You are on page 1of 20

DEMOCRACIA DELIBERATIVA: HABERMAS, COHEN E BOHMAN

CLUDIA FERES FARIA


As questes que norteiam esse artigo esto diretamente vinculadas ao problema da organizao do poder poltico e da legitimidade desse poder nas sociedades complexas. A teoria democrtica hegemnica que tal poder deve ser organizado democraticamente atravs de instituies que intermediam a relao entre os interesses privados dos indivduos e o prprio poder. A legitimidade do governo residiria na vontade desses indivduos organizada pelo princpio da maioria, dado que a possibilidade da unanimidade lhe parece ser um ideal contrafactual nas sociedades modernas. Decises legtimas, portanto, so construdas quando baseadas na vontade da maioria c no de todos. Com isso pretende-se no s legitimidade mas tambm elicincia no processo de tomada de deciso desses governos (Elster, 1986; Manin, l987; Held, 1995). Procurar-se- aqui, em contraposio a essa teoria democrtica, traar de forma descritiva uma possibilidade de justificar e operacionalizar o ideal remoto da soberania popular _ enquanto expresso da deliberao de todos _ mediante o conceito de democracia deliberativa. Pressupe-se com isso que a idia de decises coletivas sobre o exerccio do poder e possvel nas sociedades complexas e mais, necessria para a legitimidade dos governos democrticos. Sem abrir mo dos procedimentos prprios da organizao do poder dessas sociedades - regra da maioria, eleies peridicas e diviso de poderes - a teoria democrtica deliberativa afimia que o processo de deciso do governo tem de ser sustentado por meio da deliberao dos indivduos racionais em fruns amplos de debate e negociao. Essa deliberao no resulta de um processo agregativo das preferncias fixas e indi

viduais mas de um processo de comunicao, em espaos pblicos, que antecede e auxilia a prpria formao da vontade dos cidados. Como essa deliberao possvel? Quais as melhores condies institucionais para operacionaliz-la? Quais os constrangimentos impostos a essa deliberao? So questes que buscaremos responder atravs de dilogo entre trs autores: Jrgen Habermas, Joshua Cohen e James Bohman. Na primeira seo, retrataremos a verso habermasiana da teoria deliberativa. Pode-se afirmar que Habermas vem oferecendo, atravs de sua obra, uma oportunidade mpar de compatibilizar o ideal da participao com os problemas colocados a sociedade moderna pela complexidade e pelo pluralismo. Partindo exatamente da teoria oferecida por Habermas, os outros dois autores buscaro precisar as possibilidades de operacionalizao do pressuposto deliberativo em sociedades caracterizadas por tais l`atos sociais: Cohen atravs da Poliarquia Diretamente Deliberativa e Bohman atravs da Deliberao Dialgica. Reside a o conflito entre os autores analisados: qual o melhor desenho institucional para operacionalizar a deliberao. Descrever tal debate o objetivo da segunda seo. Por fim, na terceira parte, buscaremos retomar tal dilogo e analisar as contribuies de cada um desses autores.

A VERSO HABERMASIANA
Habermas, ao elaborar o conceito de democracia discursiva/ deliberatival, est preocupado com o modo que os cidados fundamentam racionalmente as regras do jogo democrtico. Para a teoria democrtica convencional a fundamentao do governo democrtico se d por meio do voto. Dado que esse instrumento no suficiente para legitimar' a democracia, a teoria do discurso prope um procedimento ideal para a deliberao e tomada de deciso2 que avanaria, segundo esse autor, em termos da fundamentao e legitimao das regras democrticas. l O autor Lltilzn os dois termos de forma intercmnbiveL 2 Esse conceito foi elaborado por Cohen, J. Delibermion and Democratic Legitimacy" (Hamlin & Petlt, 1989).

