You are on page 1of 6

PESQUISA E ACONTECIMENTO: O TOQUE NO IMPENSADO

Tania Mara Galli Fonseca Patrcia Gomes Kirst# Andria Machado Oliveira Maria Ftima Dvila Ana Lcia Mandelli Marsilac
RESUMO. Intenta-se, neste texto, abrir uma janela e pensar sobre a relao da pesquisa com o conceito de acontecimento, decorrente de algumas consideraes de Foucault (1992) e Deleuze (1999). Deste modo, visa-se tocar em alguns problemas importantes, tais como: a relao pesquisador/objeto, a noo de Histria, as revolues do tempo e como se d a propagao daquilo que estudamos na sociedade e em nossa prpria vida. Busca-se tambm fazer um corpo-a-corpo com a poeira virtual que o escavar-revolver-pesquisar nos impe quando pensamos a partir da noo de acontecimento. Acontecimentalizar a pesquisa, para Foucault, um procedimento analtico e de produo de conhecimentos implicado com uma posio terico-poltica de desnaturalizao que considera o pesquisar como forma de acesso desmultiplicao causal. Portanto, busca-se constituir uma posio de anlise, isto , perspectivar as singularidades do acontecimento, rond-lo dia e noite para fins de adentrar-lhe a carne e romper as evidncias que se assomam ao nosso olhar.
Palavras-chave: pesquisa, acontecimento, singularidade.
*

RESEARCH AND EVENT: THE TOUCH IN THE NOT THINKING ONE


ABSTRACT. In this work it is attempted to open a window and reflect upon the association of research with the concept of event, taking into account some considerations by Foucault (1992) and Deleuze (1999). It is sought to approach some important aspects, such as, the relationship researcher-object, the notion of History, the time revolutions and how the propagation of what is studied occurs in our society and in our own lives. It is also attempted to have a hand-to-hand fight with the virtual dust that the digging, turning over and researching impose to researchers, when developing their thoughts based on the notion of event. According to Foucault, turning the research into an event, is an analytical procedure of production of knowledge, together with a theoretical-political position of denaturalization that considers research as a way to take part in the causal demultiplication. Therefore, it is intended to set up an analysis position, that is, to bring into perspective the singularities of event, patrolling it day and night, with the purpose of penetrating its own flesh, in order to break the evidences that can be revealed to us.
Key words: Research, event, singularity.

PESQUISA Y ACONTECIMIENTO: EL TOQUE EN LO IMPENSADO


RESUMEN. Se intenta, en este texto, abrir una ventana y pensar sobre la relacin de la pesquisa con el concepto de acontecimiento, decurrente de algunas consideraciones de Foucault (1992) y Deleuze (1999). De este modo, se visa tocar en algunos problemas importantes, tales como: la relacin investigador / objeto, la nocin de Historia, las revoluciones del tiempo y como se da la propagacin de lo que estudiamos en la sociedad y en nuestra propia vida. Se busca tambin hacer un
*
#

Professora dos Programa de Ps-graduao em Psicologia Social e Institucional e em Informtica Educativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Psicloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Artista Plstica, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Sociloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 3, p. 655-660, set./dez. 2006

656

Fonseca e cols.

cuerpo a cuerpo con el polvo virtual que el excavar-revolver-pesquisar nos impone cuando pensamos a partir de la nocin de acontecimiento. Acontecimentalizar la pesquisa, para Foucault, es un procedimiento analtico y de produccin de conocimientos implicado con una posicin terico-poltica de desnaturalizacin que considera el pesquisar como forma de acceso a la desmultiplicacin causal. Por lo tanto, se busca constituir una posicin de anlisis, o sea, perspectivar las singularidades del acontecimiento, rondarlo da y noche para fines de adentrarle la carne y romper las evidencias que se asoman a nuestra mirada.
Palabras-clave: pesquisa, acontecimiento, singularidad..

