You are on page 1of 13

04

ESPECIALISTA ESPECIALISTA EM REGULAO DE PETRLEO E ADOS, DERIVADOS LCOOL COMBUSTVEL DERIVADOS, LCOOL COMBUSTVEL E GS NATURAL - ESPECIALIDADE: ENGENHARIA 2 ESPECIALIDADE:
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com as 70 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas:
LNGUA PORTUGUESA II Questes Pontos 1a5 1,0 6 a 10 2,0 11 a 15 3,0 LNGUA INGLESA II Questes Pontos 16 a 20 1,0 NOES DE INFORMTICA II Questes Pontos 21 a 25 1,0 CONHECIMENTOS GERAIS II Questes Pontos 26 a 30 0,8 31 a 35 1,0 36 a 40 1,2 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes Pontos 41 a 50 2,0 51 a 60 3,0 61 a 70 4,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se esse material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 A C D E

Tenha muito cuidado com o CARTO, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs.: Por medida de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 2 (duas) horas contadas a partir do incio das provas e NO poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento.

06

07 08

09 10 11 12

Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA E ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados, no dia til seguinte realizao das provas, nos endereos eletrnicos da ANP (www.anp.gov.br) e da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

www.pciconcursos.com.br

MARO / 2008

LNGUA PORTUGUESA II
O novo Brasil
Nenhum outro perodo da histria brasileira testemunhou mudanas to profundas, decisivas e aceleradas quanto os treze anos (1808-1821) em que a corte portuguesa morou no Rio de Janeiro. Num espao de apenas uma dcada e meia, o Brasil deixou de ser uma colnia fechada e atrasada para se tornar um pas independente. Por essa razo, o balano que a maioria dos estudiosos faz de D. Joo VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei. Para o historiador Oliveira Lima, ele foi o verdadeiro fundador da nacionalidade brasileira, por duas razes principais: assegurou a integridade territorial e deu incio classe dirigente que se reponsabilizaria pela construo do novo pas. Com ele comeou a descolonizao efetiva, afirmou o escritor e crtico literrio paranaense Wilson Martins. No s pelo fato de elevar o Brasil a reino, mas tambm, e sobretudo, por lhe dar desde logo e em breve espao de tempo as estruturas de uma nao propriamente dita. Uma forma de avaliar a herana de D. Joo VI abordar a questo pelo avesso: como seria o Brasil se a corte no tivesse vindo para o Rio de Janeiro? Apesar da relutncia em fazer conjecturas, boa parte dos historiadores concorda que o pas simplesmente no existiria na sua forma atual. Na hiptese mais provvel, a Independncia e a Repblica teriam vindo mais cedo, mas a antiga colnia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos pases autnomos, muito parecido com seus vizinhos da Amrica espanhola, sem nenhuma outra afinidade alm do idioma. fcil imaginar as conseqncias dessa separao: Esse Brasil dividido em pedaos autnomos nem de longe teria o poder e a influncia que o pas exerce hoje sobre a Amrica Latina. Na ausncia de um Brasil grande e integrado, o papel provavelmente caberia Argentina, que seria, ento, o maior pas do continente. [...] Na escola, quando abrissem seus livros de Geografia, as crianas gachas aprenderiam que a floresta amaznica um santurio ecolgico de um pas distante, situado ao norte, na fronteira com a Colmbia, a Venezuela e o Peru. As diferenas regionais se teriam acentuado. possvel que, a esta altura, as regies mais ricas desse mosaico geogrfico estivessem discutindo medidas de controle da imigrao dos vizinhos mais pobres, como fazem hoje os americanos em relao aos mexicanos. Nordestinos seriam impedidos de migrar para So Paulo. Em contrapartida, ao viajar de frias para as paradisacas praias da Bahia ou do Cear, os paulistas teriam de providenciar passaportes e, eventualmente, pedir vistos de entrada. [...]

55

60

65

10

70

luz da realidade do Brasil atual, tudo isso parece mero devaneio. Ainda assim, no se deve subestimar a importncia de D. Joo VI na construo da identidade dos brasileiros de hoje. [...] Graas a D. Joo VI, o Brasil se manteve como um pas de dimenses continentais, que hoje o maior herdeiro da lngua e da cultura portuguesas. D. Joo VI veio criar e realmente fundou na Amrica um imprio, pois merece bem assim ser classificado o ter dado foros de nacionalidade a uma imensa colnia amorfa, escreveu Oliveira Lima. Ironicamente, esse legado no seria desfrutado por D. Joo ou pela metrpole portuguesa. Ele prprio regressava menos rei do que chegou, acrescentou Oliveira Lima. Deixava contudo o Brasil maior do que o encontrara. Em outras palavras, ao mudar o Brasil, D. Joo VI o perdeu para sempre.
GOMES, Laurentino. 1808. So Paulo: Planeta, 2007.

