You are on page 1of 2

Ateno um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estmulos, estabelecendo relao entre eles.

. A todo instante recebemos estmulos, provenientes das mais diversas fontes, porm s atendemos a alguns deles, pois no seria possvel e necessrio responder a todos. um processo de extrema importncia em determinadas reas, como na educao, j que se exige, por exemplo, a um aluno que preste ateno s matrias lecionadas pelo professor, ignorando outros estmulos visuais, sonoros ou outros, como o que se est a passar fora da sala de aula (estando, neste caso, relacionado tambm com o problema da disciplina). Alm da ateno concentrada, em que se seleciona e processa apenas um estmulo, tambm pode existir ateno dividida, em que so selecionados e processados diversos estmulos simultaneamente como quando se conduz um automvel e se ouvem as notcias do rdio simultaneamente. Para que a ateno atue so necessrios trs fatores bsicos: Fator fisiolgico, onde depende de condies neurolgicas e tambm da situao contextual em que o indivduo se encontra;

Fator motivacional: depende da forma como o estmulo se apresenta e provoca interesse; Concentrao: depende do grau de solicitao e atuao do estmulo, levando a uma melhor focalizao da fonte de estmulo.

Quanto fonte de estmulo podemos ter estmulo visual, auditivo e sinestsico. Diferentes tipos de ateno 1. Ateno Concentrada: a habilidade de se concentrar em um estmulo, enquanto exclumos outras coisas nossa volta, como por exemplo, quando estamos estudando ou dirigindo. 2. Ateno Sustentada: representa a habilidade de manter uma resposta estvel durante uma atividade incessante e repetitiva, ou seja, nos permite manter o foco em uma tarefa por um perodo de tempo contnuo sem ser distrado, como por exemplo, se manter atento durante uma longa reunio. 3. Ateno seletiva: voc consegue selecionar em que voc presta ateno. Ela se refere ao ato consciente de se concentrar e evitar distraes de estmulos tanto externos, como barulhos, quanto internos, como pensamentos desnecessrios. Um bom exemplo de ateno seletiva conseguir se concentrar na voz do professor em uma sala de aula lotada e barulhenta. 4. Ateno alternada: quando muda o foco da ateno ou alterna entre diferentes tarefas que tenham diferentes nveis de exigncia de compreenso, est praticando ateno alternada. Um exemplo ler uma receita e depois a executar. 5. Ateno dividida: a habilidade de responder simultaneamente a mltiplas tarefas. Quando processamos duas ou mais respostas ou reagimos a duas ou mais demandas diferentes simultaneamente, ns utilizamos nossa ateno dividida. H diversos exemplos em nosso cotidiano para comprov-la, como verificar e-mail enquanto participa de uma reunio e dirigir ouvindo msica ou conversando, e assim por diante. Na verdade, o que fazemos alternar rapidamente entre as tarefas, dando a impresso de execut-las de forma simultnea.

Anormalidades

Hipoprosexia: diminuio global da ateno; Aprosexia: total abolio da capacidade de ateno, independente dos estmulos; Hiperprosexia: ateno exagerada com certa tendncia; Distrao: sinal de superconcentrao ativa da ateno sobre determinados contedos e objetos; Distraibilidade: estado patolgico que se exprime por instabilidade marcante e dificuldade ou incapacidade para se fixar ou se manter em qualquer coisa que implique esforo produtivo; Incapacidade de concentrao. Como qualquer uma das nossas habilidades cognitivas, nossa ateno melhora com a prtica. Desenvolver nossa ateno nos ajuda a processar informaes com maior eficcia. Por isso, pratique constantemente treinamentos cerebrais para ajudar a fortalecer a concentrao.

Lembrando que o post acima uma pesquisa realizada por mim. Este texto foi editado e contem contedos de vrios outros sites. Os textos que usei como base foram escrito por psiclogos, psicanalistas e outros profissionais do ramo, portanto, este texto no um simples achismo meu.

Existem, atravs da filosofia oriental, tcnicas que visam estabelecer a saturao do pensamento, promovendo um maior grau de concentrao, ou seja, maior estabilidade nos pensamentos do praticante. Segundo o livro Yoga_Sutras, de Patandjli - Dhran(concentrao) consiste em centrar a conscincia em uma rea delimitada.

You might also like