You are on page 1of 14

O MOVIMENTO DE PRODUO E REPRODUO DO CAPITAL DA REPBLICA VELHA (1889-1930) NO PENSAMENTO DE FRANCISCO DE OLIVEIRA.

ERIBELTO PERES CASTILHO

Em 1977, j a sete anos de colaborao com o Cebrap e a cinco da publicao do clssico artigo Crtica Razo Dualista (1972), Francisco de Oliveira publica o livro A Economia da Dependncia Imperfeita (1977). Essa obra, que composta por uma reunio de trabalhos esparsos, cuja unidade consiste na perseguio obsessiva de buscar entender a especificidade do capitalismo no Brasil, um esforo do autor mediante a utilizao do que denomina mtodo marxista ou materialismo histrico e dialtico1 para se apanhar a riqueza dos processos sociais (OLIVEIRA, 1977:7). Dentre os trabalhos que a compem se insere, no primeiro captulo, A emergncia do modo de produo de mercadorias: uma interpretao terica da economia da Repblica Velha no Brasil (1889-1930) pesquisa que, por tratar mais detidamente do perodo que aqui nos interessa particularmente, ser o principal objeto da presente anlise. Atento a afirmao de Karl Marx de que o capital no apenas uma relao social: ele tambm e essencialmente um movimento, uma reproduo, Oliveira busca responder, por meio da j citada pesquisa das formas e do movimento da reproduo do capital, a duas importantes questes, quais sejam: Por qu tardou a industrializao no Brasil, como forma do novo capital
Doutorando e Mestre (2008) em Histria Social pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP; Bacharel em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP (2004); Bacharel e Licenciado em Cincias Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo FFLCH/USP (2009). Atualmente professor responsvel pelo curso de extenso do COGEAE: Formao e Desenvolvimento da Economia Brasileira (1889-1970), promovido pela Faculdade de Cincias Sociais da Pontifcia Universidade Catlica PUC-SP; e professor adjunto do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). pesquisador do Ncleo de Estudos de Historia: Trabalho, Ideologia e Poder (NEHTIPO), do Centro de Estudos de Histria Latino-Americana (CEHAL) e do Ncleo de Estudos de Histria Social da Cidade (NEHSC - Antigo Grupo Crdis), todos ligados ao Programa de Ps-Graduados em Histria da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP. 1 Oliveira, rejeitando um procedimento de negao do marxismo, de uma teleologia vulgar donde se opera, segundo ele, uma transformao da histria concreta dos homens numa histria do pensamento, cuja nica tarefa seria a de esperar acontecer os fatos para confirmar os princpios, defende que somente por meio da pesquisa das formas e do movimento da reproduo do capital que se pode apreender a especificidade da economia brasileira, ou seja, a pesquisa que se requer essencialmente a das leis que presidem, que fazem esse movimento, pois somente pela pesquisa do movimento que se pode desvendar a especificidade da reproduo. (OLIVEIRA, 1977:2-7).

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

e Por qu a sociedade poltica no Brasil no transitou para as formas democrticas burguesas que constituem a forma no sentido de Marx do capitalismo nos pases centrais?. (Idem, 1977:2). Nesse sentido, afirma ele que para responder a tais questes, no basta assumir como pressuposto o legado escravagista brasileiro2, nem tampouco remeter a subordinao da economia nacional frente ao capitalismo internacional3. O que necessrio entender, atravs da j citada pesquisa das formas e do movimento da reproduo de capital :
como e por qu no Brasil, desde o sculo XIX e adentrando o atual [sculo XX], um pressuposto da insero da economia nacional na diviso internacional do trabalho comandada pelas potncias imperialistas transforma-se num obstculo, numa contradio em termos mais rigorosos, para a expanso do capitalismo. E de como sua classe proprietria converte-se em uma oligarquia. (Idem, 1977:3).

Assevera ainda Oliveira, no que tange a teorizao do Estado no capitalismo monopolista, que as contribuies de Karl Marx neste diapaso no passaram de breves esboos e, assim sendo:
ficamos rfos precisamente do mtodo,4 que o que pode nos ajudar a desbravar os caminhos e as situaes concretas que nem mesmo o gnio de Marx poderia antecipar: faz-lo de outra forma seria reduzir o marxismo quela teleologia, que pode ser muito confortvel para as discusses acadmicas, mas que pode nos conduzir quele estado de inao, semelhana da Carolina da cano de Chico Buarque: o tempo passou pela janela, e s Carolina no viu (Idem, 1977:7).

