You are on page 1of 9

TANATOLOGIA: BIOTICA, ENFERMAGEM E A MORTE DA CRIANA

1. INTRODUO "A morte algo que no pode ser descrito, pensado, nomeado, algo frente ao qual no se encontram palavras (...). A prpria palavra MORTE no d conta do que ela seja: cada um de ns tentar enganch-la em outras palavras, que expressam ideias, fantasias, crenas. Termos tais como FIM, PASSAGEM, ENCONTRO, PARASO (...), tentam aproximar o indivduo de um esboo de explicao. Mas estas palavras so pobres para descrever o muito que se imagina e o to pouco que se sabe (...). isso o que nos aterroriza, o no saber." (Cassorla, 2003)

2. DEFINIO TANATOLOGIA seria, grosseiramente falando, o estudo da morte. uma disciplina ainda embrionria, mesmo na atualidade. Tem como escopo o estudo do processo de morrer e, secundariamente, prestar assistncia aos pacientes com expectativa de vida limitada, aos familiares e aos profissionais de sade que cuidem deste paciente. Pode-se dizer que "busca ajudar as pessoas a compreender o processo de morte e morrer" (Rosrio, 2007). Por que as pessoas evitam falar sobre a morte? Por que tm medo de pensar a prpria morte? Quando o ser humano passa a refletir sobre a prpria morte, comea a ver a vida como grande oportunidade de ser feliz. Tem-se, ento, que modificar-se, rever valores e repensar verdades. Segundo Santos (2007), "No a morte em si que nos incomoda, mas sim o fato de nos depararmos com a dificuldade de viver bem. (...) Pensar sobre a morte pensar sobre a vida e responsabilizar-se pelo seu ser hoje, aqui e agora."

3. O MEDO DA MORTE De acordo com Almeida e Nascimento (2007), o sentimento de medo est presente em todas as fases da vida humana e a experincia deste medo se constitui em mortes dirias, tenham os homens conscincia disto ou no. O homem morre a cada respirao, a cada apego, a cada fuga, a cada perda, a cada dia quando dorme, a cada crena de que abre mo. 3.1 DIMENSO FSICA Comea na concepo e vai at os seis meses de idade, fase do desenvolvimento em que todo o registro sensorial. O objetivo deste perodo crescer com sade e segurana. O medo desta fase, assim, o de danos que possam ameaar a vida fsica. 3.2 DIMENSO EMOCIONAL o segundo estgio do desenvolvimento humano, vai dos seis meses aos seis anos. O propsito desta fase relacionar-se, amar e ser amado. O medo bsico desta fase o abandono e a rejeio. 3.3 DIMENSO INTELECTUAL Estgio do desenvolvimento compreendido entre os seis anos e a adolescncia, onde o homem busca o aprimoramento do pensamento e da racionalidade. O propsito desta fase compreender a si mesmo e ao mundo. O medo caracterstico desta fase , portanto, o medo do desconhecido, do insondvel e do inquestionvel. 3.4 DIMENSO ESPIRITUAL Estgio do desenvolvimento que tem incio na adolescncia e continua at momentos antes da morte fsica. O objetivo desta fase engloba a vontade se saber ouvir a voz interior, ainda que muitas vezes nos vrios nveis de inconscincia, com o propsito de alcanar a unidade. Assim, o medo desta fase o de submeter-se. O homem encara a submisso como humilhao, fraqueza e perda. No preciso aguardar a proximidade da morte fsica para o homem entrar em contato com estes medos. Morte e vida passam a ser um nico aspecto, um continuum, quando o ser humano um ser inteiro, uno.

4. MODALIDADES A maior abrangncia de informaes sobre a morte tem trazido populao geral e tambm entre os profissionais de sade, uma confuso relacionada aos termos tcnicos que englobam a abreviao da vida e suspenso dos tratamentos mdicos (Pereira et al, 2oo8). De acordo com Pessini (2001), o processo de abreviao da vida pode ser dividido nas seguintes modalidades: 4.1 EUTANSIA ATIVA: Ocorre quando h um acordo entre mdico,famlia e paciente com o objetivo de terminar com a vida do ltimo. Seja por meio de uma droga letal ou da retirada de aparelho de respirao, a interferncia de outra pessoa ativa. 4.2 EUTANSIA PASSIVA: Ocorre quando o mdico ou qualquer pessoa do convvio do paciente lhe prov todo o material necessrio ao suicdio, mas no realiza ativamente o ato final. Tanto a eutansia ativa quanto a passiva so legalmente proibidas no Brasil e legalizadas em alguns pases europeus, como a Holanda. 4.3 DISTANSIA: Ocorre quando opta-se pela persistncia em um tratamento que no curar ou melhorar o estado de sade do paciente. considerado antitico. Esta prtica prolonga uma dor e pode ser comparada tortura. Assim, a obstinao teraputica em que a tecnologia mdica usada para prolongar penosa e inutilmente o processo de agonia e morrer. 4.4 ORTOTANSIA: Ocorre quando, deliberadamente, suspende-se o tratamento de uma doena incurvel que s prolongaria o sofrimento do paciente. a atuao correta frete morte (Pessini, 2001), a abordagem adequada diante do paciente que est morrendo, implica garantir a este paciente sua dignidade e individualidade. 4.5 MISTANSIA: Ocorre normalmente fora das instituies hospitalares. Trata-se de uma morte miservel, antes da hora. uma categoria que nos permite refletir sobre o fenmeno da maldade humana. Divide-se em trs situaes: A grande massa de doentes e deficientes que, por motivos polticos, sociais e econmicos, no chegam a ser pacientes, pois no conseguem ingressar efetivamente no sistema de sade mdico; Doentes que conseguem ser pacientes para, em seguida, tornarem-se vtimas de erro mdico por imprudncia, impercia ou negligncia; Pacientes vtimas de m-prtica por motivos econmicos, cientficos e sociopolticos (morte em experincias cientficas, laboratoriais e farmacuticas-, pelo trfico de entorpecentes, abuso sexual, latrocnio, etc.).