DEMOCRACIA DELIBERATIVA 49 Tal procedimento democrtico, ao conjugar consideraes pragmticas, compromissos, discursos de autocompreenso e de justia, fundamenta o pressuposto de que resultados racionais e justos sero obtidos por meio de um de informao relevante cujo o emprego no deve ser obstrudo. Na teoria do discurso, a razo prtica (base desse procedimento democrtico) passa dos direitos humanos universais ou da substncia tica concreta de uma determinada comunidade para as regras do discurso e para as formas de argumentao. [Tais regras] extraem seu contedo normativo das bases de validade da ao orientada pelo entendimento e, em ltima instncia, da estrutura de comunicao lingstica e da ordem insubstituvel da socializao comunicativa (Habermas, l997, v. II, p. l9). A operacionalizao desse procedimento ideal de deliberao e tomada de deciso, ou seja, das polticas deliberativas, depende, segundo a teoria do discurso, da institucionalizao dos procedimentos e das condies dc comunicao, bem como da inter-relao de processos bcrativos institucionalizados com as opinies pblicas informalmentc constitudas (idem, p. 21). Nessa teoria, a legitimao do processo democrtico deriva, portando, dos procedimentos e dos pressupostos comunicalivos da formao democrtica da vontade e da opinio que, por sua vez, funcionam como canais para a racionalizao discursiva das decises do governo e da administrao. Essa formao da vontade e da opinio democrtica, vin culada ao poder administrativo, monitora o exerccio do poder poltico como tambm a realizao de programas. Em que pese o fato de s o sistema poltico ter poder para agir enquanto subsistema especializado em tomar decises vinculantes, as estruturas comunicativas da esfera pblica reagem como sensores s presses dos problemas que perpassam toda a sociedade e estimulam opinies influentes. A opinio pblica, transformada cm poder comunicativo, segundo os procedimentos democrticos, no pode reger o sistema administrativo mas pode direciona-lo (idem, p. 23). A imagem que Habermas nos oferece para explicitar os processos de comunicao e de deciso do sistema poltico e aquela que retrata uma relao do tipo centro-periferia. No centro localiza-se a administrao, o judicirio e a formao democrtica da opinio e da vontade (parlamento, eleies polticas, partidos) que formam 0 ncleo do sistema poltico; na periferia, encontra-se a esfera pblica composta por associaes formadoras de opinio, especializadas em temas e em exercer influncia pblica (grupos de interesse, sindicatos, associaes culturais, igrejas etc).

50 LUA NOVA N 49 _ 2000 Tendo em mente tal imagem, Habermas define a poltica deliberativa por meio de duas vias: a formao da vontade democraticamente constituda em espaos institucionais e a construo da opinio informal em espaos extra-institucionais. a partir da inter-relao entre esses dois espaos que se encontra a possibilidade de um governo legtimo. O que caracteriza, na verso habermasiana, a poltica delibcrativa? J. Cohen3, por intermdio do procedimento ideal de deliberao e de tomada de deciso, elabora sua concepo de democracia deliberativa e oferece os postulados bsicos que a caracteriza. Segundo Cohen, a democracia deliberativa est ligada ao ideal intuitivo de uma associao democrtica, na qual a justificao dos termos c condies da associao procedem atravs dos argumentos pblicos e do raciocnio entre cidados iguais. Cidados que compartilham um compromisso para a soluo dos problemas da escolha coletiva atravs do raciocnio pblico e consideram suas instituies fundamentais como legtimas, na medida em que eles cstabelecem a moldura para a deliberao pblica livre (Cohen, 1989, p. 21). Os postulados que caracterizam esse procedimento democrtico so: (a) os processos de deliberao realizam-se de forma argumentativa, ou seja, atravs do intercmbio regulado de informaes e de razes entre partes que introduzem e, criticamente, examinam propostas; (b) as deliberaes so inclusivas e pblicas. Ningum pode a princpio ser excludo; todos aqueles que so possivelmente afetados pelas decises tm chances iguais para entrar e delas tomarem parte; (c) as deliberaes esto livres de qualquer' coero externa. Os participantes so soberanos na medida em que s se encontram vinculados aos pressupostos da comunicao e s regras procedimentais de argumentao; (d) as deliberaes esto livres de qualquer coero interna capaz de afetar a igualdade dos participantes. Cada um deles tem oportunidade igual de ser ouvido, de introduzir tpicos, de fazer contribuies, de sugerir e criticar propostas. A tomada de posio sim/no motivada somente pela fora nocoercitiva do melhor argumento; (e) as deliberaes objetivam, em geral, um acordo racionalmente motivado e podem ser, em princpio, desenvolvidas sem restries ou retomadas a qualquer momento. As deliberaes polticas, entretanto, 3 Habermas, enibora parta desse conceito elaborado por Cohen, diverge da amplitude dele. Para Haberm, tal procedimento deve ser compreendido como a estrutura central em um sistema poltico constitucional separado. Cohen, por sua vez, o considera um modelo para todas` as instituies polticas e sociais.

