You are on page 1of 3

Programa de Especializao em Gesto

NEG104 Inteligncia Competitiva

Atividade Prvia

Professor: Ricardo Almeida Abdala Aluno: Breno Santos

PROGRAMA ESPECIALIZAO EM GESTO ATIVIDADE PRVIA

Leia o texto O Processo de Inteligncia Competitiva em Organizaes e faa uma sntese dos seguintes pontos:
a) O que voc entende por IC Inteligncia Competitiva? A inteligncia competitiva o processo que prospecta e monitora dados, informaes e conhecimento nos trs diferentes ambientes que formam a empresa: O primeiro ambiente de fluxos formais (inter-relaes entre as variadas unidades de trabalho) por meio da gesto da informao. O segundo, ambiente de fluxos informais (relao entre as pessoas na organizao) utilizando a gesto do conhecimento; o terceiro composto pela estrutura informacional gerada pelos dois primeiros ambientes. O processo de I.C tem como foco o planejamento estratgico e tomada de decises da organizao.

b) Qual a importncia da cultura organizacional e dos preconceitos individuais para o processo de IC? A cultura organizacional reflete e determina a conduta, os valores, a percepo, posicionamento frente a mudanas (resistncia/participao), a transversalidade das relaes que ocorrem entre indivduos e unidades de trabalho. Sinais distintivos tangveis e intangveis que a organizao tem que ter e ser. Para que o processo de I. C. tenha sucesso a cultura organizacional deve proporcionar alto nvel de interao e de relacionamento entre indivduos e unidades, em que pese a gerao e disseminao de dados, informaes e conhecimentos fundamentais para alcanar resultados positivos.

c) De que forma a IC se relaciona com os processos de planejamento estratgico e tomada de decises? A inteligncia competitiva fornece mais segurana aos processos de planejamento estratgico e tomada de deciso, uma vez que possui como um de seus elementos essenciais o monitoramento permanente e dinmico da coleta, analise e avaliao de informaes e conhecimento produzidos internamente e externamente organizao.

d) Qual o impacto da IC no processo de inovao das organizaes? O norteamento das inovaes organizacionais municiado pelas informaes identificadas, filtradas, organizadas e distribudas oriundas de um sistema de inteligncia competitiva capaz de apresentar metodologias e ferramentas eficientes que suportam a tomada de decises no campo das inovaes. A gesto do conhecimento (indispensvel no processo de inteligncia competitiva) direcionada ao desempenho, a estruturao e difuso do conhecimento tcito e explicito de seus indivduos proporciona e potencializa a explorao de novas idias para conceber a inovao.

You might also like