You are on page 1of 31

MANUAL DE PESQUISA E INFORMAO

Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias Biologia Fsica Qumica Matemtica

MANUAL DE PESQUISA E INFORMAO


Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias Biologia Fsica Qumica Matemtica

Alessandra Bosquilha Glucia Elaine Bosquilha 2 edio

EXPEDIENTE Editor Responsvel Editora Assistente Assistente Editorial Autoria Italo Amadio Katia F. Amadio Edna Emiko Nomura Alessandra Bosquilha / Glucia Elaine Bosquilha Reviso Alessandra Biral / Angela Silos / Sandra Garcia Cortes / Thelma Guimares Diagramao Villa das Artes Projeto Grfico Jairo Souza

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Bosquilha, Alessandra Manual de pesquisa e informao : cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias / Alessandra Bosquilha, Glucia Elaine Bosquilha. 2. ed. So Paulo : Rideel, 2004. Contedo : Biologia Fsica Qumica Matemtica ISBN 85-339-0836-9 1. Biologia Estudo e ensino 2. Enciclopdias e dicionrios 3. Fsica Estudo e ensino 4. Matemtica Estudo e ensino 5. Pesquisa educacional 6. Qumica Estudo e ensino I. Bosquilha. Glucia Elaine. II. Ttulo III. Ttulo : Cincia da natureza, matemtica e suas tecnologias. 04-1655 ndices para catlogo sistemtico: 1. Pesquisa educacional 370.72 CDD-370.72

Copyright todos os direitos reservados :

Av. Casa Verde, 455 Casa Verde Cep 02519-000 So Paulo SP www.rideel.com.br e-mail: sac@rideel.com.br

Proibida qualquer reproduo, seja mecnica ou eletrnica, total ou parcial, sem a permisso expressa do editor. 3579864 08 06

Biologia

Eliminado pelos insetos, rpteis (lagartos e cobras) e aves. Pouco txico e insolvel em gua, o cido rico permite a oviparidade, possibilitando a vida dentro de um ovo; isso graas sua insolubilidade em gua. eliminado junto com as fezes, na forma de uma pasta concentrada. Os animais que eliminam cido rico so denominados uricotlicos.
Adaptao

cido rico

adultas do verme vivem fixas s paredes do intestino delgado, alimentando-se de sangue do hospedeiro e causando anemia.
Ameba

Ajustamento, individual ou de carter evolutivo, de seres vivos ao ambiente.


Adrenalina

Hormnio segregado pelas glndulas supra-renais. Mantm o vigor dos vasos sangneos e do corao.
gua

Protozorio muito rudimentar, cujo tamanho oscila entre 40 a 100 micra. constitudo por uma massa protoplsmica, possui ncleo, porm no dotado de membrana. Perto do ncleo fica o chamado vacolo pulstil, com movimentos de contrao que lembram as pulsaes do corao. A forma da ameba varia de um momento para outro, devido ao fato de emitir prolongamentos (pseudpodos) para deslocar-se e alimentar-se. Sua reproduo feita por diviso direta. H espcies que vivem nas guas e nos intestinos do homem, produzindo neste a chamada disenteria amebiana.
Amebase

A substncia mais abundante nos seres vivos. Integra de 75 a 90% dos tecidos animais e at 98% dos vegetais. Sua presena essencial em todos os processos vitais.
AIDS

Sndrome da imunodeficincia adquirida. Doena provocada por um vrus (HIV), que ataca o sistema de defesa (imunitrio) do organismo humano. A queda na imunidade permite que se instalem diversos agentes infecciosos comuns, levando morte.
Alantide

Doena causada pelo protozorio Entomoeba histolytica. O contgio ocorre por meio de alimentos e gua contaminados com os cistos eliminados pelas fezes de pessoas enfermas. Os sintomas da doena so clicas e disenteria; nos casos mais graves, pode chegar ao fgado e ao crebro. Para evitar a doena, deve-se ter uma rede de esgoto, controle e tratamento da gua (ferver ou filtrar), alm de cuidados com a higiene pessoal e a higiene com os alimentos, principalmente legumes, frutas e verduras.

Anexo embrionrio que se forma a partir do tubo digestivo, funcionando como depsito de excretas nitrogenadas. mais desenvolvido nas aves e nos rpteis. Permite tambm as trocas respiratrias, atravs da casca do ovo.
Albinismo

2 - Quatro amebas jovens


099.eps

Ausncia de pigmento em rgo ou planta, normalmente pigmentados.


Alcitos

1 - A ingesto de gua ou alimentos (frutas e verduras) contaminados pode introduzir cistos de amebas no tubo digestivo humano.

3 - Trofozoto com hemcias sendo digeridas

vulos com pouco vitelo, localizado no ncleo. So comuns nos rpteis e nos mamferos.
Alelos mltiplos

Conjunto de trs ou mais alelos presentes em uma populao.


Algas

Vegetais de estrutura muito simples, de forma variada, providos de clorofila. Vivem nas guas, doces ou salgadas, em solo mido e s vezes sobre a casca das rvores. So talfitas, ou seja, constitudas por um corpo primordial denominado talo, que desempenha as funes nutritivas e reprodutoras. Sua reproduo , s vezes, assexuada, por diviso ou esporulao; outras vezes, sexuada, por conjugao; as duas formas coexistem freqentemente na mesma espcie. Dividem-se em cianofceas ou algas azuis; clorofceas ou algas verdes; feofceas ou algas pardas; rodofceas ou algas vermelhas e diatomceas, que so pardacentas. As algas constituem a principal vegetao aqutica, mormente dos mares, e so a base da alimentao da fauna aqutica. Liberam grande quantidade de oxignio na gua, que serve respirao dos seres aquticos.
Amarelo

4 - Eliminados com as fezes, os cistos atingem a gua de consumo e diversos alimentos utilizados pelo homem, contaminando-os.

mnio

Anexo embrionrio conhecido tambm como bolsa-dgua, possui o formato de um saco membranoso, cheio de lquido. Tem por funo proteger o embrio contra choques externos; o mnio est presente nos rpteis, nas aves e nos mamferos.
Amnia

Eliminada praticamente por todos os invertebrados e pelos peixes sseos, possui grande toxidade, mas altamente solvel em gua. Os seres que eliminam amnia so denominados aminiotlicos.
Anfase

Doena parasitria causada por vermes nematelmintos (Necator americanus e Aneylostoma duodenale). As formas

Fase da diviso celular que se caracteriza pela separao dos cromossomos para plos opostos da clula.

mega dicionario Biologia.p65

29/01/02, 20:41

Suplemento de Pesquisa e Informao Anatomia

Cincia que tem por objeto conhecer a estrutura, a situao e as relaes entre as diferentes partes dos corpos animais e vegetais.
Aneldeos

bora mantenham uma posio um tanto oblqua e se apoiem, s vezes, nos membros anteriores. Seu crebro volumoso e apresenta algumas circunvolues. Ex.: o gorila, o orangotango, o gibo e o chimpanz.
Antropologia

Grupo de vermes de corpo longo, de forma cilndrica, geralmente segmentados em anis, de onde provm seu nome. A maioria tem cerdas implantadas em sua parte externa, que lhes servem para locomoo. Compreendem trs classes principais: os poliquetas, que possuem muitas cerdas e so encontrados principalmente ao longo das praias; os oligoquetas, as minhocas, com poucas cerdas; e os hirudneos, os sanguessugas, tambm denominados discforos, porque possuem duas ventosas, uma ao redor da boca e a outra na extremidade posterior do corpo.
Anfbios

Cincia que estuda o homem, considerado fsica e moralmente.


Aor ta

Vaso sanguneo arterial que nasce na base do ventrculo esquerdo.


Aparelho

Reunio de rgos diferentes, por sua origem e constituio, que concorrem para o desempenho de uma determinada funo.
Arco reflexo

Vertebrados cujo desenvolvimento e a primeira fase da vida se do na gua, enquanto no estado adulto se adaptam vida terrestre. Na primeira parte da vida, respiram por meio de brnquias e posteriormente se formam os pulmes, atrofiandose as brnquias em algumas espcies e em outras no. Constituem uma classe intermediria entre os peixes e os rpteis e so tambm denominados batrquios.
Angiospermas

Plantas cujas flores apresentam vulos em cavidade fechada (ovrio), que se transformam em fruto e semente.
Animais

Anomalia

Qualquer desvio em relao ao padro normal de um rgo.


Antibitico

So seres capazes de efetuar movimentos, com corpo de forma constante e rgos em sua maioria internos. Necessitam de substncias orgnicas complexas como alimento, obtidas pela ingesto de plantas e de outros animais. Os animais podem ser divididos em dois grandes grupos: o dos protozorios, que engloba todos os animais formados por uma s clula ou por vrias iguais, ou seja, sem a presena de tecidos (amebas, infusrios etc.), e o dos metazorios, constitudo por animais pluricelulares, com tecidos diferenciados (esponjas, minhocas, aranhas, caranguejos, aves, cavalo, homem etc.)

Reflexos so atos de ao involuntria que resultam do estmulo que um rgo sofre. Os reflexos medulares ocorrem sem a participao dos rgos superiores, pois a resposta elaborada na prpria medula. Arco reflexo o conjunto de neurnios necessrios execuo de um ato reflexo. O arco reflexo um dos reflexos mais simples, pois constitudo por um nmero reduzido de neurnios (sensitivos, de associao e motor). Um exemplo de arco reflexo o patelar, que consiste na imediata extenso da perna quando se bate com um martelo de borracha no msculo quadrceps. Esse ato constitudo por dois neurnios: um aferente e outro eferente motor. A pancada no tendo estimula os receptores tcteis, originando o impulso e provocando a extenso da perna. Tais reflexos so chamados de medulares.
Artrias

So os vasos sanguneos que saem dos ventrculos do corao. So constitudas por trs camadas, predominando em sua composio fibras elsticas (se a artria grossa) e fibras musculares (se delgada). As principais artrias so a pulmonar, que sai do corao transportando sangue venoso e vai aos pulmes; e a aorta, que o maior tronco arterial. Essa sai do corao e distribui sangue oxigenado ao corpo, originando as artrias coronrias, o tronco braquioceflico, a subclvia direita, as artrias umeral, radial e cubital, as subclvia direita e esquerda, a cartida etc.
Ar ticulaes

Substncia orgnica capaz de inibir a proliferao de bactrias. Ex.: a penicilina um exemplo de antibitico.
Anticorpos

D-se o nome de articulao ao conjunto de partes pelas quais os ossos se unem entre si. So trs seus tipos: mveis, suturas ou sinartroses; semimveis ou anfiartroses; mveis ou diartroses.
Artrpodes

Substncias que favorecem a imunidade orgnica, acelerando a ao de certos agentes antagnicos aos que produzem enfermidades.
Antgeno

Qualquer substncia ou partcula que, introduzida no corpo, provoca uma reao de defesa (imunitria), com produo de anticorpos.
Antitoxinas

Anticorpos encarregados de neutralizar a ao das toxinas. So encontradas no soro sanguneo.


Antropides ou antropomor fos

Nome que se d aos mamferos, monodelfos, primatas e smios que apresentam forma semelhante do homem. No tm cauda e andam com as duas extremidades posteriores do corpo, em-

So animais pluricelulares que possuem patas e apndices articulados. Tm o corpo revestido pela quitina e formado por anis ou segmentos tambm articulados. Os segmentos podem fundir-se, dando origem a regies distintas: a cabea, onde esto, geralmente, os rgos dos sentidos; o trax, cujos apndices servem de ordinrio para a locomoo; e o abdome, freqentemente sem apndices ou dotado de apndices que servem s funes de reproduo. Em muitos casos, a cabea e o trax se juntam e formam uma s pea, denominada cefalotrax. Nesses animais, d-se o fenmeno conhecido pelo nome de muda, que consiste na mudana peridica do revestimento quitinoso, a fim de possibilitar o crescimento do animal. No grupo dos artrpodes, esto os crustceos (camaro, caranguejo etc.); os onicforos (representados pelo gnero

10

mega dicionario Biologia.p65

10

29/01/02, 20:41

Biologia

Peripatus, que seria o vnculo entre os aneldeos e os artrpodes); os miripodes (centopia); os aracndeos (aranhas); e os insetos (formigas, borboletas etc.). O nmero de espcies de artrpodes de cerca de 400.000, ou seja, mais que as de todos os tipos reunidos.
Astigmatismo

Atmosfera

Camada de gases que envolve os Planetas.


Audio

Essa funo de relao surgiu a partir dos vertebrados. O rgo da audio o ouvido. Em sua grande maioria, os invertebrados no possuem o sentido da audio. Alguns apresentam rgos mais relacionados ao equilbrio do que audio, e esses rgos podem estar localizados no abdome, no trax ou nas patas. Alguns insetos produzem sons esfregando as patas contra as asas.
Aves

Entre as classes zoolgicas, a das aves a mais homognea. So vertebrados areos, ovparos, com respirao pulmonar e cujo

A curvatura defeituosa da crnea direciona os raios luminosos de maneira desigual, fazendo com que as imagens refletidas fiquem fora de foco. A correo dessa dificuldade pode ser feita com lentes luminosas.

corpo coberto de penas. Seus membros anteriores, ou asas, so adaptados ao vo, e os posteriores, ou patas, locomoo sobre a terra ou a gua. As penas so geralmente renovadas todos os anos, fenmeno a que se d o nome de muda. A temperatura das aves bastante superior dos outros animais (cerca de 44 graus centgrados). O esqueleto apresenta a particularidade de que os ossos so ocos, o que diminui o peso especfico do animal, facilitando o vo. O crnio das aves formado de ossos delgados, terminando em sua parte anterior por um bico, que toma diversas formas, segundo o meio de vida e a alimentao de cada espcie. O esqueleto dos membros, embora seja igual pelo nmero e disposio dos ossos, varia notavelmente de uma espcie a outra, segundo o modo de vida do animal. Assim as aves que vivem sobre as rvores (pssaros) apresentam patas de dedos longos e finos; as corredoras (avestruz), patas fortes; as de rapina (guia), patas de unhas fortes, em forma de garra; e finalmente as nadadoras (pato, marreco etc.) apresentam patas providas de membranas interdigitais. A maioria das aves constri ninhos para a depositar seus ovos e incub-los. Umas pem um s ovo (como os pingins), outras dois, trs ou mais. So classificadas em muitas ordens, a saber: palmpedes (que tm as patas adaptadas natao, como os cisnes, gansos etc.); pernaltas (de patas longas, como a gara e a seriema); galinceos; pombos; trepadoras; preensoras; rapaces (aves de rapina) e corredoras.

Bactria

Organismo unicelular, sem ncleo diferenciado, que vive isolado ou em colnias e pertence ao Reino Monera.
Bacteriologia

Cincia que estuda as bactrias.


Barbosa Rodrigues, Joo

Naturalista brasileiro (1824-1909), nascido em Minas Gerais. Foi o primeiro diretor do Jardim Botnico do Rio de Janeiro aps a Proclamao da Repblica. Realizou numerosas excurses botnicas na regio amaznica, tendo descoberto uma grande quantidade de espcies de palmceas e orquidceas.
Bentham, George

hidrognio e outras substncias simples), os seres vivos apresentam caractersticas que os distinguem destes ltimos. A matria viva tem uma composio qumica instvel, pois muda continuamente e muito complexa. Os seres vivos obtm do meio substncias diversas das que os constituem e as transformam e assimilam, crescendo, nutrindo-se, reproduzindo-se e morrendo. O elemento bsico que constitui os seres vivos a clula.
Bioma

Comunidade clmax adaptada a uma determinada regio.


Biometria

Botnico ingls (1800-1884), co-autor da grande obra denominada Genera Plantarum. Classificou numerosas plantas da flora brasileira.
Bernard, Claude

Estudo estatstico das dimenses dos seres vivos e de seus rgos.


Bioqumica

Cincia que estuda os fenmenos qumicos nos seres vivos.


