You are on page 1of 6

TIS ido R end MOLDESROBERTOMARQUES.com.

br DE Ger v na sua medida Molde: 109 - Gola Peter Pan OL de s Pescoos: 34/36/38/40/42 M po ONLINE o N

MOLDE

Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela de medidas, qual o tamanho do molde que voc vai utilizar.

IMPORTANTE: Moldes de Roupas Roberto Marques Todos os direitos reservados. proibido qualquer tipo de reproduo comercial sem autorizao por escrito da Moldes de Roupas Roberto Marques Ltda.

PESO DESTE ARQUIVO: 248 KB. NS DE FOLHAS DE PAPEL NO TAMANHO A4: 6 FOLHAS.

TAMANHOS (MEDIDAS ) DA GOLA PETER PAN


Gola Peter Pan - Tire a medida do pescoo para escolher qual molde vai trabalhar. O molde contem uma folga bsica. Leia o texto ao lado.
Nota: caso tenho alguma dvida, aconselhvel fazer uma prova antes de cortar no tecido definitivo.

TRAADO DAS PEAS na folha do molde


Veja a cor em que foram desenhadas as peas do seu molde, de acordo com o tamanho escolhido. O Tamanho do molde e de acordo com a medida do pescoo em centimetros.

34 36 38 40 42 Todos os Tamanhos

No sei por que motivo esta gola recebe o nome Peter Pan. O Peter Pan do Walt Disney (sem dvida, o Peter Pan mais conhecido) no usava este tipo de gola. O Peter Pan que usou gola semelhante foi o de Monteiro Lobato, nas ilustraes da edio de 1965. Enfim, no importa, como sempre digo, os nomes surgem de formas diferentes, o fundamental identificar sobre o que se est falando...
Antes de comear a trabalhar, aconselhvel v ao site, na seo Tome Nota procure o link Dicas Bsicas Para o Trabalho Bem feito. Primeiro, leia o texto todo observando as figuras, quando houver. Quando achar que estar tendo um entendimento do texto, v lendo por parte e fazendo a montagem. Se voc no tem prtica na atividade, interessante que, antes do trabalho definitivo, treine um pouco em um retalho, preferencialmente, do prprio tecido do modelo.

PR-ENCOLHIMENTO Faa sempre o prencolhimento do tecido que ser usado. Deixe-o de molho por 6h, no mnimo. Retire da gua, deixe secar e passe, se necessrio. Nunca corte uma pea de tecido amarrotado.

BONECA TCNICA

As costuras de unio das peas deve ser feita prendendo direito com direito do tecido. Costure, seguindo os nmeros e as farpinhas das junes, quando houver. Passe as costuras a ferro, logo aps unir as peas. Arremate o final e o incio das costuras com uma costura de retrocesso (o manual da sua mquina tem uma boa explicao) ou com um n nos fiapos da linhas, no avesso do tecido.
ATENO: nos grficos, as cores e as propores so meramente ilustrativas. Voc dever usar os aviamentos (linhas, fios, botes etc.) de acordo com o seu modelo. Nota: as orientaes so dirigidas a pessoas que esto comeando a costurar. Por esse motivo, optamos por usar explicaes bsicas, mais simples.

MATERIAL
TECIDO - voc pode fazer a sua gola em renda e o com o p da gola em tecido ou toda ela numa s patronagem de tecido. As metragem (os planos de corte) estaro separados de acordo com a sua escolha. SUGESTES DO MATERIAL alm da renda: Linho, Cambraia de linho ou de algodo, Panam ou Tricoline. O importante observar se o caimento do tecido lhe agrada. Com a grande variedade de tecidos no mercado, nem mesmo o vendedor pode estar certo de que lhe oferece o tecido adequado. Compre o que mais lhe satisfaz. Porm, adquira sempre a largura indicada no plano de corte. Na renda, por ela no ser entretela, a gola ficar meio molenga, Observe isto. CONTINUA...

