You are on page 1of 3

1

Acertos: 1

A finalidade da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, bastante clara: recordar ao Homem e ao prprio cidado francs seus direitos fundamentais e no cri-los. Trata-se de uma declarao. (Fonte: FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Captulo 3. PLT Direitos Humanos - 2009). A declarao acima, logicamente, aponta para qual das seguintes afirmaes: Escolher uma resposta. Escolher uma resposta.

a. Foi o povo francs o criador dos Direitos Fundamentais, somente reconhecidos em sua declarao b. Os direitos enunciados na declarao em 1789, mas foram apenas declarados para serem recordados c. Somente os franceses haviam se esquecido de seus direitos, por isso havia necessidade de reeduc-los d. Os direitos enunciados na declarao foram institudos em 1789, mas s vieram a ser declarados em 1948 com a declarao universal da Organizao das Naes Unidas e. Toda a populao da Frana teria esquecido seus direitos, da a necessidade de um documento com carter pedaggico

Resposta correta: Os direitos enunciados na declarao foram institudos em 1789, mas foram apenas declarados para serem recordados. Comentrio resposta correta: O objetivo da Declarao instruir os indivduos de seus direitos e no cri-los, pois j existiam, como, por exemplo, o direito natural vida. Por isso a necessidade de recordar, apenas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2
Acertos: 1

Para FERREIRA FILHO, apesar de ser uma declarao bem conhecida, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado no a primeira das declaraes de direitos. Historicamente, tivemos a da Virgnia de 1776, que tambm continha o reconhecimento de diretos fundamentais. As declaraes americanas, inclusive, influenciaram o curso dos acontecimentos franceses. A partir do texto acima, podemos entender que: Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. Apesar da importncia histrica, a declarao francesa foi declarada apenas para os franceses b. Apesar da importncia histrica, a declarao francesa no foi a pioneira em favor dos seres humanos c. Apesar da importncia histrica, a declarao francesa apenas uma cpia das declaraes anteriores d. A declarao francesa no teve nenhuma importncia histrica.

e. Apesar da importncia histrica, a declarao francesa se resume numa consequncia das declaraes anteriores

Resposta correta: Apesar da importncia histrica, a declarao francesa no foi a pioneira em favor dos seres humanos. Comentrio resposta correta: O texto do autor do PLT mostra claramente que algumas declaraes, historicamente anteriores, serviram de influncia para a francesa, o que no a torna pioneira, mas tambm no reduz a sua importncia.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3
Acertos: 1

Podem ser apontados como direitos fundamentais de primeira gerao, contidos no item As liberdades, no captulo 3 do PLT: Escolher uma resposta. Escolher uma resposta.

a. Meio ambiente saudvel e sufrgio universal

b. Salrio mnimo e sade

c. Leis Trabalhistas e previdncia social

d. Meio ambiente saudvel e direitos do consumidor.

e. Liberdade e presuno de inocncia

Resposta correta: Liberdade e presuno de inocncia. Comentrio resposta correta: Em nossa aula-tema 1 tratamos das dimenses, ou seja, geraes de direitos humanos e a primeira gerao, da qual foi palco a Revoluo Francesa, nos trouxe direitos individuais, que a princpio chamamos de liberdades. So poderes de agir, ou no, independentemente do Estado, pois so naturais como, por exemplo, a liberdade de locomoo, de opinio e a presuno da inocncia.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4
Acertos: 1

Ora, vinculados natureza, necessariamente so abstratos, so do Homem, e no apenas dos franceses, ingleses etc. (Fonte: FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. A Declarao de 1789. PLT, 2009) O trecho acima se refere Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789. Qual das seguintes afirmaes tem mais relao com a ideia descrita no trecho: Escolher uma resposta. Escolher uma resposta.

a. Conforme cultura da poca, estes direitos declarados no se aplicam s mulheres, mas to somente aos homens, independentemente de sua nacionalidade b. Muito embora estes direitos declarados alcancem tambm as mulheres, somente os cidados franceses e ingleses eram destinatrios da norma. c. Muito embora estes direitos declarados alcancem tambm as mulheres, somente os cidados franceses eram destinatrios da norma d. A Carta de 1789 teve inteno de alcanar no somente os franceses, que elaboraram o documento, mas tambm todo e qualquer indivduo e. A abstrao caracterstica fundamental da declarao de 1789, pois no tinha qualquer objetivo de aplicao aos casos concretos

Resposta correta: A Carta de 1789 teve inteno de alcanar no somente os franceses, que elaboraram o documento, mas tambm todo e qualquer indivduo. Comentrio resposta correta: Por se tratar de uma declarao de direitos, a mesma foi universalizada, ou seja, oferecida a todos, para que se lembrem e guardem seus comandos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

You might also like