15

1
O historiador Oliveira Lima chama D. Joo VI de o verdadeiro fundador da nacionalidade brasileira. O trecho que reafirma essa qualificao (A) ...o pas simplesmente no existiria na sua forma atual. (l. 24-25) (B) luz da realidade do Brasil atual, tudo isso parece mero devaneio. (l. 55-56) (C) [no se deve subestimar] a importncia de D. Joo VI na construo da identidade dos brasileiros de hoje. (l. 56-58) (D) o Brasil se manteve como um pas de dimenses continentais, (l. 59-60) (E) D. Joo VI veio criar e realmente fundou na Amrica um imprio, (l. 61-62)

20

25

30

2
Analise os extratos de texto a seguir, tendo em vista o conceito de novo Brasil. I - Nenhum outro perodo da histria brasileira testemunhou mudanas to profundas, decisivas e aceleradas quanto os treze anos em que a corte portuguesa morou no Rio de Janeiro. (l. 1-4) II - Num espao de apenas uma dcada e meia, o Brasil deixou de ser uma colnia fechada e atrasada para se tornar um pas independente. (l. 4-7) III - Por essa razo, o balano que a maioria dos estudiosos faz de D. Joo VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei. (l. 7-9) IV - Graas a D. Joo VI, o Brasil se manteve como um pas de dimenses continentais, que hoje o maior herdeiro da lngua e da cultura portuguesas. (l. 59-61) Integram o conceito de novo Brasil APENAS os extratos (A) I e III (B) I e IV (C) II e IV (D) I, II e III (E) II, III e IV

35

40

45

50

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

3
Analisando-se o segundo pargrafo do texto, conclui-se que a interpretao da expresso pelo avesso, utilizada pelo autor em Uma forma de avaliar a herana de D. Joo VI abordar a questo pelo avesso: (l. 20-21) baseia-se na seguinte premissa: (A) perguntas pelo direito so feitas de forma afirmativa. (B) a afirmativa seguinte apresenta uma perspectiva negativa. (C) no possvel analisar com clareza a herana de D. Joo. (D) se o autor indica que a pergunta est sendo feita pelo avesso, ele podia formul-la de modo diferente. (E) possvel achar o direito da questo retirando da segunda orao o advrbio no.

5
De acordo com o ltimo pargrafo, D. Joo VI (A) contribuiu para ampliar as dimenses do Brasil. (B) chegou colnia como rei, mas deixou de s-lo ao partir. (C) concedeu privilgios colnia, que acabou virando um imprio. (D) transformou o Brasil em um legado para a metrpole portuguesa. (E) fundou um imprio de modo a criar um herdeiro da lngua e cultura portuguesas.

6
Os perodos abaixo contm duas idias contrastantes, SALVO (A) ...o Brasil deixou de ser um colnia fechada e atrasada para se tornar uma pas independente. (l. 5-7) (B) ... o balano que a maioria dos estudiosos faz de D. Joo VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei. (l. 7-9) (C) No s pelo fato de elevar o Brasil a reino, mas tambm, e sobretudo, por lhe dar [...] as estruturas de uma nao propriamente dita. (l. 16-19) (D) Apesar da relutncia em fazer conjecturas, boa parte dos historiadores concorda que o pas simplesmente no existiria na sua forma atual. (l. 23-25) (E) ...a Independncia e a Repblica teriam vindo mais cedo, mas a antiga colnia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos pases autnomos, (l. 25-28)

4
Qual dos trechos abaixo faz o resumo dos tpicos apresentados pelo autor em forma de estrutura itemizada, mantendo as informaes dadas, sem alterao de ordem e de sentido? (A) Se o Brasil fosse dividido e tivesse seu territrio fragmentado em pequenos pases, a Amaznia seria para as crianas gachas um paraso ecolgico muito distante e pertencente a um outro pas. Assim, com a acentuao das diferenas regionais surgiriam questes de mobilidade populacional e nasceriam discusses sobre passaporte e necessidade ou no de emisso de visto. Logo, o Brasil perderia poder. (B) Com o Brasil dividido, a hegemonia poltico-econmica do continente passaria Argentina. O Rio Grande do Sul e suas crianas olhariam a Amaznia como paraso ecolgico distante. Dados esses fatos, regies mais ricas, como as do sul e do sudeste, discutiriam no s aspectos de imigrao como tambm burocrticos, como, por exemplo, emisso de passaporte. J os mais pobres teriam dificuldade de locomoo. (C) Sem a manuteno da integridade territorial, o Brasil perderia sua unidade por causa da fragmentao dos estados em pequenos pases e haveria a perda de controle do continente sul-americano. Questes migratrias nasceriam e os gachos concluiriam que a Amaznia, com sua paradisaca reserva ecolgica, territrio de longnquo pas que faz fronteira com Colmbia, Venezuela e Peru. (D) A diviso do Brasil provocaria questes internas como, por exemplo, a de educao. Neste caso, as aulas de geografia seriam diferentes para gachos e nordestinos. Os primeiro aprenderiam que a Amaznia regio que faz fronteira com Colmbia, Venezuela e Peru. Alm do mais, os segundos teriam dificuldades em se locomoverem para So Paulo. J os paulistas necessitariam de passaporte para as frias nas praias nordestinas. (E) O Brasil dividido perderia a ascendncia que possui sobre a Amrica Latina e faria com que crianas sulinas aprendessem que a Amaznia reserva ecolgica de um pas fronteirio a outros do norte do continente. Acentuadas as diferenas regionais, razes de ordem econmica causariam questes migratrias e os deslocamentos de habitantes necessitariam de aprovaes de seus governos.

7
Dentre as expresses destacadas abaixo, qual a que NO deve usar o sinal indicativo de crase? (A) As 10 horas, o rei saa para seu passeio dirio. (B) O Brasil cumpre o seu destino, a medida que o tempo vai passando. (C) Os frangos eram feitos a moda da casa imperial. (D) A dedicao a populao fez de D. Joo um rei querido. (E) D. Joo VI declarou a seus diplomatas a inteno de partir.