Biosfera

Eminente fisilogo francs (1813-1878), considerado um dos mais ilustres representantes da cincia experimental do sculo XIX. Foi o descobridor do papel do pncreas na digesto das matrias graxas e demonstrou a funo glicgena do fgado. Realizou, ainda, interessantes estudos sobre a irrigao sangunea e o sistema nervoso.
Biognese

Camada superficial da Terra na qual produzida a vida. Nela, a vida no se acha distribuda regularmente, mas se concentra em regies favorveis sua existncia e perpetuao.
Boca

Teoria que admite que os seres vivos somente se originam pela reproduo de outros seres.
Biologia

Cavidade destinada a ingerir os alimentos, na qual ocorre a mastigao e insalivao. Na boca esto localizados os dentes, a lngua e as glndulas salivares, rgos que auxiliam no processo de digesto dos alimentos.
Botnica

Cincia que estuda a vida em todas as suas manifestaes. Compreende a botnica, a zoologia, a anatomia e a fisiologia, vegetal e animal, e a Antropologia. Embora sejam constitudos pela mesma matria que os seres sem vida (carbono, oxignio,

Cincia que estuda os vegetais, desde a estrutura ou morfologia das plantas, sua fisiologia e evoluo, at suas utilidades e nocividade. A palavra botnica derivada da lngua grega e significava originariamente forragem, erva. A despeito do significado restrito, o vocbulo foi consagrado para designar a cincia

11

mega dicionario Biologia.p65

11

29/01/02, 20:41

Suplemento de Pesquisa e Informao

que se ocupa do conhecimento das plantas. Nas primeiras fases de seu desenvolvimento, muito antes da Era Crist, a botnica se ocupava apenas do que se referia s plantas medicinais e alimentcias. Pouco a pouco, transformou-se na grande cincia do reino vegetal, desenvolvendo-se e subdividindo-se em outras cincias afins, como a bacteriologia (estudo especializado das bactrias), a fitopatologia (estudo das enfermidades das plantas), a silvicultura (estudo especializado das florestas), a horticultura (estudo das plantas hortcolas e ornamentais) e a agronomia (que se ocupa do estudo e explorao das plantas teis).
Brasil, Vital

Brown, Robert

Botnico ingls (1773-1858). Descobriu o movimento oscilatrio das partculas infinitamente pequenas nos lquidos, o qual recebeu o nome de movimento browniano.
Buf fon, Conde de

George Louis Leclerc (1707-1788). Naturalista francs, sob cuja direo foi escrita e publicada uma grande obra sobre Histria Natural, composta de 44 volumes.
Bulbo

Ilustre cientista brasileiro (1865-1950). Nascido em Minas Gerais. Dedicou sua vida pesquisa cientfica, tendo sido descobridor do soro antiofdico.

rgo do sistema nervoso central, est localizado acima da medula espinhal. Exerce as funes de condutor de impulsos nervosos, comanda o ritmo cardiorrespiratrio e certos atos reflexos, como deglutio, suco, mastigao, vmito, tosse, secreo lacrimal e piscar dos olhos.

Caloria

Unidade de calor gerada nos organismos pela ingesto dos alimentos.


Camada de oznio

Camada que envolve a Terra h aproximadamente 400 milhes de anos. Sua formao se deve ao processo de fotossntese realizado pelas microscpicas algas azuis, que produziram oxignio para formar uma camada de 15 a 50 quilmetros na estratosfera, composta por um gs especial, o oznio, capaz de impedir a passagem dos raios ultravioleta, que, em excesso, podem ser prejudiciais vida.
Caminho do sangue

volvem, como as mutilaes, as modificaes patolgicas, os efeitos das enfermidades parasitrias e infecciosas, a ao da luz, a temperatura, a umidade e outros agentes naturais, alm dos efeitos da prpria atividade ou inatividade dos indivduos ou seus rgos, hbitos e vcios de ordem psquica.
Carnvoros

O sangue chega ao corao vindo de todas as partes do organismo pelas veias cavas superiores e inferiores e desemboca no trio direito. Passa para o ventrculo direito pela vlvula tricspide. Com a contrao dos ventrculos (sstole), o sangue sai pela artria pulmonar, indo at os pulmes, onde ocorre a hematose; volta ao corao pelas veias pulmonares (em nmero de quatro), que desembocam no trio esquerdo, e sai pela artria aorta, sendo distribudo para todo o organismo.
Canal deferente

Ordem da classe dos mamferos, formada por animais de cabea forte, crebro volumoso e com numerosas circunvolues; maxilares curtos, grande desenvolvimento das arcadas zigomticas; dentes incisivos pequenos, caninos muito desenvolvidos e fortes, numerosos molares (pr-molares, carniceiros e grandes molares); membros robustos; dedos com garras no-retrteis.
Caxumba

Doena de origem virtica. Apresenta como sintomas febre e inchao das glndulas salivares. transmitida pelo contato com a saliva de pessoas contaminadas. Para prevenir a doena deve-se tomar a vacina e colocar os doentes em quarentena. No h tratamento especfico para a caxumba, entretanto, para evitar complicaes, utilizada a penicilina.
Clula

rgo do sistema reprodutor masculino. Parte dos epiddimos, onde tem um calibre maior, e passa pelas virilhas. Em seguida atravessa a cavidade abdominal, contorna a base da bexiga e sofre uma dilatao denominada ampola, na qual recebe o lquido seminal fabricado pela vescula seminal. Em seguida atravessa a prstata, recebendo o lquido prosttico, e vai eliminar o esperma ou smen (conjunto dos espermatozides e dos lquidos seminal e prosttico) pela uretra.
Capilares

O elemento fundamental de todos os seres vivos. um organismo, o mais simples, constitudo por uma massa de matria viva ou protoplasma, que contm uma parte mais densa ou ncleo, granulaes e incluses, leucitos slidos ou lquidos, vacolos ou hidroleucitos, e envolvido por uma membrana, que nos vegetais sempre constituda pela celulose.

Vasos de calibre fino e permeveis.


Caracteres

Particularidades morfolgicas, fisiolgicas ou psquicas que servem para distinguir alguns seres dos outros, ainda que da mesma espcie.
Caracteres adquiridos

Assim so chamados os caracteres que no so herdados. So os que provm das condies do meio em que os seres se desen-

membrana

plasmtica

espao

intercelular

12

mega dicionario Biologia.p65

12

29/01/02, 20:41

Biologia Clula-me

Clula que, por diviso, d origem a outras ou a um tecido.


Centrolos

So organelas encontradas em clulas animais e nas de alguns vegetais inferiores. So capazes de autoduplicao. Duplicam-se durante a diviso celular e migram para os plos da clula, orientando o processo de diviso.
Centro celular

forma slida, como neve ou granizo, voltando novamente a gua terra. No ciclo longo, participam os seres vivos. As plantas absorvem gua do solo, que fundamental para a realizao da fotossntese. Posteriormente a gua liberada pelos processos da respirao e transpirao das plantas. Em funo desses processos, as florestas tropicais densas esto sempre midas, contribuindo para a manuteno do clima da Terra.

Nome dado ao conjunto formado por um par de centrolos.


Centrolcito

vulo com vitelo envolvendo o ncleo, ou seja, mais no centro da clula. A zona perifrica do citoplasma no contm vitelo. comum nos insetos.
Centrmero

Evapotranspirao

Respirao Transpirao

Chuva Evaporao

Regio do cromossomo que se liga s fibras do fuso acromtico nas divises celulares.
Cerebelo

Gutao

rgo do sistema nervoso central, est situado abaixo do crebro e atrs da ponte. o rgo que regula o equilbrio corporal. Est conectado a receptores perifricos localizados no ouvido interno e que enviam mensagens aos centros de controle do equilbrio localizados no cerebelo. Alm disso, recebe informaes sobre articulaes, msculos e viso.
Crebro

Ciclo do carbono

Ciclo da gua

o local onde nossas sensaes, nossas funes motoras so controladas. o centro da memria e do intelecto. Cerca de 80% dos neurnios do encfalo esto localizados nele. O cerbro est separado em dois hemisfrios, unidos por uma regio denominada corpo caloso. Cada hemisfrio dividido em quatro regies denominadas lobos: o frontal, o parietal, o temporal e o occipital. CRTEX MOTOR
CRTEX PR-MOTOR Controla os movimentos inconscientes, como o balano dos braos quando voc anda REA PRFRONTAL a rea encarregada das atividades intelectuais 1 2 3 4 5 LOBO FRONTAL LOBO PARIETAL LOBO TEMPORAL LOBO OCCIPITAL BULBO REA MOTORA SUPLEMENTAR Controla os msculos voluntrios CRTEX SOMATO-SENSORIAL Recebe e analisa os impulsos enviados pelos rgos dos sentidos espalhados pelo corpo inteiro 2 CAMPO DO OLHO FRONTAL 3 CENTRO AUDITIVO 4 CENTRO VISUAL Na parte de trs do crebro, a rea responsvel pela recepo e interpretao dos estmulos visuais

O carbono um elemento disponvel na atmosfera. Os seres fotossintetizantes o retiram dela pelo processo da fotossntese. O carbono encontrado sob duas formas: na forma de CO2 (dixido de carbono), existente no ar na gua, e na composio das molculas dos seres vivos e nos depsitos de combustveis fsseis, como o carvo e o petrleo. Pelo processo da fotossntese, o CO2 fixado e transformado em matria orgnica pelos produtores. Os consumidores adquirem carbono ingerindo a matria orgnica. Tanto os animais como os vegetais perdem carbono pela respirao. O carbono que fica retido na biomassa retorna terra pelos excrementos e cadveres dos animais e restos dos vegetais, que sero decompostos em elementos qumicos pela ao dos decompositores. O ser humano interfere no ciclo do carbono na medida em que remove cobertura vegetal, por derrubada ou queimada de florestas, e polui os mares, com derramamento de petrleo, impedindo que a luz penetre na gua e, em conseqncia, a realizao da fotossntese pelos vegetais aquticos, o que desequilibra toda a cadeia alimentar do ambiente.
Ciclo do nitrognio

REA DE BROCA 5 Fica no lado esquerdo do crebro e CEREBELO controla os Cuida do msculos da equilbrio do fala corpo. Sem ele, voc teria de se concentrar em cada passo

Chagas, Carlos Ribeiro Justiniano

Cientista brasileiro (1879-1934). Erradicou a malria da cidade de Santos. Em 1909, concluiu as pesquisas para debelar a tripanossomase, conhecida como doena de Chagas. Em 1918, chefiou a campanha contra a gripe espanhola no Rio de Janeiro.
Ciclo da gua

Por fazer parte das molculas dos cidos nuclicos, das protenas, da clorofila e de alguns outros compostos, o nitrognio (N2) de fundamental importncia para a vida na Terra. O nitrognio encontrado forma N2 (gs nitrognio) e representa 78% de todo o ar atmosfrico. So raros os seres vivos que aproveitam o nitrognio diretamente da atmosfera. Alguns microrganismos, conhecidos como fixadores de nitrognio, possuem a capacidade de fixar o nitrognio em suas molculas orgnicas.
Fixao do nitrognio atmosfrico N2 atmosfrico Denitrificao

Assimilao pelos herbvoros

A gua o composto inorgnico mais abundante, tanto na constituio dos seres vivos como no ambiente. O ciclo da gua pode ser dividido em curto e longo. No ciclo curto as guas contidas nos mares, rios, lagos e a que se encontra misturada com o solo so aquecidas pelo calor do sol, evaporam-se do ambiente e se condensam em forma de nuvens na atmosfera, devido ao resfriamento em maiores altitudes. Depois, ocorre a precipitao na forma lquida, como chuva ou neblina, ou na

Excreo

Morte e decomposio

Absoro pelas razes NO (nitrato) 3

Bactrias denitrificantes

Bactrias fixadoras de N2 nos ndulos de razes de leguminosas

Decompositores

Absoro de NH3 por algums plantas

Nitrobacter
NO2 (nitrito)

NH3 (amnia)

Bactrias fixadoras de N2 no solo

Nitrificao Nitrosomonas

13

mega dicionario Biologia.p65

13

29/01/02, 20:41

Suplemento de Pesquisa e Informao Citologia

Cincia que trata do estudo das clulas.


Citoplasma

Protoplasma celular, excludo o ncleo.


Clone

Conjunto de indivduos descendentes de outros, pela multiplicao assexuada. Produto obtido da clonagem.
Clorofila

Pigmento verde das plantas. encontrada nos cloroplastos. Absorve energia solar, possuindo efeitos espectrais de catalisador na fotossntese dos hidratos de carbono.
Cdigo gentico

Ciclo do oxignio

O oxignio surgiu na Terra pela ao da fotossntese, e cerca de 21% da atmosfera terrestre so constitudos de oxignio (O2) livre. O oxignio pode ser encontrado tambm dissolvido na gua, mas em percentual menor. O oxignio utilizado nas atividades respiratrias dos os animais e vegetais. um gs comburente, ou seja, alimenta as combustes. Forma a camada de oznio (O3), que protege a Terra contra a ao dos raios ultravioleta. Pela ao dos seres fotossintetizantes, principalmente o fitoplncton, o oxignio volta atmosfera.
tas rav io le

Sistema de informao em que determinada seqncia de bases nitrogenadas tem um significado especfico; a informao codificada em cada trinca de bases no DNA transcrita para o RNA e, posteriormente, traduzida na seqncia de aminocidos na protena.
Coluna ver tebral

Co

mb

Fotossntese

ust

O2 atmosfrico

O3 (oznio)

Pertencente ao esqueleto axial, formada por ossos articulados denominados vrtebras. Na espcie humana, h 33 vrtebras, cada uma apresentando as seguintes partes: o corpo, os arcos e as apfises (prolongamentos vertebrais). Como as vrtebras se dispem umas sobre as outras, o conjunto de arcos neurais forma o canal vertebral, em cujo interior est a medula espinhal. As costelas formam a caixa torcica, em um total de so 12 pares. Na parte posterior, prendem-se as apfises da coluna vertebral. Na parte anterior do tronco, os dez primeiros pares presos ao esterno e os dois ltimos livres so as costelas flutuantes.
Vista anterior Vista lateral esq.

u lt

Ra

io s

pira

Coluna cervical

Res

O2 + m e ta

is = xi d o

m e t

lic o

Re sp ira
Al ga s

Ciclo do oxignio

Ciclos biogeoqumicos

Circulao humana

A vida na Terra se desenvolve por constante reciclagem de nutrientes. Os mesmos elementos qumicos circulam nas cadeias biogeoqumicas e esto presentes ora nos seres vivos, ora no meio externo. Nos ciclos biogeoqumicos, os seres decompositores bactrias e fungos , desempenham um papel primordial. Com a morte do organismo, a matria decomposta por eles, e os elementos qumicos resultantes so novamente colocados disposio do ambiente e de outros seres vivos. Na biosfera, ocorrem vrios ciclos biogeoqumicos, como o ciclo da gua, do carbono, do nitrognio etc. A circulao humana pode ser definida como fechada, dupla e completa, semelhante ao que ocorre em todos os mamferos.

14

mega dicionario Biologia.p65

14

o
Coluna torcica Coluna lombar Cccix Coluna vertebral

Consumidor

Ser vivo que depende de outros seres vivos para obter seu alimento. O mesmo que hetertrofo.

29/01/02, 20:42

Biologia Corao Cr tex cerebral

um rgo musculoso e oco, situado no trax, entre os pulmes, voltado para o lado esquerdo. A musculatura dotada de movimentos o miocrdio. O miocrdio revestido externamente por uma membrana serosa o pericrdio , e internamente pela membrana serosa endocrdio. O corao apresenta quatro cavidades: duas aurculas ou trios e dois ventrculos. A aurcula direita comunica-se com o ventrculo direito pela vlvula tricspide, e a aurcula esquerda comunica-se com o ventrculo esquerdo por meio da vlvula mitral.
veia cava superior artria aorta artria troncopulmonar trio direito veias pulmonares trio esquerdo vlvula Tricspide vlvula mitral ventrculo esquerdo veia cava inferior ventrculo direito endocrdio Corao humano: aspecto interno artria pulmonar

A superfcie mais externa do crebro recebe o nome de crtex cerebral e formada pelo corpo dos neurnios, o que d regio uma cor acinzentada. As fibras (axnios e dentritos) dos neurnios, que saem e chegam ao crtex cerebral, esto situadas mais internamente e constituem a substncia branca, em funo da mielina que envolve os axnios.
Crnio

Caixa ssea ou cartilaginosa pertencente ao esqueleto axial. Tem a funo de proteger principalmente os rgos dos sentidos e o encfalo. O crnio compreende o neurocrnio, que protege o encfalo, e o esplancnocrnio, que constitui a face.
Cromossomos

Filamentos de DNA, RNA e protenas compostos por um conjunto de genes.


