You are on page 1of 72

Coordenadoria de Educao

III CADERNO DE APOIO PEDAGGICO 2010 Cincias Professor(a) 9Ano

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno

Coordenadoria de Educao
Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Prof Claudia Costin Secretria Municipal de Educao Prof Regina Helena Diniz Bomeny Subsecretria de Ensino Prof Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos Coordenadora de Educao Prof Maria Socorro Ramos de Souza Prof Maria de Ftima Cunha Coordenao Prof. Dr. Franklin David Rumjanek Consultor de Cincias Prof Ins Maria Mauad Andrade Canalini Prof Sandra Radicetti de Siqueira Rodrigues Elaborao e Diagramao Prof Leila Cunha de Oliveira Reviso e Diagramao Prof. Mauricio Mendes Pinto Criao de layout

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno

Coordenadoria de Educao CADERNO DE APOIO PEDAGGICO CINCIAS Prezado (a) Professor (a), Este caderno,como o anterior, foi elaborado para que voc tenha mais um instrumento de apoio s suas aulas. Utilize-o de maneira complementar ao seu planejamento, para que seus(as) alunos(as) aprimorem os conhecimentos adquiridos, melhorem a capacidade de interpretao de um texto cientfico, reflitam e discutam sobre os temas. A Fsica , em muitos aspectos, a mais bsica de todas as cincias naturais . Ela tem uma abrangncia notvel, envolvendo investigaes que vo desde a estrutura elementar da matria at a origem e evoluo do Universo e, por isso, importante que os alunos se familiarizem, ainda mais, com a presena e importncia da Fsica no cotidiano. Procuramos facilitar ao mximo o seu trabalho, separando os assuntos por fichas temticas numeradas:
Ficha 1 Termologia Ficha 2 Escalas Termomtricas Ficha 3 Propagao de Calor Ficha 10 Justia Ambiental Ficha 4 Ondas: Caractersticas e classificao Ficha 5 Som: Ondas sonoras Ficha 6 Ondas Eletromagnticas Ficha 11 Pequenas Aes, Grandes Resultados. Ficha 7 Luz Ficha 8 Eletricidade Ficha 9 Magnetismo

Usando uns poucos princpios fsicos, podemos explicar uma grande quantidade de fenmenos naturais presentes no cotidiano, e que esto nossa volta. To importante quanto conhecer os princpios fundamentais da Fsica saber como chegamos a eles, e porque acreditamos neles. No basta ter conhecimento cientfico sobre a natureza; tambm necessrio entender como a cincia funciona, pois s assim as caractersticas e limites deste saber podem ser avaliados. O estudo da Fsica coloca os alunos frente a situaes concretas que podem ajud-los a compreender a natureza da cincia e do conhecimento cientfico. Eles tm a oportunidade de verificar como fundamental para a aceitao de uma teoria cientfica que esta seja consistente com evidncias experimentais. Isso lhes permitir distinguir melhor entre cincia e pseudocincia. Alm dos debates que possam surgir entre os alunos, as fichas podem ser usadas para trabalhos em grupo, facilitando a troca de conhecimentos entre eles(as) e reforando o aprendizado adquirido em aula. Antes de cada ficha a ser trabalhada, colocamos as habilidades que seus (as) alunos(as) devem desenvolver durante as atividades apresentadas. Esperamos que esse material facilite o seu trabalho e contribua para a aprendizagem dos seus(suas) alunos(as) "...uma das condies fundamentais tornar possvel o que parece no ser possvel. A gente tem que lutar para tornar possvel o que ainda no possvel. Isso faz parte da tarefa histrica de redesenhar e reconstruir o mundo." (Paulo Freire)

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno

Coordenadoria de Educao TERMOLOGIA Trabalhando com os conceitos de calor, temperatura e equilbrio trmico. Sabemos que muito difcil, para os nossos(as) alunos(as), diferenciar temperatura de calor. Ao estabelecermos que a sensao de calor que sentimos no condiz com a temperatura real de um corpo, ou do ambiente em que nos encontramos, podemos evitar que continuem a obter medidas errneas atravs dos sentidos, como o tato, e passem a utilizar o termmetro para medi-la. A experincia das mos em cubas com gua quente e gelada e, posteriormente, juntas em gua fria, facilita bastante a compreenso do fenmeno. Faz-los(as) compreender que a temperatura a medida do nvel de agitao trmica, o movimento das partculas, ou a medida do nvel da energia trmica por partcula de um corpo ou um sistema fsico, e que o calor a transferncia da energia trmica de um corpo ou sistema fsico de temperatura mais alta para outro de temperatura mais baixa, no fcil. Por isso a experimentao, na medida do possvel, deve ser realizada. Aproveite para relembrar que o calor uma forma de energia que no destruda e sim transferida. Outra confuso feita por eles(as), quanto noo de quente e frio. Ao compreenderem que eles dependem do movimento das partculas e da quantidade de energia desprendida em forma de calor; que quente presena de calor, devido grande agitao das partculas; que frio a ausncia de calor, devido baixa agitao das partculas e que a transferncia de calor se faz do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, ficar mais fcil entender como se processa o equilbrio trmico entre dois corpos de temperaturas diferentes. Desse modo, fazemos que compreendam que expresses do cotidiano, como o casaco esquenta o corpo e o gelo esfria a gua, esto fisicamente incorretas, mas so popularmente aceitas. Procuramos distribuir nessas trs primeiras fichas os conceitos de calor, temperatura, equilbrio trmico, substncias termomtricas, grandezas e escalas termomtricas, termmetros, transmisso de calor e materiais bons e maus condutores de calor. Esperamos, assim, auxili-lo(a) a cristalizar essas noes e que seus(suas) alunos(as) possam aplic-las corretamente no seu dia a dia.

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


TERMOLOGIA Trabalhando com os conceitos de calor, temperatura e equilbrio trmico. HABILIDADES Reconhecer que temperatura e calor so conceitos fsicos diferentes. Reconhecer que o calor uma forma de energia e que pode ser transferido de um corpo ou ambiente para outro. Diferenciar os termos quente e frio, de uso popular, do seu conceito fsico. Relacionar o conceito de temperatura ao sentido do tato. Observar que temperatura e calor so diretamente proporcionais. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

III Caderno

Coordenadoria de Educao

ENTENDENDO AS ATIVIDADES Trabalhando com os conceitos de calor, temperatura e equilbrio trmico. Atividades 1 e 2 ao fazerem em grupo, seus(as) alunos(as) tero a oportunidade de repensar, refletir e discutir o que aprenderam em aula e tirar suas concluses, em separado. Atividades 3, 4, 5 e 6 tima oportunidade para faz-los(as) observar que vrios conceitos errados, de uso popular, podem ser revertidos. Faa com que a frases erradas do exerccio 3 sejam reescritas, corretamente, utilizando os conceitos fsicos apropriados. Atividades 7 e 8 as noes de quente e frio devero ser consolidadas; os termos esquentar e resfriar devem ser discutidos, mostrando que so utilizados erroneamente, pois o equilbrio trmico o estado a ser atingido.

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno

Coordenadoria de Educao ESCALAS TERMOMTRICAS As escalas termomtricas so mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. Temperatura uma grandeza fsica que mede o grau de agitao das molculas de um corpo, indicando o seu estado trmico, ou seja, quanto maior a agitao das partculas que compem o corpo, maior ser a temperatura dele. As escalas surgiram da necessidade de quantificar o quanto um corpo est quente ou frio, e da necessidade de melhorar as medidas das temperaturas. Uma escala termomtrica um conjunto de valores numricos onde cada valor est associado a certa temperatura. Ela constituda por um conjunto de valores arbitrrios, um mesmo estado trmico pode ser representado em escalas termomtricas diversas (Celsius, Fahrenheit...). Os valores numricos de uma escala termomtrica so obtidos a partir de dois valores atribudos previamente a dois estados trmicos de referncia, bem definidos, denominados pontos fixos. Ponto fixo: estado trmico bem definido, utilizado como referncia na elaborao de uma escala termomtrica. So adotados como pontos fixos os estados trmicos correspondentes ao gelo, sob presso normal, e a gua em ebulio, sobre presso normal. Conhecidos como ponto de gelo e ponto de vapor, respectivamente, constituem os pontos fixos fundamentais. Existem vrios tipos de escalas, das quais as mais conhecidas so a escala Celsius, escala Kelvin e escala Fahrenheit. Escala Celsius - A Escala Celsius a mais comum entre todas, foi criada em 1742 pelo astrnomo sueco Anders Celsius. Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fuso do gelo e de ebulio da gua, ou seja, 0para o ponto de fuso de gelo e 100para o ponto de ebulio da gua. Escala Fahrenheit - Daniel Gabriel Fahrenheit, o inventor do termmetro de mercrio, foi o inventor dessa escala por volta dos anos de 1742. Ele, em seus estudos, obteve uma temperatura de 32 para uma mistura de gua e gelo, e uma F temperatura de 212 para a gua fervente. Assim, na escala Fahrenheit, a gua vira gelo a uma temperatura de 32 e F F ferve a uma temperatura de 212 a escala mais utilizada nos pases de lngua inglesa. F.

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno

Coordenadoria de Educao ESCALAS TERMOMTRICAS ESCALAS TERMOMTRICAS HABILIDADES Reconhecer que o equilbrio trmico conseguido quando os corpos em contato atingem a mesma temperatura. Reconhecer que o termmetro o aparelho usado para medir a temperatura dos corpos ou do ambiente em que nos encontramos. Observar que os pontos fixos das escalas termomtricas tm como referncia os pontos de fuso e de vapor(ebulio) da gua. Reconhecer a existncia e a aplicabilidade das duas escalas termomtricas usadas: Celsius e Fahrenheit. Trabalhar com escalas termomtricas, fazendo a sua leitura corretamente. Transformar uma escala termomtrica em outra, com o auxlio de frmulas matemticas. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno

Coordenadoria de Educao ESCALAS TERMOMTRICAS


Como medir a temperatura quando no possvel medir diretamente a energia de agitao das molculas de um corpo? Para fazer essa medio, utilizamos outro corpo que sofre alteraes mensurveis em suas propriedades fsicas quando colocado em contato com o primeiro corpo. Esse chamado de TERMMETRO.

Conhecendo o termmetro de mercrio.

ENTENDENDO AS ATIVIDADES Escalas termomtricas Atividades 1, 2 e 3 um bom momento para reforar que o tato ou outros artifcios no so confiveis para medir a temperatura dos corpos ou do ambiente em que estamos; que o termmetro o nico instrumento que mede a temperatura e no o calor. Entender os conceitos de grandeza e substncia termomtrica. Atividade 4 faa com que tenham alguns termmetros (clnico, de ar e de gua) disponveis, para poderem observar a sua escala e treinar a sua leitura. Pea que meam a sua temperatura e a dos colegas e comparem-nas. Tenha gua lquida em diferentes temperaturas e gelo, para que possam medi-las e consigam observar as temperaturas de fuso e ebulio. Que possam medir a temperatura ambiente e relacion-la com a sensao trmica ambiental. Atividade 5 reforce a necessidade de saberem converter as escalas Celsius e Fahrenheit uma na outra, pois so usadas em pases diferentes e podero necessitar desse conhecimento, em algum momento de sua vida.

Repare que no mencionamos no caderno do aluno a escala Kelvin, para que no haja maior dificuldade na hora de relacionar as duas escalas!

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


RELACIONANDO AS ESCALAS TERMOMTRICAS MAIS USADAS.
Como escalas Celsius e Fahrenheit so bastante utilizadas, preciso saber fazer uma converso entre essas escalas, ou seja, pegar uma temperatura na escala Celsius e passar para a escala Fahrenheit, ou vice-versa. Primeiro, vamos fazer a converso entre as escalas Celsius e Fahrenheit. Para ficar mais fcil, vamos pegar como parmetros dois pontos, o ponto de fuso e ebulio da gua. Na escala Celsius, o ponto de fuso 0C, na Fahrenheit 32F, e o ponto e ebulio 100C e 212F. Imagine esses dois termmetros medindo a temperatura de um mesmo objeto. A altura do mercrio no depende da escala e sim do estado trmico do material que estamos medindo, isso quer dizer que eles ficaro na mesma altura, porque os mercrios dentro dos termmetros esto em equilbrio trmico com o material cuja temperatura ele est medindo. A diferena que no termmetro Fahrenheit h 180 unidades (212-32=180) entre o ponto de fuso e ebulio da gua, e no termmetro Celsius h 100 unidades (100-0=100).

III Caderno

Coordenadoria de Educao

Importante!!! Repare que o termmetro do aluno diferente, no possui Tc e Tf, para facilitar a compreenso dos conceitos e melhor entendimento do funcionamento das escalas.

Essa equao quer dizer que a altura que o mercrio est do ponto de fuso da gua a mesma para as duas escalas, o que muda o nmero de unidades que a escala tem entre a altura do mercrio e o ponto de fuso.

