You are on page 1of 9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

Artigos e Discursos

Principal

Sobre o STF

Estatsticas do STF

Processos

Jurisprudncia

Publicaes

Biblioteca

Imprensa

Legislao

Acesso Informacao

Quinta-feira, 18 de setembro de 2003 Discurso do ministro Carlos Velloso por ocasio dos 175 anos da lei que criou o Supremo Tribunal

O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA DO IMPRIO E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL REPUBLICANO

Rene-se o Supremo Tribunal Federal, em sesso solene, para comemorar o centsimo setuagsimo quinto aniversrio da Lei de 18 de setembro de 1828, que criou o Supremo Tribunal de Justia do Imprio, antecessor do Supremo Tribunal Federal da Repblica.

O Supremo Tribunal de Justia fora previsto na Constituio Imperial de 25 de maro de 1824, que determinou a sua criao, ao estabelecer que, na Capital do Imprio, alm da relao que deve existir, assim como nas mais Provncias, haver tambm um tribunal com a denominao de Supremo Tribunal de Justia, composto de Juzes letrados, tirados das relaes por suas antiguidades, e sero condecorados com ttulo de Conselheiros, competindo-lhe conceder ou denegar revistas nas causas e pela maneira que a lei determinar, conhecer dos delitos e erros de ofcio que cometerem os seus Ministros, os das Relaes, os empregados no corpo diplomtico e os Presidentes das Provncias e conhecer e decidir sobre os conflitos de jurisdio (Constituio Imperial, art. 164).

Instalado em 09 de janeiro de 1829, foi transformado, com a proclamao da Repblica, no Supremo Tribunal Federal, pelo Decreto 848, de 11 de outubro de 1890, inaugurado este, solenemente, em 28 de fevereiro de 1891, quatro dias depois da promulgao da primeira Constituio republicana, que o consagrou.

De sua instalao, em 09 de janeiro de 1829, at a criao do Supremo Tribunal Federal, pelo Decreto 848, de 11.10.1890, decorreram sessenta e um anos. Dessa data, at os nossos dias, so 113 anos, que, somados aos sessenta e um, totalizam cento e setenta e quatro anos. O Supremo Tribunal Federal, entretanto, comemorou o seu centenrio em 28 de fevereiro de 1991, estabelecendo, pois, como marco inicial a data em que, materialmente, comeou a funcionar, 28.02.1891.

Celebramos, agora, os cento e setenta e cinco anos de existncia da Lei de 18 de setembro de 1828. Celebramos, em conseqncia, o centsimo setuagsimo quinto aniversrio de existncia do Supremo Tribunal Federal.

A justia brasileira tem histria.

www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis

1/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

Em trabalho que escrevi[1] anotei, forte em Aliomar Baleeiro[2], que foi Martim Afonso de Souza que, investido de amplos poderes de jurisdio administrativa e judiciria pela Carta Del Rei de Portugal, de 1530, quem primeiro, em terras brasileiras, dirimiu conflitos entre as pessoas aqui residentes. Mas durou pouco essa tarefa, j que Martim Afonso de Souza era apenas o comandante de uma grande fora, que viera ao novo continente para o fim de consolidar a descoberta. Trs anos depois da chegada de Martim Afonso, foram institudas as Capitanias Hereditrias, cujos titulares tinham poderes para julgar, podendo delegar tais poderes a Ouvidores. No ano de 1549, Pero Borge, Ouvidor-Geral, magistrado de carreira, que viera na companhia de Tom de Sousa, fixou-se na Bahia. Observada a alada, as decises do OuvidorGeral eram irrecorrveis. Os recursos excedentes da alada seriam julgados em Lisboa. O Ouvidor-Geral organizou a Justia, ficando ele como instncia mxima. Criou, ento, os juzes ordinrios, leigos, eletivos, e os juzes de fora, designados pelo Rei. Aqueles, os leigos, tinham como insgnia uma vara vermelha; os letrados, uma vara branca. Havia, ainda, os juzes de vintena, ou pedneos, nas aldeias, com reduzida alada, cujo processo era verbal, e os juzes de rfos.