8
Observe os termos destacados no trecho a seguir. Nenhum outro perodo da histria brasileira testemunhou mudanas to profundas, decisivas e aceleradas quanto os treze anos (1808-1821) em que a corte portuguesa morou no Rio de Janeiro. ( l . 1-4). A relao temporal existente entre as formas verbais em destaque se mantm quando estas so substitudas por: (A) tinha testemunhado - teria morado. (B) ter testemunhado - mora. (C) testemunharia - moraria. (D) testemunha - mora. (E) testemunhava - morara.

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

9
Qual par de oraes NO apresenta transformao da voz verbal? (A) (O rei) assegurou a integridade territorial / A integridade territorial foi assegurada pelo rei. (B) (...) a Independncia e a Repblica teriam vindo mais cedo / Mais cedo viriam a Repblica e a Independncia. (C) (...) quando abrissem seus livros de Geografia / Quando seus livros de Geografia fossem abertos. (D) Nordestinos seriam impedidos de viajar para So Paulo/ Impediriam nordestinos de viajar para So Paulo. (E) paulistas teriam de providenciar passaportes... / Passaportes teriam de ser providenciados por paulistas.

12
No trecho No s pelo ato de elevar o Brasil a reino, mas tambm, e sobretudo, por lhe dar desde logo..., o vocbulo de mesma classe gramatical que substitui sobretudo, mantendo efeito de sentido igual, (A) ressalte-se (B) principalmente (C) como (D) por (E) observe

13
Qual dos textos sobre os efeitos da corte portuguesa no Brasil apresenta pontuao correta? (A) A colnia de repente viu abrirem-se suas portas, que haviam ficado fechadas durante trezentos anos. Assim, ficou fora do controle da metrpole. O contato com o mundo exterior despertou a colnia entorpecida; introduziram-se: mais pessoas, mais capital e novas idias. Como conseqncia, os brasileiros acharam que seu destino, era maior e mais importante. (B) A colnia de repente viu: abrirem-se suas portas, que haviam ficado fechadas durante trezentos anos; assim, ficou fora do controle da metrpole. O contato com o mundo exterior despertou a colnia entorpecida; introduziram-se mais pessoas, mais capital e novas idias. Como conseqncia, os brasileiros acharam que seu destino era maior e mais importante. (C) A colnia de repente viu abrirem-se suas portas que haviam ficado fechadas durante trezentos anos, assim, ficou fora do controle da metrpole. O contato com o mundo exterior despertou a colnia entorpecida: introduziram-se mais pessoas, mais capital e novas idias. Como conseqncia, os brasileiros acharam, que seu destino era maior e mais importante. (D) A colnia de repente viu abrirem-se suas portas, que haviam ficado fechadas durante trezentos anos. Assim, ficou fora do controle da metrpole. O contato com o mundo exterior despertou a colnia entorpecida: introduziram-se mais pessoas, mais capital e novas idias. Como conseqncia, os brasileiros acharam que seu destino era maior e mais importante. (E) A colnia de repente viu abrirem-se suas portas que haviam ficado fechadas durante trezentos anos, assim, ficou fora do controle da metrpole. O contato com o mundo exterior despertou a colnia entorpecida introduziram-se mais pessoas, mais capital e novas idias. Como conseqncia: os brasileiros acharam que seu destino era maior e mais importante.

10
No quadro abaixo, foram reescritos trechos do texto, utilizando-se pronomes relativos. O pronome NO est usado de acordo com a norma culta da lngua em Texto Reescritura

...perodo da histria perodo da histria brasi(A) brasileira testemunhou leira cujas mudanas... mudanas... (l. 1-2) (B) o balano que a maioria o balano onde a maioria dos estudiosos faz... (l. 7-8) dos estudiosos faz...

o papel provavelmente o papel provavelmente (C) caberia Argentina, que caberia Argentina, qual seria dada a condio... seria, (l. 36-37) ...medidas de controle da medidas que controlam a (D) imigrao dos vizinhos imigrao dos vizinhos mais pobres mais pobres, (l. 47-48) no se deve subestimar a importncia de D. Joo VI (E) na construo da identidade dos brasileiros... (l. 56-58) a construo da identidade dos brasileiros em que no se deve subestimar a importncia de D. Joo VI

11
Qual das frases tem seus verbos conjugados corretamente? (A) Para no perder a colnia totalmente, D. Joo se precaveu e preparou a Independncia. (B) Se algum propor hoje dividir o Brasil nas regies da poca colonial, seria considerado louco. (C) Duzentos anos depois, importante que se colora a histria da vinda da corte com novas nuanas. (D) Convm que todos os brasileiros adeqem seus conhecimentos s novas pesquisas sobre a histria do pas. (E) Quando os historiadores dizerem todas as novidades que descobriram com os documentos recm-encontrados, todos aprenderemos.

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

14
Observe as mudanas de colocao de pronomes propostas abaixo. I - S 46 delegados compareceram ao Parlamento, o que os tinha deixado em minoria. o que tinha deixado-os II - Um historiador acredita que o Brasil poderia ter se desintegrado em trs diferentes pases. se poderia ter desintegrado III - Antes da mudana da corte portuguesa, os conflitos regionais da colnia estavam se aprofundando. se estavam aprofundando IV - As colnias no Brasil estariam perdidas para Portugal, pois os ingleses queriam ocup-las. os ingleses as queriam ocupar Tais mudanas so possveis APENAS em (A) I e II (B) II e IV (C) I, II e III (D) I, III e IV (E) II, III e IV

15
Observe as sentenas abaixo, retiradas de uma reclamao, feita por uma secretria, sobre um mvel enviado com defeitos. Qual delas no tem erro de paralelismo? (A) O produto logo no incio mostrou m-qualidade no acabamento e que tinha as gavetas emperradas. (B) O novo mvel deve estar dentro dos critrios previamente combinados, e que seja enviado o mais rapidamente possvel. (C) Alm disso, o manual de instalao tem mais de 150 pginas e pouca clareza. (D) Assim, gostaramos de pedir a troca do mvel enviado, que no foi aprovado pela gerncia e por outros interessados. (E) Recomendamos a V.S. retirar o mvel inadequado e que envie outro, de melhor qualidade, para substitu-lo.

