You are on page 1of 70

Guia do Operador

CAPTULO 1 NOTAS GERAIS

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

Guia do Operador
1.1. PBLICO ALVO DO GUIA DO OPERADOR

Guia do Operador

Instrues para: Operao da Mquina

Pblico Alvo: Gerentes Homens de Set-up Operadores Tcnicos de Manuteno

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador

CAPTULO 2 DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE CNC

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

Guia do Operador
2.1. PAINEL DE COMANDO - CNC FANUC 18i UNIDADE MDI

ENDEREO / TECLAS NUMRICAS

TECLAS DE EDIO TECLA RESET

TECLA HELP

TECLA SHIFT TECLA DE TROCA DE PGINA TECLAS DE CURSOR 4 Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 TECLAS DE FUNO

TECLA INPUT

TECLA DE CANCELAMENTO

S14112B

Guia do Operador
2.1.1.
NUMERO 1 Tecla HELP 2 Teclas SOFT 3 Endereos e Teclas Numricas Pressione esta tecla para saber como operarar a mquina ferramental como operao da tecla MDI, ou os detalhes de um alarm que ocorreu no CNC (funo ajuda). As teclas soft tem vrias funes, de acordo com a aplicao as teclas soft so mostradas na parte de baixo da tela.

DESCRIO DO TECLADO
NOME DESCRIO Pressione esta tecla para zerar o CNC, para cancelar um alarm, etc.

Tecla RESET

Pressione estas teclas para introduzir caracteres alfabticos, numricos e outros caracteres.

Tecla SHIFT 5

Algumas teclas possuem dois caracteres no topo da tela. Pressionando a tecla<SHIFT> alterna os caracteres.

Tecla INPUT 6

Quando um endereo ou uma tecla numrica pressionada, o dado introduzido para o buffer, e isto mostrado na tela. Para copiar o dado no display de entradas para o registro de offset, etc, pressione a tecla <INPUT>. Esta tecla equivalente a tecla [INPUT] das teclas soft, e tambm pode ser pressionada para produzir o mesmo resultado. Pressione esta tecla para apagar o ltimo caracter ou smbolo inserido no display de entradas. Quando a tecla de entrada mostra >N001X100Z_ e a tecla CANCEL pressionada, o Z ser apagado e ser mostrado>N001X100_. Pressione estas teclas quando estiver editando programas Para modificar uma palavra do programa use ALTER. Para adicionar uma palavra no programa use INSERT. Para apagar palavras use DELET. Pressione estas teclas para mudar as telas para cada funo.

Tecla CANCEL 7

Teclas de Edio de Programas

Teclas de Funo 9 Teclas para Mover o Cursor 10

Existem 4 diferentes teclas de movimentao do cursor. Esta teclas so usadas para mover o cursor para a direita ou para frente, para a esquerda ou para trs, para cima ou para baixo.

Teclas de Mudana de Pgina 11

Estas teclas so usadas para trocar as pginas na tela para frente ou para trs.

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

Guia do Operador
2.1.2. PAINEL DE OPERAO

TEACH MPG MPG x 2 HOME x1 OFSET MESUR MPG B NC MC

EDIT AUTO MDI

JOG

CYCLE START

CYCLE STOP

OFF ON

AUTO

LIVE CW JOG TOOL STOP CCW SUB SPINDLE


S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

Guia do Operador
2.1.3. DESCRIO DO TECLADO

TECLA DO PAINEL DE OPERAO AUTO EDIT MDI JOG MPG x1 MPG X2 HOME TEACH OFSET MESUR MPG B NC MC CYCLE START CYCLE STOP STOP CW CCW JOG SUB SPINDLE LIVE TOOL OFF ON
S14112B

FUNO Atica modo de execuo automtica. Accessa edio de programas. O modo de entrada de dados manual usado para inserir e executar um ou mais blocos de dados manualmente Ativa movimentao dos eixos via teclas direcionais. Ativa movimentao dos eixos via manivela eletrnica. (incremento de distancia = 0.010 mm) Ativa movimentao dos eixos via manivela eletrnica. (incremento de distancia = 0.100 mm) Ativa modo de referncia da mquina. No Usado. No Usado. Ativa movimentao do eixo B via manivela eletrnica. Indicao de alarme de software. Indicao de alarme da mquina. Ativa a execuo de programa. Interrompe a execuo de programa. Interrompe a rotao do eixo rvore. Roda o eixo rvore no sentido horrio. Roda o eixo rvore no sentido anti-horrio. Ativa movimentao do eixo rvore via teclas direcionais. Ativa movimentao do eixo rvore secundrio via teclas direcionais. Ativa movimentao da ferramenta acionada via teclas direcionais. Desliga sistema de refrigerao. Liga sistema de refrigerao.
Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 7

Guia do Operador

BLOCK DELET +X TRVRS +Z +C +T SINGL BLOCK OPT STOP F5

PRG STOP DRY RUN PRG TEST

-Z

-X

-C

-B -T

+B MPG X

MPG Z

SPDL INC SPDL 100% SPDL DEC MPG C

AXIS INHBT WORK MPG LIGHT INTRT OPEN DOOR


S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

Guia do Operador
TECLA DO PAINEL DE OPERAO +X TRVRS +C / -C +T / -T SINGL BLOCK BLOCK DELET OPT STOP PRG STOP DRY RUN PRG TEST MPG X MPG Z SPDL INC SPDL 100% SPDL DEC F5 MPG C OPEN DOOR MPG INTRT AXIS INHBT WORK LIGHT
S14112B

FUNO Tecla direcional para movimentao do eixo na direo X. (O mesmo para -X, -Z, +Z). Acionando esta tecla simultaneamente com qualquer tecla direcional altera-se a velocidade para avano rpido. Ativa operao de JOG para eixo "C". Pressionando esta tecla juntamente com JOG, indexa o disco da torre. Ativa / desativa a execuo de programa bloco a bloco. Ativa / desativa a eliminao de bloco. Qualquer bloco precedido pela BARRA (/) eliminado. Ativa / desativa parada opcional de programa. Quando uma operao automtica parada pelo comando M00 contido no programa, o LED da tecla ir se ascender. Pressione CYCLE START para continuar. Ativa / desativa teste de programa sem ligar eixo rvore. Ativa / desativa teste de programa sem movimento da mquina. Ativa movimento do eixo X via manivela eletrnica (incremento = 0.001 mm). Ativa movimento do eixo Z via manivela eletrnica (incremento = 0.001 mm). Aumenta a rotao programada em at 120% da velocidade programada do eixo rvore, em incrementos de 10%. Reestabelece a rotao programada (100% da rotao programada). Diminui a rotao programada em at 50%, em incrementos de 10%. Liga e desliga Wash Gun (Opcional) Ativa movimento do eixo C via manivela eletrnica. Permite a abertura da porta. No usado No usado No usado
Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 9

Guia do Operador
2.1.4. ELEMENTOS DO PAINEL

SELETOR DE AVANO: Permite trocar o avano programado (F) de passos de 10% a 200% do avano programado e avano manual (JOG e avano rpido) em passos de 25%.

PARADA DE EMERGNCIA: usada para interromper todas as funes da mquina incluindo os eixos X,Z e B.

CHAVE DE PROTEO: Quando ligada, esta chave impede a edio de programas

LIGA O CNC LIGA A MQUINA BOTO : "GUARD DOOR"


TECLA DO TRANSPORTADOR DE CAVACOS Sentido de Rotao para frente / para trs BOTO PARA FECHAMENTO DA PORTA: Quando a mquina equipada com porta automtica, este boto deve ser pressionado simultaneamente com o boto "Guard Door" para fechar a porta.

TECLA "SETUP"

10

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
2.1.5. TOMADA SERIAL RS232 E TOMADA DE ENERGIA ELTRICA

No desconecte ou conecte o cabo do Leitor de Fita CNC (cabo de sinal) sem desligar a chave geral da mquina, de outro modo o PCB do Leitor de fita e/ou o PCB do controlador CNC poder ser danificado.

TOMADA SERIAL RS232

Muito cuidado deve ser tomado quando se conectar qualquer instrumento na tomada de energia eltrica. Certifique-se de o instrumento conectado na tomada de energia no exceda a corrente liberada pela tomada. Certifique-se que o instrumento est ajustado para a voltagem da tomada de energia eltrica.

A voltagen est sempre presentes na tomada enquanto a chave geral est ligada. Cuidado deve ser tomado antes de conectar qualquer instrumento na tomada.

No conecte qualquer instrumento alm daqueles indicados para o uso.

