You are on page 1of 17

INSTITUTO POLITCNICO DE COIMBRA ESCOLA SUPERIOR AGRRIA DE COIMBRA Licenciatura em Biotecnologia Engenharia Bioqumica 2 semestre 2011/2012 Segunda Edio

2011/2012

Produo de Cerveja
Fani Plcito n 20100218 Mrio Silvrio n 20100211 Lus Pereira n 20090457 Joana Horta n 20100225 Snia Santos n 20710056

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

ndice
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Introduo ........................................................................................................................ 2 Marcos Histricos ............................................................................................................. 3 Processos Biotecnolgicos Leveduras ........................................................................... 4 Matrias-Primas ............................................................................................................... 7 Tipos de Cerveja ............................................................................................................. 10 Etapas de Produo ........................................................................................................ 11 Fermentadores ............................................................................................................... 13 Curiosidades ................................................................................................................... 14 Concluso ....................................................................................................................... 15

10. Bibliografia...................................................................................................................... 16

Engenharia Bioqumica 2 semestre

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

1. Introduo
A cerveja uma bebida com milhares de anos de existncia, produto da mais antiga actividade biotecnolgica que h memria. Ela o resultado de um processo biotecnolgico, tradicionalmente descontnuo, que engloba um conjunto de processos biolgicos e enzimticos, realizados com o apoio de diversas operaes unitrias (Hardwick, 1995). De acordo com a legislao portuguesa, a cerveja uma bebida obtida por fermentao alcolica, mediante leveduras seleccionadas, do gnero Saccharomyces, de um mosto preparado a partir de malte de cereais, principalmente cevada, e outras matrias-primas amilceas ou aucaradas, ao qual foram adicionadas flores de lpulo e/ou seus derivados e gua potvel (portaria 1/96) H milnios que o homem utiliza as leveduras para a produo de po, cerveja, vinho e outros alimentos obtidos por fermentao. Actualmente, so usadas numa ampla faixa de processos fermentativos visando a produo dos mais variados tipos de produtos. As leveduras do gnero Saccharomyces apresentam vrias cepas consideradas seguras e capazes de produzir dois metabolitos primrios importantssimos na cerveja, etanol e dixido de carbono. Equacionar a produo de um tipo de cerveja implica, basicamente, estudar qual o grau alcolico que dever ter, qual o seu perfil aromtico e sensao sensorial que deve deixar na boca e qual a estabilidade (biolgica, de espuma, coloidal, e de aroma/gosto) para ela pretendida. Abordaremos, ento, as caractersticas das matrias-primas, mosto, leveduras e as suas caractersticas com relevo para a fermentao e maturao, na tentativa de perceber como afectam as propriedades da cerveja, produto final de to laboriosos processos biolgicos e bioqumicos.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 2

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

2. Marcos Histricos
Trabalhos arqueolgicos mostraram que a cerveja era conhecida no Iro no VI milnio a.C. e as civilizaes babilnia e egpcia legaram -nos documentos e pinturas em que se descreve o seu modo de produo. As cervejas desses tempos to recuados eram muito concentradas, fortemente turvas, e bastante alcolicas. Corriam abundantemente nas festas, juntamente com o vinho, e a sua cor variava desde o muito claro para o muito escuro. Foi a partir do sculo XIX que a cerveja se alterou significativamente, quando mtodos e conceitos cientficos foram adoptados. Com o resultado dos avanos conseguidos, as unidades produtoras foram-se tornado cada vez maiores, originando o aparecimento de uma verdadeira indstria. A Weihenstephan, na Alemanha, a cervejaria mais antiga do mundo. Os grandes avanos cientificos ficaram a dever-se aos estudos de L. Pasteur, E. Buchener, E. Hansen, A. Harden e W. J. Young, estes dois ltimos j no inicio do sculo XX, que permitiram esclarecer muitos dos problemas que dificultavam o processo da industria. O trabalho com estirpes puras, preconizado po E. Hanses (Carlsberg Brewery, Copenhaga) foi fundamental para o avano tcnico e cientifico da industria cervejeira. No Reino Unido , H. Brown realizou estudos que mostraram o efeito pernicioso, superior ao da presena das bactrias, da coabitao da levedura seleccionada com estirpes selvagens, reforando, assim, a necessidade dos cuidados a ter com a manuteno das estirpes puras. Finalmente, o aparecimento das tcnicasde gentica possibilitou a melhoria de caracteristicas e a chegada da gentica molecular abriu porta criao de novas estirpes.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 3

