You are on page 1of 6

INGLS INSTRUMENTAL

Discentes: Aryane Mendes, Danielle Alves, Letcia Rodrigues e Nathalli Castilho

Trabalho apresentado para obteno de crdito parcial na disciplina de Projeto Integrador ministrada pelo Professor Antnio Carlos da Faculdade Tecnolgica do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Gesto em Processos Gerenciais.

RESUMO

O presente trabalho aborda as estratgias utilizadas para leitura e compreenso de textos na lngua inglesa. Alm do uso das estratgias de leitura, outros objetivos tambm nortearam o trabalho, tais como a interao do professor e aluno no processo de aprendizagem das tcnicas de leitura e a interao entre o leitor e o texto para a compreenso do mesmo.

Palavras-Chave: Ingls Instrumental, Estratgias de Leitura e Compreenso de Texto.

Duque de Caxias Rio de Janeiro 2012

1 INTRODUO O ingls instrumental consiste em facilitar a leitura de textos em ingls mesmo sem dominar a lngua inglesa, atravs de tcnicas e estratgias o leitor capaz de fazer uma interpretao de um texto a partir de palavras que vo sendo decodificadas, estas vo desde cognatos at afixos. Este trabalho pretende mostrar duas abordagens sobre o assunto. A primeira abordagem baseia-se no artigo de Ibiapino, Jos Kelli Santos com o ttulo Estratgias de leitura: Uma forma de facilitar a leitura e a compreenso de textos em lngua inglesa, onde analisado o processo de interao entre o aluno e o professor, sendo este ltimo o facilitador no processo de aprendizagem. A segunda abordagem trata de uma publicao feita na revista Hrus Revista de Humanidades e Cincias Sociais Aplicadas, Ourinhos/SP, N 03, 2005, pelo autor Fonseca, Paulo com o tema Ingls Instrumental: Desmistificando alguns recursos de leitura, nesse artigo o autor mostra como os textos influenciam e so influenciados pelo leitor, reconhecendo o leitor como sujeito ativo na dinmica da leitura. As orientaes oriundas de outros contextos sero apresentadas como forma de embasar nossa discusso a respeito do Ingls Instrumental como mtodo utilizado com o objetivo de desenvolver a habilidade de leitura e compreenso de textos de diversas reas do conhecimento escritos em lngua inglesa, utilizando para isso estratgias, a fim de facilitar o entendimento daquele que ir utilizar esta ferramenta.

2 FUNDAMENTAO TERICA

De acordo com Swales (1995), o ano de 1962 marca o incio do ensino de ingls instrumental no mundo moderno com a publicao do artigo Some measurable characteristics of modern scientific prose de Barber. Neste perodo foram publicados os primeiros livros de ingls instrumental e a partir de ento, muitos cursos surgiram pelo mundo. rgos como o Conselho Britnico e outros ligados a pases de lngua inglesa financiaram vrios projetos que tinham como objetivo a consolidao do ingls instrumental como um curso imprescindvel para atender interesses comunicativos especficos. Historiado por Antonieta Celani (1983) o projeto de ESP Ingls Instrumental surgiu no Brasil de uma necessidade das universidades brasileiras no final da dcada de 70. Com o desenvolvimento das cincias e da tecnologia aumentou a necessidade de atualizao

constante de informaes relacionadas a essas reas e as dificuldades das tradues de publicaes em tempo hbil. Desde ento muitos tm se especializado nessa prtica, estudos so realizados, novas tcnicas e teorias lanadas com o intuito de desmistificar a leitura de uma nova lngua. Sero abordadas aqui duas vertentes sobre esse assunto que iro ajudar a entender como se processa o mecanismo de aprendizagem de Ingls Instrumental.

Primeira Seo

De acordo com o artigo de Ibiapino, Jos Kelli Santos (2010), as estratgias de leitura apresentam papel fundamental na interpretao e compreenso de textos, segundo o autor cada dia mais cobrado do indivduo o desenvolvimento de vrias competncias e entre elas, uma que possui um grande destaque que , sem dvida, a aprendizagem de uma segunda lngua, destacando-se nesta modalidade, a lngua inglesa, por ser a lngua que se sobressai universalmente em setores como: economia, poltica, cincia, tecnologia, informtica, entre outros. Vale destacar que um dos aspectos relevantes para que a tarefa de ensino tenha sucesso que o uso e/ou a forma da lngua em foco estejam contextualizados. Somente sabendo para que serve determinada expresso ou estrutura lingstica, em que situao utiliz-la e praticando que o leitor poder atribuir sentido ao que est sendo exposto. Em seu contexto Ibiapino diz que as Estratgias de leitura podem ser definidas como planos para resolver problemas encontrados na construo do significado do texto (JANSEN, 2002), entre as estratgias mencionadas temos as seguintes:

Scanning - leitura rpida em que os olhos do leitor percorrem o texto somente para descobrir o que lhe interessa. Palavras Cognato/Transparentes - Palavras semelhantes ou parecidas na escrita e pronncia com palavras no portugus. H ainda os falsos cognatos que podem confundir por no significarem aquilo que parecem significar.

Palavras Repetidas - Palavras que aparecem mais de uma vez no texto e que, pela sua repetio, tornam-se relevantes para o entendimento textual. Informaes no verbais - So destaques grficos que o autor coloca no texto para chamar a ateno do leitor.

Palavras-chave - Palavras essenciais dentro do contexto que identificadas, ajudaro a explorar a redundncia. Prediction (Predizer, predio) - Atividade pela qual o leitor levado a predizer, inferir ou adivinhar o contedo de um texto atravs do ttulo ou de outros elementos tipogrficos, como ilustraes, por exemplo.

Skimming - Tcnica de leitura rpida onde o leitor procura identificar a ideia principal do texto.