Segundo Oliveira a escravido j era um pressuposto da forma como o capital se reproduzia aqui para engordar as potncias colonialistas. (OLIVEIRA, 1977:2). 3 A validade desse pressuposto questionvel para Oliveira porque, segundo ele, outras economias como o caso da Argentina, por exemplo tambm eram subordinadas ao imperialismo, mas mesmo assim conseguiram lograr processos de industrializao bem antes do Brasil. 4 Importante apontar aqui um equvoco muito comum e claramente presente nesta citao de Oliveira derivado do que Jos Chasin denominou de imperialismo gnosiolgico ou epistmico que dominou a marxologia nos ltimos decnios. Noutras palavras: Desde os anos 50, com antecedentes bem mais remotos, sem se indagarem pela adequao do carter de suas abordagens ao objeto pesquisado, o mais que fizeram os interpretes de Marx foi disputar sobre o estatuto cientfico de seu discurso. Em suas querelas, mais ou menos agudas, primaram por conferir talhes analticos ao pensamento marxiano que infletiram ao sabor das conflitantes equaes formuladas pela tematizao convencional da problemtica do conhecimento, isto , cada um deles descobriu ou emprestou ao pensamento de Marx o fundamento de um perfil terico cognitivo e mtodo diverso, porm, laborando todos eles na certeza unssona de que a base da reflexo marxiana ou a resoluo de suas dificuldades estava em algum canteiro do subsolo lgico-gnosio-epistmico. (CHASIN, 1995:337).

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

Atentos janela e, sobretudo, ao tempo que Carolina no viu, sigamos ento anlise da pesquisa A emergncia do modo de produo de mercadorias (1889-1930), essa que, segundo o autor, uma incessante sntese entre teoria e prtica (Idem, 1977:2). Oliveira j de incio adverte que o perodo da Repblica Velha ou Primeira Repblica (1889-1930) geralmente entendido sob o ponto de vista da completa insero da economia brasileira no padro da diviso internacional do trabalho produtores de manufaturas versus produtores de matrias-primas. Padro esse que entrar em crise em 1929 tendo, nesse perodo, seu ponto de inflexo ou de ruptura (Idem, 1977:9). Segue na exposio de duas perspectivas tericas que buscaram interpretar o perodo correspondente Repblica Velha (1889-1930): A primeira, que se pode genericamente enquadrar como histrico-estruturalistas ressaltou segundo ele o aspecto de formao do mercado interno, via expanso da renda monetria das exportaes, principalmente do caf, que se dava mediante a reiterao e o aprofundamento da prpria economia agroexportadora. (Idem, 1977:10)5 J a segunda, filiada teorizao neoclssica e marginalista ressaltou o processo de alocao dos fatores econmicos e sua distribuio entre produo para exportao e produo para o mercado interno. (Idem, 1977:10-11)6 Para Oliveira, as perspectivas acima citadas possuem, ainda que sejam claramente antagnicas, um mesmo fundo teleolgico:
o de que a economia brasileira estava destinada a etapas superiores de atividade econmicas, pela existncia de recursos naturais, mo-de-obra, vastido continental, mercado interno; chegar ou no a essas etapas superiores , nas interpretaes mais citadas, ora uma distoro na alocao de recursos, ponto de vista dos neoclssicos, ora uma decorrncia natural da renda produzida pelas exportaes, ponto de vista dos histricos-estruturalistas. (Idem, 1977:11).

Segundo ele, sua posio interpretativa distingue-se das anlises acima referidas uma vez que busca entender o movimento das foras sociais e suas diversas situaes nem como desvios

Oliveira refere-se particularmente ao economista histrico-estruturalista Celso Furtado. O autor se refere mais especificamente a trs economistas neoclssicos: Carlos Manuel Pelez, Annibal VillanovaVillela e Wilson Suzigan.
6

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

[como para os neoclssicos], nem como decorrncia natural [como para os histricosestruturalistas]:
O nico destino no sentido trgico da expresso que se pode legitimamente aceitar no caso da economia brasileira seu ponto de partida: uma economia e uma sociedade que foram geradas a partir de um determinado pressuposto. Este , concretamente, seu nascimento e sua insero no bojo da expanso do capitalismo ocidental. (Idem, 1977:11)

