You are on page 1of 19

Estatuto da Igualdade Racial: nova estatura para o Brasil

Realizao Parceria

www.ceert.org.br

Estatuto da Igualdade Racial: nova estatura para o Brasil

EQUIPE DO CEERT
Direo Executiva Hdio Silva Jr. Maria Aparecida da Silva Bento Coordenao Mrio Rogrio da Silva Shirley dos Santos Equipe Tcnica Angela Barbosa Cardoso Loureiro de Mello Edison da Silva Cornlio Fernanda de Alcntara Pestana Incio Teixeira Neto Juliana Gonalves dos Santos Kayod Ferreira da Silva Lucilene Aquino Myriam Chinalli Vanessa Fernandes de Menezes

No simples a tarefa de traduzir um instrumento jurdico que contm 68 artigos, tratando dos mais variados assuntos, em um texto com linguagem acessvel, enxuto e de fcil compreenso. Por certo, nada substitui a leitura da ntegra da Lei 12.288/2010. Mas tambm verdade que a fora de uma lei depende em grande medida de que as pessoas a conheam e Esta foi a motivao que levou o CEERT- Centro de Estudos das Relaes de Trabalho e Desigualdades em parceria com a Seppir - Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial a produzir a presente cartilha: difundir o Estatuto da Igualdade Racial, destacar parte importante dos direitos e garantias que ele institui e estimular a sociedade a conhecer e apropriar-se deste importante instrumento jurdico. Estatura, vale lembrar, signica magnitude, grandiosidade, importncia, relevo. A combinao dos dois substantivos que compem o ttulo estatuto e estatura sintetiza um compromisso que todos, sociedade e governos, devemos assumir: a promoo da igualdade racial como exigncia bsica para que nosso pas tenha uma nova estatura.
Realizao Parceria

EQUIPE RESPONSVEL PELA PUBLICAO


Coordenao Geral Hdio Silva Jr. Organizao e Preparao dos Textos Finais Hdio Silva Jr. Daniel S.B. Teixeira Coordenao Editorial Shirley dos Santos Editorao, Projeto Grfico e Diagramao Andra Medeiros da Silva

Oxal esta cartilha contribua para que, no prazo mais curto possvel, o estatuto se transforme em estatura. Prof. Dr. Hdio Silva Jr.

www.ceert.org.br

APRESENTAO

saibam utiliz-la em defesa dos seus direitos e interesses.

No dia 20 de julho de 2010 entrou em vigor a lei federal n 12.288, o Estatuto da Igualdade

Promover a igualdade vale mais do que combater a discriminao Sem oramento, poltica pblica mera inteno
9

Racial, contendo uma srie de direitos, obrigaes estatais, objetivos e metas que dizem respeito a todos os brasileiros. O Estatuto da Igualdade Racial abarca um conjunto de garantias: adota o princpio jurdico da promoo da igualdade/ao armativa; incluso social da populao negra; acesso sade; educao, cultura e lazer; liberdade de crena; acesso terra e moradia; trabalho e meios de comunicao. H ainda trs caractersticas nesta lei que requerem especial ateno de gestores, operadores do Direito e organizaes sociais: Descentralizao da poltica de promoo da igualdade racial, comprometendo a Unio, Estados, Distrito Federal e municpios; Previso de que os oramentos da Unio, Estados, Distrito Federal e municpios criem rubricas especcas para programas e aes de promoo da igualdade racial; Reconhecimento de que a responsabilidade do Estado na execuo destas polticas somente ter xito se contar com a contribuio da sociedade civil, das empresas e dos indivduos. O Estatuto da Igualdade Racial um marco jurdico cuja efetivao confere nova estatura ao nosso pas, tornando-o mais democrtico, justo e igualitrio.

Igualdade racial deve ser um compromisso de todos os brasileiros 11 Igualdade no atendimento sade 13 Educao igualitria 15 Cultura, esporte e lazer sem discriminao 17

SUMRIO

Igualdade das Religies Afro-Brasileiras perante a lei 19 Acesso igualitrio terra e moradia 21 Trabalho e renda com igualdade 23 Meios de comunicao sem discriminao 25 Discriminao racial crime, inclusive na internet 27 Estatuto da Igualdade Racial: o sucesso desta lei depende de todos ns 29