TOMADA ENERGIA ELTRICA

VOLTAGEM CORRENTE (Mxima)

220 VAC 3A

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

11

Guia do Operador

12

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador

CAPTULO 3 OPERAO DA MQUINA

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

13

Guia do Operador
3.1. LIGAR A MQUINA
Ligue a chave geral localizada na porta do painel eltrico. Pressione a tecla "NC" no painel de comando para ligar o painel CNC. Nota: O comando ir fazer uma verificao geral, mostrando na tela a mensage EMG ALM. Desligue o boto de emergncia. Gire o Boto de Emergncia. Feche a porta frontal da mquina. Pressione o boto verde ~ para ligar a linha de comando do CNC. Faa o zeramento (referncia).

Liga o CNC Liga a Mquina

14

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
3.1.1. ZERAMENTO (MACHINE HOME)
Este procedimento deve ser feito todas as vezes que a mquina for ligada. Nota 1: No caso do usurio esquecer de refrenciar a mquina, o CNC ir mostrar a mensagem "REFERENCE REQUIRED" na tela do monitor, e no permite nenhuma execuo de comando antes de fazer a referncia. Antes de fazer o procedimento necessrio mover os eixos na direo " -X " e "-Z" para longe do ponto de zeramento usando as teclas de JOG. verificar se os eixos esto na posio de zeramento e se eles estiverem, mova os eixos para as direes "-X" e "-Z" usando o JOG, e faa a seqncia abaixo. Pressione a tecla "HOME". Pressione a tecla "CICLE START". O disco de ferramentas ir procurara a posio de referncia todas as vezes que a mquina for ligada. Aps este procedimento a mquina esta pronta para trabalhar.

NOTA Para a segurana dos operadores todos os movimentos de Z e X e do eixo rvore, so feitos com a porta frontal da mquina fechada. Entretanto h uma chave de SETUP localizada no lado direito do painel . Quando colocada na poiso F2, o eixo rvore pode rodar a 50 rpm e os eixos podem se mover a 1000 mm/min com a porta aberta.

ADVERTNCIA! A Chave de SETUP deve ser usada somente para o "setup" (ajustes) da mquina. Aps este procemdimento a chave deve ser removida.

Chave de SETUP

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

15

Guia do Operador
3.1.2. MOVIMENTAO DOS EIXOS EM JOG CONTNUO
Pressione a tecla "JOG". Pressione as teclas de posicionamento dos eixos +X, -X, +Z, -Z. Nota: impossvel variar as velocidades dos eixos pelo seletor de % de avanos. Usando a tecla TRVRS junto com as teclas +X, -X, +Z or -Z possvel mover os eixos em avano rpido.

3.1.3.

MOVIMENTAO DOS EIXOS UTILIZANDO MANIVELA ELETRNICA

Pressione a tecla "MPG". Selecione a velocidade requerida (X1, X10 ou X100) que corresponde a 0.001, 0.01 ou 0.1mm respectivamente para cada pulso gerado pela manivela eletrnica. Pressione a tecla X ou Z para selecionar os eixos. Gire a manivela (MPG) para a direo escolhida.

3.1.4.

OPERANDO O CNC COM ENTRADA DE DADOS MANUAIS M.D.I.

Pressione a tecla "MDI". Insira o dado. Exemplo: N10 S500 M03 "EOB" "INSERT". Pressione a tecla "CYCLE START". Nota: Pressionando a tecla "RESET" todas as operaes sero canceladas.

3.1.5.

MOVIMENTAO DOS EIXOS COM O EIXO RVORE RODANDO

A funo G95 avano por revoluo deve estar ativada. Faa todas as operaes "3.1.2" para ligar os eixos e "3.1.4" para mover os eixos.

16

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador

CAPTULO 4 PROGRAMAO

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

17

Guia do Operador
4.1.

EDITANDO UM NOVO PROGRAMA

Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "PROG" at ver a tela do diretrio. Digite "O" e o novo nmero do programa. Pressione a tecla "INSERT". Pressione a tecla "EOB". Pressione a tecla "INSERT" (ir aparecer uma nova tela para uma nova edio, mostrando somente a nmero do programa no topo). Digite as instrues do programa. Para verificar os programas salvos na memria da mquina pressione a tecla "PAGE". A tecla soft PRGRM permite ao operador ver outro tipo de pgina maior do que a pgina anterior.

4.2.

SELECIONANDO UM PROGRAMA SALVO NO DIRETRIO

Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "PROG", at ver a tela do diretrio. Pressione a tecla soft "DIR". Digite o endereo "O" e o nmero do programa escolhido. Pressione a tecla ().

4.3.

INSERINDO DADOS NO PROGRAMA

Selecione o programa escolhido. Pressione as teclas "PAGE e/ou "CURSOR" localizando o cursor na posio onde os dados sero inseridos. Digite os dados e pressione a tecla "INSERT".

4.4.

PROCURANDO POR UM DADO ESPECIFICADO NO PROGRAMA

Selecione o programa. Digite a palavra escolhida. Por exemplo: X100 Pressione a tecla de controle do cursor () ou () para encontr-la no programa. Nota: Se a palavra no for encontrada, ser mostrado a mensagem "DADO NO ENCONTRADO".

4.5.

MUDANDO OS DADOS EM UM PROGRAMA

Selecione o programa. Coloque o cursor na palavra que ir ser substituda. Digite a informao correta. Pressione a tecla "ALTER".

18

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
4.6.

APAGANDO DADOS NO PROGRAMA

Selecione o programa. Posicione o cursor na palavra que ser apagada. Pressione a tecla "DELETE".

4.7.

APAGANDO BLOCOS DE PROGRAMA

Selecione o programa. Coloque o cursor no primeiro bloco "N" da seqncia que ser apagada. Pressione a tecla "DELETE".

4.8.

APAGANDO PROGRAMAS DO DIRETRIO

Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "PROG" . Pressione a tecla "DIR". Digite "O" e o nmero do programa. Pressione a tecla "DELETE".

4.9.

APAGANDO TODOS OS PROGRAMAS DO DIRETRIO

Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "PROG" at ver a tela do diretrio. Digite "O - 9999". Pressione a tecla "DELETE". Nota: Preste ateno para usar esta funo, porque todos os programas sero apagados da memria e nenhum programa ser recuperado novamente.

4.10. TROCANDO O NMERO DE PROGRAMAS


Selecione o programa que ser renomeado. Coloque o cursor na palavra "O". Digite "O" e o nmero do programa. Pressione a tecla "ALTER". Nota: Se existir um programa com este nmero, a mensagem "ALARM 73" ir aparecer na tela de comando.

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

19

Guia do Operador
4.11. SALVANDO PROGRAMAS
Prepare o microcomputador para receber os dados. Pressione "EDIT". Pressione "PROG" , at ver a tela do diretrio. Digite "O" e o nmero do programa escolhido.

". Pressione a tecla soft " Pressione a tecla soft "PUNCH". Pressione a tecla soft "EXEC". Nota: Para salvar todos os programas do diretrio, digite 9999 aps o endereo "O".

4.12. CARREGANDO PROGRAMAS


Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "PROG", at ver a tela do diretrio. Digite "O" e o novo nmero do programa. Pressione a tecla soft " ". Pressione a tecla soft "READ". Pressione a tecla soft "EXEC" (ir aparecer LSK). Prepare o microcomputador para enviar os dados.

4.13. SALVANDO DADOS DE COMPENSAO DE FERRAMENTAS (CORRETORES)


Prepare o computador para receber os dados. Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "OFFSET SETTING". Pressione a tecla soft "OPRT". Pressione a tecla soft " ". Pressione a tecla soft "PUNCH". Ligue o microcomputador. Pressione a tecla soft "EXEC".

4.14. CARREGANDO DADOS DE COMPENSAO DE FERRAMENTAS (CORRETORES)


20 Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla " OFFSET SETTING". Pressione a tecla soft "OPRT". Pressione a tecla soft " ". Pressione a tecla soft "READ". Pressione a tecla soft "EXEC". Prepare o microcomputador para enviar os dados. Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 S14112B

Guia do Operador
4.15. TESTANDO PROGRAMAS SEM MOVIMENTAR OS EIXOS DA MQUINA
Selecione o programa. Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "PROG". Pressione a tecla "PRG TEST". Pressione a tecla "RESET". Pressione a tecla "AUTO". Pressione a tecla "CYCLE START" Nota: Aps fazer os testes, o torno deve ser referenciado novamente "HOME" , "CYCLE START". O computador e o CNC deve ser configurado de forma igual. Um tpico ajuste 9600 BAUD, em paridade e & data bits.