Em 1587 criada a primeira Relao do Brasil, na Bahia, instalada em 1609, com dez desembargadores, a qual veio a ser abolida, em 1626, com a invaso holandesa, retornando a competncia do Ouvidor-Geral. Em 1652, restaurada a Relao, com oito desembargadores.

Criou-se, em 1621, o Estado do Maranho, separado do Estado do Brasil. Os recursos interpostos das decises do Ouvidor-Geral do Estado do Maranho, em certos casos, eram remetidos para a Casa da Suplicao de Lisboa.

Em 1751, instituda a segunda Relao do Brasil, no Rio de Janeiro, com jurisdio sobre as Capitanias do sul e oeste.

Em 1808, transfere-se para o Rio de Janeiro a Corte portuguesa, fugitiva dos Exrcitos de Napoleo. O prncipe regente, futuro D. Joo VI, transformou, em 10 de maio de 1808, a Relao do Rio, criada em 1751, em Casa da Suplicao do Brasil, com as atribuies da Casa da Suplicao de Lisboa. Foram criados, tambm, o Desembargo do Pao e o Conselho Supremo Militar e de Justia, este ltimo em 1 de abril de 1808.

Em 1812, instalou-se a Relao do Maranho e, em 1821, a Relao de Pernambuco.

Ao ser proclamada a independncia, a Constituio de 1824 mandou criar o Supremo Tribunal de Justia, como sucessor da Casa da Suplicao. A Lei de 18.09.1828, conforme j foi dito, criou o Supremo Tribunal de Justia. Registre-se que o Supremo Tribunal de Justia de Portugal, anotei na apresentao que fiz da obra de Lenine Nequete[3], somente foi criado em 1833. O Supremo Tribunal de Justia, pois, criado em 1828, e que, na Repblica, transformou-se no Supremo Tribunal Federal, mais antigo do que o Supremo Tribunal de Justia de Portugal.

O eminente Ministro Celso de Mello, em interessante trabalho de pesquisa que elaborou, ainda indito, escreve:

Os rgos de cpula da Justia no Brasil, em ordem sucessiva, considerada a sua precedncia


www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis 2/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

histrica, foram (1) a Casa da Suplicao do Brasil (instituda pelo Prncipe Regente D. Joo, mediante Alvar Rgio de 10/05/1808), 2) o Supremo Tribunal de Justia (Imprio) e 3) o Supremo Tribunal Federal (Repblica). Esses rgos de cpula, ao longo de nosso processo histrico, desde a fase colonial (Casa da Suplicao do Brasil), passando pelo regime monrquico (Supremo Tribunal de Justia) e chegando Repblica (Supremo Tribunal Federal), abrangem um perodo de 195 anos (10/05/1808 at o presente ano de 2003).

Peo licena para uma observao: se considerarmos que a Casa da Suplicao do Brasil resultou, em 1808, da transformao da Relao do Rio de Janeiro, criada em 1751, poderamos afirmar que os rgos de cpula da Justia brasileira, desde a fase colonial e at os nossos dias, abrangem perodo de 252 (duzentos e cinqenta e dois) anos.

A Constituio Poltica do Imprio qualificou a Justia brasileira como um poder poltico, estatuindo que a diviso harmoniosa dos poderes polticos o Legislativo, o Moderador, o Executivo e o Judicial o princpio conservador dos direitos dos cidados e o mais seguro meio de fazer efetivas as garantias que a Constituio oferece, esclarecendo que esses poderes so delegaes da Nao (artigos 9 a 12). Da, a observao do Ministro Oswaldo Trigueiro[4], de que a doutrina monrquica revelou-se avanada quanto concepo do ento chamado poder judicial, que Pimenta Bueno, citado por Trigueiro, afirmou constituir-se no nico intrprete competente, o aplicador exclusivo da lei nas questes que so regidas pelo direito civil, penal e mesmo poltico, na parte em que este includo na alada de sua jurisdio, acrescentando: No desempenho dessa importantssima misso, que tem por fim proteger a liberdade, a fortuna e a vida dos cidados, assim como a ordem e segurana social, ele deve ser perfeitamente independente, mas tambm deve cumprir impreterivelmente a obrigao sagrada de no desviarse jamais da lei.

