You are on page 1of 4

Rua Jos Odorizzi 199, Centro - Rio dos Cedros Fone (47) 3386 1028

Ano Letivo 2012

Aluno: Curso: Educao Infantil Turma: Jardim ( ) Pr ( ) Professora Regente:__________________________________________________________________________ Assistente: Professora Artes: SUSANE MARIA BERRI BUSARELLO Professora Educao Fsica: ELI DA SILVA Professora Musica: DAIANE ROSA POSSOLLI DE BOIT Conceitos Ao falar, apresenta sequncia lgica das ideias (comeo, meio e fim). Comenta experincias vivenciadas. Conta historia a partir da leitura de imagens. Compreende historias que lhes so contadas. Reconhece as letras do alfabeto. Identifica e escreve seu prprio nome. Reconhece a letra inicial das palavras e identifica outras com a mesma letra. Respeita o trao legvel das letras. Identifica palavras que rimam (oralmente). Diferencia letras de nmeros. Possui vocabulrio adequado a sua idade e procura ampli-lo. Apresenta conscincia fonolgica de algumas letras e silabas. Demonstra relao entre a apropriao dos conhecimentos e a realidade do seu cotidiano. Conceitos Reconhece os nmeros naturais, associando-os as suas quantidades. Demonstra raciocnio lgico em situaes cotidianas. Resolve situaes envolvendo adio e subtrao. Reconhece antecessor e sucessor, o maior e o menor. Identifica os nmeros nos diversos contextos sociais (datas, placas, roupas, caladas). Levanta hiptese sobre situaes-problemas do cotidiano. Participa de atividades, envolvido a ideia de juntar quantidades para formar uma quantidade maior a partir de atividades concretas (adio). Participa de atividades envolvendo a idia de tirar quantidade maior a partir de atividades concretas (subtrao). Identifica a posio de materiais numa serie observando a ordem crescente e decrescente. Reconhece, identifica e registra os nmeros de 0 a 9. Participa da construo do calendrio. Conceitos Reconhece a presena de alguns elementos do passado e o presente. Reconhece algumas semelhanas e diferenas entre as pessoas. Reconhece e nomeia os membros da famlia. Reconhece o prprio espao escolar (ambientes externos e internos). Nomeia as partes externas do corpo humano. Desenvolve atitudes de higiene no dia a dia com o corpo e com o ambiente. 1S. 2S.

LINGUAGEM GRFICA E ORAL

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

1. 2. 3. 4. 5. MATEMTICA 6. 7. 8. 9. 10. 11. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

LINGUAGEM SCIO CULTURAL

ATITUDINAIS

7. Reconhece e distingue as funes dos rgos dos sentidos. 8. Observa e reflete sobre as diversidades culturais, sociais, histricas (modo distintos de ser, viver e trabalhar das pessoas). 9. Colabora na preservao do meio ambiente para a qualidade da vida humana. 10. Compara os modos de vida dos diferentes seres vivos, identificando as funes de alimentao, sustentao, locomoo e reproduo. 11. Identifica e informa o grau de parentesco das pessoas que compem de sua famlia. 12. Identifica mudanas ocorridas desde o nascimento at a idade atual, bem como suas caractersticas fsicas pessoais. 13. Observa o espao da sala de aula e identifica os materiais escolares nele existente. 14. Interage com assuntos que esto sendo estudados. Conceitos 1. Interage com os colegas, trocando ideias e explicando suas compreenses. 2. Demonstra cuidado com os colegas e com os seus objetos pessoais e coletivos. 3. Demonstra iniciativa para expor suas ideias e opinies. 4. Desenvolve atitudes de respeito diante das diferenas. 5. Improvisa diante de atividades livres, dando viso a capacidade de inventar, comentar e fantasiar. 6. Traz sempre o material necessrio para a escola. (caderno de recado, muda de roupa), bem como faz uso de roupa confortvel e adequada. 7. Possui pontualidade nos horrios de chegada e sada da escola. 8. Organiza seus pertences em sala de aula e os pertences de uso coletivo. 9. Participa e colabora com as atividades propostas em sala de aula. 10. Cultiva valores como respeito, perdo, solidariedade, honestidade e sinceridade. 11. Comunica-se verbalmente com desenvoltura. 12. Realiza pequenas aes cotidianas adquirindo maior independncia. 13. Possui iniciativa para resolver situaes do cotidiano com e sem auxilio. 14. Respeita e valoriza as regras bsicas de convvio social, demonstrando solidariedade em atitudes de ajuda e colaborao. 15. Participa de situaes dirias tendo autonomia para fazer a escolha de objetos, temas, espao e personagens, expressando seus desejos e sentimentos. 16. Desenvolve atitudes de auto cuidado aprimorando os hbitos de higiene. 17. Colabora na organizao de materiais de uso coletivo compartilhando objetos com outras crianas. 18. Compartilha vivencias respeitando a opinio do grupo. Conceitos 1. Desenvolve amizades e brinca cooperativamente com os colegas. 2. Inicia e mantm um dilogo. 3. Estabelece relaes com o ambiente fsico e social. 4. Faz questionamentos. 5. Cumprimenta outras pessoas.

