You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG

Relato das Atividades desenvolvidas no primeiro ano da Unidade SIASS-UFMG

Gestora da Unidade SIASS-UFMG: Matilde Cota Koury

Belo Horizonte, 17 de junho de 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG Introduo:
O SIASS Subsistema Integrado de Ateno Sade do Servidor Pblico Federal - foi institudo atravs do Decreto 6.833, de 29 de abril de 2009, com o objetivo de coordenar e integrar aes e programas nas reas de assistncia sade, percia oficial, promoo, preveno e acompanhamento da sade dos servidores da administrao federal direta, autrquica e fundacional, de acordo com a poltica de ateno sade e segurana do trabalho do servidor pblico federal, estabelecida pelo DESAP/MPOG. sustentado a partir dos trs grandes eixos: assistncia, percia e promoo sade e aos ambientes e processos de trabalho. Est fundamentado em informaes epidemiolgicas, na inter-relao entre os eixos, no trabalho em equipe multidisciplinar e na avaliao dos locais de trabalho, considerando os ambientes e relaes de trabalho, constituindo um novo paradigma da relao sade e trabalho no servio pblico. Na UFMG, o SIASS est vinculado ao Servio de Ateno Sade do Trabalhador (SAST), que firmou acordo de cooperao com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e com a Fundao Nacional de Sade (FUNASA), para atendimento de cerca de 17 mil servidores ativos e inativos, quantitativo esse estratificado de: 7.645 servidores ativos e 6.338 inativos totalizando 13.983 servidores na UFMG, 386 servidores ativos e 187 inativos totalizando 573 servidores na CDTN, 1.551 servidores ativos e 1.124 inativos totalizando 2.675 servidores na FUNASA. Esses rgos compem a Unidade SIASS-UFMG e, como contrapartida, cedem mdicos e outros profissionais que reforam nossa equipe de atendimento. A Unidade SIASS-UFMG conta com um quantitativo de 44 servidores, quantitativo esse estratificado de: 08 servidores na rea Administrativa, 01 Estatstico, 03 Engenheiros de Segurana do Trabalho, 05 Tcnicos de Segurana do Trabalho, 04 servidores na rea de Enfermagem, 01 Assistente Social, 01 Fisioterapeuta, 03 Psiclogos, 03 Mdicos na rea de Clnica Mdica (Assistncia), 05 Mdicos na rea de Percia Mdica, 01 mdico Psiquiatra e 01 Mdico do Trabalho, totalizando 36 servidores da UFMG; 01 Assistente Social e 02 Mdicos na rea de Percia Mdica, totalizando 03 servidores da CDTN; 01 servidor na rea Administrativa, 02 Mdicos na rea de Percia Mdica e 02 Mdicos do Trabalho, totalizando 05 servidores da FUNASA. A primeira Unidade SIASS de Minas Gerais, Unidade SIASS-UFMG completa um ano de funcionamento e apresenta as atividades desenvolvidas no perodo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG Nmero de Atendimentos do SAST/Unidade SIASS-UFMG

O SAST/Unidade SIASS-UFMG realizou 9.144 atendimentos, solicitados por 3.961 trabalhadores, pensionistas, dependentes e alunos distintos. Os trabalhadores com vnculo UFMG representam 62,6% dos atendidos e foram responsveis por 72,6% dos atendimentos. Os servidores com vnculo CDTN e FUNASA representam 1,9% dos atendidos e foram responsveis por 1,2% dos atendimentos, conforme Tabela 1.

Tabela 1 - Atendimentos do SAST/Unidade SIASS-UFMG, no perodo de maio de 2010 a maio de 2011, por vnculo.
N Trabalhadores/alunos N % 2.478 506 47 29 1 51 319 530 3.961 62,6% 12,8% 1,2% 0,7% 0,0% 1,3% 8,1% 13,4% 100,0% N Atendimentos N % 6.636 839 72 41 1 83 520 952 9.144 72,6% 9,2% 0,8% 0,4% 0,0% 0,9% 5,7% 10,4% 100,0%

Vnculo UFMG Alunos UFMG CDTN FUNASA IBGE Outros rgos Pblicos* FUNDEP Terceirizados, residentes, outros vnculos Total

*FUNARTE, IBRAM, INCRA, Ministrio da Justia, FUNDACENTRO, UFRO, Ministrio da Agricultura, UFMT, UFOP, UFOPA.