No obstante revelar-se a doutrina monrquica brasileira avanada relativamente ao Judicirio, certo que, escrevi[5], o Supremo Tribunal de Justia do Imprio no se afirmou como poder poltico. Certamente que os ilimitados poderes de moderao do Imperador impediram que o Supremo Tribunal de Justia exercesse, com larguesa, a funo jurisdicional. Ademais, por influncia do constitucionalismo francs, o controle de constitucionalidade das leis, na Carta Imperial, era do prprio Poder Legislativo. Limitava-se o Judicirio, ento, a dirimir conflitos entre os particulares. Bem, por isso, assinalou o Ministro Trigueiro, que o Supremo Tribunal era, tipicamente, uma Corte de Cassao, no exato estilo europeu. Praticamente a sua competncia se exauria na funo de conceder revista, para o efeito de determinar que a causa fosse novamente julgada por outra Relao. Segundo a Lei Orgnica, a revista no tinha efeito suspensivo e somente podia ser deferida em caso de nulidade manifesta, ou injustia notria, de deciso proferida em ltima instncia.[6]

A Repblica conferiu Justia brasileira caracterstica nova, fazendo do Supremo Tribunal Federal autntico poder poltico. O Decreto 510, de 22 de junho de 1890, significou o primeiro passo para a instituio do Supremo Tribunal Federal segundo o modelo da Suprema Corte norte-americana. O Decreto 848, de 11.10.1890, transformou, como j foi dito, o Supremo Tribunal de Justia no Supremo Tribunal Federal, o que a Constituio de 24 de fevereiro de 1891 consagrou. Instalou-se o Supremo Tribunal Federal, no dia 28 de fevereiro de 1891, com quinze ministros, a maioria vinda do Supremo Tribunal de Justia, maioria que, entretanto, pouco se demoraria no novo Tribunal, informa Leda Boechat Rodrigues [7].

Em conferncia pronunciada em 1952, consignou o saudoso e eminente Miguel Seabra Fagundes:

Vnhamos, em 1891, do Imprio, onde a Justia no tinha nenhuma expresso poltica. Era um
www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis 3/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

poder que se limitava a dirimir as controvrsias do direito privado, de modo que os atos da Administrao pblica escapavam, por inteiro, ao seu controle. E, de chofre, pela instituio da Repblica, o Poder Judicirio foi elevado a plano de excepcional importncia na vida poltica do pas. Atribuiu-se-lhe, ao lado da funo que j era sua, de dirimidor das questes de ordem privada, uma outra, da maior importncia: a de guardar os direitos individuais contra as infraes decorrentes de atos do Poder Executivo e do Poder Legislativo, inclusive e notadamente quando esses atos afetassem textos constitucionais. Isto equivalia, de certo modo, a faz-lo fiador da seriedade do regime como construo poltica, pois, ao declarar a prevalncia da Lei Suprema em face de atos legislativos ou administrativos que a afetavam, o que fazia o Judicirio era preservar as prprias instituies republicanas, pela conteno dos demais poderes nas suas rbitas estritas de ao e pela garantia ao indivduo da sobrevivncia dos seus direitos, fossem quais fossem as prevenes contra eles armadas.[8]

No trabalho que escrevi sobre o tema, linhas atrs mencionado, consignei que a Carta de 1891 acolheu o modelo norte-americano e fez do Judicirio poder poltico, modelo que merecera elogio de Edouard Laboulaye: Onde, porm, comea a diferena, onde os Estados Unidos fizeram uma verdadeira revoluo, foi quando eles inturam que a justia deveria fazer-se tambm um poder poltico.[9]

Essa nova concepo do Judicirio, idealizada pelos constituintes de Filadlfia, de 1787, tambm foi louvada por Tocqueville, em 1835, no seu livro, A Democracia na Amrica, ao anotar: o que o estrangeiro (leia-se o francs) tem a maior dificuldade de entender nos Estados Unidos a organizao judiciria. No h por assim dizer, nenhum evento poltico no qual no se possa invocar a autoridade do juiz, erigido o Judicirio em poder poltico.[10]

Bem por isso, sentenciou Washington, ao indicar os primeiros juzes da Suprema Corte, anotou Rui, que o poder judicirio, neste regime, a coluna mestra do governo do pas, tendo reafirmado, depois, ao anunciar Jay para a presidncia do grande tribunal da Unio, que este a chave de abbada do nosso edifcio poltico.[11]