Continua
5
Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

LNGUA INGLESA II
GLOBAL PETROLEUM The outlook for oil supply and demand fundamentals over the next two years points to an easing of the oil market balance in 2009. Higher nonOPEC production and planned additions to OPEC capacity should more than offset expected moderate world oil demand growth, and relieve some of the tightness in the market. As a result, surplus production capacity could grow from its current level of under 2 million to over 4 million barrels per day by the end of 2009. This balance suggests some price softening, although delays or downward revisions in capacity additions in both OPEC and non-OPEC nations could alter the outlook, as could OPEC production decisions. World oil consumption is expected to rise by 1.6 million barrels per day in both 2008 and 2009 compared with the estimated 1 million barrels per day increase recorded last year. The larger volume gains expected in 2008 and 2009 compared with 2007 mainly reflect higher consumption expected in the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), particularly Europe, where weather factors constrained oil consumption last year. Projections of continued strong world economic growth will spur oil consumption gains in a number of nonOECD markets, including China, non-OECD Asia, and the Middle East countries, over the next 2 years. OPEC members production decisions and the pace and timing of capacity additions in a number of countries will play a key role in determining oil market trends over the next 2 years. The Energy Information Administration projects that OPEC crude oil production will average about 32.6 million barrels per day in 2008 and 31.8 million barrels per day in 2009 compared with the 31.7 million barrels per day seen during the fourth quarter of 2007. Increased production from Angola, Saudi Arabia, Kuwait, and Iraq boosted OPECs crude output during the fourth quarter 2007. Non-OPEC production is expected to rise by about 0.9 million barrels per day in 2008 and by 1.6 million barrels per day in 2009. This compares with a gain of 0.6 million barrels per day recorded last year. Azerbaijan, Russia, Canada, Brazil, the United States, China, Sudan, and Kazakhstan account for a large share of the gain in non-OPEC production growth in 2008 and 2009. Increases in these nations will more than offset expected declines in production in a number of countries including Mexico, the United Kingdom, and Norway.
EIA Energy Information Administration Short-Term Energy Outlook, January 8, 2008

16
The purpose of the first paragraph is to (A) announce that world oil production capacity will soon increase to 4 million barrels per day. (B) criticize both OPEC and non-OPEC countries for causing unexpected delays in production. (C) discuss the prospects for global oil supply and demand until the end of the year 2009. (D) predict increasing losses in the oil markets if the surplus production capacity remains unaltered. (E) report what will certainly happen in the international oil market over the next two years.

17
According to Paragraph 2, oil consumption (A) achieved a record-breaking increase in the world last year. (B) fell sharply in Europe in 2007 due to weather factors. (C) is likely to speed economic growth in a number of markets. (D) may increase in 2008-2009 at a higher rate than in 2007. (E) will certainly grow in OECD countries for the next 2 years.

10

15

18
Concerning the oil production of both OPEC and non-OPEC members the text informs that (A) OPEC crude oil production is expected to grow steadily over the next two years. (B) the oil output of Mexico and Norway, among other countries, decreased last year. (C) non-OPEC countries daily production averaged six hundred thousand barrels of oil in 2007. (D) an upward trend in oil production of non-OPEC nations is expected in 2008-2009. (E) Angola, Saudi Arabia, Kuwait and Iraq could not pump any oil in the first three quarters of 2007.

20

25

30

19
The sentence in which should is used in the same sense as in planned additions to OPEC capacity should more than offset... (lines 4-5) is: (A) I should say that the salaries make up very nearly two thirds of the budget (B) If you should be fired, your health benefits will not be automatically cut off. (C) In such cases the officer should first give notice to those in the house. (D) Should he go back to the office and wait for you to telephone? (E) This years treasury deficit should be six billion dollars or more.

35

40

20
The statement which describes accurately the meaning relationship between the pair of words is (A) offset (line 5) means compensate for. (B) softening (line 10) is the opposite of reduction. (C) constrained (line 22) and restrained are antonyms. (D) spur (line 24) could be replaced by discourage. (E) boosted (line 36) and hindered are synonyms.

45

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA II
21
Um determinado usurio trabalha em uma rede que possui o servidor anpout.gov.br para envio de e-mails e o servidor anpin.gov.br para download de e-mails. Qual das configuraes a seguir esse usurio deve utilizar na sua ferramenta de e-mails? (A) servidor de email pop3 = anpout.gov.br e servidor de email imap = anpin.gov.br (B) servidor de email pop3 = anpout.gov.br e servidor de email smtp = anpin.gov.br (C) servidor de email stmp = anpout.gov.br e servidor de email pop3 = anpin.gov.br (D) servidor de email dhcp = anpout.gov.br e servidor de email imap = anpin.gov.br (E) servidor de email imap = anpout.gov.br e servidor de email dhcp = anpin.gov.br