De posse dessas tcnicas, entra o papel do professor como aquele que ir orientar e direcionar os alunos neste processo de ensino/aprendizagem, ele funciona como mediador identificando e equilibrando o desenvolvimento daqueles que esto sob sua orientao.

Segunda Seo

Neste segundo momento, no artigo de Fonseca, Paulo (2005), o Ingls Instrumental visto como uma ferramenta capaz de possibilitar uma leitura onde acontea a interao entre o leitor, o texto e o contexto atravs do uso de estratgias que partem de um conhecimento prvio, ou seja, reconhecendo o leitor como um sujeito ativo, mas ao mesmo tempo admitindo a importncia de um conhecimento mais abrangente que pressupe a utilizao da informao armazenada na memria de longo-prazo em estruturas de conhecimento organizadas. No desenvolvimento da disciplina em questo utilizado, como suporte terico, o uso de recursos lingsticos, alm da identificao e comparao de estruturas gramaticais e o uso de afixos e de cognatos no processo de leitura, ou decodificao de mensagens. Por outro lado, observa-se a necessidade de habilidades lgicas por parte do leitor. Portanto, a experincia de leitura assegura uma melhor organizao e disposio dos raciocnios na decodificao da mensagem. Desse modo, torna-se importante frisar que a aquisio de suportes tericos a fim de efetivar uma leitura instrumental eficiente demanda uma aproximao, da lngua alvo, lenta e gradual atravs de um vocabulrio controlado e direcionado. Os conceitos trabalhados pelo artigo de Fonseca, Paulo (2005) so os de Benjamin (mimesis), Kristeva (verossmil), Vejamos os significados: Juremir Machado (o imaginrio) e Peirce (semitica).

O conceito de mimesis diz que o homem tem a capacidade de perceber similitudes (Benjamim, 1983). Pensando assim, devemos crer que podemos melhorar nossa capacidade de compreenso, pois processos se do internamente atravs de comparaes com o que j conhecemos. Tem o ambiente como agente perturbador, conjuga a realidade do homem como produto de sua relao com seu meio.

No conceito verossmil o autor cita a seguinte definio: como diz Julia Kristeva (1974; p. 129), o verossmil uma conjuno (gesto simblico por excelncia, cf. gr. Sumballein, colocar junto) de dois discursos diferentes, um dos quais (o discurso literrio, o segundo) se projeta sobre o outro que lhe serve de espelho e com que se identifica alm da diferena. O verossmil nasce no efeito da semelhana, emergindo antes e aps a produo textual.

J o imaginrio um reservatrio (cf.: MACHADO, 2003; p. 11-12) onde imagens,sentimentos, lembranas, experincias, vises do real que realizam o imaginrio e leituras da vida so agregados, sedimentando um modo de ver a vida, determinando as relevncias dos valores, definindo caractersticas pessoais e sociais.

A semitica de Peirce transcende o estudo do signo lingstico; portanto, seria uma cincia continental para os estudos do signo verbal. A categorizao tridica e fenomenolgica da teoria de Peirce favorecem a ampliao de uma metodologia de ensino de lnguas que contemple mais adequadamente o desenvolvimento das destrezas lingsticas: ouvir, falar, ler e escrever.

Segundo o autor o leitor constri significados, fazendo inferncias e interpretaes sobretudo no conhecimento que o aprendiz traz consigo alm, claro, da forma que o ensinamento do segundo idioma feito.

3 Consideraes Finais

Ao longo desse artigo foi apresentada a origem do Ingls Instrumental para que fosse conhecido o contexto de seu surgimento, e foram expostas algumas ideias que norteiam essa abordagem de ensino de lngua inglesa.

O ingls instrumental abrange o ensino de qualquer lngua estrangeira com foco nas necessidades especficas do aprendiz por meio do uso da lngua alvo para fins comunicativos, sejam em tarefas de compreenso oral ou escrita. Com esse trabalho foi possvel chegar a algumas consideraes a respeito do Ingls Instrumental. Uma delas mostra que necessrio um mediador para facilitar o processo de aprendizagem de uma nova lngua, seja ela qual for, esse orientador ir direcionar o foco de aprendizado de acordo com o desenvolvimento de seus alunos usando as estratgias mencionados pelo artigo mencionado na primeira seo. Outra que a abordagem instrumental tem preocupaes eminentemente sociais, uma vez que ela v o leitor como um ser integrado numa sociedade que nele determina necessidades mais ou menos explcitas para aprender uma segunda lngua; faculta-lhe as estratgias e habilidades necessrias para atingir seus objetivos, atravs da utilizao do seu conhecimento de mundo, da sua capacidade de raciocnio e do seu conhecimento lingstico prvio; e proporciona amplas oportunidades de praticar e aperfeioar a sua capacidade de interpretao, usando meios de semelhana (mimesis), veracidade (verossmil), imaginao (o imaginrio) ou significao (semitica) de acordo com o contexto no qual o individuo est inserido. Em ambos artigos fica clara a importncia da estratgia e tcnicas de leitura para compreenso e interpretao de textos em lngua inglesa.

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.webartigos.com/artigos/estrategias-de-leitura-uma-forma-de-facilitar-a-leitura-ecompreensao-de-textos-em-lingua-inglesa/36474/#ixzz2C0hEQX1V acessado em: segunda-feira, 12 de novembro de 2012

http://www.faeso.edu.br/horus/artigos%20anteriores/2005/Artigo%20Paulo%20Fonseca.pdf acessado em: segunda-feira, 05 de novembro de 2012

http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=103:a-origem-doingles-instrumental&catid=1080:ano-2-no-02-12008&Itemid=11 acessado em: domingo, 18 de novembro de 2012

You might also like