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

3. Processos Biotecnolgicos Leveduras


As leveduras so fungos que se apresentam predominantemente sob a forma unicelular, cuja reproduo geralmente ocorre por gemulao. As leveduras distinguem-se dos protozorios por possurem uma parede celular rgida, distinguveis das bactrias pelo seu volume e propriedades morfolgicas. As leveduras no so uma entidade taxonmica natural, so diferenciadas entre si, no directamente pelos seus elementos morfolgicos, mas, sobretudo, pelas suas caractersticas fisiolgicas. A Saccharomyces cerevisiae uma levedura ascomictica gemulante, dado que no produz esporos sexuados, estando interligada cos ascomicetes ou com os basidiomicetes (Pelcsar, 1980) As cepas dessa espcie, usualmente referenciadas na fermentao de algumas bebidas alcolicas e de po, na presena de oxignio, oxidam os acares a dixido de carbono. Esta levedura tem uma conformao elptica medindo aproximadamente de 6 a 8 mm de comprimento por 5 m largura. Tem uma reproduo assexuada por brotamento durante o qual o ncleo se divide por contraco, entrando parte no broto, juntamente com outros organelos celulares. A clula volta a sua forma normal pela sntese de novo material da parede celular. A produo de cerveja consequente de um processo de mltiplos estgios envolvendo a converso biolgica de materiais in natura em produto final (Walker, 2000; Carvalho et al., 2006). Todas as caractersticas das leveduras que lhes permite adaptar-se ao meio base da cerveja (malte, lpulo e gua) e conseguir metabolizar eficientemente os constituintes do mosto em etanol em outros produtos da fermentao a fim de produzir uma cerveja com qualidade e estabilidade satisfatria (Rossell e Stewart, 1995), esto dependentes de diferentes factores, tais como: Caractersticas genticas: escolha da estirpe a inocular; Fisiologia celular: tolerncia ao stress, viabilidade e vitalidade; Disponibilidade de nutrientes: variedade e concentrao de acares e disponibilidade de ies metlicos no mosto; Condies fsicas: temperatura, pH, oxignio dissolvido e densidade do meio.

Na produo de cerveja ale e lager tradicionalmente todas as leveduras utilizadas so cepas S. Cerevisiae que representam um grupo diversificado de microrganismo. Na literatura, as leveduras referidas como S. Cerevisiae var. caslsberg ou S. Cerevisiae tipo lager pertencem, tal como o nome indica, fermentao lager, enquanto que as leveduras ale so apenas referidas como S. Cerevisiae tipo ale.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 4

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

Pelas diferenas bioqumicas, importantes na distino de ambas as leveduras, observou-se que a estirpe S. Cerevisiae Caslsberg tipo lager contm os genes MEL que sintetiza a enzima extra celular -galactosidade, permitindo o seu crescimento a 30 C. As leveduras S. Cerevisiae tipo ale necessitam em mdia 5 dias a efectuar a fermentao a uma temperatura de 20C. So leveduras de alta fermentao, pelo que, no final da fermentao, emergem superfcie do produto formando uma pelcula de biomassa muito densa. As leveduras S. Cerevisiae tipo lager levam em mdia 14 dias a efectuar a fermentao a uma temperatura de 8C. So descritas como leveduras de baixa fermentao dado que, no final da fermentao, ao se agregarem, formam flocos, que depositam no fundo do fermentador, um sedimento de biomassa.

3.1

Seleco de Estirpes

Actualmente, a investigao das diferentes estirpes de leveduras do processo de fermentao da cerveja, tende a utilizar mtodos moleculares para caracterizar e diferenciar vrias estirpes. Estas tcnicas iro permitir a identificao de estirpes com propriedades fisiolgicas semelhantes. As tcnicas de identificao molecular de leveduras mais objectiva e sensvel do que os testes bioqumicos e morfolgicos, apesar de ainda no serem suficientemente rpidas para atender s necessidades dos processos modernos de produo de cerveja que operam em larga escala. Para alm do acessvel manuseamento que a levedura deve adquirir (largo perodo de armazenamento e estabilidade gentica), estas de forma a obter uma eficaz produo de cerveja, devem apresentar as seguintes caractersticas definidas por Prist e Campbell (1996): Uma velocidade rpida de fermentao sem crescimento celular excessivo; Uma utilizao eficiente da maltose e maltotriose com uma boa converso em etanol; Habilidade de tolerar o stress pelas altas concentraes de lcool e presses osmticas do mosto; Uma produo acentuada de certo nvel de compostos do sabor e do aroma; Uma floculao ideal para o processo industrial; Boas caractersticas de manuseamento (largo perodo de armazenamento e estabilidade gentica).