Ento, vamos pegar a altura do mercrio na figura do termmetro Celsius e chamaremos de Tc, no termmetro Fahrenheit chamaremos de Tf. Ento podemos dizer que Tc-0 = Tf-32, no certo, j que a diferena da altura a mesma. Vamos calcular.
portal impacto

Da relao ao lado, podemos obter:

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

PROPAGAO OU TRANSFERNCIA DE CALOR HABILIDADES Reconhecer que o calor se propaga de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. Observar que as transferncias de calor podem ser feitas de trs maneiras diferentes: por conduo, conveco e irradiao. Reconhecer que a transferncia de calor por conduo ocorre nos slidos. Reconhecer que a transferncia de calor por conveco ocorre nos lquidos e gases. Reconhecer que a transferncia de calor por irradiao ocorre no vcuo e em certos meios materiais. Reconhecer que, no termmetro clnico, a transferncia de calor por conduo se faz do corpo para o metal do aparelho, que entram em equilbrio trmico, registrando a temperatura. Identificar corpos bons e maus condutores de calor e saber utiliz-los, quando necessrio. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Propagao ou Transferncia de calor Ao trabalhar os conceitos bsicos de propagao de Calor, utilize, sempre que possvel, exemplos concretos que facilitem a compreenso do aluno(a), antes de realizar algumas das atividades iniciais. importante que no se perca de vista que resulta da prpria definio de Calor, que cada modo de propagao referente a um estado fsico da matria. No estudo do calor, alertar para os efeitos positivos e negativos da irradiao solar. Usar o texto como agente interdisciplinar no estudo da fsica.

Importante saber diferenciar bons e maus condutores de calor, substncias inflamveis e com calor especfico baixo! Como exemplo, temos as areias do deserto!!

Entendendo as atividades Propagao ou Transferncia de Calor Atividade1 Mostrar atravs do preenchimento das lacunas a compreenso dos conceitos de propagao de calor. Aproveite para pedir que deem exemplos cotidianos sobre esses tipos de transferncia de calor. Sinalize a importncia de se evitar tomar sol entre 10h e 15h, sem a devida proteo, devido irradiao dos raios infravermelhos, que queimam e podem causar cncer de pele. Atividade 2 - Explicar que os metais so bons condutores de calor por conduo e o mercrio, por ser um metal lquido, apresenta maior condutividade. Aproveite para informar que orifcios corporais tambm so utilizados para medir a temperatura do corpo, evitando que sofra a interferncia da temperatura ambiental tambm. Atividade 3 Compreenso e conhecimento de materiais que no conduzem o calor, os chamados ISOLANTES TRMICOS gua, gelo, ar, l, isopor, vidro, borracha, madeira, serragem e algumas aplicaes de isolantes trmicos: Exemplo1: Os iglus, embora feitos de gelo, impedem a conduo de calor para o meio externo, elevando, assim, sua temperatura interna. Exemplo 2: Os pssaros eriam suas penas para armazenar o ar entre elas. Protegendo-se, assim, do frio. Exemplo 3: As roupas de l so um exemplo de isolante trmico; o ar que fica retido entre suas fibras dificulta a conduo de calor. Os pelos dos animais e a serragem tambm so bons isolantes trmicos porque retm ar.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


Propagao ou Transferncia de calor

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Calor uma energia trmica que se propaga de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura . Essa propagao ocorre de trs maneiras: conduo, conveco e irradiao. Exemplo: metais -> condutores trmicos. Conduo - Para explicar a propagao de energia trmica por conduo, vamos pegar um exemplo bem simples: imaginem uma barra de ferro em temperatura ambiente, segure-a em uma de suas pontas, aproxime a outra a uma chama de fogo. A barra no ficar quente de uma vez, ir aquecer primeiro a ponta mais prxima da chama; depois de um tempo, a barra estar na mesma temperatura que a chama. Na conduo a energia trmica passa de partcula por partcula, essas permanecem em suas posies de equilbrio. Ocorre principalmente entre os slidos.

Conveco - a propagao de calor com transporte de matria. Ocorre somente nos lquidos e gases.
Exemplo1: gua no fogo. A gua quente na parte inferior, menos densa, sobe, enquanto a gua fria na parte superior, mais densa, desce. Esse movimento de gua quente e gua fria, chamado de corrente de conveco, faz com que a gua se aquea como um todo. Exemplo2: Geladeira. Para facilitar o resfriamento da geladeira, o congelador deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio prximo ao congelador, mais denso, desce, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe (corrente de conveco). Exemplo: A estufa de plantas feita de vidro, que transparente energia radiante do Sol e opaco s ondas de calor emitidas pelos objetos dentro da estufa. Assim, o interior da estufa se mantm a uma temperatura maior do que o exterior.

portal impacto

Irradiao - O melhor exemplo de irradiao o aquecimento da Terra pelo Sol. O Sol aquece a Terra pelo processo de irradiao, principalmente pelos raios infravermelhos, chamados de ondas de calor, que um tipo de transmisso de energia trmica que ocorre atravs de ondas eletromagnticas.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Propagao de Calor ou Transferncia: Irradiao Trmica. Transmisso do calor sob a forma de ondas eletromagnticas denominadas radiao trmica ou infravermelha.
Propor que os alunos faam a leitura do texto e, em seguida, respondam s perguntas do teste de sondagem. Nesta etapa objetiva, alm da explicitao das concepes dos estudantes, h a interpretao de um texto da literatura brasileira que veicula conhecimentos da Fsica, como estratgia de ensino que articula a linguagem literria com a cientfica. Abrir a discusso sobre as respostas dos alunos, corrigindo-as quando necessrio. Sistematizar o contedo sobre irradiao trmica, relacionando-o com exemplos prticos, tais como: garrafa trmica, estufa de plantas e efeito estufa. Atividade interdisciplinar!! Trabalhe com seus alunos este texto sobre irradiao trmica!!

Extrado de Lobato, Monteiro. Seres de Dona Benta e Histria das Invenes. So Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

Leia o texto a seguir :

Como o calor vai de um ponto para outro

No dia seguinte, a temperatura caiu muito, e, como Pedrinho aparecesse todo encolhido, Dona Benta comeou perguntando: Qual a razo de estar voc com as mos no bolso, Pedrinho? Por causa do frio, vov. Ou, melhor, para que o calor que voc sente nas mos no se perca. E sabe por que o calor se perde? Porque irradia. interessante esse fenmeno da irradiao. O calor segue sempre em linha reta, e no vcuo (...). Todo o calor que temos na Terra vem do grande foco de calor chamado Sol. Mas o que nos vale que ele vem e vai. Se o calor que vem do Sol ficasse acumulado na Terra, morreramos assados. O calor que o Sol nos manda de dia, perde-se de noite no espao. E perde-se por meio de irradiao. O calor do Sol (...) vem aquecer a superfcie da Terra. Mas aquece-a desigualmente, porque certas substncias, como o ar e o vidro, so menos aquecveis que as outras. O vidro deixa-se atravessar sem aquecer-se, o ar tambm (...). Os objetos escuros absorvem muito mais calor do que as coisas brancas ou claras. Por isso, nas cidades quentes, como Santos e Rio de Janeiro, todo mundo anda vestido de branco, como que nem pombinhos observou Emlia.

fotosdahora.com.br

Faa com que seus alunos discutam com os colegas o contedo do texto e respondam s perguntas. 1) Se voc fosse Dona Benta, como explicaria o fato de Pedrinho estar com as mos no bolso devido baixa temperatura? 2) Dona Benta explica que todo calor que temos na Terra vem do grande foco chamado Sol. Cientificamente esta explicao est correta? Justifique sua resposta.

3) A partir da leitura do texto, explique com suas palavras o que vem a ser o processo de transmisso do calor por irradiao.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


ONDAS: CARACTERSTICAS E CLASSIFICAO

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Fale para seus alunos (as) que o som uma onda, assim como a luz. Os sinais de rdio e televiso tambm so transmitidos atravs do espao por ondas. Isso tudo sem falarmos das ondas em lquidos, aquelas no mar ou em uma piscina. Ao falarmos para os(as) nossos(as) alunos(as) sobre o conceito de onda, como sendo um conjunto de perturbaes que se propaga no espao ou em um meio material, devemos explicar que se trata de um tipo de movimento diferente, que o transporte da energia e no o da matria. Ondas no mar, ondas no lago, ondas nas cordas, facilmente visveis; ondas sonoras, ondas luminosas, ondas de calor, percebidas pelos nossos sentidos, podem ser exemplos prticos que facilitam a compreenso do conceito. Agitar um lpis, movimentar as mos rapidamente, so movimentos que provocam perturbao no ar ao redor e so facilmente compreensveis. HABILIDADES Reconhecer que as ondas so perturbaes que se propagam no espao ou em meios materiais. Perceber que as ondas transmitem energia e no matria. Diferenciar ondas mecnicas de eletromagnticas. Identificar as caractersticas fsicas de uma onda e sua aplicabilidade. Reconhecer os diferentes tipos de ondas mecnicas e seu comportamento, nos diferentes meios materiais em que se propagam. Relacionar a propagao do som em meios materiais com o efeito domin. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ONDAS: CARACTERSTICAS E CLASSIFICAO


Onda, ou pulso de onda, qualquer perturbao que se propaga atravs de um meio e, durante a propagao, transmite energia aos pontos do meio.

Entendendo as atividades Ondas Conhecendo o significado de onda. Atividades 1 e 2 compreenso do conceito de onda e identificao dos tipos de ondas quanto sua natureza. Atividade 3 aplicao do conceito de frequncia, sua unidade e utilidade. Atividade 4 utilize um domin para mostrar esse efeito e fazer com que entendam melhor o significado de propagao da energia, somente, facilitando, assim, a sua resoluo. Atividade 5 pea que faam em grupo, para analisarem, discutirem e resolverem o desafio. Atividades 6, 7 e 8 o ideal que possam fazer a experincia em grupos, para observarem o fenmeno, perceberem o sentido horizontal da propagao da onda, como a rolha se comporta e conseguirem tirar suas concluses e responderem s perguntas.

Ao classificar as ondas, quanto sua natureza, em mecnicas e eletromagnticas, procure realizar algumas experincias bem simples, para facilitar a compreenso: - ondas mecnicas: que precisam de um meio material para se propagar. Ondas no lago - utilize um copo com gua e um lpis para moviment-la. Ondas na corda - um pedao de barbante longo, que deve ser segurado por um(a) aluno(a) e sacudido por outro(a). Onda em mola - fixar uma mola, estic-la e solt-la. Ondas sonoras - bater palmas; vibrar uma rgua fixa. - ondas eletromagnticas: que se propagam no vcuo, ou em meios materiais, como o caso da luz e das radiaes. Com relao s caractersticas fsicas da onda comprimento de onda, frequncia e velocidade de propagao utilize as figuras das pranchas para facilitar a compreenso.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


ONDAS: CARACTERSTICAS E CLASSIFICAO

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Explique aos seus alunos(as) que o movimento ondulatrio uma forma de transferncia de energia. Explique de maneira simples, sem falar ainda nos elementos da onda. Deixe que os alunos (as) assimilem primeiro o conceito: ao deixar cair uma pequena gota dgua em uma superfcie lquida em repouso, voc observa que a perturbao provocada na superfcie se transmite a outros pontos. Como esses pontos adquirem movimento, podemos concluir que lhes foi transferida uma certa quantidade de energia. Considere uma corda esticada: provocando uma oscilao na mesma, a perturbao se propaga na corda, transportando energia e quantidade de movimento. Observe as explicaes sobre o exemplo da corda, abaixo. Lembre-se! A amplitude e a frequncia de uma onda dependem do movimento que d origem a essa onda (nos desenhos, o movimento das mos que vibram a corda).

ONDA a manifestao de um fenmeno fsico no qual uma fonte perturbadora fornece energia a um sistema e essa energia desloca-se atravs dos pontos deste sistema. Observemos a propagao de um impulso em uma corda:

A onda NO se movimenta, mas SIM a energia fornecida pela fonte perturbadora, neste caso, pela mo.Como um movimento, onda mecnica; e, em linha reta, onda mecnica longitudinal.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


ONDAS: ELEMENTOS DE UMA ONDA

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

. Cristas: os pontos mais altos de uma onda so as cristas.


Vale: os pontos mais baixos de uma onda formam os vales. Amplitude: a distncia da posio da corda em repouso a uma crista ou a um vale. Comprimento de onda: ( a distncia entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos. Simbolizamos o comprimento de onda pela letra grega lambda. () Perodo: (T) o tempo gasto para produzir uma oscilao completa (um ciclo), ou seja, o tempo em que a fonte gera um ciclo de subida e um de descida. Frequncia: () nmero de oscilaes completas (ciclos) geradas por unidade de tempo (minuto, segundo etc.). Relacionando perodo e frequncia Se uma fonte produz um vale e uma crista a cada dois segundos, o intervalo de tempo para um ciclo completo 2 segundos; portanto, o perodo 2s. Nesse caso, quantas oscilaes completas (uma crista mais um vale) so geradas a cada segundo? A resposta meia oscilao, ou meio ciclo, gerada a cada 1s. Portanto, o nmero de oscilaes por segundo ou frequncia 0,5 oscilao em um segundo. Assim, se denominarmos o perodo de T, e a frequncia de f, no nosso exemplo, teremos T = 2s e f = 0,5 ciclo por segundo. NA LINGUAGEM MATEMTICA: Como sabemos, sendo o perodo o tempo necessrio para ser produzido um ciclo completo, e comprimento de onda a largura de uma crista mais um vale, podemos concluir que a onda percorre um comprimento de onda em um perodo.
Vamos relacionar a velocidade de propagao das ondas com elementos das ondas que j vimos: frequncia e perodo.