4.16. TESTANDO O PROGRAMA SEM RODAR A PLACA ("DRY RUN" )


O modo "DRY RUN" usado para testar os deslocamentos dos eixos num programa. Este processo muito til para observar o percurso das ferramentas antes de usinar uma pea.O operador pode evitar possveis colises a pode otimizar o programa. Nota 1: Inicie o programa em "DRY RUN" sem pea na placa. As ferramentas devem estar referenciadas e estar definido o "WORK SHIFT" (zero pea) deve estar definido antes de testar o programa no modo "DRY RUN". Nota 2: Neste modo, somente os eixos tero movimentos e a torre estar apta para indexar, entretanto, o eixo rvore no ir rodar. Selecione o programa. Pressione a tecla "EDIT". Pressione a tecla "PROG". Pressione a tecla "RESET". Pressione a tecla "AUTO". Pressione a tecla soft "ALL" (para ver a distncia que sero deslocados). Pressione a tecla "DRY RUN". Pressione a tecla "SINGL BLOCK". Pressione a tecla "CYCLE START" (O cycle start deve ser pressionado para executar cada linha do programa)

4.17. EXECUTANDO PROGRAMAS EM MODO AUTOMTICO


Todos os programas aps serem testados estaro prontos para execuo em modo automtico. Siga as instrues para saber como executar o programa em modo automtico: Selecione o programa. Pressione a tecla "AUTO" Pressione a tecla "RESET".` Pressione a tecla "CHECK". Pressione a tecla "CYCLE START". Nota: Em caso de executar o programa passo a passo, pressione a tecla "SING BLOCK", e para cada execuo de bloco, pressione a tecla "CYCLE START".

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

21

Guia do Operador
4.18. APAGANDO UMA EXECUO DE PROGRAMA
Pressione a tecla "CYCLE STOP". Pressione a tecla "RESET".

4.19. PARA SELECIONAR PARADA OPCIONAL


Pressione a tecla "OPT STOP". Notas: A caracterstica de Parada Opcional ir parar a Execuo do Programa quando M01 executado e o LED "OPT STOP" est iluminado. O operador precisa selecionar esta funo antes de acionar a execuo do programa. Desative a funo pressionando a tecla "OPT STOP" novamente. Pressione a tecla "CYCLE START" para continuar a execuo de programa.

4.20. PARA OMITIR BLOCOS DE PROGRAMA


Nota: Pressione a tecla "BLOCK DELET" O CNC ir ignorar qualquer bloco precedido com a barra "/" . Quando a opo "BLOCK DELET" est ativa, o comando ir ignorar todas as linhas de bloco com o cdigo "/" no incio, mas se "BLOCK DELET" no estiver ativo, todas as linhas do bloco com o cdigo "/" no incio sero executadas.

4.21. AJUSTE DO RELGIO


Pressione a tecla "MDI". Pressione a tecla "OFFSET SETTING" (duas vezes), at ver a pgina de ajuste (manualmente). Usando o cursor encontre a funo "TIME" na tela do monitor. Posicione o cursor em hora, minuto ou segundo. Insira o novo valor. Pressione a tecla "INPUT".

4.22. DESLIGANDO A MQUINA


Pressione o boto de emergncia. Desligue a chave geral.

22

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
4.23. TROCANDO PARMETROS
Nota: A mudana de parmetros da mquina causa influncia em seu funcionamento. Todas as mudanas devem ser feitas por tcnicos qualificados. Pressione a tecla "MDI". Pressione a tecla "OFFSET SETTING". Pressione a tecla soft "SETTING". Posicione o cursor em "PARAMETER WRITE". Digite "1". Pressione a tecla "INPUT" (en caso de alarme, pressione "CAN" + "RESET"). Pressione a tecla "SYSTEM". Digite o nmero do parmetro desejado. Por exemplo: 6510 (parmetro grfico). Pressione a tecla soft "NO. SRH". Quando necessrio, posicione o cursor no "bit" a ser mudado. Digite a mudana. Pressione a tecla "INPUT". Aps a mudana volte para "PARAMETER WRITE", digite "0" Pressione "INPUT" . Quando necessrio, desligue a mquina aps a mudana.

Nota:

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

23

Guia do Operador
4.24. PROGRAMAO PARA MACHO RGIDO
G94 / G95 G97 S___ M___ G00 X___ Z___ M29 G84 Z___ F___ ou G88 X___ F___ M02 ; Modo de Avano (mm/min ou mm/rot) ; Velocidade do Spindle em rpm (G97), n de rpm (S) e sentido de rotao (M03 / M04 / M63 / M64 / M15 / M16) ; Aproximao em X/Z ; Modo Macho Rgido ; Ciclo de Roscamento Axial (G84), Coordenada Final (Z) e Avano (F) ; Ciclo de Roscamento Radial (G88), Coordenada Final (X) e Avano (F) ; Fim de Programa

4.24.1. EIXO RVORE (PRINCIPAL DE SEGUNDO CABEOTE)


X+

M03

Z+

M63

Eixo rvore Principal M03 - Horrio (CW) M04 - Anti-horrio (CCW)

Segundo Cabeote M63 - Horrio (CW) M64 - Anti-horrio (CCW)

24

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
4.24.2. FERRAMENTA ROTATIVA (AXIAL E RADIAL)
M15 - Horrio (CW )

Radial

CW

XEx.: M15 - Horrio (CW) M15 - Anti-horrio (CCW)

Axial esq. * Anti - horrio (CCW)

Axial dir. * Anti-horrio (CCW) Z+

Z-

NOTA: * Determinados Suportes de Ferramenta Ativa Axial tem o movimento rotacional de sada invertido com relao ao movimento rotacional de entrada. Para esses casos o programador dever compensar essa inverso programando o cdigo M15 ou M16 correspondente

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

25

Guia do Operador
4.25. PROCEDIMENTO PARA JUMPS CONDICIONAIS EM PROGRAMAS QUANDO O TORNO EQUIPADO COM ALIMENTADOR DE BARRAS
O Jump Condicional usado para programar uma remificao em uma parte de um programa sob a ocorrncia de um evento externo. Um evento externo so monitorados pelo CNC atravs de PMC lgico. O Jump Condicional programado numa parte do corpo do programa com o objetivo de controlar o fluxo de execuo onde o programa pode ramificar para um bloco ou no dependendo de um evento externo. O programa ir desviar do fluxo normal quando o evento externo sob testes VERDADEIRO e no desviar quando sua condio for FALSA.

4.25.1. SINTAXE QUANDO PROGRAMANDO O JUMP CONDICIONAL


O Jump Condicional chamado atravs do cdigo M80 Axxxx. O cdigo M80 chama a MACRO O9020, a qual reside na memria como qualquer outra parte de programa ou macro. O argumento "A" define a identificao do bloco onde o fluxo tem de ser desviado. Isto , quando a condio externa sob teste verdadeira o programa sob execuo ser desviado do bloco corrente N para o bloco identificado pelo argumento "A". M80 Axxxx. M80 : Chama a macro O9020. Axxxx: Identifique o bloco no programa. Como o argumento "A" obrigatrio o programa deve ser sempre programado considerando o uso de identificadores N.

4.25.2. EXEMPLOS DE PROGRAMAO


Neste exemplo se o evento externo VERDADEIRO, o programa ir saltar para o bloco N70 e ir continuar sua execuo deste ponto, caso contrrio, o programa ir continuar do bloco N50.
N10 N20 N30 N40 N50 N60 N70 N80 N90 N100 N110 N120 N130 N140 . . . M80 A90 (SE FOR FINAL DE BARRA V PARA N90); M20 (ABRE A PINA); M49 (ALIMENTA PEA); G4 X2 (TEMPO DE 2 SEG.); M21 (FECHA PINA); M49 (PUXA O EMPURRADOR); M98 P_ _ (CHAMA O PROGRAMA); M99 (LOOPING); G00 X_ _ Z _ _ (POSIO DE CORTE DA PONTA) M20 (ABRE A PINA); M49 (ALIMENTA NOVA PEA ); M21 (FECHA PINA); M49 (RECOLHE O EMPURRADOR); (USINA A NOVA PONTA DE BARRA)

NXXXM99;

26

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
4.25.3. PARMETROS NECESSRIOS
#6080 = 80; define que a MACRO O9020 ser chamada pelo cdigo M80. Para instalar a Macro de Jump condicional, o CNC 21i deve ser configurado como segue: Programa em MACRO B R80540 Macro B - A02B- 0247-J873

4.25.4. MENSAGEM DE ERRO


A macro para o Jump Condicional pode gerar a mensagem de erro abaixo: 630 UNDEFINED RETURN (RETORNO INDEFINIDO) Indica que o argumento Axxxx no foi definido no bloco M80.