Promover a igualdade vale mais do que combater a discriminao


Prev o Estatuto da Igualdade Racial que ao Estado cabe mais do que combater a discriminao: dever do Poder Pblico, nas trs esferas de governo, assumir um papel positivo, proativo, visando promover a igualdade. Reprimir a discriminao, inclusive por meio de leis penais, importante, mas no resolve o problema. A atuao meramente repressiva tem pelo menos duas limitaes: 1. O poder pblico assume uma postura passiva, somente entrando em campo depois que ocorre a discriminao; 2. Atinge-se somente os efeitos (a ao discriminatria), mas no as causas os valores, a ideologia racista, o preconceito e o esteretipo antinegro. Promover a igualdade signica que o Estado deve agir preventivamente, positivamente, adotando todas as medidas para que a igualdade jurdica se traduza em igualdade na prtica; igualdade de oportunidades e de tratamento. No se trata, portanto, de um jogo de palavras, uma questo semntica. O princpio jurdico da promoo da igualdade (ao armativa), rearmado pelo Estatuto da Igualdade Racial, signica que em todas as reas de poltica pblica o Estado deve preocupar-se em garantir que a populao negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prtica e no apenas no papel.

Sem oramento, poltica pblica mera inteno


O Estatuto da Igualdade Racial prev que os oramentos da Unio, Estados, Distrito Federal e municpios devem separar recursos para os programas e aes de promoo da igualdade. Trata-se de uma regra da maior importncia porque poltica pblica no pode ser reduzida a declaraes nem aprovao de leis. A execuo da poltica pblica requer formulao, planejamento, execuo e monitoramento. Este dispositivo do Estatuto tem dois endereos: 1. Ao planejar polticas pblicas, em qualquer rea de atuao, o gestor tem obrigao de destinar parte dos recursos promoo da igualdade racial; 2. As organizaes sociais tm a obrigao de acompanhar os debates sobre planos plurianuais, leis de diretrizes oramentrias e leis oramentrias anuais, visando assegurar a incluso de programas de promoo da igualdade. Sem previso de recursos nanceiros que deem suporte poltica pblica, ela ca limitada inteno e o segmento interessado ca na dependncia da boa vontade do gestor pblico. Tem mais: no basta previso oramentria; preciso tambm acompanhar a execuo do oramento e estabelecer metas e objetivos que permitam monitorar a ao do Poder Pblico. Somente assim o Estatuto da Igualdade Racial ter eccia no cotidiano dos brasileiros.

Igualdade racial deve ser um compromisso de todos os brasileiros


O Estatuto da Igualdade Racial determina que governos, sociedade civil, empresas e indivduos devem somar esforos para que a igualdade racial seja uma pilastra de todas as polticas e servios oferecidos pelo Poder Pblico. Os governos tm a maior cota de responsabilidade; mas a comunidade tambm deve fazer sua parte. Alm disso, promover a igualdade tambm deve ser considerado um compromisso pessoal com a tica e a justia social. Ao aprendermos a respeitar as diferenas e ver o outro como ser humano, seja ele indgena, judeu, branco ou negro, nos tornamos pessoas melhores e colaboramos para que nossa rua, nosso bairro e nosso pas sejam cada vez melhores. Nossa nao formada por uma variedade de grupos tnicos, culturais e religiosos: todos so igualmente brasileiros, devem ter as mesmas oportunidades e exercer os mesmos direitos. Por isso, este assunto no pode ser encarado como algo menor ou de interesse apenas de um segmento: ele diz respeito a todos ns brasileiros.

11

Igualdade no atendimento sade


O Estatuto da Igualdade Racial reconhece que a sade est sujeita a fatores condicionantes como alimentao, meio ambiente e saneamento, e destaca o fato de que a raa tambm inuencia o bem-estar fsico, mental e social do indivduo. Inmeras pesquisas demonstram maior incidncia de determinadas enfermidades no segmento negro da populao brasileira.

Qual a sua cor/raa/etnia?


Voc a melhor pessoa para dizer qual a sua cor.

Para garantir tratamento igualitrio e promover a sade integral da populao negra, o Estatuto determina, dentre outras medidas: nanciamento de pesquisas e produo cientca sobre sade da populao negra; coleta de dados que permitam controlar a incidncia de enfermidades sobre esta populao; incluso da temtica sobre sade e racismo na formao dos trabalhadores da sade; presena de lideranas negras nas instncias de participao e controle social do SUS Sistema nico de Sade. O Estatuto estabelece ainda que o Estado deve assegurar ateno s mulheres negras em situao de violncia, garantindo-lhes assistncia mdica, psicolgica, social e jurdica. Ao poder pblico, cabe, portanto, promover, proteger, recuperar a sade e reduzir os riscos de doena, garantindo que a populao negra exera este direito sem qualquer forma de discriminao.