A velocidade de uma onda depende do meio em que ela se propaga. Por exemplo, as ondas eletromagnticas se propagam no vcuo com a velocidade de 300 000 km em um nico segundo! Em um mesmo meio de propagao, as ondas de maior comprimento tero a menor frequncia, e as de ondas de maior frequncia tero o menor comprimento de onda.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

SOM: ONDAS SONORAS O som, como ns o conhecemos, o principal meio de comunicao de muitos animais e dos seres humanos. o produto da propagao das ondas sonoras em meios materiais e no se propaga no vcuo, que o melhor isolante acstico que existe. Produzido de vrias formas diferentes, nos pe em contato com a natureza silvestre, mais silenciosa (canto dos pssaros, murmrio da gua corrente, farfalhar das folhas pela brisa) e com o ambiente urbano, cada vez mais barulhento, produto da nossa civilizao. A vibrao de uma corda (violo, piano), a transformao da energia eltrica em sonora (telefone, buzina de carro, rdio), o atrito entre dois corpos (uma mo na outra, lixa na madeira, sapato no cimento) ou o choque entre dois objetos (a mo na mesa, a tampa na panela), so exemplos de formas de produo de sons ou fontes sonoras. As ondas sonoras so ondas de natureza mecnica, do tipo longitudinal e de classificao tridimensional. Natureza mecnica necessita de um meio material elstico para se propagar, como os slidos, lquidos e gases (ar atmosfrico). Tipo longitudinal a direo de vibrao das partculas no mesmo sentido que a direo de propagao da onda. Classificao tridimensional propagam-se nas trs dimenses do espao ao nosso redor, isto , em todas as direes. Como ouvimos os sons ao nosso redor: Ao se propagarem, as ondas sonoras, emitidas por uma fonte, causam uma perturbao nas molculas do ar ao seu redor, que, ao se movimentarem (vibrarem) longitudinalmente, fazem o mesmo com as molculas mais prximas, e assim por diante. Ao chegarem a nossa orelha, o movimento de frequncia das ondas sonoras emitidas pela fonte so transmitidas ao crebro, que registra a sensao fisiolgica (auditiva) chamada som. Como falamos: O som obtido quando o ar expirado dos pulmes faz as cordas vocais vibrarem. Essa vibrao produz, inicialmente, uma compresso das molculas do ar na regio prxima a elas que logo depois se soltam, transmitindo a vibrao para as molculas ao seu redor. Com isso, as molculas de ar dessa regio comeam a vibrar longitudinalmente, transmitindo a perturbao para as molculas vizinhas, que, por sua vez, passam-na para as posteriores, e assim por diante. Essa vibrao faz com que as molculas de ar batam nas paredes da laringe, faringe e cavidades bucal e nasal, modulando a voz. As palavras so produzidas com a articulao da lngua sobre os dentes, lbios e palato, articulando os fonemas, juntamente com o ar que sai das narinas.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


SOM: ONDAS SONORAS HABILIDADES

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Reconhecer que as ondas sonoras so perturbaes que se propagam somente em meios materiais (ar, slidos e lquidos) e no no vcuo. Perceber que as ondas sonoras so ondas mecnicas, longitudinais, que transmitem energia e no matria. Perceber que o som conseguido atravs da vibrao das molculas do meio material em que se encontram e da sua propagao para as molculas vizinhas. Perceber que a voz produto de vibraes das cordas vocais seguidas de perturbaes no ar expirado. Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras e suas frequncias. Perceber que a audio humana limitada, em relao a outros animais. Perceber que a velocidade de propagao do som varia, de acordo com o meio em que se encontra. Reconhecer que a nossa orelha suporta um nvel de intensidade sonora e que a poluio sonora prejudicial nossa audio e nossa sade. Reconhecer que o sonar e as ondas ultrassnicas so aplicaes do eco, consequncia da reflexo do som. Perceber que durante a ressonncia a amplitude da vibrao natural dos objetos aumenta gradativamente, quando em presena de outra fonte sonora, podendo levar a sua ruptura. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


SOM: ONDAS SONORAS Entendendo as atividades

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Entendendo raio, trovo e relmpago!

Atividades 1 e 2 deixe-os(as) fazerem sozinhos. Aproveite para que relembrem a fisiologia da produo da voz e da fala, onde fenmenos como vibrao e propagao ocorrem. Atividade 3 caso no consigam responder, explique que sons agudos tm maior frequncia, e os sons graves, menor frequncia. Que no caso da voz humana, essa variao depende da espessura das cordas vocais. Atividade 4 pea que batam palmas. Aps lerem a explicao, atentamente, que tentem chegar a uma concluso, sozinhos. Tire as dvidas necessrias. Atividade 5 pea que faam em dupla e que apresentem as suas concluses, chamando a ateno para o comportamento dos animais, em relao aos sons inaudveis para ns: infrassom e ultrassom. Atividades 6, 7 e 8 emisso e recepo do som em meios materiais, com humor, para entenderem o que ocorre na natureza. Atividade 9 trabalhando com frmulas. No esquea de reforar que a velocidade do som diferente na terra, gua e ar, porque as molculas se encontram mais prximas ou afastadas, em cada um dos casos. Atividades 10 aplicao do conhecimento da velocidade do som em meios diferentes. Aproveite para explorar outros exemplos. Atividades 11 aplicao do conhecimento da velocidade em meio diferentes, bom para reforar por que vemos o raio e, s depois de algum tempo, ouvimos o som do trovo.

Durante as tempestades violentas, as nuvens carregam-se intensamente de eletricidade. Saltam, ento, fascas gigantescas dessas nuvens para a Terra, ou entre duas nuvens prximas que tenham cargas de sinais opostos. Essas fascas so os RAIOS. Essa descarga eltrica arranca eltrons das molculas dos constituintes do ar, isto , ioniza essas molculas. Quando se d a ionizao, que nesse caso muito violenta, se produz LUZ. Essa luz O RELMPAGO. A descarga aquece muito o ar por onde passa, e provoca uma dilatao rpida desse ar. Essa dilatao rpida produz um som forte, que o TROVO.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Som: Ondas sonoras Entendendo as atividades Atividade 12 explique que a orelha humana capaz de diferenciar algumas qualidades do som, como a altura (agudo e grave), a intensidade(forte e fraco) e o timbre(ouvir a mesma nota musical emitida por dois instrumentos diferentes); que a intensidade medida em dB e que depende da energia que a onda sonora transfere para a nossa orelha. Atividade 13 pea que faam em grupo e discutam os prejuzos da exposio prolongada a sons muito altos, e,ainda, que apresentem as causas da poluio sonora onde vivem e como evit-la. Atividade 14 aproveite para reforar o conceito de reflexo (bate e volta). Pea que descubram porque o eco no se produz na sala de aula. Reforce a explicao, mostrando que a distncia entre a fonte emissora e o anteparo menor que 17m e a presena de vrias fontes refletoras, como os corpos das pessoas e objetos, impedem a sua produo. Atividade 15 aproveite para apresentar outras aplicaes do sonar, como na explorao de petrleo no mar. Atividade 16 pea que faam uma pesquisa sobre o uso do ultrassom na navegao, medicina e indstria de materiais. Atividade 17 utilize um copo de vidro bem fino e bata uma colher em sua borda para faz-lo vibrar. Uma corda de um violo, bem esticada, tambm serve. Pea que levem um instrumento de corda e que passem o dedo em sua extenso para faz-la vibrar. Explique que vozes agudas podem provocar o fenmeno da ressonncia e at quebrarem um copo, caso vibrem com a mesma frequncia, por um determinado tempo.
Sons muito altos, como: buzinas, turbinas de avio, trnsito intenso, britadeira, motosserra, msica muito alta ou ainda o que produzimos; gritos, falar alto, batucadas, interferem na sade das pessoas, causando distrbios, como: irritabilidade, insnia, dor de ouvido e at surdez.

Deixe que seus alunos discutam os efeitos sonoros ouvidos pelos animais e que no conseguimos captar. Permita, ainda, que troquem ideias sobre os efeitos sonoros cinematogrficos e os confrontem com a realidade cientfica. Aproveite a curiosidade dos alunos para transmitir conceitos mais complexos, como frequencia, perodo e comprimento de onda.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


SOM: ONDAS SONORAS

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Qualidades do som A orelha humana capaz de diferenciar algumas qualidades do som, como a altura (agudo e grave), a intensidade (forte e fraco) e o timbre (ouvir a mesma nota musical emitida por dois instrumentos diferentes). Altura permite distinguir um som grave de um agudo. Depende apenas da sua frequncia: agudo (o do violino, voz fina ou aguda), maior frequncia; grave (o do baixo, voz grossa ou grave), menor frequncia. Som alto o de alta frequncia, agudo; som baixo o de baixa frequncia, grave. A voz masculina mais grave do que a feminina e costuma-se dizer que a voz das mulheres mais fina que a dos homens. Intensidade - medida em dB(decibel) e depende da energia que a onda sonora transfere para a nossa orelha, permitindo que possamos distinguir um som forte de um fraco. Depende da amplitude da onda (vibrao): quanto maior a amplitude, maior o som; quanto menor a amplitude, menor o som. Diminui medida que o som se propaga: quanto mais prximo da fonte, maior o som; quanto mais distante, menor o som. A unidade SI do nvel de intensidade sonora o bel(B); a mais comum o decibel(dB), que vale 0,1dB (1dcimo do bel). Timbre a qualidade que permite diferenciar dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes sonoras diferentes, como um piano e um violino, isto , a sua origem. Cada pessoa tem um tipo de voz nico, devido constituio prpria do aparelho fonador de cada pessoa. Por isso, sabemos distinguir a voz de nossos familiares e amigos, da voz de outras pessoas. Um beb, desde muito cedo, reconhece a voz da me e da de outras mulheres, atravs dessa qualidade do som.

Aproveite para explicar que, em Fsica, som alto e baixo esto relacionados com a altura (agudo e grave). O som alto o agudo, isto , o de alta frequncia. O som baixo o de baixa frequncia, grave. No cotidiano, usamos os termos som alto e baixo, erradamente, para nos referirmos ao volume alto ou baixo do som, emitido por um aparelho sonoro. Controlar o volume sonoro, em Fsica, significa regular a intensidade do som (mais forte ou mais fraco).

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

SOM: ONDAS SONORAS Poluio sonora e seus prejuzos. A poluio sonora afeta a cabea, o estmago, o corao e at causa problemas em fetos. O excesso de rudo pode provocar irritabilidade, insnia, dor de ouvido, estresse, distrbios mentais, lceras gstricas, problemas cardacos e, at mesmo, problemas no feto em formao. Quando exposto, diariamente, a rudos acima de 75dB, o ser humano, em poucos anos, sofre mudanas em seu organismo, como: dilatao das pupilas, palpitao cardaca, dificuldades na digesto, elevao na presso arterial, desestabilidade emocional, alterao na secreo de vrios hormnios e alteraes no ciclo menstrual em mulheres. Segundo a OMS(Organizao Mundial de Saude), o limite mximo de exposio ao rudo, para que um ser humano viva bem, deve ser de 55dB. Isso se justifica, porque o nervo auditivo humano no muito resistente exposio prolongada a rudos elevados. Pessoas submetidas a rudos constantes, acima de 85dB, por oito horas, comeam a apresentar perdas auditivas. Termmetro do rudo: Nvel de intensidade 130dB 120 a 90dB Fonte sonora motor a jato(a 33 metros) britadeira, motosserra, perfurador, trfego de caminhes pesados, show de rock (110dB perto das caixas de som), metr (95dB dentro do vago) rua com trnsito intenso, automvel em movimento (a 5m), aspirador de p conversa em tom normal, msica em volume baixo, murmrio, roar das folhas Efeitos Limite da dor Risco de perda da sensibilidade auditiva Nvel de irritao Aceitvel

80 a 70dB 60 a 5dB

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


SOM: ONDAS SONORAS Mistrios do Som

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Eco o som detectado aps a reflexo do som em um obstculo. O eco possui a mesma altura e o mesmo timbre do som emitido, porm sua intensidade fica reduzida. Nossas orelhas s conseguem perceber dois sons em sequncia, se o intervalo de tempo entre eles for, de no mnimo, 0,1s. Se o intervalo de tempo for menor do que 0,1s ouviremos um som s. J que o som no ar, a 15 percorre 340m em 1s, ento gastar 0,1s para percorrer 34m (10 vezes menos). Assim. para C, que possamos perceber o eco, necessrio que o obstculo esteja a uma distncia mnima de 17m da fonte sonora: 17m para o som ir e 17m para voltar, em 0,1s. Quanto mais distante o obstculo estiver, mais tempo levaremos para ouvir o eco. Aplicaes do eco: estudo das rochas, previso de terremotos, estudo dos relevos ocenicos, deteco de corpos mergulhados na gua (navios submersos), cardumes de peixes, medicina diagnstica, por exemplo. Reverberao o eco que se mistura ao som original, quando as ondas sonoras se refletem nas paredes, teto, cho, mveis e at nas pessoas presentes. Produz efeitos sonoros caractersticos, devido s mltiplas reflexes que reforam e prolongam o som original. Ocorre em teatros, salas de concerto e igrejas. Para evitar esse problema, so usados materiais especiais (espuma, veludo, isopor, cortia) que absorvam as ondas sonoras, impedindo a sua reflexo. Sonar aparelho que usa a reflexo do som ou eco para mapear o relevo dos fundos ocenicos, corpos que estejam debaixo dgua (recifes de corais, submarinos, navios submersos) e at cardumes de peixes. Para saber a profundidade, o sonar emite um som, enquanto se registra o tempo decorrido para que o do eco produzido por ele retorne at o navio. Ondas ultrassnicas usadas em medicina diagnstica, nos aparelhos de ultrassonografia. Usa-se a reflexo do som, do mesmo modo que o sonar, sendo que o eco produzido no interior do rgo estudado permite obter a anatomia da estrutura interna do corpo. Sua vantagem que no prejudica as clulas vivas, como os raios X, sendo a sua utilizao mais segura, inclusive para feitos em desenvolvimento.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


SOM: ONDAS SONORAS

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Mistrios do Som (continuao) Ressonncia um fenmeno pelo qual um objeto comea a vibrar, com amplitudes maiores do que as normais, ao receber uma energia externa de frequncia igual sua. Geralmente essa frequncia corresponde a uma nota musical. A maioria dos objetos vibra quando uma onda sonora o atinge, proveniente de uma fonte. Se a ressonncia tiver uma durao maior do que suporta o objeto, ele pode quebrar. o que acontece com taas de cristal. Se a exposio ao som for demorada, a taa pode estilhaar. Por isso, pontes, edifcios, tneis e outras obras de grandes propores devem ser construdas para evitar que o fenmeno da ressonncia, causado pelos rudos urbanos, venha a causar fraturas em sua estrutura. Efeito Dopler o fenmeno pelo qual um observador percebe uma frequncia diferente daquela emitida por uma fonte, devido ao movimento relativo entre eles (observador e a fonte sonora). o que acontece quando uma ambulncia, com sua sirene ligada, passa por um observador (parado ou no). Enquanto a ambulncia se aproxima, a frequncia por ele percebida maior do que a real (mais aguda); mas, medida que ela se afasta, a frequncia percebida menor (mais grave). O efeito dopler usado na medicina para observar o fluxo sanguneo em artrias e veias de rgo vitais.