Cromossomos homlogos

So cromossomos que formam pares, sendo idnticos na forma e tamanho. Encontrados nas clulas diplides, so compostos por genes que determinam os mesmos caracteres.
Crustceos

miocrdio

Cordo umbilical

Anexo embrionrio exclusivo dos mamferos. Permite a comunicao entre a placenta e o embrio.
Crion

Grande classe do ramo dos artrpodes, constituda quase exclusivamente por animais aquticos que respiram por brnquias. Seu tegumento duro, formado por quitina impregnada de sais calcrios. Geralmente o corpo dividido em trs regies, em cada umas das quais esto diferentes rgos e apndices. Ex.: lagosta, camaro etc.
Cuvier, Georges

Anexo embrionrio que, consiste em uma membrana que se encontra justaposta casca do ovo, nos rpteis e nas aves, e reveste a parede uterina nos mamferos. Tem por funo envolver e proteger o embrio.

Naturalista francs (1769-1832). Criador da anatomia comparada e da paleontologia. Sua grande obra, O reino animal, foi publicada em 1819.

Daltonismo

Incapacidade de distinguir certas cores do espectro visvel. Alguns tipos de daltonismo tm base gentica ou hereditria, herana essa ligada ao cromossomo sexual X.
Darwin, Charles

Naturalista e fisiologista ingls (1809-1882). Defensor da teoria evolucionista e fundador da teoria da seleo natural. Jovem ainda, realizou uma viagem ao redor do mundo, que durou cinco anos, tendo passado pelo Brasil, onde se demorou algum tempo. Sua obra fundamental A origem das espcies por meio da seleo natural. Alm dessa, publicou muitas obras, entre as quais est a polmica A origem do homem.
De Candolle, Augustin Pyramus

Botnico suo (1778-1841). Um dos criadores da geografia botnica. Deixou vasta obra, salientando-se a denominada Prodromus, em numerosos volumes, nos quais esto descritas milhares de espcies botnicas.
Dengue

Doena infecciosa de origem virtica, transmitida pela picada de dois mosquitos: a fmea do Aedes aegypti e a fmea do Aedes. O mosquito Aedes aegypti o mais comum no Brasil e apresen-

ta as seguintes caractersticas: porte pequeno, cor escura, normalmente vive em regies urbanas e se reproduz em gua parada, como lagos e lagoas, ou dentro de pneus, garrafas e vasos, onde a gua fica depositada. servindo de criadouro para o mosquito. A doena se caracteriza pelos seguintes sintomas: febre sbita, dores musculares intensas, dores nas articulaes, cefalia, nuseas, vmitos, falta de apetite, diarria, fotofobia (averso luz), lacrimao e manchas vermelhas pelo corpo. Os sintomas da dengue geralmente se manifestam aps dias, perodo em que o vrus permanece incubado. Existem dois tipos de dengue: a clssica ou comum (cujos sintomas esto acima) e a hemorrgica. Alm dos sintomas da dengue clssica, a variante hemorrgica tambm pode apresentar quadro de hemorragias digestivas, distrbios do processo de coagulao do sangue, aumento do tamanho do fgado e alteraes da presso arterial, podendo levar morte quando no tratada adequadamente. A medida profiltica mais eficaz o extermnio do agente vetor, que o mosquito. Para tanto, devem ser eliminados locais onde o Aedes aegypti se reproduz, adotando atitudes como: tampar caixas-dgua, no deixar vasilhames com gua parada, usar telas protetoras nas janelas, usar inseticidas, desinfetantes etc.

15

mega dicionario Biologia.p65

15

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao Dentes Diplide

Auxiliam na triturao e mastigao dos alimentos. Um dente formado de trs partes: coroa, colo e raiz, e por algumas camadas: a mais externa o esmalte, em seguida, a dentina, e mais interna a polpa. Na polpa existe uma arterola, uma vnula e um nervo. A raiz revestida pelo cemento, que um tecido sseo.
esmalte dentina coroa cavidade da polpa gengiva

Ncleo celular que possui 2n cromossomos.


Diviso binria ou cissiparidade ou bipartio

Reproduo assexuada, comum nos seres unicelulares. A clula o prprio organismo; divide-se em duas partes iguais, que passam a ser novos organismos. A grande maioria das bactrias, protozorios e algas unicelulares se reproduz assexuadamente por diviso binria.
Diviso celular

Processo pelo qual uma clula se divide em duas outras. por esse processo que clulas procariontes e eucariontes se reproduzem. A mitose das clulas eucariontes um tipo de diviso celular.
Diviso mltipla

cemento raiz

nervos e vasos sanguneos Os constituintes de um dente humano

Diencfalo

rgo do sistema nervoso central, constitudo pelo tlamo e hipotlamo. O hipotlamo contm centros de controle da temperatura corporal, do apetite, da sede, do sono e de algumas emoes. Est ligado hipfise, principal glndula endcrina, situada na base do crebro, a qual controla o sistema hormonal. O tlamo recebe as informaes sensoriais e as redireciona s reas especficas do crebro.
Digesto humana

O sistema digestrio formado por um longo tubo, que se estende da boca ao nus. Entre a boca e o nus, podem ser encontrados os seguintes rgos intermedirios: faringe, esfago, estmago e intestinos (delgado e grosso). Tambm fazem parte do sistema digestrio, as glndulas anexas, produtoras de secrees que so lanadas no tubo digestivo, auxiliando no processo da digesto. So elas: as glndulas salivares, o fgado e o pncreas.

o processo de reproduo assexuada em que um organismo se divide em vrias partes, e cada uma delas se desenvolve em um novo indivduo. Esse processo pode ocorrer em organismos unicelulares ou pluricelulares. A diviso mltipla pode ser subdividida em: esporulao a reproduo ocorre pela liberao de esporos e, quando esses encontram condies favorveis a sua germinao, desenvolvem-se em novos organismos; esporos so clulas haplides, independentes, que germinam sem ser fecundados; estrobilizao consiste em uma fragmentao transversal que ocorre em animais pluricelulares, como os celenterados ou cnidrios, nos quais o plipo forma fixa do animal se estrobiliza e cada parte que se destaca forma um novo ser; brotamento ou geniparidade consiste no aparecimento de brotos ou gmulas na superfcie do corpo de alguns organismos, que podem ou no se destacar do corpo parental; quando se mantm ligados, constituem uma colnia e, quando se destacam, do origem a indivduos independentes; tal processo comum em porferos; regenerao consiste em regenerar partes perdidas do corpo, ou a partir de partes do corpo formar um novo indivduo; comum nas planrias e equinodermos; partenognese consiste no desenvolvimento embrionrio do vulo sem que ocorra fecundao; os indivduos resultantes so haplides; nas abelhas, os ovos fecundados originam sempre fmeas, e os no-fecundados originam sempre machos, conhecidos como zanges; portanto, todos os machos entre as abelhas so partenogenticos.
DNA (cido desoxirribonuclico)

boca glndulas salivares traquia

esfago fgado vescula biliar

estmago

faringe

cido nuclico constitudo por um acar de cinco carbonos (desoxirribose), fosfatos e pelas bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e timina. A molcula de DNA filamentosa, de cadeia dupla, em arranjo helicoidal (dupla hlice). No DNA as informaes hereditrias esto escritas em cdigo.
Doena de Chagas

pncreas

clon transversal duodeno jejuno leo clon a s c e n d e n t e intestino grosso clon descendente ceco apndice nus reto

intestino delgado

Sistema digestrio humano

Foi descoberta por Carlos Chagas, pesquisador brasileiro, uma doena causada pelo protozorio flagelado Trypanosoma cruzi. Essa doena transmitida pelo Triatoma infestaus, conhecido como barbeiro ou chupana. O contgio do barbeiro ocorre da seguinte maneira: o protozorio vive normalmente no organismo de animais silvestres, como tatus, tamandus, gambs, raposas, macacos, morcegos e outros. O barbeiro, ao sugar o sangue desses animais, adquire o protozorio e se transforma em um transmissor da doena de Chagas. Esse inseto possui hbitos noturnos e vive em frestas de parede, chiqueiros ou paiis. noite deixa seus esconderijos e vai

16

mega dicionario Biologia.p65

16

29/01/02, 20:42

Biologia

sugar o sangue das pessoas enquanto dormem. Ao sugar o sangue, o inseto elimina fezes contaminadas de tripanossomas. A vtima normalmente coa o local, favorecendo a entrada do protozorio pelo orifcio da picada. Alcanando a corrente sangunea, o protozorio Trypanosoma cruzi instala-se principalmente em rgos musculosos como o corao, provocando taquicardia e dilatao do rgo (megalocardia), atacando tam1 - Os tripanossomos se multiplicam assexuadamente no intestino do percevejo, cuja poro final fica repleta das chamadas formas infectantes. Os barbeiros possuem hbitos noturnos. noite, saem de suas tocas procura de alimento. Encontram pessoas dormindo e picam, de preferncia, a pele delicada

bm a musculatura do esfago e dos intestinos. Para evitar a doena, deve-se combater o barbeiro, substituir casas de paua-pique e de madeira por construes de alvenaria, restringir o contato com animais silvestres contaminados e no ingerir carne crua, alm de evitar transfuses de sangue de procedncia desconhecida. Mes portadoras podem transmitir a doena ao filho pela placenta.

2 - Ao picarem, defecam e libertam as formas infectantes dos parasitas. A picada no di: os insetos possuem na saliva uma substncia anestesiante. Passado o efeito do anestsico, a pessoa se coa e introduz os tripanossomos que estavam nas fezes do barbeiro no local da picada. Portanto, a transmisso dos parasitas no ocorre pela picada.

6 - Pessoas contaminadas, ao serem picadas por barbeiros, do continuidade ao ciclo

3 - Uma vez na pele, os tripanossomos invadem clulas do tecido conjuntivo e assumem a forma esfrica, intracelular. Multiplicam-se ativamente e aps alguns dias arrebentam as clulas e se libertam no sangue, agora com a forma alongada.

4 - Pela corrente sangunea espalham-se e atingem outros rgos, entre eles o

5 - No tecido cardaco, assumem novamente a forma esfrica, proliferam, formam ninhos cheios de parasitas e destroem inmeras clulas cardacas, a principal conseqncia lamentvel

Ecologia

Estudo dos seres vivos e suas relaes com o meio ambiente.


Ecossistema

Sistema formado pelas comunidades biolgicas em interao com os fatores do meio.


Efeito estufa

Aquecimento anormal da superfcie terrestre provocado pelo aumento da concentrao de certos gases na atmosfera (gs carbnico e metano), o que altera o equilbrio termodinmico do Planeta.
Elementos biogenticos

So os elementos qumicos que formam parte dos seres vivos. Os oito elementos qumicos esto sempre presentes na matria viva: hidrognio, carbono, nitrognio, oxignio, magnsio, fsforo, enxofre e potssio. Os seis elementos qumicos a seguir esto freqentemente presentes: sdio, silcio, cloro, clcio, mangans e ferro; e os seguintes s excepcionalmente so encontrados nos seres vivos: alumnio, cobre, bromo, estrncio e iodo.
Embriognese

Desenvolvimento embrionrio. O embrio pode desenvolverse fora do organismo maduro comum nos ovparos (insetos, rpteis e aves) ou dentro do organismo materno comum nos vivparos (mamferos). As divises iniciais do zigoto so denominadas clivagem, e as clulas resultantes, blastmeros. As mitoses nos blastmeros sucedem com rapidez, dando origem a uma massa multicelular compacta, que lembra uma amora. Nessa fase, o embrio chamado de mrula. Nesse momento, nos ovos cuja quantidade de vitelo pouca, como o caso do vulo humano, as clivagens ou divises separam o ovo total-

mente. Nos ovos com grande quantidade de vitelo, as clivagens s ocorrem na regio do ncleo, denominada cicatrcula. Podemos falar, ento, que nesse segundo caso a clivagem pode ser parcial ou incompleta. Em seguida, na fase de blstula, as clulas se afastam e formam uma cavidade interna cheia de lquido. A partir desse momento, o conjunto passa a chamar-se blstula e a cavidade, blastocela. Em seguida, na fase de gstrula, ocorrem inmeras diferenciaes no conjunto de clulas; camadas de clulas se formam e se diferenciam, dando origem gstrula, no processo de gastrulao. Nesse perodo, formam-se os primeiros tecidos embrionrios, que nada mais so que camadas de clulas. A camada mais externa recebe o nome de ectoderme. A partir da ectoderme, formam-se a epiderme (camada externa da pele) e o sistema nervoso. A camada mais interna a endoderme, que envolve a cavidade do ntero (que substitui a blastocele e origina o intestino primitivo). Comunica-se com o exterior por uma abertura denominada blastporo. Na fase de gstrula, alguns animais desenvolvem apenas dois folhetos germinativos, que so a ectoderme e a endoderme (denominam-se animais diblsticos); outros desenvolvem trs folhetos germinativos, que so a ectoderme, a mesoderme e a endoderme (animais triblsticos). A partir da mesoderme, formam-se o sistema de locomoo (ossos e msculos), o sistema circulatrio e o sistema excretor. A mesoderme pode separar-se e desenvolver duas camadas, que passam a delimitar uma cavidade o celoma. Mas h animais triblsticos nos quais a mesoderme no apresenta celoma, ou seja, a mesoderme no se separa so denominados animais acelomados. Outros apresentam um falso celoma, ou seja, a mesoderme delimita apenas um lado da cavidade; so os pseudocelomas. Nos animais com celoma verdadeiros, os

17

mega dicionario Biologia.p65

17

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao

celomados, a cavidade celomtica delimitada pela mesoderme. No final da fase de gstrula, com o incio da formao do tubo nervoso dorsal e da notocorda, a ectoderme dobrada e as bordas superiores se soldam, originando um tubo denominado neural. Abaixo do tubo neural, forma-se um cordo longitudinal, denominado notocorda, que serve de eixo de sustentao para o embrio. Completam o sistema nervoso o tubo nervoso e a notocorda, definindo-o, os quais do incio formao dos rgos e sistemas. Ocorre nessa fase o desenvolvimento da mesoderme, que passa a ocupar todos os espaos entre a endoderme e a ectoderme e se divide em partes denominadas somitos. A partir dos somitos, so formadas as vrtebras (ossos da coluna), a musculatura esqueltica (msculos que se ligam aos ossos) e a derme (camada inferior epiderme).
Encfalo

Epitlio glandular ou de secreo

Na superfcie do crebro, encontram-se sulcos que se dilatam em giros tambm chamados de crtex cerebral. O encfalo a regio mais desenvolvida do crebro, onde se processa e armazena a maior parte das informaes. Entre os animais, o homem o que apresenta o maior crebro em relao ao tamanho do corpo.
crebro

Formado por clulas especializadas na produo de secrees, excretadas atravs das glndulas excrinas ou de secreo externa, ou das glndulas endcrinas. As primeiras apresentam ductos por onde secretam substncias para fora do organismo como as glndulas sudorparas e lacrimais ou para o interior de um rgo oco como as glndulas salivares e digestivas. J as glndulas indcrinas no possuem ductos e lanam suas secrees diretamente no sangue. Por isso, suas secrees so chamadas hormnios. Exemplos: hipfise, tireide, gnadas etc. As glndulas anfcrinas ou mistas tanto apresentam ductos excretores como produzem hormnios, atuando como glndulas endcrinas e excrinas ao mesmo tempo. O exemplo mais comum o pncreas, que, em sua ao excrina, produz suco pancretico, o qual lana no duodeno (poro inicial dos intestinos); sua ao endcrina, por sua vez, produz os hormnios glucagon e insulina, que so lanados diretamente no sangue, onde controlam a taxa de acar.
Esfago

Canal musculoso, com movimentos peristlticos involuntrios, controlados pelo sistema nervoso autnomo. O esfago atravessa o trax, ligando a faringe ao estmago. Suas fortes contraes peristlticas empurram o alimento em direo ao estmago. A entrada do alimento nesse rgo controlada pela vlvula crdia.
Espcie

cerebelo ponte bulbo medula

Conjunto de indivduos semelhantes, potencialmente capazes de se cruzar, produzindo descendncia frtil. Toda classificao em botnica tem base na noo de espcie.
Espermatognese

O encfalo e a medula formam o sistema nervoso central humano

Entomologia

Estudo e classificao dos insetos.