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 5

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

Devido s leveduras existentes no preencherem todos os requisitos, ou em alguns deles tinham baixo rendimento, foi necessrio recorre a engenharia gentica para melhorar as suas caractersticas. A tcnica DNA recombinante permite transformar as leveduras com DNA de interesse de outras estirpes. Pelos problemas ticos que acarretam ainda no so implementadas larga escala de produo.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 6

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

4. Matrias-Primas
A cerveja, resultado de um processo biotecnolgico, tradicionalmente produzido por reactores batch, engloba um conjunto de processos biolgicos e enzimticos gerados pela conexo de quatro matrias-primas base: gua, cevada maltada, cereais no maltados e lpulo. Planear a produo de determinado modelo de cerveja implica uma anlise das caractersticas a implantar. O grau alcolico pretendido na bebida, a estabilidade na textura, a nvel biolgico, coloidal e de espuma, mas sobretudo, o perfil aromtico relacionado ao paladar do consumidor. Neste conjunto de preparado, designado por mosto, o cereal produtor do malte, comummente a cevada, o principal responsvel pelas caractersticas aromticas da cerveja.

4.1

Cevada

Definida como primordial produo do cervejeiro, este cereal transformado em malte mediante o processo de maltagem - germinao sob condies controladas. A cevada dstica (Hordeum distichum) a espcie de maior valor industrial para maltar uma vez que apresenta gros bem desenvolvidos e glumelas (camada envolvente do gro) infimamente finas. Cultivada por toda a Europa, a nvel nacional a zona cultivar est limitada ao Alentejo. A maltagem resume-se a trs passos base: molha, germinao e secagem. A molha configura o gro a teores de humidade mais elevados, pelo permanente contacto com a gua, tornando as paredes celulares mais friveis facilitando a extraco do amido na etapa de germinao. Na germinao, a degradao enzimtica do amido armazenado no endosperma, origina aucares que vo ser a fonte de energia para o crescimento da radcula (raiz) e do caulculo (caule). Em termos gerais, so sintetizadas as enzimas necessrias hidrlise parcial dos componentes da cevada (amido, protenas e parede celular) que originam os nutrientes requeridos pela levedura. A secagem o modo de controlo do crescimento. Quando se verifica o caulculo nas dimenses desejadas, a germinao e a desagregao interrompida com recurso secagem controlada, fixando nesse ponto a colorao e o aroma do malte. O malte confere as caractersticas de textura cerveja. Desencadeia as protenas responsveis pela espuma; influencia a estabilidade do aroma; compostos azotados e acares contribuem na colorao. (Jos M. Machado Cruz, pginas 279 a 280)

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 7

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

4.2

Cereais no maltados

Usados em pequenas percentagens no mosto, de modo generalizado, estes cereais permitem diminuir o contedo global de protena do mosto adequado ao tipo de composio pretendido para a cerveja. Normalmente a gramnea recorrente o milho. Uma vez isenta de gordura modo e denominado de gritz sendo caracterizado, essencialmente, como um dador de amido, conferindo cerveja propriedades especficas e diminuio do nvel de cor.

4.3

Lpulo

Outra das matrias-primas de valor na produo de cerveja, o lpulo uma planta trepadeira da famlia das urticrias (Urticacea), tpica de climas frios, diica, cujas inflorescncias femininas reproduzem leos e resinas amargas que so relevantes para o amargurizar e aromatizar tpico da cerveja. Em Portugal, cultiva-se lpulo, variedade de amargo, na regio de Bragana. (Cruz, Jos M. Machado; pginas 282 a 283) No Humulus lupulus L. entre os diversos componentes, destacam-se as resinas onde se encontram os cidos beta (lupulonas) e os cidos alfa (humulonas), principal fonte do amargo da cerveja, e os leos essenciais. A classificao do lpulo em amargor ou aromtico est dependente do elevado nvel de cidos alfa ou no, respectivamente. Devido instabilidade dos componentes, facilmente oxidveis, a qualidade vai degradando-se, se prescindir de cuidados de recolha, tratamento e armazenamento. Para a dimenso industrial, foram surgindo naturalmente formas de armazenamento mais estveis do lpulo. Os extractos, obtidos por extraco pelo dixido de carbono e etanol, e as peletes, conseguidos pelo prvio enriquecimento dos solos reprodutores de lpulo. Sendo o cido alfa uma substncia no solvel, aquando da extraco do lpulo, este fervido junto com a cerveja, onde pelo processo de isomerizao, as resinas fixam o sabor amargo na cerveja. Paralelamente, o lpulo contribui na formao de uma boa espuma e protege a cerveja de contaminaes microbianas.

