You are on page 1of 14

Exerccios para as aulas terico-prticas da disciplina de Qumica Orgnica.

Licenciatura em Cincias Biomdicas


1 Ano, 2 Bloco Pedro Rodrigues 2009-2010

AULAS TERICA-PRTICAS DE QUMICA ORGNICA PROBLEMAS

1. Nos desenhos 1 e 2 esto representados as principais orbitais envolvidas numa ligao dupla e tripla carbono-carbono respectivamente. Identifique cada uma das caractersticas estruturais A-E que esto assinaladas com setas, com a opo a-e como resposta.

a) Representa a coalescncia lateral de duas orbitais p para formar uma ligao . b) Representa uma orbital hbrida sp. c) Representa a coalescncia ao longo do eixo internuclear de duas orbitais hbridas sp para formar uma ligao . d) Representa a coalescncia ao longo do eixo internuclear de duas orbitais hbridas sp2 para formar uma ligao . e) Representa uma orbital hbrida sp2.

2. O desenho representa a molcula de formaldedo (HCOH). Responda s seguintes questes:

a) b) c) d) e)

Qual o nmero de ligaes ? Qual o nmero de ligaes ? Qual o nmero de electres de valncia no partilhados? Qual o valor aproximado do ngulo H-C-H? Localize sobre as orbitais na figura, utilizando pontos, os pares de electres partilhados e no partilhados.

3. Assinale nas seguintes molculas quais os grupos funcionais presentes.

4. Escreva a frmula estrutural para compostos com trs tomos de carbono, contendo cada um deles, os seguintes grupos funcionais. a) Alceno f) Aldedo b) halogeneto de alquilo g) Cetona h) Nitrilo c) Alcino d) lcool e) ter

5. Nomeie os seguintes compostos:

6. Desenhe as estruturas correctas correspondentes a cada um dos seguintes nomes:


a) 3-etil-octano b) isopropilciclo-octano c) Brometo de tert-butilo d) Um aldedo com frmula C4H8O e) Os ismeros constitucionais correspondentes frmula molecular C4H9OH/C4H10O

f) Z-3-etil-2,4-dimetil-3-hepteno h) Ciclohexilamina

g) 5-(1-etilpropil)-7,8,9-trimetiltetradecano

7. O taxol uma molcula utilizada como anticarcinognico e apresenta a estrutura em baixo desenhada em que R um grupo substituinte terpenide.

a) Identifique e nomeie todos os grupos funcionais presentes na molcula. b) Identifique os centros quirais no taxol e designe as suas configuraes de R ou S. Assinale as prioridades de cada um dos grupos no estabelecimento das configuraes. c) Desenhe o taxol na forma de uma projeco de Newman, olhando por baixo da ligao 2-3 e mostrando a conformao estereoquimicamente preferida. d) Desenhe um enantimero do taxol.

8. A fluvastatina um inibidor do caminho biosinttico do colesterol e pode ser utilizada para reduzir o risco de ataque cardiaco em pacientes susceptiveis. Apresenta a estrutura desenhada em baixo, no entanto a molcula utilizada como medicao a forma racmica. dada uma numerao sistemtica parcial, podendo ser o resto da molcula ser abreviada para aril nas respostas.

a) Identifique os centros quirais na fluvastatina e designe as suas configuraes de R ou S. Assinale as prioridades de cada um dos grupos no estabelecimento das configuraes. b) Defina a configurao da ligao dupla de E ou Z. Assinale as prioridades de cada um dos grupos no estabelecimento das configuraes. c) Desenhe a estrutura do outro componente da mistura racmica da fluvastatina. d) Desenhe a estrutura de um diastereoismero da fluvastatina.

9. Indique, quais dos seguintes compostos podero existir numa forma opticamente activa.

10. Quais as relaes de esterioisomeria entre as molculas seguintes?

11. Desenhe todas as conformaes possveis do 1,3-dietilciclohexano. Identifique a mais estvel e justifique.

12. Os dois ismeros do 1,2-dicloroeteno tm momentos dipolares de 0.00 e 1.89D. Escreva a frmula de cada um deles e atribua-lhe os respectivos momentos dipolares.

13. Indique para cada um dos derivados do ciclohexano em baixo representados, quais os ismeros cis e trans e se a sua estrutura representa o composto na sua conformao mais estvel. Quando no, desenhe a estrutura na sua conformao mais estvel.

14. Sugira um alcano que tenha: a) Menor ponto de ebulio do que o pentano. Justifique. b) Maior ponto de ebulio do que o 3-metil-heptano. Justifique.

