You are on page 1of 10

157 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C.

Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud

Desamparo Primordial em Nietzsche e em Freud Overriding Helplessness in Nietzsche and in Freud


Sandra Regina Lopes de Camargos1 Caio Csar Souza Camargo Prochno2 Maria Lcia Castilho Romera3
Resumo
Ao propor articular a teoria nietzschiana com a psicanlise, a idia tentar pensar em possveis contribuies para compreender o sujeito na contemporaneidade. Esta reflexo baseia-se em Zaratustra, personagem central de Assim falou Zaratustra, escrito por Nietzsche (18831885), uma de suas principais obras. A finalidade articular a categoria desamparo atravs deste personagem que faz um caminho rduo, levando-o a experimentar o lado sombrio e tenebroso da vida. Por meio da categoria desamparo, articulada com a cultura, o homem atual experimenta, na sua relao com o outro, uma angstia paralisante. Questes estas que vm ao encontro da dissertao de mestrado de Sandra de Camargos, defendida na Universidade Federal de Uberlndia, Minas Gerais, Brasil. Palavras-chave: desamparo; Nietzsche; Freud; contemporaneidade.

Abstract
Proposing to articulate Nietzsches theory and psychoanalysis, the paper makes a contribution for understanding the subject in the contemporary world. The reflection is based on Zarathustra, principal character in the book Thus spoke Zarathustra, written by Nietzsche (1883-1885). The aim is to think about helplessness through this character which makes his difficult way in experiencing the dark and mysterious side of life. Throughout the helplessness category, articulated with culture, the contemporary human being experiences, in his relation with the other, a stony anxiety. Questions alike have been discussed within the masters thesis of Sandra de Camargos presented to the Federal University of Uberlndia, Minas Gerais, Brasil. Key words: helplessness; Nietzsche; Freud; contemporaneity.

Psicloga Clnica. Trabalha com criana em psicoterapia de base analtica desde 1996. Ps-graduao em Teoria Psicanaltica. Mestranda no curso de ps-graduao pelo Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Uberlndia.M.G lopescamargos@bol.com.br 2 Psiclogo, professor associado do Instituto de Psicologia e do programa de ps-graduao em Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Uberlndia. Doutor em Psicologia social pelo Instituto de Psicologia da USP e Ps-Doutorado pelo Instituto de Filosofia da Universidade de Leipzig (Alemanha).c.prochno@uol.com.br. 3 Psicloga, psicanalista, membro associado da SBPSP, membro do Centro de Estudos da Teoria dos Campos-CETEC, professora associada do Instituto de Psicologia do programa de ps-graduao em Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Uberlndia. Doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP e Ps-Doutorado pelo Centro de Estudos da Teoria dos Campos CETEC PUC-SP. mluciaro@terra.com.br.

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

158 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud

Introduo
Uma criana jogada no mundo... como um aventureiro lana-se... e ao jogar-se de um paraquedas, lana-se no abismo, no nada, no caos.......... Sem certeza e com certeza de que, num dado momento, o paraquedas vai abrir-se. Que alvio!!!!!!!! Estou seguro... Estou tranquilo... Posso at aventurar-me a me soltar novamente. Porm, muitas vezes, o tempo do caos vivido pelo aventureiro pode durar muito e a aventura transformar-se em angstia como temos percebido no contato com os pacientes e no cotidiano. Somos jogados neste mundo... e se somos jogados podemos interpretar esse caos como uma aventura fascinante ou num terror de morte. Meu interesse lanar um debate em torno da questo desamparo buscando em Nietzsche e em Freud alguma reflexo sem a pretenso de achar respostas, pois aproximar estes dois autores sempre uma questo complexa e delicada. H vrias posies histricas com relao ao conhecimento de Freud sobre Nietzsche. Assoun (1989) aceita a tese de que Freud no tenha lido quase nada de Nietzsche encontrando declaraes sobre isso do prprio Freud. Porm, podemos constatar que o pensamento freudiano tem muito do pensamento Nietzschiano como, por exemplo e, sobretudo, o carter teraputico enfatizado pelo criador da psicanlise. Podemos consubstanciar esse ponto de vista atravs de Naffah Neto ao referir-se Nietzsche e Freud: Trazer Nietzsche para o interior do campo psicanaltico pode significar us-lo como critrio seletivo para descobrir, textualmente o melhor dos Freuds: o mais potente, o mais criativo, o que conseguiu olhar mais longe. (Naffah Neto, 1997, p. 50). Lano-me, ento, nesta aventura, na tentativa de aproximar estes dois mestres. Lanome ao desconhecido e, como ponto de partida, tento soltar-me, olhar o homem atual, apenas permitindome sobre ele me debruar espera das surpresas!

O caminho de Zaratustra e a morte de Deus


Se olharmos no dicionrio, amparo : ao ou efeito de amparar, proteo, auxlio, esteio, abrigo, refgio. Portanto, des-amparo, pode-se dizer, ser a falta de abrigo, de proteo (Luft, 1997).

