You are on page 1of 11

Roteiro de Estudos 2012

Componente Curricular: Nome do Aluno: Trimestre: ( ) Primeiro ( ) Segundo ( x ) Terceiro Qumica 3 Srie EM 2012

Professora Responsvel: Adalberto Castro

Unidade: Verbo Divino


1) Localize no quadro abaixo as fontes de estudo e os contedos indicados para voc.

Contedos essenciais
ligaes qumicas: inica e covalente. Tabela peridica.

Fontes onde os contedos podem ser encontrados:

Apostila de reviso 1

Solues classificao/coeficiente/concentraes. Grandezas qumicas (mol e massa molar). Estequiometria das reaes qumicas.

Apostila de reviso 2

Equilbrio Qumico. Cintica Qumica.

Apostila de reviso 3

2) Para voc estudar, o professor sugere:

Refazer todos os exerccios trabalhados em sala e como tarefa / reler textos e atividades. Refazer as atividades propostas nas quatro produes individuais e nas duas avaliaes dissertativas Consultar seu caderno e refazer os exerccios extras.

3) Lista de exerccios: Antes de comeas a fazer a lista de exerccios anexa, estudar bastante o contedo em questo. Venha monitoria para esclarecimento de suas dvidas.
1

4) Desafios/Aprofundamento: Ler mais e participar efetivamente nas aulas. Realizar com ateno todas as tarefas propostas e registrar suas dvidas.

Buscar esclarecimento para suas dvidas com o professor, com a monitora e tambm seus colegas assim que elas surgirem Freqentar as monitorias. LISTA DE EXERCCIOS:

1 - Considere as seguintes substncias: H2O; PC3; BH3; SF4 e CO2.


a) Escreva a frmula de cada molcula. b) Considere trs substncias CO2, PC3 e H2O e trs temperaturas de ebulio: 373K, 112K e 240K. Correlacionar as temperaturas de ebulio s substncias. Justificar a correlao que voc estabeleceu.

2- A chuva em locais no poludos levemente cida. Em locais onde os nveis de poluio so altos, os valores da concentrao de ons H+ , [H+],na gua da chuva podem ficar abaixo de 10-5,5, recebendo, ento, a denominao de "chuva cida". Este tipo de chuva causa prejuzos nas mais diversas reas: construo civil, agricultura, monumentos histricos, entre outras. Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP) nos meses de maro, abril e maio de 1998, um centro de pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro tm seus valores mostrados na tabela:
Ms Mar o Abril Abril Maio Amostra 6 8 14 18
[H+] mol/L

10-5 10-4 10-7 10-6

A partir da anlise tabela responda a) Qual ou quais dessas amostras pode ser considerada como chuva cida b) Qual entre dessas amostras possui a maior acidez? Justifique.

3. Durante um experimento, seu professor de qumica pediu que voc identificasse as solues aquosas
presentes em cada um dos bqueres (A, B, C) apresentados na figura a seguir.

Sabendo que as solues utilizadas no experimento foram

Identifique e justifique qual soluo foi colocada em cada bquer do experimento.


4. A cafena - um estimulante do sistema nervoso central cuja estrutura representada na figura - um

alcaloide encontrado nos gros de caf, em folhas de alguns tipos de ch e em refrigerantes base de cola. A tabela apresenta o contedo de cafena em algumas bebidas:

Determine a quantidade de mols de molculas de cafena - frmula molecular C8H16N4O2 - presentes em um copo com 200 mL de Coca-Cola.

5. "O JOGO DAS SOLUES"


O quadro abaixo representa uma estante onde h bqueres que contm o mesmo volume V de soluo de HC ou de NaOH (soluo diferenciada pela tonalidade cinza, no desenho). As concentraes, em mol/L, so as mesmas numa mesma linha e esto indicadas ao lado do quadro. Usando um bquer de volume suficientemente grande, pode-se nele misturar os contedos de vrios bqueres do quadro.