A PESQUISA COMO ACONTECIMENTO

Abrir uma janela e pensar sobre a relao da pesquisa com o conceito de acontecimento segundo Foucault (1992) e Deleuze (1999) toca em alguns problemas importantes, tais como a relao pesquisador / objeto, a noo de Histria, as revolues do tempo e como se d a propagao daquilo que estudamos na sociedade e em nossa prpria vida. O pensamento em torno daquilo que estamos fazendo com nossa pesquisa tece a nossa relao com o presente e com as demandas sociais a que somos mais atrados a imprimir sentido. Se aceitarmos que a revoluo o signo daquilo que fica irradiando na Histria, colocando-se como motor de novos investimentos para a criao da diferena, na pesquisa, possvel pensar o teor revolucionrio do encontro do pesquisador com seu objeto. No possvel marcar um lugar especfico no tempo do encontro com aquilo que nos gera a vontade de saber e de criar um lugar no mundo ao qual iremos circunscrever nossa fala. A pesquisa no nasce; ela irrompe e nos mergulha em seu magma. De certa forma, podemos admitir que ela j existia em ns, em um diferente e especial estado contrado, e que j habitava a nuvem virtual e contnua de nossa prpria durao, espera de sua atualizao; que a pesquisa, enfim, corresponde ao nosso prprio passado, grvido de muitos futuros e devires. Tratamos, aqui, de uma relao-atrao procedente de um remoto tempo, cujas marcas e vestgios operam como potncias que nos lanam e relanam no caos do no-saber, no risco de criar e de nos tornarmos artesos-autores. Neste sentido, pesquisar refere-se a um mergulho no inumano que nos habita, constituindose, como nos mostra Foucault (1984), em um acontecimento que significa sempre uma ruptura evidente a emergncia de uma singularidade e, ao mesmo tempo, uma ruptura de evidncias. Falamos, pois, da pesquisa-acontecimento que, irrevogavelmente, remete-nos a uma problematizao.

Nesta perspectiva, as prticas que produzimos, por sua vez, devem ser consideradas como o percurso de uma dupla via, uma vez que concernem a um trabalho objetivo e subjetivo, cuja realizao ocorre de modo simultneo e inseparvel. Neste modo de produo, j no podemos dissociar sujeito e objeto, subjetivao e objetivao, uma vez que operamos em um nvel de trabalho cuja realizao somente se torna possvel atravs daquilo que Schwartz (2003) denomina de usos de si. Para alm da produo de resultados objetivos, nossas prticas podem indicar em que direo estamos orientando o nosso desejo de transformao, enfim, nelas se explicita em que nos estamos tornando. Acreditamos que a pesquisa corresponde a fazer renascer o objeto livrando-o sutilmente dos discursos anteriores e inaugurando-o atravs de nova esttica argumentativa. preciso criar acoplamentos e dilogos entre linguagens, inventar e ativar conexes, enfim, constituir uma rede de mltiplas reverberaes. medida que construmos a arquitetura de nosso objeto, somos ns prprios que tambm somos constitudos. Fazemos um corpo-a-corpo com a poeira virtual que o escavar-revolver-pesquisar nos impe. Atravs de inmeras provocaes e de tantas escolhas, que se encontram ora imersas no silncio que precede sua enunciao e escrita, ora urgentes e emergentes de nossas vivncias, cujo transbordamento exige significao, vimos a saber, pela experimentao, que aquilo que ramos no seremos mais. A partir do momento em que nos atrevemos a escrever de forma singular, possvel trazermos a pblico a experincia de afeco. A referida afeco faz nascer um espetculo e com ele a contaminao e o entusiasmo por mais sabermos daquilo em que diferimos e daqueles que nos acompanham. Reconhecemos ento, segundo as palavras de Benjamin (1984), que
este flego infatigvel a mais autntica forma de ser da contemplao. Pois, ao considerar objeto nos vrios estratos de sua significao, ela recebe ao mesmo tempo, um estmulo para o recomeo perptuo e uma justificao para a intermitncia do seu ritmo.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 3, p. 655-660, set./dez. 2006

Pesquisa e acontecimento

657

Ela no teme, nessas interrupes, perder sua energia, assim como o mosaico, na fragmentao caprichosa de suas partculas, no perde sua majestade (p. 50).

