You are on page 1of 8

1

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA UNIR CAMPUS VILHENA DEPARTAMENTPO DE ADMINISTRAO

DANIELE CRISTINA DE ANDRADE SILVA MARILZA SOUZA DE CAMPOS RIBEIRO WEVERTON BRUNO DA FONSECA

PERFIL SOCIO-ECONOMICO DE VILHENA DOS ALUNOS DO 1 PERIODO DE ADMINISTRAO E CINCIAS CONTABEIS

Projeto de pesquisa

Vilhena 2010

DANIELE CRISTINA DE ANDRADE SILVA MARILZA SOUZA DE CAMPOS RIBEIRO WEVERTON BRUNO DA FONSECA

PERFIL SOCIO-ECONOMICO

Projeto de pesquisa apresentado fundao Universidade de Rondnia. Campus de vilhena como requisito parcial para obteno de nota.

Orientador: Prof. MS. Sergio Candido de Gouveia Neto

Vilhena 2010

INTRODUO O objetivo dessa pesquisa mapear um perfil socioeconmico de alunos de alguns cursos que esto ingressando na universidade este ano.

1. Tema Perfil socioeconmico

2. Delimitao do tema Perfil socioeconmico dos acadmicos do primeiro perodo dos cursos de cincias contbeis e administrao da UNIR campus de vilhena.

3. Formulao do problema Quais as taxas de acadmicos empregados? Quantos ainda moram com os pais? Se terminou o segundo grau em escola privada ou publica? Seu perfil socioeconmico?

4. Hipteses Este trabalho, tem como hiptese de que a maioria dos alunos veio de escolas publica, devido a base escolar que vos tm? Alem disso, espera-se que a maior parte deles esteja devidamente empregada. Boa parte deles mora com os pais devido a que quase todos j moravam em vilhena, mesmo antes de ingressar na universidade.

5. Objetivo

5.1. Objetivo Geral mostrar o perfil socioeconmico dos acadmicos.

5.2. Objetivos especficos Verificar a taxa de acadmicos com emprego; Analisar o estado civil dos acadmicos;

Verificar a formao escolar dos acadmicos; Analisar a renda familiar.

6. Justificativas Apresentar o perfil socioeconmico dos alunos dos cursos de administrao e contbeis e mostrar as caractersticas de cada um e dizer se h ou no desigualdade social entre os alunos em relao se o acadmico veio de escola privada ou publica.

7. Metodologia O projeto tem como objetivo analisar o perfil socioeconmico dos alunos iniciantes dos cursos de Administrao e cincias contbeis, e para tal, ser realizada uma pesquisa de campo onde ser aplicado um questionrio socioeconmico, (anexo).

8. Fundamentao terica Dever do estado e da famlia e tem como princpio a igualdade de condies de acesso e permanncia nas escolas. Na constituio Federal de 1998, nos artigos 205 e 206, I, diz: Art. 205- A educao direito de todos e dever do estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando a plena desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 206- O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: IIIa arte e o saber; IIIPluralismo das idias e de concepes pedaggicas e coexistncias Igualdade de condies para acesso e permanncia nas escolas; Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento,

das instituies pblicas e privadas; IVGratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais;

Foi realizada uma pesquisa sobre o perfil scio- econmico dos acadmicos de comunicao social da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASUFAM.