a) Misturando-se todas as solues que esto no caminho indicado pela linha tracejada, indo da posio A1 at a D5 inclusive, a soluo final ser cida, neutra ou bsica? Explique. b) Misturando-se todas as solues que esto na sequncia indicada pela linha contnua, indo da A1 at a D5 inclusive, o pH da soluo final ser maior, igual ou menor que 7? Explique. 6. (Fatec) Considere uma substncia simples contituda por um dos elementos qumicos situados na regio indicada da tabela peridica:

Essa substncia simples deve apresentar, nas condies ambiente, a seguinte propriedade: a) encontra-se no estado gasoso. b) tem predomnio de ligaes covalentes entre seus tomos.
4

c) boa condutora de eletricidade. d) reage vigorosamente com gua e com sdio metlico. e) tende a formar nions quando reage com metais. 7. (Ufscar) Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais.

Com respeito a estes materiais, pode-se afirmar que: a) a 20C, os materiais X e Y esto no estado lquido. b) a 20C, apenas o material Z est no estado gasoso. c) os materiais Z, T e W so substncias. d) os materiais Y e T so misturas. e) se o material Y no for solvel em W, ento ele dever flutuar se for adicionado a um recipiente contendo o material W, ambos a 20C. 8. (Unesp) Considerando os seguintes elementos: hidrognio, sdio, carbono e enxofre CORRETO afirmar que: a) a ligao formada entre tomos de carbono e enxofre inica. b) a ligao formada entre hidrognio e sdio inica e o composto ter frmula NaH2. c) o composto formado por hidrognio e enxofre tem frmula molecular S2H. d) o composto formado por sdio e enxofre slido em condio ambiente e tem frmula Na2S. e) o composto CH4, formado por ligao covalente dupla entre carbono e hidrognio. 9. (Mackenzie) Assinale a alternativa onde ambos os compostos apresentam ligaes covalentes duplas ou triplas: a) H2O e O2 b) CO2 e N2 c) C2 e NH3 d) H2O2 e HC e) AC3 e KC
5

10. (Enem) Ao colocar um pouco de acar na gua e mexer at a obteno de uma s fase, prepara-se uma soluo. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal gua e misturar bem. Uma substncia capaz de dissolver o soluto denominada solvente; por exemplo, a gua um solvente para o acar, para o sal e para vrias outras substncias. A figura a seguir ilustra essa citao.

Suponha que uma pessoa, para adoar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42g de sacarose, C12H22O11, para uma xcara de 50 m do lquido. Qual a concentrao final, em mol, de sacarose nesse cafezinho? a) 0,02 b) 0,2 c) 2 d) 200 C = 12 e) 2000 O = 16

Dado: Massa molares, em g/mol: H = 1

11. (Fgv) Para atrair machos para acasalamento, muitas espcies fmeas de insetos secretam compostos qumicos chamados feromnios. Aproximadamente 10-12g de tal composto de frmula C19H38O deve estar presente para que seja eficaz. Quantas molculas isso representa? a) 3 109 molculas b) 2 109 molculas c) 1010 molculas d) 4 109 molculas e) 8 109 molculas

Dado: Massas molares: C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol

12. (Pucsp) O grfico a seguir representa a curva de solubilidade do nitrato de potssio (KNO3) em gua.

A 70 C, foram preparadas duas solues, cada uma contendo 70 g de nitrato de potssio (KNO3) e 200 g de gua. A primeira soluo foi mantida a 70 C e, aps a evaporao de uma certa massa de gua (m), houve incio de precipitao do slido. A outra soluo foi resfriada a uma temperatura (t) em que se percebeu o incio da precipitao do sal.

A anlise do grfico permite inferir que os valores aproximados da massa m e da temperatura t so, respectivamente, a) m = 50 g e t = 45 C b) m = 150 g e t = 22 C c) m = 100 g e t = 22 C d) m = 150 g e t = 35 C e) m = 100 g e t = 45 C

13. (Mackenzie) Uma das metas do Conselho Nacional do Meio Ambiente que os carros novos emitam 2,0 g de monxido de carbono por quilmetro. Nestas condies, quantas molculas do gs sero emitidas, aproximadamente, por um carro ao percorrer 15 km? a) 2,0 b) 3,0 c) 3,2 x 1023 d) 6,4 x 1023 e) 9,0 x 1023