5. PRECEITOS BIOTICOS Das vrias posies bioticas, a mais tradicional e melhor aceita a corrente principialista, iniciada por Potter na gnese da disciplina, na dcada de 1970. Esta corrente baseia-se em princpios que tm a capacidade de nortear a conduta tica em cada sociedade, num perodo de tempo determinado. Dentre os princpios, os essenciais so a benevolncia, a no-maleficncia, a autonomia e a justia. (Silva, 2011). 5.1 BENEFICNCIA E NO MALEFICNCIA: Estes princpios, sintetizados desta forma, dentro da tradio filosfico moral, simbolizam o "fazer o bem". uma manifestao de benevolncia, pretende evitar danos corporais e mentais. Remete tradio hipocrtica e supe que maximizar o bem do outro implica diminuir o mal. 5.2 AUTONOMIA: Princpio que eleva em primeiro plano a liberdade do paciente, capaz de construir regras para si mesmo com base na razo. Remete tradio kantiana da filosofia moderna, que creditava confiana no homem racional. Reflete a capacidade de autogoverno. 5.3 JUSTIA: o princpio que prope a imparcialidade na distribuio dos riscos e benefcios, considerando as desigualdades (sociais, morais, fsicas e financeiras), a dignidade da pessoa e a recusa a qualquer tipo de violncia. A justia um princpio que vem sendo desprestigiado, mas que tem importncia fundamental na resoluo das questes burocrticas. Quando o homem estuda biotica, em especial a tanatologia, percebe que as solues no so simples, e nem poderiam ser definitivas, e que, ao contrrio, so complexas e necessrias para a proteo do prprio homem e de sua qualidade de vida no planeta.

6. ENFERMAGEM E A CRIANA QUE MORRE A enfermagem a categoria de profissionais de sade que passa mais tempo ao lado dos pacientes e, naturalmente, cria mais vnculos afetivos com os pacientes. A morte da criana menos esperada do que a de um idoso. A criana em iminncia de morte tem necessidade de ateno, afeto e apoio dos pais e de outras figuras de afeto, incluindo os profissionais de enfermagem que mantm vnculo afetivo com esta criana (Silva, 2008). Na verdade, a morte transcende o processo fsico-biolgico, pois trata-se da extino de um ser humano, uma criana que carrega em si angstias, medos e esperanas (Silva, 2010). Apesar de, talvez, no conseguir organizar esta idia em sua capacidade de raciocnio, esta criana espera da equipe de enfermagem compreenso de seu momento de sofrimento e desconhecimento. Tal situao pode tornar-se um peso para a equipe de enfermagem, caracterizando a sndrome de Burnout. A fim de prevenir esta consequncia, a vivncia da morte de crianas deve ser trabalhada pela equipe de enfermagem em reunies com especialistas e grupos de auxlio na vivncia deste processo.

7. CONSIDERAES FINAIS Tanatologia a cincia que estuda a morte e seus processos intrnsecos. Desde a concepo o homem, como ser complexo que , teme a morte em suas dimenses fsica, emocional, intelectual e espiritual. Dentro da tanatologia, parte da biotica, a morte dividida em modalidades, segundo critrios de deciso pela abreviao da vida. Dividese em: eutansia ativa, eutansia passiva, distansia, ortotansia e mistansia. O limiar de separao entre estas modalidades nem sempre muito claro. A biotica pode valer-se de princpios para nortear as condutas ticas com relao ao processo de morte do paciente. Os princpios so: beneficncia, no maleficncia, autonomia e justia. A equipe de enfermagem a que mais se apega s crianas que morrem e devem trabalhar esta carga emocional com o intuito de evitar a sndrome de Burnout.

8. REFERNCIAS ALMEIDA, CF e NASCIMENTO, MFC in CLEMENTE, APP E PIMENTA, WJD. Tanatologia. Lavras: UFLA/FAEPE, 2007. CASSORLA, RMS in KOVCS, MJ. Educao para a morte: Desafio na formao de profissionais de sade e educao. So Paulo: Casa do Psiclogo/FAPESP, 2003. P. 13. PEREIRA, FS et al. A humanizao da assistncia prestada pelo enfermeiro no processo de morrer. Monografia. Rio Verde (GO): Faculdade Objetivo/ Instituto de Esnino Superior de Rio Verde, 2008. PESSINI, L. Distansia: at quando prolongar a vida? So Paulo: Centro Universitrio So Camilo ? Loyola, 2001. ROSRIO, APT in CLEMENTE, APP E PIMENTA, WJD. Tanatologia. Lavras: UFLA/FAEPE, 2007. p. 07. SANTOS, AS in CLEMENTE, APP E PIMENTA, WJD. Tanatologia. Lavras: UFLA/FAEPE, 2007. SILVA, AS. A criana que morre. Disponvel em: . Publicado em: 16/11/2010. _____. A enfermagem frente morte da criana: alternativa para alvio das tenses. Disponvel em: . Publicado em 29/07/2008. _____. Biotica. Disponvel em: . Publicado em: 16/11/2010, atualizado em 14/03/2011.

You might also like