Convm lembrar que o Imperador, D. Pedro II, desejava para o Supremo Tribunal de Justia as caractersticas da Corte Suprema norte-americana. Relata Leda Boechat Rodrigues [12] que, em julho de 1889, indo Salvador de Mendona, acompanhado de Lafayette Rodrigues Pereira, despedir-se de D. Pedro II, a fim de cumprir misso oficial nos Estados Unidos, ouviu do Imperador as seguintes palavras: estudem com todo o cuidado a organizao do Supremo Tribunal de Washington. Creio que nas funes da Corte Suprema est o segredo do bom funcionamento da Constituio norte-americana. Quando voltarem, haveremos de ter uma conferncia a esse respeito. Entre ns as coisas no vo bem, e parece-me que se pudssemos criar aqui um tribunal igual ao norte-americano, e transferir para ele as atribuies do Poder Moderador da nossa Constituio, ficaria este melhor. Dem toda a ateno a este ponto. Escrevi, no trabalho referido[13], que Salvador de Mendona e Lafayette Rodrigues Pereira no tiveram tempo de trazer ao Imperador as suas observaes. que, a 15 de novembro de 1889, quatro meses depois, a Repblica era proclamada. A idia, entretanto, assinala Leda Boechat Rodrigues, parecia estar na conscincia de outros, j que a Repblica instituiu o Supremo Tribunal Federal segundo o padro da Suprema Corte norte-americana, outorgando-lhe, expressamente, o controle da constitucionalidade das leis, controle difuso, atribuio que o constitucionalismo republicano ampliou.

Com efeito.

A Constituio de 1934 criou a ao direta interventiva, embrio do controle concentrado, segundo o modelo europeu, prius da interveno federal no Estado-membro[14]. E mais:
www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis 4/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

estabeleceu a Constituio de 1934 que a deciso de inconstitucionalidade somente seria tomada pelo voto da maioria absoluta dos membros do Tribunal e atribuiu ao Senado competncia para suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

A Carta de 1937, que simplesmente emprestava forma de legalidade ditadura do Estado Novo, trouxe retrocesso.

A Constituio de 1946 restaurou o controle de constitucionalidade. A Emenda Constitucional 16, de 1965, criou a ao direta genrica, ao instituir a representao de inconstitucionalidade da competncia do Supremo Tribunal, legitimando para prop-la o Procurador-Geral da Repblica. Prescreveu, ademais, que a lei poderia estabelecer processo de competncia originria dos Tribunais de Justia para declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato municipal em face da Constituio do Estado. A partir da EC 16, de 1965, passamos a contar com os dois tipos de controle, o difuso e o concentrado, este de ato normativo federal ou estadual, em face da Constituio Federal. A Constituio de 1967, sem e com a EC 1, de 1969, manteve o sistema, que foi ampliado, significativamente, pela Constituio de 1988, que criou a ao direta de inconstitucionalidade por omisso, alargou a legitimao ativa para ao direta, instituiu a argio de descumprimento de preceito constitucional fundamental e criou o mandado de injuno, que a maioria dos membros do Supremo Tribunal Federal tem dado aplicao restritiva. A Emenda Constitucional n 3, de 1993, instituiu a ao declaratria de constitucionalidade, ampliando o controle concentrado.

Temos, pois, os dois tipos de controle de constitucionalidade, o que possibilita ao Supremo Tribunal Federal realizar o equilbrio entre ambos, explorando as vantagens e minimizando as desvantagens de um e de outro, o que faz do sistema misto brasileiro um dos mais avanados e democrticos do mundo.

A exploso de recursos e processos, ao longo do tempo, no Supremo Tribunal Federal, tem gerado alteraes na estrutura da Corte. A Constituio de 1946 criou o Tribunal Federal de Recursos e transferiu para este a competncia que detinha o Supremo Tribunal de rgo de segunda instncia ordinria da Justia Federal. A Constituio de 1988, ao conferir ao Supremo Tribunal Federal as galas de guardio maior da Constituio, criou o Superior Tribunal de Justia, atribuindo-lhe a guarda do direito federal comum. Mediante o recurso especial, deve essa Corte, exercendo competncia antes atribuda ao Supremo Tribunal, realizar a integridade, a autoridade e a uniformidade de interpretao do direito federal comum.