Encorajados pela belssima histria de Zaratustra, a tomamos como eixo dessa reflexo na tentativa de compreender o desamparo do homem contemporneo refletido no seu modo de ser e de viver. Zaratustra, personagem central de Assim falou Zaratustra, escrito por Nietzsche (18831885), passa por uma experincia de solido, numa caverna, e l permanece por 10 anos, apenas na companhia de uma guia e de uma serpente. Zaratustra, despontando como um heri e, em seguida, percorrendo um caminho que o levar a integrar o lado noturno, tenebroso da vida. Zaratustra, aps anos de solido, resolve descer da montanha, deseja transmitir aos homens sua sabedoria. O poeta quis estar com os homens, quis aproximar-se do homem, esvaziando-se, transbordando-se, justamente para dar o que tinha. Zaratustra quis dar e distribuir. Desce da montanha de sua solido e aproxima-se do homem. Abenoa a taa que quer transbordar, a fim de que sua gua escorra dourada, levando por toda parte o reflexo da tua bem-aventurana. (Nietzsche, 1883, p. 27). Zaratustra, nessa empreitada, vai ao encontro dos homens, cheio de sabedoria, quer oferecer aos homens do mercado uma notcia que poderia transform-los, ou pelo menos, inquiet-los. Poeta, cheio, quis compartilhar sua histria, refletir sua sabedoria, sua vivncia. Assim, desce da caverna, desce do alto de sua sabedoria. Porque quis descer? Esta pode ser nossa primeira indagao. Logo no incio do seu percurso, o poeta assim define o homem: O homem uma corda estendida entre o animal e o super-homem uma corda sobre o abismo. (Nietzsche, 1883, p. 31). E, mais adiante, continua: o perigo de transp-lo, o perigo de estar a caminho, o perigo de olhar para trs, o perigo de tremer e parar. (Nietzsche, 1883, p. 31). Esta aventura comea a ficar perigosa!!! Como permitir soltar-me se esta aventura me leva ao abismo? Trazendo a metfora do paraquedas, a noo de homem como abismo, podemos pensar em desamparo, nesse primeiro momento, como uma condio assustadora, uma situao de medo, de perigo e muito ameaadora. Quando Nietzsche, atravs de Zaratustra, introduz a idia da morte de Deus numa poca em que o homem moderno estava em busca de uma verdade, o homem parece encontrar-se num profundo desamparo, sentindo-se fragilizado e desesperanoso. O homem no tem Deus, e agora? Com esta idia da morte de Deus, Zaratustra revela aos homens do mercado que assombrosa a

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

159 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud existncia humana e sem qualquer sentido. (Nietzsche, 1883, p. 37). Assim, inunda-se o centro das discusses, constata-se a ruptura que a modernidade introduz na histria da cultura com o desaparecimento dos valores absolutos, das essncias, do fundamento divino. Zaratustra um homem moderno e quando resolve descer da caverna abre-se espao para a desvalorizao de valores supremos e incontestveis na modernidade fazendo uma interlocuo condio de pequenez do homem. Se o homem constata a morte de Deus cai por terra a noo de verdade absoluta, pode-se dizer, uma ruptura de valores imutveis, um corte na histria da poca. Zaratustra prope, a partir da, uma nova sada positiva, ou seja, a possibilidade do homem buscar seu prprio destino, mesmo no conflito. Zaratustra tenta tirar daqueles homens um valor supremo e oferece-lhes outro. Oferece-lhes o Super-homem. Quem o superhomem? Nietzsche fundamenta sua obra na possibilidade de nobreza do homem, referindo-se s noes de fora e o grau de luta do sujeito. O homem algo que deve ser superado. (Nietzsche, 1883, p. 54). Nesse sentido, o Super-homem suporta condies adversas, graus de luta cada vez maiores: A vs, no aconselho o trabalho, mas a luta. (Nietzsche, 1883, p. 63), referindo-se fora do que foi internalizado. Nesse sentido de busca, o homem pode construir seu prprio sentido. Momento chave para construir seu projeto de vida. Portanto, o ser humano, para Nietzsche, exprime-se, essencialmente, como vontade de potncia, vale dizer, vontade de acumular foras, que especfica do fenmeno da vida. Melhor ainda, esta vontade se concentra como uma causa atuante. O poeta tenta transmitir queles homens no somente acerca de um caminho para a felicidade, mas de um caminho para a potncia, para a ao, um caminho para a adversidade. Foras e as relaes de foras centradas sobre a vida e tudo aquilo que ela tem de essencial, como a sexualidade, a fecundidade, o excesso, o transbordamento, a beleza, a construo, a destruio e o querer-mais e no algo que nos dado prontamente, referindo-se que deveis procurar o vosso inimigo, deveis fazer a vossa guerra e faz-la pelos vossos pensamentos! E, se o vosso pensamento for vencido, que a vossa retido lance, ainda assim, um grito de vitria! (Nietzsche 1883, p. 63). So foras que afirmam e elevam a vida e aquelas que, ao contrrio, negam, rebaixam e trabalham pelo seu declnio e, talvez, para o seu fim.