FAA UMA PROVA Sempre faa uma prova antes de cortar o tecido definitivo. Isso importante. Saiba porque lendo no Nosso Site, na coluna Tome NotaA Necessidade de se Fazer Uma Prova

ourela

1 1

ourela

O gasto com o tecido sempre arredondado para um valor superior. Observe, logo adiante nos planos de corte, as metragens que voc deve comprar, de acordo com o tamanho selecionado. A metragem calculada em funo do comprimento do modelo.
AVIAMENTOS: Linha Mista ou 100% poliester; Agulha mdia. Entretela termocolante: veja a metragem no plano de corte, de acordo com o modelo escolhido t

METRAGENS DA GOLA FEITA NUM NICO TECIDO


PLANO DE CORTE DO TECIDO da gola num nico tecido, em todos Tamanhos

AS FOLGAS E A COSTURA Deixe 1 cm de folga para as costuras. Junte as bordas das peas e costure 1 cm para dentro. Concluso: a borda do molde por onde ser feita a costura. Este local da costura, chamamos de Linha da Costura

COMPRAR para cada tamanho 20 cm com 1, 40 m

1 boto de massa ou meia bola aperolado (o aperolado combina bem se a gola for cortada na renda) 1, 5 cm de dimetro.

ourela

METRAGENS GOLA E P DA GOLA FEITA NUM NICO TECIDO. Tecido: 20 cm com 1, 40 m de largura. Entretela: 20 cm com 1, 20 m de largura. GOLA EM RENDA E P DA GOLA EM TECIDO. Renda para a gola: 20 cm com 1, 20 m de largura. Tecido para o P da gola: 10 cm com 1, 50 m. Entretela para o P da gola: 10 cm com 1, 2a0 m. MINIATURA DAS PEAS

COMPRAR para cada tamanho 20 cm com 1, 20 m

ourela

PLANO DE CORTE DA EMTRETELA da gola num nico tecido, em todos Tamanhos

FAA PIQUES Faa piques, nas farpas (pequenos riscos) traadas juntos as bordas do molde. Estes piques no podem ultrapassar a linha de costura. Eles servem para unir as peas. o pique de um pea deve coincidir com o pique da outra pea. Junte-os com um alfinete.

CORTE DAS PEAS


MODELO FEITO NUM NICO TECIDO PEA N1 - GOLA - Risque o molde duas vezes no tecido e na uma vez entretela. Vire o molde sobre linha indicada (meio das costas). Risque mais duas vezes no tecido e uma vez na entretela Formando duas peas inteiras no tecido e uma pea inteira na entretela. Corte As duas peas no tecido e a pea na entretela. PEA N 2 - P DA GOLA Risque o molde duas vezes no tecido e na uma vez entretela. Vire o molde sobre linha indicada (meio das costas). Risque mais duas vezes no tecido e uma vez na entretela Formando duas peas inteiras no tecido e uma pea inteira na entretela. Corte os duas peas no tecido e a pea na entretela. MODELO FEITO COM A GOLA NA RENDA E O P DE GOLA NO TECIDO PEA N1 - GOLA (NA RENDA) Risque o molde duas vezes na renda. Vire o molde sobre linha indicada (meio das costas). Risque mais duas vezes na renda. Formando duas peas inteiras na renda. Corte As duas peas na renda. PEA N 2 - P DA GOLA (NO TECIDO) - Risque o molde duas vezes no tecido e na uma vez entretela. CONTINUA...

METRAGENS DA GOLA FEITA COM RENDA E O P DA GOLA EM TECIDO


PLANO DE CORTE DO TECIDO em todos Tamanhos

ourela

COMPRAR para cada tamanho 10 cm com 1, 50 m

ourela

1 1

ourela

OS PLANOS DE CORTES
Observe o plano de corte para saber a metragem de tecido que deve comprar, de acordo com o tamanho do pescoo e o material escolhido por voc: tecido ou renda.