NOTA: Para se obter instrues completas de Programao FANUC consulte o MANUAL DE OPERAO FANUC.

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

27

Guia do Operador
4.26. TABELA DE CDIGOS "M"
M00 M01 M02 M03 M04 M05 M08 M09 M15 M16 M17 M18 M19 M20 M21 M24 M25 M26 M27 M29 M30 M31 M32 M36 M37 M38 M39 M40 Parada de Programa Parada Opcional de Programa Final de Programa Eixo rvore Sentido Horrio Eixo rvore Sentido Anti - Horrio Parada do Eixo rvore Principal Liga Refrigerao Desliga Refrigerao M41 M42 M43 M45 M46 M49 M50 M51 M52 M53 M63 M64 M65 M66 M67 M69 M70 M71 M72 M73 M74 M75 M76 M85 M86 M95 M96 Seleciona Modo de Fixao Externo da Placa (Eixo rvore Principal) Liga Sistema de Limpeza da Placa (Eixo rvore Principal) Desliga Sistema de Limpeza da Placa (Eixo rvore Principal) Liga Sistema de Limpeza das Protees Desliga Sistema de Limpeza das Protees Troca Barra Avana Leitor de Posio de Ferramentas Recua Leitor de Posio de Ferramentas Abre Luneta Hidrulica Fecha Luneta Hidrulica Eixo rvore do Segundo Cabeote no Sentido Horrio Eixo rvore do Segundo Cabeote no Sentido Anti Horrio Parada do Eixo rvore do Segundo Cabeote Liga modo sincronizado Desliga modo sincronizado Orientao do Eixo rvore do Segundo Cabeote (Eixo Ativo "C") Seleciona Modo de Fixao Interno da Placa (Eixo rvore Segundo Cabeote) Seleciona Modo de Fixao Externo da Placa (Eixo rvore Segundo Cabeote) Liga Sistema de Limpeza da Placa (Eixo rvore Segundo Cabeote) Desliga Sistema de Limpeza da Placa (Eixo rvore Segundo Cabeote) Abre Placa (Eixo rvore Segundo Cabeote) Fecha Placa (Eixo rvore Segundo Cabeote) Contador de Peas Freio do Eixo rvore Principal com Alto Torque Freio do Eixo rvore Principal com Baixo Torque Freio do Eixo rvore do Segundo Cabeote com Alto Torque Freio do Eixo rvore do Segundo Cabeote com Baixo Torque

Ferramenta Ativa Sentido Horrio Ferramenta Ativa Sentido Anti - Horrio Desliga Ferramenta Ativa Desliga Modo Orientado Orientao do Eixo rvore Principal (Eixo Ativo "C") Liga Alimentador de Barras Desliga Alimentador de Barras Abre Placa (Eixo rvore Principal) Fecha Placa (Eixo rvore Principal) Recua Manga do Cabeote Mvel Avana Manga do Cabeote Mvel Macho Rgido Fim de Programa and Rewind Avana Base do Cabeote Mvel Recua Base do Cabeote Mvel Abre Porta Automtica Fecha Porta Automtica Avana Aparador de Peas Recua Aparador de Peas Seleciona Modo de Fixao Interno da Placa (Eixo rvore Principal)

M4401 M4402 M4403 M4404 M4405 M4406 M4407 M4408

Gantry Loader - Chama Seqncia 1 Gantry Loader - Chama Seqncia 2 Gantry Loader - Chama Seqncia 3 Gantry Loader - Chama Seqncia 4 Gantry Loader - Chama Seqncia 5 Gantry Loader - Chama Seqncia 6 Gantry Loader - Chama Seqncia 7 Gantry Loader - Chama Seqncia 8

M4409 M4410 M4411 M4412 M4413 M4414 M4415

Gantry Loader - Chama Seqncia 9 Gantry Loader - Chama Seqncia 10 Gantry Loader - Chama Seqncia 11 Gantry Loader - Chama Seqncia 12 Gantry Loader - Chama Seqncia 13 Gantry Loader - Chama Seqncia 14 Gantry Loader - Chama Seqncia 15

28

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
4.27. MENSAGENS DE DIAGNSTICO
MQUINA ENDEREO A08.0 A08.1 A08.2 A08.3 A08.4 A08.5 A08.7 A08.7 A09.0 A09.1 A09.2 A09.3 A09.4 A09.5 A09.6 A09.7 A10.0 A10.1 A10.2 A10.3 A10.4 A10.5 A10.6 A10.7 A11.1 A11.2 A11.5 A11.6 A11.7 A12.0 A12.1 A12.2 A12.4 A12.5 A12.6 A12.7 A13.0 NMERO 1000 1001 1002 1003 2000 2001 2002 2003 2004 1004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2020 2021 1005 2024 2025 2026 2027 2028 2030 2031 2032 2033 2034 "EMERGNCIA" PARADA DE EMERGNCIA NO REAJUSTADA FALHA NO CIRCUTO DE PARADA DE EMERGNCIA "PARADA DE EMERGNCIA ATIVA" CICLO NO COMPLETADO FUNO "M" INVLIDA CDIGO "T" INVLIDO REQUER REFERNCIA PRESSO HIDRULICA BAIXA MQUINA LIGADA REQUER M18 - CANCELA MODO DO EIXO RVORE FALHA DE LUBRIFICAO BAIXO NVEL DE LUBRIFICANTE PLACA ABERTA PLACA SEM PEA CDIGO S INVLIDO TIPO ILEGAL DE ALIMENTADOR DE BARRAS SELECIONADO FALHA DO ALIMENTADOR DE BARRAS PORTA ABERTA FECHE A PORTA PARA CONTINUAR CABEOTE MVEL FORA DE POSIO APARADOR DE PEAS FORA DE POSIO LEITOR DE POSIO DE FERRAMENTAS FORA DE POSIO TORRE FORA DE POSIO "ADVERTNCIA" PLACA ABERTA NO SEGUNDO CABEOTE FALHA NO SERVO AMPLIFICADOR DA TORRE BATERIA BAIXA PARA PULSO DA TORRE REFERENCIA DA TORRE ABILITADA PLACA SEM PEA NO SEGUNDO CABEOTE TIPO ILEGAL DE ALIMENTADOR DE BARRAS SELECIONADO NO SEGUNDO CABEOTE FALHA DO ALIMENTADOR DE BARRAS NO SEGUNDO CABEOTE FERRAMENTA ATIVA NO ORIENTADA MODO DE PLACA ILEGAL PARA SINCRONIZAO DURANTE A SINCRONIZAO A DIFERENA ENTRE OS PULSOS DE ERROS DOS DOIS EIXOS EXCEDEU O LIMITE ATENO: UM NOVO SISTEMA DE COORDENADAS EST ABILITADO. V PARA O ZERO MQUINA E REVISE OS DADOS DE G54 A G59 FALHA NO GANTRY. VERIFIQUE DETALHES NO PAINEL MANUAL DO OPERADOR PORTA ABERTA SEJA CUIDADOSO AO OPERAR A MQUINA CONFIGURAO: STD: STANDARD OPC: OPCIONAL STD STD STD STD STD STD STD ****** STD STD OPC OPC STD ****** STD STD STD STD STD STD STD MENSAGEM Galaxy 15SC STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD OPC STD STD Galaxy 15M STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD OPC STD STD OPC OPC OPC STD ****** ****** STD STD STD ****** ****** ****** STD OPC OPC STD ****** STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD Galaxy 15SM STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD STD OPC STD STD

NOTA: Para mensagens de softwares, consulte o MANUAL DE OPERAO FANUC.