Zaratustra, em contrapartida, fala do ltimo homem. Quem o ltimo homem? Inventamos a felicidade. Todos so iguais, nenhum pastor e um s rebanho. (Nietzsche, 1883, p. 34). Neste sentido, o ltimo homem busca prazeres momentneos, busca conceitos, busca a verdade ou a mentira, tornando-se impotente. Zaratustra define o ltimo homem como aquele que no sabe o que amor, o que criao, o que anseio isto , inventaram a felicidade, desistiram do que penoso, conquistaram segurana e conforto, consideraram que todos so iguais e vivem de pequenos prazeres. O ltimo homem: esgotado, desiludido, sem foras, desprezvel, ter perdido todas as esperanas de elevao da humanidade. Podemos imaginar, nesse momento, o esforo do poeta ao tentar transmitir queles homens a possibilidade de abertura de um novo caminho a partir do que a vida ia oferecendo. Zaratustra, ao falar aos homens do mercado, entristeceu-se, pois o povo pediu esse ltimo homem. Zaratrusta, frustrado, no sentiu-se compreendido, retira-se, acuado. Fracassa-se ao falar dando-se conta de que o super-homem no era para qualquer um. O poeta faz, por vrias vezes, esse percurso: dirige-se ao homem e volta solido. Um caminho rduo, e sempre que se dirige ao homem esvazia-se de sua sabedoria e tende a retornar sua caverna. Zaratustra se d conta de que viver com os homens um desafio, mas ao mesmo tempo, um desejo, no sentido de busca.

O caminho tenebroso e o homem atual...


Zaratustra recuou para si porque no foi compreendido, seu anseio em falar de sua experincia foi reprimido. Por outro lado, o povo do mercado, com ouvidos desatentos ao que lhes falava o poeta, no alcanou a notcia que poderia desestabiliz-los. O povo no estava preparado ainda para uma escuta da morte de Deus e muito menos para iniciar uma aventura de re-conhecer-se em sua condio faltante. Podemos fazer nesse momento uma pausa. Damo-nos conta de que nossa aventura pode nos levar a lugares bastante tenebrosos. Reconhecer que somos uma corda sobre o abismo, sem deus, sem uma certeza na qual podemos nos agarrar pode ser enlouquecedor. O poeta se d conta de que estar com os homens no uma tarefa to simples. Aproximando do homem de hoje, podemos dizer que encontramos um modo de viver enlouquecido. O homem atual queixa-se de solido, mas no consegue estar com o outro. No vive a aventura do jogar-se ao desconhecido, porque nem

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

160 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud

sempre o outro o acolhe, o espera. Vive-se na insegurana e no medo do contato. O mal-estar na contemporaneidade parece regido pela falta do olhar do outro, falta encantamento, uma reao, um espanto, talvez. Os olhares so frios e banalizados. Percebe-se um esfriamento das relaes, um congelamento das emoes. As sadas so imediatas e no mediadas prevalecendo a impotncia perante a vida. E se o paraquedas no se abrir? Muitas vezes, o paraquedas no se abre para receber, acolher. Porm, Nietzsche expressa, atravs de Zaratustra que o homem tem a chave para abrir o paraquedas, ou seja, para construir seu prprio destino, ou seja, que o caminho a ser traado depende do modo de caminhar. O caminho no est pronto, no est dado. E a noo de desamparo, chama-nos ateno para a condio de homem que se d conta que os conceitos so construdos, so interpretados por cada pessoa de acordo com o olhar que se faz na condio de desamparo, no jeito de caminhar.

descarga atravs da via de alterao interna. Essa via de descarga adquire, assim, a importantssima funo secundria da comunicao, e o desamparo inicial dos seres humanos a fonte primordial de todos os motivos morais. (p. 431)

O desamparo em Freud
Podemos agora aproximar e tentar uma articulao com o conceito de desamparo para a psicanlise. Desamparo um conceito caro para Freud. Pode ser considerado o ponto de partida e de chegada no construto terico da psicanlise. No Projeto Para Uma Psicologia Cientfica (1895) Freud buscou explicar o funcionamento do aparelho psquico em termos neurolgicos, ou seja, um aparelho livre de contradies que funciona dentro de uma homeostase. Usou da neurologia e da fisiologia para explicar o que no se v. Quando Freud indagou-se do porqu do ser humano precisar de um aparelho psquico, tocou na questo do desamparo, ou seja, a imaturidade biolgica do ser humano leva-o a precisar de um outro que oferea uma experincia de prazer/desprazer. Sua fragilidade perante s ameaas decorrentes do mundo externo coloca o beb na total dependncia de um semelhante, responsvel pelos seus cuidados. Essa imaturidade leva dependncia. Portanto, esse outro que cria as primeiras representaes, que faz articular as experincias de prazer/desprazer. preciso que o outro faa a marca. Assim, Freud (1895) comea a distanciar-se da neurologia e da fisiologia para construir e desenvolver sua metapsicologia. Assim afirma:
O organismo humano , a princpio, incapaz de promover essa ao especfica. Ela se efetua por ajuda alheia, quando a ateno de uma pessoa experiente voltada para um estado infantil por