Epidemia

Surto de doena que se espalha rapidamente, atingindo grande nmero de indivduos de uma populao.
Epiddimos

rgos do sistema reprodutor masculino. Partem dos tbulos seminferos e tm um calibre maior. Sua funo armazenar temporariamente os espermatozides.
Epitlio de revestimento ou protetor

Apresenta clulas justapostas, praticamente desprovidas de substncias intersticiais (intercelulares) e de formas diversas (cilndricas, cbicas, achatadas), adaptando-se melhor s funes que desempenham. Os epitlios de revestimento so classificados em: epitlio simples, quando apresenta uma nica camada de clulas, e epitlio estratificado, quando apresenta duas ou mais camadas. As clulas que compem o epitlio de revestimento no so alimentadas pelo sangue, pois ele desprovido de vasos sanguneos; o transporte de substncias se d por osmose com as clulas vizinhas. As principais funes do epitlio de revestimento so: proteo protege o corpo contra atritos, desidratao, substncias txicas presentes no meio ambiente e entrada de microrganismos (bactrias, vrus); absoro mucosa interna dos intestinos; e transporte de gases nos alvolos pulmonares.

Formao do gameta masculino o espermatozide, uma clula minscula, altamente especializada, com formato hidrodinmico, cujas caractersticas constituem adaptaes que facilitam sua locomoo em meio lquido. A cabea parte volumosa da clula formada pelo ncleo, o qual se encontra envolvido por uma fina camada de citoplasma. Na parte anterior da cabea, h uma bolsa cheia de enzimas digestivas, originada do complexo de Golgi e denominada acrossomo, cuja funo perfurar o vulo no momento da fecundao. Aps a parte intermediria, existe o flagelo, cujos movimentos permitem a locomoo dos espermatozides at o vulo (gameta feminino). Sua formao compreende quatro fases: Fase germinativa ou de multiplicao: clulas germinativas, diplides, precursoras dos espermatozides, dividem-se por mitose, originando as espermatognias, que so clulas diplides. No sexo masculino, a fase de multiplicao pode ocorrer durante toda a vida do indivduo; Fase de crescimento: uma fase rpida, em que as espermatognias se tornam maiores, passando a denominar-se espermatcitos I, ou de primeira ordem, ou simplesmente cito I. At essa fase de crescimento, as clulas so diplides; Fase de maturao: os espermatcitos de primeira ordem passam por meiose, originando quatro clulas haplides, que podem apresentar caracteres diferentes devido ocorrncia de crossingover e permutas gnicas no incio da diviso I da meiose. Na primeira diviso meitica, cada espermatcito de primeira ordem origina dois espermatcitos de segunda ordem ou citos II , que j, so clulas haplides. Na segunda diviso

18

mega dicionario Biologia.p65

18

29/01/02, 20:42

Biologia

da meiose, cada espermatcito II origina duas clulas haplides, denominadas espermtides; fase de diferenciao ou espermiognese: cada espermtide sofre grandes transformaes, dando origem aos espermatozides.
corpos cavernosos bexiga urinria prstata ducto ejaculatrio uretra vescula seminal nus pnis glande epiddimo testculo ducto deferente escroto

a ao desse hormnio, as clulas da regio fndica passam a produzir o suco gstrico, que contm cido clordrico e pepsinognio. O cido clordrico apresenta o pH cido (por volta de 2), e, em meio cido, o pepsinognio transformado em pepsina (enzima ativa). A pepsina atua sobre as molculas de protena, decompondo-as em molculas menores, mas de natureza protica as proteoses e peptonas. No estmago, tambm so encontradas as enzimas mucina e remina ou labfermento, que coagula o leite. Aps permanecer no estmago algumas horas, o alimento ganha o aspecto de uma massa pastosa denominada quimo. Atravs do esfncter pilrico, o quimo chega ao duodeno.
ramo do nervo vago esfago fibras musculares circulares fibras musculares longitudinais fibras musculares oblquas piloro fundo gstrico ngulo do crdia corpo do estmago grande curvatura

Esqueleto apendicular

Constitudo pela cintura escapular e os membros anteriores, e pela cintura plvica com os membros inferiores. A cintura escapular (ombro) formada pelos ossos clavcula, escpula e corocide. A cintura plvica (bacia) formada pelos ossos leo, squio e pbis. Nos vertebrados, os membros anteriores dividem-se em brao, antebrao e mo. No brao existe um nico osso o mero; no antebrao dois ossos o rdio e o ulna (cbito). Na mo esto o carpo, o metacarpo e as falanges. Os membros inferiores dividem-se em coxa, perna e p. Na coxa, h um nico osso o fmur; na perna, dois ossos a tbia e a fbula (pernio); e, no p, o tarso, o metatarso e as falanges.
Esqueleto axial

pequena curvatura

duodeno Anatomia externa do estmago

composto pelo crnio, pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo esterno.
Estmago

Eucarionte

Tipo celular que apresenta sistemas membranosos e organelas no citoplasma nesse meio, a carioteca est presente.
Evolucionismo

rgo resultante da dilatao do tubo digestivo, situado na cavidade abdominal. Sua poro inicial recebe o nome de crdia; apresenta na sua parte superior uma pequena curvatura e na parte inferior uma grande curvatura. Sua parte mais dilatada recebe o nome de regio fndica. Em sua poro final, ocorre um estreitamento, que recebe o nome de esfncter pilrico, o qual faz divisa com o duodeno, incio do intestino delgado. Chegando ao estmago, o alimento estimula a produo do hormnio gastrina pelas clulas da mucosa do estmago. Sob

Teoria criada por Lamarck que supe que as espcies se transformam umas em outras.
Expirao

a sada do ar dos pulmes, o processo inverso ao da aspirao. Nele, o diafragma e os msculos intercostais relaxam. Diminui o espao da caixa torcica, aumenta a presso no interior dos pulmes e o ar expelido.

F
Faringe

rgo em forma de canal, comum ao aparelho respiratrio. O alimento deglutido jogado na faringe, que se contrai voluntariamente, empurrando o alimento para o esfago.
Febre amarela

exemplo, temos o nanismo hipofisrio, provocado por funo deficiente da glndula hipfise, que simula o nanismo acondroplsico, determinado por genes dominantes e transmissveis aos descendentes. Fentipo a aparncia de um indivduo (vegetal ou animal) de determinada espcie. Resulta da interao entre o gentipo e o meio ambiente. Fisiologia Estudo da atividade do corpo vivo, do modo pelo qual cada rgo exerce uma funo particular, e todos, em conjunto, operam harmoniosamente (fisiologia vegetal e fisiologia animal).

Fenocpias

Existem determinados indivduos que apresentam caractersticas fenotpicas no-hereditrias, que so produzidas por influncia do meio ambiente, imitando um mutante. Como

19

mega dicionario Biologia.p65

19

Doena de origem virtica, apresenta como sintomas inflamao do fgado, ictercia, vmitos sanguneos e nefrite. A transmisso feita pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. Para prevenir a doena, deve-se tomar a vacina e exterminar o mosquito transmissor.

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao Fitoplncton

Conjunto de seres fotossintetizantes que compem o plncton. So os principais produtores do bioma aqutico.
Flagelados

Protozorios providos de longos e finos prolongamentos protoplasmticos, chamados flagelos, que servem para a locomoo. Podem ser animais ou vegetais.
Flagelos

no a maior obra, no gnero, com 40 volumes no formato inflio que descrevem cerca de 200 famlias botnicas representadas na flora brasileira e 22.767 espcies vegetais (sendo 5.689 novas e 19.629 brasileiras), das quais 6.246 aparecem em timas estampas.
Fsseis

Formaes celulares que servem locomoo dos seres unicelulares.


Flora Brasiliensis

So restos de origem orgnica mais ou menos petrificados, achados nas camadas da Terra correspondentes a pocas geolgicas anteriores atual.
Funo

Notvel obra sobre botnica, organizada pelo naturalista alemo Martius, com a colaborao de 65 botnicos de diversos pases, inclusive alguns brasileiros. uma das maiores, se

Trabalho fisiolgico que um aparelho ou sistema realiza.


Fungo

Vegetal inferior, sem clorofila. Ex.: cogumelo.

Gametognese

Glndulas endcrinas

Processo de formao de gametas.


Gene

Segmento de molcula de DNA, responsvel pela determinao de caractersticas hereditrias, que est presente em todas as clulas de um organismo.
Gnero

Reunio de espcies que apresentam caracteres comuns (caracteres genricos), menos gerais que aqueles que servem para determinar as espcies.
Genes alelos

Genes que ocupam o mesmo lugar em cromossomos homlogos. Atuam sobre as mesmas caractersticas, podendo ou no determinar o mesmo aspecto. Ex.: um mesmo animal pode possuir uma alelo que determine a cor castanha do olho, e o outro alelo, a cor azul.
Gentica

Ramo da Biologia que estuda as questes ligadas hereditariedade e s leis que a governa.
Genoma

Lote completo de genes caracterstico da espcie. Uma clula haplide possui um genoma, enquanto uma diplide possui dois.
Gentipo

Patrimnio gentico de um indivduo presente em suas clulas e transmitido de uma gerao a outra. No podemos ver o gentipo de um indivduo, mas esse pode ser deduzido por meio de cruzamento, teste ou anlise dos parentais e descendentes.
Gestao

So aquelas desprovidas de canais excretores; por isso, lanam diretamente no sangue os hormnios produzidos. Determinada quantidade de hormnio no sangue pode estimular ou inibir as atividades do rgo-alvo. Essa regulao endcrina ocorre por meio de um mecanismo conhecido como realimentao ou feedback, que pode ser negativo ou positivo. Exemplo de feedback (retroalimentao) negativo: a adeno-hipfise produz e libera o hormnio foliculoestimulante, que, por meio do sangue, chega at os ovrios, atuando sobre eles. Sob a ao do hormnio foliculoestimulante, um folculo de Graaf inicia seu processo de amadurecimento para produzir o vulo. Durante o amadurecimento, o folculo produz o hormnio estradiol (hormnio sexual feminino). Quanto mais hormnio foliculoestimulante vier da adeno-hipfise, mais estradiol produzido pelo folculo. Assim, a taxa de estradiol sobe muito no sangue, at chegar a um nvel em que, ao passar pela hipfise, bloqueia a produo do hormnio foliculoestimulante. Est a um feedback negativo, pois, com a parada da produo do hormnio foliculoestimulante, cessa tambm a produo de estradiol. Exemplos de feedback positivo: a glndula adenohipfise produz hormnio tireotrofina, que estimula a glndula tireide a produzir o hormnio tiroxina. Aumentando o hormnio tiroxina no sangue, a produo do hormnio tireotrofina se reduz, fato que provoca a inibio da tireide. Quando o nvel de tiroxina no sangue se torna baixo, a adenohipfise volta a secretar tireotrofina, e o mecanismo recomea.
Glndulas salivares

Glndula de Cowper ou glndulas bulbouretrais

Tempo que decorre entre o momento da fecundao at o nascimento do novo ser. rgo do sistema reprodutor masculino que, sob estmulos sexuais, produz um muco de consistncia lubrificadora, com a finalidade de auxiliar no ato sexual.

So trs pares de glndulas: as partidas, as maxilares e as sublinguais. Sob o estmulo do aroma e do sabor dos alimentos, as glndulas salivares produzem a saliva, que apresenta em sua composio a enzima ptialina ou amilase salivar, a qual, por sua vez, atua sobre o amido, iniciando sua digesto e transformando-o em maltose. A saliva lubrifica e dilui os alimentos, facilitando sua mastigao, gustao e deglutio.
Grande circulao ou circulao sistmica

a que se estabelece entre o corao e todos os tecidos do corpo. Sua funo bsica distribuir oxignio e nutrientes para todas as clulas vivas.

20

mega dicionario Biologia.p65

20

29/01/02, 20:42

Biologia Gripe

Doena de origem virtica. Seus sintomas so calafrios, febre alta, dores de cabea, garganta e musculares, vermelhido da face e olhos brilhantes. transmitida diretamente por gotculas expelidas por doentes e indiretamente por meio de

objetos contaminados. A vacina ineficiente, pois o vrus mutante. O doente deve evitar a exposio friagem. O prprio organismo combate a enfermidade com eficincia, porm podem ser usados antitrmicos e cido acetilsaliclico para aliviar os sintomas.

Hbitat Haplide

Local habitado por uma espcie. Ncleo celular que possui n cromossomos.
Harvey, William

reabsoro da gua. Sua deficincia provoca o diabetes inspido. O ADH conhecido tambm como vasopressina.
Hormnio de crescimento ou somatotrpico (STH ou GH)

Mdico e fisiologista ingls (1578-1657). Descreveu o mecanismo da circulao do sangue.


Hepatite

Doena de origem virtica. Apresenta os seguintes sintomas: infeco aguda, febre, inapetncia, nuseas, vmitos, mal-estar e dores abdominais. transmitida pelo contgio direto com gotculas de muco e saliva, transfuso de sangue, injeo de soro ou plasma proveniente de pessoas infectadas e seringas e agulhas contaminadas. Deve-se evitar o contato com pessoas infectadas e esterilizar seringas e agulhas.
Heterolcitos

Hormnio produzido pela adeno-hipfise ou lobo anterior da hipfise. Tem como funes estimular o crescimento da criana e do jovem, aumentando o nmero de mitoses e da sntese de protenas. Sua deficincia na criana provoca o nanismo. Quando produzido em excesso, provoca o gigantismo. Se esse problema surge na fase adulta, provoca a acromegalia (crescimento das extremidades, como mos e ps).
Hormnio foliculoestimulante (FSH)

vulos com muito vitelo, o qual est mais concentrado e em maior quantidade entre o plo vegetativo e o plo que contm o ncleo. comum nos peixes e anfbios.
Hipfise ou pituitria

Hormnio produzido pela adeno-hipfise ou lobo anterior da hipfise. Atua nos ovrios, estimulando o desenvolvimento dos folculos ovarianos, no interior dos quais ocorre a maturao dos vulos. No homem, estimula a produo dos espermatozides.
Hormnio luteinizante (LH)

Homeostase

Glndula localizada na base do crebro. Apresenta duas regies distintas: a neuro-hipfise ou hipfise posterior, e uma poro anterior adeno-hipfise. Sabe-se hoje que ela est sob o controle do hipotlamo (parte do sistema nervoso central). A neuro-hipfise armazena hormnios fabricados pelo hipotlamo. Equilbrio dinmico entre os sistemas de um organismo, que permite regular o estado fsico do protoplasma celular, o pH e a concentrao osmtica, evitando que se desequilibre em relao s variaes do meio. Um dos principais mecanismos da homeostase a osmorregulao.
Homozigoto

Hormnio produzido pela adeno-hipfise ou lobo anterior da hipfise. Atua no rompimento do folculo ovariano, o que resulta na liberao do vulo. Ocorrendo a ruptura, o folculo transforma-se em corpo lteo ou corpo amarelo. No homem, atua nos testculos, estimulando a sntese de testosterona (hormnio sexual masculino).
Hormnio melanotifico (MSH)

Hormnio produzido pela adeno-hipfise ou lobo anterior da hipfise. Relaciona-se com a pele em anfbios e rpteis. Nos seres humanos e outros mamferos, ocorre tambm o MSH, mas sua atuao no organismo desconhecida.
Hormnios

Um indivduo homozigoto para um determinado carter quando possui os dois genes iguais, ou seja, um mesmo alelo em dose dupla. O homozigoto produz apenas um tipo de gameta, seja ele dominante, seja recessivo.
Hormnio adrenocorticotrfico (ACTH)

So substncias qumicas produzidas por glndulas endcrinas ou por clulas isoladas e so lanadas no sangue em dois locais distantes, estimulando ou inibindo as funes de certos rgos-alvo.
Humboldt, Alexander von

Hormnio produzido pela adeno-hipfise ou lobo anterior da hipfise. Atua na regio cortical das supra-renais, estimulando a produo dos hormnios cortisona e aldosterona.
Hormnio antidiurtico (ADH)

Hormnio fabricado no hipotlamo e armazenado pela neuro-hipfise. Atua nos tbulos renais, promovendo a

Cientista alemo (1769-1859). Seus estudos abordaram vrios setores do conhecimento humano. Fez vrias viagens de explorao, nas quais, entre outras coisas, estudou as formas e caractersticas das plantas em relao ao meio em que se desenvolvem, dando os primeiros passos para a criao da geografia botnica.