24
Considerando-se backups completos e incrementais, julgue as afirmaes a seguir. I - A realizao de backups (completos ou incrementais) objetiva minimizar a probabilidade de perda de dados, enquanto a realizao de restaurao visa a recuperar dados previamente armazenados. II - O procedimento de gerao de backups incrementais compara a data da ltima escrita de um arquivo com a data de realizao do ltimo backup para decidir se deve copiar o arquivo. III - A restaurao de arquivos gravados em backups incrementais mais trabalhosa do que a restaurao de um arquivo em um backup completo. (So) verdadeira(s) a(s) afirmao(es) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

22
Um funcionrio precisa encontrar um documento Microsoft Word 2003 (extenso doc) disponibilizado na Internet por sua empresa. Sabendo-se que o ttulo do documento Impactos Ambientais na Baa de Guanabara e que o documento possui as palavras-chave ecossistema e petrleo, qual a forma mais eficaz de encontrar esse documento utilizando o site de busca http://www.google.com? (A) Impactos Ambientais na Baa de Guanabara ecossistema petrleo (B) Impactos Ambientais na Baa de Guanabara ecossistema petrleo filetype:doc (C) Impactos Ambientais na Baa de Guanabara ecossistema petrleo (D) Impactos Ambientais na Baa de Guanabara ecossistema petrleo filetype:doc (E) Impactos Ambientais na Baa de Guanabara ecossistema -petrleo filetype:doc

25
Os links simblicos do sistema Linux e os atalhos do sistema Windows podem ser utilizados para (A) acessar um mesmo recurso atravs de caminhos diferentes. (B) adicionar ou remover hardware com segurana. (C) iniciar a execuo de um documento no prompt do MS-DOS. (D) criar teclas de atalho personalizadas. (E) criar uma partio compartilhada para os dois sistemas (Linux e Windows).

CONHECIMENTOS GERAIS II
26
Analise as afirmativas a seguir a respeito das entidades da administrao federal indireta. I - Empresas pblicas e sociedades de economia mista s podem ser criadas por lei especfica. II - As fundaes pblicas tero suas reas de atuao definidas por meio de lei ordinria. III - A participao acionria de uma sociedade de economia mista em um grupo empresarial privado depende de autorizao legislativa. IV - Aos empregados das sociedades de economia mista da Unio no so aplicveis as mesmas vedaes sobre acumulao de cargos, empregos e funes, que atingem os servidores das autarquias. (So) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I (B) I e III (C) I e IV (D) II e III (E) II e IV

23
Para executar tarefas comuns, que no exijam privilgios de administrador, uma boa prtica de segurana no utilizar um usurio que possua tais privilgios, uma vez que (A) cavalos de tria s atacam mquinas autenticadas com administrador do sistema. (B) um cdigo malicioso pode ganhar os privilgios do usurio autenticado. (C) programas antivrus s podem ser atualizados por usurios sem privilgios de administrador. (D) usurios sem privilgio de administrador so imunes a cdigo malicioso. (E) usurios sem privilgios de administrador, apenas, possuem permisso para executar o navegador html.

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

27
Dentre as situaes que envolvem concesses, a seguir, qual est em DESACORDO com a legislao? (A) O concessionrio, aps ter assinado o contrato especfico, poder rescindi-lo, mediante ao judicial especfica. (B) Os contratos das concesses devem, necessariamente, observar a manuteno do equilbrio econmico-financeiro. (C) A legislao federal permite a cobrana de tarifas diferenciadas para o mesmo servio prestado, mediante concesso. (D) A caducidade pode ser declarada, aps processo instaurada para tal fim, quando houver descumprimento de penalidades atribudas pelo poder concedente. (E) Uma das modalidades de trmino da relao contratual de concesso o advento do termo, podendo haver indenizao.

30
Quando admitida a participao de consrcios nas licitaes para outorga dos contratos de concesso para a explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e de gs natural, o edital de licitao dever (A) determinar a proibio de participao de uma empresa integrante de consrcio na licitao de um mesmo bloco, seja atravs de outro consrcio ou diretamente. (B) determinar a proibio de participao de empresa estrangeira em consrcios. (C) exigir, como requisito de qualificao jurdica, a apresentao de documento que comprove a prvia constituio do consrcio, subscrito por todas as consorciadas. (D) exigir, nas hipteses em que no h responsabilidade solidria das consorciadas, a indicao das obrigaes especficas de cada integrante do consrcio. (E) exigir, como requisito participao na licitao, o prvio registro do instrumento de constituio do consrcio no rgo de registro do comrcio.

28
Tendo como referncia o Cdigo de tica, aprovado pelo Decreto n o 1.171, de 22 de junho de 1994, includas suas alteraes posteriores, bem como as disposies pertinentes da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, consolidada com as suas vrias alteraes posteriores, analise as afirmaes a seguir. I - O referido cdigo s aplicvel aos servidores efetivos, no vinculando os servidores temporrios. II - A comisso de tica tem como atribuio fornecer dados, para utilizao nos processos de progresso funcional dos servidores. III - A formao de uma comisso de tica especfica, no mbito dos diversos rgos federais, compulsria. IV - A comisso de tica pode aplicar a pena de suspenso, prevista na Lei no 8.112, de 1990, considerada sua alterao no referido Decreto. (So) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I (B) I e III (C) I e IV (D) II e III (E) II e IV

31
Considerando as caractersticas do regime jurdico a que se sujeita a Petrleo Brasileiro S.A. PETROBRAS, trata-se esta de uma (A) sociedade de economia mista com o controle acionrio pertencente Unio, cuja participao em consrcios para explorao das atividades da indstria do petrleo deve se dar sempre na condio de empresa lder. (B) sociedade de economia mista com o controle acionrio pertencente Unio, autorizada a constituir subsidirias para o exerccio das atividades integrantes da indstria do petrleo previstas em seu objeto social. (C) sociedade de economia mista com controle acionrio pertencente Unio, cuja atuao est restrita ao territrio nacional. (D) empresa pblica com controle acionrio pertencente Unio, autorizada a exercer as atividades constantes de seu objeto social dentro e fora do territrio nacional. (E) empresa pblica com controle acionrio pertencente Unio, cuja atuao est restrita ao territrio nacional.