Quando o recm-nascido chora com fome e agita-se, essas respostas motoras so ineficazes para a eliminao do estado de estimulao na fonte corporal. Na linguagem do Projeto, anteriormente citado, num primeiro momento, o beb nasce desarticulado, no tem instrumental para se livrar da tenso. O choro interpretado atravs do desejo materno, ou algum que exera essa funo aplacando sua tenso. Ele quer o colo, ou meu beb quer leitinho. Portanto, o alvio da tenso s pode ser obtido atravs da ao especfica, capaz de eliminar o estado de estimulao. Mas isso que o recm-nascido no capaz de fazer sem o auxlio de outra pessoa. Assim, num segundo momento, esses restos da experincia transformam-se em registros passando a ser guias, ou seja, caminhos para uma segunda, terceira experincia. Tambm, este momento seguinte d uma perspectiva de no futuro, ou seja, o beb d-se conta de seu desamparo. Nota-se, portanto, que somente neste segundo momento o beb tem possibilidade de qualificar esse estado como desamparo. Portanto, para Freud, desamparo faz parte da condio inerente ao ser humano, ou seja, a condio de fragilidade do homem coloca-o na dependncia do outro. Freud, em toda sua obra, sustentou esta idia afirmando, em 1937, em Anlise terminvel e interminvel, um de seus ltimos trabalhos, que mesmo depois de anos de anlise no existe como o sujeito proteger-se do desamparo e dos riscos que o viver nos impe. Mas em O futuro de uma iluso, em Inibies, sintomas e angstia e no Mal-estar na civilizao que o criador da psicanlise funda toda a noo de desamparo: Tero de admitir para si mesmos toda a extenso de seu desamparo e insignificncia na maquinaria do universo; no podem mais ser o centro da criao, o objeto de eterno cuidado por parte de uma Providncia beneficente. (Freud, 1927, p. 63). Neste sentido, o desamparo coloca o sujeito em, pelo menos, dois caminhos: De um lado, d condio para luta, para o crescimento; de outro, pode estacionar, paralisar, aprisionar, enfraquecendo-se de recursos internos. Podemos imaginar como, muitas vezes, na nossa caminhada enfrentamos situaes de desamparo. E Freud (1925) coloca no centro do desamparo a seguinte definio: A ansiedade [angst] tem inegvel relao com a expectativa: ansiedade por algo.

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

161 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud Tem qualidade de indefinio e falta de objeto. (Freud, 1925, p. 190). Seguindo a linha de pensamento de Freud, a falta de um paraquedas pode ser o limite entre a vida e a morte como constatamos, por exemplo, na perda de entes queridos, decepes, separaes precoces, falta de um ouvido ou um ombro amigo. Situaes que colocam em xeque nossa relao com o mundo.

O desamparo e a contemporaneidade
Herrmann (2004), ao tentar articular os campos mapeadores do sofrimento humano na contemporaneidade, afirma sobre o perigo da aniquilao da espcie humana. Uma vivncia dura e cruel para nossa gerao e que nos assola dia aps dia.
A ameaa palpvel e imediata de aniquilao nuclear da espcie humana, durante os anos de 60 a 80 do sculo passado, parece ter produzido um efeito traumtico sobre a psique do real. Com efeito, a completa aniquilao do homem impe um limite radical ao pensamento. (p. 2)

Segundo Herrmann (1997) vivemos, na contemporaneidade, o trauma do fim do mundo. Este trauma tem vrias consequncias na vida cotidiana. Os efeitos traumticos podem ser entendidos pela crise de insegurana sobre a continuidade de nossa espcie. Esse medo, esse pavor faz com o sujeito se arme de mecanismos que o impedem de pensar. Assim, Herrmann aponta o ato puro como uma das vivncias do registro da cultura do real. O ato puro considerado um instrumento radical quando as palavras falharam. Refere-se a isso dizendo: Estrutura patolgica: provisoriamente, diremos apenas que no se trata de violncia nem de agressividade, mas que a impotncia que est em questo. (Herrmann, 1997, p. 164). Homem contemporneo, homem paralisado, no sustenta suas razes pelo dilogo. O pensamento em ato pode ser considerado um modo de estar no mundo levando-o a viver assustado, perdido e fazendo-o arcar no s a singularidade de apreender o mundo, mas tambm colocar a sua prpria existncia em cheque. Ento, qual o destino desse homem? Birman (2000) faz uma reflexo acerca do malestar na atualidade indagando os destinos do desejo e a condio da subjetividade do homem hoje. Coloca que a psicanlise ainda o saber mais consistente no que se refere tentativa de compreender o desamparo e seus impasses na atualidade. Birman relaciona o desamparo na

cultura atual auto-exaltao desmesurada da individualidade no registro do mundo especular e espetacular em que lhe interessa o engrandecimento grotesco da prpria imagem. Refere-se a isso: O que justamente caracteriza a subjetividade na cultura do narcisismo a impossibilidade de poder admirar o outro em sua diferena radical, j que no consegue se descentrar de si mesma. (Birman, 2000, p. 25). Portanto, o sujeito contemporneo, para Birman, impe-se e expe-se numa direo exibicionista e autocentrada na qual o horizonte intersubjetivo encontra-se esvaziado e desinvestido das trocas humanas. E o recurso, ou seja, o mecanismo a fim de defender-se do desamparo anular o outro e tentar salvar a si mesmo manifestando um narcisismo exarcebado com certezas ilusrias. Vive-se de certezas, precisa-se delas para estar no mundo, tem receitas para quase tudo. Aperta-se o boto e aparece logo uma receita que ensina a ser feliz. Desta forma, o sujeito, na contemporaneidade, com um jeito estranho de vivenciar o desejo, tem percorrido um caminho de um mal-estar, ausncia de perspectivas, desesperana, nada a dizer, no saber falar sobre si mesmo mostrando uma imagem de senhor de si, cheio de convices. Um homem desprovido de sua histria. Vivemos um tempo massacrante. Um tempo da falta de olhares quentes, pode-se dizer, um descomprometimento com o outro. Um tempo em que a caminhada sem o reconhecimento dos nossos companheiros pode tornar nossa aventura algo violento e destrutivo. Um tempo em que o semelhante mais frequentemente representado como igual carecendo de um sentido afetivo possibilitado pela alteridade. A aventura transforma-se em angstia levando-o a um movimento de mergulho em si sem o outro.