A Tabela 2 mostra a distribuio dos atendimentos do SAST/Unidade SIASS-UFMG, em funo do tipo de atendimento. Os atendimentos de Percia em Sade, compostos por Percia Singular e Junta Mdica, representam 42,1% (3.852) dos atendimentos realizados. Os

atendimentos de Enfermagem e Clnica Mdica totalizaram 3.183 atendimentos, e os atendimentos do Ncleo de Sade Mental, Psiquiatria e Psicologia, somaram 1.469 atendimentos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG
Tabela 2 - Distribuio dos atendimentos de Percia em Sade e Equipe Multiprofissional realizados no SAST/Unidade SIASS UFMG, em funo do tipo.
Tipo de atendimento Junta Mdica Oficial Percia Singular Grupo Reinsero Profissional Servio Social Psiquiatria Psicologia Clnica Mdica Enfermagem Fisioterapia Exames Peridicos Total Atendimentos N 442 3.410 85 197 769 700 2.173 1.010 6 352 9.144 % 4,8% 37,3% 0,9% 2,2% 8,4% 7,7% 23,8% 11,0% 0,1% 3,8% 100,0%

Em 36,7% dos atendimentos foi concedido afastamento ao servidor, totalizando 63.534 dias de afastamentos. Desses, 1.647 (2,6%) foi para acompanhamento de familiar e 61.887 (97,4%) dias foram para tratamento da sade do prprio trabalhador.

I - PERCIA EM SADE
1) Percia Singular e Junta Mdica O mdulo de Percia em Sade do Sistema SIAPE Sade foi implantado no SAST/Unidade SIASS UFMG em maio de 2010. Dos atendimentos de percias em sade, no Sistema SIAPE Sade, 83,8% foram de percia singular e 16,2% de junta mdica. Os tipos mais freqentes foram Licena para tratamento de sade, Licena por motivo de doena em pessoa da famlia ou dependente e Avaliao para iseno do imposto de renda sobre a aposentadoria. (Tabela 4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG

Tabela 4 Percias concludas por tipo de percia.

Fonte: SIAPE Sade.

Dos afastamentos concedidos, 27% foram aos trabalhadores com cargo de Tcnico de Enfermagem, que somaram 19% dos dias de afastamentos concedidos, 11% aos Assistentes em Administrao, que totalizaram 15% dos dias de afastamentos, 10% em Auxiliar de Enfermagem, totalizando 9% dos dias de afastamentos e 6% aos Professores 3 Grau, que somaram 13% dos dias de afastamentos. (Grficos 1 e 2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG

Grfico 1 Ocorrncias de afastamentos por cargo. Fonte: SIAPE Sade

Grfico 2 Nmero de dias de afastamento por cargo. Fonte: SIAPE Sade 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG
2) Grupo de Reinsero Profissional O Grupo de Reinsero Profissional GRP - assessora a percia em sade com o objetivo de integrar os servidores que apresentam suspeita de limitao em sua capacidade fsica ou mental, por meio da avaliao da capacidade laborativa. O Grupo desenvolve aes como: visitas para avaliao do local de trabalho, avaliaes individuais, entrevistas com o servidor e com a chefia e discusso em grupo, numa abordagem interdisciplinar e de complementaridade. A Percia em Sade encaminhou 39 servidores para o GRP do quais 30 foram reinseridos.

II - Registros de atestados de curta durao

So considerados atestados de curta durao aqueles que no ultrapassem 5 dias corridos, ou 14 dias acumulados no perodo de 12 meses. Foram registrados 977 atestados de curta durao, que somaram 1.865 dias de afastamento, sendo o mais freqente o afastamento para acompanhamento de familiar ou dependente (CID Z76.3), M54.5). (Grficos 3 e 4) seguido da CID J01 (Sinusite aguda), e dor lombar baixa (CID

Grfico 3 Registro de atestados por CID. Fonte: SIAPE Sade 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG

Grfico 4 Total de dias de afastamento por CID. Fonte: SIAPE Sade

III Promoo e Vigilncia em Sade

A Equipe Multiprofissional em Vigilncia e Promoo Sade composta por profissionais de diferentes formaes e especialidades com atuao no mbito da percia oficial em sade, vigilncia e promoo da sade, que analisam e intervm nas questes de sade sob diferentes ngulos da dimenso biopsicossocial. A Equipe integra os setores de Medicina clnica, Enfermagem, Engenharia de Segurana do Trabalho, Fisioterapia, Sade Mental e Servio Social, atendendo aos parmetros estabelecidos pela Poltica de Ateno Sade e Segurana do Servidor Pblico Federal PASS e queles estabelecidos pela UFMG.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG
1) Segurana do Trabalho a) PPRA - Programa Preveno de Riscos Ambientais Para atender a determinao do MPOG (Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto) sobre avaliao de riscos ambientais, o SAST/Unidade SIASS-UFMG iniciou o PPRA, nos moldes da NR-09 do MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego), como parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas no campo da preveno da sade e da integridade dos servidores, nas Unidades da UFMG. O relatrio disponibilizado para o diretor de cada unidade que dever providenciar meios para implementar as recomendaes contidas no PPRA com assessoria da SEST (Servio de Engenharia de Segurana do Trabalho). O PPRA foi concludo em 05 (cinco) unidades: Colgio Tcnico, Escola de Veterinria, Faculdade de Farmcia, Instituto de Cincias Exatas, (Departamento de Qumica) e Faculdade de Odontologia. Est em fase de execuo em 07 (sete) unidades: Escola de Cincias da Informao, Escola de Educao Fsica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Escola de Engenharia, Faculdade de Educao, Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Faculdade de Letras e Instituto de Cincias Biolgicas. b) Comisso Interna de Sade do Servidor Pblico (CISSP) A Portaria Normativa SRH n03, de 07 de maio de 2010 estabelece orientaes bsicas sobre a Norma Operacional de Sade do Servidor NOSS - aos rgos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Pblica Federal. Dentre outras diretrizes, a NOSS prev a criao das Comisses Internas de Sade do Servidor Pblico nos rgos e instituies pblicas federais, para ampliar o espao de autonomia, a fim de que os servidores possam contribuir com a regulao de suas atividades e negociar com a administrao mudanas no ambiente e na organizao do trabalho com foco na preveno de acidentes e agravos sade. Dessa forma, as CISSP devero propor aes voltadas promoo da sade e humanizao do trabalho com estmulo participao dos servidores, compreendidos como agentes transformadores da realidade. A CISSP est em fase de implantao na Escola de Veterinria, na Faculdade de Farmcia, no Colgio Tcnico e no Instituto de Cincias Exatas. c) Oficina de preveno de distrbios osteomusculares Tem o objetivo sensibilizar e instrumentalizar os trabalhadores, em especial os membros da CISSP, a identificar e analisar o contexto de trabalho e suas implicaes no processo de sade adoecimento, pretendendo assim contribuir para o desenvolvimento de estratgias coletivas de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG
enfrentamento visando melhoria das condies de trabalho. O incio do projeto nas Unidades acadmicas est vinculado implantao da CISSP. Atravs dos dados estatsticos do SAST/Unidade SIASS-UFMG e da identificao, pelos membros da CISSP, dos riscos ergonmicos nos ambientes de trabalho ser possvel elaborar aes de preveno de distrbios osteomusculares e apoio sade do trabalhador. d) Cursos e Treinamentos O SEST ministra cursos na rea de segurana do trabalho: Curso para membros de CISSP e Curso para brigadistas.

Curso para membros de CISSP O curso de CISSP - Comisso Interna de Sade do Servidor Pblico Federal - tem como objetivo orientar os membros da comisso, gerando conhecimento e estmulo para que os servidores possam propor aes voltadas promoo da sade e melhoria de seu ambiente de trabalho. O curso est sendo oferecido em cumprimento NOSS - Norma Operacional de Sade do Servidor - Portaria Normativa n03 de 07 de maio de 2010 sendo obrigatrio com exigncia de uma carga horria mnima de 20h. (vinte horas). Atendendo ao artigo 21 da referida portaria, os cursos sero contnuos e propostos pelas equipes de vigilncia e promoo ou pela prpria CISSP.