Bergson (1990) tece comparaes entre a afeco e a simples percepo. Para o filsofo, a percepo impe a afeco no sentido de que algo vai ser mais valorizado e percebido com maior intensidade. A percepo, desprovida de maiores conseqncias, uma ao banalizada sobre as coisas, enquanto a afeco seria, em primeiro lugar, a ao das coisas sobre ns. A percepo faz com que o mundo passe pelo sujeito e a afeco faz com que o sujeito seja adentrado e obrigatoriamente receba o referente. Cria-se, ento, a onda, o vrus ou mesmo a radiao; radiao que faz do tempo um campo complexo, pois se transmite em todas as direes e desmantela os abismos entre passado e futuro com a fluncia de um interesse e de uma indagao. J no se pode pensar em quando, pois j faz parte do corpo o objeto, ou melhor, o corpo do pesquisador se fez filtro da relao do mundo com o objeto: em tudo o que vemos - no cinema, a cada livro, em alguns sonhos - procuramos sadas para a problematizao que nos enreda. O exerccio de mediao ou o corpo como filtro faz surgir na existncia do pesquisador a vida de um outro. Uma sensao relativa ao estranhamento que se espalha em ns pode ser identificada nos momentos em que lemos um texto escrito por ns, ali, em alguns instantes, e nos tornamos perplexos, sentindo-nos de fato atingidos pela diferenciao. Como foi possvel? Na busca de sentido para a frao de mundo escolhida j no mais podemos observar o fora; tudo o que conseguimos apreciar a ns mesmos em processo de desfigurao, como dvida, entregues ao pensamento e na pista do vestgio da melhor palavra. Precisamos libertar a presso do mundo em ns ou, como diria Foucault, liberar violncias da histria no prprio corpo. Aventurar registros e ficcionalizar. Sabemos que aquilo que o pesquisador diz se liga a certa cadeia discursiva daquilo que j foi dito e que o ver e o falar compem o territrio no qual o saber operado (Foucault, 1992). J o poder se produz bem na separao entre o olho e a palavra. Entre o olho e a palavra ou a matria fsica e a gramtica, as estratgias de promoo de sentido so produzidas. Buscar um sentido para as coisas vistas um ato, antes de tudo, de investimento de desejo. O poder, neste sentido, modela o desejo e faz com que o sujeito diga o que acredita ter visto. Aquilo que dito sobre certa coisa vista a verdadeira coisa, verdade esta que se ergue e esvai na prpria produo discursiva.

Assim, o acontecimento torna a linguagem possvel com suas cargas apreendidas, com seu potencial de fazer enunciar, com a seduo que vai conduzindo o desejo e transmutando-o em palavra e em conceito e, finalmente em suporte para que o objeto possa constituir-se na tessitura da problematizao. Desvendar por onde entrar no mar dos fluxos do nosso contemporneo entregando o corpo sua correnteza, possivelmente possa fazer o mundo falar. Marcar as folhas de papel em branco se transforma, assim, em estancamento do tempo e de sua transmutao em dobragens da cincia e da produo existencial. Ao frearmos o tempo, conferimos-lhe mais fora: um vigor que sintetiza muitos outros encontros e que eclode ao acaso da inspirao que se torna marca. Travar uma passagem e alavanc-la em direo a si mesmo fazem nascer uma linguagem onde somos capazes e temos poder de integrar o redemoinho do acontecimento. O entendimento da pesquisa como acontecimento confere-lhe espaos vazios, distncias e ausncias, e sua concluso cronolgica s poder vir a ser a continuidade da operao de problematizao, porquanto entendemos, juntamente com Deleuze (1999), que mais importante do que resolver o problema o modo como o colocamos. Colocao e soluo do problema esto quase se equivalendo aqui: os verdadeiros grandes problemas so apenas colocados quando resolvidos (op.cit., p.9). Neste sentido, como nos ensina o filsofo, a histria dos homens, tanto do ponto de vista da teoria quanto da prtica, a constituio de problemas. a que fazemos histria, sendo que a tomada de conscincia dessa atividade como a conquista da liberdade. Mais do que isto, trata-se de nos encontrarmos com as vertigens do devir sempre ventando, para que possamos manter o chamado ao presente e a porosidade necessria para entender o ato de pesquisar como um trampolim para a vida.