O desamparo e a clnica
Faz-se necessrio questionar esse tempo de desamparo do homem na contemporaneidade. Zaratustra nos alerta, chama-nos ateno para um perigo: o desaparecimento de vontade, a ausncia de todo valor, o fim do amor, da criao. O ltimo homem prefere a passividade. Porque um desafio estar com o outro? Para que estar com o outro? E porque Zaratustra desejou estar com os homens? Esta indagao de extrema importncia para a clnica psicanaltica contempornea, pois o psicanalista se defronta com pacientes marcados por um empobrecimento do mundo simblico, por falsas seguranas. O homem quer satisfao total.

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

162 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud

Vive-se a onipotncia infantil de uma falsa iluso de autonomia. O homem tem-se colocado no lugar do mais digno dos seres. Ele se sente to maravilhoso consigo mesmo que est apto a se colocar como centro do mundo, ou mais ainda, como causa do prprio mundo. O homem ocupa uma posio gloriosa, no pertence ao mundo das coisas ordinrias, mas o mundo lhe pertence. Percebe-se pouca luta, ou seja, a luta contra a angstia do desamparo. Poder-se-ia dizer que h os que lutam contra a angstia e a dependncia e aqueles que lutam com a angstia e com a dependncia (Romera & Torrecillas, 1988, p. 6). Isso vem de encontro vivncia atual de que o homem vive uma iluso de liberdade negando toda forma de dependncia. Depender de algum aprisionar-se. Nega-se a dor passando uma imagem de autonomia. Falsa autonomia, pois, por trs desse homem, encontra-se um sujeito impotente. No se luta com a dor. Essa angstia que invade leva o homem a aprisionar-se ao desejo de ser imagem. Assim, ele no reconheceria na imagem, mas esta que o capturaria deixando-o em inanio de substancialidade. Capturado por uma imagem de felicidade seja marcada no corpo, seja na imagem de pais quando acreditam que cursos podem garantir-lhes o lugar de pais. Uma forma de perfeio, porm, um esvaziamento de implicaes, um campo ilusrio que no se sustenta. por frequentar esse lugar de glrias que o homem se depara com uma grande aflio como cita Freud em Inibies, sintoma e angstia (1926) a angstia como um sinal a resposta do ego ameaa da ocorrncia de uma situao traumtica. (Freud, 1926, p. 99) e acrescenta que tem uma qualidade de indefinio (p. 189) trazendo-nos a idia de uma situao de impotncia. Assim, a angstia como sinal abre a possibilidade de pensamento e a angstia negada incita ao ato. Portanto, um jogo sem luta, ou seja, pacientes marcados pelas intervenes imediatas na realidade prometidas pelas novas tecnologias, sofisticaes que se encontram exatamente na origem do homem fraco que hoje parece constituir uma espcie de mito organizador do mal-estar na cultura. Nega-se a individualidade. Por isso, devemos conceber o sujeito na contemporaneidade como autodestrutivo. Como o leitor pode tambm verificar, fazer calar o mal-estar com solues apaziguadoras pode ser uma medida muito cara ao homem enfraquecendo-o de recursos, escravizando-o e levando-o morte. At agora nossa aventura parece levar-nos a caminhos tenebrosos em que a iminncia de morte nos assola. Como suportar esta condio de desamparo?

Freud, no Mal-estar, busca responder a esta indagao mostrando-se descontente e preocupado com a civilizao. Afirma que a sociedade civilizada se v permanentemente ameaada de desintegrao. (Freud, 1930, p. 134). Por outro lado, diante desta implacvel constatao, busca na prpria civilizao um sentido para o homem viver em sociedade. Indaga-se se o homem pode ainda ser feliz. Para Freud a civilizao entra em cena como tentativa de regular relacionamentos sociais j que o homem revela uma tendncia inata para o descuido, a irregularidade e a irresponsabilidade. (Freud, 1930, p. 115). Foi o que o criador da psicanlise escreveu em Totem e tabu (1913), em O futuro de uma iluso e, concluindo brilhantemente em O mal-estar na civilizao (1930), levando-nos a confrontar com o abismo em nosso interior e nos forar tarefa difcil de domar e controlar nosso caos. Tudo isso com risco e nus. Talvez um preo alto demais para se conviver com o outro.

Ento... possvel ser feliz nesta civilizao to enlouquecida?