S14112B Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 29

Guia do Operador
4.28. INSTRUES DE DIAGNSTICO

MENSAGEM

PONTOS A SEREM VERIFICADOS


VERIFIQUE OS SEGUINTES TENS: "PLACA ABERTA" COM O EIXO RVORE RODANDO" PRESSO HIDRULICA BAIXA

AO CORRETIVA

NOTAS

"EMERGNCIA"

ACIONE O BOTO DE PARADA DE EMERGNCIA

PARA EIXO RVORE ACIONA ALARME SONORO DESABILITA O COMANDO

PARADA DE EMERGNCIA NO REAJUSTADA FALHA DO CIRCUTO DE PARADA DE EMERGNCIA "PARADA DE EMERGNCIA ATIVADA"

O REL DE SEGURANA NO ACIONA

VERIFIQUE O REL DE SEGURANA

CIRCUTO DE PARADA DE EMERGNCIA ATIVADO

A LINHA DE PARADA DE EMERGNCIA EST ABERTA

VERIFIQUE O CIRCUTO DA LINHA DE PARADA DE EMERGNCIA

PARADA DE EMERGNCIA ATIVADA

O BOTO DE PARADA DE EMERGNCIA EST ATIVADO

DESATIVE O O BOTO DE PARADA DE EMERGNCIA

CIRCUTO DE PARADA DE EMERGNCIA HABILITADO

CICLO NO COMPLETADO

SE UMA FUNO "M" OU "T" ATRASA POR MAIS DE 25 SEGUNDOS, A ACIONE A TECLA RESET E ENCONTRE MENSAGEM DE ERRO SER MOSTRADA. AS CAUSAS. CADA FUNO "M" TEM UMA CONDIO VEJA A TABELA DE CDIGOS "M" PARA DE RESPOSTA. ENCONTRAR AS POSSVEIS CAUSAS. ENTO, VERIFIQUE A FUNO "M" INEFETIVA E A CAUSA. VERIFIQUE OS CODIGOS "M" OS QUAIS SO CONHECIDOS PELOS PLC VER TABELA DE CDIGOS "M" VERIFIQUE SE A FAIXA DE CDIGOS " T" FAIXA AT 12 PRESSIONE A TECLA RESET E TROQUE O PROGRAMA PARA UM CDIGO VLIDO ACIONE A TECLA RESET E TROQUE O PROGRAMA PARA UM CDIGO VLIDO ACIONE A TECLA DE ZERAMENTO (HOME POSITION) PRESSIONE CYCLE START EMPURRE PRESET, DESDE ESTO O MODO JOG OU MPG ESTO SELECIONADO.

EXECUTA FEEDHOLD ACIONA ALARME SONORO

FUNO "M" INVLIDA

CDIGO "T" INVLIDO

EXECUTA "FEEDHOLD

REQUER REFERNCIA

LOGO APS REFERNCIA DA MQUINA SER AJUSTADA, O MODO DE OPERAO AUTOMTICO E MDI ESTO HABILITADOS. ACIONE O BOTO NC PAR LIGAR A MQUINA

EXECUTA "FEEDHOLD" QUANDO O MODO AUTOMTICO OU MDI EST SELECIONADO

LIGAR MQUINA FALHA DE LUBRIFICAO BAIXO NVEL DE LUBRIFICANTE

VERIFIQUE O NVEL DE LUBRIFICANTE COMPLETE O NVEL DE LUBRIFICANTE NO RESERVATRIO VERIFIQUE O NVEL DE LUBRIFICANTE COMPLETE O NVEL DE LUBRIFICANTE NO RESERVATRIO VERIFIQUE SE O MOTOR HIDRULICO EST FUNCIONADO VERIFIQUE SE O REL TRMICO ESTA ABERTO VERIFIQUE O PRESSOSTATO DA LINHA PRINCIPAL VERIFIQUE A REGULAGEM DOS SENSORES OU O MODO DE OPERAO DA PLACA (PRENDENDO PELO EXTERNO OU INTERNO) VERIFIQUE A REGULAGEM DOS SENSORES OU O MODO DE OPERAO DA PLACA (PRENDENDO PELO EXTERNO OU INTERNO) VERIFIQUE A REGULAGEM DO CABEOTE MVEL OU ELE ESTAR INEFICIENTE.

PRESSO HIDRULICA BAIXA

EMPURRE O REL TRMICO OU REGULE O PRESSOSTATO

ACIONA EMERGNCIA PARA O MOTOR DO EIXO RVORE ACIONA ALARME SONORO

PLACA ABERTA

FECHE A PLACA E AJUSTE OS SENSORES

EXECUTA "FEEDHOLD"

PLACA SEM PEA CABEOTE MVEL FORA DE POSIO

RECOLOQUE UMA PEA A SER USINADA E AJUSTE OS SENSORES

EXECUTA "FEEDHOLD"

AJUSTE OS SENSORES OU TROQUE-OS

EXECUTA "FEEDHOLD" PARA O MOTOR DO EIXO RVORE

30

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
MENSAGEM PORTA ABERTA FECHE A PORTA PARA CONTINUAR PONTOS A SEREM VERIFICADOS AO CORRETIVA NOTAS
SE A PORTA DO OPERADOR EST FECHE A PORTA ABERTA O MOVIMENTO DOS EIXOS E DO TROQUE ATRAVA ELTRICA DA PORTA EIXO RVORE EST DESABILITADO. SE A PORTA DO OPERADOR EST FECHE A PORTA ABERTA O MOVIMENTO DOS EIXOS E DO TROQUE ATRAVA ELTRICA DA PORTA EIXO RVORE EST DESABILITADO. VERIFIQUE O SENSOR DE CONTROLE DE TRAVAMENTO PARA UMA COINCIDNCIA ENTRE A POSIO COMANDADA E A ATUAL POSIO. TROQUE A OPERAO AUTOMTICA POR MDI (ENTRADA DE DADOS MANUAL) ACIONE A CHAVE DE ABILITAO DO OPERADOR E TENTE A OPERAO MDI ACIONE O CDIGO M50 PARA RETRAIR O BRAO DO LEITOR AJUSTE OS SENSORES DE AVANO E RETRAO TROQUE OS SENSORES DANIFICADOS TROQUE A MOLA DO BRAO DO LEITOR DE POSIO DE FERRAMENTAS

TORRE FORA DE POSIO

EXECUTA "FEEDHOLD" DESABILITA BOMBA DE REFRIGERAO

LEITOR DE POSIO DE FERRAMENTA FORA DE POSIO

O BRAO DO LEITOR DE POSIO DE FERRAMENTAS NO EST EM UMA POSIO DEFINIDA O BRAO DO LEITOR DE POSIO DE FERRAMENTAS EST AVANADO COM O SISTEMA DE COORDENADAS PR-AJUSTADO DESABILITADO.

EXECUTA "FEEDHOLD"

FALHA DE ALIMENTADOR DE BARRAS

ALIMENTADOR DE BARRAS INFORMA FALHA

VERIFIQUE ALIMENTADOR DE BARRAS

EXECUTA "FEEDHOLD" QUANDO O MODO AUTOMTICO OU MDI EST SELECIONADO

APARADOR DE PEAS FORA DE POSIO

APARADOR DE PEAS NO EST EM UMA POSIO DEFINIDA

ATIVE UM COMANDO PARA MOVER O APARADOR DE PEAS PARA UM POSIO DEFINIDA. AJUSTE OS SENSORES DO APARADOR DE PEAS TROQUE OS SENSORES DANIFICADOS PROGRAMAR M18 ANTES DE QUALQUER CDIGO M COM RESPEITO AO EIXO RVORE REPROGRAMAR UM NOVO CDIGO S COM UM VALOR ADMISSVEL. ESCOLHA NOVAMENTE UM ALIMENTADOR DE BARRAS APROPRIADO

EXECUTA "FEEDHOLD"

REQUER M18 - CANCELA MODO DO EIXO RVORE CDIGO S INVLIDO TIPO ILEGAL DE ALIMENTADOR DE BARRAS SELECIONADO "ADVERTNCIA" PORTA ABERTA USE CAUTELA AO OPERAR A MQUINA PLACA ABERTA (SEGUNDO CABEOTE) PLACA SEM PEA (SEGUNDO CABEOTE) TIPO ILEGAL DE ALIMENTADOR DE BARRAS SELECIONADO (SEGUNDO CABEOTE) FALHA NO SERVO AMPLIFICADOR DA TORRE BATERIA BAIXA NO CODIFICADOR DE PULSO DA TORRE FERRAMENTA ATIVA NO ORIENTADA MODO DE PLACA ILEGAL

M19 FOI PREVIAMENTE PROGRAMADO EIXO RVORE EM MODO DE POSICIONAMENTO UM VALOR S FOI PROGRAMADO EXCEDENDO A FAIXA DE VELOCIDADE. UM TIPO DE ALIMENTADOR DE BARRAS ERRADO FOI ESCOLHIDO

VEJA O QUAL EST INSTALADO NA MQUINA.