Com est informao o servio pblico pode atend-lo(a) melhor

13

Educao igualitria
A promoo da igualdade racial na educao escolar tem dois pilares principais; na educao bsica (infantil, fundamental e mdio), o projeto pedaggico deve valorizar a diversidade tnico-racial e tratar com igualdade a herana civilizatria, a histria e cultura negras. No acesso educao superior, o Estatuto rearma a importncia da adoo de programas de incluso de jovens negros, a exemplo do ProUni - Programa Universidade para Todos e das medidas adotadas em dezenas de universidades e faculdades brasileiras. A formao docente deve ser orientada por princpios de igualdade, tolerncia e respeito diversidade tnico-racial. Ao Estado, cabe produzir materiais didtico-escolares, subsidiar a formao inicial e continuada de professores, nanciar estudos e pesquisas e orientar os sistemas de ensino na implementao de polticas educacionais igualitrias. Est previsto ainda o apoio a aes educacionais desenvolvidas por entidades da sociedade civil, bem como a participao de pesquisadores e representantes do Movimento Negro nos fruns de deliberao da poltica educacional. educao igualitria, cabe contribuir para a formao de cidados que valorem positivamente a diversidade humana e assumam a igualdade racial como um iderio tico e social.

15

Cultura, esporte e lazer sem discriminao


O Estatuto da Igualdade Racial protege todas as manifestaes da cultura afro-brasileira e, regulamentando a Constituio, rearma o tombamento dos documentos e stios histricos dos quilombos. A valorizao da diversidade tnica (e regional) considerada um dos principais objetivos da poltica cultural do pas. assegurado aos remanescentes de quilombos o direito preservao de seus usos, costumes, tradies e manifestos religiosos, sob a proteo do Estado. As sociedades negras, clubes e outras formas de manifestao coletiva da populao negra passam a ser considerados como patrimnio histrico e cultural. A capoeira reconhecida como desporto de criao nacional, sendo facultado seu ensino em escolas pblicas e privadas, ministrado por capoeiristas e mestres tradicionais. Ao Estado, compete tambm a defesa e valorizao do samba, patrimnio cultural brasileiro. populao negra como um todo, assegurado o acesso, em igualdade de condies, a qualquer modalidade de esporte e lazer.

17

Igualdade das Religies Afro-Brasileiras perante a lei


Regulamentando o famoso artigo 5o da Constituio Federal, o Estatuto da Igualdade Racial dedica um captulo a um assunto da maior importncia a liberdade de conscincia e de crena. As religies de matriz africana so reconhecidas juridicamente com estatuto de religio, em patamar de igualdade com todas as demais consses religiosas. A liberdade de crena contempla: liberdade de liturgia; livre exerccio do culto e proteo aos locais de culto. assegurada a assistncia religiosa por Sacerdotes/Sacerdotisas Afro-Brasileiros em qualquer instituio de internao coletiva, tais como hospitais, quartis, presdios etc. Ao poder pblico cabe combater a intolerncia e discriminao que se abatem sobre is das Religies Afro-Brasileiras. No tocante aos meios de comunicao, dever do Estado coibir a difuso de imagens e abordagens que exponham pessoas ao dio ou escrnio motivados por preconceito contra as Religies Afro-Brasileiras. So previstas medidas para o mapeamento e proteo de documentos e stios histricos vinculados s Religies Afro-Brasileiras. assegurada a presena de religiosos afro-brasileiros em qualquer instncia de governo em que participem lderes de outras religies.

19

Acesso igualitrio terra e moradia


O Estatuto da Igualdade Racial prev que papel do Estado promover o acesso da populao negra moradia, terra e s atividades produtivas no campo. Regulamentando a Constituio, o Estatuto rearma o direito das comunidades remanescentes de quilombos de serem proprietrias de suas terras. Para garantir as atividades produtivas da populao negra no campo, so previstos: acesso a nanciamento agrcola; apoio na infraestrutura para escoamento da produo; educao e orientao prossional agrcola para trabalhadores e comunidades negras rurais; polticas de desenvolvimento sustentvel para as comunidades de quilombos e o nanciamento das atividades produtivas e de infraestrutura dos quilombos. Igualdade no acesso moradia signica habitao adequada, mas tambm garantia de infraestrutura urbana, de equipamentos comunitrios, construo, reforma e regularizao fundiria em rea urbana. Os programas e aes do Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social SNHIS devem considerar as peculiaridades sociais, econmicas e culturais da populao negra. Devero ser executadas medidas visando favorecer o acesso da populao negra a nanciamentos habitacionais.