A Emergncia de um Novo Modo de Produo de Mercadorias. Recuando um pouco na histria, afirma Oliveira que apesar do perodo correspondente ao Primeiro e Segundo Reinado (1822-1889) se apresentar, nas aparncias, com um mesmo estilo de crescimento econmico do perodo colonial, ou seja, centrado no modelo agro-exportador, tanto seu contedo quantos as formas desse crescimento haviam mudado substancialmente. (Idem, 1977:12). Enquanto no perodo colonial a classe dominante local, forjada a partir das concesses do Estado portugus, tinha suas atividades econmicas totalmente subordinadas aos interesses metropolitanos, no Primeiro Reinado e, principalmente no Segundo (em particular na economia cafeeira), a natureza dessa classe se alterar fundamentalmente:
De classe dominante fundada pelo Estado, o baronato brasileiro (mais no sentido da propriedade e posse dos meios de produo que no sentido da s vezes ridcula e sempre pretensiosa aristocracia) passava condio de classe dominante que repudiava um tipo de Estado estranho aos interesses e, portanto, hostil. De posse do principal meio de produo a terra , essa classe detinha a total virtualidade de mediar o emprego da mo-de-obra escrava, decerto e, portanto, de autonomizar-se em relao ao Estado. (Idem, 1977:12)7

Aqui Oliveira est claramente dialogando com Celso Furtado uma vez que, tambm para esse economista: Se se compara o processo de formao das classes dirigentes nas economias aucareira e cafeeira percebem-se facilmente algumas diferenas fundamentais. Na poca de formao da classe dirigente aucareira, as atividades comerciais eram monoplio de grupos situados em Portugal ou na Holanda. As fases produtivas e comercial estavam rigorosamente isoladas, carecendo os homens que dirigiam a produo de qualquer perspectiva de conjunto da economia aucareira. Assim isolados, os homens que dirigiam a produo no puderam desenvolver uma conscincia clara de seus prprios interesses. J a economia cafeeira formou-se em condies distintas. Desde o comeo, sua vanguarda esteve formada por homens com experincia comercial. Em toda a etapa da gestao os

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

Outra importante determinante que, segundo Oliveira, contribuiu sobremaneira para importantes mudanas na forma e no contedo da reproduo do capital no perodo histrico analisado foi a Abolio da escravatura (13 de maio de 1888). Esta, que representou o golpe de misericrdia do Imprio, no se deu, tal como alerta o autor parafraseando Marx, como um raio num dia de cu azul, mas foi fruto de uma contradio entre a estrutura de produo e as condies de realizao do produto. (Idem, 1977:12-13). Isso porque, a sempre crescente expanso das lavouras de exportao, especialmente a cafeeira, exigiu como contrapartida um aumento mais que proporcional do capital constante constitudo seja pelo prprio estoque de capital empatado nos escravos, seja pelos meios de subsistncia dos mesmos escravos. Somado a isso, teve-se um considervel crescimento das importaes nesse perodo impulsionado principalmente pelos constantes incrementos da demanda pelos meios de subsistncia necessrios a manuteno da crescente massa de escravos fato que, segundo o autor, representava constantemente um preocupante risco a estabilidade da forma de valor do produto: a moeda estrangeira e principalmente a taxa de cmbio. (Idem, 1977:13). Agravando ainda o quadro, observa Oliveira que essa expanso produtiva, por se dar numa insuficiente base de infra-estrutura necessria cultura de exportao tais como portos e ferrovias exigiu doses incrementadas de moeda externa, com o que as crises cambiais chegam quase a um estado crnico. Desse modo, portanto, foi a abolio da escravido que garantiu uma sobrevida expanso do padro de acumulao fundado na agroexportao; ela resolveu um dos lados da contradio, transformando o trabalho compulsrio em fora de trabalho. (Idem, 1977:13). Com efeito, foram as metamorfoses operadas nas relaes de produo que acabaram por potencializar o crescimento da economia da Repblica Velha, ainda que nos mesmos termos da antiga diviso internacional do trabalho produtor e exportador de produtos primrios.

interesses da produo e do comrcio estiveram entrelaados. A nova classe dirigente formou-se numa luta que se estende em uma frente ampla: aquisio de terras, recrutamento de mo-de-obra, organizao e direo da produo, transporte interno, comercializao nos portos, contatos oficiais, interferncia na poltica financeira e econmica. (...). Desde cedo eles compreenderam a enorme importncia que podia ter o governo como instrumento de ao econmica. Essa tendncia subordinao do instrumento poltico aos interesses de um grupo econmico alcanara sua plenitude com a conquista da autonomia estadual, ao proclamar-se a Repblica. (FURTADO, 1971:115-116)

