You are on page 1of 7

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA TEMA 01 PANORAMA MUNDIAL E NACIONAL ECOSSISTEMAS.

PASSO 1: Recupere o conceito do ecossistema e descreva a importncia de sua conservao.

Ecossistema designa o conjunto formado por todos os fatores biticos e abiticos que atuam simultaneamente sobre determinada regio. Considerando como fatores biticos as diversas populaes de animais, plantas e bactrias e os abiticos os fatores externos como a gua, o sol, o solo, o gelo, o vento.

A alterao de um nico elemento costuma causar modificaes em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilbrio existente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.

A base de um ecossistema so os produtores que so os organismos capazes de fazer fotossntese ou quimiossntese. Produzem e acumulam energia atravs de processos bioqumicos utilizando como matria prima a gua, gs carbnico e luz. Em ambientes afticos (sem luz), tambm existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a sntese de matria orgnica no luz mas a energia liberada nas reaes qumicas de oxidao efetuadas nas clulas

Sua contribuio econmica direta, por meio da imensa quantidade de produtos alimentares, farmacuticos e de uso industrial derivados da fauna e da vegetao, os quais contribuem, ou podem vir a contribuir, diretamente para a vida humana.

Participao na manuteno dos grandes ciclos ambientais gerais do planeta, tais como: o ciclo da gua, dos climas, dos nutrientes etc.

Passo2:

Localize

no

mapa

os

ecossistemas

brasileiros,

no

endereo

eletrnicohttp://educacao.uol.com.br/ciencias/ecossistemas-brasileiros-mapa-dadistribuicao-dos-ecossistemas.jhtm. Acesso em: 31 mar. 2011.

FLORESTA AMAZONICA: Situada na regio norte da Amrica do Sul, a floresta amaznica possui uma extenso de aproximadamente 7 mil quilmetros quadrados, espalhada por territrios do Brasil, Venezuela, Colmbia, Peru, Bolvia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porm, a maior parte da floresta est presente em territrio brasileiro (estados do Amazonas, Amap, Rondnia, Acre, Par e Roraima). Em funo de sua biodiversidade e importncia, foi apelidada de o "pulmo do mundo".

ZONA DOS COCAIS: A zona dos Cocais aparece principalmente nos estados do Maranho e Piau. Sua vegetao caracterizada pelo predomnio de palmeiras, entre as quais se destacam o babau, a carnaba e os buritis. Essas matas tm grande importncia comercial, pois do babau se extraem, entre outras substncias, leos, fibras e glicerina, e da carnaba, a cera.

CAATINGA: A caatinga ocupa uma rea de cerca de 850.000 km, cerca de 10% do territrio nacional, englobando de forma contnua parte dos estados do Maranho, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (regio Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (regio Sudeste do Brasil). Este bioma o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentvel de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupao, associado imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada.

CERRADO: O ecossistema Cerrado aparece no bioma Cerrado e em outras formaes vegetais do Brasil, geralmente quando o solo mais pobre que o circundante, no caso dos domnios da mata Atlntica e da Amaznia. O Cerrado brasileiro extenso. Estima-se que corresponda a uma rea de 2.000.000 de km. Caracteriza-se pela presena de rvores baixas, inclinadas e tortuosas, de tronco fino, com ramificaes irregulares e retorcidas, geralmente com evidncias de queimadas, e presena de grande quantidade de gramneas no sub-bosque.

PANTANAL: Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territrios do Mato-Grosso (regio sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolvia (leste). Ao todo so aproximadamente 228 mil quilmetros quadrados. Em funo de sua importncia e diversidade ecolgica, o Pantanal considerado pela UNESCO como um Patrimnio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

MATA ATLNTICA: A Mata Atlntica um bioma presente na maior parte no territrio brasileiro, abrangendo ainda parte do territrio do Paraguai e da Argentina. As florestas atlnticas so ecossistemas que apresentam rvores com folhas largas e perenes. Abriga rvores que atingem de vinte a trinta metros de altura. H grande diversidade de epfitas, como bromlias e orqudeas. No deve ser confundida com a Floresta Amaznica, ou Selva Amaznica, que outro bioma presente na Amrica do Sul.

MANGUEZAIS: O manguezal considerado um ecossistema costeiro de transio entre os ambientes terrestres e marinhos. Caracterstico de regies tropicais e subtropicais,est sujeito ao regime das mars, dominado por espcies vegetais tpicas, s quais se associam a outros componentes vegetais e animais. O ecossistema manguezal est associado s margens de baas, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrncias costeiras, onde haja encontro de guas de rios com a do mar, ou diretamente expostos linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrrio do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formao recente, de pequena declividade, sob a ao diria das mars de gua salgada ou, pelo menos, salobra.

