You are on page 1of 1

124

Sem adio de acares

ISSN 1677-7042
1. O alimento no pode conter: 1.1. Acares adicionados;

N 219, tera-feira, 13 de novembro de 2012

1.2. Ingredientes que contenham acares adicionados; e 1.3. Ingredientes que contenham naturalmente acares e que sejam adicionados aos alimentos como substitutos dos acares para fornecer sabor doce. 2. No utilizado nenhum meio durante o processamento, tal como o uso de enzimas, que possa aumentar o contedo de acares no produto final. 3. O alimento de referncia normalmente elaborado com acares adicionados. 4. Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "isento de acares", deve ser declarada no rtulo junto INC a frase "contm acares prprios dos ingredientes" com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da INC, de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e legibilidade da informao. 5. Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo ou reduzido em valor energtico", deve ser declarada no rtulo junto INC a frase "Este no um alimento baixo ou reduzido em valor energtico", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da INC, de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e a legibilidade da informao. (*) No permitida a realizao de INC relativa a acares especficos. GORDURAS TOTAIS ATRIBUTO Baixo CONDIES Mximo de 3 g de gorduras totais; e

No contm

Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Por poro quando essas so maiores que 30 g ou 30 ml. Para pores menores ou iguais a 30 g ou 30 ml a condio deve ser atendida em 50 g ou 50 ml. Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo ou reduzido em valor energtico", deve ser declarada no rtulo junto INC a frase "Este no um alimento baixo ou reduzido em valor energtico", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da INC, de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e a legibilidade da informao. Mximo de 0,5 g de gorduras totais; e Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Por poro. Cumpre com as condies estabelecidas para os atributos no contm gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, e nenhum outro tipo de gordura declarado com valores superiores a zero; e No contm na lista de ingredientes gorduras, leos e/ou ingredientes que sejam entendidos como alimentos com gorduras, exceto se estes estiverem declarados com um asterisco, que faa referncia depois da lista de ingredientes a seguinte nota: "(*) fornece quantidades no significativas de gorduras"; e Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo ou reduzido em valor energtico", deve ser declarada no rtulo junto INC a frase "Este no um alimento baixo ou reduzido em valor energtico", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da INC, de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e a legibilidade da informao.

GORDURAS SATURADAS ATRIBUTO Baixo

CONDIES Mximo de 1,5 g da soma de gorduras saturadas e trans; e

No contm

Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Por poro quando essas so maiores que 30g ou 30ml. Para pores menores ou iguais a 30g ou 30ml a condio deve ser atendida em 50g ou 50ml. Cumpre com as condies estabelecidas para o atributo "no contm" gorduras trans; e A energia proveniente de gorduras saturadas no deve ser superior a 10% do valor energtico total do alimento. Mximo de 0,1 g de gorduras saturadas com exceo dos leites desnatados, Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. leites fermentados desnatados e queijos desnatados para os quais se aplica um valor mximo de 0,2g; e Por poro. Cumpre com as condies estabelecidas para o atributo "no contm" gorduras trans.

GORDURAS TRANS ATRIBUTO No contm

CONDIES Mximo de 0,1 g de gorduras trans; e Cumpre com as condies de baixo contedo para gorduras saturadas.

Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Por poro.

CIDOS GRAXOS MEGA 3 ATRIBUTO Fonte

CONDIES Mnimo de 300 mg de cido alfa-linolnico ou Mnimo de 40 mg da soma de EPA e DHA; e

Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso.

Alto contedo

Por poro. Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo" ou "reduzido" em gorduras saturadas, deve ser declarada no rtulo junto INC a frase "Este no um alimento baixo ou reduzido em gorduras saturadas", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da INC, de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e legibilidade da informao. Mnimo de 600 mg de cido alfa-linolnico ou Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Mnimo de 80 mg da soma de EPA e DHA; e Por poro. Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo ou reduzido em gorduras saturadas", deve ser declarada no rtulo junto INC a frase "Este no um alimento baixo ou reduzido em gorduras saturadas", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da INC, de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e legibilidade da informao.

CIDOS GRAXOS MEGA 6 ATRIBUTO Fonte

CONDIES Mnimo de 1,5 g de cido linolico; e

Alto contedo

Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Por poro. Pelo menos 45% dos cidos graxos presentes no alimento correspondem ao cido graxo linolico; e A energia proveniente do cido graxo linolico superior a 20% do valor energtico total do alimento; e Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo ou reduzido em gorduras saturadas", deve ser declarada no rtulo junto INC a "Este no um alimento baixo ou reduzido em gorduras saturadas", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e legibilidade da informao. Mnimo de 3 g de cido linolico; e Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Por poro. Pelo menos 45% dos cidos graxos presentes no alimento correspondem ao cido graxo linolico; e A energia proveniente do cido graxo linolico superior a 20% do valor energtico total do alimento; e Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo ou reduzido em gorduras saturadas", deve ser declarada no rtulo junto INC a "Este no um alimento baixo ou reduzido em gorduras saturadas", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e legibilidade da informao.

frase INC,

frase INC,

CIDOS GRAXOS MEGA 9 ATRIBUTO Fonte

CONDIES Mnimo de 2 g de cido olico; e

Por 100 g ou 100 ml em pratos preparados conforme o caso. Por poro. Pelo menos 45% dos cidos graxos presentes no alimento correspondem ao cido graxo olico; e A energia proveniente do cido graxo olico superior a 20% do valor energtico total do alimento; e Caso o alimento no atenda s condies estabelecidas para o atributo "baixo ou reduzido em gorduras saturadas", deve ser declarada no rtulo junto INC a frase "Este no um alimento baixo ou reduzido em gorduras saturadas", conforme o caso, com o mesmo tipo de letra da INC, com pelo menos 50% do tamanho da INC, de cor contrastante ao fundo do rtulo e que garanta a visibilidade e legibilidade da informao.
Documento assinado digitalmente conforme MP n o 2.200-2 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil.

Este documento pode ser verificado no endereo eletrnico http://www.in.gov.br/autenticidade.html, pelo cdigo 00012012111300124

You might also like