You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E COMUNICAO CURSO DE LETRAS

O QUE FEMINISMO?

Resumo sobre a obra de Alves e Pitanguy, referente ao feminismo desde suas origens.

VANESSA GASPARIN Caxias do Sul, 01 de agosto de 2012

O feminismo um movimento, um grito que tenta romper o silncio institudo de desigualdades entre os sexos, possibilitando as mulheres espao e voz perante a sociedade. A histria da libertao feminina antiga, segundo alguns registros comeou na Grcia antiga, na qual a mulher comparada com os escravos, no tendo participao nos assuntos que correspondiam ao bem da comunidade, nem ao seu prprio bem. As suas funes limitavam-se a procriao e criao de seus filhos, como cuidar da existncia e dos caprichos masculinos. Durante sculos a figura feminina tem tido altos e baixos em sua representatividade social, ora desnecessria e criticveis, ora dignas de opinies e de decises pbicas, porm sempre viveram a margem da autarquia masculina. Muitos foram os papis impostos a mulher durante a histria, mas na idade mdia, considerada um dos perodos mais tortuosos para o sexo feminino pela conhecida caa as bruxas, uma verdadeira brutalidade que ocorreu na Europa e nas Amricas, tendo como objetivo matar todas as mulheres que supostamente praticavam rituais, feitiarias ou magia negra, fenmenos dos quais no perpetuavam o conhecimento do homem. A inquisio no matou somente as mulheres-bruxas, mas tambm os hebreus tidos como hereges. Nesse perodo muitas se calaram mediante o massacre injustificvel, mortas por serem simplesmente mulheres, biologicamente divergentes dos homens, elas descendentes de Eva responsvel pela queda do sexo masculino, por seus corpos insinuantes, que tem na pele o fogo que emana desejo. Algo esse to alucinante, to incompreendido pelo homem que no pice de sua ignorncia as condenam a morte. O discurso feminista vai se transformando e criando foras ao longo do tempo, quando a mulher comea a refletir sobre seu cotidiano, um processo e como todo processo tem seus avanos e retrocessos. Esse movimento alia-se a grupos minoritrios como negros, homossexuais, operrios entre outros, com o intuito de juntos conseguirem reivindicar seus direitos, serem reconhecidos pelo que fazem e no por suas aparecias, cor, opes sexuais, gnero ou condio social. Esse grito feminista ecoava em uma poca onde machismo prevalecia, transformando essa luta em tarefa rdua e muitas vezes precedida ao fracasso, porm o sexo frgil sempre buscou transcender sua funo social atravs de manifestos, muitas foram s vozes que buscaram protestar contra a cultura cega que se impregnava sobre o papel de ser mulher, dentre elas Ann Hutchinson

extremamente religiosa, que busca em suas pregaes mostrar a igualdade entre os sexos atravs da obra divina. Nesse mesmo sculo, XVII na Frana o feminismo adquire caractersticas de uma poltica organizada, pois no bastava apenas lutar ao lado do homem atravs de processos revolucionrios, mas de desfrutar tambm dessas conquistas, e a principal reivindicao era a igualdade nos estudos, pois o homem sempre fora o detentor do saber, dos conhecimentos de mundo e o nico conhecimento perpassado a mulher limitava-se a ordem da submisso. Com a consolidao do capitalismo, no sculo XIX as fbricas destinaram um espao significativo para a mo-de-obra feminina, porm as condies de trabalho pra ambos os sexos eram desumanas, com jornadas exaltantes, mesmo assim o salrio feminino sempre fora bem inferior ao do homem, tendo como justificativa a seguinte colocao:

[...] para essa superexplorao era de que as mulheres necessitavam menos trabalho e menos salrios do que os homens porque, supostamente, tinham ou deveriam ter quem as sustentasse. (ALVES & PINTAGUY, 1981, p. 38)

As mulheres lutavam para ter os mesmos direitos salariais que os homens, com o capitalismo e apoiado sobre os argumentos de Engels e Bebel, no qual equiparava ambos os sexos, termina assim com o poder do homem sobre a mulher. Outro fator importante nessa poca ocorre em 8 de maro, conhecido at hoje como o Dia internacional da Mulher, devido a um protesto ocasionado por operrias em Nova Iorque, que foram covardemente violentadas pela policia. Destaca-se tambm o movimento sufragista, nessa mesma poca, esse movimento dedicava-se a luta por salrios melhores e pelos direitos a cidadania, mobilizando 2 milhes de mulheres. Iniciou-se nos Estados, em 1848, se estendeu para muitos pases, inclusive para o Brasil que em 1932, atravs de uma promulgao assinada pelo presidente da poca, o gacho Getlio Vargas, as mulheres conquistam o direito ao voto. O movimento feminista se manteve forte, mesmo depois de muitas conquistas, sendo as principais alcanadas em 1930 e 1934. Com a guerra mundial e por uma questo econmica a mo-de-obra feminina foi muito importante para as

fbricas e para seu pase, enquanto os homens estavam defendendo sua ptria. Com o fim da guerra e a volta dos homens as mulheres no eram mais necessrias, desprezando suas funes como operrias, comea ento a surgir uma campanha a favor da mulher dentro de casa, tentando exaltar as funes da grandeza de uma rainha do lar. Muitas das propagandas, principalmente de eletrodomsticos eram feitas por e para mulheres, ressaltando assim mais uma vez o papel do qual cabia ao sexo feminino. Esse perodo foi o marco da produo intelectual feminista, sendo Simone de Beauvoir essencial para marcar essa luta, contribuindo com anlises profundas sobre a natureza e a reflexo feminina. A marcha contra as diferenas se manteve, e a partir da dcada de 60 as mulheres continuaram reivindicando seus direitos a igualdade, tentando desconstruir a concepo de inferioridade imposta s mulheres, pois o sexo poltico e nele existe uma relao de poder. Ampliar o conceito retrgado, fundado em uma concepo histrica-social de preconceito um campo de batalha travada no cotidiano por todas as mulheres que buscam serem donas de suas vidas, de seus corpos e assim conduzir-se de forma livre, sem a necessidade de submisso ou de inferioridade.

You might also like