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

Ou seja, com a abolio da escravido e o consequente rompimento das autarcias das unidades de produo8 houve, concomitantemente, o surgimento de um quase-campesinato9 no Brasil, com que se deu um rebaixamento do custo de reproduo da fora de trabalho. Desse modo, segundo Oliveira:
avanam os processos de acumulao primitiva, que a nova classe [a burguesia agrria brasileira] revertia agora pro domo suo, e que significavam no apenas a ampliao da posse e propriedade da terra, mas o controle das nascentes trocas entre as unidades de produo distintas, desfeita a autarcia anterior, por intermdio de todas as instituies que depois vo caracterizar a estrutura poltica e social de Repblica Velha, como o coronelismo, o complexo latifndio-minifndio, os agregados. (Idem, 1977:14)

Segundo Oliveira, esse conceito de acumulao primitiva e aqui mais uma vez se evidencia o j referido imperialismo gnosiolgico ou epistmico presente em seu pensamento , que fora tomado de emprstimo de Karl Marx quando de sua anlise da expropriao do campesinato europeu, como condio prvia acumulao capitalista, deve ser, para os fins requeridos sua anlise, redefinido da seguinte maneira:
em primeiro lugar, trata-se de um processo em que no se expropria a propriedade isso tambm se deu em larga escala na passagem da agricultura chamada de subsistncia para a agricultura comercial de exportao , mas se expropria o excedente que se forma pela posse transitria da terra. Em segundo lugar, a acumulao primitiva no se d

Como bem observa Oliveira, no artigo O Estado e o Urbano no Brasil, as unidades de produo da economia agroexportadora eram completamente autrquicas, isto , dentro delas se produziam todos os insumos internos necessrios produo (como, por exemplo, a roa destinada produo de alimentos para a reproduo dos escravos, que se situava dentro da prpria unidade produtiva e era mantida pela fora-de-trabalho dela componente). Segundo o autor, essa caracterstica fundamental da economia agroexportadora acabou por bloquear como veremos a diviso social do trabalho nas j raras unidades camponesas do Brasil, fato que, com a abolio da escravatura, se transformou completamente. Tanto assim que, segundo o autor: Hoje tem muita gente que, para decorar suas casas, sai a procurando, nas pequenas cidades do interior do Brasil, rocas de fiar que no passam de peas de museu; so peas to raras que quem as consegue pode exibi-las orgulhosamente, mobiliando as casas, dando aquela aparncia de novo-velho que o bom-tom da nova classe mdia; mas isso na verdade so apenas peas de museu porque essa diviso social do trabalho interna unidades camponesas no Brasil nunca houve ou, quando houve, foi em casos muito raros. (OLIVEIRA, 1982:42). 9 (Grifos nossos) Para Oliveira o surgimento do quase-campesinato e essa designao por ele sugerida deve-se ao fato de no ter o campons brasileiro a propriedade da terra, seno a posse - se d, ao contrrio das interpretaes do que denomina leituras lineares da histria, simultaneamente instaurao do trabalho livre. Defende o autor que a inexistncia ou melhor, rara existncia - de um campesinato uma das especificidades do processo de economias tal como a brasileira que, baseada na monocultura e no trabalho escravo nasceram como uma reserva de acumulao primitiva da expanso do sistema capitalista em escala mundial. (Idem, 1977:13).

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

apenas na gnese do capitalismo: em certas condies especficas, principalmente quando esse capitalismo cresce por elaborao de periferias, a acumulao primitiva estrutural e no apenas gentica. (Idem, 2003:43)