Um alto falante grande pode movimentar um grande volume de ar e, assim, produzir sons muito intensos ou fortes. Os fones de ouvido, que so constitudos de dois alto falantes, no produzem sons com muita energia, pois so usados muito prximos aos tmpanos. Mas podem produzir energia suficiente para causar danos s orelhas, se a msica ouvida estiver muito alta, o que pode vir a causar uma surdez parcial. Se ns ouvimos a msica de algum com fones de ouvido, porque ela est muito alta para quem a est ouvindo.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ONDAS ELETROMAGNTICAS ONDAS ELETROMAGNTICAS Resultante das reaes de fuso nuclear que ocorrem no interior do Sol, nossa fonte natural no Universo, a energia radiante que chega at a Terra, vem, principalmente, como luz visvel, raios ultravioleta, raios infravermelhos e outras radiaes (ondas de rdio micro-ondas, raios X, raios gama). Viajando pelo espao a 300.000km/s, em forma de ondas eletromagnticas, essas radiaes transportam energia e no precisam de um meio para se propagar, diferindo umas das outras por suas frequncias. Cada uma delas ocupa uma determinada faixa de frequncias, dentro do conjunto de ondas eletromagnticas, denominado de espectro eletromagntico. Parte dessa energia absorvida pela atmosfera, solo e oceanos, contribuindo para o aquecimento do planeta, o ciclo da gua e a manuteno da vida. As ondas eletromagnticas so ondas transversais que se propagam atravs do espao, transportando energia e, assim, criando um campo eletromagntico. No necessitam de um meio material para sua propagao, propagando-se em meios transparentes e no vcuo.

Vale recordar: essas ondas transversais so provenientes de alteraes energticas sofridas pelos eltrons. Quando um eltron de um tomo ganha energia, ele salta para um nvel de maior energia da sua eletrosfera. Para atingir a estabilidade, o eltron, logo em seguida, volta para o seu nvel de energia original, emitindo a energia que recebeu na forma de energia luminosa ou outro tipo de onda eletromagntica.

portal impacto

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


ONDAS ELETROMAGNTICAS Tipos de ondas eletromagnticas: Entendo o espectro eletromagntico

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

O espectro eletromagntico nos mostra os tipos de ondas eletromagnticas, que so classificadas pela sua frequncia de oscilao ou pelo seu comprimento de onda. As ondas de menor frequncia so as ondas de rdio e as de maior frequncia so as que correspondem radiao gama. Entre esses dois extremos do espectro eletromagntico existem outros tipos de ondas como as microondas, a radiao infravermelha, a luz visvel, o raio ultravioleta e o raio X. Veja a figura abaixo:
Importante!!!

Repare que usamos um espectro eletromagntico um pouco mais complicado que aquele do caderno do aluno. Este lhe dar uma melhor compreenso do espectro e voc ter mais informaes para responder s perguntas de seus alunos.
Ateno!!!! Use a tabela de converso das unidades do comprimento de onda em relao ao metro.

portal impacto

colegioweb.com.br

http://www.iped.com.br/sie/uploads/20914.jpg

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ONDAS ELETROMAGNTICAS: OS TIPOS DE ONDAS ELETROMAGNTICAS


Ondas de rdio: so as que possuem a menor frequncia e, consequentemente, os maiores comprimentos de onda: de 10 m a 10 km. So amplamente empregadas nas transmisses de rdio (AM e FM), TV, comunicao via rdio transmissor, telefone sem fio e telefone celular. Essas ondas foram geradas pela primeira vez pelo fsico alemo Heinrich Rudolf Hertz, cujo experimento foi aperfeioado mais tarde pelo italiano Marconi, que deu inicio radiotelegrafia (da se origina a palavra rdio) ou o telgrafo sem fios. Mais tarde, desenvolveu-se a transmisso de mensagens sonoras que originou o rdio, to popular desde a dcada de 1930. Micro-ondas: so ondas cujo comprimento vai 1010m at 1013m. Essas ondas tm por caracterstica atravessar a ionosfera e por isso so amplamente utilizadas nas transmisses de radar e comunicao via satlite. O exemplo muito comum da sua utilizao o forno de micro-ondas. Quando ligado, esse aparelho emite ondas que iro fazer vibrar as molculas de gua dos alimentos ocasionando um aumento de sua temperatura e, consequentemente, o seu cozimento. Radiao visvel: est representada pela menor faixa do espectro eletromagntico e ns a percebemos sob forma de luz. O comprimento de onda dessa radiao vai de 7.10-7 m, que corresponde cor vermelha, at 4.10-7 m, que corresponde cor violeta. Utilizada por lmpadas, mquinas fotogrficas, filmadoras, velas e fogueiras.

Radiao infravermelha: composta de ondas de comprimento entre 1013m (1mm) e 1016m. Invisvel, emitida por corpos aquecidos. Pode ser detectada por meio de clulas fotoeltricas, possui muitas aplicaes. emitida por corpos aquecidos, e atravs dela que recebemos o calor que vem do sol. No h a necessidade que um corpo esteja extremamente aquecido para emitir essa radiao. Por exemplo, o nosso corpo, que normalmente apresenta a temperatura entre 36oC e 37oC, tambm emite esse tipo de radiao. Isso explica o uso de lentes infravermelhas para a viso noturna, pois ela capaz de detectar essas ondas que so emitidas naturalmente pelo corpo humano. importante lembrar que, alm de ser emitida por corpos aquecidos, como fornos e foges, quando absorvida por outros objetos, responsvel pelo seu aquecimento. responsvel pela vermelhido da pele e queimaduras, quando exposta, por muito tempo, entre 10h e 14h, quando sua emisso mais intensa.
OBS: O aquecimento das guas dos oceanos contribui para a formao das correntes martimas, auxiliando na distribuio do calor pela Terra. O aquecimento dos continentes e da superfcie dos mares auxilia na formao dos ventos e no ciclo da gua.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ONDAS ELETROMAGNTICAS: OS TIPOS DE ONDAS ELETROMAGNTICAS


Radiao ultravioleta: uma radiao alm da cor violeta, por isso, assim como a radiao infravermelha, no possvel detectla com os nossos olhos. O seu comprimento de onda vai de 4.10-7 m podendo ir at a 10-9 m. importante na produo de melanina, o pigmento que bronzeia a pele, e na transformao da pr-vitamina D, existente na pele, em vitamina D ativa. So usados para desinfetar objetos. O excesso de exposio a esse tipo de radiao pode provocar queimaduras e at cncer de pele, como tem sido amplamente divulgado pelos meios de comunicao, da a necessidade de proteo do corpo, com chapu e camiseta, e dos olhos com culos escuros, principalmente entre 10h e 14h, quando a sua emisso mais intensa. A maior parte dessa radiao absorvida pela camada de oznio da estratosfera. Raios X: so capazes de atravessar o corpo humano; durante a travessia, o feixe sofre um certo enfraquecimento. Ele provoca a iluminao de certos sais minerais. O uso do raio X tem sido uma importante ferramenta de diagnstico e terapia. Os raios X so absorvidos pelos ossos enquanto passam facilmente pelos outros tecidos. Em 1895, Wilhelm Konrad von Rntgen descobre acidentalmente os raios X quando estudava vlvulas de raios catdicos. Verificou que algo acontecia fora da vlvula e fazia brilhar no escuro focos fluorescentes. Eram raios capazes de impressionar chapas fotogrficas atravs de papel preto. Produziam fotografias que revelavam moedas nos bolsos e os ossos das mos. Estes raios desconhecidos so chamados simplesmente de "x".

Radiao gama: os raios gama so produzidos naturalmente pelos ncleos atmicos durante as suas transformaes radiativas naturais. O seu comprimento de onda menor que 10-12m. Essa radiao tem como propriedade ionizar tomos e apresenta grande poder de penetrao. Para a sua absoro, e proteo do corpo humano exposto a ela, muito comum o uso de grossas paredes de chumbo nos ambientes onde os aparelhos de radioterapia se encontram e nos reatores das usinas nucleares. A exposio prolongada a esses raios pode causar cncer, j que esses raios provocam mutaes, como nos acidentes em usinas nucleares, exploses nucleares e exposio a materiais radioativos. Usados em tratamento de cncer e doenas de pele.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ONDAS ELETROMAGNTICAS HABILIDADES Reconhecer que o Sol a nossa matriz energtica e que nos transmite a sua energia, resultante das reaes de fuso nuclear que ocorrem em seu interior, atravs de ondas eletromagnticas. Reconhecer que as ondas eletromagnticas so ondas transversais, capazes de se propagar em meios materiais e no vcuo (ausncia de matria), e que somente transportam energia. Perceber que, ao se propagarem atravs do espao, as ondas eletromagnticas criam um campo eletromagntico a sua volta, resultante de alteraes energticas sofridas pelos eltrons. Identificar fontes naturais e artificiais produtoras de ondas eletromagnticas, suas utilidades e prejuzos aos seres vivos. Perceber que o espectro eletromagntico composto de vrios tipos de ondas e que suas aplicaes so importantes para a humanidade. Reconhecer que todas as radiaes se propagam no espao, como ondas eletromagnticas, viajando com a velocidade igual a da luz, a 300.000km/s. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Ondas Eletromagnticas Entendendo as atividades


Atividade 1 permitir que os(as) alunos(as) compreendam mais facilmente o conceito e as fontes de ondas eletromagnticas. Atividade 2 deixe-os(as) discutirem em grupo para chegarem at o conceito de campo magntico. Atividade 3 permita que revejam conceitos anteriores sobre ondas, se familiarizem com os elementos de uma onda eletromagntica e suas frmulas. Atividade 4 um teste para exercitar os conhecimentos adquiridos. Atividade 5 pea que observem detalhadamente o espectro eletromagntico, a frequncia e o comprimento das ondas eletromagnticas em cada regio e as suas formas de deteco: energia, comprimento de onda ou frequncia. Atividade 6 importante para que possam perceber que as radiaes de alta frequncia podem ser prejudiciais nossa sade e como devemos nos proteger de seu uso abusivo.

Fontes Naturais e Fontes Artificiais de Ondas Eletromagnticas.


So consideradas fontes naturais, de produo de ondas eletromagnticas, os corpos que so capazes de emitir luz e outras radiaes, por si mesmos, como, por exemplo: Sol e outras estrelas luz visvel, ultravioleta e infravermelho. Pulsar raios gama. Quasares e Jpiter ondas de rdio. . Coroa solar raios X. Nuvens de poeira e radiao csmica ondas de rdio e infravermelho. Planetas infravermelho. . Buraco negro raios X e gama. As fontes artificiais de ondas eletromagnticas so aquelas produzidas pelos seres humanos: forno de micro-ondas, aparelhos de raios X e cristalografia(raios X), bronzeamento artificial(ultravioleta), medicina nuclear e reatores nucleares(raios gama), radar(micro-ondas), rdio e TV(ondas de rdio), binculo noturno, torradeira e forno (infravermelho), lmpada e vela(luz visvel).
Prejuzo sade de algumas radiaes eletromagnticas: -Diminuio da produo da melatonina, provoca insnia, perda parcial da memria. - Perda parcial da viso, fadiga e estresse, diminuio hormonal, depresso e ansiedade. - Alterao do fluxo de clcio no corpo humano. - Afeta o sistema imunolgico. - Diminuio da produo de insulina.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

LUZ NATUREZA DA LUZ. Um pouquinho de histria: A natureza da Luz


Tentar definir exatamente a natureza da luz significa entrar em uma das maiores discusses da Histria da Fsica, a dualidade onda-partcula da luz. Isaac Newton acreditava que a luz era composta de pequenas partculas emitidas pelos corpos. E, na explicao para a existncia das vrias cores, ele supunha que o tamanho e a forma dessas partculas causavam sensaes de cores diferentes nos olhos das pessoas. Um argumento que Newton adotava para se opor aos defensores da natureza ondulatria da luz que, ao contrrio das ondas do mar, a luz no tinha a capacidade de contornar objetos. Vrias teorias foram sendo propostas, entretanto, quando as evidncias apontavam para o modelo ondulatrio como explicao para a natureza da luz, surge o efeito fotoeltrico, com os estudos de Albert Einstein. Naquela poca era conhecido o fato de que a luz, ao incidir em determinados metais, arrancava eltrons de suas superfcies. Einstein percebeu que a energia com a qual os eltrons saam no dependia da quantidade de luz que caa sobre a placa de metal. Assim, uma lmpada vermelha muito intensa poderia no conseguir arrancar eltrons do metal, enquanto que uma luz violeta, de baixa intensidade, conseguiria. O ponto crucial era ento o comprimento de onda. Para Einstein, a energia se manifesta apenas em quantidades que so sempre um mltiplo de certa quantidade muito pequena de energia (um pacotinho de energia) para explicar o efeito fotoeltrico. Desse modo, a energia luminosa tambm vem em pequenas pores, em pequenos pacotes, os chamados quanta de energia. E quem carrega essa energia uma partcula chamada de fton. Einstein props que na realidade a luz se comporta ora como partcula ora como onda. Talvez seja essa dupla natureza da luz o que fez com que as discusses se prolongassem por tantos anos. Partcula e onda. Eis o que a luz!

http://ideiasfervilhantes.files.wordpress.com/2009/12/isaac-newton1.jpg

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


LUZ CONCEITO, FONTES E ESPECTRO VISVEL

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

A luz uma radiao eletromagntica, capaz de provocar sensao visual num observador normal. Transporta uma energia, a energia radiante, que capaz de sensibilizar as clulas de nossa retina e provocar a sensao de viso. Compreende os comprimentos de onda do espectro de luz visvel, a luz branca, situados entre 7,5.1014m(violeta, alta frequncia), e 4,5.1014m(vermelho, baixa frequncia), que so as sete cores do arco-ris vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta e suas inmeras variaes. fundamental para a realizao da fotossntese, e a transferncia dessa energia, atravs das cadeias alimentares, para todos os seres vivos, permite a sobrevivncia e a manuteno dos ecossistemas aquticos e terrestres. Transforma-se em calor, aquecendo o ar, a gua e o solo, permitindo a manuteno da vida. Todo corpo capaz de emitir luz uma fonte de luz. Os objetos enviam aos nossos olhos uma luz que nos permite enxerg-los. Os corpos negros no emitem luz alguma, da a nossa dificuldade em enxerg-los. Com pouca luz no percebemos as cores dos objetos, mas percebemos o seu contorno, enxergando variaes de cinza e a cor negra.