4.4

gua

A gua usada na indstria cervejeira, independentemente da fonte de captao, adequada ao consumo humano, sendo indispensvel a todas as reaces no decorrer do processo de produo. Em tempos longnquos, o local a implantar a indstria era analisado tendo em conta a extraco de gua, nos dias que decorrem, com o avanar tecnolgico, a composio qumica

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 8

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

da gua adaptada nas fbricas em detrimento das exigncias nos vrios passos do processo. Tcnicas como a desionizao ou osmose inversa permitem obter a gua mais indicada produo de cerveja. Em territrio nacional, a dureza total e o teor de bicarbonatos so as caractersticas vulgares a ser adaptadas, neste caso reduzidas. (Cruz, Jos M. Machado; pgina 284)

4.5

Aditivos de Fabricao

De modo a colmatar algumas lacunas previsveis durante o processo de produo de cerveja, so acrescentados alguns aditivos de forma a no danificar o produto para consumo:

Antioxidantes

Paralisa a aco do oxignio na deteriorao de

gorduras nos alimentos, caso contrrio a sua aco alteraria a textura, tornando-os imprprios para consumo.

Estabilizantes

Conserva as caractersticas fsicas das emulses e

suspenses. So adicionados na fermentao de cerveja com a finalidade de aumentar a viscosidade.

Acidulantes Actuam como suplemento de aroma e sabor. Anti-espumantes


Considerados reguladores da formao de

espuma, particularmente durante as fermentaes.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

|Pgina 9

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

5. Tipos de Cerveja
Sobretudo na Europa, origem de produo da cerveja, pela diferente espcie de levedura e os pequenos diferenciamentos nas caractersticas das matrias-primas usadas, dependendo da textura e composio, a cerveja classificada pelo tipo de colorao, teor alcolico e o tipo de fermentao. No quadro 1 notam-se os diferentes tipos de cerveja de origem no continente europeu. Inicialmente, a cerveja resultava quase que exclusivamente da fermentao realizada temperatura ambiente por leveduras de fermentao alta - cerveja ale. Na Baviera porm, produzia-se desde o sculo XVI, uma cerveja cuja fermentao era realizada por leveduras que fermentavam bem a baixas temperaturas (8 a 10C) e que era mantida em caves aps a fermentao principal terminar - cerveja lager. Observamos na figura 1 os diferentes tipos de cerveja que foram surgindo derivados destes da alta e da baixa fermentao.

Figura 1 Esquema explicativo dos diferentes tipos de cerveja.

Quadro1 Diferentes tipos de cerveja de origem na Europa. Cerveja Lager Malzbier Ale Origem Alemanha Alemanha Inglaterra Colorao Clara Escura Clara avermelhada Escura Clara Clara Teor Alcolico Alto Alto Mdio Alto Fermentao Baixa Baixa Alta

Porter Pilsen s/ lcool

Inglaterra Alemanha Alemanha

Alto Mdio ---

Alto/Baixo Baixa ---

Engenharia Bioqumica 2 semestre

| P g i n a 10

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

6. Etapas de Produo
6.1 Fabricao do Mosto
O mosto fabricado numa zona particularmente criada para o efeito, a chamada sala de brassagem ou sala de fabrico. 1Moagem do Malte: No incio da produo de cerveja, o malte enviado para os moinhos, de forma a cortar a casca facilitando a extraco dos acares e aminocidos para o processo. A moagem promove ainda a diminuio das partculas de amido para facilitar a sua hidrlise. Brassagem: Aps a moagem, o malte enviado para caldeiras de empastamento, onde o malte modo misturado com gua e submetido a uma temperatura a rondar os 75C. As enzimas contidas no malte so libertadas e promovem a hidrlise cataltica do amido. Filtrao do Mosto: A totalidade do volume da caldeira , ento, bombeada para um filtro que vai separar a fraco solvel (mosto doce) da parte insolvel (subproduto com grande aplicao na alimentao do gado bovino). O tipo de filtro usado influncia a qualidade do mosto, devido presena de mais ou menos cidos gordos, que so importantes moduladores do perfil aromtico da cerveja. Os filtros mais usados so os filtros de quadros clssicos, mas recentemente tm sido substitudos pelos filtros de membrana que exigem uma moagem em moinhos de martelos. Veja-se no quadro 2 a composio lipdica de mostos provenientes de diferentes filtros.