Tambm foi graas instaurao do trabalho livre que se deu para Oliveira, a possibilidade de inverso da composio orgnica do capital nas unidades produtivas agroexportadoras, isto , grande parte do capital constante que, no perodo anterior, era empatado nos escravos e na importao dos meios de sua subsistncia foi ento liberado. Dessa forma, portanto, alterou-se a composio orgnica do capital dessas unidades produtivas donde se tem a partir de ento o predomnio do capital varivel que, segundo Oliveira, tambm concorrer para o crescimento da rentabilidade das exploraes. (Idem, 1977:14). Corroborando com o argumento de Oliveira, tambm Caio Prado observar que:
De um modo geral, e de um ponto de vista estritamente financeiro e contabilstico, o trabalho escravo, outras circunstncias iguais (sic!), mais oneroso que o assalariado. O escravo corresponde a um capital fixo cujo ciclo tem a durao da vida de um indivduo; assim sendo, mesmo sem considerar o risco que representa a vida humana, forma um adiantamento a longo prazo de sobretrabalho eventual a ser produzido; e portanto um empate de capital. O assalariado pelo contrrio, fornece aquele sobretrabalho sem adiantamento ou risco algum. Nestas condies, o capitalismo incompatvel com a escravido; o capital permitindo dispens-la, a exclui. o que se deu com a indstria moderna. (...) J no auge da campanha contra o trfico, e na previso do que brevemente ia acontecer, comeara-se a apelar para este recurso. A corrente imigratria se intensifica depois de 1850; e veremos coexistir, nas lavouras de caf trabalhadores escravos e europeus livres. A estranha combinao no surtir efeito e logo se verificar sua impraticabilidade, terminando num fracasso essa primeira tentativa de preencher com colonos europeus os vcuos deixados pela carncia de escravos. Somente mais tarde e em outras condies, renovar-se-o as correntes imigratrias da Europa, resolvendo-se ento com elas o problema do trabalho na agricultura do caf. Mas ter-se- confirmado pela experincia a incompatibilidade das duas formas de trabalho; e este ser um dos mais importantes fatores do crescimento do descrdito da escravido. (PRADO, 1993:175)10 Tambm F. Engels, na obra A situao da classe trabalhadora na Inglaterra, procura clarear melhor essa importante questo: Para falar com clareza: o operrio , de direito e de fato, um escravo da classe proprietria, da burguesia; seu escravo a ponto de ser vendido como uma mercadoria e, tal como uma mercadoria, seu preo aumenta e diminui. Se a procura por operrios cresce, seu preo sobe; se diminui, seu preo cai; e se a procura cai a
10

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

Assim sendo, o volume de excedente que agora se transferia ao controle dos bares do caf (assim como dos bares do acar e dos outros bares) era quantitativamente muito superior ao das pocas anteriores, isto , o que passa virtualmente ao controle dessa nova classe social aquilo que na Colnia constitua o exclusivo, como salienta Fernando Novais11, isto , o monoplio do excedente econmico. (OLIVEIRA, 1977:14) Entretanto, assevera Oliveira que, do controle do excedente econmico monopolizado pela classe de bares do caf, acar e correlatos ainda escapava um segmento e, com ele, uma parte considervel do excedente produzido pela economia agroexportadora tratava-se da intermediao comercial e financeira externa dos produtos de exportao que se situava na esfera de circulao. Em suma, o que antes constitua
o exclusivo comercial da Colnia havia sido substitudo pelos lucros da intermediao comercial dos produtos de exportao, agora pela Inglaterra e logo aps pelos Estados Unidos da Amrica do Norte (para citar apenas os dois principais) e pela intermediao financeira da City, que financiava a comercializao interna e externa dos produtos de exportao. (Idem, 1977:14)

Claro est, portanto, que a economia da Repblica Velha encerrava, nos termos assinalados por Oliveira, uma patente contradio. Ao mesmo tempo em que a abolio da escravido foi responsvel por novas condies de produo do excedente e a passagem do seu

ponto de um certo nmero de operrios no ser vendvel, eles ficam como que em estoque e, como no h emprego que lhes fornea meios para subsistir, morrem de fome. De fato, para usar a linguagem dos economistas, as somas gastas para mant-los vivos no seriam reproduzidas, seriam dinheiro jogado fora e ningum faz isso com seu capital. Nessa medida, a teoria da populao do Malthus est perfeitamente justificada. Toda diferena com relao a escravatura declarada na Antiguidade consiste em que o operrio moderno parece ser livre, uma vez que no vendido de maneira definitiva, mas pouco a pouco, diariamente, semanalmente, anualmente e no vendido de um proprietrio a outro, mas vende-se ele mesmo, porque no escravo de um indivduo, escravo de toda classe proprietria. No fundo, para o operrio, as coisas no mudaram; se essa aparncia de liberdade, por um lado, oferecelhe certa liberdade real, por outro lhe traz a desvantagem de ningum lhe garantir a sobrevivncia, por poder ser despedido pelo patro a qualquer momento e ser condenado morte pela fome a partir do instante em que burguesia no interesse mant-lo vivo. Por seu turno, nesse estado de coisas, a burguesia est muito mais a vontade que no antigo escravismo, j que pode dispensar quando quiser sem perder nada do capital investido e ademais, obtm um trabalho muito mais barato que aquele obtido com escravos, como, para o conforto dos burgueses, bem o demonstra Adam Smith [Afirma-se que um escravo utilizado custa do seu senhor, enquanto um trabalhador livre utilizado sua prpria custa. SMITH, A. A riqueza das Naes. Vol. I. p. 199.]. (ENGELS, 2008:121). 11 Fernando Antnio Novais, esse historiador paulista que aqui citado por Oliveira, utilizou o termo exclusivo metropolitano para designar, semelhana do termo utilizado na prpria poca, o denominado monoplio comercial que, segundo ele, constitua-se pois no mecanismo por excelncia do sistema [Colonial], atravs do qual se processava o ajustamento da expanso colonizadora aos processos da economia e da sociedade europia em transio para o capitalismo integral. (NOVAIS, 2005:72).