21

mega dicionario Biologia.p65

21

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao

Inspirao

a entrada de ar nos pulmes. Para que ocorra, o diafragma, msculo que separa o trax do abdome, se contrai e abaixa. Os msculos intercostais se contraem e elevam as costelas, aumentando o volume da caixa torcica e diminuindo a presso no interior dos pulmes, que se dilatam ocupando todo o espao.
Intestino delgado

tambm a ao do suco entrico, produzido pelas clulas da parede do intestino, e se transforma no quilo, que apresenta o pH alcalino por volta de 8.
Intestino grosso

Chegando ao duodeno poro inicial do intestino delgado , o quimo apresenta uma certa acidez, o que provoca uma reao nas paredes do duodeno, o qual passa a produzir dois hormnios: a secretina e a colecistocinina, que, por sua vez, so lanados na corrente sangunea. A secretina vai atuar no pncreas, estimulando-o a produzir o suco pancretico, que ser lanado no duodeno. O hormnio colecistocina vai atuar sobre a vescula biliar (bolsa armazenadora de bile, fabricada pelo fgado), provocando contraes, at que ocorra a liberao da bile, a qual lanada no duodeno juntamente com o suco pancretico. Alm do suco pancretico e da bile, o quimo sofre

Parte do alimento no-absorvido no intestino delgado passa para o ceco, poro inicial do intestino grosso que atravessa a vlvula ileicecal. Uma grande quantidade de gua acompanha os resduos alimentares. A regio do ceco, em sua parte inferior, tem o apndice e, em sua poro superior, o clon ascendente; em seguida, o clon transversal, o clon descendente e o reto. Na regio do ceco, os resduos alimentares constituem o bolo fecal, que, devido aos pigmentos biliares, apresenta cor marrom. Grande parte do volume de gua que acompanha o bolo fecal reabsorvida ao longo do intestino grosso.
Isolcitos ou oligolcitos

vulos com pouco vitelo, distribudo uniformemente por toda a clula. comum nos equinodermos (invertebrados marinhos) e nos cefalocordados (como o anfioxo).

Naturalista francs (1741-1829). Criador da famosa teoria evolucionista, segundo a qual o aperfeioamento dos seres vivos obra de suas prprias atividades vitais, influenciadas por estmulos externos e internos. As influncias externas, do solo, da umidade, da luz, calor etc., atuam sobre as plantas e os animais. Nos animais, a essas influncias se unem o uso ou desuso que fazem de seus rgos, da a expresso a funo faz o rgo. Com base nisso, Lamarck acreditou encontrar, entre outros fatos que observou, justificativa para o tamanho desmesurado do pescoo das girafas no fato de terem sido obrigadas a estic-lo, ao longo de geraes, para alcanar os frutos e folhas das rvores.
Lavoisier, Antoine Laurent de

Lamarck, Jean Baptiste

albuminides, graxas, sais e vitaminas em propores adequadas, constitui o mais completo alimento natural para os seres em formao.
Lineu, Carl von

Naturalista sueco (1707-1778). Autor do primeiro sistema natural de classificao botnica e considerado um dos mais importantes botnicos.
Lngua

um rgo musculoso. Em sua superfcie apresenta corpsculos tteis e quimiorreceptores. A lngua participa da deglutio dos alimentos, contribui para a articulao das palavras e o rgo-sede do paladar.
Lund, Peter Wilhelm

Qumico francs (1743-1794). Devem-se a ele a nomenclatura qumica, o conhecimento da composio do ar, a descoberta do papel do oxignio nas combustes e na respirao dos animais e a formulao da lei de conservao da matria. Na fsica, efetuou as primeiras medies calorimtricas. Participou da comisso encarregada de estabelecer o sistema mtrico.
Leite

Produto de secreo das glndulas mamrias, que possuem as fmeas dos mamferos. Por conter hidratos de carbono,

Naturalista dinamarqus (1801-1880). Residiu por muitos anos no Brasil, tendo estudado a paleontologia da regio calcria do centro de Minas Gerais e descoberto restos fsseis do homem primitivo na zona da Lagoa Santa. Contribuiu grandemente para que o Brasil se tornasse conhecido nos meios cientficos europeus e proporcionou a vinda ao Pas de naturalistas notveis, como Warming e Reinhardt.

Malria

Conhecida tambm como maleita, impaludismo, febre ter benigna ou febre quart. O agente causador da doena o protozorio dos gneros Plasmodium vivox, Plasmodium malariae, Plasmodium falciparum e Plasmodium ovale. O

contgio se d pela picada da fmea do mosquito Anopheles, ou mosquito-prego; antes de sugar o sangue, o mosquito injeta saliva, que contm uma substncia anticoagulante. O parasita penetra na circulao sangunea juntamente com a saliva. Segue-se um perodo de incubao, de aproximada-

22

mega dicionario Biologia.p65

22

29/01/02, 20:42

Biologia

mente dez dias, durante o qual o Plasmodium permanece nas clulas do fgado. Posteriormente retorna circulao sangunea e penetra nas hemcias (glbulos vermelhos). Nesse local, divide-se assexuadamente, originando esporos. As hemcias rompem-se, liberando esporos que iro contaminar novas hemcias. Por reproduzir-se assexuadamente no homem, esse se torna hospedeiro intermedirio do plasmdio, e sua reproduo sexuada ocorre no mosquito Anopheles, que o hospedeiro definitivo. Os sintomas da malria so anemia, enfraquecimento, leses no fgado e ciclos de febres, que variam dependendo da espcie do plasmdio. O Plasmodium vivox causa a febre ter benigna e
10 - Os esporozotos arrebentam a parede do cisto e migram em direo s glndulas salivares do inseto. Ali permanecem at que o inseto os introduza, atravs de uma picada, no corpo de outra pessoa para, assim, darem continuidade ao ciclo sexual no mosquito de 7 a 19 dias, aps os quais o pernilongo capaz de inocular 1 - No homem: por ocasio da picada do pernilongo, formas infectantes do parasita, conhecidas como esporozotos, abandonam as glndulas salivares do inseto e invadem o organismo humano. 2 - Dirigem-se, pelo sangue, s clulas do fgado, onde se multiplicam.

acessos febris a cada trs dias. O Plasmodium falciparum causa a ter maligna e acessos febris com perodos irregulares de 36 a 48 horas. O Plasmodium malariae causa a febre quart e acessos febris, com ciclos de 72 horas ou a cada quatro dias. O Plasmodium ovale causa acessos febris, com ciclos de 48 horas; os sintomas so leves, e a infeco, de modo geral, termina aps 15 dias. A doena prevenida com o extermnio do mosquito transmissor pela utilizao de telas nas janelas para impedir sua entrada e pela eliminao de guas paradas (vasos, pneus etc.), que servem de criadouros para a larva do inseto, pois ele se desenvolve em meio aqutico.

9 - Os zigotos formados penetram na parede intestinal e se encistam. Dentro de cada cisto ocorre uma reproduo mltipla (a esporogonia), com formao de milhares de

8 - As fecundaes ocorrem no tubo digestivo do inseto, caracterizando-o, assim, como hospedeiro definitivo do ciclo vital do plasmdio.

7 - No pernilongo: sugadas por um Anopheles fmea, hemcias contendo gametcitos chegam ao tubo digestivo do inseto. Os gametcitos femininos (macrogametcitos) crescem e se transformam em megagametas. Cada gametcito masculino (microgametcito) divide-se e origina de 6 a 8 microgametas, com forma de 6 - Aps alguns ciclos de esquizogonia nas hemcias humanas, certos merozotos transformam-se em clulas sexuais, os gametcitos; porm, no formam gametas no organismo humano. 5 - Esses merozotos provocam a ruptura do glbulo vermelho, ficam livres no sangue e invadem novos glbulos vermelhos. Nova reproduo mltipla ocorre e o ciclo se repete.

3 - A seguir, abandonam o fgado e se espalham pelo sangue, invadindo glbulos vermelhos. 4 - Em cada glbulo vermelho, consomem a hemoglobina, sendo ento chamados de trofozotos. Por um processo de reproduo assexuada mltipla (conhecido como esquizogonia) cada trofozoto d origem a cerca de 36 clulas-filhas chamadas de merozotos.

Malpighi, Marcello

Mendelismo

Clebre naturalista italiano (1628-1694). Dedicou-se especialmente anatomia microscpica animal e vegetal.
Medula espinhal

Doutrina da origem das espcies baseada nas leis de Mendel, que admitem a produo de espcies novas por hibridao.
Menopausa

uma haste cilndrica que percorre o interior do canal raquidiano. condutora de impulsos nervosos e sede dos atos reflexos. Internamente apresenta o corpo dos neurnios, dando a essa regio uma cor acinzentada, e externamente ficam os axnios mielinizados, constituindo a substncia branca.
Meio

Processo que marca o fim da capacidade reprodutiva nas mulheres.


Menstruao

Processo de descamao do endomtrio, acompanhada de sangramento.


Metabolismo

Conjunto de fatores de ordem exterior, sob cuja influncia se desenvolvem os seres vivos, desde o momento da fecundao. So o ar, o alimento, a temperatura, a luz, o gnero de vida e demais circunstncias e condies, impostas por agentes externos, que os seres se vem obrigados a suportar.
Meiose

Conjunto de fenmenos que ocorrem no processo da nutrio, desde o ato da ingesto do alimento at a excreo dos produtos de desassimilao.
Metazorios

Processo de diviso celular pelo qual uma clula diplide origina clulas haplides. um processo que reduz o nmero cromossmico metade. Ocorre nas clulas reprodutoras e resulta nos gametas.
Mendel, Gregor Johann

Um dos dois grandes sub-reinos em que se divide o reino animal. Ao contrrio do sub-reino os protozorios, constitudo de animais formados por numerosas clulas diferenciadas, todas oriundas da clula-ovo. Os metazorios agrupam-se em dois grandes ramos: fitozorios, que tm simetria radiada, e artiozorios, com simetria bilateral.
Micrbio

Religioso e botnico austraco (1822-1884). Professor de cincias naturais, que realizou experimentos com sementes de ervilhas, a respeito da transmisso de caracteres hereditrios, estabelecendo as leis de Mendel, bsicas para a gentica.

Ser unicelular e microscpico. H espcies incuas e outras patognicas, mas vulgar e geralmente o nome micrbio dado s patognicas.

23

mega dicionario Biologia.p65

23

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao Miopia

Ocorre quando o globo ocular mais longo que o normal. Em conseqncia, a imagem focalizada antes da retina.O mope tem dificuldades para enxergar ao longe. A correo pode ser feita com lentes divergentes. A hipermetropia o inverso da miopia.
Mitose

Processo pelo qual uma clula eucarionte (nucleada) origina, em uma seqncia ordenada de etapas, duas clulas cromossmica e geneticamente idnticas.
Msculos

Os msculos so formados por clulas geralmente alongadas, que apresentam em seu interior a protena fibrila, responsvel pelas contraes musculares. Os movimentos do corpo de-

vem-se s contraes dos msculos. A partir dos cnidrios e nos demais invertebrados, devido ausncia de um esqueleto sseo, os msculos so os nicos responsveis pelos movimentos do ser e apresentam uma musculatura lisa e estriada. Nos vertebrados, h trs tipos de msculos: liso, estriado esqueltico e estriado cardaco. Musculatura lisa: de contrao involuntria, encontrada nas paredes de rgos ocos (estmago, intestinos, vasos sanguneos, entre outros). Musculatura estriada esqueltica: prende-se ao esqueleto, tem contraes voluntrias e rpidas. Musculatura estriada cardaca: forma o miocrdio (musculatura intermediria e mais desenvolvida do corao) e responsvel pelos batimentos cardacos. Apresenta discos intercalares que facilitam a passagem de estmulos de uma clula outra.

Nematelmintos

Nomes das plantas

Os vegetais so geralmente conhecidos por denominaes populares ou vulgares. O nome habitual de cada planta comumente baseado no aspecto, qualidades, propriedades

24

mega dicionario Biologia.p65

24

Classe do ramo dos vermes, de corpo longo e cilndrico, sem segmentos, que carecem de apndices locomotores, clios vibrteis e vasos sanguneos. Seu revestimento externo constitudo de uma cutcula quitinosa. So na maior parte parasitas de vertebrados e invertebrados. As espcies principais so as chamadas lombrigas intestinais (Ascaris lumbricoides etc.) e a triquina, agente causador da doena chamada triquinose.

ou utilidade de cada espcie. Quanto maior for a sinonmia vulgar de uma planta, tanto mais til ela. A nomenclatura vulgar representa, por outro lado, a mais remota tentativa de sistematizao botnica, pois procura, natural ou empiricamente, agrupar os vegetais segundo seus nomes e aplicaes. Com o advento da cincia botnica, os naturalistas verificaram a necessidade de dar a cada planta um nome tcnico, por meio do qual cada vegetal fosse conhecido no mundo inteiro, para facilitar no somente o intercmbio cientfico, mas tambm o comercial, que a nomenclatura vulgar dificultava. Foi o grande botnico Lineu, universalmente conhecido, quem criou a atual nomenclatura cientfica vegetal, chamada binria, porque nela as plan-

29/01/02, 20:42

Biologia

tas recebem ordinariamente dois nomes, que correspondem ao gnero e espcie botnica. Nessa nomenclatura, mundialmente reconhecida e adotada, os nomes de todas as plantas so escritos em latim (lngua morta mas universal, eufnica e suscetvel de expresso concisa). Nos dois nomes latinos que designam cada espcie vegetal constam: o primeiro, nome genrico, um substantivo que indica o gnero da planta; o segundo, nome especfico, um adjetivo relacionado ao genrico ou um substantivo adjetivado. Isso permite designar uma infinidade de plantas com o auxlio de um pequeno nmero de substantivos genricos e de adjetivos especficos. Assim, por exemplo, a bananeira, ou banana comum, conhecida pelo nome de

Musa paradisiaca, enquanto a banana-an a Musa chinensis, a bananeira-de-assnia (espcie ornamental) a Musa ensete, e a bananeira txtil ou abac a Musa textilis etc.
Ncleo ou carioplasma

Corpsculo esfrico ou ovide que se encontra na maioria das clulas. de natureza albuminide e rege toda a vida celular.
Nuclolo

Corpsculo que pode estar dentro do ncleo celular, do qual se diferencia por sua maior refringncia e por certas reaes corantes.

Ocitocina

Hormnio fabricado no hipotlamo e armazenado pela neurohipfise, provoca as contraes da musculatura do tero na ocasio do parto. Atua tambm nas glndulas mamrias, provocando a contrao e ejeo do leite.
Ofdios

formadores. O conjunto de receptores responsveis pelas funes de relao tambm chamado de sistema sensorial.
Osmorregulao

um dos mecanismos da homeostase.