A luz visvel uma radiao eletromagntica, assim como o ultravioleta e o infravermelho. Cada cor tem um determinado comprimento de onda, medido em nanmetros (nm). Por exemplo, a cor vermelha tem comprimento de onda de 700 nm.
sentidos5espsmm.blogspot.com

Fontes de propagao da Luz. Fonte de luz primria emite luz prpria. No necessita de outros corpos para que propague luz. So denominados corpos luminosos. Ex.: Sol, estrelas, lmpada, vela, fogueira, palito de fsforo, lanterna, farol, semforo, vaga-lume e outros. Fonte de luz secundria - no emite luz prpria. Reflete a luz proveniente de outra fonte. So denominados corpos iluminados. Ex.: Lua, planetas, rvore, nuvens, parede, espelho, objetos metlicos, vidro, olhos dos animais, plstico, madeira e outros.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


LUZ CONCEITO, FONTES E ESPECTRO VISVEL

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Propriedades da luz Reflexo: o fenmeno que consiste no fato da luz voltar a se propagar no meio de origem, isto , se reflete aps incidir na superfcie de separao deste meio com outro. usada na fabricao de fibras ticas, raios laser e hologramas. Ex.: a luz da Lua, as cores e os objetos que vemos, a cor branca, cores claras, a nossa imagem num espelho. Tipos de reflexo: Reflexo regular ocorre em superfcies muito lisas, como espelhos, vidro, gua parada, cristais. Permite que vejamos imagens refletidas. Reflexo difusa ocorre nas superfcies no totalmente lisas, como paredes, pele, papel, madeira. Permite que enxerguemos os objetos iluminados, mas no imagens refletidas. Refrao: o fenmeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente. o que acontece quando um feixe luminoso incide obliquamente sobre a gua. Ao propagar-se com velocidades diferentes em meios diferentes do ar para a gua o feixe luminoso muda de direo, sofrendo um desvio, e a percepo visual fica alterada. Isso acontece quando observamos o fundo de uma piscina, a partir da sua borda, e ela nos parece mais rasa do que na realidade. Absoro: o fenmeno que consiste no fato da luz nem voltar ao meio de origem, nem passar para outro meio. A luz uma forma de energia e sua absoro ocasiona aquecimento, pois transformada em calor. Ex.: roupas e objetos de cor escura esquentam porque absorvem as radiaes infravermelhas; a gua dos oceanos tambm.

Propagao da Luz: a maneira como a luz se comporta ao atingir meios diferentes. Tipos de Meios: Transparentes: So meios que permitem a passagem quase total dos raios de luz, de forma regular, em linha reta. So chamados de corpos transparentes. Os objetos podem ser vistos, com nitidez, atravs deles. Ex.: vidro liso, ar, gua em pouca quantidade, vcuo. Translcidos: so meios que permitem a passagem apenas parcial dos raios de luz e, geralmente, de forma irregular. So chamados de corpos translcidos. Os objetos no so vistos com nitidez. Ex.: vidro fosco, vidro martelado, box de banheiro, papel vegetal. Opacos: so meios que no permitem a passagem da luz, quando colocados atrs deles. So denominados corpos opacos.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

LUZ A COR DAS COISAS E O ARCO- RIS A cor das coisas: Sabemos que para enxergarmos a cor de um objeto, ela deve atingir o olho humano, impressionar a retina e ser interpretada pelo crebro, que nos d a sensao visual dessa cor. A cor que um corpo apresenta, por reflexo, determinada pelo tipo de luz que ele reflete. Assim, por exemplo, um corpo, ao ser iluminado pela luz azul, apresenta-se azul, porque reflete a luz azul e absorve as demais. Um corpo iluminado pela luz branca apresenta-se branco, porque reflete as luzes de todas as cores. Quando essas cores se misturam, obtemos uma variedade de cores a que estamos acostumados. A cor preta conseguida quando h absoro total de todas as cores. considerada, portanto, ausncia de cor. Cores claras refletem a maior parte da luz, diminuindo a sua absoro e, consequentemente, a temperatura de onde se encontram. Cores escuras absorvem a maior parte da luz e, assim, a temperatura. A sensao visual da cor branca tambm pode ser obtida pela incidncia simultnea das luzes vermelha, verde e azul. Quando duas dessas trs luzes coloridas atingem simultaneamente o olho humano, elas causam sensaes diferentes das que provocam quando em separado. A luz branca e o arco- ris Na formao do arco-ris, a luz duplamente refratada, isto , muda de meio duas vezes: ao sair do ar e entrar em uma gota de gua e ao sair dela para o ar. As luzes de comprimentos de onda diferentes sofrem sempre um desvio, na sua trajetria, ao mudar de meio. A que sofre menor desvio em sua trajetria inicial a vermelha, e a que sofre maior desvio a violeta. O disco de Newton um timo experimento para demonstrar a decomposio da luz branca. Utilize uma aula para que construam o aparelho e realizem o experimento em conjunto.
imagem.eti.br

A TV colorida, o visor dos celulares e os monitores de computador funcionam utilizando filetes iluminados nessas trs cores bsicas, (amarelo, magenta e ciano) que se combinam, produzindo uma grande quantidade de cores diferentes. Todos os filetes acesos produzem a cor branca, apagados os pretos.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

AS CORES PIGMENTOS E LUZ Cor-luz o termo que especifica a cor formada pela emisso direta de uma fonte luminosa. Cor-pigmento o termo que especifica a cor produzida pelo processo seletivo de reflexo e absoro da luz efetuado por um objeto iluminado. A cor transmitida por um objeto , portanto, resultado da seleo da luz por sua superfcie pigmentada. A cor resultante desse processo corresponde soma dos raios refletidos pelo objeto. As cores-pigmento primrias so ciano, amarelo e magenta. Da mistura dessas cores, em propores variadas, resultam teoricamente todas as demais cores obtidas por pigmentos. Assim que tomamos o primeiro contato com as cores-pigmento primrias, o magenta (uma cor rosada) nos causa estranhamento, pois o senso comum costuma definir vermelho como primria. No entanto, o vermelho formado pela mistura de magenta e amarelo, e no pode ser por isso cor primria, enquanto o magenta no pode ser produzido a partir de nenhuma mistura de outras cores, e por isso primria. As cores-luz so vermelho, verde e azul. Da mistura de luzes dessas cores em intensidades variadas, resultam todas as demais cores obtidas por luzes. A imagem da tela de um monitor (de TV ou de computador) constituda de pontos (pixels) tripartidos com faixas de cada uma das cores-luz primrias. Uma rea da imagem em amarelo, por exemplo, formada pelos pixels em que as faixas vermelha e verde esto acesas e a faixa azul apagada.
Curiosidade O que faz com que ns possamos enxergar as cores so duas partes especficas do olho, chamadas cones e bastonetes, localizados atrs do globo ocular. Ambos os sistemas esto presentes na vida cotidiana; o sistema cor-pigmento fundamental para a pintura, por exemplo. J o sistema de cor-luz utilizado em monitores e televises em geral.
http://www.fazendovideo.com.br/conbas.gif

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


LUZ

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

HABILIDADES Reconhecer que a luz uma radiao eletromagntica, emitida pelo Sol, que se propaga em meios materiais e no vcuo. Reconhecer que a luz transporta uma energia, a energia radiante, que capaz de sensibilizar as clulas de nossa retina e provocar a sensao de viso. Perceber que todo corpo capaz de emitir luz uma fonte de luz e que os corpos negros no emitem luz. Identificar fontes primrias e fontes secundrias de luz. Identificar as propriedades da luz e reconhec-la nos eventos do cotidiano. Reconhecer que existem meios materiais que permitem ou no a passagem da luz e aplic-los no seu dia a dia. Reconhecer que o olho humano s capaz de perceber a frequncia do espectro eletromagntico, compreendida na faixa da luz visvel. Relacionar as ondas eletromagnticas de alta e baixa frequncia, com as do espectro visvel. Identificar as sete cores fundamentais do arco-ris que compem a luz branca. Perceber que a cor distinguida pelo olho humano o resultado da reflexo de um comprimento de onda do espectro visvel e a absoro das demais. Perceber que a cor branca o resultado da reflexo de todas as cores do espectro luminoso e que a cor negra o resultado da sua absoro. Explicar a formao do arco-ris. Diferenciar as cores primrias de luz, das cores primrias dos pigmentos dos corantes e as cores resultantes de suas misturas. Construir um disco de Newton, faz-lo funcionar e explicar o fenmeno observado. Relacionar um evento a uma consequncia. Explicar a ocorrncia de um evento e considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


LUZ Entendendo as atividades

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Atividade 1 uma maneira de fazer com seus(suas) alunos(as), em grupo, sejam capazes de questionar e chegar a alguma concluso sobre os fenmenos que ocorrem ao seu redor. Um bom momento para trabalhar, com a turma dividida, na sala de leitura e de informtica e obter informaes de fontes de consulta diferentes. Atividades 2, 3 e 4 aplicao dos conceitos de luz, energia radiante e impresso visual. Atividades 5 e 6 fazer com que diferenciem as fontes primrias e secundrias de luz. Atividade 7 aps a sua concluso, d alguns exemplos do cotidiano, como por exemplo: a importncia de no mergulhar sem saber a profundidade de uma piscina, lago, rio ou mar; usar roupas claras no vero e no roupas escuras; usar bicicletas com olho de gato a noite ou coletes de cores fluorescentes. Atividade 8 permite que relacionem as ondas sonoras e eletromagnticas, em relao aos meios em que se propagam. Atividade 9 reconhecimento dos meios de propagao da luz. Na letra d, o reconhecimento da relao entre os conhecimentos adquiridos sobre ondas sonoras. Atividade 10 consolidando o conceito de luz visvel. Pea que faam em grupo e que revejam os conhecimentos adquiridos sobre ondas eletromagnticas e suas frequncias, percebendo que a luz visvel faz parte do espectro, que sua frequncia est compreendida entre valores que permitem que o olho humano perceba as cores dentro dessa faixa. Atividade 11 permite compreender melhor como percebemos as cores do espectro luminoso, sua frequncia e as radiaes invisveis de alta e baixa frequncia. Atividade 12 o objetivo que eles(elas) possam ser capazes de perceber que para vermos um objeto e sua cor, ele deve ser iluminado por uma fonte, impressionar nossa retina e ser interpretado pelo nosso crebro. Atividade 13 ler, com ateno, a explicao sobre A cor das coisas, para realizar essa atividade. Aps conclurem, pea que reescrevam as justificativas falsas, para reforarem o aprendizado. Atividade 14 importante na aplicao das propriedades da luz e sua aplicabilidade ambiental na economia de energia. Atividade 15 compreenso da formao do arco-ris e reviso do estudo sobre o espectro eletromagntico, j estudado. Ao pesquisarem sobre as cores e os pigmentos, possam perceber as diferenas existentes entre a obteno da variedade de cores naturais e daquelas conseguidas pelas tintas, que usam corantes artificiais.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ELETRICIDADE A eletricidade sempre existiu no Universo. Como um fenmeno natural, est presente nos relmpagos, no nosso sistema nervoso, nas batidas do corao, na parte externa do nosso corpo e em muitos objetos. No mundo de hoje praticamente impossvel as pessoas viverem sem a eletricidade. A vida moderna, cercada de aparelhos eltricos, torna a sociedade extremamente dependente de seu uso. Sem luz eltrica fica difcil sobreviver e os meios de obt-la requerem tecnologia e o uso de recursos naturais renovveis ou no, que geralmente causam grandes impactos ambientais. A eletricidade conseguida por meio do movimento dos eltrons atravs dos corpos condutores. A parte da Fsica que estuda a propriedade e o comportamento das cargas eltricas acumuladas nos corpos, em repouso, a Eletrosttica. A que estuda o deslocamento das cargas eltricas em movimento, atravs dos corpos condutores, a Eletrodinmica.