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

controle para uma classe social interna, a intermediao comercial e financeira externa acabou por malograr as plenas possibilidades desse controle pela nova classe social burguesa agrria brasileira, bem como contribuiu, sobremodo, para fazer abortar o avano da diviso social interna do trabalho e, com isso, negar o processo de acumulao e crescimento. (Idem, 1977:15) Contudo, mesmo a despeito da contradio instaurada no corao econmico da Primeira Repblica; essa, beneficiada pelas transformaes ocorridas nas relaes de produo acima descritas, acabou por reiterar a vocao agrcola do Pas, atingindo seu auge da exportao de caf entre 1910 e 1925. (Idem, 1977:15) Segundo Oliveira, essa reiterao da vocao agrcola da economia brasileira aprofundou a virtualidade da diferenciao crescente da diviso social interna do trabalho, no tanto pelo efeito-renda12 que Celso Furtado privilegiou na Formao [Econmica do Brasil] , mas principalmente pelo efeito-troca (Idem, 1977:15). Para o socilogo, a abolio da escravido no poderia jamais e o advrbio do prprio autor ter elevado a renda derivada do trabalho; o nvel global da renda, ao contrrio do que pregava Celso Furtado, permanecia constante, mudando, porm, sua forma. Ou seja, com o rompimento das autarcias produtivas das unidades agroexportadoras, bem como a consequente formao do j descrito quasecampesinato ou economia de subsistncia, fora expulsa:
para fora dos custos de produo do caf a manuteno da massa trabalhadora (ainda que a produo dos bens de subsistncia possa ter permanecido dentro das fronteiras do latifndio); no proceder-se a essa mudana de forma da produo dos meios de subsistncia, procedia-se, concomitantemente, a uma mudana de contedo fundamental, para a existncia de um modo de produo de mercadorias, pois antes, ainda que existisse, a produo de subsistncia pelos prprios escravos no fundava nenhuma troca. (Idem, 1977:15-16)

Como se v, foram as transformaes nas relaes de produo, operadas principalmente com a instaurao do trabalho livre, que possibilitaram a emergncia de um modo de produo de

(Grifos nossos) Para o economista Celso Furtado, a virtualidade de constituio e crescimento tanto do mercado interno, quanto da diviso social interna do trabalho era, como j observado por Oliveira, uma decorrncia natural do incremento da renda monetria produzida pelas exportaes; segundo esse cepalino histrico-estruturalista: Quando convergem certos fatores (...), o mercado interno se encontra em condies de crescer mais intensamente que a economia de exportao, se bem que o impulso de crescimento tenha origem nesta ltima. (FURTADO, 197:152). Ver a obra Formao Econmica do Brasil em sua extenso, principalmente da Quarta Parte em diante.

12

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

10

mercadorias fundado em relaes internas de troca. Nesse passo, no caso quase geral da agricultura brasileira, marcada pela persistncia de uma fraca monetarizao das relaes de troca, a prpria reiterao das relaes de troca acaba por escolher, segundo Oliveira, uma mercadoria-padro, que se metamorfoseia em dinheiro; viro a ser o sal, o querosene, o pouco vesturio e calado, enfim, elementares artigos da cesta de consumo dos novos produtores da agricultura de subsistncia, que quase tomam o lugar do dinheiro nas novas relaes de troca. (Idem, 1977:16). Contudo, ainda importante atinar para o fato de que alguns desses produtos elementares, tais como calados, vesturio, etc. que, como vimos acima se metamorfosearam em dinheiro nas relaes de troca, no eram produzidos nem pelas unidades de agroexportao nem pelas unidades da chamada agricultura de subsistncia, o que forceja a diferenciao da diviso social do trabalho em outros segmentos do sistema econmico. (Idem, 1977:16). Ou seja, ao contrrio de Celso Furtado que, baseando-se no consumo da burguesia, construiu a famosa tese da industrializao por substituio de importaes13, Oliveira defende que o avano da diversificao da diviso social do trabalho rumo ao capital industrial se deu, na verdade, graas a outros fatores: Em primeiro lugar, devido manuteno, mediante as transformaes que se processam no prprio campo (Idem, 1977:27), do baixo custo da reproduo da fora de trabalho que, somada ao simultneo surgimento do exrcito industrial de reserva contriburam para a permanncia dos nfimos nveis salariais dos novos operrios industriais. Em segundo, ao contrrio da tese furtadiana acima citada, foram os poucos itens no agrcolas da cesta de consumo dos assalariados, ou ainda da cesta de consumo dos novos produtores da agricultura de subsistncia (campesinato ou quase-campesinato) que, segundo Oliveira:

