You are on page 1of 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO C 2 DOMINGO DO ADVENTO TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (*)

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

A SALVAO OFERTA DE DEUS PARA TODOS


1 Leitura: Deus fiel. Por isso vai salvar os que sofrem 3 Deus vai mostrar o teu esplendor... Leitura do Livro do Profeta Baruc (Baruc 5,1-9)
1 Jerusalm,

Evangelho: A salvao para todos

deixa a tua veste de luto e aflio e reveste para sempre a beleza da glria que vem de Deus. 2 Cobre-te com o manto da justia que vem de Deus e coloca sobre a cabea o diadema da glria do Eterno. 3 Deus vai mostrar o teu esplendor a toda a criatura que h debaixo do cu; 4 Deus te dar para sempre este nome: Paz da justia e glria da piedade. 5 Levanta-te, Jerusalm, sobe ao alto e olha para o Oriente: v os teus filhos reunidos desde o Poente ao Nascente, por ordem do Deus Santo, felizes por Deus Se ter lembrado deles. 6 Tinham-te deixado, caminhando a p, levados pelos inimigos; mas agora Deus que os reconduz a ti, trazidos em triunfo, como filhos de reis. 7 Deus decidiu abater todos os altos montes e as colinas seculares e encher os vales, para se aplanar a terra, a fim de que Israel possa caminhar em segurana, na glria de Deus. 8 Tambm os bosques e todas as rvores aromticas daro sombra a Israel, por ordem de Deus, 9 porque Deus conduzir Israel na alegria, luz da sua glria, com a misericrdia e a justia que dEle procedem.
(*) Texto de: http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid=436

Salmos responsorial: Sl 126,1-2a,2b-3,4-5,6 (R./3) R. 3 ... Grandes coisas fez o SENHOR por ns; por isso, estamos alegres
1 Quando 2a Ento, 2b ento,
3 Com

o SENHOR restaurou a sorte de Sio, ficamos como quem sonha. a nossa boca se encheu de riso, e a nossa lngua, de jbilo; R.

entre as naes se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. efeito, grandes coisas fez o SENHOR por ns; por isso, estamos alegres. R. 6 ... Toda carne ver a salvao de Deus Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 3,1-6)
1 No dcimo quinto ano do reinado de Tibrio Csar, sendo Pncio Pilatos governador da Judia, Herodes, tetrarca da Galilia, seu irmo Filipe, tetrarca da regio da Ituria e Traconites, e Lisnias, tetrarca de Abilene, 2 sendo sumos sacerdotes Ans e Caifs, veio a palavra de Deus a Joo, filho de Zacarias, no deserto. 3 Ele percorreu toda a circunvizinhana do Jordo, pregando batismo de arrependimento para remisso de pecados, 4 conforme est escrito no livro das palavras do profeta Isaas: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 5 Todo vale ser aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos sero retificados, e os escabrosos, aplanados; 6 e toda carne ver a salvao de Deus.

4 Restaura, 5 Os

SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. que com lgrimas semeiam com jbilo ceifaro. R.

sai andando e chorando, enquanto semeia, voltar com jbilo, trazendo os seus feixes. R. 2 Leitura: Amor e discernimento preparam a vinda de Cristo 10 ... Serdes sinceros e inculpveis para o Dia de Cristo Leitura da Carta de Paulo aos Filipenses (Fl 1,3-6,8-11) [Irmos:] 3 Dou graas ao meu Deus por tudo que recordo de vs, 4 fazendo sempre, com alegria, splicas por todos vs, em todas as minhas oraes, 5 pela vossa cooperao no evangelho, desde o primeiro dia at agora. 6 Estou plenamente certo de que aquele que comeou boa obra em vs h de complet-la at ao Dia de Cristo Jesus. [...] 8 Pois minha testemunha Deus, da saudade que tenho de todos vs, na terna misericrdia de Cristo Jesus. 9 E tambm fao esta orao: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepo, 10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpveis para o Dia de Cristo, 11 cheios do fruto de justia, o qual mediante Jesus Cristo, para a glria e louvor de Deus.

6 Quem

Orao do dia 2 Dom. Advento (Livro de Orao Comum LOC, pg. 111)

Deus misericordioso, que enviaste teus mensageiros, os profetas, para pregar o arrependimento e preparar o caminho da nossa salvao, concede-nos a graa, para ouvirmos suas advertncias e para abandonarmos os nossos pecados, a fim de saudarmos com alegria a vinda de Jesus Cristo, nosso Redentor, o qual vive e reina contigo e com o Espirito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 105): Que Cristo, o Sol da Justia, brilhe sobre ns e disperse as trevas, iluminando o nosso caminho; e a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm.

Aclamao ao Evangelho (Lc 3,4b.6) 4c Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 6 e toda carne ver a salvao de Deus.

You might also like