2-

3-

Quadro 2 Influncia do tipo de filtro na composio lipdica do mosto


(adaptado de Jos M. Machado Cruz, pgina 286)

Filtro Meura 2001 (Filtro de membrana) Filtro de quadros Clssicos 4-

cidos gordos (mg/L) 4.04 14.70

Ebulio: No seguimento do processo o mosto colocado num taque onde se


adiciona o lpulo para se obter leos essenciais que sero extrados do lpulo. A mistura fervida aproximadamente 90 minutos de forma a evaporar o excesso de gua (cada tipo de cerveja tem origem num mosto de determinada concentrao) e ainda compostos volteis. Grande parte dos leos essenciais so tambm eliminados, mas o aroma da cerveja influenciado por aqueles que so retidos. Tratamento do Mosto: Aps a fervura, o mosto juntamente com o lpulo resfriado para a inoculao da levedura. O mosto frio deve ser arejado de modo a ficar com cerca de 8 a 19 mg de O2/L.

5-

Engenharia Bioqumica 2 semestre

| P g i n a 11

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

6.2

Fermentao

Nesta fase, as leveduras vo reproduzir-se devido existncia de acar no meio, e vo produzir lcool, dixido de carbono entre outros compostos. A fermentao um processo descontnuo realizado em fermentadores de grande capacidade, os tanques cilindrocnicos. Com base nos estudos de microrganismos (anos 50-60) comeou a aparecer na indstria tentativas de fermentar em contnuo, embora com muitas dificuldades nos meados dos anos 80 registou-se um avano assinalvel, com a introduo de leveduras imobilizadas. Uma vantagem da utilizao da imobilizao o facto de ser possvel uma operao continua com elevada concentrao de levedura, o que acelera a fermentao. A fermentao alcolica a transformao dos acares fermentveis do mosto (glucose) em lcool, gs carbnico e calor. Pode-se dividir a fermentao em trs etapas: Fase de Adaptao: O incio da fermentao em que a levedura se adapta ao meio. Fase de Multiplicao: d-se a diviso de clulas, ou seja quando a levedura se multiplica e consequentemente produz calor e CO2 gasoso. Esta fase depende da temperatura do mosto e do teor de acares. Fase da Fermentao: esta fase inicia-se o fim do oxignio, e caracterizada pela produo de lcool, CO2 gasoso e calor, a partir dos acares existentes.

O processo de fermentao, que tende a durar entre 8 a 10 dias, inicia-se com a transferncia do mosto j resfriado para um tanque de fermentao, onde j est presente a levedura. Quando a levedura entra em contacto com o mosto pela primeira vez, as concentraes de glicose (C6H12O6) so muito altas, o que faz com que a glicose entre por difuso, na levedura. Se a cerveja que est a ser produzida for ale, ou seja, uma cerveja que utiliza uma levedura de alta fermentao no processo, o mosto ser mantido a uma temperatura constante de 20C. Se a cerveja for lager, ou seja, cerveja que utiliza uma levedura de baixa fermentao a temperatura ser mantida aproximadamente a 8C. Na fermentao h produo de grandes quantidades de calor, e por isso os tanques de fermentao so constantemente resfriados para manter a temperatura ideal para o processo. Uma vez que a fermentao demora no mnimo duas semanas, a capacidade de produo de cerveja limitada pela quantidade de tanques disponveis. Durante a fermentao, a densidade especfica da mistura medida para se poder determinar quando termina a fermentao. O fermentador fechado, mas possui um canal de ventilao para a sada de dixido de carbono do fermentador. Enquanto a fermentao se realizar e a densidade especfica tiver alcanado um determinado nvel, o tubo de ventilao ser fechado, e como a fermentao continua, haver mais produo de CO2, sendo este o mtodo da cerveja receber a maior parte da sua carbonizao; o restante CO2 adicionado mais tarde durante as etapas de produo. Quando a fermentao estiver a terminar, a biomassa (levedura) e outros componentes indesejveis estaro concentrados no fundo do fermentador devido descida de temperatura no processo para 0C, o que facilita a sua remoo. Enquanto os componentes indesejveis se encontram no fundo, a cerveja lentamente bombeada do fermentador e filtrada para remover quaisquer slidos que possam ter ficado. Depois do filtrar, a cerveja