Para Furtado, a existncia de uma classe dirigente [tal como a brasileira] com padres de consumo similares aos de pases onde o nvel de acumulao de capital era muito mais alto e impregnada de uma cultura cujo elemento motor o progresso tcnico, transformou-se, assim, em fator bsico na evoluo dos pases. (...) Chamaremos de modernizao a esse processo de adoo de padres de consumo sofisticados (privados e pblicos) sem o correspondente processo de acumulao de capital e progresso nos mtodos produtivos. Desse modo, pois: A importncia do processo de modernizao, na modelao das economias subdesenvolvidas, s vem luz plenamente em fases mais avanada quando os respectivos pases embarcam no processo de industrializao e, no sem razo segundo ele, ser durante a fase de substituio de importaes, a qual se liga s tenses da balana de pagamentos que tem incio a formao de um sistema industrial [brasileiro]. (FURTADO, 1974:77-94).

13

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

11

imporo um caminho industrializao nascente: ela comear pelos bens no durveis, tipo alimentos, calados, txteis, e alguns bens intermedirios para os quais a existncia de recursos naturais do Pas, os altos custos de transporte de importao e o concurso da mo-de-obra barata os tornaro competitivos (principalmente no ramo de minerais no metlicos). O tamanho das empresas nesses ramos no ser insignificante, principalmente no txtil, dada a dimenso do mercado constituda por uma massa de valor (a folha de salrios) de baixo nvel, certo, mas extremamente extensa. O sentido geral da industrializao seguir, de perto, pois, os nveis, a composio e as modificaes no custo de reproduo da fora de trabalho; a demanda das classes mdias, dbeis tanto numrica quanto qualitativamente, bem como da burguesia agrria e urbana, continuar sendo atendida pelas importaes. (Idem, 1977:27)

Claro est, portanto, que foi a necessidade de tais produtos para a monetarizao das novas relaes de trocas surgidas o acima denominado efeito troca , que acabou por forcejar uma maior diferenciao da diviso social do trabalho em outros segmentos do sistema econmico, tais como no ramo das indstrias manufatureiras. Estas, ao contrrio do que supe Celso Furtado, nascero no para produzir os bens para o consumo sofisticado da burguesia local, que ainda continua sendo atendido preponderantemente pelas importaes, estas industrias nascero para produzir inicialmente os bens da cesta de consumo dos trabalhadores livres. Corroborando com o argumento de Oliveira, importa registrar por fim, como exposto nas tabelas a seguir, a relao dos principais ramos de atividades das indstrias em So Paulo no ano de 1900. Ainda que se trate de um universo restrito o das indstrias italianas , fica evidente que tais se constituram para produzir, basicamente, gneros da cesta de consumo da classe trabalhadora:

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

12

Indstrias Italianas de So Paulo em 1900 Nome da Empresa


Regoli, Crespi & Cia. Guilherme Poletti & Cia. Fbrica E. DellAcqua & Cia. Sociedade DellAcqua Irmos Refinetti Antonio de Masso Ind. Paulista

Ramo de Atividade

Proprietrios

Ano da Fundao
1897 1895 1891 1888 1888 1894

Fbrica de tecidos, l, algodo, Regoli, Crespi meia Fbrica de tecidos de l Tecidos de Algod Fbrica de tecido de l e algodo Fbrica de mveis Fbrica de mveis Fbrica de calados G. Poletti E. DellAcqua E. DellAcqua Jr. Refinetti A. de Masso Miguel Melillo Jos DAl Martinho Favero Isidoro Nardelli de massas Romali & Cia. Cesare Brinato Gerondo Fincato Vicente Costabile Antonio Gravino Marchiso, Loureiro, Silveira & Cia. Henrique, Roberto e Atilio Secchi Alexandre Ranzini Ludovico Dal Portoz e Francisco Casini Innocencio Pagani M. Del