SOCIAIS E EMOCIONAIS

6. 7. 8. 9. 10. 11.

ARTES

MSICA

Solicita e oferece ajuda. Expressa seus sentimentos. Na roda da conversa mantm a concentrao e ouve os colegas. Necessita da interveno da professora nas relaes com os colegas. Resolve as situaes de conflitos com autonomia. Aceita a mediao dos professores, cumprido os acordos e combinados. Conceitos 1. Diferencia e reconhece cores, sons e ritmos. 2. Reconhece as formas geomtricas bsicas (circulo, quadrado, triangulo, e retngulo). 3. Participa de brincadeiras e cantigas. 4. Se expressa com clareza atravs do desenho e da msica. 5. Aprecia e valoriza suas criaes e as dos colegas. 6. Produz seus trabalhos explorando procedimentos bsicos para desenhar, rasgar, recortar, modelar e amassar. 7. Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa. 8. Le e interpreta imagens e figuras. 9. Nas aulas de arte ouve com ateno, repete vocabulrio e participa das atividades propostas. 10. Nas aulas de arte, interage bem com os colegas e com a professora, expressando ideias e sentimentos. 11. Reproduz desenhos de traados com formas simples. 12. Explora e manipula diferentes materiais e texturas para faz-lo de acordo com as suas condies motoras. 13. Memoriza canes e poemas. Conceitos 1. Participa de situaes envolvendo musicas de diferentes estilos e cantigas. 2. Realiza imitaes e movimentos corporais desenvolvendo a expresso. 3. Participa de situaes nas quais se oferecem instrumentos musicais e objetos sonoros podendo explor-los percebendo as possibilidades sonoras. 4. Imita e reproduz movimentos a partir de criaes musicais. 5. Participa de brincadeiras que envolvem a improvisao e a memria musical. 6. Diferencia as caractersticas geradas pelos sons de instrumentos musicais e os produzidos pela natureza. Conceitos 1. Realiza os movimentos de preenso, encaixe, lanamento, fora, velocidade, resistncia, flexibilidade, lateralidade e equilbrio. 2. Tem noo da lateralidade (direito esquerdo) 3. Interage nos momentos de livre expresso. 4. Interage nas atividades envolvendo os jogos com regra, jogos intelectuais, tradicionais e jogos ldicos. 5. Realiza atividades envolvendo as noes de direcionamento com o corpo (em frente, para trs, acima, abaixo, para um lado, para outro lado). 6. Participa de atividades recreativas que desenvolvam a percepo viso-

EDUCAO FSICA

motora. 7. Participa e colabora nas atividades propostas. 8. Nas aulas de educao fsica lembra-se de trazer diariamente: camisa reserva, prendedor de cabelo (meninas) e tnis. 9. Reflete sobre as atitudes e comportamentos em um jogo. 10. Interpreta e elabora bem os desafios propostos nas aulas. 11. Reconhece a interpretao do esquema e da imagem corporal. 12. Explora e cria novas possibilidades alm das apresentadas nas aulas. 13. Reconhece seus limites corporais. 14. Demonstra iniciativa, solidariedade e entrosamento em seu grupo. 15. Aceita responsabilidades e demonstra satisfao no ambiente escolar. 16. Brinca sozinho (a) ou no esta interagindo na atividade do grupo. 17. Aceita mediao da professora, cumprindo os acordos combinados.

1 Semestre Faltas Dias Letivos

2 Semestre

Legenda Habilidades Sim No Parcialmente No Trabalhado Em Processo Observao:

S N P NT EP

Rio dos Cedros,___ de _____________ de 2012

___________________________

You might also like