You are on page 1of 4

DIRIO 3 Obervador: Paulo Dia: Quarta Feira, 26 de setembro de 2012 Grupo: Centro Histrico IV Partitura Descrio do grupo: 10 integrantes

s 5 UEMA, 2 UFRN e 3 Universit Paris-Est Descrio do ambiente: sala climatizada do prdio do Curso de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranho. Apenas uma equipe presente na sala.

MANH 09:27> Aps quase uma hora de espera, o grupo chega sala. Alguns participantes ainda no se encontram presentes. 09:34> Os quatro participantes presentes na sala j discutem possveis conceitos, fazendo uma retomada dos dias anteriores. 09:45> Todos os integrantes em sala. Aprofundam-se as discusses sobre o conceito. Um integrante j exemplifica um modelo de apresentao, porm interrompido por outro participante que j propunha um conceito. 10:04> Primeira visita dos monitores, neste dia. Estes observam e questionam sobre a evoluo da criao do conceito. Os integrantes expem suas ideias. 10:20> Ainda com os monitores em sala, alguns integrantes discutem, divergindo sobre os conceitos. Dois integrantes vo ao quadro e usam um mapa nele projetado. Um monitor permanece no local conversando com dois integrantes. Enquanto isso, na roda, acontece discusses sobre a metodologia de brainstorm da equipe. 10:32> O grupo se divide em dois. Um discute os conceitos j pensados, agora com dois monitores. O outro continua a discutir a metodologia do grupo enquanto um nico membro apresenta um possvel modelo de apresentao. 10:45> As atenes esto espalhadas. Neste momento, 7 alunos pedem a ateno dos outros 3 para pensar em sua metodologia a partir de um diagnstico. Neste momento h uma integrao maior. 10:54> Monitores retornam sala. H muitos debates entre integrantes, Logo uma integrante pede novamente a ateno de todos para o quadro diagnstico. Utilizao de desenhos explicativos.

11:05> Uma integrante alerta a cerca do tempo. A conversa retorna com bastante integrao. 11:27> Rpida divergncia. Um integrante pede a ateno de outro. Leve conflito seguido por um dilogo entre os dois, parte. O restante do grupo retoma a conversa para que se chegue a um conceito que parece bem prximo, neste momento. O grupo se divide, neste momento, em trs, espalhados pela sala. Recebem breve visita de um integrante de outro grupo. 11:40> Chegada dos professores franceses e brasileiros sala. Um dos subgrupos deseja lanar seu conceito. A prof Marluce Wall alerta a um dos subgrupos sobre a importncia de todos estarem juntos neste momento. Integrantes demonstram a relao de seus conceitos com os possveis projetos de ao. Professores levantam questionamentos. Um integrante no se encontra presente h cerca de 10 minutos, sua ausncia constantemente questionada. 11:59> Com todos os membros em sala, a conversa entre estes e os professores continua. 12:04> A escolha do conceito volta a se desencontrar. Propem-se resolues de problemas mas no se chega, de fato, a um conceito. 12:23> A situao anterior permanece. Os integrantes franceses ouvem os professores franceses. Os integrantes brasileiros ouvem os professores brasileiros presentes. Dois integrantes conversam entre si. 12:27> Professores deixam a sala e os membros, divididos em subgrupos, comentam os conselhos dos professores. 13:10> O grupo almoa em sala. Uns ausentam-se e outros seis ainda discutem sobre ideias e mapas. A preocupao pelo pouco tempo restante causa preocupao visvel para alguns membros.

(Neste momento me ausento para reunio dos observadores. vlido comentar que uma integrante do grupo Centro Histrico IV (Partitura) permaneceu na sala de reunio por um bom tempo sem que ningum percebesse) TARDE 14:10> Retorno do observador sala. Grupo reunido em torno de uma projeo sobre o conceito rvore. Apresentao esta, utilizada nas Oficinas Participativas de Planejamentos Sustentvel (OPPS) Centro Histrico.

De acordo com um dos integrantes (por sinal, o que estava presente na reunio dos observadores), esta apresentao foi proposta para que se compreendesse melhor o desenvolvimento da atividade do dia (a formulao de um conceito). (No incio, um membro do grupo cochilava). 14:20> So apresentadas fotos do Centro Histrico de So Lus. Uma integrante francesa interroga o porqu desta apresentao. Os brasileiros (UEMA) lhe respondem que para que entendam melhor. 14:25> Uma integrante toma a palavra e tenta persuadir o grupo para que cheguem a um conceito comum, equilibrado. 14:44> Integrantes dividem-se em dois subgrupos principais e discutem o mesmo conceito. 14:48> Chegam a um conceito: PARTITURA. Proposto por uma francesa, tomando como base a evoluo da linha de pensamento at este momento. 14:54> Nova visita de monitore sala. 15:04> Uma monitora pede que o grupo se rena e evite a permanente disperso. Neste momento, quatro integrantes no esto presentes. 15:11> Um integrante comenta com outros: a regra do jogo ningum estar de acordo, ainda que aceitem uma proposta comum. 15:20> Reunidos (ainda que faltem dois membros), o grupo j pensa na representao e apresentao do conceito. 15:26> Os dois membros ausentes retornam sala e trazem consigo trs integrantes da Banda do Bom Menino para reforarem a apresentao e o prprio conceito. Uma participante atenta ao tempo restante: 30 (trinta) minutos. 15:40> Nova visita de professores sala. Um membro expe a evoluo do pensamento at chegar ao conceito Partitura, outros montam a apresentao em slides e captam imagens. Outro membro conversa com os membros da banda. 15:49> Os professores demonstram-se satisfeitos com a produo e a linha de pensamento. Os integrantes tambm se demonstram satisfeitos. 15:53> Integrantes acertam a apresentao com a banda. 16:04> Monitor chega sala e pede que o arquivo da apresentao seja levado ao auditrio. 16:11> Julien chega sala para registrar, atravs de vdeo, o trabalho do grupo.

16:19> Finalizao dos trabalhos. 16:32> Entrega do trabalho e ida ao auditrio. 16:54> Inicia-se a apresentao da equipe Partitura. Vo frente os integrantes e os msicos. 17:03> Fim da apresentao. 17:24> Aps dezenove minutos do fim da apresentao,a Banda do Bom Menino passa pela rua em frente ao auditrio e, novamente, atrai a ateno de todos. 17:44> Integrantes discutem o fato de no terem sua apresentao comentada ou interrogada por parte dos professores.

You might also like