29
Em relao aos atos administrativos, so feitas as afirmaes abaixo. I - Os atos de carter normativo podero ser delegados, de acordo com a convenincia do dirigente do rgo. II - Os atos decisrios de rgos colegiados devero constar de ata ou termo escrito, sendo permitido efetuar sua reproduo mecnica, desde que no sejam prejudicados direitos dos interessados. III - No caso de deciso sobre concursos pblicos, tais atos podero ser motivados, com indicao dos fatos e fundamentos jurdicos. IV - Contra decises administrativas cabe recurso, que deve ser dirigido inicialmente autoridade prolatora do ato. Esto corretas APENAS as afirmaes: (A) I e II (B) I e III (C) I e IV (D) II e IV (E) III e IV

32
Em relao a empresas pblicas e sociedades de economia mista, considere as afirmativas a seguir. I - Integram a administrao pblica indireta. II - Podem se destinar explorao de atividade econmica. III - Sua instituio depende de previso legal que autorize sua criao. IV - A criao de suas subsidirias independe de autorizao legislativa. V - Esto obrigadas a realizar prvio procedimento licitatrio para contratao de obras e servios ou aquisio de bens. Esto corretas APENAS as afirmativas (A) I e II (B) III e IV (C) II, III e IV (D) I, II, III e V (E) I, III, IV e V

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

33
Nos termos da Constituio Federal vigente, pode-se afirmar que compete exclusivamente ao Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; III - processar e julgar os Ministros de Estado nos crimes de responsabilidade; IV - autorizar referendo e convocar plebiscito. Esto corretas as afirmativas (A) I e II, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

36
Sobre os procedimentos aplicveis s reunies da Diretoria da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP, INCORRETO afirmar que os(as) (A) Diretores podem encaminhar previamente ao Diretor Geral votos escritos sobre as matrias constantes da pauta, em caso de justificada impossibilidade de comparecimento determinada reunio. (B) reunies de Diretoria da ANP so presididas pelo Diretor Geral ou, na sua ausncia, por qualquer dos Diretores presentes. (C) reunies de Diretoria se instalam com a presena de, no mnimo, 3 (trs) Diretores da agncia, sendo um deles obrigatoriamente o Diretor Geral ou seu substituto. (D) deliberaes da Diretoria, como rgo colegiado, sero tomadas com os votos convergentes de, ao menos, trs de seus membros. (E) convocaes de reunio de Diretoria podem ser feitas isoladamente pelo Diretor Geral da ANP.

37
Acerca das sesses deliberativas da Diretoria da ANP destinadas a resolver conflitos entre agentes econmicos da indstria do petrleo, analise as afirmativas a seguir. I - A deciso proferida pela Diretoria da ANP nas situaes em que no h acordo entre as partes em conflito possui fora terminativa. II - Os interessados possuem o direito de obter a transcrio da gravao das sesses deliberativas da Diretoria da ANP. III - A Diretoria da ANP utilizar os casos j mediados pela Agncia como precedentes para novas decises. IV - As sesses deliberativas sero sempre pblicas. Esto corretas as afirmativas (A) I e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

34
NO se trata de procedimento cujo julgamento compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a(o) (A) ao contra o Conselho Nacional de Justia. (B) ao direta de inconstitucionalidade de Lei Federal. (C) ao declaratria de constitucionalidade de Lei Federal. (D) mandado de segurana contra ato de Ministro de Estado. (E) pedido de extradio formulado por Estado estrangeiro.

35
Sobre as matrias cuja competncia para legislar concorrente da Unio, Estados e Distrito Federal, foram feitas as afirmativas a seguir. I - No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. II - A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. III - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena. IV - A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, naquilo que lhe for contraditrio. Esto corretas as afirmativas (A) I e II, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

(B) II e IV, apenas. (D) I, III e IV, apenas.

38
A proibio que NO se aplica aos servidores em efetivo exerccio nas Agncias Reguladoras : (A) prestar servios, ainda que eventuais, a empresa cuja atividade seja controlada ou fiscalizada pela entidade, salvo os casos de designao especfica. (B) firmar ou manter contrato com instituio regulada, bem como com instituies autorizadas a funcionar pela entidade, em condies mais vantajosas que as usualmente ofertadas aos demais clientes. (C) exercer outra atividade profissional, inclusive gesto operacional de empresa, ou direo poltico-partidria, excetuados os casos admitidos em lei. (D) contrariar smula, parecer normativo ou orientao tcnica, adotados pela Diretoria Colegiada da respectiva entidade de lotao. (E) exercer suas atribuies em processo administrativo, no qual seja interessado parente consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o 4o (quarto grau).