Engenharia Bioqumica 2 semestre

| P g i n a 12

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

transferida para um outro tanque onde se realizam ajustes de carbono antes de prosseguir para o engarrafamento.

7. Fermentadores
O processo fermentativo envolvente na produo de cerveja realizado tradicionalmente em reactores descontnuos de grande capacidade, as cilindrocnicas. Para um eficaz desempenho, os fermentadores so devidamente isolados, fechados e equipados com placas de arrefecimento, diferenciadas a zona cilndrica da cnica, de maneira a favorecer a recolha da levedura a uma temperatura inferior da cerveja. A capacidade de floculao das estirpes uma referncia importante para um bom progresso na separao da levedura da cerveja no final da fermentao. Na fermentao baixa, os flocos resultantes caem e aglomeram-se no fundo da cuba, enquanto na fermentao alta sobem pela ajuda do dixido carbono gerado. Em traos gerais, relativamente estrutura e concepo, o fermentador deve: Evitar a contaminao do mosto por microrganismos externos, Ser fabricado em material que posteriormente no seja corrodo tanto pelo mosto como pelas solues de higienizao; Suportar diferentes temperaturas, em funo do avano do processo fermentativo; Permitir a recolha de dixido de carbono libertado; Permitir uma perfeita recolha da levedura sedimentada e o posterior esvaziamento da cerveja; Ser equipado com um dispositivo de higienizao.

Nas indstrias de cerveja, comummente, o fermentador construdo em material de ao inox.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

| P g i n a 13

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

8. Curiosidades
Qualquer pessoa que pea uma cerveja num estabelecimento comercial ou at a consuma no conforto do seu lar simplesmente abre a lata/garrafa e degusta o produto to apreciado, mas nunca se interroga sobre factos ou simples curiosidades que esto por detrs da to famosa cerveja. actualmente bastante utilizada na culinria mas no uma inovao, isto porque a mais antiga receita do mundo confeccionada com cerveja, foi descoberta por arquelogos gravada numa placa de gesso na Mesopotmia. Apesar de ser encarada como uma bebida mscula mais indicada para homens (bastante apreciada por mulheres) a cerveja pode ser usada no ramo da cosmtica, uma vez que a bebida contm cido fosfrico, um componente essencial no crescimento dos tecidos celulares, o que coopera na manuteno de uma pele saudvel, sendo este o fundamento cientfico para o uso da espuma da cerveja pelas mulheres de forma a tornarem a pele mais fresca e clara. Prova disso so os escritos de Plnio de h 2000 anos atrs sobre as mulheres do Antigo Egipto (G-Sat,2007). Existem algumas dicas fundamentais a no esquecer para manter a bebida nas melhores condies para a sua degustao; a primeira que ao contrrio do vinho a cerveja no precisa de envelhecimento, quanto mais jovem for consumida melhor. Deve ser armazenada de p e nunca deitada. A sua refrigerao deve ser no frigorfico sem pressas e nunca se deve colocar no congelador, uma vez que a violncia da diferena de temperatura prejudicam a bebida. Depois de fresca se retirar a bebida para a temperatura ambiente deve ser consumida e jamais voltar a refrescar. A temperatura ideal para consumir uma cerveja entre 4 a 6c de forma a no alterar a sua composio ou sabor. A formao de espuma, a chamada gravata, muito importante uma vez que esta evita a libertao do gs e retm o sabor, dois dedos de espuma so o ideal. No existe praticamente nenhuma diferena entre a cerveja e a imperial, ou o fino como denominado em Coimbra, o que os difere que a cerveja vai para a lata ou garrafa e pasteurizada no entanto a imperial/fino armazenada em barris e sai directamente para o copo no momento do seu consumo. Sendo 90% composta por gua uma bebida hidratante, no entanto, sendo alcolica, o seu consumo deve ser moderado. Rica igualmente em protenas, vitaminas, hidratos de carbono e aminocidos. Actualmente a Blgica o pas com maior variedade de cervejas no mundo, possuindo cerca de 150 tipos de cerveja diferentes. Em Portugal desde o sculo XVII h notcia de consumo de cerveja, existia at um Ptio da Cerveja, na antiga freguesia da Conceio Nova em Lisboa. (Unicer, s.d.) Beber cerveja no engorda, isto se o seu consumo estiver inserido numa dieta alimentar equilibrada (Portal das curiosidades, 1999).