PAMPAS: No clima temperado do extremo sul do pas desenvolvem-se os campos do sul ou pampas, que j representaram 2,4% da cobertura vegetal do pas. Os terrenos planos das plancies e planaltos gachos e as coxilhas, de relevo suaveondulado, so colonizada por espcies pioneiras campestres que formam uma vegetao tipo savana aberta. H ainda reas de florestas estacionais e de campos de cobertura gramneo-lenhosa.

MATA DE ARAUCRIA: No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500m, destaca-se a rea de disperso do pinheiro-do-paran, Araucria angustiflia, que j ocupou cerca de 2,6% do territrio nacional. Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paran. As florestas variam em densidade arbrea e altura da vegetao e podem ser classificados de acordo com aspectos de solo, como aluviais, ao longo dos rios, submontanas, que j inexistem, e montanas, que dominavam a paisagem. A vegetao aberta dos campos gramneo-lenhosos ocorre sobre solos rasos. Devido ao seu alto valor econmico a Mata de Araucria vm sofrendo forte presso de desmatamento.

PASSO 4: Escolha um Parque Nacional brasileiro e descubra sua localizao, seu motivo/objetivo de criao e quais as principais espcies protegidas por sua causa. Lembre-se tambm de verificar quais so as atividades desenvolvidas nas terras vizinhas ao parque e que podem trazer riscos a biodiversidade protegida.

O Parque foi criado em 1972, com o objetivo de proteger as nascentes do Rio So Francisco, j que a regio vinha sofrendo com as conseqncias do

desenvolvimento desordenado da agricultura e da minerao. O Vio Chico, o maior rio genuinamente brasileiro (3.000km), nasce na Serra da Canastra, Minas Gerais, para depois atravessar mais quatro estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Nasce como um filetezinho de gua que se perde por entre a vegetao rasteira do cerrado, para depois formar um enorme poo de guas cristalinas que d origem a uma queda de 200 metros de altura, a Cachoeira Casca D'Anta, um dos mais belos cartes postais do Brasil. A Serra da Canastra fica na regio do cerrado, caracterizada por rvores de pequenos e mdios portes alternados com campos rupestres, delicadas flores e matas com exuberante vegetao atlntica. Como no existem rvores de grande porte possvel ter belas e amplas vistas panormicas de toda a regio. A fauna um captulo parte, sendo um dos maiores atrativos da regio. L possvel ver animais como seriemas, corujas, gavies carcars, tucanos, veadoscampeiros, tamandus-bandeira, lobos-guar e tatus-canastra (que aparecem na parte alta do parque). Alm do Parque Nacional, a regio conta com outras cidades

e outros atrativos que valem a pena serem visitados. A cidade de Delfinpolis famosa por ter mais de 100 cachoeiras. Existem trilhas na regio que atravessam vales e montanhas e passam por vrias cachoeiras no transcorrer do percurso. A trilha da Casinha Branca uma delas. Pode ser feita em um dia inteiro, e passa por vrias cachoeiras, com piscinas naturais. At cachoeira de gua quente existe em Delfinpolis na Trilha da Dona Maria Concebida. A estrada que liga Delfinpolis a Vargem Bonita passa pelo Chapado da Babilnia. Uma regio com passagens surreais e cachoeiras de tirar o flego. Outra cidade que reserva encantos So Joo Batista do Glria. As cachoeiras do Vale do Cu valem uma visita. Se o destino inicial for Delfinpolis, a partir de So Paulo, deve-se seguir at Campinas e de l pegar a SP 340 at Casa Branca e de l seguir at Mococa. Passar por Arceburgo e dali seguir em direo a So Sebastio do Paraso e depois Passos. Antes de chegar em Passos, pegar a direo de Cssia e ali pegar a balsa at Delfinpolis. As estradas at Delfinpolis so todas asfaltadas. De Delfinpolis at So Roque de Minas so 80 km.

REFERNCIAS:

Pesquisas na internet pelo site:

www.google.com.br

http://educacao.uol.com.br/ciencias/ecossistemas-brasileiros-mapa-da-

distribuicao-dos-ecossistemas.jhtm

http://yahoo.com/%eco%sis%7Iolhuy%

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%A7u

You might also like