Curso para brigadistas Tem como objetivo treinar e capacitar servidores (brigadistas) para atuarem na preveno, abandono de rea, combate a princpio de incndio e pnico, alm de prestar os primeiros socorros, dentro de uma rea pr-estabelecida. Toda empresa legalmente constituda dever constituir Brigada conforme legislao: NR (Norma Regulamentadora) 23 do MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego), aprovada pela Portaria 3.214/1978, IT (Instruo Tcnica) 12/ CBMMG, Lei 14.130 de 19/12/2001, que dispe sobre a preveno contra incndio e pnico no Estado e d outras providncias. Publicado no Dirio Oficial do Estado de 20/12/2001, Decreto 44.746 de 29/02/2008 - Regulamenta a Lei 14.130, de 19 de dezembro de 2001, que dispe sobre a preveno contra incndio e pnico no Estado e d outras providncias. Publicado no Dirio Oficial do Estado de 01/03/2008, NBR (Norma Brasileira de Registro) 14.276/2006 da ABNT (Associao brasileira de Normas Tcnicas). O curso tem periodicidade anual.

10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG
Outros treinamentos e atividades com participao do SEST so: Treinamentos bsicos para servidores do DRH, Biossegurana na Faculdade de Odontologia, Biossegurana no Instituto de Cincias Biolgicas, CIPA do Hospital das Clnicas, Combate a incndio na Faculdade de Farmcia e no Instituto de Cincias Biolgicas, e risco qumico em laboratrio na Escola de Engenharia e Colgio Tcnico.

e) Acidentes de Trabalho No Setor de Engenharia de Segurana de Trabalho foram notificados 51 acidentes, e 43 foram caracterizados como acidentes de trabalho, sendo 5 acidentes biolgicos, 34 acidentes tpicos e 4 acidentes de trajeto.

2) Projeto Fisiolaboral O projeto prope atividades que tm por objetivo melhorar a percepo corporal dos trabalhadores e favorecer o conhecimento sobre os fatores do trabalho associados ao adoecimento, para a promoo de auto cuidado no ambiente de trabalho. Os trabalhadores recebem orientaes ergonmicas durante o desempenho de suas atividades laborativas. Atualmente, o projeto concentra suas atividades no Campus Sade, atendendo a diversos setores.

No Hospital das Clnicas, 488 trabalhadores distintos participaram do Projeto Fisiolaboral, totalizando 1.477 atendimentos coletivos e 6.982 participaes. 3) Sade Mental O setor de Sade Mental (Psiquiatria e Psicologia) mantm acompanhamento psicoterpico, avaliaes de personalidade cognitiva e realizaes de concluses para subsidiar a percia em sade e o Grupo de Reinsero Profissional. Foram realizados 680 atendimentos de psicologia e 498 atendimentos de psiquiatria. Outras aes: capacitao de equipe multiprofissional para o projeto de psicoeducao; formao do grupo de trabalho: Autoestima e qualidade de vida com o objetivo de promover melhoria na qualidade de vida e sade dos servidores, com reunies quinzenais, sendo (10) dez sesses para cada ciclo de trabalho.

11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS SAST/UNIDADE SIASS UFMG
4) Enfermagem do Trabalho Os profissionais da rea da enfermagem do trabalho participaram das campanhas de vacinao (H1N1, toxide tetnica e contra hepatite B). No perodo de junho de 2010 a abril de 2011 foram vacinadas 4.993 pessoas. 5) Programa Qualidade de Vida no Trabalho Pro Reitoria de Recursos Humanos O Programa Qualidade de Vida no Trabalho uma ao da Pr-Reitoria de Recursos Humanos, por meio do Programa de Formao Integrada e Qualidade de Vida na Gesto de Pessoas - PROFIQ, e em parceria com o Centro Esportivo Universitrio (CEU), a Coordenadoria de Assuntos Comunitrios (CAC) e a Escola de Educao Fsica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O programa inclui as atividades de Ginstica, Hidroginstica, Grupo de Corridas e Dana de Salo exclusivamente para servidores efetivos da UFMG.

12

You might also like