Todo livro didtico de cincias do 9 Ano inicia o contedo Eletricidade pelo estudo da Eletrosttica, que conta com vrios exemplos no nosso cotidiano. Resolvemos, ento, priorizar o estudo da Eletrodinmica, por ser mais difcil, para os professores de Cincias, encontrarem, para o ensino fundamental, um material especfico e com exerccios.

Eletrodinmica Podemos dizer que a eletrodinmica simplesmente a parte da eletricidade que estuda as cargas eltricas em movimento.O movimento de cargas eltricas facilmente obtido nos materiais que chamamos de condutores. Os condutores de eletricidade apresentam grande quantidade de eltrons livres, que se encontram nos orbitais mais externos do tomo. Por esse motivo, apresentam uma ligao fraca com o ncleo, possuindo relativa liberdade de movimentao.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ELETRICIDADE : CONDUTORES, ISOLANTES ELTRICOS E CARGA ELTRICA Condutores e isolantes eltricos Condutores: so os materiais em que os portadores de carga eltrica tm grande liberdade de movimento. Espalham-se rapidamente em direo s superfcies, fenmeno entendido como repulso das cargas eltricas de mesmo sinal (positivas ou negativas). Podem ser de dois tipos: Eletrnicos os portadores de carga so os eltrons livres (eltrons que deixam os tomos nos quais orbitam e movem-se pelos espaos interatmicos). Ex.: metais (fios e cabos de aparelhos eltricos) e grafite (eletrodos para fornos eltricos). Inicos os portadores de cargas so os ons (tomos ou grupos de tomos que receberam ou perderam eltrons). Ex.: gases ionizados e solues eletrolticas (cidos, bases, e sais em soluo). Isolantes eltricos ou dieltricos: so os materiais em que os portadores de carga eltrica no encontram facilidade de movimento, mantendo-se nas regies em que se localizam. So os chamados materiais isolantes, usados para recobrir fios, cabos e aparelhos eltricos. Ex.: ar atmosfrico, gua pura, vidro, cermica, plstico, borracha, mica, ebonite (substncia dura, negra, resultante da vulcanizao da borracha). Carga eltrica a propriedade que as partculas elementares, prtons e eltrons, possuem, de natureza eltrica, que lhes permite se atrarem, mutuamente, isto , que seu movimento seja ordenado. Obedece aos seguintes princpios: Principio da atrao e repulso (Terceira Lei de Newton): cargas de sinais opostos se atraem e de mesmo sinal se repelem. Princpio da conservao das cargas eltricas: a quantidade de cargas eltricas positivas e negativas, de um sistema eletricamente isolado (um corpo neutro), constante.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ELETRICIDADE CORPO ELETRIZADO E TIPOS DE ELETRIZAO Corpo eletrizado aquele, que, aps ser atritado por outros corpos, o nmero de cargas positivas (prtons) torna-se diferente do nmero de cargas negativas (eltrons), adquirindo eletricidade esttica. Neste caso, as cargas eltricas se acumulam e no se movimentam, permitindo atrair corpos leves. Por atrito: ao serem atritados (esfregados) um no outro, ocorre uma troca de eltrons entre eles, ficando um positivo e o outro negativo. Ex.: atritando um basto de vidro num pedao de l, o vidro fica eletrizado positivamente e a l, negativamente. Por contato: quando um corpo neutro posto em contato com um outro carregado positivamente ou negativamente, adquire a carga eltrica correspondente a esse corpo. Por induo: ao se aproximar um corpo condutor neutro (o induzido) de um corpo eletrizado negativamente (o indutor), seus eltrons se afastam e a regio prxima ao corpo eletrizado fica positiva. Ligando-se o induzido por meio de um fio-terra Terra, esses eltrons afastados escoam para a Terra. Desligando-se o contato com a Terra, ainda em presena do indutor e afastando-se em seguida o indutor, o induzido mantm-se carregado positivamente, concluindo a sua eletrizao.

Atrito

http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/eletriza3.jpg

Induo

Alguns materiais tm a tendncia de adquirir mais carga eltrica positiva ou negativa quando atritados uns com os outros, como a sequncia a seguir: -Tendncia para adquirir carga eltrica positiva: -borracha rgida > algodo > seda > l > vidro. -Tendncia a adquirir carga eltrica negativa: - vidro > l > seda > algodo > borracha rgida.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ELETRICIDADE CAMPO ELTRICO Campo eltrico: pode ser entendido como sendo uma entidade fsica que transmite a todo o espao a informao da existncia de um corpo eletrizado. Se conectarmos as extremidades A e B de um condutor de cobre (fio de cobre) aos plos A e B da pilha, os eltrons livres do condutor adquirem movimento ordenado, originando uma corrente eltrica.
portal impacto

Corrente eltrica: formada por eltrons livres em movimento organizado. A energia eltrica transportada pela corrente nada mais do que a energia cintica dos eltrons. Assim, nos circuitos eltricos, a energia cintica dos eltrons livres pode transformar-se em energia luminosa ou em energia cintica dos motores, por exemplo.
Pilhas:

Ao percorrer o circuito, do polo negativo da pilha at o polo positivo, os eltrons livres perdem totalmente a energia que transportavam. E sem a reposio dessa energia no seria possvel a permanncia de uma corrente eltrica. A funo de uma pilha , portanto, fornecer a energia necessria aos eltrons livres do fio, para que eles permaneam em movimento. Dentro da pilha, os eltrons adquirem energia ao serem levados do polo positivo ao negativo. Ao chegarem ao polo negativo, movimentam-se novamente pela parte externa do circuito at alcanarem o polo positivo, e assim sucessivamente. Ao levarem certo nmero de eltrons do polo positivo para o negativo, a pilha cede a eles uma certa quantidade de energia.O valor da energia que esses eltrons recebem, dividido pela quantidade de carga que eles tm, a tenso eltrica existente entre os polos da pilha.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ELETRICIDADE - CIRCUITOS ELTRICOS, FONTES E GERADORES DE ELETRICIDADE Conhecendo um circuito eltrico O circuito eltrico um caminho fechado, percorrido pela corrente eltrica, quando este ligado a uma fonte geradora de carga eltrica, para alimentar um consumidor que transforma energia eltrica em outra. Em qualquer pilha AA (fonte), d para ver que h duas extremidades, uma marcada com um sinal de mais (+) e outra marcada com o sinal de menos (-). Os eltrons esto agrupados na extremidade negativa da pilha, e podem fluir para a extremidade positiva, com o auxlio de um fio. Se conectarmos um fio diretamente entre os terminais positivo e negativo de uma pilha, duas coisas iro acontecer: os eltrons iro fluir do lado negativo da pilha at o lado positivo o mais rpido que puderem; a pilha ir descarregar bem rpido (em questo de minutos) e por isso, normalmente, que voc conecta algum tipo de carga no meio do fio. Essa carga, um consumidor, pode ser um motor, uma lmpada ou um rdio. Est formado o circuito eltrico! Geradores Eltricos

circuito eltrico

portal impacto

. Mecnicos transformam a energia mecnica (potencial + eltrica) em energia


eltrica, que distribuda para consumo geral, como os dnamos e alternadores. Ex.: geradores das usinas hidreltricas. Qumicos transformam energia qumica em eltrica. Ex.: pilhas voltaicas (solues cidas ou salinas), pilhas secas (cloreto de zinco, dixido de mangans e carvo em p), as mais comuns, e baterias.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


ELETRICIDADE - TIPOS DE CIRCUITOS ELTRICOS

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

GERADOR ELTRICO: um dispositivo que transforma alguma modalidade de energia em energia potencial eltrica. Podem ser mecnicos e qumicos. CORRENTE ELTRICA: o movimento ordenado de cargas eltricas por um meio condutor produzido pela ao de uma fora eletromotriz. A corrente eltrica s pode circular entre dois condutores um deles pode ser a Terra entre os quais exista uma diferena de tenso (voltagem). A corrente passa quando um ponto de um dos condutores est ligado a um ponto do outro, como no caso dos fios e da pilha. INTENSIDADE DE CORRENTE ELTRICA: a quantidade de carga eltrica que atravessa uma seo reta de um condutor, na unidade de tempo. Sua unidade o ampr (A) e o instrumento usado para medi-la o ampermetro. POTNCIA ELTRICA: a taxa com a qual a energia eltrica convertida em outra forma, como em energia mecnica, calor ou luz. Uma carga que se move atravs de um condutor gasta energia. Isso pode resultar no aquecimento do circuito. medida em Volts (V). TENSO ELTRICA: uma ddp (diferena de potencial eltrico), tenso eltrica ou voltagem pode ser entendida como tudo aquilo que capaz de organizar o movimento de eltrons livres ao longo de um condutor. A unidade utilizada o volt (V). O voltmetro o aparelho usado para medir a diferena de potencial de um circuito eltrico. Nas cidades, como o Rio de Janeiro, e nos Estados Unidos, a tenso da corrente eltrica distribuda s casas de 110V. Em outras cidades do Brasil, pode ser 110V, 127V ou 220V. Na maioria dos pases da Europa, de 220V. Pilhas, baterias, transformadores e tomadas, so elementos capazes de oferecer ddp ou voltagem. RESISTNCIA ELTRICA: a capacidade que um fio condutor tem de oferecer certa resistncia passagem da corrente eltrica. Fios finos oferecem menos resistncia passagem da corrente eltrica, do que fios mais grossos. Quanto maior a resistncia do condutor num circuito, maior deve ser a ddp para fazerem as cargas flurem. A unidade de grandeza o ohm ( ), que mede a oposio a essa resistncia. Essa grandeza varia com a natureza, as dimenses e a temperatura do resistor. RESISTORES: so dispositivos que tm resistncia eltrica. So usados em circuitos eletrnicos de rdio, televiso e computadores, cuja funo exclusiva diminuir a intensidade da corrente eltrica, convertendo a energia eltrica em energia trmica, por isso aquecem. Alguns resistores tm aplicao prtica, como a resistncia do ferro de passar roupas, dos aquecedores, da torradeira e do secador de cabelos; o filamento de tungstnio da lmpada incandescente; os fios na forma espiral dos chuveiros eltricos.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


ELETRICIDADE

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

HABILIDADES Reconhecer que a eletricidade o resultado do movimento dos eltrons atravs dos corpos condutores. Perceber que a velocidade dos eltrons no a mesma nas ondas eletromagnticas e nos circuitos eltricos. Identificar os materiais condutores de eletricidade dos que so isolantes eltricos e suas aplicaes. Reconhecer no uso domstico da eletricidade a dependncia que o ser humano tem dela, no seu dia a dia. Perceber que o nosso corpo um bom condutor de eletricidade. Reconhecer que determinadas atitudes do dia a dia, podem ser responsveis por acidentes com a eletricidade, como choques, e saber como preveni-los. Interpretar as informaes contidas nas instrues de aparelhos eletroeletrnicos, para que saibam us-los corretamente, evitando danos ao prprio e sua sade. Identificar geradores eltricos e sua utilidade para as atividades humanas. Perceber o funcionamento de um circuito eltrico simples e ser capaz de construilo. Diferenciar fusvel de disjuntor e reconhecer sua importncia e aplicabilidade. Reconhecer a diferena entre resistor e resistncia. Distinguir a utilidade dos resistores nos aparelhos eletrnicos e eltricos. Discutir a importncia do uso adequado e consciente da energia eltrica no dia a dia, a sua sustentabilidade e as formas de obt-la. Fazer um paralelo entre as transformaes energticas e sua aplicabilidade. Analisar o funcionamento de circuitos eltricos em srie e em paralelo. Relacionar um evento a uma consequncia e explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos, fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


ELETRICIDADE
Ateno ao fazer os exerccios! Explique que a mgica da eletricidade no est relacionada velocidade dos eltrons, e sim disponibilidade de eltrons livres ao longo do fio condutor!

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

portal impacto

Entendendo as atividades Atividade 1 reconhecimento do uso domstico da eletricidade e da sua necessidade para a vida moderna. Atividade 2, 3 e 4 permite que os(as) alunos(as) descubram, no dia a dia, os aparelhos e materiais que conduzem eletricidade dos que a isolam, podendo utiliz-los com melhor aproveitamento. Atividades 5 e 6 fazem com que percebam como os eltrons se comportam num condutor, como um fio metlico, e que a sua velocidade muito inferior da luz. Atividade 7 relacionar condutores e isolantes, quanto sua capacidade de conduo da energia eltrica. Atividade 8 importante para os cuidados que devem ser tomados ao utilizarem aparelhos eltricos ou interruptores, com as mos molhadas, pois nosso corpo conduz a corrente eltrica em direo ao solo. Importante ressaltar que os chuveiros devem ser bem instalados e seus fios bem isolados, para no recebermos choques ao tomar banho; que o uso de sapatos com sola de borracha isola os nossos ps do solo. Atividade 9, 10,11 e 12 passo a passo no entendimento do funcionamento de um circuito eltrico. Pea que faam em grupo, para que possam discutir cada uma das perguntas, lendo com calma as explicaes dadas na prancha, deixando para respond-las na atividade 14. Atividade 13 interpretao do esquema aps os conceitos explorados na atividade anterior. Atividade14 concluso do entendimento e apropriao dos conceitos das atividades de 9 a 12.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

ELETRICIDADE
No esquea de explicar por que eu no morro eletrocutado no texto Eletricidade!