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

39
Considerando a criao de carreiras e a organizao de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas Agncias Reguladoras, relacione as colunas. I - Classe II - Padro (P) O seu conjunto de cargos de mesma profisso, natureza do trabalho ou atividade, escalonadas segundo a responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuies. (Q) sua diviso bsica integrada por cargos de idntica denominao, atribuies, grau de complexidade, nvel de responsabilidade, requisitos de capacitao e experincia para o desempenho das atribuies. (R) A posio do servidor na escala de vencimentos.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
41
Plos petroqumicos, como os da PQU (So Paulo), COPENE (Camaari) e COPESUL (Triunfo), recebem de refinarias os seguintes insumos: (A) BTX e GLP. (B) propeno e eteno. (C) nafta e gases leves. (D) polmeros diversos. (E) gasleos leve e pesado.

42
No refino de petrleo, a destilao atmosfrica tem a finalidade de (A) separar o petrleo em trs fraes: leve, mdia e pesada, de acordo com o ponto de ebulio. (B) separar por flash gs combustvel e incondensveis. (C) produzir unicamente GLP, gasleo para FCC e resduo. (D) produzir derivados para subseqentes tratamentos. (E) retirar gua e sais do petrleo cru.

A relao correta : (A) I - P e II - Q (B) I - P e II - R (C) I - Q e II - P (D) I - Q e II - R (E) I - R e II - Q

43
Em refinarias, o processo de reforma cataltica utilizado para (A) produzir gs para consumo domiciliar. (B) produzir gasolina de alta octanagem. (C) consumir correntes poluentes para descarte via tocha (flare). (D) melhorar a qualidade do gs liquefeito de petrleo. (E) melhorar a qualidade do lcool anidro.

40
Qual dos conceitos abaixo est em DESACORDO com a legislao do servidor pblico federal? (A) Readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. (B) Reverso o retorno atividade de servidor aposentado no interesse da administrao, desde que a aposentadoria tenha ocorrido nos dois anos anteriores solicitao. (C) Reverso o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. (D) Reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. (E) Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo.

44
Nas plantas de gs natural (PGN) so extrados por absoro em dietanolamina os seguintes componentes, que vo constituir uma corrente de gs cido: (B) SO2 e HCN (A) CO2 e H2S (D) N2 e O2 (C) SO2 e SO3 (E) N2 e H2

45
A partir de janeiro de 2008, foi institudo no pas o uso obrigatrio do biodiesel, cujo teor na mistura diesel/biodiesel vendida nos postos deve ser (A) 2,0% (B) 3,0% (C) 4,0% (D) 5,0% (E) 10,0%

46
A Resoluo no 273 (novembro/2000) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece diretrizes sobre localizao, construo e instalao de (A) gasodutos. (B) plantas qumicas. (C) tanques de combustveis. (D) postos revendedores de combustveis. (E) centrais distribuidoras de combustveis.

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

10

www.pciconcursos.com.br

47
O material mais comum usado em indstria qumica, devido a suas caractersticas de boa resistncia mecnica, boa resistncia a corroso e baixo preo, o (A) ao inox 316. (B) ao inox 314. (C) ao liga. (D) ao carbono. (E) ferro galvanizado.

53
O clculo da potncia disponvel em uma turbina feito pela(o) (A) razo entre a potncia isentrpica e a eficincia termodinmica. (B) razo entre a potncia isentlpica e a eficincia termodinmica. (C) relao entre as potncias isentrpicas e isentlpicas. (D) produto entre a potncia isentlpica e a eficincia. (E) produto entre a potncia isentrpica e a eficincia termodinmica.

48
A separao de gua e lcool no processo de produo de lcool anidro no consegue ser realizada numa nica destilao devido (A) formao de um azetropo. (B) formao de um euttico. (C) formao de uma mistura racmica dos dois componentes. (D) existncia de um ponto pinch na torre. (E) necessidade de uma torre com muitos estgios.

54
Qual dos processos a seguir um processo cataltico de refino de petrleo? (A) Destilao a vcuo. (B) Absoro de H2S em DEA. (C) Desasfaltao de leos lubrificantes. (D) FCC. (E) TCC.

49
A necessidade de um tanque auxiliar de gasolina em carros a lcool deve-se a (A) menor ponto de fluidez da gasolina em relao ao lcool. (B) maior ponto de fluidez da gasolina em relao ao lcool. (C) menor ponto de fulgor da gasolina em relao ao lcool. (D) maior ponto de fulgor da gasolina em relao ao lcool. (E) maior ponto de combusto da gasolina em relao ao lcool.

55
Um processo de fundo de barril (transforma pesados em leves) usado em refinaria para adequao do perfil de produtos (A) alquilao (B) desasfaltao (C) aromatizao (D) coqueamento (E) desbutanizao

50
A equao originalmente proposta por Bernoulli inclua (A) energias trmicas, apenas. (B) energias mecnicas, apenas. (C) calor trocado no escoamento. (D) trabalho de eixo existente ao longo do escoamento. (E) perda de carga na tubulao.

56
Petrleos que no escoam a temperatura ambiente tm (A) alto teor de componentes parafnicos. (B) alto teor de componentes aromticos. (C) alto teor de componentes olefnicos. (D) alto teor de componentes naftnicos. (E) baixo ponto de fluidez.

51
Por questes de segurana, a temperatura (T) de superfcies expostas ao contato humano adotada em projetos est no intervalo (A) 40 oC < T < 46 oC (B) 47 oC < T < 54 oC (C) 55 oC < T < 59 oC (D) 60 oC < T < 67 oC (E) 68 oC < T < 74 oC

57
Os equipamentos de proteo individual (EPI) bsicos de um operador de refinaria so: (A) cala comprida, tnis com solado de borracha, culos. (B) camisa de manga comprida, mscara, luvas. (C) capacete, culos de segurana e bota. (D) luvas, protetor facial, cinto de segurana. (E) mscara contra gases, protetor auricular, cinto.