PESQUISAR O ACONTECIMENTO

As prticas sociais podem ser olhadas como as marcas dos dentes do tempo no corpo da histria, como vestgios de uma herana que no uma aquisio, um bem que se acumula e solidifica: antes um conjunto de falhas, de fissuras, de camadas heterogneas que a tornam instvel, e do interior ou debaixo, ameaam o frgil herdeiro (Foucault, 1979, p.17). Nelas se acumula uma memria social e coletiva, o que as inscreve na ordem no do tempo da sucesso linear, e sim, no da durao, entendida

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 3, p. 655-660, set./dez. 2006

658

Fonseca e cols.

no como um instante que substitui outro instante, mas como progresso contnuo do passado que ri o futuro e incha avanando (Bergson, 1964, p.44). Nesta perspectiva, o passado, que incessantemente cresce, tambm se conserva indefinidamente. Acompanha-nos por inteiro a cada instante e acomoda-se como um revestimento, um lenol colado ao avesso de nosso corpo, que olha tanto para dentro como para fora, pele cobertura e forro -, membrana sensvel, fronteira grudada aos prprios nervos, osso e carne: eis o que chamamos de corpo, superfcie subjetiva singular, em constante atividade para resolver-se em relao a um determinado estado das foras em correlao que lhe so imanentes. Desse plano de composio no basta conhecer as provenincias herdadas das vivncias, enfim daquilo que fomos e que est sempre ali, inclinado sobre o presente que se lhe vai juntar; preciso que se considere tambm o afrontamento de suas marcas, seu estado de luta no jogo casual das dominaes de umas sobre as outras. Torna-se necessrio aquele olhar que leva em considerao a contnua eroso das regras sociais, no por guerras espetaculares de Estado, mas por prticas referidas como microbianas, que se referem aos sujeitos como terminais de consumo da rede de poderes-saberes. Estes sujeitos se encontram alocados no social como pontos moleculares a partir dos quais alguma fissura se alarga, outra vedada, na interminvel e impossvel tarefa de estabelecer o controle social a partir de um centro irradiador. Antes do que uma ampla e reta estrada, so um labirinto de muitas entradas, muitos feixes em bifurcao, impulsionados por um modo rizomtico de expanso e conexo regido pela lgica da fuga e de infinitas associaes. Acontecimentalizar a pesquisa refere-se ao que Foucault considera como um procedimento analtico e de produo de conhecimentos implicado com uma posio terico-poltica de desnaturalizao. Para o autor, a acontecimen-talizao aponta para uma ruptura evidente com a tendncia de busca de uma constante histrica ou um trao antropolgico, ou ainda uma evidncia se impondo da mesma maneira para todos.
Ruptura das evidncias, essas evidncias sobre as quais se apiam nosso saber, nossos conceitos, nossas prticas. (...) Consiste em reencontrar as conexes, os encontros, os apoios, os bloqueios, os jogos de fora, as estratgias, etc. que, em dado momento, formaram o que em seguida funcionar como evidncia, universalidade, necessidade (Foucault, 2003, p.339).