DEMOCRACIA DEUBERATIVA 5] devem ser concludas levando em conta a deciso da maioria. Devido ao seu nexo interno com a prtica deliberativa, a regra da maioria justifica o pressuposto de que a opinio falvel da maioria pode ser considerada uma base razovel para uma prtica comum ate' que a minoria convena a maio ria do contrrio; () as deliberaes polticas abrangem todos os assuntos passveis de regulao tendo em vista o interesse igual dc todos. Isto no implica, entretanto, que certos temas e objetos, tradicionalmente considerados privados, no possam ser submetidos discusso. Em particular, aquelas questes que so publicamente relevantes, pois dizem respeito a distribuio desigual de recursos dos quais depende, de fato, 0 exerccio dos direitos de comunicao e participao; (g) as deliberaes polticas se estendem, tambm, interpretao de necessidades e transformao de preferncias e posies pr-polticas. Aqui, a fora consensual dos argumentos no se apia apenas em um acordo sobre valores previamente desenvolvido nas tradies c formas de vida comuns (Habermas, l9'97, v. II, pp. 29-30). O procedimento ideal de deliberao e de tomada de deciso pressupe uma associao que concorde em regulamentar imparcialmenle as condies de vida comum dos cidados. O que agrupa os partcipes dessas associaes , em ltimo termo, o lao lingstico que mantm a coeso de qualquer comunidade de comunicao. Porm, para Habermas, esta imagem da poltica dcliberativa omite diferenciaes internas importantes. Ela no diz nada acerca das relaes entre deliberaes orientadas para deciso, que so reguladas por procedimentos democrticos, e os processos informais de construo da opinio na esfera pblica. Segundo o autor, sero estes procedimentos que iro regular a composio e a operao das comisses que iro estabelecer uma agenda negociada e elaborar resolues quando necessrias. Os poderes de decidir e de atribuir responsabilidades polticas, ao organizareni os procedimentos parlamentares, iro fornecer os pontos de referncia a partir dos quais as esferas pblicas sero constitudas. Estas, por sua vez, iro determinar como os processos de negociao sero estruturados atravs de argumentos e especificados com relao ao conflito. Os procedimentos democrticos nestas esferas pblicas iro, portanto, estruturar os processos de formao da vontade e da opinio com o objetivo de solucionar cooperativamente as questes praticas, incluindo a negociao de compromissos justos. Segundo Habermas, as esferas pblicas e os corpos parlamentares so predominantemente estruturados como um contexto dejus

