You are on page 1of 4

poesias divertidas. Voc sempre quis fazer suas prprias poesias, mas no sabia nem por onde comear?

Seus problemas acabaram! Acompanhe nossas dicas para fazer desabrochar seu talento potico. 1. Sobre o que voc quer falar? Um bom assunto aquele que est mexendo com voc ultimamente. Pode ser qualquer coisa, qualquer sentimento. Poesia uma forma de comunicao. Pode ser romntica, engraada, de suspense... Voc manda!

2. Soltando as palavras Pegue um papel e v anotando vrias palavras que tenham a ver com o assunto. Tente achar rimas para elas. No precisa pensar muito. Brinque de rabiscar palavras. Quanto mais, melhor. Depois voc escolhe as preferidas. 3. A primeira frase Voc no precisa acertar logo de cara. justamente a vontade de acertar de primeira que emperra o pensamento. Voc livre para escrever e apagar o que quiser, mudar tudo de lugar... Solte o verbo! No tenha medo...

4. Como rimar? Existem vrios jeitos de combinar rimas. Podemos, por exemplo, numa poesia de quatro linhas (A, B, C, D), rimar: A com B e C com D (primeira com segunda e terceira com quarta), ou A com C e B com D (primeira com terceira e segunda com quarta), ou Apenas B com D (segunda com quarta linha). Veja este exemplo: EU QUERO UM MUNDO MELHOR, UM MUNDO MAIS SIM DO QUE NO. SER QUE TO COMPLICADO VER O OUTRO COMO IRMO? (Evelyn Heine) O truque para deixar mais legal uma poesia procurar palavras de tipos diferentes para rimar. Irmo um SUBSTANTIVO e no um ADVRBIO. (Viu como bom saber Portugus?) No precisa ser na poesia inteira, mas, se conseguir, timo. Veja como ficaria mais pobre deste outro jeito: EU QUERO UM MUNDO MELHOR, UM MUNDO COM MAIS UNIO. SER QUE TO COMPLICADO VER O OUTRO COMO IRMO? (Evelyn Heine)

Reparou? "Unio" (SUBSTANTIVO) com "Irmo" (SUBSTANTIVO) no d o mesmo efeito, no ? Alm disso, inventar novos papis para as palavras enriquece sua poesia. Um mundo sim serve de exemplo porque transformamos o sim (ADVRBIO) em adjetivo. OUTRA! Vamos tentar, agora, uma poesia mais curtinha, s de trs linhas, rimando A com C (primeira com terceira). MEU CORAO ARDE... AI, AI! TUDO CHOVE S PORQUE ELE ME DISSE UM BYE! (Evelyn Heine) Primeiro tive a idia de rimar AI (onomatopia de dor) com a palavra em ingls BYE (que se pronuncia bai). No legal? Ento... fui imaginando o que combinaria com AI. Pensei na dor de uma paixo no correspondida. Depois inventei a ltima linha (Ele me disse bye = foi embora) e ficou faltando a do meio. Dei um jeito de ligar as duas com a que faltava. Primeiro imaginei isso tudo s porque... mas a veio uma frase mais forte hoje chove s porque... e outra melhor ainda (mais sentimento!): "TUDO chove s porque". Viu s? A gente vai mudando at gostar do conjunto! Voc precisa ficar contente com sua obra! E ATENO! Chover um verbo que no tem sujeito. Por isso mesmo tudo chove causa impacto. impossvel que as coisas chovam! Mas isso exprime a tristeza da situao. Por isso a poesia emociona mais do que dizer apenas: estou triste porque ele no gosta de mim.

5. No saia do ritmo! O nome do ritmo, em poesia, MTRICA. Resumindo, sem complicar muito, voc precisa ver se a leitura fica gostosa ou no. Os poetas costumam calcular slabas, ver como elas se juntam nas palavras vizinhas e tal. Faa o seguinte: sua poesia no encaixou direito? Parece que fica uma ponta sobrando em alguma parte? Ento troque palavras, inverta a ordem... at seu ouvido ficar satisfeito. Os poetas de antigamente tinham at que escrever nmeros exatos de slabas. Veja o ANTES e DEPOIS a seguir. Compare! ANTES PINGA O PINGO INSISTENTE. PING, PING RITMADO S PARA AMOLAR A GENTE!

DEPOIS PINGA O PINGO INSISTENTE. PING, PING RITMADO S PRA AMOLAR A GENTE! Reparou? Um mnimo detalhe fez MUITA diferena na hora de falar. Para tem duas slabas e pra tem uma s. S isso j muda todo o ritmo. VEJA: PIN - GAO - PIN - GO - IN - SIS - TEN - TE S - PRA - A - MO - LAR - A - GEN - TE MESMO NMERO DE SONS! Treinando os ouvidos Comece a prestar mais ateno s letras de msica que ouve. Veja porque algumas rimas parecem melhores que outras. Voc sabia? Uma rima feita com palavras do mesmo tipo (mesma classe gramatical), chama-se RIMA POBRE. J uma outra feita com palavras de tipos diferentes, chama-se RIMA RICA. Melhor ainda se voc rimar palavras com estruturas totalmente diferentes. A o nome RIMA PRECIOSA (v-lo com cabelo, por exemplo). 3. A primeira frase Voc no precisa acertar logo de cara. justamente a vontade de acertar de primeira que emperra o pensamento. Voc livre para escrever e apagar o que quiser, mudar tudo de lugar... Solte o verbo! No tenha medo... BORBOLETA! (Evelyn Heine) Borboleta ou Butterfly Com B comea. Um B parece Quando se fecha. Quando se abre um deleite! Vira enfeite Em qualquer brecha. Butterfly se diz assim: B... TER... FLAI! Em ingls no meu jardim Ela voa, vem e vai. Ai, ai,ai, sua sapeca! Sobe, desce, to inquieta Sacudindo meu olhar Como se fosse peteca! Pra que tanta agitao Nesse voo amanteigado? por toda a aflio

Que viveu no seu passado. J ficou um bom tempo Feito um ser paralisado!

You might also like