Tal procedimento de desmultiplicao causal consiste em analisar as prticas no como um fato de instituio ou efeito de ideologia, mas desde os mltiplos processos de prticas simultneas que concorreram para criar as condies de sua emergncia. Neste sentido, trata-se de situar as prticas como emergentes de uma certa correlao de foras em um dado espao-tempo social e atribuir-lhes uma mltipla causao, uma gnese complexa a partir de determinado acontecimento do qual se produzem como um dos seus possveis efeitos singulares. Trata-se de romper com a tendncia de atribuio de causalidade nica, para construir um poliedro de inteligibilidade, cujo nmero de faces no est previamente definido e nunca pode ser concludo. Trata-se, sobretudo, de operar um modo de anlise que, antes de se articular a uma analtica da verdade, conjuga-se a uma ontologia do nosso prprio presente. Assim, o pesquisador deve saber buscar conhecimento a respeito das condies que, em dado momento, tornaram possveis determinadas prticas.
Trata-se de fazer a anlise de um regime de prticas as prticas sendo consideradas como o lugar de encadeamento do que se diz e do que faz, das regras que se impem e das razes que se do, dos projetos e das evidncias. (...) Analisar programaes de conduta que tm, ao mesmo tempo, efeitos de prescrio em relao ao que se deve fazer e efeitos de codificao ao que se deve saber (Foucault, 2003, p.338).

Trata-se, pois, de expor luz, objetivar, determinadas prticas que se contraem e escondem nas coisas e que nossa conscincia no concebe. Sobretudo, trata-se de considerar que no h objetos naturais, tampouco coisas, e que os objetos e as coisas no so seno correlatos das prticas. Neste modo de operar a anlise, o que feito, o objeto, se explica pelo que foi o fazer em cada momento da histria; enganamo-nos quando pensamos que o fazer, a prtica, se explica a partir do que feito (Veyne, 1988, p.257). Nosso pesquisar deve considerar que as prticas no so as coisas, mas esto nas coisas, apresentam-se sempre sob amplos drapeados e neles se ocultam como a parte imersa do icerberg - abaixo, portanto, da linha de visibilidade. Pesquis-las implica em desprend-las das formas e dos objetos de que se encontram impregnadas; implica, ainda, em conferir-lhes existncia a partir daquilo que est feito e que dobra em si o que foi o seu prprio fazer-se. Neste ponto incide e ativa-se o olhar do observador-

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 3, p. 655-660, set./dez. 2006

Pesquisa e acontecimento

659

pesquisador, para, em uma operao de desdobragem, rachadura ou estiramento, dar a ver naquele enteorganismo ento exposto em suas vsceras -, as multiplicidades que lhe so imanentes e que se encontram ali, insuspeitas, tecidas tal qual trama muito bem urdida a ponto de ser confundida com um espcie de natureza. O que importa em nossa tendncia a genealogias evidenciar que extrair o fazer do feito, a evoluo do evoludo, as virtualidades do atualizado, requer operaes cognitivas que no se assentam somente em modos racionais. A razo fala sobre o que ignora, sobre objetivaes que desconhece, e atua sobre a forma, desde o seu exterior, tomando-a como um conjunto de relaes entre elementos da matria bruta. -lhe pertinente uma relao externa com o objeto do qual tenta aprender o descontnuo e o imvel.
A inteligncia no feita para pensar a evoluo, no sentido prprio da palavra, isto , a continuidade de uma mudana que seja pura continuidade. (... ) a inteligncia tem a representao do devir como srie de estados, cada um dos quais homogneo com ele prprio e por conseqncia no muda. (... ) a inteligncia deixa fugir o que h de novo em cada momento da histria. No admite o imprevisvel ... no seria possvel descobrir que sua origem est na obstinao em tratar o vivo como se fosse inerte, e em pensar toda a realidade, por mais fluida que seja, sob a forma de slido definitivamente fixado. (... ) A inteligncia caracterizada por uma natural incompreenso da vida (Bergson, 1964, p. 175).