tificao. Eles dependem tanto do sistema administrativo, quanto do contexto de descoberta fornecido por uma esfera pblica que se apia em um pblico geral de cidados (idem, p. 32). Este pblico e' o sujeito da opinio pblica. A formao da opinio desvinculada das decises ocorre em uma rede aberta e inclusiva de esferas pblicas subculturais sobrepostas com limites materiais, sociais e temporais No interior de uma moldura garantida pelos direitos fundamentais, as estruturas dessa esfera pblica pluralista desenvolvem-se de fomia mais ou menos espontnea. As correntes de comunicao fluem atravs de esferas pblicas que, organizadas no interior de associaes, compreendem os componentes informais da esfera pblica em geral. Tomado conjuntamente eles formam um complexo selvagem, que resiste a organizao como um todo. A esfera pblica geral , por um lado, mais vulnervel aos efeitos repressivos e exclusivistas do poder social clesigualmentc distribudo, da violncia estrutural e da comunicao sistematicamente distorcida do que a esfera pblica organizada dos complexos parlamentares. Por outro lado, ela tem a vantagem de ser um meio de comunicao irrestrito, onde os novos conflitos podem ser percebidas de forma mais sensvel, os discursos voltados para se alcanar a auto-compreenso podem ser vocalizados de forma mais ampla e expressiva, as identidades coletivas e as necessidades de interpretaes podem ser articuladas de forma mais livre do que no caso da esfera pblica procedimentalinente regulada. Dessa forma, a formao da vontade e da opinio democraticamente constituida ir depender do suprimento de opinies pblicas informais que, idcalmente, desenvolvem-se em estruturas de uma esfera pblica poltica desobstruda. A esfera pblica deve, entretanto, gozar do apoio de uma base social na qual os direitos iguais de cidadania tenham alcanado efetividade social (idem, pp. 33). O que Habemias oferece, portanto, um modelo discursivo de democracia que no est centrado apenas no sistema poltico-adniinistrati~ vo encarregado de tomar as decises Vinculantes nem exclusivamente na sociedade. A democracia deve ser analisada a partir da relao entre esses dois plos: as decises tomadas no nvel do sistema poltico devem ser fundamentadas e justificadas no mbito da sociedade, atravs de uma esfera pblica vitalizada. O sistema poltico deve estar ligado s redes perifricas da esfera pblica poltica por meio de um fluxo de comunicao que parte de redes informais dessa esfera pblica, se institucionaliza por meio dos corpos parlamentares e atinge 0 sistema poltico influenciando nas decises tomadas. O fluxo de comunicao entre a formao da opinio pblica, as

DEMOCRACIA DELIBERATIVA 53 eleies institucionalizadas e as decises legislativas e' pensado para garantir que influencias, geradas pela publicidade e pelo poder produzido comu nicativamente, sejam transformadas, atravs da legislao, em poder administrativamente utilizvel (idem, p. 87). As decises referentes as polticas pblicas` para gozar de legitimidade, devem, portanto, refletir a vontade coletiva organizada atravs da participao poltica em fruns pblicos de debate. Deste modo, a esfera pblica o local no qual os problemas que afetam o conjunto da sociedade so absorvidos, discutidos e tematizados. A esfera pblica um sistema de alarmes dotado de sensores que, embora no especializados, so sensveis a toda sociedade. [Nesse sentidol, ela deve reforar a presso exercida pelos problemas, ou seja, ela no pode limitar-se a detecta-los e a identific-los, devendo, alm disso, problematiza-los de l"orma convincente c eficaz, a ponto de serem assumidos e tratados pelos complexos parlamentares (idem, p. 91). Neste local, continua Habermas, a capacidade para resolver os problemas limitada. Mas esta capacidade deve ser empregada para supervisionar o tratamento posterior desses problemas que tm lugar no interior do sistema poltico. A esfera pblica funciona, portanto` como uma caixa de ressonncia dos problemas que devem ser trabalhados pelo sistema poltico. Os procedimentos democrticos legais, situados nos complexos parlamentar e jurdico, funcionam como filtros que regulam o acesso dos lluxos comunicativos oriundos da periferia aos centros decisrios. Para que determinado ponto de vista ganhe forma de poder poltico necessrio quc ele percorra este sistema de filtros institucionais at assumir o carter dc persuaso sobre os membros autorizados do sistema poltico, determinando mudanas no seus comportamentos. A democracia deliberativa proposta por Habermas utiliza uma estratgia dual, onde se apresentam fruns institucionais e extra-institucionais que se apiam nos sujeitos da sociedade civil, bem como em outros atores polticos tais como os sindicatos, os partidos e os grupos de interesses. A sociedade civil, base social da eslcra pblica autnoma, constituda por associaes, organizaes e movimentos sintonizados com a ressonncia dos problemas societarios nas esferas da vida privada, absorve e transmite as questes ali tematizadas de forma amplificada para a esfera pblica. Estas associaes da sociedade civil acabam influenciando a definio de questes que sero problematizadas via esfera pblica. Depois de publicizadas, essas questes devem ser tratadas pelo sistema poltico~ administrativo. Como instncia intennediadora, a esfera pblica capta os