Entendendo as atividades Eletricidade (continuao) Atividade 15 a importncia de ler atentamente um folheto explicativo, saber interpretar as informaes contidas nele, para que possam, seguindo corretamente as instrues dos aparelhos eletroeletrnicos, adquiridos por eles(as), us-los corretamente, evitando danos ao prprio aparelho e sua sade. Atividade 16 importncia da ddp na perda energtica, por aquecimento dos fios condutores. Atividade 17 pea que leiam, atentamente, o texto e o relacionem com o que acontece conosco, no nosso dia a dia, j que o nosso corpo um bom condutor de eletricidade. Atividade 18 - identificao e entendimento do que so geradores eltricos. Atividades 19 e 20 - perceber o funcionamento de um circuito eltrico. Atividade 21 ao reconhecer a diferena entre resistor e resistncia, podero distinguir a utilidade dos resistores usados nos aparelhos eltricos e eletrnicos que fazem parte da vida moderna. Atividade 22 ao analisar o funcionamento de um circuito eltrico em srie, os alunos(as) podero, em grupo, discutir o porqu de uma das lmpadas de um enfeite de Natal apagar, e as outras permanecem acesas, enquanto que numa gambiarra improvisada, se o mesmo acontece, todas apagam. Atividade 23 possibilita a discusso da importncia da economia de energia eltrica no dia a dia, a sua sustentabilidade e as formas de obt-la. Atividade 24 faz-los relembrar que as transformaes energticas e sua aplicabilidade fazem parte do nosso cotidiano e esto presentes na natureza.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


MAGNETISMO

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Magnetismo o fenmeno fsico que consiste nas foras de atrao e repulso exercidas por certos metais, como o ferro-doce, o cobalto e o nquel, devido presena de cargas eltricas em movimento. D-se tambm esse nome disciplina da fsica que estuda a origem e as manifestaes de tais fenmenos magnticos. As civilizaes antigas conheciam a magnetita, mineral que atrai o ferro. At o incio do sculo XVII, tais fenmenos no haviam sido estudados de forma sistemtica, o que foi feito pela primeira vez por William Gilbert, mdico particular da rainha Elizabeth I da Inglaterra, que se interessou pela natureza dos fenmenos magnticos da matria e descreveu corretamente a Terra como um gigantesco m, cujos polos magnticos coincidem de modo aproximado com os de seu eixo de rotao em seu livro De magnete (1600. Sobre os ms), onde enunciou as propriedades fundamentais dos ims e descobriu o campo magntico terrestre utilizando bssolas rudimentares. Fundamentos fsicos Tradicionalmente, em fsica, estudam-se dois tipos de fontes de fenmenos magnticos: os ms e as cargas livres nos condutores, que transmitem uma corrente eltrica. Denomina-se campo magntico perturbao sofrida pelo espao prximo a uma dessas fontes magnticas. A deteco de um campo magntico em um meio feita pela influncia que exerce sobre uma bssola ou carga eltrica em movimento. Tipos de magnetismo A fsica considera a existncia de trs tipos de material, segundo seu comportamento em presena de campos magnticos: (1) substncias ferromagnticas, como o ferro, o cobalto, o nquel e as ligas, minerais e derivados desses elementos, que ficam permanentemente imantadas ainda que se retire o agente do campo; (2) substncias que apresentam uma imantao temporria e tnue, que desaparece ao eliminar-se o campo; (3) substncias que so repelidas pelos ms de forma indiscriminada.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

MAGNETISMO
O Magnetismo da Terra Professor(a), admitindo que j tenha trabalhado minimamente rotao da Terra, possvel levar para a sala de aula um globo terrestre. Evidencie o eixo imaginrio de rotao e os polos geogrficos (polo norte e polo sul). Prximo a eles esto tambm os polos magnticos da Terra! Lembre-se de que esto prximos e no exatamente no mesmo local, alm disso, a localizao dos polos magnticos se altera com o tempo. O globo terrestre poder facilitar o entendimento dessas questes. Pois bem, so nos polos, assim como nas extremidades de um im em que a atrao magntica maior. E de onde vem esse magnetismo??O magnetismo terrestre atribudo a enormes correntes eltricas que circulam no ncleo do planeta, que constitudo de ferro e nquel no estado lquido, devido s altas temperaturas (a circulao gera correntes eltricas). Esse magnetismo importante? CURIOSIDADE - Devido ao do campo magntico da Terra, alguns animais parecem ter um radar natural de orientao. Aves migratrias e tartarugas marinhas, por exemplo, utilizam informaes magnticas para encontrar seu caminho. **Professor, uma hiptese sobre como os animais detectam o campo magntico a presena de um mineral magntico chamado magnetita no crebro de algumas espcies. Essas partculas provavelmente reagem ao campo magntico e ativam nervos, enviando informaes direcionais ao crebro do animal.

Nos polos , assim como nas extremidades de um im, a atrao magntica maior. No equador, repare que a bssola fica quase horizontal!

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


MAGNETISMO

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

CONCLUSO DA EXPERINCIA CONSTRUO DE UMA BSSOLA Ao flutuar livremente na gua, com pouco atrito, a agulha ceder facilmente influncia do campo magntico da Terra e se alinhar com ele. Quando a agulha parar de balanar, ela ficar numa posio paralela de uma bssola comum. Para determinar qual extremidade a Norte e qual a Sul, utilize a orientao pelo nascer (ou pr) do Sol. importante lembrar que uma bssola no aponta para os polos geogrficos da Terra. Para determinar a direo dos polos verdadeiros (geogrficos) preciso conhecer o erro que a bssola apresenta no local onde voc a utiliza, que varia com o tempo. Em Uberlndia, essa diferena de cerca de 19 graus (em 2007). Para corrigir a bssola, voc deve ficar de frente para a posio Norte apontada por ela e girar seu corpo 19 graus para a direita (no sentido do Leste). Aps esse procedimento, voc estar de frente para o Polo Norte (o verdadeiro), em alinhamento com a rosa-dos-ventos local.

http://www.silvestre.eng.br/astronomia/astrodicas/bussola/bussola1.jpg

Magnetismo terrestre O campo magntico terrestre, detectvel por uma simples bssola, possui duas peculiaridades: sua irregularidade, dependente da latitude, e sua mudana gradual no tempo, consequncia da variao contnua do eixo magntico. Segundo a teoria dinmico-magntica, a origem do magnetismo terrestre est nas correntes eltricas do ncleo metlico do planeta, e sua variabilidade indica que esse ncleo encontra-se em movimento, de modo que os rios de metal fundido assumem o papel de espirais condutoras que criam campos magnticos.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

MAGNETISMO
HABILIDADES Conceituar Magnetismo e sua origem. Relacionar as propriedades do Magnetismo. Diferenciar os tipos de ims em permanentes e temporrios. Reconhecer que os metais so substncias ferromagnticas. Explicar a razo de alguns metais possuram atrao e outros no. Mostrar que campo magntico toda a rea de ao do im. Reconhecer linha de induo como meio de mapeamento de um campo magntico. Entender a razo de a Terra ser comparada ao im gigante. Analisar o magnetismo terrestre. Experimentar a funo da bssola. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

MAGNETISMO

Use o apelo da magia que existe sobre o magnetismo para atrair a ateno de seus alunos!

Entendendo as atividades Atividade 1, 2, 3, 4, 5 e 6 leitura e compreenso da origem do magnetismo seguido de um questionamento sobre o conceito de magnetismo. Aproveite para dar alguns exemplos de ims no nosso cotidiano que permitam a melhor visualizao da ao do im. Atividade 7, 8, 9, 10 e 11 faa-os compreender a diferena entre im permanente e temporrio com os dados fornecidos. Estimule-os (as) a responderem cada item sobre propriedades dos ims, lendo atentamente o que se pede sobre os contedos recm-aprendidos. Atividade 12 faa com que seus (suas) alunos (as) reflitam e justifiquem cada uma das afirmativas. Aproveite para que deem a sua opinio a respeito. Atividade 13 e 14 perguntas objetivas sobre os conceitos e propriedades do im. Atividade 15, 16 , 17 e 18 faa-os compreender que campo magntico toda a rea de ao do im e que linha de induo deve ser compreendido como meio de mapeamento de um campo magntico. Ao responder s perguntas os (as), fixaram a compreenso dos conceitos. Atividade 19 e 20 faa-os compreender a razo de a Terra ser comparada ao im gigante. Analisar o magnetismo terrestre relacionando-o com o ncleo terrestre e os elementos qumicos que o formam. Atividade 21 Faa-os analisarem as situaes descritas. Incentive-os observao, anlise e concluso. Se achar conveniente, pea que realizem os exemplos anteriores em sala. Faa com que seus(suas) alunos(as) reflitam e justifiquem cada uma das afirmativas sobre Magnetismo. Atividade 22 Estimule a criatividade, proponha que a atividade seja realizada, para que possam discutir e analisar, atravs da construo, de maneira simples, o mecanismo de uma bssola.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

TRABALHANDO COM JUSTIA AMBIENTAL

Ao final deste caderno aparecem algumas fichas que no foram incorporadas ao caderno dos alunos. Estas fichas constam neste caderno para contemplar as discusses sobre temticas ambientais, que integram os contedos das orientaes curriculares de 4 bimestre. Entretanto, para alm de apresentar temas como efeito estufa e aquecimento global, energia nuclear etc, que provavelmente j foram trabalhados em alguma instncia com os alunos ao longo dos anos letivos, optou-se por sugerir a abordagem de Justia Ambiental como estratgia de trabalho. Outros conceitos, relacionados ao meio ambiente, vm sendo cunhados, garantindo uma linguagem que se adequa aos locais e problemticas especficas. o caso do termo racismo ambiental, por exemplo, criado nos EUA para chamar ateno ao fato de que as populaes negras so as mais expostas aos desequilbrios e impactos sofridos pelo meio ambiente naquele pas. A seguir encontram-se sugestes de atividades com alunos, apresentando os conceitos tericos para a atualizao sobre o tema.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

JUSTIA AMBIENTAL: CONCEITO, ORIGEM, PRESENA NO BRASIL O conceito de Justia Ambiental refere-se ao tratamento justo e ao envolvimento pleno de todos os grupos sociais, independente de sua origem ou renda nas decises sobre o acesso, ocupao e uso dos recursos naturais em seus territrios. Por Justia Ambiental entenda-se o conjunto de princpios que asseguram que nenhum grupo de pessoas, sejam grupos tnicos, raciais ou de classe, suporte uma parcela desproporcional das consequncias ambientais negativas de operaes econmicas, de polticas e programas federais, estaduais e locais, bem como resultantes da ausncia ou omisso de tais polticas. Complementarmente, entende-se por Injustia Ambiental o mecanismo pelo qual sociedades desiguais destinam a maior carga dos danos ambientais do desenvolvimento a grupos sociais de trabalhadores, populaes de baixa renda, grupos raciais discriminados, populaes marginalizadas e mais vulnerveis. De onde vem o conceito de Justia Ambiental? O conceito de Justia Ambiental vem da experincia inicial dos movimentos sociais dos Estados Unidos e do clamor dos seus cidados pobres e etnias socialmente discriminadas e vulnerabilizadas, quanto sua maior exposio a riscos ambientais, por habitarem nas vizinhanas de depsitos de lixos qumicos e radioativos ou de indstrias com efluentes poluentes. Como definiu Robert Bullard, Justia Ambiental a busca do tratamento justo e do envolvimento significativo de todas as pessoas, independentemente de sua raa, cor, origem ou renda no que diz respeito elaborao, desenvolvimento, implementao e reforo de polticas, leis e regulaes ambientais. Por tratamento justo entenda-se que nenhum grupo de pessoas, incluindo-se a grupos tnicos, raciais ou de classe, deva suportar uma parcela desproporcional das consequncias ambientais negativas, resultantes de operaes industriais, comerciais e municipais, da execuo de polticas e programas federais, estaduais, locais ou tribais, bem como das consequncias resultantes da ausncia ou omisso destas polticas". (Bullard, 2000, discurso na Mercer University)

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

JUSTIA AMBIENTAL NO BRASIL


A temtica da Justia Ambiental nos interessa face s extremas desigualdades da sociedade brasileira. No Brasil, o tema da justia ambiental ainda incipiente e de difcil compreenso, pois a primeira suposio de que se trata de alguma vara especializada em disputas diversas sobre o meio ambiente. Os casos de exposio a riscos qumicos so pouco conhecidos e divulgados, exceo do Estado de So Paulo, tendendo a se tornarem problemas crnicos, sem soluo. Acrescente-se tambm que, dado ao nosso amplo leque de agudas desigualdades sociais, a exposio desigual aos riscos qumicos fica aparentemente obscurecida e dissimulada pela extrema pobreza e as pssimas condies gerais de vida a ela associadas.
http://benitesjuridico.files.wordpress.com/2009/08/direito-ambiental-5.jpg

O Colquio Internacional sobre Justia Ambiental, Trabalho e Cidadania, realizado na Universidade Federal Fluminense, em 2001, onde Representantes de movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores, ONGs, entidades ambientalistas, organizaes de afrodescendentes, organizaes indgenas e pesquisadores universitrios, do Brasil, Estados Unidos, Chile e Uruguai, reuniram-se para discutir sobre Justia Ambiental e na ocasio foi criada a Rede Brasileira de Justia Ambiental .

1 Os recursos ambientais como bens coletivos, para o presente e para o futuro, cujos modos de apropriao e gesto devem ser objeto de debate pblico e de controle social. 2 Os direitos das populaes do campo e da cidade a uma proteo ambiental equnime contra a discriminao scioterritorial e a desigualdade ambiental. 3 Garantias sade coletiva, atravs do acesso equnime aos recursos ambientais, de sua preservao, e do combate poluio, degradao ambiental, contaminao e intoxicao qumica que atingem especialmente as populaes que vivem e trabalham nas reas de influncia dos empreendimentos industriais e agrcolas. 4 Os direitos dos atingidos pelas mudanas climticas, exigindo que as polticas de mitigao e adaptao priorizem a assistncia aos grupos diretamente afetados. 5 A valorizao das diferentes formas de viver e produzir nos territrios, reconhecendo a contribuio que grupos indgenas, comunidades tradicionais, agroextrativistas e agricultores familiares do conservao dos ecossistemas. 6 O direito a ambientes culturalmente especficos s comunidades tradicionais. 7 A alterao radical do atual padro de produo e de consumo.