Dados: Massas molares: C = 12,0 g/mol

O = 16,0 g/mol
7

14. (Fuvest) O grfico a seguir, que mostra a variao da solubilidade do dicromato de potssio na gua em funo da temperatura, foi apresentado em uma aula prtica sobre misturas e suas classificaes. Em seguida, foram preparadas seis misturas sob agitao enrgica, utilizando dicromato de potssio slido e gua pura em diferentes temperaturas, conforme o esquema:

Aps a estabilizao dessas misturas, o nmero de sistemas homogneos e o nmero de sistemas heterogneos formados correspondem, respectivamente, a:

a) 5 - 1 b) 4 - 2 c) 3 - 3 d) 1 - 5 e) 2 - 2

1. (Fgv) Para atrair machos para acasalamento, muitas espcies fmeas de insetos secretam compostos qumicos chamados feromnios. Aproximadamente 10-12g de tal composto de frmula C19H38O deve estar presente para que seja eficaz. Quantas molculas isso representa? a) 3 109 molculas b) 2 109 molculas c) 1010 molculas d) 4 109 molculas e) 8 109 molculas Dado: nmero de Avogadro = 6 x1023 2. (Pucrs) No mar existem vrios sais dissolvidos, tais como CLORETO DE SDIO, CLORETO DE MAGNSIO, SULFATO DE MAGNSIO e outros. Tambm se encontram sais pouco solveis na gua, como o CARBONATO DE CLCIO, que forma os corais e as conchas. As frmulas qumicas das substncias destacadas esto reunidas, respectivamente, em

a) NaC, MgC2, MgS e CaCO3 b) NaC2, MgC2, MgSO4 e Ca2C c) NaC2, MgC, Mg2SO4 e Ca(CO3)2 d) NaC, MgC2, MgSO4 e CaCO3 e) NaC, Mg2C, MgS e Ca2CO3

3. (Fuvest) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na verso "diet" e outra na verso comum. Ambas contm o mesmo volume de lquido (300 mL) e tm a mesma massa quando vazias. A composio do refrigerante a mesma em ambas, exceto por uma diferena: a verso comum contm certa quantidade de acar, enquanto a verso "diet" no contm acar (apenas massa desprezvel de um adoante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:

Por esses dados, pode-se concluir que a concentrao, em g/L, de acar no refrigerante comum de, aproximadamente, a) 20 b) 50 c) 1,1 d) 0,020 e) 0,050

4. (Fuvest) As figuras a seguir representam, de maneira simplificada, as solues aquosas de trs cidos, HA, HB e HC, de mesmas concentraes. As molculas de gua no esto representadas.

Considerando essas representaes, foram feitas as seguintes afirmaes sobre os cidos:

I. HB um cido mais forte do que HA e HC.


10

II. Uma soluo aquosa de HA deve apresentar maior condutibilidade eltrica do que uma soluo aquosa de mesma concentrao de HC. III. HC deve apresentar pH maior do que HB.

Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I, apenas. e) I e III, apenas.

5. (Puc-Sp) Do ponto de vista cientfico, quando se coloca um cubo de gelo num copo com gua temperatura ambiente, h resfriamento do sistema com derretimento do gelo porque: a) a mistura gelo/gua perde energia para o ambiente. b) o gelo se funde num processo exotrmico. c) a energia do gelo liberada para a gua em estado lquido. d) a transferncia de calor ocorre da gua lquida para o gelo. e) no ocorre fluxo de calor entre o gelo e gua, apenas mudana de temperatura.

06 - (Unesp) Detectores de incndio so dispositivos que disparam um alarme no incio de um incndio. Um tipo de detector contm uma quantidade mnima do elemento radioativo amercio-241. A radiao emitida ioniza o ar dentro e ao redor do detector, tornando-o condutor de eletricidade. Quando a fumaa entra no detector, o fluxo de corrente eltrica bloqueado, disparando o alarme. Este elemento se decai de acordo com a equao a seguir: 95Am241 93Np237 + Z Nessa equao, correto afirmar que Z corresponde a: a) uma partcula alfa. b) uma partcula beta. c) radiao gama. d) raios X. e) dois prtons.

11

You might also like