Osmose

Ordem dos rpteis inferiores, caracterizados pelo corpo cilndrico, de revestimento escamoso e completamente desprovido de membros.
Olfato

Passagem recproca de lquidos de densidade diferente atravs de uma membrana semipermevel que os separa. Apenas o solvente se difunde da soluo hipotnica para a hipertnica.
Ossos

O sentido do olfato captado pela mucosa pituitria, localizada na cavidade nasal. Na mucosa pituitria, esto presentes quimiorreceptores capazes de perceber o estmulo provocado por molculas ou partculas levadas pelo ar e depositadas sobre a superfcie mida da mucosa. Quando isso ocorre, as terminaes nervosas presentes na pituitria geram pulsos nervosos, que so transmitidos aos centros cerebrais, onde so interpretados e se tornam conscientes. Graas ao olfato os animais podem localizar alimentos, parceiros sexuais e predadores a distncia. Em alguns invertebrados, como os insetos, os quimiorreceptores olfativos esto espalhados pelo corpo e comumente esto localizados nas antenas.
Onvoro

rgos que constituem o esqueleto nos vertebrados (com exceo dos peixes cartilaginosos). So tecidos vivos que se desenvolvem juntamente com o animal, sendo responsveis pelo aumento de tamanho do corpo, protegendo o sistema nervoso central e respondendo pela produo das clulas sanguneas. O esqueleto pode ser de cartilagenoso como o esqueleto provisrio dos embries ou o dos peixes condrictes ou sseo, como nos vertebrados. O esqueleto dos vertebrados divide-se em duas partes: axial e apendicular.
Ovrio

Nome que se d ao animal que tanto se alimenta de carne quanto de substncias vegetais.
rgo

Parte do corpo, constituda de vrios tecidos, com uma funo especfica. A reunio de vrios rgos constitui um aparelho ou sistema. Ex.: a boca, as fossas nasais, a laringe, a traquia, os brnquios e os pulmes so rgos do aparelho respiratrio.
rgos do sentidos

rgo do sistema reprodutor feminino. So as gnadas femininas ou glndulas sexuais femininas. Esto localizados em pares no interior da cavidade plvica. Cada ovrio constitudo por duas partes: uma mais interna a medular , que contm grande quantidade de vasos sanguneos; e uma parte externa ou cortical, em que podem ser vistos os folculos de Graaf, constitudos por clulas foliculares que envolvem os ovcitos clulas que, ao amadurecer, daro origem aos vulos. Alm de produzir os vulos, os ovrios fabricam os hormnios estrgeno e progesterona.
bexiga urinria tuba uterna ovrio tero reto

Por meio dos rgos dos sentidos, os animais so capazes de relacionar-se com os ambientes externos e internos do corpo. possvel que sejam distinguidos estmulos sonoros, luminosos, olfativos, gustativos e dolorosos. A sensibilidade que permite identificar todas essas variaes se deve mltipla variedade de neurnios presentes no crebro, pois cada um reage de maneira diferente quando estimulado. Na percepo dos sentidos, atuam os neurnios receptores, condutores e trans-

clitris

vagina nus

uretre

stio vaginal lbio menor lbio maior

stio externo da uretre

25

mega dicionario Biologia.p65

25

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao vulo

Clula feminina de reproduo. Geralmente grande e esfrico, imvel, contm em seu interior reservas nutritivas (o vitelo), que alimentaro o futuro embrio.
Ovulognese

Formao do gameta feminino o vulo, clula geralmente esfrica que possui membrana protetora, ou membrana vitelina. O vulo armazena no citoplasma substncias nutritivas, como os lipdios, protenas destinadas a nutrir o futuro embrio. Essas substncias nutritivas so denominadas vitelo ou plasma nutritivo. O ncleo ou vescula germinativa e a mancha germinativa ou ncleolo ovular compreendem trs fases: Fase de multiplicao: tem incio na vida embrionria a partir de clulas diplides, que por mitose realizam a produo de ovognias, clulas precursoras dos vulos. A produo de ovognias inicia-se e encerra-se nessa fase. Fase de crescimenclulas germinativas (2n) 1 perodo germinativo

to: as ovognias crescem e se transformam em ovcitos primrios, de primeira ordem ou cito I. Os ovcitos so diplides, e essa fase dura at aproximadamente entre sete e oito meses de gestao, o que justifica o seu tamanho, cerca de mil vezes maior que o espermatozide. Fase de maturao: inicia-se por volta dos oito meses de gestao; os ovcitos primrios iniciam a primeira diviso da meiose, at a prfase I, paralisando sua diviso nessa etapa e permanecendo assim at a puberdade. Na puberdade, sob estmulos hormonais, os ovcitos I que paralisaram suas divises ainda na gestao da criana do continuidade s divises, completando a primeira diviso da meiose. Cada ovcito primrio produz duas clulas haplides de tamanhos diferentes: o ovcito secundrio (maior) e o glbulo polar (menor). Ocorrendo a segunda diviso da meiose, o ovcito secundrio d origem a duas haplides, tambm de tamanhos diferentes: a maior denomina-se vulo, e a menor, segundo glbulo polar. Os glbulos polares so degenerados.
ovcito corpos lteos folculo ovariano primrio

ovognias mitose

(2n)

ovognias (2n)

ovrio folculo maduro

2 perodo de crescimento

crescimento sem diviso celular

ovcito I (2n)

ovcito II

ovulao

meiose I

3 perodo de maturao

ovcito II (n cromossomos duplicados)

primeiro glbulo polar (n cromossomos duplicados)


meiose II

glbulos polares (n)

vulo (n) segundo glbulo polar (n)


so formados eventualmente

Esse esquema mostra as fases da ovulognese e como esse processo ocorre no ovrio em cada ciclo menstrual (do ovcito I at a liberao do ovcito II, processo denominado ovulao). No ovrio, cada ovcito est contido em um folculo. A cada ciclo menstrual, um desses folculos inicia a maturao, formando o ovcito II. O folculo, depois que eliminou o ovcito II, transforma-se no corpo lteo (ou corpo amarelo), que secreta hormnios relacionados ao ciclo menstrual. Depois, o corpo lteo regride. Todo esse processo controlado pelos hormnios estrgeno, progesterona e outros.

P
Paladar ou gustao

O rgo-sede a lngua. A gustao permite que os animais identifiquem substncias pelo contato fsico entre os receptores qumicos e as substncias a serem identificadas.
Pncreas

uma glndula mista, pois fabrica o suco pancretico, que lanado no duodeno (ao excrina da glndula) e fabrica os hormnios insulina e glucagon nas ilhotas de Langerhans, por dois tipos de clulas: as beta e as alfa. As clulas beta produzem insulina, e as alfa, o glucagon. A insulina atua sobre o metabolismo do acar, promovendo modificaes nas membranas das clulas e facilitando a entrada da glicose para consumo imediato. A produo

insuficiente de insulina pelas clulas beta das ilhotas de Langerhans provoca o diabetes melito, ou seja, o excesso de acar no sangue e sua eliminao na urina. O glucagon tem efeito antagnico ao da insulina, aumentando a concentrao de acar no sangue. As supra-renais ou adrenais, localizadas sobre os rins, apresentam duas regies distintas: o crtex e a medula.
Papilas gustativas

So corpsculos gustativos responsveis pela gustao distribudos pela lngua. As papilas apresentam-se salientes na superfcie da lngua e so formadas por clulas epiteliais modificadas. Apresentam tambm microvilosidades, que reagem a diversos tipos de substncias qumica, e termina-

26

mega dicionario Biologia.p65

26

29/01/02, 20:42

Biologia

Parasita

es nervosas. As papilas gustativas so de trs tipos: caliciformes, fungiformes e filiformes. As caliciformes apresentam formato de clice, e esto localizadas na base superior da lngua e so sensveis ao sabor amargo. As fungiformes esto localizadas na superfcie mediana da lngua e so mais sensveis aos sabores cido, salgado e doce; finalmente as filiformes esto situadas na face superior da lngua e tm funo ttil. As papilas gustativas tambm so encontradas nas patas de certos insetos e nos tentculos dos polvos. Diz-se da planta ou animal que vive custa de outro indivduo.
Paratireides

com o tecido conjuntivo. Abaixo da derme, est posicionada ainda a hipoderme, onde se situa o tecido adiposo subcutneo, uma camada de gordura cuja espessura varivel.
plo abertura do duto de suor (poro) camada queratinizada

epiderme

derme glndula sudorpara folculo do plo vasos sanguneos glndula sebcea msculo eretor do plo terminaes nervosas

Glndulas que esto em nmero de quatro, localizadas na face posterior da tireide. So responsveis pela produo de paratormnios, que regulam o metabolismo do clcio no organismo, contribuindo para sua absoro no intestino. O excesso de paratormnio provoca hiperparatireoidismo, que se caracteriza por uma acentuada retirada de clcio dos ossos, facilitando a ocorrncia de fraturas e deformaes sseas. A falta de paratormnio, por sua vez, ocasiona a reduo de clcio no sangue, provocando contraes musculares denominadas tetania muscular.
Pasteur, Louis

tecido subcutneo

Pnis

o rgo copulador masculino. Abriga grande parte da uretra, o corpo esponjoso e o corpo cavernoso. Quando estimulado, suas atrias sofrem dilatao, e grande quantidade de sangue fica retida nos tecidos esponjosos, fazendo com que o pnis aumente de volume, tornando-se rijo e ereto.
Pequena circulao ou circulao pulmonar

Grande qumico e bilogo francs (1822-1895). Descobriu a natureza e as caractersticas dos micrbios como causadores de enfermidades contagiosas, a vacina contra a hidrofobia e muitos outros fatos cientficos notveis.
Peixes

a que se estabelece entre o corao e os pulmes. Tem a funo de promover a oxigenao do sangue.
Placenta

Vertebrados adaptados vida aqutica. Seu corpo geralmente fusiforme, mas pode tambm ser cilndrico, esfrico, achatado etc. No tm pescoo e seus membros locomotores so as aletas, em nmero varivel. Geralmente so em cinco: uma aleta dorsal dividida em duas peitorais, uma de cada lado, uma aleta abdominal, outra anal e uma caudal situada na cauda, dividida em dois lbulos de igual ou de diferentes formas. Na maioria deles, o corpo recoberto de escamas. O esqueleto dos peixes cartilaginoso, na maior parte deles, e sseo, em outros. Possuem um crnio e uma coluna vertebral. Respiram por meio de brnquias, rgos em forma de lminas colocados nas cavidades branquiais de ambos os lados da cabea.
Pele humana

Anexo embrionrio exclusivo dos mamferos, com exceo de alguns grupos que so aplacentrios. A placenta tem por funo nutrir o embrio, permitir trocas respiratrias e eliminar excretas. Tambm possui funo hormonal, produzindo os hormnios fundamentais no perodo de gestao.
casca de ovo alantide bolsa amnitica

A pele humana apresenta uma camada externa a epiderme e uma interna a derme. A epiderme tem origem ectodrmica, e suas clulas apresentam-se estratificadas. As superficiais so mortas e impregnadas de queratina (protena resistente e impermevel). As mais profundas so vivas e se reproduzem constantemente, sendo empurradas para fora. Chegando superfcie, so queratinizadas e morrem. Abaixo da epiderme, encontra-se a derme, de origem mesodrmica, que apresenta vasos sanguneos, corpsculos sensoriais e tcteis, terminaes nervosas (receptores da dor), receptores de frio e calor, glndulas sebceas e canais das glndulas sudorparas. As glndulas sudorparas esto localizdas abaixo da derme, j em contato

clara de ovo embrio saco vitelnico

Plantas aquticas

So aquelas que somente vivem em meio aqutico (lagos, rios, brejos etc.). Dividem-se em trs grupos: flutuantes, aquelas cujas folhas e flores flutuam na gua, como o caso das denominadas nenfares (Wymphaea sp., vrias); submersas, grupo ao qual pertencem todas as plantas que vivem debaixo das guas, ou melhor, dentro dgua; emersas ou emergentes, que so as aquticas prprias dos brejos ou pntanos, cujas folhas e flores ficam acima da superfcie das guas, como o caso da tbua

27

mega dicionario Biologia.p65

27

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao

(Tipha dominguasis), e muitas outras, das famlias das ciperceas, alismatceas, pontedericeas etc.
Platelmintos

Prolactina (LTH)

Vermes de corpo achatado, foliceo, alongado, que so comumente parasitrios, motivo pelo qual alguns de seus rgos sofreram uma atrofia e outros desapareceram (rgos sensoriais e do aparelho digestivo). As tnias, parasitas dos intestinos do homem, pertencem a essa classe de vermes.
Poliomielite

Hormnio produzido pela adeno-hipfise ou lobo anterior da hipfise, estimula a produo do leite pelas glndulas mamrias durante a lactao.
Prstata

Doena de origem virtica. Seus sintomas em algumas pessoas so febre baixa, mal-estar e indisposio geral. transmitida por gotculas de saliva, secreo nasal, alimentos ou objetos contaminados e gua contaminada. prevenida por vacina. No h tratamento prprio, mas podem ser usadas compressas quentes para auxiliar no tratamento da forma paraltica da doena.
Ponte ou protuberncia

rgo do sistema reprodutor masculino. uma glndula produtora da secreo que faz parte da composio do esperma e lanada no ducto ejaculador, que uma continuao do canal deferente, e desemboca na uretra.
Protistas

Seres unicelulares cujos caracteres no revelam se so animais ou vegetais.


Protoplasma

rgo do sistema nervoso central. Est situado acima do bulbo e abaixo do cerebelo. Sua funo conduzir o impulso nervoso e est relacionado com reflexos associados s emoes (riso, lgrimas etc.).
Presbiopia (vista cansada)

Substncia gelatinosa e hialina existente no interior das clulas vivas. constituda por substncias albuminosas em estado coloidal. O protoplasma tambm chamado citoplasma por alguns autores, mas considerado mais correto reservar esse nome para designar o contedo celular que circunda o ncleo, reservando o nome protoplasma para a matria viva em geral.
Protozorios

Com a idade, o cristalino perde a capacidade de acomodao, dificultando a focalizao dos objetos prximos. Essa dificuldade pode ser corrigida com lentes convergentes.
Procarionte

Tipo celular que no apresenta sistemas membranosos internos nem organelas. No h carioteca envolvendo o material hereditrio.

So os animais unicelulares os mais pequenos do reino. Seu tamanho oscila entre dez micra e alguns milmetros. No possuem rgos diferenciados. Todas as funes vitais so cumpridas pelo protoplasma de sua clula nica. So encontrados na gua do mar, rios e lagoas, tendo comumente vida parasitria.

Raiva

Reproduo

Doena de origem virtica, apresenta os seguintes sintomas: na primeira fase, sonolncia ou torpor, sensao de calor ou de frio em redor do local da mordedura, irritabilidade, desassossego, salivao, lacrimejamento e insnia; na segunda, espasmos da garganta, dificuldade de alimentar-se ou beber lquidos, convulses e dificuldade respiratria; na terceira, paralisia, coma e morte. transmitida pela mordida ou contato com a saliva de animais raivosos. Para prevenir a doena, deve-se vacinar os animais domsticos; quando entrar em contato com a saliva de algum animal infectado, como a de cachorro ou at mesmo um morcego, e procurar assistncia mdica. No h tratamento especfico; uma vez declarada a doena, o animal deve ser preso e observado por dez dias, o local da mordida deve ser limpo com uma soluo de sabo antisptico; no caso de ferida profunda, usar uma soluo de cido ntrico.
Reflexos condicionados

o processo pelo qual as espcies se perpetuam na face da Terra. Existem dois tipos bsicos de reproduo: assexuada e sexuada. Na reproduo assexuada, so produzidos descendentes idnticos ao genitor. Na reproduo sexuada, o novo ser resulta da combinao de gametas, produzidos por indivduos de sexo oposto, o que permite a combinao de genes. Isso resulta em descendentes geneticamente diferentes de outros da mesma espcie.
Reproduo sexuada

Ocorre na maioria dos grupos de seres vivos da face da Terra. Envolve mistura de genes, recombinaes gnicas e fecundao. Na reproduo sexuada, o nmero de descendentes em geral menor que na reproduo assexuada, mas existe uma grande vantagem evolutiva, que permite arranjos de material gentico, aumentando a variabilidade de caracteres dos indivduos em uma populao. Isso pode lhes conferir o capacidade de adaptao ao meio.
Rpteis

So aqueles adquiridos por meio de um processo de aprendizagem, adestramento ou dados computados na memria. Ex.: o fisiologista russo Ivan Petrovitch Pavlov condicionou os ces a realizarem tarefas ao ouvir o som de uma sinaleta, pois toda vez que esta soava o cientista oferecia comida aos animais.