Na realidade, entretanto, o Supremo Tribunal Federal continua com competncias de direito federal comum, que denomino de competncias extravagantes. Sustentamos, de longa data, que muitas das competncias hoje cometidas ao Supremo Tribunal originrias e recursais ordinrias devem ser transferidas para outros Tribunais e Juzos[15]. Por exemplo, os habeas corpus tomam, demasiadamente, o tempo da Corte, que na maioria dos casos est a examinar sentena de Juzos Criminais de 1 grau. A competncia do Supremo Tribunal, no ponto, devia limitar-se ao julgamento de habeas corpus nos quais fossem pacientes os que esto sujeitos jurisdio penal da Corte e os denegados em nica instncia pelos Tribunais Superiores. Merecem reflexo, ademais, as competncias inscritas no art. 102, I, b (competncia para julgamento de membros do Congresso), c (julgamento de Ministros de Estado, Comandantes das Foras Armadas e membros do Tribunal de Contas da Unio), d (mandado de segurana contra ato do Tribunal de Contas da Unio), e (litgio de Estado estrangeiro), f (litgios das entidades da administrao indireta), g (extradio), h (homologao de sentena estrangeira e a concesso de exequatur s cartas rogatrias). Competncia recursal ordinria: art. 102, II, a e b. E no que toca ao recurso extraordinrio, o inc. III do art. 102 devia ser alterado, a fim de, a exemplo do que ocorre com o recurso especial, do S.T.J., caber o extraordinrio de deciso de tribunal. Do modo como se encontra redigido o inc. III, cabvel o recurso
www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis 5/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

extraordinrio das decises dos rgos recursais dos Juizados Especiais. Ora, estes foram concebidos para solucionar, em definitivo, sem possibilidade de recurso, as questes de sua competncia, de regra questes dos necessitados.

Quando o Supremo Tribunal Federal comemorou, na sesso solene de 28 de fevereiro de 1991, o seu centenrio, sob a presidncia do Ministro Nri da Silveira, o Ministro Moreira Alves mencionou que, Nos cem anos de vida desta Corte, muitas foram as vicissitudes por que ela passou, vrias as crticas que sofreu, diversas as incompreenses que suportou. Confrontadas, porm, as falhas com as virtudes, o saldo e o que importa para o julgamento das instituies, que, como os homens que a integram, tm o estigma da imperfeio o saldo, repito, lhe amplamente favorvel.

Perfeita a afirmativa, em 1991, ela atual e irrepreensvel em 2003.

Nestes ltimos anos, sob o plio da Constituio de 1988, a mais democrtica das Constituies que tivemos, observou o ento Procurador-Geral da Repblica, hoje eminente Ministro Seplveda Pertence, no discurso proferido quando o Supremo Tribunal festejou, em 1988, sob a presidncia do Ministro Rafael Mayer, o seu centsimo sexagsimo aniversrio, que, a fim de concretizar projeto de uma sociedade mais democrtica e mais justa, poucos textos constitucionais tero confiado tanto no Poder Judicirio e nele, de modo singular, no Supremo Tribunal Federal.

Por isso, por esta Corte Suprema, no controle concentrado de constitucionalidade, tm passado as mais relevantes propostas de polticas pblicas votadas pelo Congresso Nacional. O Supremo Tribunal Federal, nesses quinze anos de vigncia da Constituio, j declarou, no controle abstrato de normas, o registro do Ministro Gilmar Mendes [16], nmero muito maior de inconstitucionalidade de leis do que o Bundesverfassungsgericht, o Tribunal Constitucional alemo, institudo pela Lei Fundamental de Bohn, de 1949. At 31 de dezembro de 2000, a corte alem recebeu, no controle abstrato de normas, 141 processos e julgou 131. Compreendida toda a sua competncia, recebeu a Corte alem, de 1951 at dezembro de 2002, 141.314 feitos. Somente nos anos de 2000 a 2003, o Supremo Tribunal Federal recebeu 421.959 processos, 322.169 foram distribudos e foram julgados 331.861[17].