Em Ecce homo, Nietzsche deixa clara sua posio com relao humanidade: A ltima coisa que Eu prometeria seria esta: Melhorar a humanidade. (Nietzsche, 2000, p. 32). O homem no tem sada, se vive em sociedade tem de ser assim, diz o poeta. O filsofo prope um distanciamento crtico de tudo isso, da idia de homem. Atrair muitos para fora do rebanho foi para isso que vim. (Nietzsche, 1883, p. 39). Para Nietzsche, sair do rebanho uma das formas de afirmar o desejo, conhecer mais de si mesmo e, assim, ter mais autonomia perante as angstias da vida. Desta forma, o super-homem um novo modo de sentir, um novo modo de pensar, um novo modo de avaliar, uma nova forma de vida. Freud tambm indica-nos alguns caminhos sendo que um deles a proposta do homem se afastar um pouco da civilizao: Contra o temvel mundo externo, s podemos defender-nos por algum tipo de afastamento dele. (Freud, 1930, p. 96). Manter-se, de certa forma, isento das especulaes do mundo, em Freud h a possibilidade do homem voltar-se mais para si mesmo, para a fantasia, para o sonho e para o autoconhecimento. Esse caminho parece ter a inteno de nos tornarmos, de certa forma, independentes de mundo externo transcendendo o abismo de nosso desamparo. O objetivo da luta de Freud durante toda a sua vida resumiu-se em ajudar-nos a adquirir uma compreenso de ns prprios, de modo que

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

163 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud

deixssemos de ser impelidos por foras que nos eram desconhecidas e pela massificao da civilizao. Por outro lado, Zaratustra quis estar com os homens, sentia saudades e falta dos amigos quando voltava montanha, pois, j no eram mais os homens do mercado, eram seus amigos porque criou laos. Experimentou com seus amigos o lado sombrio da vida, entristecia, sofria e sentia saudades. Zaratustra cai no vazio, aceita a condio de jogar-se no abismo, experimenta descer da montanha do seu eu e haver-se com incertezas. Toda vez que voltava caverna, Zaratustra sofria com a ausncia dos seus discpulos, sentindo-se s e desamparado. Como sofreu!!! Como, por vrias vezes, deve ter chorado quando retornava caverna por no ser compreendido. Porm, algo movia-o novamente a buscar os homens. Algo mudou em Zaratustra. Ele causou e foi causado. Pensou, quando quis descer da caverna que pudesse transformar os homens, talvez no alcanasse a dimenso na qual foi causado. Fortes (2003), fazendo uma interlocuo entre Nietzsche, Psicanlise e a subjetividade contempornea, com relao s dificuldades nas relaes humanas, afirma que o que importa no a quantidade de fora, mas sua capacidade de afetar. (Fortes, 2003, p. 6). Zaratustra no foi mais o mesmo aps ter sido atravessado pelo amor dos amigos. Provocou nele uma nova narrativa e uma nova construo de sentido e significao. Foi ao encontro do prximo, precisou dos homens para voltar a seu caminho de autodescoberta. Precisou esvaziar-se de si mesmo e abrir-se para o outro. Assim como Nietzsche, a psicanlise no promete felicidade, mas o empenho de Freud seria que o homem pudesse reconhecer-se como sujeito frente aos percalos da vida. E, o de Nietzsche, que o homem buscasse sua autonomia aceitando as coisas, sem desespero, ... alegrando-se com as coisas tais como elas so, foram e sero; (...) querer a vida, a cada momento, sem reservas, integralmente, incondicionalmente, por toda a eternidade. (Machado, 1997, p.142). Assim, alm de elementos como vitalidade, potncia, em Assim falou Zaratustra, associa-se a noo de amor fati, amor ao destino, uma proposta tica de afirmar tudo o que ocorre, de querer o vivido no instante em que vivido. Redimir o passado, no homem, recriar todo o foi assim at que a vontade diga: Mas assim eu o quis! Assim hei de quer-lo (Nietzsche, 1883, p. 204). Freud (1930), mesmo sugerindo ao homem afastar-se um pouco da civilizao, reconhece o amor como um dos fundamentos da civilizao. Coloca a civilizao como necessria. Estava

convencido de que a criao da sociedade civilizada, apesar de todas as suas deficincias, era ainda a mais nobre realizao do homem, afirmando que a civilizao constitui um processo a servio de Eros, cujo propsito combinar indivduos humanos, isolados, depois a famlia e, depois ainda, raas, povos e naes numa nica e grande unidade, a humanidade (Freud, 1930, p. 145). Assim, o amor um preceito que contraria o que a civilizao promove. Somos pura agressividade. Nossa natureza instintiva, fora bruta. Amar significa nadar contra a correnteza. Amar o prximo no uma tendncia natural, nossa tendncia no sermos amados, estamos muito mais prximos do bruto, do instintivo do que do amor. Portanto, levar a vida na companhia do outro um processo, uma aprendizagem, uma arte que nos impe uma outra lgica. Requer um esforo, uma tarefa em construo. Freud refere-se a isso afirmando que um egosmo forte constitui uma proteo contra o adoecer, mas, num ltimo recurso, devemos comear a amar a fim de no adoecermos, e estamos destinados a cair doentes se, em conseqncia da frustrao formos incapazes de amar (Freud, 1914, p. 101). Neste sentido, estas reflexes podem nos indicar que afetar e deixarmos ser afetados pelo outro faz-nos afastar da nossa condio de criatura mesmo sendo uma operao de risco e no uma matemtica em que dois mais dois so quatro. Assim, quando deixamos ser atravessados, abre-se uma brecha em que as operaes podem provocar desdobramentos possveis e impossveis. E nesse desdobrar-se, somos reconhecidos em nossa singularidade. Iniciamos nossa caminhada assustados e medrosos. Talvez seja essa a primeira impresso que temos do pensamento de Nietzsche com relao ao homem como no sendo um filsofo da esperana, mas Zaratustra exprime mensagem de esperana. Nietzsche mostra, ao homem, a esperana de que possvel viver no deserto sem transformar em deserto a prpria vida. Zaratustra pode ser chamado o poeta da esperana e do amor mesmo trilhando um caminho na ambivalncia da alegria e da dor, do prazer e do desprazer, da felicidade e da infelicidade, da angstia e do gozo foi-se construindo, assim, um homem forte. Podemos nos indagar agora: Como aplicar tudo isso na clnica? Freud conseguiu transformar o pensamento de Nietzsche numa proposta teraputica. Neste sentido, Naffah Neto (1997) faz uma reflexo a respeito da cultura atual tendo como base a psicanlise e as teorizaes Nietzschianas:

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

164 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud

As consequncias de uma depurao crtica da psicanlise so bastante preciosas no nvel da clnica: trata-se, nada mais, nada menos, de saber que tipo de homem queremos ajudar a construir, se um que seja criador de valores ou meramente reprodutor. (p.50)

Afinal, o que queremos para os pacientes que nos procuram, para nossos entes queridos, nossos filhos, nossos irmos, amigos? Suscita em ns uma certa desordem, caos, mexe com elementos preciosos guardados a sete chaves. Sabemos que no h teoria alguma que d conta do ser humano, porm a psicanlise, com sua lente sobre a condio de desamparo e Nietzsche, especificamente Zaratustra, podem nos ajudar a criar uma nova forma de olhar o homem contemporneo. Exige de ns suportar a presena de uma certa desordem, uma perturbao at invasiva, e principalmente, um certo silncio, muitas vezes, arrebatador, que a nova ordem na contemporaneidade nos provoca. O poeta nos acalenta dizendo que preciso ter ainda caos dentro de si, para poder dar luz uma estrela danante. Eu vos digo: h ainda caos dentro de ns. (Nietzsche, 1883, p. 33). Esta certa desordem nos ajuda a pensar como no viver do homem hoje encontra-se pouco espao para o viver criativo. E o que seria um viver criativo? Num primeiro momento, vem a idia de algo no mecanizado.

A possibilidade... A brecha em Winnicott


Criar, no dicionrio, dar existncia, dar origem, causar. Isso vem ao encontro da idia Winnicottiana de criatividade que consiste no espao iluso-desiluso (Winnicott, 1988). Por volta do 3 ao 6 ms de vida, criado este espao entre o beb a me que consiste por um lado, na iluso, na capacidade de criar o seio da me. E medida que cria o seio da me, cria a prpria existncia. E, por outro, na desiluso, ou seja, um espao em que no mais um eu totalizado, to potente. o espao do eu e no-eu. A idia de criatividade, nesse momento, remete ao beb uma condio de ter de se virar, ter de dar um jeito por tratar-se de um lugar sem garantias, nem certezas. Porm, d a possibilidade do beb deslocar a angstia e, desta maneira, remodel-la, transfigurla, transformando-a em ato criativo. Trazendo a metfora do abismo, viver este vazio pode ser uma aventura interessante e o como se transpe constri-se a possibilidade de um viver criativo. Transpor o abismo, ou melhor, viver este abismo requer ir ao encontro do homem e voltar a si

mesmo. Procura-se o prximo para encontrar-se. Assim, h a possibilidade de um novo sentido vir luz e uma nova interpretao se constri, se desenvolve, se impe. uma aventura de autodescoberta, um processo que nos afeta, nos assola, mas trar como resultado nos tornarmos seres mais fortalecidos. Uma aventura cheia de riscos, porm pode nos levar a nos tornarmos menos escravizados e mais capacitados para enfrentar os percalos da vida e para compreendermos nossos semelhantes. Para o poeta, Criar essa a grande redeno do sofrimento, o que torna a vida mais leve. Mas, para que o criador exista, so deveras necessrio sofrimento e muitas transformaes. (Nietzsche, 1883, p. 101). Parece no haver outro jeito seno conviver com incertezas, no com verdades absolutas. A essncia o jeito de transpor que torna-se diferente de um para outro. Nietzsche refere-se a isso: eu tolero, eu afirmo, eu supero. Esta a idia de Nietzsche: ultrapassar o humano, no conflito, na dor. Sim. No h caminhada sem dor, sofrimento, angstia, o jeito de caminhar o que nos torna singulares, diferentes. A autonomia do homem parece estar nesse modo de transpor e no na iluso de que um super-homem como temos visto na contemporaneidade buscando, a qualquer custo, formas de esconder o desamparo. Em Nietzsche, o transbordar da taa pode igualmente converter-se num novo comeo e numa nova criao.Taa, esvazia e enche - d e recebe e nesse transbordar h a possibilidade de uma nova resposta que o sujeito d, ou tenta dar, sua prpria interrogao, s suas prprias representaes, aos seus prprios fantasmas.

