 14:00-17:00. Morada: Rua Dom Jorge de Lencastre 8, 3800-141 Aveiro (junto Igreja da Vera Cruz).

GPS: +40 38' 35.51", -8 39' 12.28"

You might also like