Nosso caso e nosso modo, felizmente, no comportam tal equvoco. Precisamos construir acessos desmultiplicao causal segundo Foucault (1979), ou seja, analisar os mltiplos processos que constituem um acontecimento. Precisamos constituir uma posio de anlise para fazer pousar o nosso olhar em um semnmero de faces do acontecimento singular; precisamos perspectivar as singularidades do acontecimento, rond-lo dia e noite para fins de adentrar-lhe a carne e romper as evidncias que se assomam ao nosso olhar. Isto significa que, para melhor ver, precisamos lutar com nossa prpria viso, perfurar nossos olhos para faz-los ir alm dos contornos, dos regulamentos, das normas. Precisamos desaprender o que temos sido, aproximarmo-nos da nvoa que rodeia cada ente, para entend-la como o cran que, ao mesmo tempo que nos impede de ver, prolonga a nossa alma no interior das coisas. Precisamos perder a viso do que vamos, cegar com a vista, para, como nos ensina Fernando Pessoa atravs de Jos Gil (2000), apreender a existncia das coisas, agir sobre o sentido j constitudo das coisas, visando desagreg-lo.
Fragmentar, separar, singularizar as coisas equivale a diferenci-las umas das outras. Compreendi que as coisas so reais e todas diferentes umas das outras;/ Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento./ Compreender isto com o pensamento seria ach-las todas iguais (Gil, 2000, p. 23).

assim que o acontecimentalizar na pesquisa busca deslocar o foco dos objetos institudos no campo do conhecido, para uma direo construcionista que potencializa a vida pela imerso no acaso, pelas intensidades no lugar das representaes. No parte de uma inteno representao de um mundo preexistente subjugado e sim, de uma inteno autopoitica com vistas produo dos sentidos. Constitui-se nos agenciamentos, nos acoplamentos de aes, tempos e espaos, nos modos de subjetivao. A insero do acontecimentalizar na pesquisa produz uma investigao sem produtor e sem produto, sem sujeito e sem objeto, pois ambos so produzidos no mesmo processo que guiado pela nvoa do impessoal-virtual. Se tomarmos o pesquisar desde parmetros da modernidade, vamos nos defrontar com uma espcie de lgica que toma o tempo como um agregado numrico, com direo linear e teleolgica a desenvolver sua perptua flecha cartesiana de passado-presente-futuro.

Assim que afirmar a vida tambm deix-la diferenciar-se, singularizar-se; , igualmente, amar as coisas sem fusionar-se ou identificar-se com elas; afirmar o princpio de nossa prpria diferenciao para que venhamos a amar a diferena como exterior a ns, uma vez que, segundo as palavras de Gil sou-eumesmo sempre no exterior de mim, eu que aspiro exterioridade absoluta (2000, p. 28). Nossa pesquisa, desta forma, coloca-nos diante de paradoxos, pois viemos a saber, atravs de nosso modo de faz-la, que quanto mais uma coisa ela mesma, mais ela se diferencia, pois a intensificao da singularidade implica a intensificao de todas as diferenas (Gil, p. 30). Trata-se de fazer renascer o objeto; livr-lo de sua anterioridade discursiva, inaugurar uma nova esttica argumentativa; de vasculhar o cristalizado, buscar-lhe as multiplicidades intensivas, aquilo que se produziu na ordem do intempestivo. Trata-se, ainda, de atualizar a histria, conferir fissuras linearidade temporal, abrir o presente para as singularidades. Benjamin

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 3, p. 655-660, set./dez. 2006

660

Fonseca e cols.