PORTA DE SEGURANA FOI DESVIADA

VERIFIQUE A REGULAGEM DOS SENSORES OU O MODO DE OPERAO DA PLACA (PRENDENDO PELO EXTERNO OU INTERNO) VERIFIQUE A REGULAGEM DOS SENSORES OU O MODO DE OPERAO DA PLACA (PRENDENDO PELO EXTERNO OU INTERNO)

FECHE A PLACA E AJUSTE OS SENSORES

EXECUTA "FEEDHOLD"

RECOLOQUE UMA PEA A SER USINADA E AJUSTE OS SENSORES

EXECUTA "FEEDHOLD"

UM TIPO DE ALIMENTADOR DE BARRAS ERRADO FOI ESCOLHIDO

ESCOLHA NOVAMENTE UM ALIMENTADOR DE BARRAS APROPRIADO PRESSIONE A TECLA RESET. SE A MENSAGEM PERMANECER NA TELA, CHAMAR A MANUTENO ELETRNICA. PRESSIONE O BOTO DE EMERGNCIA. TROQUE A BATERIA SEM DESLIGAR A MQUINA. PRESSIONEA TECLA RESET ORIENTE A FERRAMENTA ATIVA (M17)

VEJA O QUAL EST INSTALADO NA MQUINA.

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

31

Guia do Operador

32

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador

CAPTULO 5 AJUSTE DO ZERAMENTO DE FERRAMENTAS E ZERAMENTO DA PEA

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

33

Guia do Operador
5.1. PROCEDIMENTO DE REFERNCIA DE FERRAMENTAS UTILIZANDO A TECLA SOFT "MEASURE"
Antes de referenciar uma ferramenta, o operador deve determinar o ponto de origem da pea. O ponto de origem da pea o lugar na pea onde o eixo "X" e "Z" se cruzam e as coordenadas so zero. O ponto de origem do eixo "X" muito simples, ele o centro da pea, o qual tambm a linha de centro do eixo rvore. O ponto de origem do eixo "Z" pode variar. O ponto de origem pode ser a superfcie do nariz do eixo rvore, a face da placa, a extremidade traseira da castanha da placa ou a face da pea. Qualquer uma destas referncias aceitvel. Para a finalidade desta ilustrao, a face da pea ser designada como ponto de origem "Z". O centro da pea ser a origem do eixo "X". Prenda seguramente a pea na placa. Prenda a ferramenta em seu suporte. Desative qualquer ajuste de ferramenta executando T0000 se necessrio. Rode o eixo rvore numa rotao segura e numa direo correta. Manualmente posicione a ferramenta faceando a pea. Aps facear a pea, no mova o eixo "Z". O eixo "X" pode ser movido para afastar a ferramenta da face da pea. Selecione a pgina TOOL OFFSET pressionando a tecla "OFFSET/SETTING". Use a tecla de cursor para acionar o registro (cursor) de ajuste de ferramenta a ser usado para a ferramenta especfica. Digite a letra "Z" e o nmero "0", um ponto decimal e anto pressione a tecla soft "MEASUR". Veja os clculos para "Z" na pgina 87. Torneie uma pequena parte no dimetro externo da pea. No mova o eixo "X" aps tornear o dimetro externo. O eixo "Z" pode ser movido para afastar a ferramenta da pea. Faa a medio do dimetro externo com um micrmetro. Acione o registro (cursor) de ajuste "X" de ferramenta para a ferramenta. Digite a letra "X" seguida pelo valor medido no passo anterior. Pressione a tecla soft "MEASUR". Veja os clculos para ajuste de "X" na prxima pgina. Entre com os valores para registro de "R" e "T".

34

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
5.2. PROCEDIMENTO COM LEITOR DE POSIO DE FERRAMENTAS (ACESSRIO OPCIONAL)
Para fazer o zeramento de ferramentas existe a funo especial G63. G63 = chama a funo de referncia de ferramenta. T _ _ = ferramenta a ser ajustada (posio da ferramenta na torre). A _ _ = cdigo de posio do sensor em relao a geometria. Layout para o cdigo de posio de toque no sensor

O processo para o referenciamento semi-automtico, entretanto necessrio seguir o procedimento e fazer o programa como segue: Monte as ferramentas na torre. Faa o programa: O_ _ _ _ ; G21 G40 G90 ; ..................................Bloco de segurana G63 T _ _ A _ _ ;....................................Inicia o ciclo de referncia G63 T _ _ A _ _ ;....................................Inicia o ciclo de referncia Repita estes blocos para todas as ferramentas a serem referenciadas. M50; M30;

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

35

Guia do Operador
Para referenciar as ferramentas siga estas instrues: Posicione a ferramenta de maior comprimento montada na torre. Acione o Leitor de posio de Ferramentas para a Posio de Trabalho atravs do modo MDI ( M51 ). Posicione a torre atravs do JOG num ponto onde no haja interferncia entre a ferramenta e o sensor, com um mnimo espao de 30 mm. Acione o Leitor de Posio de Ferramentas para a Posio de Repouso atravs do modo MDI (M50). Prepare o programa de ajuste. Selecione modo automtico, pressione a tecla "AUTO". Acione o programa pressionando "CYCLE START".

Descrio da seqncia de passos: 1. A torre posiciona a primeira ferramenta a ser referenciada. 2. O Leitor de Posio de Ferramentas vai para baixo automaticamente. 3. O CNC libera um sinal sonoro (bip), para ativar o modo de operao "JOG - MPG" e espera pela interveno do operador da mquina. 4. O operador da mquina deve posicionar a ponta da ferramenta na direo de "Z", permitindo a folga de 2 mm. 5. Pressione "CYCLE START". 6. O eixo "Z" ir se mover na direo do Leitor de Posio de Ferramentas at ser verificado pelo sensor. Ento a ferramenta retorna para a posio inicial parando a execuo e ativando o modo de operao "JOG - MPG". 7. O operador da mquina deve posicionar a ponta da ferramenta na direo X, permitindo folga de 2 mm. 8. Pressione "CYCLE START". 9. O carro transversal ir mover na direo do Leitor de Posio de Ferramentas at acionar o sensor, ento volta para a posio de referncia parando a execuo e ativa o modo de operao "JOG - MPG". 10. O operador da mquina deve retirar a ferramenta para uma rea segura, pressionando "AUTO MODE" e "CYCLE START". 11. O eixo ser automaticamente para a posio inicial. 12. O ciclo ser repetido para todas as ferramentas para serem referenciadas, ento o Leitor de Posio de Ferramentas volta automaticamente para a posio de repouso finalizando o programa. Nota: Quando finalizar o referenciamento, preencha todos os dados de raios de ferramentas (R) e tipo (T) na pgina de geometria, e execute a simulao grfica.
OFFSET / GEOMETRY X N 0.000 G 01 1.486 G 02 1.569 G 03 1.897 G 04 2.655 G 05 3.785 G 06 1.658 G 07

Exemplo:

Z 1.000 -49.561 -49.368 0.000 -56.587 -36.254 -36.487

R 0.800 0.000 0.400 0.000 0.000 0.200 0.000

T 3 0 2 0 0 0 0

ACTUAL POSITION (RELATIVE) X ............... Z ............. [ W EAR ] [ GEOM ] [ ] [ ] [OPRT]

36

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
5.3.
pea. Para este ponto de referncia da-se o nome de "ZERO PEA".

DEFINIO DO ZERO PEA (DESLOCAMENTO DE TRABALHO):

Todo programa feito considerando um ponto de referncia para definir a geometria da

5.3.1.

DEFINIO DO "ZERO PEA" NA FACE

Acione a ferramenta a ser usada no processo de ajuste (zeramento) atravs de "MDI" (como mostrado em 1.4). Mova o eixo atravs de "MPG" at tocar a extremidade da ferramenta na face da pea onde ser definido o "ZERO PEA". Ative a pgina "OFFSET SETTING" e pressione a tecla soft " " at visualizar "W. SHFT". Posicione o cursor no espao "Z" na coluna de medio e digite "0" + "INPUT".

O CNC ir automaticamente calcular o "SHIFT VALUE" e entre com o valor no espao "Z" da Coluna do Shift Value, e ento, o "ZERO PEA" definido.

WORK SHIFT ( SHIFT VALUE ) X 0.000 Z 103.209 ( MEASUREMENT ) X 0.000 Z 50.000

ACTUAL POSITION (RELATIVE) U 0.000 V 0.000 W 0.000 H 0.000

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

37

Guia do Operador
5.3.2. DEFINIO DO "ZERO PEA" NA PARTE TRASEIRA

Acione a ferramenta a ser usada no processo de ajuste (zeramento) atravs de "MDI" (como mostrado em 1.4) Mova o eixo atravs de "MPG" at tocar a extremidade da ferramenta na face da pea onde ser definido o "ZERO PEA". Ative a pgina "OFFSET SETTING" e pressione a tecla soft " " at visualizar "W. SHFT". Posicione o cursor no espao "Z" a direita, e digite o comprimento da pea e pressione "INPUT". Examplo: Se a pea fixa tem 40 mm de comprimento, digite "40" e pressione "INPUT".