impulsos gerados na vida cotidiana e os transmite para os Colegiados com petentes que articulam institucionalmente o processo de formao da vontade poltica, construindo, assim, decises legtimas. OPERACIONALIZANDO A DEMOCRACIA DELIBERATIVA Cohen e a Poliarqua Direra/nerzte Deliberativa J. Cohen em Reflections on Habermas on Democracy estabelece um dilogo com Habermas sobre sua proposta de democracia discursiva. No presente texto nos ateremos a um ponto especfico desse dilogo: o problema da operacionalizao da democracia deliberativa4. Segundo Cohen, a proposta de Habermas para operacionalizar a democracia discursiva baseada no de coniunicao que [em origeni em uma rede dispersa de cidados e se que se dirige para o legislativo e para a administrao com o intuito de influencia-los no processo de tomada de deciso lhe parece uma dissoluo desencorajadora da soberania popular (Cohen, 1998, p.35). Vejamos por que. Para esse autor, a proposta discursiva de Habermas torna a democracia estranha s rotinas institucionais estabelecidas pela poltica moderna na medida que ela valoriza condies excepcionais de influncia das associaes que se localizam fora do circuito institucionalizado do poder, ou seja, das regras do sistema. O argumento habermasiano, baseado na capacidade dos movimentos sociais, como sensores dispersos na esfera pblica, de detectar preocupaes populares que esto tora da agenda pblica, propor novas solues e, com isso, influenciar 0 poder legislativo e a administrao, sugere, to somente, quebras ocasionais na rotina do circuito oficial do poder. Esses movimentos, se assim analisados, assumem to somente uma posio defensiva frente aos subsistemas com os quais eles interagem e, por isso, se mostram incapazes de redefini-los. Para que esses atores desempenhem um papel ofensivo no basta apenas enfatizar, como Habermas faz, a influncia autnoma oriunda da periferia 4 No debate com Habermas, Cohen problematiza no s a possibilidade da democracia discursva/deliberaliva tal qual elaborada por Habermas, mas Ialnbiii a prpria concepo de democracia radical desse autor. Cohen levanta duas questes de contedo e uma terceira sobre a operacionalizao (Cohen, I998, pp. 3-4).