(1984) sugere-nos que, para manter a integridade do que estamos pesquisando, devemos analisar os extremos e montar um mosaico que preserve as diferenas. Precisamos cultivar um olhar de medusa que nos permita acessar a pr-histria do objeto, bem como sua ps-histria. Estas aludem ao tempo, mas so em si mesmas intemporais. No se referem a encadeamentos cronolgicos, mas a afinidades internas sustentveis, apesar de qualquer distncia que separe as duas pocas. Nossa pesquisa, assim, seria marcada pelo primado do fragmentrio e emerge como um mosaico composto de estilhaos de idias, arrancadas de seu contexto original. Com o objetivo de concluirmos nossa reflexo, sem a inteno de finaliz-la, podemos dizer que nosso intento com a pesquisa requer mais do que uma catalogao das formas tomadas em suas diversidades e quantidades. Tornar visvel aquilo que est dobrado no avesso das aparncias requer, como nos mostra Deleuze atravs de Bergson (1964), que inteligncia se junte a intuio, considerada esta como a possibilidade de simpatia com o objeto, a ponto de captar as tendncias que o atravessam e regulam a sua existncia e devires. Tratar-se-ia, sempre, da recorrncia aos usos de si, da memria contrada do corpo, e do deslocamento dos objetos de sua instantaneidade para o que lhes confere uma durao no tempo, operao cognitiva e afetiva que nos leva a ultrapassar o estado da experincia em direo s condies da experincia. Assim, o problema do conhecer implica sempre na convergncia da objetividade e da subjetividade, da observao externa e interna, implicando-se a procedimentos que posicionam sujeito e objeto em enervantes continuidade e reciprocidade. Fazer durar o objeto implica, paradoxalmente, decomp-lo, desmistur-lo. Trata-se de perseguir sua durao atravs das tendncias mltiplas que o marcam e traar sua continuidade e diferenciao contnuas. Faz-lo durar significa ativar virtuais multiplicidades para que se produza o seu prprio devir, pois, se um objeto dura, ele est sujeito a uma evoluo que no se efetua a partir de uma associao, mas de uma dissociao, de uma divergncia de esforos. Com Bergson (1964) aprendemos que o movimento evolutivo da vida se processa como disperso, sendo que prpria vida pode ser considerada como uma tendncia que se desenrola em direes

divergentes entre as quais o seu impulso se partilhar. neste sentido que se implica o conhecer com a inveno da prpria vida; conhecer cuja tica se entrelaa com o alargamento das possibilidades do olhar que analisa, com a liberdade do corpo sensvel e pensante e com a astcia da inteligncia que fabrica instrumentos e meios para obter resolues exitosas e auto-organizativas em meio s problematizaes das situaes conflitivas do existir. Conhecer arrasta, assim, o sujeito no apenas enquanto razo e funcionalidade. A objetivao se efetua desde os filtros do sujeito conhecedor e das possibilidades de seu corpo em deixar-se afetar pelo inumano e impensado. O conhecer possui, portanto, como seus correlatos, o toque no impensado e o amor exterioridade absoluta.

REFERNCIAS
Benjamin, W. (1984). Origem do drama barroco alemo. So Paulo: Brasiliense. Bergson, H. (1964). A evoluo criadora. Rio: Delta. Bergson, H. (1990). Matria e memria: ensaios sobre a relao do corpo com o esprito. So Paulo: Martins Fontes. Deleuze, G. (1999). Bergsonismo. So Paulo: Editora 34. Foucault, M. (1984). O que iluminismo? Em E. Carlos Henrique. Michel Foucault: Dossier. Rio: Taurus. Foucault, M.( 1979). Microfsica do poder. Rio: Graal. Foucault, M. (1992). As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. So Paulo: Martins Fontes. Foucault, M. (2003). Estratgia, poder-saber. Em M. Barros de Motta (Org.), Ditos e escritos IV (pp. 85-127). Rio de Janeiro: Forense-Universitria. Gil, J. (2000). Diferena e negao na poesia de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Relume-Dumar. Schwartz, Y. (2003, 12 de maio). Conferncia de Abertura do Seminrio Trabalho e Saber, realizado na UFES/Belo Horizonte. Veyne, P. (1988). Como se escreve a histria e Foucault revoluciona a histria. Braslia: Editora UnB.

Recebido em 25/02/2005 Aceito em 07/06/2006

Endereo para correspondncia: Tania Mara Galli Fonseca. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Psgraduao em Psicologia Social e Institucional, Avenida Otto Niemeyer, 2417/115 Bairro Camaqu, CEP 91910 001, Porto Alegre-RS. E-mail: tfonseca@via-rs.net

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 3, p. 655-660, set./dez. 2006

You might also like