Consideraes finais
Neste sentido, podemos reconhecer a necessidade de derramarmos no outro, abrirmos para o outro. Sim, uma necessidade, pois quase uma obrigao. Por outro lado, a tentativa de permanecermos na posse integral de ns mesmos mortfera e uma empreitada impossvel, o qual Herrmann nos afirma que um sentimento bsico, bastante conhecido do todos ns, o desejo de ser inteiro, de bastar-se a si mesmo. A prpria teoria do narcisismo afirma algo assim. (Herrmann, 2004, p. 104). S amor prprio no basta, preciso esvaziarse no e em outro. Descer da montanha do nosso eu necessrio. O poeta fez-se carente do olhar dos homens. No h como escaparmos do desamparo primordial, intrnseco ao homem, nos adere. Padecemos dessa

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

165 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud condio: Eu sou desamparado. O homem veio desse estofo do desamparo. E dar-se conta disso suportar satisfaes parciais. Suportar que no h felicidade completa. No h como escaparmos dessa verdade que construda no caminhar, dura demais perceb-la sozinhos ou uma tarefa impossvel. E nesse transpor que abre-se a brecha para o homem mostrar seu jeito de ser. Seu jeito particular, sua singularidade. Esta linha de pensamento leva-nos a pensar que conviver com o outro uma necessidade e no uma escolha e, neste con-viver, cada um faz um recorte do mundo, diferenciando assim, uma pessoa de outra. Quando o poeta diz: Ai de ns! Aproximase o tempo em que o homem no mais arremessar a flecha do seu anseio para alm do homem e a corda de seu arco ter desaprendido a vibrar. (Nietzsche, 1883, p.33), colocando-nos um certo medo de um tempo em que o homem corre o risco de fechar-se completamente em si, perder-se, aniquilar-se. Acrescenta-nos tambm que j tempo de o homem estabelecer sua meta. J tempo de o homem plantar a semente da sua mais alta esperana. (Nietzsche, 1883, p.33). Temos de acreditar nessa pequena frao de abertura para o outro. O homem sombrio, efmero. No possvel ter acesso individualidade se no for pelo olhar de nosso semelhante. Somos pequenos diante da natureza do universo. Ainda temos muito a aprender no trato dos assuntos humanos, como Freud afirma que embora a humanidade tenha efetuado avanos contnuos em seu controle sobre a natureza, podendo efetuar ainda outros maiores, no possvel estabelecer com certeza que um progresso semelhante tenha sido feito no trato dos assuntos humanos. (Freud, 1927, p.17). Deste modo, o desamparo do homem no se traduz em infelicidade mas em uma condio que alicera-o para o homem forte. O desamparo de Freud afirmao da vida. A est a grandeza do ser humano, no apenas em suportar o necessrio, mas am-lo. Amar esta condio primordial fazlo mais forte, a est sua potncia. Acolher esta condio tambm acolher o outro em sua condio, aceitar a prpria vida, gera vitalidade e alegria, no congela a dor. O homem ativo aquele que aceita que as coisas passam e faz com que, em cada instante, a sua fora seja afirmativa.

Assoun, P. L. (1989). Freud e Nietzsche semelhanas e dessemelhanas. So Paulo. Brasiliense. Birman, J. (2000). Mal-estar na atualidade. A psicanlise e as novas formas de subjetivao (2 ed.). Rio de janeiro: Civilizao Brasileira. Fortes, I. (2003). Nietzsche e a subjetividade contempornea: um desejo que no regido pela falta. Rio de Janeiro: Estados gerais da Psicanlise- Segundo Encontro Mundial. Freud, S. (1969-1895). Projeto para uma psicologia cientfica (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Vol.I, 2 ed.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1969-1914). Sobre o narcisismo: uma introduo (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIX, 2 Ed.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1969-1926). Inibies, sintomas e angstia (Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol.XX.). Rio de Janeiro: Imago. 1969. Freud, S. (1969-1927). O Futuro de uma iluso (Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol.XXI). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1969-1930). O Mal estar na Civilizao (Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol.XXI). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1969-1937). Anlise terminvel e interminvel Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XXIII). Rio de Janeiro: Imago. Herrmann, F. (1997). O ato. In Psicanlise do Quotidiano. Porto Alegre. Artes Mdicas. Herrmann, F. (2004). Apesar dos pesares. Breve contribuio ao estudo da obesidade. II Jornada Psicanaltica sobre Transtornos Alimenares. Luft, C.P. (1997). Minidicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: tica.

Referncias
Academia Brasileira de Letras (2008). Dicionrio escolar da lngua portuguesa. Nova ortografia da lngua portuesa. (2. Ed.). So Paulo: Companhia das Letras.

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

166 Camargos, S. R. L. de; Prochno, C. C. S. C. & Romera, M. L. C. Desamparo primordial em Nietzsche e em Freud

Machado, R. (1997). Zarastustra: Tragdia Nietzschiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Naffah Neto, A. (1997). Nietzsche e a Psicanlise. Cadernos Nietzsche 2, 41-53. Nietzsche, F. (1883-1885-1998). Assim falou Zaratustra.Um livro para todos e para ningum (9 ed.). Rio de Janeiro: Bertrand. Nietzsche, F. (2000). Ecce Homo. Como cheguei a ser o que sou (Coleo obra prima de cada autor). So Paulo: P. Martin Claret. Romera & Torrecillas (1988). Bloco da solido. Angsta no desamparo. Trabalho apresentado ao XXII Congresso Latino Americano de Psicanlise. Winnicott, D. (1988). Da pediatria psicanlise (3 ed.).Textos selecionados. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Categoria de contribuio: Ensaio Recebido: 09/10/08 Aceito: 27/05/09

Pesquisas e Prticas Psicossociais 3(2), So Joo del-Rei, Mar. 2009

You might also like