O ingresso nos cursos de comunicao feito pelo processo seletivo no vestibular. E nesse curso a presena cada vez maior de alunos de escolas particulares inclui o curso como mais disputados na rea de Cincias aplicadas. Os estudantes de escolas particulares procuram cursinhos pr- vestibular para auxili-los no ingresso do curso. J os alunos sem condies financeiras usam recursos como grupo de estudos ou bibliotecas pblicas. O objetivo dessa pesquisa foi mapear o nvel socioeconmico dos ingressantes o uso de cursos pr- vestibular e a interferncias desses fatores para o desempenho atravs do coeficiente de rendimentos escolares. JACQUES SHWARTZRNAN em sua pesquisa seletividade scioeconmica nos vestibulares e suas implicaes para a poltica universitria pblica Diz que: - A probabilidade do sucesso no vestibular maior quanto mais elevado seu nvel scio econmico. -A discriminao dos candidatos em relao a carreira escolhidas , existe uma tendncia para os candidatos de baixa renda escolherem as carreiras que menos exigia para seu ingresso. -Apesar do aumento das vagas nas universidades no houve indicao que os estudantes de baixa renda estavam aumentando sua participao. Outro trabalho semelhante foi feito por estudantes da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA-UEL. Este projeto de pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil scio- econmico e cultural dos estudantes de graduao da UEL, foi usado como instrumento tcnico operativo um questionrio para ser utilizada na pesquisa emprica como obteno de registro direto. Neste questionrio composto de 120 perguntas relacionou fatores como: - Estado civil e nmero de dependentes; - Renda familiar; - ndices de emprego e desemprego; -ndice de residentes com e sem famlia - Necessidade de trabalhar durante o curso - Carncia de necessidades bsica, moradia alimentao, vesturio, lazer; - Acesso a material didtico- pedaggico: livros computadores;

Esse projeto possibilitou a criao de um banco de dados que ainda necessita de aprimoramento. Deste banco de dados capaz de captar mudanas scias- econmicas e culturais do aluno e possibilitar a proposta de uma poltica de assistncia Estudantil. 9. Cronograma PERODO ANO 2010 MESES ATIVIDADES Escolha do Tema Elaborao do rascunho do projeto Entrega do rascunho Pesquisa de Campo Levantamento de dados Elaborao do Artigo Reviso, Digitao e Entrega do Artigo Apresentao do Artigo x Ago x x x x x x x Set Out Nov Dez

10. Referencia LUNDIA, Luiza Elayne Azevedo; SANTOS, Alana; SOUZA, Cristiane Naiara; MAFRA, tatiane. Perfil scio-economico: acadmicos de comunicao social da UFAM. XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO. Brasil, Minas Gerais: 17 a 19 de abril de 2009.

SCHWARTZRNAN, Jacques. Seletividade scio-economico nos vestibulares e suas implicaes para a poltica universitria pblica. Disponvel em:

<http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/165.pdf>. setembro de 2010.

Acesso

em

BRASIL (1988), Constituio da Republica Federativa do Brasil: Art. 205 e 206: Da Ordem Social, da educao, da cultura e do desporto. So Paulo: Saraiva 1991.

FINATTI, Betty Elmer, ALVES, Jolinda de Moraes, SILVEIRA, Ricardo de Jesus; BALDI, Cintia Guedes. Perfil scio-economico e cultural dos estudantes da universidade estadual de londrina Paran. Brasil, londrina.

Fundao universidade federal de Rondnia UNIR CAMPUS de Vilhena Departamento de Administrao Questionrio socioeconmico
1. Sexo ( )masculino ( )feminino 2. Voc tem irmos? Quantos? 3. Com quem voc mora atualmente? ( )com os pais e(ou) outros parentes ( )Com esposo(a) e filhos(as) ( )com colegas universitrios ( )sozinho 4. Qual a sua situao abaixo que melhor o descreve? ( )No trabalho e meus gastos so financiados pela minha famlia. ( )Trabalho, mas meus pais me ajudam financeirmente. ( )Trabalho e me sustento. ( )Trabalho e contribuo com a renda mensal da famlia. 5. Qual a faixa de renda mensal e sua famlia? ( )At um salrio mnimo. ( )dois a trs salrios mnimos. ( )trs a quatro salrios mnimos. ( )acima de quatro. 6. Estado civil ( )solteiro ( )casado ( )divorciado 7. Se casado tem filhos? ( )sim ( )no Quantos? 8. Em que tipo de escola voc cursou o ensino mdio? ( )Toda em escola pblica. ( )Toda em escola particular. ( )Em escola pblica, mas tambm como bolsista. ( )A maior parte em escola pblica. ( )A maior parte em escola particular. 9. J fez cursinho pr-vestibular? ( )Sim ( )No

You might also like