DECLARAO DE LANAMENTO DA REDE BRASILEIRA DE JUSTIA AMBIENTAL

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

DESAFIOS ATUAIS: CONHECENDO O CONCEITO DE JUSTIA AMBIENTAL O conceito de Justia Ambiental refere-se ao tratamento justo e ao envolvimento pleno de todos os grupos sociais, independente de sua origem ou renda nas decises sobre o acesso, ocupao e uso dos recursos naturais em seus territrios. 1.Vamos ver o que voc entendeu sobre o conceito de Justia Ambiental. Leia o texto e os trechos de msicas brasileiras.
No Brasil, as grandes metrpoles promovem e concentram as mais variadas e ousadas construes, no obedecendo s leis ambientais, no entanto, no so todos os cidados que se beneficiam das riquezas trazidas por essas transformaes, haja vista o processo de enfavelamento nas grandes cidades.

Trecho I Ergueu no patamar quatro paredes mgicas Tijolo com tijolo num desenho lgico Seus olhos embotados de cimento e trfego Sentou pra descansar como se fosse um prncipe Comeu feijo com arroz como se fosse o mximo Bebeu e soluou como se fosse mquina (Construo, Chico Buarque)

Trecho II Era uma casa veia Um palacete assobradado Foi aqui, seu moo, Que eu, Mato Grosso e o Joca Construmos nossa maloca Mas um dia Nois nem pode se alembr Veio os home cas ferramentas O dono mandou derrub (Saudosa Maloca, Adoniran Barbosa)

Trecho III Como que faz pra lavar a roupa? Vai na fonte, vai na fonte Como que faz pra raiar o dia? No horizonte, no horizonte Este lugar uma maravilha Mas como que faz pra sair da ilha? Pela ponte, pela ponte (A Ponte, Lenine)

Identifique, entre o texto e os trechos das canes, as crticas pelo direito moradia e pela Justia Ambiental.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Relacionando Justia Ambiental com outras intervenes dos seres humanos ao meio ambiente. Leia o artigo 7 da Declarao Universal dos Direitos da gua.
Art. 7 - A gua no deve ser desperdiada, nem poluda, nem envenenada. De maneira geral, sua utilizao deve ser feita com conscincia e discernimento para que no se chegue a uma situao de esgotamento ou de deteriorao da qualidade das reservas atualmente disponveis.

2. Agora, relacione o uso da gua com a aplicao de Justia Ambiental.

3.Quem o causador da doena do planeta mencionada nos quadrinhos? Explique.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Relacionando Justia Ambiental com outras intervenes dos seres humanos ao meio ambiente. Leia o artigo 7 da Declarao Universal dos Direitos da gua.

A importncia da noo de Justia Ambiental decorre da constatao de que a crescente escassez de recursos naturais e de que a desestabilizao dos ecossistemas afetam de modo desigual, e muitas vezes injusto, diferentes grupos sociais ou reas geogrficas.

5. Veja a charge abaixo e explique o que voc entende por Racismo Ambiental.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

HABILIDADES Conceituar Justia Ambiental. Conhecer a legislao brasileira referente ao Direito Ambiental. Refletir sobre as situaes do cotidiano e a necessidade de utilizao da Justia Ambiental. Desenvolver o esprito crtico em relao s divulgaes pela mdia dos acontecimentos de Injustia Ambiental. Reconhecer que a interferncia humana gera situaes de conflito entre grupos tnicos e sociais diferentes, quando feita sem os devidos cuidados e respeito pelas Leis Ambientais. Relacionar os diversos tipos de conflitos da ao dos seres humanos entre si e com a Natureza. Analisar a ao dos seres humanos como geradoras de Conflito Ambiental. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano.

O relacionamento entre sociedade e natureza reflete, em maior ou menor grau, assimetrias polticas, sociais e econmicas, as quais so especficas de um determinado momento histrico e de uma dada configurao espacial (tanto no mbito local e regional, quanto entre pases e continentes, como por exemplo, no caso do efeito estufa). Com um pouco de ateno, no difcil perceber que as mltiplas formas de degradao ambiental acontecem, predominantemente, onde vivem as populaes de menor renda, comunidades negras e grupos indgenas. Mesmo assim, existe uma carncia generalizada de anlises que nos permitam compreender como o desequilbrio de poder influi na origem e multiplicao dos impactos ambientais.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Entendendo as atividades - Justia Ambiental Atividade 1 Leitura e compreenso do conceito. Permite que os alunos (as) compreendam mais facilmente o conceito de Justia Ambiental atravs dos exemplos encontrados no texto e trechos de msicas brasileiras. Aproveite para dar alguns exemplos que permitam a melhor visualizao dessas alteraes (Injustia Ambiental) percebidas no ambiente. Atividade 2 Permita que revejam conceitos anteriores sobre desperdcio de gua e os relacione com as Injustias Ambientais relativas escassez e acesso gua em favelas e comunidades. Atividade 3 Faa com que observem e reconheam, nos diversos tipos de mdia, nesta atividade, a charge, a importncia do planeta como Gaia, um ser vivo, nossa casa. Procure sempre ouvir suas respostas e debat-las para que possam assimilar melhor essas noes. Atividade 4 Leitura e compreenso do conceito. Aproveite para dar alguns exemplos que permitam a melhor visualizao dessas alteraes percebidas no ambiente. Atividade 5 Estimule a sua criatividade, fazendo com que reconheam, na charge, a verdadeira inteno da propaganda.

tica e racismo ambiental O conceito racismo ambiental se refere a qualquer poltica, prtica ou diretiva, que afete ou prejudique, de formas diferentes, voluntria ou involuntariamente, a pessoas, grupos ou comunidades por motivos de raa ou cor.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

PEQUENAS AES, GRANDES RESULTADOS O que sustentabilidade? Sustentabilidade um conceito sistmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Prope-se a ser um meio de configurar a civilizao e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pr-eficincia na manuteno indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vrios nveis de organizao, desde a vizinhana local at o planeta inteiro. O direito ao meio ambiente saudvel tambm considerado como um direito constitucional fundamental. Princpios do Direito Ambiental e Poltica Ambiental
O direito ambiental fundamenta-se em diversos princpios tais como: acesso equitativo aos recursos naturais, preveno, reparao, qualidade, participao popular e publicidade. Mais especificamente estes princpios se especializam nos seguintes mandamentos.
I Ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo. II Racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar . III Planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais. IV Proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas. V Controle e zoneamento das atividades, potencial ou efetivamente, poluidoras. VI Incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologia orientada para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais. VII Acompanhamento do estado da qualidade ambiental. VIII Recuperao de reas degradadas. IX Proteo de reas ameaadas de degradao. X Educao ambiental a todos os nveis do ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para a defesa ativa do meio ambiente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


PEQUENAS AES, GRANDES RESULTADOS

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

Voc sabe o que sustentabilidade? Segundo o Relatrio Brundtland, de 1987, suprir as necessidades da gerao presente sem afetar a habilidade das geraes futuras de suprir as suas. Queremos que voc no s aplique seus conhecimentos como tambm reflita sobre prticas ecolgicas simples e cotidianas que voc pode incorporar sua rotina, transformando significativamente a sociedade e o ambiente. Em outras palavras, queremos que voc se torne um cidado ecoprtico. 1. Voc j ouviu falar em Agenda 21? Pesquise sobre a importncia que ela tem para a sustentabilidade do planeta.

2.Observe a charge ao lado e explique a fala do pinguim: eu no tenho onde cair morto. Depois, debata com seus colegas e pense o que aqui, no Brasil, na sua escola,voc pode fazer para evitar o aquecimento global. Rena cinco aes assertivas.

3. Rena-se com seus colegas para discusso e criao de regras e aes locais, na sua comunidade ou mesmo na sua rua, para melhoria do ambiente em que vivem, visando ao bem-estar e qualidade de vida para todos.

racismo4.jpg

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)


PEQUENAS AES, GRANDES RESULTADOS

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

4. Apenas quando voc tiver cortado a ltima rvore, pescado o ltimo peixe e

poludo o ltimo rio, vai descobrir que no pode comer dinheiro.


Fala de um ancio americano citada em Vandana Shiva, Ecodesenvolvimento, 1989.

Esse texto permite-nos refletir sobre a necessidade de reviso do atual modelo de desenvolvimento econmico, mesmo considerando as solues tcnicas que j foram encontradas, na tentativa de superar os problemas advindos do esgotamento dos recursos naturais.

a) Relacione o desenvolvimento econmico com a preservao dos recursos naturais. b) Qual a diferena entre conservao e preservao dos ecossistemas naturais? 5. Comente com seus colegas e tente explicar os dois textos abaixo, sobre meio ambiente e sustentabilidade: a)O esgotamento das reservas naturais no ocorre somente pelo consumo, mas tambm pela forma inadequada de consumo. b) Relatrios internacionais, entre eles o do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente... afirmam que j foi ultrapassado o limite da sustentabilidade planetria em matria de recursos naturais, de energia, de ocupao de solos e explorao do mar etc... j estamos mais de 20% alm da capacidade de reposio da biosfera, com o dficit aumentando ano a ano....
NOVAES, Washington. Uma nova estratgia. Disponvel em: <www.riomaisdez.gov.br>.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

PEQUENAS AES, GRANDES RESULTADOS


Os princpios mencionados na prancha anterior esto consolidados no art. 225 e pargrafos da Constituio Federal e na Lei 6938/81, que estabelece os objetivos da Poltica Nacional de Meio Ambiente e tem sua execuo regulamentada pelo Decreto 99.274/90. Ecologia a parte da biologia que estuda a relao dos seres vivos entre si e a destes com o espao que lhes envolve. o estudo da casa dos seres vivos. O estudo de seu ambiente. Para efeitos jurdicos, o art. 3, I , da Lei n 6.938/ 81, conceitua o meio ambiente como o conjunto de condies, leis, influncia e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
agenda21b.jpg

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferncia Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. um documento que estabeleceu a importncia de cada pas a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizaes no governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de solues para os problemas scio-ambientais.
alhama.org

As aes prioritrias da Agenda 21 brasileira so os programas de incluso social (com o acesso de toda a populao educao, sade e distribuio de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservao dos recursos naturais e minerais e a tica poltica para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentvel. Mas o mais importante ponto dessas aes prioritrias, segundo este estudo, o planejamento de sistemas de produo e consumo sustentveis contra a cultura do desperdcio.

A Agenda 21 um plano de ao para ser adotado global, nacional e localmente, por organizaes do sistema das Naes Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as reas em que a ao humana impacta o meio ambiente.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

PEQUENAS AES, GRANDES RESULTADOS HABILIDADES Conceituar Sustentabilidade. Conhecer a legislao brasileira referente ao Direito Ambiental. Refletir sobre as situaes do cotidiano e a utilizao das Leis Ambiental e Agenda 21. Desenvolver o esprito crtico em relao s divulgaes pela mdia dos acontecimentos geradores de conflitos em desacordo sustentabilidade do planeta. Reconhecer que a interferncia humana gera situaes de conflito entre grupos tnicos e sociais diferentes, quando feita sem os devidos cuidados e respeito pelas leis ambientais. Relacionar os diversos tipos de conflitos da ao dos seres humanos e sua permanncia no planeta. Explicar a ocorrncia de um evento. Considerar o mesmo evento em momentos diversos. Fazer reflexes e emitir opinies. Interagir com o grupo na resoluo de situaes do cotidiano. Perceber a interdisciplinaridade com Geografia e Histria.

Sme

BETA

9 ANO/ 2010

Caderno do(a) Professor(a)

III Caderno COORDENADORIA DE EDUCAO

PEQUENAS AES, GRANDES RESULTADOS Entendendo as atividades Atividade 1 A pesquisa permite que os alunos(as) compreendam mais facilmente a importncia da AGENDA 21. Apresente a possibilidade da pesquisa sobre o tema da sustentabilidade como exemplos de ao local e global. Atividade 2 permita que revejam conceitos anteriores sobre aquecimento global, agora com foco na sustentabilidade do planeta. Atividade 3 Estimule a sua criatividade. Proponha que a atividade seja realizada, para que possam discutir e criar aes positivas que minimizem os problemas e fazendo com que reconheam a possibilidade real de um planeta verde onde haja bem estar e qualidade de vida para todos. Faa com que observem e reconheam, nos diversos tipos de mdia, nesta atividade, a charge, a importncia do planeta como Gaia, um ser vivo, nossa casa. Procure sempre ouvir suas respostas e debat-las para que possam assimilar melhor essas noes. Atividade 4 e 5 aps caracterizarem Desenvolvimento Sustentvel, mostre que a explorao sustentvel dos recursos florestais (madeira, ltex, alimentos, remdios, utenslios, turismo) contribui para a economia da regio, a manuteno da cultura dos povos da floresta (indgenas, ribeirinhos, seringueiros) e sua permanncia no local. Leitura e compreenso de alguns exemplos que permitem a melhor visualizao dessas alteraes percebidas no ambiente.

http://files.nireblog.com/blogs4/preserveoqueenosso/files/meio_ambiente.jpg

RASCUNHO

RASCUNHO

RASCUNHO

RASCUNHO

RASCUNHO

You might also like