O CNC ir automaticamente calcular e ir definir o "SHIFT VALUE" no espao "Z" a esquerda, e ento, o "ZERO PEA" definido.

38

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador

CAPTULO 6 AJUSTE DOS ACESSRIOS DA MQUINA

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

39

Guia do Operador
6.1. PRESSO DE TRABALHO PARA CABEOTES
Manmetros para Galaxy 15M Man metro s para Gala xy 15S C e Galaxy15SM

PRESSO PRINCIPAL

PRESSO PRINCIPAL AJUSTE DE PRESSO DO CABEOTE MVEL (OPCIONAL)

AJUSTE DE PRESSO DE PLACA (SEGUNDO CABEOTE)

PRESSO DE PLACA (SEGUNDO CABEOTE)

PRESSO DO CABEOTE MVEL (OPCIONAL) AJUSTE DE PRESSO DE PLACA (CABEOTE PRINCIPAL)

AJUSTE DE PRESSO DE PLACA (CABEOTE PRINCIPAL)

PRESSO DE PLACA (CABEOTE PRINCIPAL)

PRESSO DE PLACA (CABEOTE PRINCIPAL)

LIMITES DE PRESSO PARA GALAXY 15SC E GALAXY 15SM Cabeote Principal Placa STD 175 = 19 Bar (Mx.) Placa HT 210 = 29 Bar (Mx.) Segundo Cabeote: Placa 130 = 20 Bar (Mx.)

LIMITES DE PRESSO PARA GALAXY 15M Cabeote Principal Placa STD 175 = 19 Bar (Mx.) Placa HT 210 = 29 Bar (Mx.) Cabeote Mvel: 20 Bar (Mx.) (opcional)

40

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
6.2. CABEOTE MVEL (OPCIONAL)
O torno possui um cabeote mvel com acionamento da manga hidrulico, fornecido como equipamento opcional. O cabeote movimentado manualmente ao longo das guias de seu barramento. A manga deve ser posicionada com um mnimo de avano. importante que este componente da mquina seja explorado pelo usurio para se obter a melhor qualidade de torneamento. O travamento do cabeote mvel no seu barramento feito por meio do aperto dos parafusos de trava. Parafusos de Trava ATENO * Es teja ce rto de que o cabeote mvel esteja bem travado em sua base antes de atuar a manga. * Quando a manga estiver avaada, isto , uma pea obra estiver presa entre pontas, o cabeote mvel nu nca de ver s er destravado.

6.2.1.

AJUSTE DOS SENSORES DO CABEOTE MVEL

No corpo do cabeote mvel existem 2 sensores que informam ao CNC se a manga est avanada ou recolhida. Os sensores so acionados por meio dos cames instalados no eixo que se movimenta junto com a manga. Para cada dimenso de pea a ser usinada, os cames precisam ser ajustados. Para ajustar o sensor de manga avanada, solte o came esquerdo, desloque-o at a posio correta de trabalho, e aperte o came novamente.
CAME ESQUERDO CAME DIREITO

SENSOR DIREITO

SENSOR ESQUERDO

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

41

Guia do Operador
6.3. TORRE SERVOMOTORIZADA

A linha de Centros de Torneamento Galaxy 15 equipada com a nova torre de indexao servo-acionada fabricada pela Romi. Permite at 12 ferramentas ativas com rpida indexao, movimentos bi-direcionais sem paradas e com travamento/destravamento hidrulico sem deslocamento frontal do disco. O refrigerante passa diretamente atravs dos suportes de ferramentas. A torre provida com dispositivo para ferramenta ativa, para usinagem axial, frontal e traseira, e somente a ferramenta ativa na posio de trabalho acionada (disponvel para Galaxy15M e 15SM).

DADOS TCNICOS Nmero de ferramentas .................................................................... Seco de ferramenta quadrada (seco) ...................................... Seco de ferramenta redonda (dimetro) ..................................... Suporte de ferramenta ativa axial (usinagem frontal)..................... Suporte de ferramenta ativa axial (usinagem traseira) ................... Suporte de ferramenta ativa radial .................................................. Faixa de rotao da ferramenta ativa .............................................. Tempo de Indexao incluindo travamento (prxima ferramenta). Tempo de Indexao incluindo travamento(180o) ........................... Preciso de Indexao Angular ....................................................... Preciso de Repetibilidade Angular .................................................

12 25 x 25 mm 32 mm DIN 6499B - ER25 DIN 6499B - ER20 DIN 6499B - ER25 3-3000 rpm 0.4 seg. 0.9 seg. +/- 4'' (seg) +/- 1,6'' (seg)

NOTA A torre de ferramentas ir procurar o ponto de referncia cada vez que a mquina for ligada, durante a execuo do "Ponto de Referncia" (Machine Home).

IMPORTANTE: Nas faces do disco que no sero instalados suportes de ferramentas, necessrio colocar a tampa - cdigo Romi S03019, evitando que cavacos entrem nas sadas de fludo refrigerante e obstruam sua passagem. 42 Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 S14112B

Guia do Operador
6.4. USINAGEM DE CASTANHAS
Este processo importante quando necessrio obter a concentricidade das peas. Selecione um jogo de castanhas moles para o dimetro requerido para remover o mnimo de sobremetal.

6.4.1.

PROCEDIMENTO PARA USINAR AS CASTANHAS:

O sobremetal para ser removido deve ser suficiente para permitir um encosto para a pea a ser fixada. No exemplo que segue, o dimetro preliminar de 60.5 mm pode ser usado de modo que as castanhas sejam furadas no dimetro de 75.5 mm e profundiade de 15 mm.

Antes da Usinagem

Aps Usinagem

ESPAADOR

Faa o zeramento da ferramenta que ir fazer a usinagem das castanhas. Trave um espaador entre as castanhas. Pressione a tecla "MDI". Pressione a tecla "PROG". Insira o nmero da ferramenta. Por exemplo: T0505. Pressione a tecla "EOB". Pressione a tecla "INSERT". Pressione a tecla "CYCLE START" - a torre indexa a estao 5. Pressione a tecla "MEDL X10". Pressione as teclas " X ou Z ". Usando a manivela eletrnica toque a ponta da ferramenta na face da castanha. Pressione a tecla "OFFSET SETTING". ", at encontrar "W. SHFT" e ento pressione-a. Pressione a tecla soft " Coloque o cursor no espao "Z" a direita. Digite"0" (zero). Pressione a tecla "INPUT". Coloque a ferramenta no dimetro inicial da castanha e tome nota deste valor usando a tecla "POS".

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

43

Guia do Operador
Siga o programa como exemplo: O500; G21 G40 G90 G95; G00 X150. Z150. T00; T0505; ............................. (usando somente para exemplo) G96 S120; G92 S1000 M03; G00 X59. Z2.; G77 X63. Z-14.92 F.2; X66.; X69.; X72.; X75.; G00 X79.5 Z2.; G01 Z0 F.16; X75.5 Z-2.; Z-13.; X76.1 Z-15.; X59.; G00 Z2.; G00 X150. Z150. T00; M30;

44

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
6.5. TOMADAS DO ALIMENTADOR DE BARRAS

No desconecte ou conecte as tomadas do Alimentador de Barras quando a chave geral estiver ligada. Seja cauteloso quando conectar o desconectar as tomadas. Tenha certeza elas no estejam molhadas quando manipuladas sob o risco de ocorrer choque eltrico. Quando qualquer dispositivo for removido ou no tenha sido instalado, certifique-se de que a cobertura dos conectores est em seu devido lugar.

As voltagens principais presentes nestes conectores so 220 VAC.

Nunca conecte qualquer dispositivo ao lado do Alimentador de Barras especialmente especificado para esta mquina, sob risco ocorrer severos danos para a mquina / dispositivo e operador.

Mantenha a rea destes dois conectores sempre limpa e livre de qualquer obstruo.

Tomada para Alimentador de Barras Tomada para Gantry Loader S14112B Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 45

Guia do Operador

46

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador

CAPTULO 7 GRFICO DE POTNCIA DO EIXO RVORE, LAYOUT DE FERRAMENTAS E SISTEMA DE FERRAMENTAS


S14112B Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 47

Guia do Operador
7.1.
7.1.1.

GRFICOS DE POTNCIA
EIXO RVORE (VERSO STD) 7.1.2. EIXO RVORE (VERSO HT OPCIONAL)

7.1.3.