COMPRAR para cada tamanho 10 cm com 1, 20 m

TEXTO DO CORTE
NOTA: s comece a cortar depois de todas as peas estarem distribua sobre o tecido, obedecendo ao plano de corte. ATENO: no se esquea de dar folgas para as costuras e bainhas.

ourela

2 1

COMPRAR para cada tamanho 20 cm com 1, 20 m


PLANO DE CORTE DA ENTRETELA em todos Tamanhos

ourela

PLANO DE CORTE DA RENDA em todos Tamanhos

ourela

Vire o molde sobre linha indicada (meio das costas). Risque mais duas vezes no tecido e uma vez na entretela Formando duas peas inteiras no tecido e uma pea inteira na entretela. Corte os duas peas no tecido e a pea na entretela.

Terminando com uma costura de retrocesso: Pare a costura no final em que ela teria de parar. Volte uns trs pontos sobre a costura dada. Torne a costurar at o final. MONTAGEM DO MODELO Convenes dos nossos grficos nesta explicao.
Veja, abaixo, algumas das convenes que podem aparecer nos nossos grficos explicativos. Lembramos que: nos grficos, as cores e os tamanhos so meramente ilustrativos. Voc dever usar os aviamentos (linhas, fios, botes etc.) de acordo com o seu modelo.

Una as bordas menores com uma costura.

COSTURA
O QUE LINHA DE COSTURA E FOLGA DE COSTURA?
linha de costura
folga de costura

molde

Direito do Tecido Avesso do Tecido Costura. A seta indica uma costura de retrocesso Carretilha Calcador costurando

Costure da borda vincada para as bordas soltas. Pare a costura na linha de costura da borda superior, com a agulha enfiada. Revire a pea, para prosseguir a costura at o piques com ns 1 de montagens. Faa piques nos cantos Revire o p da gola para o direito, vicando avesso sobre avesso e passe a ferro. UNA P DA GOLA COM A GOLA (seguindo os nmeros de montagens)

A linha de costura se refere borda do molde riscada no tecido. Quando a folga de tecido (ou folga de costura) de 1 cm, por exemplo, a linha de costura fica 1 cm para dentro da borda do tecido. A costura, ento, feita 1 cm para dentro da borda do tecido. Folga de tecido ou folga de costura o que excede a partir da borda do molde (da linha de costura)

tecido

Entretela ENTRETELAR Entretele as peas cortadas na entretela JUNTAR AS PEAS DA GOLA Junte as peas da gola, lado direito sobre lado direito, com uma costura pelas bordas externas.

ALINHAVAR OU ALFINETAR? Para unir as peas, mesmo as costureiras mais experientes costumam, antes de costurar, alinhavar ou alfinetar as peas.

COSTURA DE RETROCESSO
Iniciando com uma costura de retrocesso: Comece a costura, no lugar indicado para isso, d somente uns trs pontos. Volte ao in? da costura cio sobre estes pontos. Pare a mquina no incio da costura. Prossiga a costura normalmente.

Faa piques no trecho curvo e elimine o excesso de tecido prximo costura. Revire a gola e passe a ferro. P DA GOLA Vinque o p da gola, lado direito sobre lado direito.

Costure o lado direito de uma das bordas do p da gola com o lado direito da bordas inferiores da gola (bordas que no foram costuradas). Nas peas entretelas (gola e p de gola entretelados) Junte a borda do p de gola entretelado com a borda do lado da gola que foi entretelado. Embainhe a outra borda do p da gola sobre a costura de montagem do p da gola na gola e prenda com uma costura rente ao embainhado. Abra a casa no lugar indicado e pregue o boto, na prova.
DVIDAS sobre entretela termocolante? V ao site, na coluna lateral esquerda ou no menu superior, procure e clique no link Costura Bem feita, na pgina que se abrir, procure o link referente a sua dvida: Entretela, A Arte De,.

FIM

PLANO DO MOLDE (observe este grfico e veja a ordem em que s partes do seu molde foram coladas e se no esta faltando nada.)