52
O aumento do comprimento da tubulao de suco de um sistema de bombeamento causou cavitao numa bomba. A razo : (A) aumento do NPSH disponvel. (B) reduo do NPSH disponvel. (C) aumento do NPSH requerido. (D) reduo do NPSH requerido. (E) aumento do NPSH disponvel e reduo do NPSH requerido.

58
As condies mnimas de segurana das instalaes de armazenamento de recipientes transportveis de GLP so definidas em funo de Classes de reas de Armazenamento (de I a VI e especial). As classes so definidas por (A) massa de GLP mxima. (B) volume de GLP mximo. (C) nmero de botijes portteis (5kg). (D) nmero de botijes (13kg). (E) rea mxima.

11

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

59
Os compostos bsicos presentes em leos vegetais e sebo animal, usados como insumos na produo de biodiesel, so (A) teres (B) steres (C) aminas (D) cetonas (E) cidos graxos

64
A escala de octanagem da gasolina definida entre 0 e 100, respectivamente, pelos seguintes componentes: (A) propano e etano. (B) isopentano e iso-octano. (C) isopentano e etanol. (D) n-heptano e p-tolueno. (E) n-heptano e 2,2,4, trimetil pentano.

60
Um tanque com 50m de dimetro e 10m de altura com temperatura de superfcie externa de 50 graus Celsius perde calor para o ambiente a 20 graus Celsius a uma taxa de: (Considere o coeficiente de transferncia de calor de 25 Watts por metro quadrado por kelvin). (A) 1,2MJ (B) 12kW (C) 1,2MW (D) 12MJ (E) 120kW

65
O ndice de goma um ensaio relacionado com o(a) (A) tempo de estocagem da gasolina. (B) ponto de fluidez da gasolina de aviao. (C) frao de lquido em botijes de GLP. (D) emisso de fuligem do querosene lampante. (E) quantidade de parafina em leos lubrificantes.

66
O(s) principal(ais) componente(s) (92%) do gs natural comprado(s) da Bolvia (so) o (A) eteno (B) etano (C) metano (D) propano (E) CO e OH2

61
Uma vazo de gs dada em 60m3/h (CNTP). O termo CNTP usado para (A) definir em que presso e temperatura a vazo est expressa. (B) definir que a presso do escoamento 1 atm e a temperatura 0 graus Celsius. (C) definir que a temperatura do escoamento 0 graus Celsius. (D) definir que a presso do escoamento 1 atm. (E) diferenciar de SCFH.

67
O aumento de 20% para 25% do teor de etanol na gasolina, sem modificao, num motor a gasolina, causa (A) aumento do desempenho termodinmico. (B) aumento do consumo. (C) aumento do poder calorfico da mistura. (D) reduo do consumo. (E) reduo da octanagem.

62
Um equipamento usado para se medir a vazo de correntes gasosas o (A) manmetro de tubo em U. (B) Manmetro de Bourdon. (C) termopar tipo K. (D) termopar tipo J. (E) Tubo de Pitot.

68
Um dos mais srios acidentes acontecidos numa refinaria brasileira causou exploses e vrias mortes. Um operador abriu em seqncia uma srie de vlvulas em esferas de GLP para drenar a gua depositada no fundo das esferas. A gua era drenada para uma vala aberta.Quando o operador retornou para a primeira esfera, no conseguiu fechar a vlvula, que j vazava GLP. O colcho de GLP formado explodiu ao encontrar a primeira fagulha. Qual o motivo da impossibilidade de fechar a vlvula? (A) Havia certamente pouca ou nenhuma gua na primeira esfera. (B) Gases se resfriam quando expandidos, o que, no caso, congelou a gua, travando a vlvula. (C) Gases se aquecem quando expandidos, o que dilatou a vlvula, travando-a. (D) A expanso isentrpica congelou a gua que imobilizou a vlvula. (E) A expanso isentlpica aqueceu a vlvula, dilatando-a e causando o travamento.

63
No projeto de uma torre de destilao de uma mistura binria, o aumento da razo de refluxo causa (A) pior separao, aumento do nmero de pratos, aumento do dimetro. (B) pior separao, diminuio do nmero de pratos, diminuio do dimetro. (C) melhor separao, diminuio do nmero de pratos, reduo das cargas trmicas do condensador e refervedor. (D) melhor separao, aumento do nmero de pratos, diminuio do dimetro. (E) melhor separao, diminuio do nmero de pratos, aumento das cargas trmicas do condensador e refervedor.

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

12

www.pciconcursos.com.br

69
Compressores alternativos so mais indicados que compressores centrfugos nas situaes de (A) altas presses e temperaturas. (B) elevadas variaes de presso (entre descarga e suco) e altas vazes. (C) elevadas variaes de presso e baixas vazes. (D) baixas variaes de presso e altas vazes. (E) baixas variaes de presso e baixas vazes.

70
Em trocadores de calor, os coeficientes de troca trmica aumentam na seguinte ordem: (A) lquido, lquido condensante, gs. (B) lquido, gs, lquido condensante. (C) lquido condensante, gs, lquido. (D) lquido condensante, lquido, gs. (E) gs, lquido, lquido condensante.

13

Especialista em Regulao de Petrleo e Derivados, lcool Combustvel e Gs Natural - Especialidade: Engenharia 2

www.pciconcursos.com.br

You might also like