Fbrica de Instrumentos de Fbrica de instrumentos musicais Msica Atelier de Escultura Fbrica de Pianos A Industrial A Suia Gravino Santa Marina Atelier de Escultura Fbrica de Pianos Fbrica a vapor alimentcias

1893 1881 1892 1895 1898 1896

Fbrica de doces e vermutes Fbrica a vapor de calados Fbrica de tecidos de algodo

Fratelli Secchi

Fbrica de massas alimentcias

1896 1897 1878

Fbricas a Vapor de Tecidos Fbricas de Tecidos So Paulo Fbrica de Massas Christofani Fbrica de Massas

LArtstica nica do Brasil

Estabelecimento tipo-litogrfico Fbrica de materiais antisspticos


Fonte: (MARCOVITCH, 2009:96).

1900 1900

Giacomo de Mattia

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

13

Indstrias Italianas de So Paulo em 1900 (Cont.) Nome da Empresa


Francisco Regoli Moinho Matarazzo. Monzini Schiffini & Cia. Casa Helvtia Luiz Trevisan & Irmo Fbrica de Massas Piccirillo

Ramo de Atividade
Fbrica de massas Moinho Fbrica de chapus Ladrilhos, cimento etc. Licores, doces, etc. Fbrica de massas

Proprietrios
Francisco Regoli e Cornlio Viadana Francisco Matarazzo Deodato Leme Achilles Isella Luiz Trevisan & Irmo Giovanni PiccirilloA. Masso Irmos Quaranta Antonio Leme, Cesare Mattano e Nicola Serrichio Antonio Bove e Enrico Maggi Emigdio, Pamphilo, Bernardino Falchi. Lenise & Merati Angelo Francalanza Antonio Sarafana. Felix de

Ano da Fundao
1898 1900 1892 1891 1886 1896

Fbrica de Massas a Vapor Fbrica de massas Paulista Fbrica de Chapus Deodato Fbrica de chapus Leme Antonio Bove Fbrica de licores, vinagre etc. fiao, cordas

1900 1899

1899 1890 1890

Fbrica a Vapor de Tecido e Fbrica de Fiao de Corda e Brabante barbantes. Estabelecimento Falchi Lenise & Merati Fracalanza dos

Irmos Cermica, tecidos e graxa.

Fbrica const. De ferro Fbrica de vassouras, cestos etc.

1895 1886 1822 1879 1889 1890

Fbrica de Velas de Cera Brasil Fbrica de velas de cera. China

Fbrica de Toldos, Colches, Fbrica de toldos, almofadas e Scorzat & Cia. Almofadas colches. Ao Acordeon Cromtico Fbrica de instrumentos musicais Pedro Baccaglini Alexandre Siciliano, Joaquim F. Camargo e Candido F. Lacerda Cia. Mecnica Importadora de Fbrica de Mquinas So Paulo

Fonte: (MARCOVITCH, 2009:96).

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

14

Referncias Bibliogrficas: CHASIN, J. Marx Estatuto Ontolgico e Resoluo Metodolgica. In: Teixeira, Francisco S. Pensando com Marx Uma Leitura Crtico-Comentada de O Capital. So Paulo: Ed. Ensaio, 1995. ENGELS. Friedrich. A Situao da Classe Trabalhadora na Inglaterra. So Paulo: Boitempo Editorial. 2008. FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. So Paulo: Ed. Companhia Editora Nacional, 1971. ____________. O Mito do Desenvolvimento Econmico. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1974. MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. v. 1, 2 ed. rev. 1. reimpr. So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo/Ed. Saraiva, 2009. NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). So Paulo: Ed. Hucitec, 2005. OLIVEIRA, Francisco M. C. A Economia da Dependncia Imperfeita. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1977. ____________. O Estado e o Urbano no Brasil. (Folheto-Mimeogra.), acervo FAU-USP, 1982. ____________. Crtica Razo Dualista O ornitorrinco. So Paulo: Boitempo Editorial, 2003. PRADO JR., Caio. Histria Econmica do Brasil. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.

Anais do XXI Encontro Estadual de Histria ANPUH-SP - Campinas, setembro, 2012.

You might also like