DEMocRAcm DELIBERATIVA 55 da esfera pblica sob condies de crise social. necessrio apontar outras formas de participao que realizem, de falo, a promessa da democracia radical e, com isso, do governo legtimo. Cohen aponta trs condies necessrias para a realizao dessa promessa: l) elas tm de permitir e encorajar' que experincias e preocupaes que podem no ocupar a agenda normal (sensores fundamentados na experincia local e na informao); 2) elas devem olferecci' avaliaes disciplinadas de propostas atravs da deliberao que envolvem valores polticos fundamentais e 3) elas precisam oferecer tambm ocasies mais institucionalizadas, regularizadas para a participao dos cidados na tomada de deciso coletiva _ e, talvez, ao fazer isso, aumentar a qualidade do discurso na esfera pblica informal (idem, p. 37). Essas trs idias, com as quais se operacionaliza o ideal normativo da democracia deliberativa, podem ser agrupadas na idia de Poliarquia Diretamente Deliberativa5. A idia fundamental da Poliarquia Diretamente Deliberativa (PDD) institucionalizar solues de problemas diretamente pelos cidados e no simplesmente promover a discusso informal com promessas de influncias possveis na arena poltica liormal. Na PDD, as decises coletivas so tomadas atravs de deliberao pblica em arenas abertas aos cidados que utilizam servios pblicos ou que so regulados pelas decises pblicas. Mas ao decidir, aqueles cidados tm de examinar suas prprias escolhas a luz das deliberaes e experincias relevantes de outros que lidam com problemas similares em jurisdies comparveis ou subdivises do governo. Idealmente, portanto, a PDD combina as vantagens do aprendizado local e do auto-governo com as vantagens (e disciplina) do aprendizado social mais amplo e da accountabilry poltica maior quo resulta quando os resultados de alguns experimentos concorrentes so ajuntados para peiTnitir controle pblico da efetividade das estratgias e dos lideres (idem, p. 38). Tal idia compreende trs elementos: l)Solues de problemas locais atravs da participao diretamente deliberativa. Tal participao direta importante na medida que veicula conhecimento e valores locais relevantes na tomada de deciso; supe que os 5 Essa idia est desenvolvida em Cohen , J. Sabel, C. DirectIy-Deliberntive Polynrchy". European Law Journal. Vol. n. 4, 1997, pp. 313-342.

participantes possuem informaes relevantes sobre os contornos dos problemas e podem detectar [de forma] relativamente facil tanto o engano dos outros quanto as conseqncias no intencionais das decises passadas; encoraja a expresso das diferenas e a proviso de informaes. O respeito expresso atravs da argumentao rntua (reason-giving) que define a deliberao refora um compromisso com as normas do dilogo como a sinceridade, a confiana e com a soluo dos problemas. 2) Em funo da estreiteza comumente associada com o localismo, Cohen prope a institucionalizao de links entre as unidades locais - em particular, a institucionalizao de vnculos que requerem unidades deliberativas separadas que consideram suas prprias propostas a luz dos critrios oferecidos por outras unidades. Se a razo prtica requer, de fato, a busca de melhores solues, os tomadores de deciso necessitam explorar alternativas s praticas correntes. Pode-se procurar tais 'alternativas - incluindo aquelas previamente nao imaginadas na cena local - nas experincias das unidades que lidam com problemas analogos. Assim, a tomada de deciso diretamente deliberativa necessita da coordenao deliberativa: deliberao entre as unidades de tomada de deciso dirigidas pelo aprendizado conjunto das suas vrias experincias e o aumento das possibilidades institucionais para tais aprendizados. Estender a deliberao as unidades permite que cada grupo contemple seu ponto de vista e suas propostas a luz das alternativas articuladas pelos outros. Com isso pode-sc assegurar o exerccio da razo prtica de forma disciplinada e criativa. 3) A mudana no locus das solues de problemas muda tambm a operao e a expectativa das instituies bsicas. No que diz respeito ao papel do Legislativo, a PDD reconhece, segundo Cohen, os limites dessa instituio de resolvcr problemas - ou por si mesma ou ao delegar tarefas para as agncias administrativas. Sendo assim, o papel do Legislativo na PDD dar poder e facilitar a soluo de problemas atravs das arenas diretamente deliberativas, pois essas operam de forma mais prxima dos problemas do que o prprio Legislativo. A idia que o Legislativo publicite reas de politicas (educao, segurana, sade ambiental) abertas a ao polirquica diretamente deliberativa; estabelea objetivos gerais para a poltica na area, assista a organizao das arenas deliberativas potenciais para realizar aqueles objetivos; torne os recursos dispon veis para os corpos solucionadores de problemas deliberativos e reveja, em intervalos regulares, as atribuies de recursos e responsabilidades. Segundo o autor, essa disponibilidade de mtodos alternativos de soluo de problemas impe ao Legislativo um peso maior para justi

You might also like