O Ministro Aliomar Baleeiro, em artigo publicado em 1973[18], escreveu que o Supremo Tribunal Federal, nos ltimos 20 anos, declarou mais dispositivos inconstitucionais que a Corte Suprema dos Estados Unidos em dois sculos.

Registre-se que, em 1992, o Supremo Tribunal arbitrou o processo de impeachment do Presidente da Repblica, reconhecendo os melhores juristas que a prtica tranqila e eficaz da democracia e do federalismo, no Brasil, nos ltimos anos, muito fica a dever atuao da sua Corte Suprema, que, com prudncia e esprito pblico, tem dirimido os conflitos entre os poderes da Repblica e dos Estados-membros.

Submetido a uma carga brutal de trabalho, julgou o Supremo Tribunal, no ano de 2002, mais de cem mil processos e, neste ano de 2003, at o dia 10 deste ms de setembro, j foram julgados cerca de cento e dezessete mil feitos [19], convindo ressaltar que a crise situa-se no controle difuso, j que inexistem bices ao recurso extraordinrio. Da a necessidade de serem institudos mecanismos aptos para impedir a subida Corte de recursos sem relevncia social e para acabar com a massa intil de recursos que repetem a mesma tese de direito mais de mil
www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis 6/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

vezes.

A crise situa-se, no controle difuso, mencionamos. que, no controle concentrado, foram distribudas, de 1988 at 7 do corrente ms de setembro, 2.983 ADIns, julgadas 1.478 cautelares e, em definitivo, 1.767 aes diretas. Das 2.983 aes diretas distribudas, noventa so aes de inconstitucionalidade por omisso[20].

As aes declaratrias de constitucionalidade distribudas, de 1993 at 20 de julho deste ano, somam 9. Foram julgadas, em definitivo, 2; 3 no foram conhecidas e esto tramitando 4.

Os nmeros so, na verdade, expressivos. Superam, de muito, o nmero de aes julgadas pelos Tribunais Constitucionais europeus. Todavia, no indicam, no controle abstrato, a existncia de crise.

Neste quadro, ocupa o Supremo Tribunal Federal, lembra Oscar Vilhena Vieira[21], duplo papel no atual sistema constitucional brasileiro. rgo de cpula do Poder Judicirio, pois detm a competncia recursal mxima, podendo rever decises dos demais tribunais, em face da sua incompatibilidade com a Constituio. Exerce, tambm, a funo de tribunal constitucional, ao apreciar, de forma concentrada, as aes diretas de inconstitucionalidade. O sistema constitucional brasileiro conjuga, dessa maneira, os modelos americano e europeu de controle de constitucionalidade das leis, competindo ao Supremo Tribunal Federal atribuies de rgo de cpula do sistema difuso e especial no sistema concentrado, convindo salientar, anotou o Ministro Joaquim Barbosa, na tese que o fez doutor pela famosa Universit Panthon-Assas Paris II, que ao Supremo Tribunal Federal, nesse contexto, so cometidas competncias e atribuies que no ponto nosso o registro nenhum tribunal europeu exerce s: o Supremo Tribunal constitui-se, lembra Joaquim Barbosa, em Juge Constitutionnel, Tribunal de la Fdration, Juge Administratif, Juge Penal, Haute Cour de Justice, Tribunal des Conflits, Juge DExcution et Autorit Judiciaire non Contentieuse[22].

Como Corte Constitucional e como rgo de cpula do Poder Judicirio, o Supremo Tribunal Federal torna realidade a misso que lhe confiou a Constituio, de guard-la e proteg-la, certo, bem acentuou o Ministro Clio Borja, quando da celebrao do centsimo sexagsimo aniversrio do Tribunal, que sabe a Corte, mais do que centenria, que enquanto a Constituio for a lei das leis, ela ser o juiz dos juzes. E enquanto for possvel suprema magistratura pronunciar a inconstitucionalidade dos atos dos poderes pblicos e submeter todas as vontades lei fundamental, os direitos dos cidados sero respeitados e a paz, que a finalidade do Direito, estar assegurada.