15. Para cada uma da seguintes molculas diga qual o cido mais forte e justifique a sua resposta.

a) cido etanico e cido metanico b) CF3-COOH e CH3-COOH c) ICH2-COOH e ClCH2-COOH

16. Apresente as duas formas de ressonncia mais representativas nas quais participem todos os grupos funcionais de: a) (E) Butenaldedo b) N,N Dimetilvinilamina c) (E) 3 Aminopropenaldedo

17. Coloque os seguintes intermedirios por ordem decrescente de estabilidade:

Caties

Anies

Radicais

18. Classifique os compostos/espcies abaixo indicados como electrfilos (E) ou nuclefilos (Nu):

19. Para a seguinte srie de molculas escolha, H2O, HO-, t-BuO-, MeOa) A melhor base no nucleoflica b) Os dois melhores nuclefilos 8

20. O diagrama seguinte representa a variao de energia ao longo da qual o reagente A se transforma no produto B atravs de um intermedirio I. Assinale no diagrama:

a) b) c) d) e)

O intermedirio (I). A etapa rpida (R) e a lenta (L). O estado de transio da etapa rpida (TR) e o da etapa lenta (TL). G1#, G2#, G0. O processo endotrmico? (Sim/No).

21. Associe os conceitos e termos seguintes com cada um dos mecanismos SN 1 e SN2. a) b) c) d) e) f) Observa-se inverso de configurao no carbono que sofre a substituio. Observa-se racemizao no carbono que sofre a substituio. Podem ocorrer rearranjos moleculares. o mecanismo que, em geral, seguem os haletos tercirios. uma reaco muito sensivel ao impedimento estrico. Os solventes polares actuam acelarando a reaco.

20. Responda s questes sobre os processos A e B:

a) Qual o tipo de mecanismo das reaces A e B? b) A equao de velocidade do processo A : - V = K C3H7OTs NC- - V = K C3H7OTs - V = K NC- - V = K C3H7OTs2 c) A equao de velocidade do processo B : - V = K C4H9Cl HO- - V = K C4H9Cl - V = K HO- - V = K C4H9Cl2

21. Quando o processo A do problema anterior efectuado duplicando a concentrao inicial de cianeto, a velocidade da reaco:

a) No sofre alterao. b) Duplica. c) Quadruplica.

22. Para o mesmo processo A, se as condies iniciais de tosilato de propilo e de cianeto duplicarem, a velocidade da reaco:

a) No sofre alterao. b) Duplica. c) Quadruplica.

23. Ordene os compostos de cada uma das sries a) e b) por velocidade relativa em reaces da substituio nucleoflica bimolecular (por ex: com EtO-/EtOH). 10

24. Represente a reaco do 1-metilciclohexeno com os reagentes a) e b). Indique a estrutura do intermedirio, dos produtos e a velocidade lenta (L) ou rpida (R) de cada etapa. Utilize setas para representar o fluxo dos electres.

a) HBr anidro b) HF/MeOH

11

25. A formao do intermedirio das reaces anteriores segue a chamada Regra de:

Saytzev

- Cahn-Ingold-Prelog

- Hofmann

- Hund

- Markovnikov

26. A regra da alinea anterior, indica que se forma preferencialmente...

a) O carbocatio mais estvel. b) O carbocatio mais substitudo. c) O carbocatio menos substitudo.

27. Represente a reaco do (Z)-2-buteno com Br2/CCl4 analisando separadamente a aproximao do electrfilo s duas fases do alceno. Indique a estrutura dos intermedirios e a configurao R/S dos produtos, assinalando a velocidade lenta ou rpida de cada etapa.

28. Na reaco da adio de Br2 ao (E)-2-buteno: a) Quantos estereoismeros opticamente activos sero obtidos? b) Quantos estereoismeros opticamente inactivos sero obtidos?

12

29. Que produto (ou produtos) espera obter a partir de cada uma das seguintes reaces. Diga qual o mecanismo (SN1, SN2, E1 ou E2) pelos quais se formam cada um dos produtos e preveja a quantidade relativa de cada um deles.

13

30. Quando o trans-2-metilciclohexanol sujeito a uma reaco de desidratao catalizada por um cido, o produto maioritrio o 1-metilciclohexeno. No entanto, quando o trans-1-bromo-2-metilciclohexano sujeito a uma desidrohalogenao na presena de uma base forte, o produto principal o 3metilciclohexeno. Proponha um mecanismo adequado para cada um dos casos, prevendo os diferentes produtos formados em ambas as reaces.

31. Quando o 3,3-dimetil-2-butanol tratado com H3PO4 a 85% obtm-se os seguintes produtos:

- 3,3-dimetil-1-buteno (0.4%) - 2,3-dimetil-1-buteno (20%) - 2,3-dimetil-2-buteno (80%)

a) Escreva um mecanismo que explique a formao de cada um dos compostos. b) Porque que o 2,3-dimetil-2-buteno o produto principal?

32. A reaco radicalar do metilciclopentano com o cloro origina dois produtos monoclorados. Escreva os mecanismos de formao de cada um dos compostos. Qual dos compostos se forma em maior percentagem? Justifique.

14

You might also like