No pode ser dada uma definio muito precisa dessa classe dos vertebrados, porque suas formas so muito variadas. So vertebrados pecilotermos, de segmento escamoso e respirao pulmonar. Andam arrastando a parte ventral de seu corpo, da seu nome. Segundo a conformao, dividem-se em ofdios ou serpentes, de corpo longo e desprovido de membros; surios ou lagartos, providos de quatro membros e cauda, de vida

28

mega dicionario Biologia.p65

28

29/01/02, 20:42

Biologia

terrestre; hidrossurios ou crocodilianos, tambm com quatro membros e cauda, mas de vida aqutica; quelnios ou tartarugas, de corpo encouraado e provido de quatro membros. Os rpteis, reproduzem-se, por oviparidade, havendo casos, raros, de ovoviparidade (em que o ovo se rompe ainda dentro do aparelho genital).
Rins

podes. Tm vida aqutica e alguns so parasitos de outros seres. Compreendem as seguintes ordens: amebdeos e foraminferos.
RNA (cido Ribonucleico)

Tipo de cido nucleico. Possui molcula filamentosa de cadeia simples. Contm ribose, fosfatos e as bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e uracila.
RNA mensageiro

rgos que se assemelham a grandes feijes, envolvidos por uma cpsula fibrosa junto parede do abdome, localizados um de cada lado da coluna vertebral.
crtex renal rim papila tecido adiposo artria veia cava inferior pelve renal

Tipo de RNA que governa o processo de sntese de protenas. Sua seqncia de trincas (cdons) determina a seqncia de aminocidos na molcula.
RNA ribossmico

Tipo de RNA que faz parte, juntamente com protenas, da estrutura dos ribossomos.
RNA transportador

aorta ureter

ureter

Tipo de RNA responsvel pelo transporte de aminocidos at os stios ribossmicos, onde ocorre o processo de sntese de protenas.
Rubola

bexiga uretra Sistema excretor humano: formado por: 2 rins, 2 ureteres, bexiga e uretra

Rizpodes

Protozorios formados por uma massa protoplasmtica sem membrana; movem-se, portanto, por meio de pseud-

Doena de origem virtica, apresenta como sintomas inflamao dos glnglios linfticos da nuca e do pescoo, secreo dos olhos e manchas do exantema, redondas ou ovais. transmitida pelo contato com gotculas de muco e saliva disseminadas pelo doente e por objetos contaminados. Para prevenir a doena deve-se evitar o contato com pessoas infectadas e tomar vacina. Como tratamento, so recomendados repouso e dieta de lquidos.

Saco vitelnico

Anexo embrionrio que armazena o vitelo, substncia que contm reservas nutritivas que servem para alimentar o embrio.
Saint-Hilaire, Augustin Franois Cesar (Provenal de)

melhas pelo corpo, lacrimejamento e fotofobia (averso luz). A preveno feita por vacinas. Quando no ocorrem complicaes, o doente fica curado em poucos dias.
Schwann, Theodor

Naturalista francs (1779-1853). Esteve muitos anos no Brasil, no princpio do sculo, realizando longas e demoradas excurses botnicas, nas quais colheu dezenas de milhares de plantas que estudou e classificou. Deixou vasta obra escrita sobretudo quanto observou no Brasil durante suas viagens, entre os quais se destaca o ttulo: Plantas usuais dos brasileiros.
Sangue ar terial

Bilogo alemo (1810-1882). Estabeleceu claramente em um corpo de doutrina o conceito de clula como elemento integrante dos tecidos vegetais e animais.
Sinapse nervosa

Nome dado ao sangue carregado de oxignio, que, aps passar pelos pulmes, assume uma colorao vermelha especialmente clara.
Sangue venoso

a ligao que se d entre as terminaes dos axnios de um neurnio e os dentritos do outro neurnio. Na sinapse os neurnios no se encostam e, quando so estimulados, liberam mediadores qumicos, como adrenalina e acetilcolina, atravs das terminaes axnicas.
Sistema circulatrio

Nome dado ao sangue que cedeu grande parte do oxignio aos tecidos e ficou carregado dos produtos na desassimilao ou resduos.
Sarampo

Doena de origem virtica que ataca principalmente crianas de at dez anos. Esporadicamente ocorrem alguns casos em adultos. O vrus causador transmitido diretamente de uma pessoa para outra, por meio de gotculas contaminadas expelidas com a tosse e espirros ou mesmo pelo ar expelido por pessoas doentes. A doena se caracteriza por febre, tosse, manchas ver-

o sistema encarregado de transportar substncias pelo corpo, como O2, CO2, nutrientes, excretas, hormnios etc. Possibilita tambm a manuteno do equilbrio hidrossalnico do organismo, a defesa do organismo pelas atividades leucocitrias, o transporte de anticorpos e a conservao da temperatura nos homeotrmicos.
Sistema de sustentao

Os vertebrados, de modo geral, possuem um rgido sistema integrado, formado por ossos, msculos e articulaes, responsveis por seus movimentos, sustentao e tambm tm a finalidade de proteo, principalmente de rgos internos.

29

mega dicionario Biologia.p65

29

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao Sistema excretor

Elimina impurezas do sangue, objetivando eliminar resduos de origem celular e manter a regulao osmtica, isto , o equilbrio dos fluidos corpreos. Os alimentos sofrem hidrlise enzimtica ao longo do tubo digestivo, no qual so reabsorvidos nutrientes e transportados para todas as clulas, que os utilizam e transformam em energia. De toda atividade celular, sobram subprodutos que devem ser eliminados, pois se tornam inteis para as clulas. Constituem produtos de excreo a gua, os sais, o dixido de carbono e excretas nitrogenados. Do metabolismo dos carboidratos (acares) e dos lipdios (gorduras), sobram CO2 (dixido de carbono) e gua. O dixido de carbono eliminado pela respirao, e a gua, quando em excesso, eliminada pela urina, pelo suor ou por meio de expirao na forma de vapor. Da digesto das protenas, sobram CO2, gua e produtos nitrogenados, como amnia, cido rico e uria, formados por aminocidos, os quais possuem um agrupamento amina (NH2).
Sistema hormonal

naes nervosas das fibras, dos mediadores qumicos (neurormnios), noroadrenalina pelas fibras simpticas , e acetilcolina , pelas parassimpticas.
Parassimptico ris: contrao da pupila Glndulas salivares: secreo fluida e abundate

Freqncia diminui

cardaca

Brnquios diminuem

Peristaltismo aumenta Bexiga: contrao muscular e relaxamento do esfncter da uretra

Formado pelas glndulas endcrinas ou de secreo interna, o sistema hormonal, juntamente com o sistema nervoso, controla as atividades equilibradas dos diversos sistemas do corpo. As glndulas endcrinas so assim denominadas porque produzem substncias qumicas secretadas diretamente no sangue, denominadas hormnios.
Sistema nervoso

E tambm Presso sangunea diminui; msculos eretores dos plos: ausncia de inervaes; portanto, no h ao sobre o msculo. Vasos sanguneos perifricos: nenhuma ao; glndulas lacrimais: secreo abundante; atividade mental diminui; metabolismo basal diminui

Simptico ris: dilatao da pupila


Responsvel pela percepo de estmulos, tanto internos como externos, por sua conduo e pela organizao de respostas. Ausentes nos porferos, as clulas nervosas difusas surgem pela primeira vez nos cnidrios. Nos platelmintos, surge um sistema nervoso ganglionar (os neurnios se associam, formando aglomerados de neurnios situados na cabea). A partir dos aneldeos, o sistema nervoso ganglionar comea a se aperfeioar; surgem gnglios cerebrides e um gnglio subfarngeo, que se comunica com um duplo cordo nervoso ganglionar de localizao ventral. Ao longo do cordo nervoso, os pares de gnglios possuem uma certa autonomia; por isso, mesmo depois de o animal ser cortado, os pedaos separados continuam a movimentar-se. No sistema nervoso ganglionar dos insetos e moluscos cefalpodes, aparecem gnglios cerebrides desenvolvidos e uma cadeia ganglionar ventral.
Sistema nervoso autnomo

Glnduas salivares: secreo viscosa e pouco abundante

Freqncia aumenta

cardaca

Brnquios dilatam

Peristaltismo diminui

Bexiga: relaxamento muscular e contrao do esfncter da uretra

Controla, de maneira involuntria, a vida dos seres humanos. Est formado por nervos que levam impulsos musculatura lisa, s glndulas e ao msculo cardaco. Tem ao decisiva na manuteno do equilbrio entre as funes internas, isso , da homeostase. O sistema nervoso autnomo praticamente motor e subdivide-se em dois tipos de nervos: simptico e parassimptco. Eles funcionam sempre em antagonismo, do qual resultam as atividades equilibradas dos rgos. Exemplo de aes antagnicas dos nervos simptico e parassimptico: enquanto o parassimptico estimula a secreo do suco gstrico, o simptico a inibe. A ao das duas divises causada pela liberao, pelas termi-

E tambm Presso sangunea aumenta; msculos eretores dos plos: ereo dos plos; vasos sanguneos perifricos: vasoconstrio; glndulas lacrimais: secreo escassa; atividade mental aumenta; metabolismo basal aumenta. O sistema nervoso autnomo e alguns rgos que esto sob sua regulao

Sistema nervoso central

formado pelo encfalo e pela medula espinhal. O encfalo, por sua vez, composto de vrios rgos: o crebro (formado por dois hemisfrios), o diencfalo, o cerebelo e o bulbo. As informaes captadas pelo organismo, tanto de origem interna como externa, so encaminhadas medula e ao encfalo, onde so processadas e as respostas elaboradas. O sistema nervoso perifrico formado por uma rede de nervos e gnglios espa-

30

mega dicionario Biologia.p65

30

29/01/02, 20:42

Biologia

lhados pelo corpo e por 12 pares de nervos cranianos, que partem do encfalo, e por 31 pares de nervos raquidianos, que partem da coluna.
hemisfrio nervos cranianos cerebelo

tores do sistema nervoso perifrico podem ser divididos em duas partes: o sistema nervoso somtico ou voluntrio e o sistema nervoso autnomo ou vegetativo.
Sistema nervoso voluntrio

nervos cervicais plexo braquial

medula espinhal nervos torcicos nervo radial

o sistema que controla a vida dos seres em relao ao ambiente, permitindo que respondamos conscientemente aos estmulos recebidos; normalmente controla os msculos esquelticos. Podem ocorrer, no entanto, algumas respostas involuntrias. o que ocorre nos atos reflexos, nos quais a resposta vai at a medula e volta por ele, sem passar pelo crebro.
Sistema respiratrio humano

nervo mediano nervos lombares nervo ulnar

nervos sacrais plexo sacral nervo pudendo nervo femoral nervo citico nervo fibular nervo fibular superficial

nervo tibial posterior nervo fibular profundo

constitudo de vias areas superiores fossas nasais, faringe e laringe e vias areas inferiores traquia, brnquios, bronquolos e pulmes parenquimatosos revestidos por uma membrana, a pleura. O pulmo direito dividido por dois sulcos em trs partes, denominadas lobos. O esquerdo dividido por um sulco em dois lobos. A passagem da faringe para a laringe se faz pela glote, que recoberta pela epiglote. Na laringe esto situadas as cordas vocais. Os movimentos de expanso e retrao dos pulmes so passivos e esto na dependncia do aumento ou da diminuio dos dimetros horizontal e vertical da caixa torcica. Essas variaes so controladas por nervos do sistema nervoso autnomo, que comandam as contraes dos msculos intercostais e do diafragma. O comando involuntrio.

Sistema nervoso central e perifrico

Sistema nervoso dos ver tebrados

disposto dorso-ventralmente e protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral. Est subdividido em dois grandes componentes: sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso perifrico (SNP).
Sistema nervoso perifrico

Formado pelo conjunto de nervos cranianos e gnglios que partem do encfalo, os quais, nos peixes e anfbios, so em nmero de dez pares e, nos rpteis, nas aves e nos mamferos, so em nmero de 12 pares. Na espcie humana, so compostos de 31 pares e por nervos espinhais ou raquidianos, que partem da medula. Os nervos so cordes esbranquiados, formados por fibras nervosas (axnios) e reunidos ou arranjados em feixes, envolvidos por um tecido conjuntivo, que levam e trazem impulsos do encfalo, da medula e dos gnglios, estabelecendo comunicaes com os rgos dos tecidos e os rgos internos, denominados receptores. Os efetores levam mensagens do sistema nervoso central aos msculos e s glndulas. Dependendo da direo que seguem, os impulsos nervosos so classificados em sensitivos ou aferentes (o impulso parte dos receptores e vai ao sistema nervoso central), motores ou eferentes (o impulso parte do sistema nervoso central e vai at os rgos efetores), mistos (quando possuem fibras sensitivas e motoras ao mesmo tempo). Os nervos eferentes ou mo-

Sstole

Movimento de contrao do corao e das artrias.


artria pulmonar a vlvula pulmonar se abre a vlvula tricspide se fecha o ventrculo direito se contrai aorta a vlvula artica se abre a vlvula mitral se fecha o ventrculo esquerdo se contrai

Tato

Os rgos-sede dessa funo de relao so a pele e as mucosas. Tanto a pele como as mucosas so dotadas de corpsculos sensoriais responsveis pela percepo de calor, frio, dor e

presso. Nos invertebrados, os receptores tcteis so encontrados nos msculos dos celenterados e nas antenas dos artrpodes. No homem, as terminaes nervosas podem ser encontradas livres e so responsveis pela percepo da dor. J

31

mega dicionario Biologia.p65

31

29/01/02, 20:42

Suplemento de Pesquisa e Informao

os corpsculos sensoriais apresentam atividades especficas. Entre os corpsculos sensoriais, esto corpsculos de Meissner, responsveis pelo tato superficial; corpsculos de Vater-Paccini, receptores da presso; corpsculos de Ruffini, responsveis pela percepo do calor; e corpsculos de Krause, responsveis pela percepo do frio.
Taxonomia

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito TCPD

So tipos de TCPD o tecido conjuntivo frouxo e denso. Ambos apresentam grande variedade de clulas e grande quantidade de substncias intercelulares e fibras. Preenchem espaos entre os msculos, formam a derme e servem de sustentao para outros tecidos.
Tecido epitelial

Parte da sistemtica que trata da classificao e identificao das espcies.