21

Trabalho e renda com igualdade


O Estatuto da Igualdade Racial determina um rol de medidas visando assegurar igualdade de oportunidade e tratamento para a populao negra em matria de trabalho e renda. O poder pblico e, inclusive, a Unio devem adotar programas de incluso da populao negra em cargos e funes de conana. So previstos incentivos para que empresas privadas adotem programas e aes de incluso de trabalhadores negros, inclusive observando proporcionalidade de gnero. Alm de garantir acesso ao emprego, ao Estado cabe tambm promover a igualdade nos programas de formao prossional, acesso a crdito para pequena produo e para microempresas administradas por negros. H previso de que o Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT nancie programas e projetos para a incluso da populao negra no mercado de trabalho. Uma medida de impacto diz respeito ao fomento ao turismo tnico, com o objetivo de priorizar cidades em que se localizem monumentos, patrimnios e stios histricos sobre a herana africana e a contribuio negra para a formao do pas.

23

Meios de comunicao sem discriminao


O Estatuto da Igualdade Racial prev que funo dos meios de comunicao valorizar a herana cultural e a contribuio da populao negra para a formao do pas. A produo de lmes e programas destinados veiculao pblica e de peas publicitrias deve assegurar oportunidades de emprego para atores, gurantes e tcnicos negros. Os contratos rmados pela administrao pblica direta e indireta devem incluir a previso de participao de artistas negros, de modo que haja representao adequada da diversidade humana que caracteriza o pas. Compete ao poder pblico incentivar a criao de programas e veculos de comunicao destinados divulgao de matrias sobre a populao negra, sua cultura, contribuio para o pas, presena em diferentes prosses, esferas de poder etc. O apoio a iniciativas em defesa da cultura, da memria e das tradies africanas e brasileiras deve ser realizado com a participao dos meios de comunicao. A programao dos meios de comunicao deve dar preferncia promoo da cultura nacional, nalidades educativas, informativas e respeito aos valores ticos e sociais.

25

Discriminao racial crime, inclusive na Internet


O Estatuto da Igualdade Racial aperfeioou a Lei Ca (7.716/89), alterando vrios de seus artigos. Ningum pode ser discriminado em razo de raa, cor, etnia ou credo religioso. No acesso ao trabalho, escola, moradia, a rgos pblicos ou privados no se admite tratamento diferente em funo da cor ou raa. O mesmo se aplica ao uso de transporte pblico, prdios residenciais ou comerciais, bancos, hospitais, presdios, internet, comrcio, restaurantes etc. O crime de discriminao racial inaanvel (o acusado no pode pagar ana para responder em liberdade) e imprescritvel (o acusado pode ser punido a qualquer tempo). A pena para o crime de discriminao racial pode chegar a 5 anos de recluso. No caso de discriminao racial, a vtima deve procurar uma Delegacia de Polcia e registrar a ocorrncia. O Delegado de Polcia tem o dever de instaurar inqurito, colher provas e enviar o relatrio para o Judicirio, a partir do que ter incio a ao penal.

27

Estatuto da Igualdade Racial: o sucesso desta lei depende de todos ns


Nos ltimos anos, o Brasil vem dando passos signicativos na busca da igualdade racial. Hoje, nosso pas tem um ministrio cuja funo mais importante implementar aes visando a igualdade: a Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial. No cotidiano, cada vez mais visvel a presena de guras negras altivas na publicidade; a criao de produtos cosmticos e outros direcionados para consumidores negros e a adoo de polticas de acesso de jovens negros ao ensino superior, o ProUni que j beneciou cerca de meio milho de estudantes negros. Zumbi dos Palmares tem hoje seu nome inscrito no panteo dos heris nacionais. Em 2011, mais de 400 municpios de todo o pas, alm de vrios Estados, celebraram a memria de Zumbi dos Palmares no dia 20 de novembro como feriado cvico. Reconhecer o quanto j foi feito ajuda-nos tambm a dimensionar quantos desaos ainda temos pela frente, inclusive para que o Estatuto da Igualdade Racial no que no papel, esquecido numa gaveta. Todos ns sabemos que a eccia desta lei depende sim dos governos, mas depende tambm da contribuio de todos e de cada um. Faamos a nossa parte!!!

29

Leia o texto integral do Estatuto da Igualdade Racial


http://www.seppir.gov.br/legislacao/lei-no-12-288-de-20-07.2010

Visite tambm o site:


www.jusracial.org.br www.ceert.org.br

Crditos das fotos


Fotos: Acervo do CEERT Foto pg 25: Carlos Moura/CB Press
Por uma poltica nacional de combate ao racismo e a desigualdade racial: Marcha Zumbi contra o racismo, pela Cidadania e a Vida Braslia: Cultura Grfica e Editora Ltda., 1996. So Paulo, 2012

You might also like