E desta forma, realizam-se as palavras profticas de Rui, lembradas pelo Ministro Moreira Alves, no discurso proferido quando do Centenrio do Supremo Tribunal Federal. Rui, em 1892, expressou que a Repblica, de que foi um dos pais fundadores, ao instituir o Supremo Tribunal Federal, invocara o verbo contido nas Eumnides de squilo, quando criado o novo Tribunal para os cidados da tica:

Eu instituo este Tribunal venerando, severo, incorruptvel, guarda vigilante desta terra atravs do sono de todos, e o anuncio aos cidados, para que assim seja de hoje pelo futuro adiante.

www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis

7/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

Assim tem sido e haver de ser para todo o sempre.

[1] Carlos Mrio da S. Velloso, Do Poder Judicirio: Organizao e Competncia, em Perspectivas do Direito Pblico, Estudos em Homenagem a Miguel Seabra Fagundes, coordenao de Carmen Lcia Antunes Rocha, Del Rey Ed., Belo Horizonte, 1995, pgs. 219 e segs. [2] Aliomar Baleeiro, Conferncia proferida na Escola Superior de Guerra, em 1971. D.J. de 21.09.71.

[3] Lenine Nequete, O Poder Judicirio no Brasil da Colnia Repblica, complementada por Roberto Rosas e reeditada, em 2000, pelo Supremo T ribunal Federal.

[4] Oswaldo T rigueiro, O Supremo T ribunal Federal no Imprio e na Repblica, em Sesquicentenrio do Supremo T ribunal Federal, Ed. UnB, 1982, pgs. 7 e segs.

[5] Carlos Mrio da S. Velloso, O Supremo T ribunal Federal, Corte Constitucional, T emas de Direito Pblico, Del Rey Ed., 1 ed., 2 tiragem, pg. 91 e segs. [6] Oswaldo T rigueiro, ob. e loc. cits. [7] Leda Boechat Rodrigues, Histria do Supremo T ribunal Federal, Ed. Civilizao Brasileira, Rio, 1965, I/7. [8] Arquivos do Ministrio da Justia, 157/29. [9] Edouard Laboulaye, Do Poder Judicirio, in A Constituio dos Estados Unidos, traduo de Lenine Nequete, AJURIS, 4/13. [10] Alexis de T ocqueville, A democracia na Amrica, traduo de N. Ribeiro da Silva, Itatiaia, Belo Horizonte, 2 ed.

[11] Rui Barbosa, Repblica: T eoria e Prtica, Ed. Vozes, em convnio com a Cmara dos Deputados, 1978, pg. 326. [12] Leda Boechat Rodrigues, ob. cit., pg. 1. [13] Carlos Mrio da S. Velloso, O Supremo T ribunal Federal, Corte Constitucional, cit. [14] Ana Cndida da Cunha Ferraz, Apontamentos sobre o controle de constitucionalidade, Rev. da Proc. Geral de S. Paulo, 34/27.

[15] Carlos Mrio da S. Velloso, O Supremo T ribunal Federal, Corte Constitucional, em T emas de Direito Pblico, Del Rey Ed., pgs. 91 e segs. Idem, A Renovao do Supremo T ribunal Federal, RDA, 231/297.

[16] Gilmar Mendes, O Papel do Supremo T ribunal Federal na Constituio de 1988, conferncia proferida no Rio de Janeiro, em 21.08.03, para ex-bolsistas do Servio Alemo de Intercmbio-DAAD.

[17] Dados levantados em 20.7.2003. Banco Nacional de Dados do Poder Judicirio, no site do ST F: www.stf.gov.br. [18] Aliomar Baleeiro, Rev. Forense, v. 242, abril.junho/73. [19] Banco Nacional de Dados do Poder Judicirio, no site do ST F.

www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis

8/9

10/10/12

Artigos e Discursos :: STF - Supremo Tribunal Federal

[20] Banco Nacional de Dados do Poder Judicirio, no site do ST F. [21] Oscar Vilhena Vieira, Supremo T ribunal Federal Jurisprudncia Poltica, Ed. RT , So Paulo, 1994, pg. 137.

[22] Joaquim B. Barbosa Gomes, La Cour Suprme dans le Systme Politique Brsilien, Paris, Librairie Gnrale de Droit et Jurisprudence, 1994, pgs. 52/56.

<< Voltar Enviar esta notcia para um amigo

www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=100089&sigServico=noticiaArtigoDis

9/9

You might also like