MOLDESROBERTOMARQUES.com.br

PLANO DO MOLDE ONLINE

molde: 109 - Medidas do pescoo em centimetros: 34/36/38/40/42

Confira sempre as medidas da rea de impresso (18cm de largura por 26cm de altura). Qualquer dvida consulte, no site, Como Usar os Molde OnLine.
Nota: estas folhas no preciso ser unidas. Basta cortar cada pea em cada folha.
18 cm 18 cm

1a

2a
26 cm

2
C

26 cm

2012 de Moldes de roupas roberto marques ltda. Molde Online. Todos os direito reservados. Sistema Patenteado.

ANOTAES

TIS ido R en d E G er v LD e s MO pod o N

TRAADO DAS PEAS na folha do molde


Veja a cor em que foram desenhadas as peas do seu molde, de acordo com o tamanho escolhido. O Tamanho do molde e de acordo com a medida do pescoo. CUIDADO: h casos em que o traado serve para mais de um tamanho. Quase sempre, para todos os tamanhos.

Meio das costas- virar o molde sobre esta linha. Meio das costas- virar o molde sobre esta linha. Meio das costas- virar o molde sobre esta linha. Meio das costas- virar o molde sobre esta linha. Meio das costas- virar o molde sobre esta linha.

1a
N MOL op D od E G e s R er ve TIS nd ido
e , Oparttesstea. as

34 36 38 40 42 Todos os Tamanhos

.COM.BR Molde: 084 Tams do pescoo.: 34, 36, 38, 40, 42 Gola Peter Pan 2 peas

MOLDESROBERTOMARQUES

ONLINE Pea n:1


GOLA - Risque o molde duas vezes no tecido e na uma vez entretela. Vire o molde sobre linha indicada (meio das costas). Risque mais duas vezes no tecido e uma vez na entretela Formando duas peas inteiras no tecido e uma pea inteira na entretela. Corte As duas peas no tecido e a pea na entretela. Nota: se usar a renda no corte na entretela.

MOLDE

ior -de ixa r1

cm

de f

olh a

Fio - colocar paralelo a ourela


ar 1 cm de folha rna -dei x

Bo rd

ai nfe r

de ix

ar 1

cm

de f

ol ha
Piques nesta curva

Borda e xt

Bo rd ae xt er na -

r EeN preimfiaapaurme (uom t T o Antes du mimld u, maque se

m A se s ifi de 8 c o rima e ver rea om 1 e d p d c Im gina) o da icou cm no as h o f r 26 e s p an o talh oblem tampress ura p de Pr im larg Veja lde. ? mo u de ura. o mo sso , Co ne o alt no d mpre site Onli pla m a i te, no ldes co nsul s Mo Co ar O ico. Us tcn um

Meio das costas- virar o molde sobre esta linha. Meio das costas- virar o molde sobre esta linha. Meio das costas- virar o molde sobre esta linha. Meio das costas- virar o molde sobre esta linha.
Borda superior -deixar 1 cm de folha

2a
Borda superior -deixar 1 cm de folha

Meio das costas- virar o molde sobre esta linha.

2012 de moldes de roupas robertomarques LTDA - Sistema Patenteado.

.COM.BR Molde: 084 Tams do pescoo.: 34, 36, 38, 40, 42 Gola Peter Pan 2 peas

MOLDESROBERTOMARQUES

ONLINE Pea n:2

MOLDE

P DA GOLA - Risque o molde duas vezes no tecido e na uma vez entretela. Vire o molde sobre linha indicada (meio das costas). Risque mais duas vezes no tecido e uma vez na entretela Formando duas peas inteiras no tecido e uma pea inteira na entretela. Corte os duas peas no tecido e a pea na entretela.
Borda superior -deixar 1 cm de folha

TIS ido R end G v DE ser OL de M po o N

molde online - moldesrobertomarques.com.br

Casa para o abotoamento

Fio - colocar paralelo a ourela

Borda inferior vincar por esta linha

Meio da frente.

Borda superior -deixar 1 cm de folha

You might also like