Tecido

Reunio de clulas dotadas de propriedades estruturais, fisiolgicas e qumicas semelhantes. Os tecidos so caractersticos dos seres pluricelulares e exercem diversas funes, segundo a diviso do trabalho fisiolgico. Os tecidos renem-se formando os rgos.
Tecido adiposo

Reveste e protege o corpo externamente, forrando cavidades internas, e fabrica secrees que lubrificam a pele, absorvendo alimentos no intestino e recebendo estmulos do meio ambiente. Diante das inmeras funes e da forma de suas clulas, o tecido epitelial pode ser classificado em epitlio de revestimento ou protetor e epitlio glandular ou secretor.
sensao proteo
narin

movimento traquia

Suas clulas possuem grandes vacolos, onde armazenam gordura. Localiza-se abaixo da pele e nas membranas que revestem os rgos internos. Funciona como depsito de gordura, amortecedor de choques e um controlador trmico, pois a camada de gordura atua como um isolante trmico.
Tecido car tilaginoso

o fag es

est
o pulm
o stin inte
cap ilare s

ma

go

secreo
rim

Contm grande quantidade de colgeno entre as clulas. encontrado nas extremidades dos ossos que formam as articulaes, evitando o atrito entre os ossos, na extremidade do nariz, formando o pavilho auditivo externo, e entre os discos intervertebrais. As cartilagens so desprovidas de vasos sanguneos. Suas trocas gasosas e metablicas ocorrem por osmose entre as clulas vizinhas.
Tecido conjuntivo

trocas gasosas

filtragem

absoro

pele trocas de substncias

proteo

Tecido hematopoitico

O tecido conjuntivo exerce um conjunto de funes em um organismo. Entre as principais, esto preenchimento, sustentao, defesa, ligas de um rgo ao outro etc. Apesar da grande diversidade que existe em relao a suas clulas e funes. Pode ser classificado em tecido conjuntivo propriamente dito, adiposo, cartilaginoso, sseo, sanguneo e hematopoitico.

o tecido conjuntivo responsvel pela produo de clulas novas e pela eliminao de clulas envelhecidas e detritos. Existem dois tipos bsicos de tecido hematopoitico: linfide, que encontrado nos glnglios e produz os linfcitos, e mielide, encontrado no interior de determinados ossos, onde constitui a chamada medula ssea. Sua funo de produzir hemcias, alguns tipos de leuccitos e plaquetas.
Tecido muscular

leuccitos

plaquetas hemcias

Tecido relacionado aos movimentos e sustentao dos ossos, constitudo por clulas especializadas musculares , que, devido a seu formato alongado, recebem o nome de fibras. A forma alongada torna-os mais eficientes para se contrair e alongar, possibilitando os movimentos. Existem trs tipo de tecido muscular: liso, estriado esqueltico e estriado cardaco.
Tecido nervoso

n sa

e gu

tecido cartilaginoso

condrcitos

clulas adiposas

ido tec

ad

ipo

so
ido tec eo s s
te co cido nju de ntivo ns o

matriz

matriz

te con cido ju fro ntivo uxo

tecido conjuntivo reticular clula

fibra elstica fibra colgena fibra reticular macrfago

fibroblasto fibra reticular

32

mega dicionario Biologia.p65

32

fibras colgenas

constitudo por clulas altamente especializadas, denominadas neurnios. Sua funo receber estmulos, transform-los esses estmulos em impulsos e comandar suas respostas. J as clulas da glia tm funo de apoio e preenchimento. O tecido nervoso forma o sistema nervoso central, constitudo pelo crebro e pela medula espinhal, e o sistema nervoso perifrico, constitudo pelos nervos e gnglios. Os neurnios apresentam formas variadas, mas todos possuem trs partes fundamentais: corpo celular, dentritos e axnio. Muitas vezes, o axnio protegido por um envoltrio a bainha de mielina e por clulas de Schwann. A bainha de mielina no contnua e apresenta interrupes denominadas ndulos de Ranvier. O corpo

29/01/02, 20:43

Biologia

celular do neurnio no apresenta a bainha de mielina e constitui a massa cinzenta do crebro, enquanto os axnios revestidos de mielina formam a massa branca. Os dentritos recebem os estmulos e transforma-os em impulso nervoso, que transmitido ao corpo celular e de l ao longo do axnio. O impulso gera uma corrente, passando de neurnio para neurnio, atravs das sinapses nervosas.
Tecido sseo

nferos, no interior dos quais os espermatozides so produzidos. O hormnio masculino testosterona, responsvel pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos, fabricado nos testculos por clulas denominadas Leydig, ou clulas intersticiais.
Tireide

o tecido conjuntivo de maior rigidez. Forma o esqueleto dos vertebrados. Sua rigidez se deve ao acmulo de sais de clcio e magnsio (fosfato e carbonato) nos espaos intercelulares.
Tecido sangneo

O sangue um tipo de tecido conjuntivo, cuja substncia intracelular lquida e denominada plasma. O adulto apresenta cerca de cinco litros de sangue. Mergulhadas no plasma, so encontradas protenas, como: fibrinognio, protrombina, albumina, globulina e outras. So encontrados tambm sais minerais, vitaminas, hormnios e outras substncias orgnicas, alm das clulas do sangue, que so: hemcias ou eritrcitos ou glbulos vermelhos, leuccitos, eosinfilos, acidfilos e neutrfilos e basfilos.
Teleolcitos

Glndula que se situa sob a traquia, abaixo da laringe, e apresenta forma de H. Produz dois hormnios, tiroxina e triiodotiomina, que ativam o metabolismo celular, exercendo papel fundamental no desenvolvimento do organismo. A disfuno dessa glndula pode provocar a falta dos hormnios, o chamado hipotireoidismo, que no adulto provoca aumento de peso, apatia, queda na freqncia cardaca e engrossamento da pele (mixedema). Na criana pode provocar o retardamento fsico e mental. O excesso dos hormnios da tireide, por sua vez, provoca o hipertireoidismo, que ocasiona magreza, nervosismo, inquietao, sono agitado e o bcio, provocado pelo acmulo exagerado do colide que encerra o hormnio. Tambm no hipotireoidismo podem surgir o bcio e o bcio exoftlmico (olhos proeminentes), devido ao acmulo de gordura atrs do globo ocular.
Tirotrofina estimulante da tireide (TSH)

vulos grandes, com muito vitelo, que esto em sua quase totalidade no plo vegetativo, onde no encontrado o ncleo. comum nos rpteis e nas aves.
Testculos

Hormnio produzido pela adeno-hipfise ou lobo anterior da hipfise. Estimula a sntese de hormnios tireoidianos, os quais vo atuar no metabolismo celular.
Tubas uterinas ou trompas de Falpio

So duas glndulas localizadas no interior de uma dobra de pele, denominada saco escrotal. Os testculos so constitudos por um emaranhado de finssimos tbulos denominados semi-

rgo do sistema reprodutor feminino, so ductos que servem como ponte de ligao entre os ovrios e o tero. interior em seu que ocorre a fecundao, ou seja, a fuso do vulo com o espermatozide.

Uria

eliminada pelos peixes cartilaginosos, anfbios, tartarugas e mamferos. Menos txica que a amnia, pode ser acumulada temporariamente no corpo. Sua eliminao ocorre com menor perda de gua, e os animais que eliminam uria so denominados ureotlicos.
Uretra

ria, atravessa a prstata e o pnis, recebendo as secrees das glndulas de Cowper, os espermatozides e os fluidos prostticos e seminais que formam o esperma ou smen. Durante o ato sexual, sofre intensos movimentos peristlticos, projetando o esperma para fora. o processo da ejaculao.
tero

rgo do sistema reprodutor masculino. um canal comum aos sistemas urinrio e reprodutor. Tem incio na bexiga urin-

rgo muscular do sistema reprodutor feminino cuja funo alojar o embrio, permitindo que ele, se desenvolva at o nascimento.

Vagina

rgo do sistema reprodutor feminino, consiste em um canal de comunicao com o meio externo, o qual recebe o pnis durante o ato sexual. atravs do canal da vagina que a criana sai no momento do parto. A abertura da vagina, juntamente com a abertura da uretra, so protegidas pelos pequenos e grandes lbios - dobras da pele. A regio de abertura recebe o nome de vulva.
Veias

elsticas, com vlvulas internas que impedem o refluxo do sangue.


Ventilao pulmonar

Vasos aferentes em relao ao corao. Transportam sangue dos tecidos para o corao. Suas paredes so finas e pouco

So as trocas gasosas que ocorrem entre o ar atmosfrico e os alvolos pulmonares. realizada por dois processos: a inspirao e a expirao. Ao conjunto da inspirao e expirao, d-se o nome de movimento respiratrio, e freqncia respiratria o nmero de movimentos respiratrios por minuto. A freqncia humana da ordem de 18 por minuto. As trocas gasosas, no que tange os alvolos pulmonares (hematose), ocorrem em funo das diferenas de presso parcial de 02 e

33

mega dicionario Biologia.p65

33

29/01/02, 20:43

Suplemento de Pesquisa e Informao

de C0 2 no sangue e no ar alveolar. Tambm pelo mesmo mecanismo so observadas as trocas gasosas dos capilares, nos tecidos.
Vermes

Vrus

Agentes transmissores de doenas infecciosas, como o sarampo e a varola, distinguem-se das bactrias pelo fato de no poderem se multiplicar fora do organismo vivo em que se hospedam.
cabea DNA

So animais de simetria bilateral, sem membros locomotores e de corpo segmentado. Nascem no estado de larva trocosfera e sofrem uma evoluo posterior. Dividem-se em aneldeos e platelmintes.
Ver tebrados

cauda

So os mais evoludo tipos de metazorios, ou animais pluricelulares. Caracterizam-se por tere na linha mdia dorsal do corpo um eixo sseo ou cartilaginoso chamado coluna vertebral, espinha dorsal, espinha ou espinhao, formados por um nmero varivel de ossos ou cartilagens denominados vrtebras. Na parte dorsal de seu corpo est o sistema nervoso e, na ventral, o aparelho digestrio. So animais de simetria bilateral, nos quais podem ser distinguidas a cabea, o tronco e a cauda. A cabea se une ao tronco por uma regio chamada colo ou pescoo, que pode faltar, e nela se encontram o encfalo, a boca e alguns rgos dos sentidos, isto , viso, olfato, audio e paladar. O tronco encerra os rgos da vida vegetativa, e em algumas classes est dividido por um msculo transversal, o diafragma, que separa o trax, cavidade superior prxima do pescoo, tendo o abdome na parte inferior. A cauda um prolongamento da coluna vertebral, de tamanho mais ou menos volumoso e de aspecto que varia muito de uma espcie para outra. Os vertebrados possuem apndices locomotores que tomam formas muito diferenciadas, segundo o meio em que vivem; nos peixes, esto transformadas em aletas; as aves possuem um primeiro par convertido em asas e um posterior locomotor, enquanto nos demais vertebrados os apndices locomotores se convertem em extremidades que variam notavelmente como adaptao ao meio.
Vesculas seminais

fibras caudais

Viso

rgos do sistema reprodutor masculino. So dispostas em pares, localizando-se ao lado da prstata. Contribuem para a formao do smen, pois fabricam o lquido seminal.
Vida

Estado prprio dos seres orgnicos que se manifesta pelos processos de assimilao e desassimilao, crescimento, reproduo e auto-regulao. Os organismos com vida se diferenciam dos seres desprovidos dela por seu poder criador e organizador. Na base da vida orgnica, est a clula. A matria sem vida se desintegra, as estruturas complicadas do mundo mineral se decompem em outras mais simples, com grande perda de energia. A matria viva, por seu lado, torna-se cada vez mais complicada, pois sua energia vai aumentando e pode ser transmitida s geraes seguintes. Pasteur demonstrou que a vida no se engendra seno da prpria vida e que a matria esterilizada no retorna vida.
Virchow, Rudolf

Nos animais superiores, os receptores da viso so os olhos. Em invertebrados distinguem-se olhos simples (ocelos) e olhos compostos, (formados por numerosos omatdios). O olho humano formado pela superposio de trs envoltrios: a esclertica (branco do olho), que na sua parte anterior transparente e saliente e recebe o nome de crnea; a coride, parte intermediria e rica em vasos sanguneos, responsveis pela nutrio do olho. Na parte anterior da coride, forma-se a ris, msculo pigmentado responsvel pela cor do olho, com capacidade de se contrair e relaxar. No centro da ris, existe um orifcio denominado pupila, por onde a luz penetra no olho. Atrs da pupila, encontra-se o cristalino, lente biconvexa com alto poder de acomodao, proporcionada pela contrao ou relaxamento dos msculos ciliares. A camada mais interna a retina, que apresenta neurnios e clulas fotossensveis. Na parte que fica dentro do globo ocular, existe uma regio qual chega a luz, denominada mcula ltea, em cujo centro est a fovea centralis. Na mcula lntea encontram-se clulas capazes de identificar estmulos luminosos: os cones e os bastonetes. Os cones encontram-se na fovea centralis e permitem que se percebam as cores. Bastonetes localizam-se na periferia da mcula lntea e percebem os contrastes entre claro e escuro, permitindo que sejam identificadas imagens, mesmo em ambientes obscuros. Para formar a imagem, at chegar a retina, luz atravessa a pupila, o humor aquoso (lquido transparente localizado entre a crnea e a ris), o cristalino (que focaliza a imagem na fovea centralis) e o humor vtreo (lquido transparente, localizado entre o cristalino e a retina). A luz chega retina, e suas clulas, estimuladas, enviam ao encfalo os impulsos nervosos atravs do nervo ptico.
ris cmara posterior, com humor vtreo esclertica coride retina tnicas ponto cego

crnea

Fovea
cristalino

centralis

cmara anterior nervo ptico ligamentos suspensores do cristalino msculo Olho humano externo

Bilogo alemo (1821-1902). Fundador da patologia celular. Fez importantes estudos sobre a reproduo das clulas, chegando concluso de que omnis cellula ex cellula (toda clula procede de outra), do mesmo modo que todo animal procede de outro semelhante.

34

mega dicionario Biologia.p65

34

29/01/02, 20:43

Biologia Vitaminas

Grupo de substncias orgnicas acessrias existentes em muitos alimentos em partculas diminutas, necessrias para que o metabolismo ocorra normalmente e cuja ausncia provoca numerosas enfermidades. H diversas classes de vitaminas, designadas com letras do alfabeto. A vitamina A provm do caroteno, corpo que encontrada principalmente na cenoura, na gema do ovo, nos vegetais verdes, na manteiga e no queijo. Influi no crescimento, no apetite e na digesto, ajuda na manuteno da sade e do vigor, alm de desempenhar um papel importante no bom funcionamento dos rgos visuais. Na vitamina B, distinguem-se a B1 ou F (tiamina), cuja escassez produz a doena chamada beribri, e a B2 ou G (riboflavina), cuja falta d origem enfermidade chamada pelagra. A primeira est nos gros do trigo, legumes, nozes, gema do ovo, frutas, hortalias e levedo de cerveja; a segunda pode ser encontrada no levedo de cerveja, no fgado, na carne, no pescado, nos ovos, no leite e nos vegetais verdes. A vitamina C, juntamente com as vitaminas A e D, o clcio e o

fsforo, a equilibradora do desenvolvimento sseo. facilmente destruda pelo calor. Seu dficit produz o escorbuto e deformaes no esqueleto. encontrada no suco de laranja, na alface, cenouras novas, tomates, repolho cru, aipo, cebolas, e em pequenas quantidades, nas batatas. A vitamina D, por sua vez, chama-se anti-raqutica, porque sua escassez dificulta a assimilao do clcio e do fsforo e produz o raquitismo. A exposio aos raios do sol ou aos raios ultravioleta favorece a fixao dessa vitamina no corpo. Est contida no leite, no leo de fgado de bacalhau, no fgado, na gema de ovo e na manteiga. As temperaturas inferiores a 1000C no a afeta. Quanto vitamina E, sua escassez produz uma diminuio da fertilidade, retarda a maturidade sexual e a ovulao. Est localizada nos msculos e nas graxas, no bao, no corao e no pncreas, tambm nas sementes e folhas das plantas, nas nozes e no grmen do trigo.
Vries, Hugo de

Botnico holands (1848-1935). Iniciador da teoria das mutaes.

Warming, Johann Eugen Buelow

Weismann, Augusto

Naturalista dinamarqus que se distinguiu pelos trabalhos que realizou na regio de Lagoa Santa, MG, como auxiliar de Lund. Foi o criador da ecologia vegetal, tendo deixado numerosos trabalhos sobre a flora e a fauna da regio do cerrado de Minas Gerais.

Eminente biologista alemo (1834-1914). E enunciou as teorias da descendncia e da hereditariedade. Em 1883 introduziu o conceito do plasma germinal, nome que dava a um elemento hipottico das clulas germinais, portador de fatores determinantes.

Z
Zoologia

Estudo dos animais, que compreende sua classificao, morfologia, fisiologia e modos de vida.

35

mega dicionario Biologia.p65

35

29/01/02, 20:43

You might also like