SEGUNDO EIXO RVORE

(somente para Galaxy 15SC e 15SM)

7.1.4. ATIVA

TORRE PARA FERRAMENTA

(somente para Galaxy 15M e SM)

48

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
7.2. LAYOUT DE TRABALHO
7.2.1. LAYOUT DE TRABALHO PARA MQUINA PROVIDA DE TORRE STANDARD (PARA GALAXY 15SC)

Suporte de Ferramenta para Torneamento Externo Frontal

Suporte de Ferramenta para Torneamento Externo Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas) S14112B Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15 49

Guia do Operador
Suporte de Ferramenta para Faceamento Frontal

Suporte de Ferramenta para Faceamento Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

50

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
Suporte de Ferramenta para Torneamento Interno Frontal

Suporte de Ferramenta para Torneamento Interno Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

51

Guia do Operador
Suporte para Broca com Sistema de Refrigerao Internal Frontal

HT

STD

Dimenses em milmetros (polegadas)

Segundo Cabeote

Dimenses em milmetros (polegadas)

52

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
7.2.2. LAYOUT DE TRABALHO PARA MQUINAS PROVIDA DE TORRE PARA FERRAMENTAS ROTATIVAS (PARA GALAXY15M)
Suporte de Ferramenta para Torneamento Externo Frontal

Suporte de Ferramenta para Torneamento Externo Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

53

Guia do Operador
Suporte de Ferramenta para Faceamento Frontal

Suporte de Ferramenta para Faceamento Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

54

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
Suporte de Ferramenta para Torneamento Interno Frontal

Suporte para Broca com Sistema de Refrigerao Interna Frontal

Dimenses em milmetros (polegadas)

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

55

Guia do Operador
Suporte para Ferramentas Rotativas Axial Frontal

Suporte para Ferramenta Rotativa Radial

Dimenses em milmetros (polegadas)

56

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
Cabeote Mvel (opcional)

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

57

Guia do Operador
7.2.3. LAYOUT DE TRABALHO PARA MQUINAS PROVIDA DE TORRE PARA FERRAMENTAS ROTATIVAS (PARA GALAXY 15SM)
Suporte de Ferramenta para Torneamento Externo Frontal

Suporte de Ferramenta para Torneamento Externo Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

58

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
Suporte de Ferramenta para Faceamento Frontal

Suporte de Ferramenta para Faceamento Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

59

Guia do Operador
Suporte de Ferramenta para Torneamento Interno Frontal

Suporte de Ferramenta para Torneamento Interno Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

60

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
Suporte para Broca com Sistema de Refrigerao Interna Frontal

Suporte para Ferramenta Rotativa Radial

Dimenses em milmetros (polegadas)

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

61

Guia do Operador
Suporte para Ferramenta Rotativa Axial Frontal

Suporte para Ferramenta Rotativa Axial Traseiro

Dimenses em milmetros (polegadas)

62

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
7.3. LAYOUT DO DISCO PORTA FERRAMENTAS

7.4.

CURSOS E ZERAMENTO

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

63

Dimenses em milmetros (polegadas)

Guia do Operador
7.5. SUPORTE DE FERRAMENTAS (MILMETROS)
Suporte de Ferramenta para Torneamento Interno (mm) - S01961 Buchas Reduo (mm) 8mm S02982 10mm S02984 12mm S02986 16mm S02988 20mm S02990 25mm S02992 Suporte de Ferram. p/ Torn. Externo Frontal - S01959 20 x 20 mm

Suporte de Ferram. p/ Torn. Externo Traseiro - S01960 20 x 20 mm

Suporte de Ferram. p/ Faceamento - S01958 20 x 20 mm

Suporte p/ Broca com Sist. de Refrig. Interna Frontal (mm) - S01962 Buchas Reduo (mm) 20mm- R89206 25mm- R89207 Suporte p/ Broca com Sist. de Refrig. Interna Traseiro (mm) - S05840 Buchas Reduo (mm) 20mm- R89206 25mm- R89207

Suporte p/ Ferramenta Rotativa Axial Frontal - S04806 Jogo de Pinas - Srie ER25 - S01940 3mm 4mm 5mm 6mm 7mm S05622 S05623 S05624 S05625 S05626 Pinas Avulsas - Srie ER25 8mm - S01945 13mm 9mm - S05627 14mm 10mm - S01946 15mm 11mm - S05628 16mm 12mm - S01947 S05629 S05630 S05631 S01948

Suporte p/ Ferramenta Rotativa Axial Traseira - S04807 Jogo de Pinas - Srie ER20 - S00493 1mm 2mm 3mm 4mm 5mm S05632 S05633 S05634 S05635 S01941 Pinas Avulsas - Srie ER20 10mm 6mm - S01942 11mm 7mm - S05636 12mm 8mm - S01943 13mm 9mm - S05637 S01944 S05638 S05639 S05640

Suporte p/ Ferramenta Rotativa Radial - S04808 Jogo de Pinas - Srie ER25 - S01940 3mm 4mm 5mm 6mm 7mm S05622 S05623 S05624 S05625 S05626 Pinas Avulsas - Srie ER25 8mm - S01945 13mm 9mm - S05627 14mm 10mm - S01946 15mm 11mm - S05628 16mm 12mm - S01947 S05629 S05630 S05631 S01948

- Quantidade Standard Fornecida com a Mquina

64

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
7.6. SUPORTE DE FERRAMENTAS (POLEGADAS - OPCIONAL)
Suporte de Ferramenta para Torneamento Interno (pol.) - S05812 Buchas Reduo (pol) 7/16" - S05890 3/8" - S05892 1/2" - S05894 5/8" - S05896 3/4" - S05898 1" - S05900 Suporte de Ferram. p/ Torn. Externo Frontal - S05810 3/4" x 3/4"

Suporte de Ferram. p/ Torn. Externo Traseiro - S05811 3/4" x 3/4"

Suporte de Ferram. p/ Faceamento - S05809 3/4" x 3/4"

Suporte p/ Broca com Sist. de Refrig. Interna Frontal (pol.) - S05813 Buchas Reduo (pol.) 3/4" - R89204 1" - R89205 Suporte p/ Broca com Sist. de Refrig. Interna Traseiro (pol.) - S05841 Buchas Reduo (pol.) 3/4" - R89204 1" - R89205

Suporte p/ Ferramenta Rotativa Axial Frontal - S04806 Jogo de Pinas - Srie ER25 - S01940 3mm 4mm 5mm 6mm 7mm S05622 S05623 S05624 S05625 S05626 Pinas Avulsas - Srie ER25 8mm - S01945 13mm 9mm - S05627 14mm 10mm - S01946 15mm 11mm - S05628 16mm 12mm - S01947 S05629 S05630 S05631 S01948

Suporte p/ Ferramenta Rotativa Axial Traseira - S04807 Jogo de Pinas - Srie ER20 - S00493 1mm 2mm 3mm 4mm 5mm S05632 S05633 S05634 S05635 S01941 Pinas Avulsas - Srie ER20 10mm 6mm - S01942 11mm 7mm - S05636 12mm 8mm - S01943 13mm 9mm - S05637 S01944 S05638 S05639 S05640

Suporte p/ Ferramenta Rotativa Radial - S04808 Jogo de Pinas - Srie ER25 - S01940 3mm 4mm 5mm 6mm 7mm S05622 S05623 S05624 S05625 S05626 Pinas Avulsas - Srie ER25 8mm - S01945 13mm 9mm - S05627 14mm 10mm - S01946 15mm 11mm - S05628 16mm 12mm - S01947 S05629 S05630 S05631 S01948

- Quantidade Standard Fornecida com a Mquina

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

65

Guia do Operador
7.7. DIMENSES DO EIXO RVORE DO CABEOTE PRINCIPAL
ASA A2-6" (verso std e ht) furo de passagem 65 mm - R33346

66

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Dimenses em milmetros

Guia do Operador
7.8. DIMENSES DO EIXO RVORE DO SEGUNDO CABEOTE
ASA A2-4" furo de passagem 39 mm - R99834

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

67

Dimenses em milmetros

Guia do Operador
7.9 CASTANHAS MOLES - PLACA DE 175 MM
(eixo rvore do cabeote principal - std)

Dimenses em milmetros

68

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

Guia do Operador
7.10. CASTANHAS MOLES - PLACA DE 210 MM
(eixo rvore do cabeote principal - ht)

Dimenses em milmetros

S14112B

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

69

Guia do Operador
7.11. CASTANHAS MOLES - PLACA DE 130 MM
(eixo rvore do segundo cabeote)

Dimenses em milmetros

70

Guia do Operador / Romi Linha Galaxy 15

S14112B

You might also like