Engenharia Bioqumica 2 semestre

| P g i n a 14

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

9. Concluso
A produo da cerveja envolve um longo processo biotecnolgico, no entanto relativamente simples. Das vrias matrias-primas que so necessrias a essencial a levedura. A cerveja uma bebida hidratante e nutritiva podendo fazer parte de uma dieta equilibrada desfazendo o mito de que a cerveja engorda. Existem variados tipos de cerveja tendo por base os mesmos constituintes, a escolha feita pelo paladar do consumidor. Devido ao processo fermentativo e pasteurizao a cerveja no necessita de grandes cuidados ao armazenar, no entanto no trabalho so referidas algumas dicas de forma a consumir o produto na sua qualidade mxima.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

| P g i n a 15

Produo de Cerveja - Escola Superior Agrria de Coimbra -

2011/2012

10. Bibliografia
Cruz, Jos M. Machado; Produo de Cerveja; Reactores Biolgicos Fundamentos e Aplicaes; pginas 279 a 280; Lisboa; LIDEL DIRIO DA REPUBLICA; Produo de cerveja;1997;[em linha];[consultado em 24-052012];. Disponvel em www: <URL:http://www.dre.pt/cgi/dr1s.exe?t=dr&cap=11200&doc=19960030%20&v02=&v01=2&v03=1900-01-01&v04=3000-1221&v05=&v06=&v07=&v08=&v09=&v10=&v11=Portaria&v12=&v13=&v14=&v15=&sor t=0&submit=Pesquisar>; EBAH;Processo de fabricao de cerveja;s.d.;[em linha];[consultado em 24-05-2012]; Disponvel em www: <URL:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAArekAL/processofabricacao-cerveja>; GARFADAS ONLINE;Weihenstephan, A fbrica de cerveja mais antiga do mundo; s.d.; [em linha];[consultado em 24-05-2012];. Disponvel em www: <URL:http://garfadasonline.blogspot.pt/2011/07/weihenstephan-fabrica-de-cerveja mais.html>; G-SAT;Curiosidades sobre a cerveja; 2007;[em linha]; [consultado em 24-05-2012]; Disponvel em www:<URL:http://www.g-sat.net/medico-1342/cerveja-dos-factos-aoprazer-curiosidades-85460.html>; PORTAL DAS CURIOSIDADES; Curiosidades sobre a cerveja;1999; [em linha];[consultado em 24-05-2012]; disponvel em www:<URL: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=14726.0>; REVISTA ANALYTICA;Elementos biotecnolgicos fundamentais no processo cervejeiro;s.d.;[em linha];[consultado em 24-05-2012]; Disponvel em www: <URL:http://www.revistaanalytica.com.br/ed_anteriores/25/art03.pdf>; SCRIBD;Anti-espumantes;s.d.;[em linha];[consultado em 24-05-2012;] Disponvel em www: <URL:http://pt.scribd.com/bonte01/d/55983824/55-Antiespumantes>; SUPER BOCK;Histria da cerveja;s.d.;[em linha];[consultado em 24-05-2012]; Disponvel em www:<URL:http://www.superbock.pt/pdf/HistoriaDaCerveja/Historia_da_Cerveja_PT. pdf>; SUPER BOCK; Produo de cerveja;s.d.;[em linha];[consultado em 24-05-2012]; Disponvel em www:<URL:http://www.superbock.pt/pdf/Producao/Producao_PT.pdf>; UNICER; Cerveja em Portugal;s.d.;[em linha];[consultado em 24-05-2012]; Disponivel em www:<URL: http://www.unicer.pt/gca/index.php?id=226>; WE CONSULTORIA;Como fazer cerveja; 2009;[em linha];[consultado em 24-05-2012] Disponvel em www: <URL:http://www.comofazercerveja.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=14>.

Engenharia Bioqumica 2 semestre

| P g i n a 16

You might also like